Política

Pinto da Costa apela a ampla concertação nacional para garantir estabilidade governativa

Muito, mas muito difícilmente o Primeiro Presidente de São Tomé e Príncipe fala a imprensa. Terça – feira foi a excepção a regra. Manuel Pinto da Costa chamou a imprensa a sua residência privada em Pantufo, para fazer uma declaração em torno das recentes eleições autárquicas, regionais e legislativas. Uma declaração assente no desafio as instituições do estado no sentido de forjarem uma ampla concertação nacional para desenvolvimento do país, a luz da vontade popular expressa nas urnas.

CONTEÚDO INTEGRAL DA DECLARAÇÃO DE MANUEL PINTO DA COSTA

Na sequência das eleições autárquicas, regionais e legislativas e da tomada de posse do novo elenco governamental, desejo exprimir a minha satisfação pelos sinais de maturidade democrática evidenciados durante o processo eleitoral.

São Tomé e Príncipe foi um dos primeiros países de África a evoluir sob a minha presidência para um regime multi-partidário que constitui a base de estabelecimento da democracia. O nosso país pode portanto orgulhar-se de desde então ter progredido num quadro democrático consolidado. Mais feliz me sentiria se os nossos compatriotas na diáspora pudessem nas próximas eleições legislativas escolher os seus representantes a Assembleia Nacional.

Sou forçado porém a constatar que por vezes a luta partidária no seio do sistema democrático tem sobreposto ao interesse nacional, prejudicando o desenvolvimento do país no âmbito de um relacionamento de coabitação entre o governo e a presidência da República que frequentemente é contrário a uma visão construtiva, dinâmica e benéfica para o país.

Com o actual resultado eleitoral consiste pois na expressão de uma clara vontade de mudança por parte dos eleitores, mesmo considerando que não foi alcançada uma franca maioria. Desejo sinceramente que seja possível aos responsáveis políticos alcançarem uma base de estabilidade governativa assente nos seguintes vectores essenciais:

1 – colocar sempre os interesses nacionais acima de qualquer disputa político partidária, nesta conjuntura mundial especialmente difícil capacitando atitudes de oposição negativa e sistemática que não dignifica o país, prejudicando o respectivo desenvolvimento económico e social.

2 – Adoptar uma atitude de total respeito pela vontade popular, expressa nas urnas de voto, procurando activamente uma cooperação institucional, entre os órgãos de soberania assente na honestidade e lealdade para com a equipa governativa que terá a responsabilidade de gerir o país nos próximos anos.

3 – Prosseguir o objectivo governamental de ampla concertação com especial abertura do primeiro-ministro as observações e contribuições dos deputados que não integram a bancada do seu partido.

O povo alimenta altas expectativas sobre a futura governação e tem consciência plena que apenas através desta atitude de maturidade democrática dos órgãos de soberania será possível a São Tomé e Príncipe enveredar-se definitivamente pelo caminho do desenvolvimento, e dentro de alguns anos aparecer como um exemplo de um país bem gerido e com uma economia produtora de riquezas devidamente estruturado independentemente dos benefícios que possam advir dos recursos petrolíferos.

Para terminar desejo ao novo governo constitucional um mandato com pleno sucesso na prossecução dos objectivos nacionais no quadro da estabilidade, que estou certo os actores institucionais saberão conferir neste momento histórico tão decisivo para o desenvolvimento nacional com vista a fazer de São Tomé e Príncipe um cantinho da terra onde dê gosto viver.

99 Comments

99 Comments

  1. Mario Pinto

    18 de Agosto de 2010 at 8:45

    Estabilidade Governativa PC

    http://www.youtube.com/watch?v=rqATNtGmxzw

    • mirian dos anjos

      18 de Agosto de 2010 at 16:50

      estabilidade governativa?
      isto é conversa para fazer boi dormir.
      patrice lembre o que este fulano fez com o teu pai.
      lembra o que ele te fez em 2006 quando foste candidato as eleicoes presidenciais.

    • FiaGlésa

      18 de Agosto de 2010 at 23:34

      Mirian Dos Anjos,
      Ja não ha mais espaço para rancores, tomemos como referencia Nelson Mandela na Africa do Sul e pensemos no bem estar da nossa gente e não o o odio e o rancor.Acho que o actual primeiro ministro faz parte da nova escola.

      Sejamos exemplares

    • rochinha

      19 de Agosto de 2010 at 9:00

      Deixa dessas coisas pq São Tomé e Principe ja não tem tempo ms pra essas coisas minha querida. o que aconteceu ou deixou de acontecer é passado, se o PC quer apoiar deixa o apoiar..1 bem haja a tds

    • Daniel

      19 de Agosto de 2010 at 20:19

      Mirian,
      se eu fosse a ti pensava antes de falar, o k ta em jogo é o ben-estar do stp e nao podes ver pro passado, desse geito a falar implica que queres que o novo governo siga os mesmos passos.
      Deixe a ignorância……………

    • TENHO RAIVA, VC ME FEZ NÃO CONHCER MINHA FAMILIA

      15 de Março de 2011 at 23:41

      o Pinto e o Leão vestido de pele de cordeiro, ja era o tempo, estamos a sua espera em ME-Zoche e Canta Galo, se es ferro somos faruja, es teimoso e muito teimoso, não vais passssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa no buraco de agulha, esse dinheiro que vais gastar e melhor entregar a Santa Casa,

    • Berna

      19 de Agosto de 2010 at 10:36

      Cirurgicamente este Sr. Pinto da Costa tem vindo a marcar passo cauteloso rumo a uma possível candidatura à presidência da república. Tem o feito de forma inteligente, como quem que nada quisesse mas o suficiente para despertar a atenção de muita gente.
      Lamento o silêncio em que mergulhou como que nunca tivesse responsabilidades sobre os momentos difíceis por que passa[ou] STP. Houve momentos chaves que STP clamava por intervenção deste Sr. mas ele nem estava aí. Sempre que houve alguma barafunda em STP viajava em direcção a Portugal ou simplesmente mergulhava entre murros em Pantufo.
      Todavia, é sempre bom fazer intervenção desse nível, convocando a consciência dos seus co-partidários sobretudo.
      Essa intervenção independentemente de constituir um piropo ao ADI a fim de encostar este entre parede caso em 2011 não tenha o seu próprio candidato, o que seria difícil. Pois, tudo aponta para que nessa altura haver grande movimentação no sentido de Patrice Trovoada deixar o poder, como PM e candidatar-se a PR. Uma espécie do que já aconteceu com Vladimir Putin e Dmitri Medvedev e entre nós (PALOPs) algo idêntico ao que aconteceu entre Durão Barroso e Santana Lopes.
      Isto é, ADI simula uma coligação com o MDFM/PL, Patrice demite-se, o PR convoca o partido ganhador das eleições a formar novo governo, Fradique é indicado como PM. É algo assim!
      Mas caso não haja essa coligação ADI + MDFM; o MLSTP/PSD + PCD/GR e pequenos partidos coligam e apoiam o Sr. Pinto da Costa. Este terá, sem dúvida, apoio de alguma franja do eleitorado do ADI.
      Assim sendo, haverá indicutivelmente uma luta entre Pinto da Costa e o Patrice que não deixará de aproveitar essa cavalgada juvenil que banha o movimento de mudança perpetrada pelo seu partido – ADI.
      As palavras do Sr. Pinto da Costa são nada mais do que um piscar de olhos ao eleitorado do ADI e aos indecisos dos diferentes partidos, tendo em conta que a era do Rafael Branco terminou com essas eleições. Pois, o MLSTP/PSD está fraccionado de forma grave. Basta dizer que dentro do MLSTP/PSD emerge uma classe política jovem que reivindica o seu espaço dentro do partido. A esse respeito convém lermos os comentários dos representantes juvenis desse partido. Não tiveram papa na língua. Puseram um ponto final no apoio ao MLSTP/PSD velho. Querem um novo MLSTP/PSD. E como é sabido o MLSTP/PSD é um partido com um tronco irredutível que não querem deixar espaço aos mais novos, esquecendo-se-lhes que os mesmos constituem intrave ao bom desenvolvimento do MLSTP/PSD e do país.
      Sr. Pinto da Costa é uma figura que queira ou não sabe governar STP caso este queira. Se for para vir com espírito do MLSTP/PSD dos 35 anos, ele que fique no seu devido lugar que está bem. Caso venha para seguir a cavalgada de mudança positiva, que venha desafiar a consciência dos são-tomenses porque só eles (povo) têm palavra certa a dizer a este respeito.
      A reaparição do Sr. Pinto da Costa antecedente à marcação das eleições prejudicou em grande medida o MLSTP/PSD. Desconfia-se da intenção desse Sr., por mais boa que ela pareça. Pois, com a sua reaparição o MLSTP/PDS foi violentamente atacado por vários quadrantes da vida política são-tomense bem como por muitos independentes.
      A sua aparição depois das eleições para além de ser uma tentativa de balançar a sua aceitação para uma hipotética candidatura as presidenciais que se avizinham, é também um presente envenenado.
      Espero que desta vez o povo faça o bom uso da sua maturidade política apesar do fenónemo banho.
      Viva a democrácia e o Estado de direito.

