Desporto

STP Assegura Sexto Lugar na 2ª Edição dos jogos da Lusofonia

seleccao.jpgMais uma vez o Atletismo e Taewoendo, salvaram a prestação de S.Tomé e Príncipe numa competição internacional. O feito, já tinha acontecido em 2006 em Macau, a proeza foi repetida agora em Portugal na segunda edição dos jogos da Lusofonia que decorreram de 11 a 19 do presente mês.

Só em Taekowendo, o País obteve 5 medalhas, graças as proezas de Eloy-Joy(Med-Ouro),  Nilza Costa Alegre(Prata), Lainel Fernandes(Bronze), José  Miranda(Bronze) e Jenice Sousa Pontes, vulgo Tininha(Bronze).

Relativamente a atletismo, o feito, foi conseguido pelo quarteto composto por Celma da Graça, Gloria Diogo, Ludmila Leal, e Leocabela, todas residentes em Portugal, isto na prova dos 4/400 estafeta.

 

Apesar dos desaires que as selecções nacionais de Futsal, de Basquetebol, e do Voleibol de Praia sofreram nesses jogos, onde perderam todas as partidas inclusive com goleadas uma atrás da outra.

Dos quatros jogos disputados, a selecção nacional de futsal, sofreu sempre pesadas derrotas, foi assim na estreia com Portugal por 14-1, e no último jogo com a Guiné-Bissau por 6-2.

Em basquetebol, a equipa nacional do desporto de Bola ao cesto, perdeu os dois encontros efectuados com Macau por 107-77 e com Moçambique por 102-50.

 

O Voleibol de Praia por sua vez, composto por uma dupla, também não conseguiu superar nenhum dos seus adversários, primeiro com Timor-Leste e segundo com Angola, ambos por dois-zero.

 

Mesmo assim, em termos de medalhas conseguidas, o País ficou a frente de nações como, Moçambique, o Sir Lanka Cabo-Verde que foi um dos Países sensacionais na competição.

 

Em relação a primeira edição deste evento, a três anos na Antiga Colónia Oriental Portuguesa, Macau, S.Tomé e Príncipe, havia obtido 3 medalhas (uma de prata e duas de bronze), ficando em oitavo lugar na classificação final, agora o arquipélago subiu três lugares, se olharmos para a classificação final.

 

OURO

PRATA

BRONZE

Total

Brasil

33

22

20

75

Portugal

25

33

13

71

Angola

4

2

8

14

Macau

1

3

5

9

Índia

1

1

5

7

São Tomé e Príncipe

1

1

5

7

Cabo Verde

1

1

4

6

Sri Lanka

1

0

4

5

Moçambique

0

2

2

4

Guiné-Bissau

0

0

0

0

Guiné-Equatorial

0

0

0

0

Timor-Leste

0

0

0

0

 

Jasí Ramos-Portugal

Recentemente

Topo