Economia

Sonangol vai vender a ENCO de São Tomé e Príncipe

ENCO,é a única empresa de combustíveis de São Tomé e Príncipe. Em Outubro do ano 2008, o então governo do ex-Primeiro Ministro Rafael Branco, decidiu privatizar a ENCO.

As 35 mil acções da empresa que importa e distribui combustíveis no país, foram vendidas pelo Governo a favor da petrolífera angolana, Sonangol. O Estado são-tomense encaixou 22 milhões de dólares, e a petrolífera angolana, ficou com 76% do capital social da ENCO.

11 anos depois da privatização da empresa de combustíveis e óleos, que foi definida pelas autoridades são-tomenses, como prova da parceira estratégica entre São Tomé e Príncipe e Angola, a Sonangol decide desinvestir na ENCO.

A notícia de que a Sonangol iria vender a ENCO, foi dada em primeira mão pelo Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus, no passado mês de Agosto, durante uma reunião com a comunidade são-tomense radicada em Lisboa-Portugal. « É oficial, a ENCO está na lista das empresas privatizáveis em Angola. Angola neste momento está sob acção do FMI, e há cerca de 200 empresas na lista de privatizações. A ENCO, também figura nesta lista», afirmou Jorge Bom Jesus, no mês de Agosto em Lisboa.

Na última semana, veio ao público uma nota emitida pela petrolífera angolana, dando conta que vai desinvestir na ENCO. Ou seja, a Sonangol vai abrir mãos do seu capital social maioritário na ENCO. Vai vender a sua participação na única empresa de combustíveis de São Tomé e Príncipe. O processo de desinvestimento, já deverá estar em curso, uma vez que a nota divulgada pela Sonangol indica que a partir do ano 2021, a ENCO já não fará mais parte da sua família accionista.

Veja abaixo a nota divulgada pela companhia angolana Sonangol.

Abel Veiga

16 Comments

16 Comments

  1. Vanplega

    23 de Setembro de 2019 at 22:22

    Esse Rafael, sempre foi mau politico. Vendeu a participacao do estado, por 22 milhoes de dolar.

    Agora, o mesmo estado tem uma divida de 150 milhoes.

    Com os 35% o estado fica com eles, nao recebia nada, em troca pagavamos as divides com essa participacao.

    O estado continuava da mesma com os 35% da mesma. O que tinha directo pagava as dividas.

    Mais esses maus politicos, so destruiem toda uma sociedade.

    O estado vendeu, ficou sem nada, ainda por cima e devedor dos 150 milhoes.

    • MIGBAI

      24 de Setembro de 2019 at 3:02

      Vanplega.
      Deves ter sido um péssimo aluno.
      Revê as tuas contas por favor.
      Também revê os teus comentários à privatização da ENCO, pois de outra forma podem-te julgar um miúdo que escreve só porque escreve e nada mais.
      A dívida à Sonangol existe independentemente da participação desta no capital da ENCO. Nada tem de extraordinário quando não se paga o que se consome.
      STP criou o hábito de comer e não pagar e o que está a acontecer com a Sonangol é reflexo disso mesmo, ou seja gastamos os combustíveis de Angola e não pagámos.
      Onde está o dinheiro ??? Acredita que na minha conta bancária não está, bem como também não está nas mãos do povo.
      Por isso vanplega não atribuas culpas à privatização da ENCO, atribui culpas aos políticos merdosos que nos roubam em nome do povo.
      Abraço

    • Vanplega

      24 de Setembro de 2019 at 17:11

      Pois e MIGBAI

      Nao fiz conta tenhem. Alem demais, so tenho antigo 4 classes Dona Maria de Jesus.

      Tambem devoted dizer-ti que nao so Lambe botas como tu.
      So davas razao ao Pinta Cabra, resto tu botas abaixo.

      Tu MIGBAI, es uma vergonha com teus commentaries, es doente.
      Era melhor ter perdido durante a gravidez.
      Para quem nao reconhece a historia da nossa independence, e um desoneste.

      Pessimo alone, e teu pai que nao ti educou.