    • Berna

      19 de Agosto de 2010 at 10:37

      Cirurgicamente este Sr. Pinto da Costa tem vindo a marcar passo cauteloso rumo a uma possível candidatura à presidência da república. Tem o feito de forma inteligente, como quem que nada quisesse mas o suficiente para despertar a atenção de muita gente.
      Lamento o silêncio em que mergulhou como que nunca tivesse responsabilidades sobre os momentos difíceis por que passa[ou] STP. Houve momentos chaves que STP clamava por intervenção deste Sr. mas ele nem estava aí. Sempre que houve alguma barafunda em STP viajava em direcção a Portugal ou simplesmente mergulhava entre murros em Pantufo.
      Todavia, é sempre bom fazer intervenção desse nível, convocando a consciência dos seus co-partidários sobretudo.
      Essa intervenção independentemente de constituir um piropo ao ADI a fim de encostar este entre parede caso em 2011 não tenha o seu próprio candidato, o que seria difícil. Pois, tudo aponta para que nessa altura haver grande movimentação no sentido de Patrice Trovoada deixar o poder, como PM e candidatar-se a PR. Uma espécie do que já aconteceu com Vladimir Putin e Dmitri Medvedev e entre nós (PALOPs) algo idêntico ao que aconteceu entre Durão Barroso e Santana Lopes.
      Isto é, ADI simula uma coligação com o MDFM/PL, Patrice demite-se, o PR convoca o partido ganhador das eleições a formar novo governo, Fradique é indicado como PM. É algo assim!
      Mas caso não haja essa coligação ADI + MDFM; o MLSTP/PSD + PCD/GR e pequenos partidos coligam e apoiam o Sr. Pinto da Costa. Este terá, sem dúvida, apoio de alguma franja do eleitorado do ADI.
      Assim sendo, haverá indicutivelmente uma luta entre Pinto da Costa e o Patrice que não deixará de aproveitar essa cavalgada juvenil que banha o movimento de mudança perpetrada pelo seu partido – ADI.
      As palavras do Sr. Pinto da Costa são nada mais do que um piscar de olhos ao eleitorado do ADI e aos indecisos dos diferentes partidos, tendo em conta que a era do Rafael Branco terminou com essas eleições. Pois, o MLSTP/PSD está fraccionado de forma grave. Basta dizer que dentro do MLSTP/PSD emerge uma classe política jovem que reivindica o seu espaço dentro do partido. A esse respeito convém lermos os comentários dos representantes juvenis desse partido. Não tiveram papa na língua. Puseram um ponto final no apoio ao MLSTP/PSD velho. Querem um novo MLSTP/PSD. E como é sabido o MLSTP/PSD é um partido com um tronco irredutível que não querem deixar espaço aos mais novos, esquecendo-se-lhes que os mesmos constituem intrave ao bom desenvolvimento do MLSTP/PSD e do país.
      Sr. Pinto da Costa é uma figura que queira ou não sabe governar STP caso este queira. Se for para vir com espírito do MLSTP/PSD dos 35 anos, ele que fique no seu devido lugar que está bem. Caso venha para seguir a cavalgada de mudança positiva, que venha desafiar a consciência dos são-tomenses porque só eles (povo) têm palavra certa a dizer a este respeito.
      A reaparição do Sr. Pinto da Costa antecedente à marcação das eleições prejudicou em grande medida o MLSTP/PSD. Desconfia-se da intenção desse Sr., por mais boa que ela pareça. Pois, com a sua reaparição o MLSTP/PDS foi violentamente atacado por vários quadrantes da vida política são-tomense bem como por muitos independentes.
      A sua aparição depois das eleições para além de ser uma tentativa de balançar a sua aceitação para uma hipotética candidatura as presidenciais que se avizinham, é também um presente envenenado.
      Espero que desta vez o povo faça o bom uso da sua maturidade política apesar do fenónemo banho.
      Viva a democracia e o Estado de Direito

  2. Andrade Catanhede

    18 de Agosto de 2010 at 9:46

    Que pensaria também o Trovoada Pai acerca da vitória do Trovoada Filho? Que conselhos públicos daria ao Filho? Estamos ansiosos por ouvi-lo a este respeito.

    • Nelson Leite

      19 de Agosto de 2010 at 15:51

      Não fará isso….Não tem coragem……

    • jaka doxi

      19 de Agosto de 2010 at 18:46

      Meu caro Nelson Leite.
      Por acaso o Trovoada pai foi o primeiro a pronunciar-se sobre a victória do ADI nas Legislativas.
      Como gosto de sintonizar a
      RDP-AFRICA,ouvi a entrevista que o senhor Miguel Trovoada concedeu a uma Jornalista da estação a partir de Luanda.
      Recordo que ele disse estar satisfeito com a victoria do Partido Acção Democratica Independente e apelou ao filho para trabalhar em prol do desenvolvimento de São Tomé e Príncipe sem ódios nem rancor.E disse mais…”São Tomé e Príncipe é de todos nós”.
      E sabe porque é que ele não aparece a dar entrevista como fez o Pinto da Costa?
      Porque está em Angola a pedido do Presidente José Eduardo dos Santos a dirigir,a Comissão do Golfo da Guiné, uma organização internacional do qual São Tomé e Príncipe é membro.
      E sabe porquê que o Pinto da Costa não foi convidado pelo Zedu para estar a frente desta organização?
      A minha fonte confirmou-me que o ZEDU não gosta de homem preguiçoso como o Pinto da Costa.
      Fui.

    • Nelson Leite

      20 de Agosto de 2010 at 16:53

      tu não sabes o que dizes…..

  3. Antonio Variacoes

    18 de Agosto de 2010 at 10:02

    Com as eleicoes presidenciais a se aproximarem,e claro que o mudo aprende a falar, devias ter vergonha e estar calado…tomavas banho na antiga praia PM com os muros da ponte a partirem e nunca tiveste o descaramento de la por um tijolo…desaparece.

    And never come back, stay as far away as possible, santomense people dont need your comments…

  4. Dasafrica

    18 de Agosto de 2010 at 10:31

    Lindas palavras Sr. Pinto da Costa.
    To vendo que sr ta querendo candidatar-se pra proximas eleições presedencias, pq n es pessoa de dar cara.

  5. Santola

    18 de Agosto de 2010 at 10:41

    Finalmente o Pinto apareceu, ja nao era sem tempo, lindas palavras camarada, mas infelizmente dentro do MLSTP/PSD aposto q existem pessoas q nao gostarao nada disso. O mas importante agora é que o camarada mas alguns camaradas de bom senso passem um peinte bem fino no seio do partido, para que a meia duzia de veteranos que estao aí saibam que SaoTome e Príncipe é de Saotomenses e nao deles. VIVI SANTOLAS….estamos a dar provas que queremos eliminar com os parasitas. VIVA SAOTOME E PRÍNCIPE

  6. FC

    18 de Agosto de 2010 at 11:04

    Foi apenas uma comunicação de quem como todos nós, se preocupa com o país.
    Goste-se ou não da pessoa em causa, é de louvar, respeitar e agradecer ao Dr. Manuel Pinto da Costa a sua intervenção.
    Nós aqui, podemos dar ao luxo de dizermos barbaridades e/ou de termos ideias geniais sobre todo o tipo de coisas.
    O homem, é património do estado quer se queira, quer não. Como tal, tem tempo de antena para falar onde e quando quiser. Penso que o Dr. PC escolheu bem o momento e as palavras que usou para apelar a todas as forças políticas da necessidade de estabilidade governativa.
    Muitos o criticam, actualmente, por não aparecer. Mas eu pergunto; não terá esta intervenção importância? Não será esta uma contribuição de peso para haver de facto um governo que cumpra o seu mandato com o mínimo de estabilidade e apresente resultados visíveis?
    Muitos poderão ver nisso um primeiro passo para uma eventual candidatura ao cargo de presidente da república, que penso ser legítimo. Mas eu vejo apenas uma chamada de atenção de alguém que tem peso e aceitabilidade política para o fazer, em suma um resumo de tudo o que andamos cá a comentar nos últimos tempos.
    A todos um bem-haja

  7. Só visto!!!!

    18 de Agosto de 2010 at 11:21

    Obrigado “Mario Pinto” por essa contribuiçao, além da informação escrita, a possibilidade de ver a reportagem no youtube. Não há duvidas que essa figura é o “Patriarca” da nação Santomense, e vê-lo incentivar a todos para que mudemos a nossa maneira de fazer e de estar, so podemos estar no caminho certo, porque todos querem contribuir para um s.Tomé e Príncipe melhor. Cada um onde estiver dê o seu contributo para que possamos ver o sol nascer dando vida e vigor ao nosso futuro. Sempre tive orgulho de ser santomense e adoro o meu País apesar de tudo e é claro que quero ver o meu país melhor, por isso so nos resta contribuir para que ele seja como nós aspiramos, não serão os outros que o farão por nós, teremos de ser nós proprios a pôr mãos as obras como fazemos na nossa vida. Se sentarmos e ficarmos a espera que façam por nós, nunca chegamos lá. É bom lembrar também que as pessoas devem ser responsáveis pelos seus actos. Sabemos que quem tem criado problemas ao desenvolvimento do nosso país são os politicos mas acredito que desta vez não terão margem para fazer malabarismos, porque o Povo está no seu limite e quando assim é, ja não se pode brincar.
    Vamos juntos trabalhar para um S.tomé e Principe melhor!!

