Cultura

“As Ilhas do Meio do Mundo” estreia na RTP-África em Junho

Na terça –feira, João Caros Silva pintor, escultor, e cozinhador(como o mesmo se identifica), e Kalú Mendes músico e realizador de televisão, apresentaram ao público são-tomense, o programa televisivo, “As Ilhas do Meio do Mundo”. Foi na Casa das Artes Criação e Utopia-CACAU.

Um programa de entretenimento, em que a história, cultura, biodiversidade, literatura, e a culinária de São Tomé e Príncipe se misturam para mostrar ao mundo, os valores da identidade são-tomense.

Após mais de dois anos de rodagem em São Tomé e Príncipe e em vários pontos do mundo que receberam são-tomenses, ou que influenciaram a história e a cultura do arquipélago localizado no meio do mundo, João e Kalú, mostraram ao público um pouco do trabalho final.

«Vamos mostrar  São Tomé e Príncipe para todos os cantos do mundo, é esse o nosso objectivo. Estamos a fazer a nossa parte», afirmou o realizador Kalú Mendes.

Brasil é um dos pontos do mundo, de onde “As ilhas do Meio Mundo” receberam plantas, que fizeram e continuam a fazer história da sua economia. A cultura do cacau, é um exemplo.

Para o mesmo ponto do mundo localizado na América Latina(Brasil), São Tomé e Príncipe, foi um entreposto de escravos, oriundos do continente africano. Na viagem para o Brasil, os navios negreiros escalavam as Ilhas do Meio do Mundo, para se reabastecerem, e tratar dos negros africanos que seguiam viagem como escravos.

A miscigenação fez-se com o tempo, e foi tão profunda que atingiu a culinária. Na partilha secular com o mundo, os dois protagonistas do Programa “As Ilhas do Meio do Mundo”, também foram ao Brasil, para mostrar a riqueza cultural que os séculos de partilha com mundo deram a São Tomé e Príncipe. « Não sendo um programa da RTP-África, é um programa que tem o apoio da RTP. Sem Kalú Mendes, João Carlos Silva não funciona, ou não funciona bem. Portanto fizemos um casamento», declarou João Carlos Silva.

As histórias de São Tomé e Príncipe, os valores culturais das ilhas e a sua relação com o mundo, formam a alma do programa televisivo e vão dar corpo a um livro.

O programa “As Ilhas do Meio do Mundo” de Kalú Mendes e de João Carlos Silva, vai ser inaugurado em Junho na RTP-África.

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. mario mendes

    17 de Maio de 2019 at 14:34

    Meus parabens ao joao carlos e kalu…pelo menos esses andam a fazer alguma coisa para promoção do turismo. Agora para este governo gostaria que cuidassem da capital, está uma lastima…o presidente da camara que foi recentemente eleito…acho que anda foragido…uma vergonha….os turistas e os sao tomenses precisam de uma capital mais agradável meus senhores…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top