    • Vanplega

      24 de Setembro de 2019 at 17:24

      Devias ir outra vez a escola MIGBAI

      Tu es outro gabones, burro que nem uma porta.

      Por isto, tornaste lambe botas

    • MIGBAI

      24 de Setembro de 2019 at 20:55

      Preto ignorante e estupidificado é o que tu és.
      Palerma

    • Vanplega

      24 de Setembro de 2019 at 21:45

      E assim que queres ser um politico, criar um partido?

      Competencia zero, inteligencia zero, ideias vazia, falar credo, credo.

      Alem de ser ignorance e racists. Um Preto a charmer outro de Preto.

      O MIGBAI, es fraco mentalmente. Isto mostra que nao apreender nada nesta vida.

      A terra que ti acolheu e, que ti trata dense jeito ( preto ) vai a tua terra kkkkkkkkkk

      Que burrinho es MIGBAI

      FRACO, FRACO FRSCO

    • Vanplega

      24 de Setembro de 2019 at 22:10

      MIGBAI, tu nao tens argumentos, es fraco e pobre de espirito.

      Appear dos meus 4classe de Dona Maria de Jesus, gostava de dar-ti uma aulas.

      Lavava-ti teus cerebros
      Escovava-ti a tua boca
      Limpava-ti teu cu

      E nunca mais esquecia de onde tu nasceste. E tu isto usava come farramenta ( PALAVRA )

  2. Carolina Sofia.

    24 de Setembro de 2019 at 6:44

    Telanon continua de forma consciente a não divulgar a lista completa e actual dos accionistas da ENCO. Divulga Sonangol. Divulga Estado Santomense. Nunca divulga a composição dos ANNIs (Accionistas Nacionais Não Identifidos) da ENCO. Porque será? Está persistência, está esquiva em não divulgá-la tem “angu”. Há “argu” “argum”. Telanon fala verdade. Estes ANNIs foram feitos milionários a custa do saque dos cofres do estado via venda de combustíveis. Dos cento e cinquenta milhoes qual será a fatia que os ANNIs receberão? Outros milhoes para tirarem em festas, mulheresviagens, carros e quinquilharias. Investir que e bom, NIET.
    Ladroes,safados, e cheios de manga.

  3. Jose Rocha

    24 de Setembro de 2019 at 7:05

    Seria bom que ficássemos a saber, dos 22 milhões que Angola pagou ao estado Sãotomense, quantos milhões foram transferidos para as contas do então PM Rafael Branco. Esses políticos, mormente os do MLSTP são a desgraça de um país tão rico como é o nosso.

  4. Martins

    24 de Setembro de 2019 at 7:11

    Bom dia
    O estado de São Tomé quer tudo de graça
    Para a Sonangol ainda bem que chegou ao ponto de venda
    Eu fui expropriado e roubado e nada se passou neste governo

  5. Barão de Água Izé

    24 de Setembro de 2019 at 7:12

    Houve uma lógica em receber o valor da venda, o comprador continua a vender e como passa a acionista maioritário, contou-se que os fornecimentos seriam a crédito infinito, ou seja, logo se verá quando pagamos e se pagamos. Maquiavelicamente, talvez de forma inconsciente, passou-se a batata quente para o comprador, que talvez estava a dormir ou recebeu alguma prenda.

  6. Cidadão Filho da Terra

    24 de Setembro de 2019 at 8:28

    Santo Deus…
    O que será de nós meu Deus?
    Tende piedade desse povo São Tomense.
    Jovens vamos nos unir esses nossos governantes dos 48-50-60-70 anos, não vão fazer mais nada para nós.
    Amém amém…

  7. Padrasto

    24 de Setembro de 2019 at 10:16

    Não era sem tempo. Os politicos santomenses, em muito têm contribuido para isto. Agora, quando for vendido a outro, e mais rigoroso, vocês, seus cagana saquinha vão chupar o dedinho.