  8. ajudstp

    18 de Agosto de 2010 at 11:58

    Caros, conterrâneo e leitores, o momento é delicado as aproximação de algumas figuras a tv suscita duvidas. As histórias do país estão bem claro e patente.
    Uma visão inicial sobre o conceito povo vejamos,
    No final de um longo percurso de imprecisões histórico que transformaram o termo “povo” num extraordinário exemplo de polissemia, o desenvolvimento das democracias liberais e a actual concepção da democracia poliárquica parecem ter fixado a principal acepção deste termo: o povo é um grupo humano, socializado e com consciência identitária, por cuja vontade formalmente expressa é legitimado o poder democrático e que actua como referencia orientadora da acção governativa e como construtor da preferências que ilumina o processo politico no seu conjunto. Gente, se queremos ter um presidente com a capacidade de (ccco), isto é; COMANDAR, COORDENAR, CONTROLAR E ORGANIZAR o país, para isso, não é necessário irmos buscar uma individualidade déspota, sem amor a seu país muito menos seu povo, que só aparece nos momentos de escolhas ao poder. Se realmente queremos mudança, vamos nós todos mudarmos as nossas mentalidades, costumes, hábitos feios, por exemplo:
    Higiene: não deitar lixos no chão (plástico de doces, bolachas, lata de sumo, garrafas de cervejas etc.)
    Educação: evitar expressões obscenas perante outras pessoas seja ela quem for e onde quer que seja; na praça, vilas, vias públicas, centros de convívios, etc.
    N coisas; portando povo tornar-se-á mais capacitado e atento, dentre muitos conseguir escolher um líder que seja amigo de stp, amigo do povo, um líder de mudança, não de histórias tristes com caminhadas desconhecidas.
    por fim, É sempre bom a voz de experiência fazer-se presente com opinião motivadora e na posição de um conselheiro apelando melhorias para o nosso querido STP. É de louvar. Espero que seja, uma atitude continua.
    Assinatura: 18/08/2010 /ajudstp

  9. Fernando Lima de Pina

    18 de Agosto de 2010 at 12:18

    F.P.de C.Verde
    Acredito no patriotismo do Dr.Manuel Pinto da Costa e espero que ele venha a contribuir uma vez mais para a democracia santomense.

  10. jose soares de barros

    18 de Agosto de 2010 at 12:21

    Boa tarde estás frases foram bem dirigidas mas ela falha por ser tardia,onde é que este senhor esteve durante a abertura democrática.
    Desapareceu o seu conselho já não serve pelos danos causados ao nosso povo pelos sucessivos governos MLSTP/PSD.
    Espero bem que o senhor não se interfira na governação actual deixe o governo materializar as suas ideias são pessoas conhecimento embora com pouca experiência mas hão-de lá chegar.
    Faça de bom conselheiro se é que tem esta capacidade,guiando-lhes para o caminho de desenvolvimento e progresso de S.Tomé e Principe.
    O seu tempo já foi.

    • Helves Santola

      18 de Agosto de 2010 at 18:40

      Bons conselhos, mas acho que é hora de parar de agredir e apontar os dedos aos outros, ter respeito também!

  11. Potó

    18 de Agosto de 2010 at 12:33

    Óóóóóó sum Pintoêê bendedô de fala sa kexido nóm compladô de fala só sa lemblado. kekwá sum sa mó vuadô panhá cu ca place ne glavana tam, mó glavana isca bí sun sa cá toma beto bala de luma di bi toma pôdê, isca sama inem sunguê nuticha di visa cu sun bila bi, anji sum tava ni 9 ano sé cu passa??? gina sun déssa pôdê povo de santomé cu plinxipe bê sum tlêxê vê tam 1991,1996 e 2001 tudo inem vê sé sum tava ca colê ne tlaxi de luguê de fica pligidentche.Malé Pinto cunda ca manda sun na ca deçá povo de santomé cu plinxipe cu vida dê fá? fica ni pantufo sosegado ca ton conta de mulata cu bô futa Bazilho, xi sun cá mina cu tinha amolê cu san Imen, kua cu povo sé fé sun nunca sun ca côlê ne tlaxi de pôdê fá, cunda desgosto sun só fé san Ime môlê poda mú san cú sa ni mundo vèdè e non sa ni mundo de mintchila, bine sonho fla cú mósso sé san cu tê téma lumado, kei nansê isca ngana Pinto cunda ca mandaêê. Pito bô Rafael, Tiny, Jorge Amado,cu ôtlo ôtlo niguê cu cá fé parte ni uê partido cu fé nón fica ni luguê sé. Um bé um bi um sai mé

    • Helves Santola

      18 de Agosto de 2010 at 18:43

      Parem com isso, meus senhores! É tempo dos são-tomenses fazerem as pazes….

    • ZEMACÚLÚ

      18 de Agosto de 2010 at 22:14

      … Sr. Potó!! Você é um grande forro, meu, no bom sentido, claro.
      Fez o seu comentário em nossa língua. Muito bem…

  12. Manuel Jorge

    18 de Agosto de 2010 at 12:58

    O que o Dr. Manuel Pinto da Costa disse, está muito bem ditto, queremos estabilidade, o crescimento do pais em todos os niveis, mas por outro lado, no meu ponto de vista, ele está a preparer o terreno para lançar a sua candidatura as presisndenciais de 2011 e está a procura de uma aliança com o ADI. Pois eu peço ao ADI que não se embarque nessa viagem porque pode ser muito perigoso para o Partido.
    O ADI é um partido da mudança e é na mudança que temos que continuar a apostar. O Pinto da Costa, governou 15 anos e nada fez para esse povo (nem um aeroporto internacional temos muito menos estradas) e os 20 anos que seguiram ele esteve sempre ausente de STP, só aparecendo na epoca das eleições. Não merece ser nosso presidente. Ha-de aparecer alguem capaz de nos representar.
    PATRIA O MUERTE, VENCEREMOS

    • Bilá Cabá Fono Pele

      19 de Agosto de 2010 at 11:28

      Manuel Jorge
      Não utiliza a palabra “PATRIA O MUERTE, VENCEREMOS” depois de escrever Besteira.
      Se Não fosse Pinto nem terias oportunidade de conhecer esta palavra. E pois diz que pinto não fez nada. Pelo menos criou as condições para que pudesses escrever Partia o Muerte Venceremos.

  13. Carlos Ceita

    18 de Agosto de 2010 at 13:47

    O pais precisa de estabilidade devemos aprender com a recente eleição em Portugal em que o actual governo PS tem uma minoria e o PSD tem seguindo o pensamento do seu fundador FS Carneiro. “Primeiro o país depois o partido”. Como gostava que isto fosse realidade no meu país. Estaríamos a avançar. E portanto num contexto de crise global a todos os níveis Pinto da Costa prestou um bom serviço ao país sendo ele o um dos pai fundado do maior partido de oposição ao apelar a estabilidade tem grande significado. E eu que não sou simpatizante deste senhor mas vejo-o como um saotomense que deu o seu contributo num momento crucial para o país.
    Mas por outro lado vejo-o como um candidato as presidenciais oxalá me engane. Sendo o eleitorado do MLSTP fiel ao seu líder carismático (Pinto da Costa) este anúncio do apoio estratégico ao Governo do PT pode ser entendido como um piscar de olho ao eleitorado que votou no ADI do qual a orientação do voto é muito variável.

  14. Alberto Nascimento

    18 de Agosto de 2010 at 14:42

    Depois de 20 anos o Pinto aparece como um ex-PR responsavel pelo povo que guiou durante 15 anos.

    muito bem.

    sera que ele faz isso de bom caracter ou esta ja em campanha e quer aproveitar e onde da “mudança”?

    o sorriso fica-lhe bem na foto, mostra a “mudança”.

    Pinto esperto!

    • Alberto Nascimento

      18 de Agosto de 2010 at 14:43

      *onda

    • didier branco

      18 de Agosto de 2010 at 16:46

      este sorriso é para nos confundir.
      perguntem ao miguel trovoada, maria do carmo, albertino neto e outros, o que passaram nas prisoes da segurança do estado…

    • Antonio Amado Vaz

      18 de Agosto de 2010 at 18:12

      E o teu pai, Sr. Rafael Branco—quantos milhoes de dolares ele roubou o povo Sao-tomense? Nao sei parece q nao! Nao sei por isso pergunto-te. Explica-te Didier Branco!

      Antonio Amado Vaz, nova geracao de rapazes e raparigas esportos e espertos! TODOS VIVOS E ACESSOS E ATENTOS!!!
      A luta continua, a vitoria sera certa

      Responde–Didier

    • Bilá Cabá Fono Pele

      19 de Agosto de 2010 at 11:15

      Didie Branco dveria estar calado.

      Se fosse Rafael Branco como Presidente, miguel trovoada, maria do carmo, albertino neto e outros estariam mortos a muito tempo.

      Pinto da Costa e Rafael Branco quem mais roubou o Povo?

      Veja riqueza de rafael Branco?

    • António Veiga Costa

      18 de Agosto de 2010 at 22:21

      Alguns desses elementos passaram tempo nas prisões de segurança e não aprenderam nada, sairam mais safados, mais corruptos.

    • WC

      19 de Agosto de 2010 at 8:08

      Meu caro companheiro de campanha.
      Deixa dessas manias, senão ainda vão achar que es como o teu pai. O nosso MLSTP lutou muito nas legislativa, mas perdeu a guerra como todos sabem.
      Vem ai o Pinto, não lhe vamos criar problemas.
      Es jovem, sangue novo, a mudança como todos querem, mas não te metas nisso, não tens geito para isso, até porque o fogo que esta a queimar o teu pai acaba sempre por te queimar também, como diz o ditado, “Filho de peixe sai peixe”, da mesma forma como “filho de Branco sai Branco”.
      Contenta com o lugar que tens na Embaixada, mas cuidado porque Patrice esta de olho.
      WC

    • Nelson Leite

      19 de Agosto de 2010 at 16:03

      Custa-me ler isso vindo de ti….pensa la bem como é o que o teu pai chegou onde chegou…..pede ao teu pai para te explicar antes de insinuar algo…..

