Cultura

Cantagalo celebrou data marcante

A Câmara de Cantagalo ressuscitou a data marcante do distrito. Com mais de 18 mil habitantes, Cantagalo, é uma região meramente agrícola e piscatória. Os mais altos dirigentes do país tomaram parte na cidade de Santana, nas celebrações do dia do distrito.

A data marcante do distrito de Cantagalo, era celebrada no último domingo do mês de julho. Há mais de 20 anos que a data deixou de ser celebrada, por coincidir com a festa da padroeira local, Santa Ana.

Santana, capital do distrito foi o palco da ressurreição da festa da data marcante do de Cantagalo. Distrito que conta 18.300 habitantes, a maioria agricultores e pescadores. « É reabrir a data, festejar dar um brilho a cidade de Santana e ao distrito. A sociedade mudou e há necessidade de trazermos um pouco mais de cultura, para reanimar as pessoas a acreditar no futuro», declarou Aleixo Pires, Presidente da Autarquia de Cantagalo.

O Presidente da Assembleia Nacional Alcino Pinto, o Primeiro Ministro Gabriel Costa e membros do seu Governo marcaram presença na festa distrital, que contou com uma feira agrícola.

A produção agrícola de Cantagalo é abundante. «É uma feira agrícola que demosntra que temos potencialidades que podemos reduzir a nossa dependência em relação ao exterior. É uma incitação ao consumo daquilo que é local», afirmou o Primeiro Ministro Gabriel Costa,

Diversos grupos Culturais desfilaram na cidade de Santana, realçando a identidade cultural do país e da região. O cruzamento da feira agrícola com as manifestação culturais, despertou a atenção do Presidente da Assembleia Nacional. «Isto cria uma valência para que o espaço que a nossa juventude tanto reclama, do lazer e do emprego, comece a dar os primeiros sinais», disse Alcino Pinto.

Abastecimento em água potável, é uma das principais reivindicações das populações do distrito de Cantagalo.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Macamblalá

    30 de Julho de 2013 at 8:25

    Muito bom trabalho Aleixo Pires, demonstrando esforço e seriedade no trabalho. Povo de Cantagalo e de Santana agradecem. Mais 5 anos.

  2. Boca Pito

    30 de Julho de 2013 at 9:15

    Infelizmente as celebrações de Santana Grande não tiveram a grande dimensão que teve este ano a festa de madalena.
    Se calhar faltou financiamento ou patrocinio do MLSTP, da ADI ou do PCD. Verdade seja dita, a festa de Madalena como teve patrocinio do MDFM foi bem marcante.
    Es+eremos que outras festas, quer sejam datas marcantes ou simplesmente festas religiosas possam contar com apoios de pessoas ou instituições de boa vontade.

  3. Anjo do Céu

    31 de Julho de 2013 at 8:33

    Concordo muito bem contigo Boca Pito.Certamente nas zonas têm homens e mulheres com alto rendimento que possam ajudar estruturas camararias de fazer uma festa com pompas ao serviço do seu próprio conterrâneo que durante infancia conviveram sempre juntos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top