00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

De Arguido a Líder de POder Absoluto

Patrice Emery Trovoada, de arguido a líder de poder absoluto em S. Tomé e Príncipe, é o trecho tirado do seu grande currículo vitae. Certamente que Patrice “arguido” é tanto ao quanto pejorativo, visto a dimensão e o poder que ele tem e implementa no país, e por isso, nunca fora ouvido ou julgado.

Foi-lhe criado apenas um heterónimo de “Patrice inocente”, para escamotear a consciência dos Santomense.

A justiça uma vez mais deu o ar da sua graça, fazendo os mais cépticos encararem a realidade de uma justiça injusta, que disfarça e esconde os maiores dilapidadores do património público. As leis e os Órgãos de Soberania ajoelharam-se aos pés do Trovoada, com medo que o fenómeno não venha pôr em risco o financiamento e o pão nosso de cada dia das instituições.

A oposição está a beira da trapalhada, tudo porque os líderes sentem-se desprovidos de ideias e políticas, capaz de contornar a propaganda, a promoção de incompetência e a falta de ideias que caracterizam o poder absoluto de Patrice Trovoada.

A petulância eufórica do Patrice Trovoada asfixiou a oposição, o Tribunal Supremo e Tribunal de Contas. As contas públicas vivem de aumentos de créditos proporcionados pelas viagens turísticas de Patrice Trovoada.

Hoje, tenho um orgulho tremendo na alma e expresso com convicção que o meu primeiro-ministro deveria ocupar a pasta de Ministro do Turismo, Propaganda e Desenvolvimento.

A incompetência teve o seu ponto mais alto, com a famosa remodelação governamental posto em prática por Patrice Trovoada. Estranho para um líder que obrigou todos os Ministros a irem fazer campanha, sob pena de irem para à rua, fazer o volte-face certamente para fazer alguns pagamentos das promessas eleitorais.

Em política, a culpa nunca morre solteira. Quarenta anos de Pinto da Costa, foram apenas justificação dos fracassos da família Trovoada, que por ironia do destino, também foram filhos protegidos e mimados no dito regime dos 40 anos.

A remodelação governará pouco mais de 25% por cento do fim da legislatura. Não é de estranhar essa aberração política de Patrice Trovoada? Não será uma forma clara de perder tempo e gastar o que o Estado não tem?

Será que o calcanhar de Aquiles e de bloqueios do desenvolvimento do país, foram os Ministros ou a petulância e as políticas demagogas do Patrice Trovoada?

A política de engodar o povo, não será eterna, e o primeiro-ministro tem provas disso e está se preparando para abandonar o navio quando vier o temporal. Mas não custa nada sonhar, porque cada um será julgado pelos seus atos.

Enquanto isso convivemos com um poder absoluto, num regime de autêntica ditadura e com a oposição que ainda não acordou do pesadelo das Legislativas de 2014 e Presidenciais de 2016.

Vamos aguardar para ver como fica!

Jess Flander da Costa 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Martelo da Justiça Responder

    Agora já não há Pinto da Costa, já não há oposição política, os Órgãos de comunicação social RADIO e a TV estão controlados pelo Governo. Isto vai ser bonito!!. Vamos tendo ainda o “TÉLA NÓN”, até quando???.

  2. img
    luisó Responder

    Excelente RX da situação.

  3. img
    Realidade Responder

    È uma pena dizer isto mas è pura verdade, com este cidadao o meu pais nao desenvolvera, nao tem capacidade intelectual pra tal e pelo q me apercebo só esta aproveitar do pais. Kem ker desenvolver nao coloca a sua volta mendigo nem fraco e nem tao pouco nomeia cidadao incapacitado pra nao dizer burro nos cargos que exigi competencia.
    Abri olho tamos na nova era….

  4. img
    Elmano da Mata Responder

    Claramente fiquei surpreendido pela positiva da análise do colunista. Estando há mais de 30 anos fora do país, não esperava ver uma análise crítica tão próxima da realidade que se vive hoje em S.tomé e Príncipe.Até cheguei a pensar que não houvesse vozes críticas em S.tomé e Príncipe.

  5. img
    EX Responder

    Bom dia Povo, no meu intender devemos esquecer essa remodelação Governamental, porque sempre foi assim e assim vai ser Governo amole pedaço, e nos preocupar apenas com duas coisas, 1º se caso haverá eleições LEGISLATIVAS, porque o presidente já disse “assino logo” e agora será que ele vai marcar logo, tendo em conta que existe o poder absoluto. 2º as eleições com essa Comissão Eleitoral que não se quer demitir e deixar que venha outra pessoa com mais capacidade e imparcialidade tomar a rédea das coisas, as eleições não serão sabotadas novamente com os tais erros gravíssimos.