    • BOMBASTICO

      19 de Agosto de 2010 at 16:58

      didier diz tbm ao seu papai pra deixar o partido pk ele tbm é cumplice do Pinto da costa o teu pai alinhou-sew a ele pra poder refaser a sua imagem no momento k o partido precisava de um congresso o MLSTP ñ ganhou as eleções pk o teu pai o Tiny eskeceram-se k o pais esta farto destas caras cansada oha para o elenco do novo governo, se o teu pai ganha-se iria buscar todos seus amigos (velhacaria) corruptos pra governar, muda o partido vai gastar o dinheiro com vc e a tuas manas FUIIIIIIII

    • Didier Branco (verdadeiro)

      20 de Agosto de 2010 at 8:07

      Caro personagem que se auto designou Didier Branco, venho por este meio apenas informar que eu Didier Branco nao tenho como habito exprimir as minhas ideias por meios como este…que apenas serve para lavar suja, se tens algum comentario a fazer que sejas homem suficiente para te identificares, e outro recado é para o Abel Veiga, responsavel por este meio, que tambem tem de ter algum cuidado quando publica as coisas…grande palhaçada para voces…bem haja a todos

    • jaka doxi

      20 de Agosto de 2010 at 17:27

      O VERDADEIRO DIDIER BRANCO DEVIA ESTAR CALADO.
      AQUELE QUE UTILIZOU O TEU NOME APRENDEU A FAZE-LO NA ESCOLA DO PINTO DA COSTA E DO TEU PAI.
      CUIDA-TE.
      FUI

    • Didier Branco(verdadeiro)

      22 de Agosto de 2010 at 21:52

      Estar calado…só se for para estar em cima da cara e tirar um grande peido….tenho orgulho do meu e conheço-o mais que muitas pessoas andam aki a falar…Jaka doxi…devias é ir estudar e fazer algo da vida pois isso aki n te leva a lado nenhum…. eu estudei e aprendi..e tu??pelo menos me identifico…ate isso tens medo…..quanto a minha opinião sobre o pinto….como disse anteriormente…apenas falo para os meus amigos….

    • Jose Cristovao

      22 de Agosto de 2010 at 9:36

      Em relação ao teu pai Rafael Branco não te vou pedir opinião.
      Já que és o Didier Branco (verdadeiro) e estás ai, qual é a tua opinião em relação ao Dr Manuel Pinto da Costa?

    • Alberto Nascimento

      20 de Agosto de 2010 at 9:27

      Vai trabalhar dignamente. o estado n ‘e sua empresa.

    • lobo antunes da silva

      18 de Agosto de 2010 at 16:53

      pinto da costa presidente, nunca!!!
      o povo de stp ja abriu os olhos.
      não queremos voltar ao tempo da segurança do estado, não temos memoria curta.

    • Alberto Nascimento

      18 de Agosto de 2010 at 21:47

      pois ‘e! Pinto esperto.
      Quando começarem a fazer algo diferente talvez possamos ter mais respeito.

  15. kua muntu

    18 de Agosto de 2010 at 14:43

    foste meu primeiro namorado quando tive 12 anos agora depois de 15 anos arranjei outro com maturidade

    • gil ambrosio

      18 de Agosto de 2010 at 16:44

      realmente o pinto ta a pensar que o povo santomense eh trôxa.
      nao esquecemos os males que o senhor nos fez durante 15 anos. as prisoes arbitrarias, as bichas, o clientilismo familiar (so eram promovidos os Costa’s).
      não queremos voltar a esta era. isto não é herança dos seus pais.
      temos jovens quadros competentes para tomar conta do pais. e não dê conselhos, porque o senhor nunca trabalhou e não saber quanto custa a vida.
      o rafael que diga. ofereceu o senhor um jeep novo emplasticado e o senhor nem sequer ajhudou o mlstp na campanha.
      e eh mal-agradecido, porque diz ele uma coisa, e aos outros mandou votar no ADI.
      falso!!!!

  16. kimposso

    18 de Agosto de 2010 at 14:49

    Pinto talvez seja o candidato certo, mas a situacao e completamente diferente em relacao a sua antiga dinastia.Entretanto acho que o povo de Sao Tome e Principe, devera dar-lhe mais uma oportunidade, se bem que a constituicao nao lhe permite fazer o que fazia. So o futuro dira….

  17. Bilá Cabá Fono Pele

    18 de Agosto de 2010 at 16:16

    Estamos na democracia e cada um deve exprimir a sua opinião.
    Esta opinião deve ser sustentada na informação que cada um tem sobre uma determinada material ou personalidade.
    Muitos criticam ao Pinto da Costa por ter governado durante 15 anos e destruiu o S. Tomé e Príncipe. Respeito as opiniões destes críticos, mais discordo totalmente.
    Vejamos:
    Tornamos independentes em 1975 e naquele tempo S. Tomé não tinha quadros
    Quantos Santomenses de Caué a Região autónoma do Príncipe e de toda classe social foram formados? Varias centena.
    Se o Pinto da Costa fosse como alguns dos dirigentes da dita Segunda Republica, incluindo alguns do MLSTP/PSD, com poderes que tive, as nossas 2 Ilhas já estariam vendidas para estrangeiro.
    Na primeira republica não havia tanto caso de corrupção como na segunda Republica.

    Primeira Republica
    – Pouca corrupção
    – Os casos de Corrupção eram Julgados
    – Muita Disciplina
    – Alguma produção
    – Formação para Todos

    Segunda Republica
    – Muita corrupção
    – Os políticos não são julgados e refugiam na imunidade Muita indisciplina
    – Pouca produção
    – Bolsa de estudos para filhos de Fulanos e alguns escolhidos

    Junto a minha voz a aqueles que ainda acredita no Pinto da Costa.
    Acredito que ele ainda pode ajudar no desenvolvimento de S. Tomé e Príncipe.

    FORÇA PINTO DA COSTA, O POVO ESTÁ CONTIGO

  18. antonio franciso

    18 de Agosto de 2010 at 16:41

    senhor pinto da costa sera que o sr tem contrato com povo de s.tome e principe???
    vai pensar noutra vida. siga os exemplos de chissano, trovoada, mbeki e outros.
    arranje um emprego e trabalhe. o senhor ta desde 1991 sem trabalhar. preguiçoso.
    faça alguma coisa porque o povo de stp jamais votara no sr para PR
    fui!

  19. americo borges

    18 de Agosto de 2010 at 16:58

    sou militante do ADI e não aceitamos as liºçoes do senhor pinto da costa.
    temos o voto do povo para governar e nao eh o pinto que vai dizer ao dr.patrice trovoada o que ele deve fazer.
    é melhor ires pra riboque correr com aqueles bandidos do mlstp, antes que seja tarde. e nao venha nos dizer agora que o senhor eh “independente”.
    independente de quê??? da roubalheira dos 15 anos de ditatura? ou do seu amado mlstp/psd e dos seus amigos rafael branco e calros tiny.
    vocês se merecem. teem uns pelos outros um odio de estimacao. so vos compra quem nao vos conhece. ainda bem que o povo de stp abriu os olhos…

    • deolindo semedo

      18 de Agosto de 2010 at 17:08

      agora que eu comprendo porque que pinto da costa tava a mandar a spessoas votarem no adi. ele quer candidatar em 2011 com apoio de patrice trovoada.
      so se patrice for louco porque os eleitores da mudança jamais votaram neste ditador

    • J.B Superfino

      18 de Agosto de 2010 at 22:45

      Quando esse quadro foi criado achei-o de uma mais valia e a oprtunidade de podermos dar oponioes,lermos,entendermos e aprendermos alguma coisa.Devo dizer que ninguem mas ninguem eh obrigado a aceitar a oponiao dos outros da mesma forma que ninguem esta autorizado de impedir seja quem for que exponha o seu ponto de vista/oponiao. Infelizmente tenho notado que esse espaco se tornou um espaco de defesa politica,exposicao e declaracao de odios e vingancas e sobretudo um tanto quanto incompreensao/ignorancias do verdadeiro conteudo das materias publicadas.
      Apesar dos meus parcos conhecimentos academicos e politicos mas numa compreensao nitida de alguns aspectos e temas,pois sincermente nao vi nas declaracoesdo senhor Pinto da Costa alvo que se pudesse ser traduzido como licoes ao ADI ou orientacao ao Patrice Trovoada o que ele deve fazer,como tenho notado em alguns comentarios ai deixados.
      Sera que um Santomense independentemente da sua cor politica ou seu passado ou o que for ja nao tem direito de expressao livre e voluntaria em S.Tome e Principe? E esta Democracia e Mudanca que exigimos e elegemos no pasado dia 1 de Agosto 2010?
      Nao conseguimos redimir do pasado,nao sabemos perdoar,nutrimos odios e vingancas,repudiamos tudo quanto os outros apresentam muitas vezes sem compreendermos o verdadeiro significado muitas vezes por emocoes do que pela razao,etc,etc,
      Meus irmaos Saotomenses vamos-nos unir em prol de um unico objectivo que eh a causa do desnvolvimento de S,Tome e Principe e deixemos das querelas do passado e deixemos de pessimismo nas previsoes do futuro. Os problemas de S.Tome e Principe queiramo ou nao somos todos culpados devido aos nossos compadrios,egoismo,deixar andar,leve leve e somos todos primos. Conhecemos ladroes e nada fizemos nem exigimos,prometem-nos coisas e nao cumprem, e nao exigimos,nao existe ou nunca existiu transparencia na governacao e da coisa publica, murmuramos e criticamos mas nunca exigimos de forma organizada porque somos todos primos e algum primo beneficiou ou tem beneficiado, somos pisados maltratados,ignorados mas nunca exigimos. Os que dizem querer nos ajudar,organizamos e criamos sindicatos disto e daquilo mas os responsaveis tenhem outros objectivos como se notou rescentemente Sindicato se transformar em Partido politico, nao exigimos ante pelo contrario apoiamos, Promentem-nos tudo e inclusive dizem caso nao cumprirem em 2 anos abandonam o poder, nos nao exigimos antes pelo contrario apoiamos e elegemos para continuidade. Antes refugiavamos no sistema do Partido unico que nao nos permitia falar,porem estamos no Multipartidarismos e continuamos a nao nos falar/exigir e sobretudo nestes 20 anos em que as coisas forem feitas descaradamente a nossa vista,corupcao,roubo,desorganizacao,desrespeito ,delapidacao da coisa coisa publica,enfim enfim e continuamos nao exigindo porque somos todos primos.O Pais pertence a nos todos mas alguns chicos espertos sao detentores de grandes parcelas de terras como se trata-se de heranca dos seus familiares,muitos nada tem,todos sabemos e vemos e nada fazemos nem exigimos.Portanto a culpa dos males eh de nos todos,todos sem excepcao e inutil sera acusarmos este ou aquele pelos erros,culpa este ou aquele pela situacao porque todos nos somos culpados por sao vinte(20) anos da chamada democracria e nunca exigimos os nossos direitos,Fui

    • Bilá Cabá Fono Pele

      19 de Agosto de 2010 at 11:34

      Amrico Borge

      Tens muito que aprender com Pinto da Costa.