  8. Cristiano da Gloria

    24 de Setembro de 2019 at 22:03

    Os culpados disto tudo foram todos santomenses, sem excepção, pois sempre foram atrás do banho, nas eleições. Por miseros 200, 150, 100, 50 ou até mesmo 20 dobras desdobravam-se em receber de todos os Partidos e no fim votavam no que desse mais. Nenhum Santomense na sa consciência pode negar que não recebeu banho de chapas de zinco ou de motorizadas, ou de chapéus, bonés, camisolas etc, incluindo desvios de avultadas somas destinadas as campanhas eleitorais dos Partidos. Absolutamente nenhum. Agora que as consequências estão a vista, só querem culpar os dirigentes? Todos são safados, preguiçosos, vigaristas, invejosos, e acima de tudo quadrados. Como e possivel os Mangopes enfiarem um barrete tão grande e tão quente a todos santolas desta maneira? Comprar uma empresa por Trinta milhões de dólares, ao fim de 10 anos obter lucros. acima de cento e cinquenta milhoes de dólares resultado de venda ao Estado, sem contar com lucros de vendaa directas de combustivel ao publico e no fim, vender a mesma.empresa por mais outras dezenas senão centena de.milhoes?? Aí está a prova mais do que evidente que os santolas —- todos sem excepção – são Quadrados. De um negócio de 30 milhões, facturar mais de trezentos milhoes em 12 anos e obra. Simplesmente “Golpe de Mestre” E estão a repetir a.mentira de 22 milhões de dólares para que ela – a mentira – se transforme em verdade, quando a verdade verdadeira a ENCO foi vendida a 30 milhões de dolares. Querem apagar o heroísmo do Doutor Fortunato Pires que bateu-se pela recuperação dos restantes 9 milhões de dólares surapiados ao Estado Santomense pelo conluio e máfia em 2009. Esta ENCO vai ser comprada com o dinheiro, fruto dos rendimentos obtidos durante a sua operação. Os santolas.sao mesmo quadrados. Até Rosema que movimenta milhões de Euros anualmente não conseguem gerir. O Mangopes vem facturam milhões de Euros anualmente, expatria-los todinhos, e os santolas passam uma década a degladiarem entre si. E muita “Quadradice”.
    Vem outros Mangopes, compra a.ENCO, factura acima de 15 milhões de dólares anuais com uma uma empresa que foi dada como falida – a ENCO – ainda recebe mais “esquebras” com a sua venda. E muito ferro quente nesses “Quadrados” de santolas. Vem outros Mangopes compram blocos de petróleo a 5 milhoes de dolares, não investem em pesquisas, daqui a uns anos os venderao por dezenas ou mesmo centena.de milhoes de dolares, tipo nada. E os quadrados dos santolas sempre a abrir as pernas. FOGO ??!!!!
    Vem outros tugas compram acções.da.compahia aérea, – dada como falida – aluga o seu próprio avião a sua propria empresa, factura milhões e milhões com as operações da companhia e recebe uma fortuna com o aluguer do seu avião em forma.de exclusividade. Durante 10 anos e no fim baza sem sequer deixar uma sucata de aviao para STP as usar como brinquedos. E muita Qadradice.dos santolas! Se os tugas trabalhassem com.boa fe teriam alugado um ou mais avioes, em sistema de “LEASING”, rentabiliva-os e apos esses 10 anos STP ja teria esses avioes como suas propriedades. Os tugas quebraram os ossos dos Santolas com esse negócio de.aluguer dos avioes da EUROATLANTIC durante 10 anos. Foi e tem sido um cabritismo desmedido.sem adjectivos. Por tudo acima exposto, os santolas desde os analfabetos aos ditos Académicos, são mesmo Quadrados comprovados.

  9. Zagaia

    25 de Setembro de 2019 at 7:20

    Nacionalização,nunca mais…..nunca mais.
    Deixe o acionista (SONANGOL),resolver o seu problema, o estado que não se meta lá!!!!. Caso contrário, os contribuintes Sãotomenses irão sofrer com esse enorme “buraco financeiro” Um bem haja.

  10. Vedé

    9 de Outubro de 2019 at 14:00

    Se a venda acontecer agora é que será o desastre desse povo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top