Turismo sustentável pode contribuir para a biodiversidade

22 de maio é o Dia Internacional para a Diversidade Biológica e conscientização que este ano tem como foco o setor turístico; segundo a ONU, o número de espécies está em declínio, com 40% de perdas entre 1970 e 2000.

Termas quentes no Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos. Foto: ONU/EFP

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

O Dia Internacional para a Diversidade Biológica é marcado neste 22 de maio, sendo que neste ano, a data tem o tema “Biodiversidade e Turismo Sustentável”. As Nações Unidas lembram que a diversidade das espécies e dos ecossistemas atraem turistas e promovem crescimento econômico.

Um setor turístico bem administrado pode ajudar a reduzir as ameaças à vida selvagem e manter a biodiversidade. A ONU destaca que o dia internacional é uma chance de aumentar a conscientização sobre o turismo sustentável.

Total de espécies

Já foram identificadas 1,75 milhão de plantas, animais e micro-organismos, a maioria pequenas criaturas como insetos. Mas os cientistas acreditam que essa variedade pode ser muito maior, alcançando 13 milhões de espécies.

A organização lamenta que o número de espécies tem diminuído devido às ações humanas. Mudar esse quadro até 2030 é o 15° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Reduções

A ONU informa que o volume de espécies da fauna e da flora está em declínio: houve perdas de 40% entre 1970 e 2000. Além disso, 70% das pessoas mais pobres do mundo vivem em áreas rurais e dependem diretamente da biodiversidade para sobreviver.

Outro dado interessante: o consumo insustentável excede a capacidade biológica do planeta Terra em 20%. As Nações Unidas declararam o período entre 2011 e 2020 como a Década da Biodiversidade e um dos objetivos é reduzir pressões e promover a sustentabilidade.

Notícias Relacionadas:

Fórum sobre Florestas debate implementação de metas globais

ONU destaca humanidade na preparação da primeira Conferência dos Oceanos

Pnuma apoia área de proteção de ostras que produzem pérolas

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Brasileiro Responder

    Essa é certamente uma das saídas econômicas para o desenvolvimento de STP.

Deixe um comentario

*