      Hoje há mais roubalheira que os 15 anos de Partido Unico.

  20. CT

    18 de Agosto de 2010 at 17:46

    Pinto é a Raposa velha! Sabe fazer, e de que maneira, o jogo politico, és um bom homem, EStas aproveitar a onda de mudança de ADI para conquistar o eleitorado.
    Assim é que se faz politiquisse….

  21. Andrade Catanhede

    18 de Agosto de 2010 at 18:23

    Meus caros apoiantes do Pinto para a Presidência
    Com todo o respeito, cada um é livre de escolher e tentar convencer aos demais, a justeza da escolha do seu candidato a presidência. Assim manda as regras da democracia.
    Mas, uma coisa eu vos garanto. O Povo de S.Tomé e Príncipe nunca reelegerá o Pinto da Costa para a presidência, pelas seguintes razões:
    1. O Sr. Pinto é um homem extremamente preguiçoso.
    2. Tem demonstrado não saber fazer mais nada a não ser sentar-se no cadeirão do palácio cor de rosa?
    3. Com setenta e tal anos, o homem já está “GAGÀ” e mal consegue ler com uma certa fluidez uma página da nota que ele próprio escreveu. Já imaginaram o que será ele daqui a 10 anos?
    4. Foi ditador e, como tal, teria dificuldades em passar a ser democrata
    5. A comunidade internacional não lhe dá valor nenhum, tanto é que nunca é chamado para fazer absolutamente nada a nível internacional (factor incompetência)
    6. S.Tomé e Príncipe tem o direito de ter um presidente mais jovem, com ideias renovadores e competente, em vez de um velho “GAGÁ” e preguiçoso.
    Todos somos unânimes em dizer que está sendo difícil encontrar-se uma figura presidenciável para conduzir os destinos de STP nos próximos 10 anos.
    Também é verdade que as possíveis figuras para o cargo de presidente ora existentes no país, têm a imagem desgastada. Ainda assim, há uma ou outra figura melhor que o Pinto, mesmo nas fileiras do MLSTP. Outra alternativa seria a de procurar a nível da diáspora 2 ou 3 figuras competentes e que estejam interessadas em candidatar-se. Este homem é que não minha gente.
    Patrice abra os olhos. Nada de casamento com este malvado e bruxo. Não se esqueça do que ele fez ao teu Pai: prendeu-lhe injustamente, depois deste se ter refugiado na Casa das Nações Unidas. Mesmo assim, ele mandou o seu capanga Daniel Daio violar aquela residência, prender e espancar o teu pai, mesmo antes de o atirarem para o geep como se tratasse de um vulgar delinquente. Perdoa-lhes mas nunca se esqueça. Se ele mandou que votassem no ADI, para vingar-se do Rafael e outros seus opositores dentro do partido, como dizem por aí, este é seu problema. Não o apoie nas presidenciais de 2011.

    Viva o ADI, viva STP

    • Bilá Cabá Fono Pele

      19 de Agosto de 2010 at 11:07

      Sr Andrade catanhede

      Esta é a sua opinião.
      Os apoiantes do POinto da Costa Respeita a sua opinião.

      O que aconteceu com o Miguel Trovoada (pai do Patrice) se fosse outro como presidente, possivelmente o Miguel Trovoada estaria Morto. Pinto da Costa não tem a culpas.
      Sabes o que é enganar o povo dizendo que recenciamento é contrato?
      Se quizer saber realmente quem é o Pinto da Costa, peça uma audiencia e fale com ele. Faça pergunta que quizer sem medo. Possivelmente a sua ideia mudará.

      Veja em si propio. Quantas pessoarias não teria levantado falso contra ti dizendo que es asado ou cozido.
      A Unica pessoa que sabe de cada um de nós O DEUS TODO PODEROSO e SEU FILHO JESUS CRISTO

  22. maria chora muito

    18 de Agosto de 2010 at 18:56

    Sinceramente que nos as Marias não entendemos o alcance da intervenção extemporanea e deslocada do Pinto da Costa. O velho perdeu uma oportunidade para ficar calado.Ele já não consegue falar NADA, mas NADA, sem ler o papel. Esta com a cabeça VAZIA. Em tempos esses papeis eram escritos pelo meu querido Manuel VAZ.

  23. KeKwa

    18 de Agosto de 2010 at 19:41

    só visto…

  24. Budobaxana

    18 de Agosto de 2010 at 20:12

    Esteve no poder durante 15 longos anos e ocasionalmente acumulou pastas de Governador do Banco Central,Defesa,Economia e finanças negocios estrangeiros e viajou pra o mundo inteiro com grandes delegações esbanjando o pouco dinheiro que o pais arrecadava.

    1: Falta-lhe visao do mundo moderno
    2: Falta-lhe o caracter e profissionalismo
    3: Falta-lhe conhecimentos basicos de gestao de recursos financiamento e planeamento.
    4: Falta-lhe conhecimentos de como gerir recursos humanos

    Estas não são palavras minhas ,que pergunte o Povo de STP.

    O Dr. Pinto da Costa não conseguiu dar provas que consegue gerir o nosso pequeno pais.

    No mundo empresarial , sobretudo no Ocidente, se tu como CEO(Executive Officer) não conseguires fazer crescer a empresa és dispedido e ficas mal visto.Os resultados vao no teu curriculum.

    Este é o caso deste senhor.

    Que fique no Pantufo até aquele dia.

    O caracter e honestidade não se faz com discurssos. Demonstra-se com Trabalho.

    STP ..Hoje e Sempre.

  25. HOMEM VIVO

    18 de Agosto de 2010 at 20:13

    Nestes curtos minutos que andei ali a ler apreciei alguns comentaristas sobre este tema nada vi de construtivo,so gostaria alertar alguns que neste momento o país precisa de todos os que veem a mundança como um ponto de viragem para S.tome e Principe e é tempo de refleção e política e não de politiqueiros São tome e principe precisa de paz,voces teêm que contruir bons conselhos e não contruir aflição,isto e vergonhoso ver e ler comentarios sem segnificados nos jornais que é lido por bilhoes de leitores em mundo inteiro seja prudentes contruir boas ideias e bons conselhos para que povo de São Tomé e Principe possa voltar a sorrir.O POVO PRECISA DE PAZ E TRANQUILIDADE DEIXAM DE INTRUIGAS…COM INVENÇÕES NUNCA IREMOS CHEGAR A UM BOM PORTO.PAZ.PAZ.PAZ,SOSSEGO E TRANQILIDADE,FORÇA O ADI E VIVA O SR.1ºMINISTRO PATRICE TROUVADA…

  26. Antonio Amado Vaz

    18 de Agosto de 2010 at 20:15

    EU, E O POVO SAO-TOMENSE ESTAMOS SERIOS!!!!

    AQUELES QUE ROUBARAM O POVO E CONTINUAM A ROUBAR E DESTRUIR O PAI’S E’ MELHOR DEVOLVER TUDO PARA O POVO E A NOSSA TERRA O MAIS URGENTE POSSIVEL!

    AMIGOS, FAMILIA, VIZINHOS, COLEGAS, OU ESTRANHOS/AS; TODOS CULPADOS E INVOLVIDOS NOS ROUBOS EM STP—DA CONSCIENCIA E DEVOLVA TUDO O MAIS BREVE POSSIVEL!

    QUEREMOS PAZ, ALEGRIA, PROGRESSO ECONOMICO, E TRANQUILIDADE!

    JA CHEGA DE ROUBO!
    OU VAI OU RAXA!

    Antonio Amado Vaz, nova geracao de malta jovem com inspiracao positiva e respeito ao nosso querido povo e a nossa querida terra; Republica Democratica de Sao Tome e Principe

    Nao estamos a brincar!!!!!!!!!!

  27. HOMEM VIVO

    18 de Agosto de 2010 at 20:27

    Se o Senhor Doutor Manuel Pinto da Costa reaparecer é bom sinal meus comentaristas e os leitores,ele é filho da terra e tanto lutou para que país seja independente e deixou o país com as Empresas Agricolas a funcionarem activamente a produzirem cacau,coconote,côcu,café o mal é daquele que deixa o povo em BANHO SUJO,ele como sempre foi e sempre sera bem visto caso vier ajudar o país porque o cabeça so não foi feito pra criar cabelo mas sim de pensar coisas boas para que podemos ver exportar de novo CACAU e que o povo volte tambem a ver os barcos cargueiros no nosso cais.viva o Senhor Pinto da Costa…

  28. cesarjesus

    18 de Agosto de 2010 at 21:08

    Muito bem Sr Dr Pinto da costa, uma boa intervencao com uma reviravolta na ideologia politica, insentivando para uma reconcialiacao, propondo o termino de quizilas politicas que tem proporcionado atrazo no desenvolvimento de STP…nao se esqueca k o Sr foi Presidente durante 15 anos!!!
    Uma pergunta, se o MLSTP/PSD ganharia eleicoes o Sr teria proporcionado o mesmo discurso? Ou Sr esta a procura de atencao dos que votaram no ADI!!!
    Nao acredito que o Povo vai querer de volta os velhas guardas que deixaram o nosso Pais em estado que se encontra actualmente…queremos mudanca e caras novas nas principais cargos politicos em STP!
    Precisamos de Politicos com dinamica e com nova visao de actualidades, para desenvolvimento do nosso Pais!
    Todos concelhos sao bem vindos, mas ficam bem distante da vida Politica!!!

