Turismo

Turismo sustentável pode contribuir para a biodiversidade

22 de maio é o Dia Internacional para a Diversidade Biológica e conscientização que este ano tem como foco o setor turístico; segundo a ONU, o número de espécies está em declínio, com 40% de perdas entre 1970 e 2000.

Termas quentes no Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos. Foto: ONU/EFP

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

O Dia Internacional para a Diversidade Biológica é marcado neste 22 de maio, sendo que neste ano, a data tem o tema “Biodiversidade e Turismo Sustentável”. As Nações Unidas lembram que a diversidade das espécies e dos ecossistemas atraem turistas e promovem crescimento econômico.

Um setor turístico bem administrado pode ajudar a reduzir as ameaças à vida selvagem e manter a biodiversidade. A ONU destaca que o dia internacional é uma chance de aumentar a conscientização sobre o turismo sustentável.

Total de espécies

Já foram identificadas 1,75 milhão de plantas, animais e micro-organismos, a maioria pequenas criaturas como insetos. Mas os cientistas acreditam que essa variedade pode ser muito maior, alcançando 13 milhões de espécies.

A organização lamenta que o número de espécies tem diminuído devido às ações humanas. Mudar esse quadro até 2030 é o 15° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Reduções

A ONU informa que o volume de espécies da fauna e da flora está em declínio: houve perdas de 40% entre 1970 e 2000. Além disso, 70% das pessoas mais pobres do mundo vivem em áreas rurais e dependem diretamente da biodiversidade para sobreviver.

Outro dado interessante: o consumo insustentável excede a capacidade biológica do planeta Terra em 20%. As Nações Unidas declararam o período entre 2011 e 2020 como a Década da Biodiversidade e um dos objetivos é reduzir pressões e promover a sustentabilidade.

Notícias Relacionadas:

Fórum sobre Florestas debate implementação de metas globais

ONU destaca humanidade na preparação da primeira Conferência dos Oceanos

Pnuma apoia área de proteção de ostras que produzem pérolas

 

1 Comment

1 Comment

  1. Brasileiro

    24 de Maio de 2017 at 14:25

    Essa é certamente uma das saídas econômicas para o desenvolvimento de STP.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top