    Acho que devemos nos concentrar nesses aspectos de forma que o Povo possa voltar a fazer a sua escolha Livre e Justa.

  6. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Ai, gostei dessa. Este escrito, está transmitindo precisamente a ideia de alguns lúcidos.”Vamos aguardar para ver como fica!”hehehehehehehe.
    Devem estar a lembrar da história da tia e o sobrinho. Deixa estar para ver como fica. Haverá choro e ranger dos dentes.
    Alguns já estão a chorar.
    Bateu boca, fez campanha. Sai do governo nem carro para andar tem. Nga sêbê sá tadgi.
    Remodelação? Sai todos os competentes e mete os incompetentíssimos para poder mandar no saco azul, ó, não, economia azul.

  7. img
    JESS FLANDER Responder

    Assinado: JESS FLANDER

    • img
      Iacer D' Alva Responder

      É incrivel como aparecem pessoas de certeza ligadas a algum partido politico da oposição em São tomé para criticar um governo legitimamente eleito pelo povo para realizar o almejado sonho Santomense de desenvolvimento económico e social. Pessoal chega de demagogias, eu não sou de nenhuma côr partidaria em São tomé, aliás, vivo fora do país a mais de 30 anos, e acompanho as noticias da terra quase que todos os dias, e sinceramente, não me parece que aquilo que dizem aqui corresponde a verdade. Tenho assistido, um volume de eventos nacionais e internacinais jamais visto acontecerem em São tomé, e não só, investimentos em vários sectores da atividade economica do país como nunca.
      Então é o quê que querem afinal? O caos? A desordem que existiu em tempos idos?
      Por favor tenham paciência e santa paciência pá.

  8. img
    Dalila Responder

    Concordando com situação real descrita no artigo, descordo com a conclusão “vamos aguardar para ver como fica”. Pois, diria antes “vamos nos fazer ouvir”. Apelaria por uma ação rápida da população. Façamos ouvir as nossas vozes e mostremos o nosso descontentamento. A população precisa agir o quanto antes. UM EXCELENTE ARTIGO!

    • img
      Vexado Responder

      Assim mesmo esta bom. Neste momento deixa o trabalhar. Não há força de bloqueio, não há oposição tudo a seu favor.

      Como o mesmo afirmou, concorreu para melhorar a vida dos santomense.
      Também afirmou que é inteligente que pensa mais que os outros.

      Neste sentido, ele que puxe mais pela massa cinzenta mais a sua equipa.

  9. img
    Levy Nazaré Responder

    Esse Jovem é terrível, Jess Flander o que é seu está guardado

    • img
      seabra Responder

      ….e ai Brutumas Levy, mesmo a escrita està nulo.

  10. img
    derley pietro Responder

    Tudo muito bem dito, este governo é um fracasso, nada de novo para o povo, vemos unicamente a camara de mezochi e cantagalo fazer algumas inauguraçoes pergunto as camaras não são todoas iguais o povo dos distritos não são todos iguais, pous parece que não uns sao filhos outros enteados.
    Tenho a criticar os fracos jornalistas deste pais, ate mesmo a rtp, tudo gente vendida com medo de dar a conhecer a podridao deste país, um pais com tanto acidente, corrupçao, uma justiça com processos ha anos nos gabinetes dos juizes, este país dava para ter dois ou t4es jornais diarios sempre com noticias que eram bombas, mas não os jornalistas deste pais devem ter comprado os cursos, ou são muito vem pagos para nada dizerem. A Tvs é uma vergonha sempre a repetir as mesmas coisas ou mesmo telejornais quinhentas vezes discurso de PT, crescam aprendam.
    Sejam honestos, critiquem lutem por um santome melhor com um povo feliz
    Vejam o brasil a venezuela a europa politico nem deputado nem juiz esta acima do povo haja homens com coragem para mostrar ao povo ao mundo no que este pais se esta transformando numa miseria desmedida

  11. img
    pascoal carvalho Responder

    excelente reflexão, sobretudo quando dizes que a oposição não tem ideias e escasseia de poder de líder e liderança.

  12. img
    JESS FLANDER Responder

    Podes crer, precisamos de dizer um “basta” a detdrnadas formas de fazer e estar na política em STP.

Deixe um comentario

*