    Viva ADI

    Forca Povo STP.

  29. Tico Neto

    18 de Agosto de 2010 at 21:29

    CERTOS COMENTARIOS DEIXARAM ME ESTUPEFACTO…pois, é característico dos santomenses… O coqueiterismo,a intriga,a putrefisse e o hábito de sempre apontar dedos aos outros…achamo nos todos “valentões e inteligêntes”…todavia não nos damos ao luxo em “baixar-a-bola” e mudarmos de mentalidade. SANTOMENSES sejamos humildes e sigamos o exemplo de CABO-VERDE, que pórra é essa!!! É curioso como a mente rica pode transformar um país pobre!? E nós!?não passamos de uma miséria mental…oh povo, governates e a sociedade sãotomense em geral, é tempo da originalidade, sacrificio e trabalho sério…deixemos a demagogia…!ainda vamos á tempo em virar esta deficiênte página política, económica e social(yes we can) antes que seja tarde…

  30. Zé Maria Cardoso

    18 de Agosto de 2010 at 22:34

    Julgar um homem extemporaniamente, é cobardia. Quero com isto dizer que não é correcto, antecipar ou atrasar o julgamento de Pinto da Costa num cenário político contrário ao que ele presidiu o país.
    Será que, os que se escondem nos anonimatos não conhecem a Constituição da República ou não sabem o que é isso de Democracia?
    Comungo com aqueles que acham longa, muito longa a ibernação de Pinto da Costa. É verdade que num sistema ditatorial os exemplos não são de gabar.
    Mas, não é menos verdade que conduziu de forma exemplar e reconhecida internacionalmente o virar de páginas da nossa história, mas não soube tirar o melhor proveito, quando mais os seus substitutos na cadeira presidencial deram ao país o que deram. O banho, a corrupção e um retrocesso jamais imaginado em 1991. Quem tiver dúvidas p.f. consulte as estatísticas.
    Dr. Manuel Pinto da Costa, porque não oferecer antes ao país, uma obra literária onde possa defender de algumas acusações baratas e, não só? Será, o livro, um património que muita falta deve fazer a certas participações nestas páginas públicas que carecem de algum civismo.
    Achei correcta a intervenção de Pinto da Costa no actual cenário de maioria frágil do ADI. Aliás, o eleitorado ditou consenso nacional para desbravarmos o caminho, se é que no fervor da victória ou de contas a ajustar todos têm o saber de fazer essa leitura.
    Se é que a dele foi uma declaração presidenciável para 2011, estou ansioso em ouvir muito mais declarações deste alcance.
    Bem haja S.Tomé e Príncipe!

  31. uniao,liberdade, harmonia e paz

    18 de Agosto de 2010 at 22:41

    GOSTARIA de vos dizer que paracem com essas disputas de fala barato, e que tomassem o juizo e unir-se entre vós para uma boa governaçao. kuanto de vós que alguma vez erraram na vida? calem se e deixam de pensar que sao melhores do que outros, pork nao passam de serem a mesma cambardas de fala barato.o SR.PINTO, pode ser tudo k ele é e foi,mas ajudou nos na libertaçao e lutou pela nossa independencia! estao a gagueja,diz me la ,kual de vós que teria a corragem de fazer o k ele um dia fez? se vós achards melhor do que ele,que entre e acabe com essa mizéria que nos rodeia e essa tristeza de pais que foi um dos paises africanos a tomarem liberdade mas que sao um dos mais mal governados. deveriam mais é, associarem-se uns com outros para porem um basta nisso e seguirem uma boa governaçao para um bom futuro nos proximos 10 anos. é unindo que se consegue, nao é estar por ai a lixar os outros a pensarem que sao melhors do que outrs, para mim nao passam de serem os mesmos golpistas de uma figa!gostaria que parassem com isso e lutassem p´ra o nosso país para que possamos alcansar um futuro melhor e deixar as futuras geraçoes enxergaram a beleza da terra que DEUS nos concedeu…TENHAM UM BOM DIA!.

  32. Antonio Amado Vaz

    19 de Agosto de 2010 at 1:46

    Em Sao Tome e Principe nenhum corrupto me aguenta! Os corruptos nao aguentaram com o povo Sao-tomense que ja esta seriamente acordado! Os corruptos irao ver braza! Irei desmascara-los! Irei expo-los ONE AFTER THE OTHER, e junto ao povo Sao-tomense patriotas iremos tirar dos corruptos tudo aquilo que eles roubaram em STP e devolver aos cofres do Estado Santomense para uma melhor gestao para bem de todos!
    Precisamos do Sr. Manuel Pinto da Costa?
    Nesta epoca de mudanca para tudo diferente, e tudo novo, nao sei….
    Mas, sei que precisamos de Pinto da Costa para dar BUUURRRACCCHAAAS nos preguicosos e vagabundos! DA XICOTE!
    Manuel Pinto da Costa DA ACOITES E INDEREITA O JUIZ, AUGERIO AMADO VAZ! Esse merece uma suuurrrraaaaaa bem dada e fecha-lo uns tres dias para EMANCIPAR o GeGe!

    SE GEGE TEM UM BOM JULGAMENTO, USA RAZAO LEGAL E ANALISE DE FACTOS JURIDICOS COM PRUDENCIA, ENTAO GEGE ESTA BOM. O QUE LHE FALTA E’ UMA SURRA. Pinto da Costa e pai de Gege, Sr. Amado Vaz—, por favor, da rapaz (Gege) uma suurrraaa bem dada para corrigi-lo de uma vez por todas!

    Nos precisamos de pessoas “FIT TO DO THE JOB!”
    ABAIXO `A CORRUPCAO! ABAIXO `A MEDIOCRIDADE! ABAIXO AOS NEANDERTHALS!

    VIVA POVO DA REPUBLICA DEMOCRATICA DE SAO TOME E PRINCIPE!
    VIVA SAO TOME E PRINCIPE!
    VIVA DEMOCRACIA!
    VIVA! VIVA! VIVA!

    Antonio Amado Vaz
    Novo sangue
    Geracao Diferente
    Cadastro Limpo
    Sem associacao viciosa ou influencia dos corruptos!!!!!!!!

  33. Chinha

    19 de Agosto de 2010 at 1:48

    SUNGUE, ESCA FE CAMA DE, PLA OLA E CA BI CANDIDATA.

    MAS QUE TAMANHA DESCARACAO. SO NOS SAI( DUQUE E SENAS TRISTE ).DECUE PEDON, HUMMMMM………

  34. Mario Pinto

    19 de Agosto de 2010 at 10:56

    Ja não ha mais espaço para rancores, tomemos como referencia Nelson Mandela na Africa do Sul e pensemos no bem estar da nossa gente e não o o odio e o rancor.Acho que o actual primeiro ministro faz parte da nova escola.
    Ame o teu proximo como a ti mesmo

  35. maria chora muito

    19 de Agosto de 2010 at 12:25

    Ola Mario Pinto, gostei da tua referencia ao Mandela e sua elevação moral e etica. Mas, uma coisa é certa, são Tomé e Príncipe não tem a mesma estrutura social e mental que a Africa do Sul. Os santomenses são muito rancorosos.Basta ler, o que escreve o tal Andrade Catanhede. O Pinto da Costa pensa que ele pode apagar as ARMAGURAS dos Trovoadas, dando apoio ao filho, ele esta muito enganado. O Daio, em 1990 contribui para pôr o Miguel Trovoada no Poder e voces conhecem o resultado. Ficam a saber desta e põem isso bem na vossa mente.
    Se voce disse MERDA a um santomense ou se alguma vez andou a pular o seu cercado,ou por alguma vÊz teve alguma contenda com o mesmo, podes ter a ter certeza de que essa pessoa bate -te com as mãos nas costas, mas no dia que tiver a oportunidade, ele vingará de si. Portanto, o senhor Pinto Costa já tem idade suficiente para ter juízo. O Trovoada pai fará de tudo para que senhor não volte a ser Presidente da Republica. De resto o senhor sabe, ele foi buscar esse bronco de Fradique , homem que tem fama de rico e comprador de cacau para opor as suas ambições. TENHA JUIZO COTA.

    • Pleto

      20 de Agosto de 2010 at 9:51

      Nao podemos viver e encarar STP como um campo de batalha Trovoada*Pinto da Costa. Temos que avançar para frente e desenvolver o nosso país, acho que nós santomenses perdemos muito tempo com coisas menos importantes.

      STP é muito mais que Pinto e Trovoada juntos por isso, vamos concentrar naquilo que mais nos preocupa. Enquanto perdemos tempo com disse n disse, trovoa * pinto, as oportunidades de progresso e desenvolvimentos passam ao lado e ficamos cada vez para traz.

      Temos que libertar essas ideias das nossas mentes e encarar o futuro com optimismo, vamos deixar de ser fanaticos por partidos e por nomes A,B ou C.

      Os partidos entram e saiem do poder, os nomes A,B ou C governam e deixam de governar mas o nosso STP continua o mesmo.

      Santomense tem que ter idenditade própria, deixar de falar atoa e ser credível. Agora uns querem a volta de Pinto ao poder, quer dizer daqui a 10 anos vao pedir a volta de Fradique ao poder!

      Chega, temos que ser coerentes e analisar as coisas e principalmente o estado do nosso País. Primeiro STP+santomenses, segundo STP+santomenes, terceiro STP+santomenes, quarto STP+santomenses e depois STP SEMPRE.

      A nossa luta tem que ser por um STP forte e credível. Deixemos de fanatismos bobo e idiota por partidos e por nomes A,B,C.

  36. Lódóma

    19 de Agosto de 2010 at 13:02

    Muitos que deram sua opinião e que são livres a darem gostaria de perguntar todos aqueles que deram mal do Sr. Manuel Pinto da Costa que procurasse de ler a historia de CLSTP Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe e carácter de cada um e funções que cada um tinha na altura de negociação para a nossa Independência e ver as contribuições que tiveram e acção de cada um, com esse conhecimento terão outro ponto de vista deste tão querido Sr. fundador da nação São-Tomense, ai de nós São-tomense se fosse um daqueles qualquer que lhe substitui-se fosse o primeiro, tenho 57 anos de idade acompanhei a historia e vi muitas coisas mas e boas portanto aqueles que muito mal tem falado são do grupos dos que não querem um pais com ordens e disciplina caso contrario deveriam falar de coisas boas conforme os que lhe apoiam fazem referência.
    Quer ou não o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa é fundador da Pátria São-Tomense.
    Apoio incondicionalmente a sua candidatura.
    Povo São-Tomense da oportunidade a fundador da nação e da democracia em governar em democracia, é ele quem criou democracia, e ele também tem direito e oportunidade, dai terão melhor visão em julga-lo.
    Ê dùmu nàiê

    • Pleto

      20 de Agosto de 2010 at 9:30

      Fundador da naçao!? A nossa independencia foi apenas uma concequencia dos acontecimentos apos 25 abril. Os verdadeiros herois da independencia das ex colonias, sao o capitaes de abril, os guineenses,angolanos,moçambicanos que compateram na realidade.
      Pinto e a sua gente n dispararam 1 bala, recebem o poder de mao beijada. Essa historia de MLSTP e etc… n me dizem nada.
      Pinto da Costa de novo no poder!! JAMAIS JAMAIS chega.

    • Antonio Amado Vaz

      21 de Agosto de 2010 at 21:17

      Pleto—diminua um pouco de RAIVA—:-)
      Jamais Pinto da Costa? Qual e’ a garantia tens? Pinto da Costa da buracha–umas boas burachas sao as vezes necessarias–lol

    • Jose Cristovao

      20 de Agosto de 2010 at 17:36

      Lódóma, fica sabendo que Pinto da Costa foi o “afundador” de S.T.P., não o “fundador” como erradamente disseste. Ele enquanto Presidente nunca teve visão para desenvolvimento do País e quem tivesse visão era acusado de estar a planear um Golpe de Estado contra ele e preso arbitrariamente.
      Ele só teve “visão” para ter inúmeras concubinas dando um mau exemplo enquanto Presidente, nunca se preocupou com verdadeiros problemas do País.

      Pinto da Costa com essa história de Comunismo “cego” prejudicou gravemente os interesses económicos do pais e fez com que a nossa economia caminhasse em decadência chegando ao ponto onde estamos hoje. Um Dólar valia 26 Dobras em 1975, lembro-me perfeitamente disto porque sou apenas 5 anos mais novo do que tu. Naquela altura, toda a ajuda que pudesse vir de países mais desenvolvidos era pura e simplesmente negada por causa do idealismo comunista “cego” de Pinto da Costa e seus seguidores.

      Um pais tão pequeno como o nosso deve estar aberto a aceitar apoios de países mais desenvolvimentos embora possam ter ideologias diferentes. Devemos sempre tentar tirar proveito do que há de bom e rejeitar o que não interessa, a isso chama-se visão. Não se deve rejeitar tudo por mero capricho ideológico. Agindo desta forma estamos a ser egoístas porque sabemos que enquanto chefes nada nos falta e os outros que se lixem, egoísmo.

      Os dirigentes de Cabo Verde é que sempre tiveram uma visão acertada das coisas por isso embora a natureza não lhes seja favorável (terreno pouco fértil, pluviosidade reduzida) souberam tirar proveito da cooperação internacional, por isso Cabo Verde é hoje um dos países com desenvolvimento socio-económico muito acima de outros.

      Estou a ver que deves ser um daqueles seguidores cegos de Manuel Pinto da Costa que beneficiaram de todo o tipo de regalias e subsídios: carros de estado de borla, viagens sem objectivo para o estrangeiro de borla, mantimentos de primeira necessidade que eram levados para a tua casa na altura da crise de borla e viveste sempre na maior enquanto o povo sofria por falta de tudo.

      Pois é, agora consigo perceber o teu amor por este senhor. Não te esqueças que agora o povo tem os olhos bem abertos e não ira aceitar que Pinto da Costa continue a arruinar o pais como fez durante os 15 anos que foi presidente. Agora tudo é diferente, é preciso trabalhar e mostrar competência.

      Pinto da Costa é passado, 15 anos de pesadelo, acorda!

  37. adilson

    19 de Agosto de 2010 at 13:02

    O nosso candidato é bonitoooo, rsrsrsrrs

    • jaka doxi

      20 de Agosto de 2010 at 17:48

      É BONITO E TEM PALHA DE AÇO E DE CANVÍ NA CABEÇA.EH EH EH EH EH EH EH.
      FUI

  38. Aerton

    19 de Agosto de 2010 at 13:45

    No actual cenário político, penso que o senhor Drº Manuel Pinto da Costa é a pessoa ideal para Presidência da República do nosso país.
    A situação em que vivemos, obriga-nos a olhar em frente, com um e único objectivo, o desenvolvimento das ilhas e ilhéus que fazem parte do nosso território.
    Se analisarmos bem e com cabeça fria, os últimos acontecimentos em STP, pode-se concluir que o Drº Manuel Pinto da Costa, até não foi tão mau como alguns tentam passar para opinião pública, tendo em atenção o regime político que vigorava.
    Caso este grande senhor decidir candidatar a Presidência da República, julgo que deveria merecer da nossa parte, todo o apoio.
    Vamos fazer do 2011, um ano de basta de brincadeira no Palácio cor de rosa.
    Viva STP
    Viva Desenvolvimento
    Viva Drº Manuel Pinto da Costa

  39. povo-civilização-trabalho = progresso

    19 de Agosto de 2010 at 13:50

    viva Pinto da costa, homem de ordem, respeito e trabalho. os santomenses não gostam dele porque ele põe ordem, respeito e trabalho e é oque os santomenses não gostam, todos querem vida facil, já ninguem quer lenvantar as 7:00 pra trabalhar todos querem o poder e boa vida, todos no relaxx, por isso é que STP está como está…, Pinto e Patrice fazem uma boa dupla para a ordem, trabalho e progresso de STP.

    • Bilá Cabá Fono Pele

      19 de Agosto de 2010 at 14:52

      Concordo com a tua opinião

      Se Deus ajudar o Pinto da Costa Ganhar as Eleições de 2011, O povo Santomense começará a ver a luz do desenvolvimento no fundo de tunel.

  40. madalena

    19 de Agosto de 2010 at 14:40

    Discurso de Pinto
    Feio de se ouvir.
    O Rafael ja disse que outras coisa a fazer, que a sua vida não passa apenas pela politica. E O Pinto?
    O Patricio que se cuide, o Pinto inventou golped e estado falso para prender o teu pai. coronhadas de macarov. O Pinto precisa de uma boa reforma, actualizem as verbas do Dr Pinto.
    Obrigado Pinto, vá … passear entre os bares das amantes que a vida sorri

  41. HOMEM VIVO

    19 de Agosto de 2010 at 14:44

    PENSO QUE AGORA PODE.SE FAZER JUSTIÇA RETIRAR TUDO AQUILO QUE PERTENCIA AO POVO MAS É FAZER JUSTIÇA E NÃO A VINGANÇA ESPERO COMO HOMEM VIVO QUE SOU ESTO CONVICTO QUE CADA UM DO NOVO GOVERNO DEVE INVENTARIA PARA PRIMEIRO BALANCIAR,ISTO SEGUINIFICA QUE TODOS AQUELES QUE TEÊM NO SEU PODER OS BENS DO POVO DEVE DEVOLVER VOLUNTARIAMENTE COM UM PRAZO E DEVE RETIRAR IMUNIDADES DAQUELES QUE DESVIARAM OS VALORES E BENS DO POVO PARA ENRIQUECERM ATE TEREM UMA FURTUNA,SEI QUE O SR.PATRICE TROVADA TEM UM GRANDE TRABALHO PARA FAZER E DESAFIAR MAS ESPERO QUE FAÇA EM NOME DA LEI NÃO EM NOME DA VINGANÇA SO ASSIM TEREMOS UM STP DOS ANOS DE DR.MANUEL PINTO DA COSTA AONDE HOUVE RESPEITO PELO TRABALHO,CIDADÃO E PROPRIO PELA LEI E JUSTIÇA…HOMEM VIVO E MUITO VIVO…PAZ NA TERRA

  42. Carlos Ceita

    19 de Agosto de 2010 at 17:01

    Meus amigos e sobretudo os apoiantes do Pinto da Costa que eu respeito muito pensar que o Pinto da Costa como eventual Presidente da Republica vai governar o país no actual contexto de separação de poderes seria muita ingenuidade da nossa parte. Dizer também que ele foi o único fundador da nação saotomense é uma injustiça para com outros nacionalistas cito apenas um deles. E Guadalupe de Ceita? Aliás o CLSTP e depois MLSTP frente patriótica da luta de libertação a nossa bandeira o hino não é propriedade de nenhum partido ou indivíduo. O actual MLSTP/PSD não pode reivindicar sozinho a luta do povo saotomense para a independência. Mas como cidadão saotomense que é (já o disse no post anterior) tem o direito de se candidatar caberá o povo fazer o seu julgamento.

  43. Antonio Amado Vaz

    19 de Agosto de 2010 at 20:04

    Credo!
    Aleluia, Povo Meu
    Reza! Oração! A Oração do Senhor, também conhecida como o Pai Nosso, é talvez a oração mais conhecida do cristianismo.

    All Religions are good! Some people who practice religion are no good SOBs!

    You do no have to be afiliated to any Religious Institutions to be nice and to be good to God. Do GOOD and Santome’ Poderoso will bless us!

    Amém

  44. Antonio Amado Vaz

    19 de Agosto de 2010 at 20:05

    PAI NOSSO
    Pai Nosso, que estais no Céu
    Santificado seja o Vosso Nome
    Venha a nós o Vosso Reino
    Seja feita a Vossa Vontade,
    Assim na Terra como no Céu
    O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje
    Perdoai-nos as nossas ofensas
    Assim como nós perdoamos a
    Quem nos tem ofendido
    E não nos deixeis cair em tentação
    Mas livrai-nos do Mal.
    Amém

    • Pedro Sousa

      19 de Agosto de 2010 at 22:24

      Que mal? seja mais claro.

    • Alberto

      20 de Agosto de 2010 at 8:37

      Então António Amado Vaz tens medo de ler as mensagens que te deixaram relativamente ao teu comentário no tópico
      “Acabei de submeter ao Presidente a Estrutura e a Lista dos nomes que poderão vir a compor o próximo governo” ? Se não tens coragem para argumentar o que dizem acerca dos teus comentários é melhor deixar de emitir opiniões.

    • Oscar Hebert

      20 de Agosto de 2010 at 9:24

      Conheco o tal Antonio que se tem feito passar por “Antonio Amado Vaz” emitindo mensagens.

      Alberto, Concordo contigo, ele so sabe dizer coisas sem sentido e na hora da verdade foge. Sempre foi assim desde que o conheco, nao é pessoa de se fiar . Nao ligues ao que ele diz e nem perca o teu tempo com ele. Esqueça.

    • Antonio Amado Vaz

      25 de Agosto de 2010 at 2:47

      Deixem-se de mediocridades, Oscar e Alberto! Justicam-se!
      Eu, Antonio Amado Vaz, falo verdade, e estou de lado do povo Sao-tomense! SEMPRE. Ja fiz algo que pode ser compravado. E voces?
      Nem se quer sei quem sao! Leiam! Aprendam! Iluminam-se!

      Oscar tiveste o tempo de ler e aprender coisas sem sentido, escritas por mim? Sera que o teu tempo nao tem sentido? Continue a ler—Mantenha um espirito mais positivo e mais optimista.
      A luta continua!

      O objectivo e’ fazer melhor para STP—nao facam ataques “Ad Hominem, e Straw Man Argument=Fallacies.”
      Ataques contra a pessoa que tem o mesmo objectivo como o vosso (que e’ lutar para um Sao Tome e Principe melhor), nao dignifa a ninguem! Uniao faz a forca!

      Deixemos de mediocridade. Eu sou uma pessoa de fiar. So que me conhece podera justicar quem eu sou.

      Cada um usa o meio ao seu dispor para enfrentar os corruptos e tentar conduzir STP `a um rumo melhor—
      Quando UNIRMO-NOS, entao, faremos algo melhor para STP!

      Atencao: “Jogador de Riboque da Jogador de Riboque “pau” quando, de facto, te^m um adversario comum no campo?” Uso Riboque, apenas, como um exemplo, pode ser uma outra equipa qualquer. O importante e’ que entendes a minha ideia.
      Ironia, ignorancia, inveja, e falta de instrucao nao nos levara a lado nenhum!

      Unidade, disciplina, trabalho, e justi,ca para todos!

      Antonio Amado Vaz e’ uma pessoa de se fiar 100%!

      I’m not going away! Wait and see!

    • Antonio Amado Vaz

      25 de Agosto de 2010 at 2:51

      Justificam-se!

  45. Antonio Amado Vaz

    19 de Agosto de 2010 at 20:05

    “Na verdade, não trago um tema religioso, mas um relacionado à gramática. Na oração “Pai nosso”, o último parágrafo termina assim e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém. Minha dúvida é quanto ao emprego desta palavra “mas”. Por acaso se trata de uma conjunção adversativa, podendo ser substituída por “porém”?”

  46. sheila

    19 de Agosto de 2010 at 21:28

    Meus caros compatriotas o ´País nao pode ser desenvolvido com gentes rancorosas. O Passaso é passado o que importa é que algem tenha a conscencia e faça algo de bom para este nosso belo Sao Tome e Principe.

  47. Mario Pinto

    20 de Agosto de 2010 at 8:41

    Fradique responde Pinto da Costa

    http://www.youtube.com/watch?v=9XoqJV89eew

  48. Fernando Augusto(Cocas)

    20 de Agosto de 2010 at 10:16

    Pinto da Costa.

    Tens que reformar,queres engrachar o povo e o actual governo.Deves viver a reforma.

  49. Deus é Grande e Seja Louvado

    21 de Agosto de 2010 at 16:05

    Senhor ex-Presidente Dr. Manuel Pinto da Costa:
    Gostei da sua Intervenção, e do seu manifesto de apoio ao governo do Patrice Trovoado. Sou dos que acreditam que o senhor é dos mais bem preparado em todos os termos para presidir o nosso s.tomé e Principe, e sem duvida nenhuma daria um grande Presidente,usando dos seus valiosos predicados que são sobejamente conhecidos nacional e internacionalmente,aglutinando o povo são tomense para o deradeiro bem estár.
    Estarei consigo caso haja necessidade para tal.
    Viva S.tomé e Principe

  50. Antonio Amado Vaz

    21 de Agosto de 2010 at 21:26

    Aprendam com a Laura, a Sr. de Costa Rica!

    Nos precisamos de uma mulher extremamente competente e honesta e que ama os filhos e filhas da terra na Presidencia da Republica Democratica de Sao Tome e Principe!

    Ja basta de “PATAXOS”!

    “A economia da Costa Rica é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos eletrônicos. A economia emergiu de uma recessão em 1997 e desde então mostra um crescimento forte.”

    http://latimesblogs.latimes.com/laplaza/2010/02/laura-chinchilla-woman-elected-president-of-costa-rica.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_Rica

    http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/2019.htm

  51. filho de terra

    23 de Agosto de 2010 at 19:42

    olá meus carro tive oportunidade de ver e de ler todos comentário pode perceber que todos nós estamos precupado com situação dos filho da terra ,, queria relembra sr DOUTOR Manuel pinto da gosta que quando SR marcar alguma reunião com o primeiro minstro para fazer questão de lembra que os estudante s.tomense estudar fora do país ou seja em Portugal que eles ñ morreram ainda estão vivo tbm desponivel contrubuir para desenvolvimento de s.tomé e ,para ñ fazer como um tal rico misterioso que madou 75 alunos para deverça escolas profissional que ainda ñ deu carra e prometeu 100eur por mês que nunca recebemos mas anda dizer nossos familhares que nós recebemos que vergonha dos politicos de s.tomé tds são mas do meu país já esta no outro nivel ,,,boa leitura tds

  52. Antonio Amado Vaz

    23 de Agosto de 2010 at 20:07

    Parece que ainda nao leste a nossa Historia; Historia sobre Escravatura! Nao digo ignorancia, mas digo que e’ triste saber-se que alguns Africanos nao conhecerem a sua Historia! Nao digo tb que esse e’ teu caso. Pesquisar, ler, e compreender.

    Pleto, ninguem, sozinho/a, conseguira lutar e vencer grupos e subgrupos de individuos malfeitores “greedy and evil.”

    Nos devemos por a Historia de Sao Tome e Principe numa perpectiva concreta, propria, e especifica enquanto comparamos as causas e os efeitos da Independencia e factores inerentes ate a data presente. So com varios volumes de livros poder-se-a descrever a Historia de Africa, pela qual, Sao Tome e Principe tambem faz parte.

    “Muitos homens e muitas mulheres Sao-tomenses morreram em busca da liberdade”

    Os Angolanos, os Caboverdianos, os Guineenses, os Mocambicanos, e outros povos realmente contribuiram para independencia de STP. Mas, e’ importante acentuarmos a facto de que muitos Sao-tomenses fizeram parte nessa luta “struggle” a nivel regional e internacional. A luta pela Independencia foi uma luta feita em conjunto. Homens espertos e mulheres espertas de Angola, Cabo Verde, Guine Bissua, Mocambique e outros ALONE nao conseguiriam nenhum successo sem participacao dos homens espertos Sao-tomenses e mulheres espertas Sao-tomenses. Tambem devemos dar credito a alguns “Pulas” que honestamente suportaram a causa (Independencia para sairmos sob total dominio colonial). Agora, podemos discutir, o Neo-colonialismo e Imperialismo num outro momento. A luta nao tem tregua.

    Para nao escrever muito, eu gostaria de sugerir o seguinte:
    1) Fazer pesquisa menuciosa sobre cinco (5) seculos de escravatura em STP.
    2) Fazer pesquisa sobre quem lutou contra o dominio colonial, quem morreu durante essa luta, e QUEM VENDEU OS SEUS IRMAOS e IRMAS AOS COLONOS.
    3) Pesquisar e investigar que era Rei Amador, Ze Mulato, Ze Kangolo, e outros guerrilhas courajosos Sao-tomenses (que ja nao se encontra, mas sim “a bunch of wimps running their mouths”).
    4) Faca estudo detalhado sobre a participacao about Political Committee of Liberation of Sao Tome and Principe.
    5) Descubra de facto que eram as figuras como Sr. Alda Espirito Santo, One’, Dr. Guadalupe, Torres, e muitos outros.
    6) Descubra sobre o Massacre de 53.
    7) Descubra sobre a CIVICA.
    Etc. etc.

    Existem muitos factores que influenciaram a nossa independencia:
    Civil War, Estados Unidos de America
    The French Revolution, France
    The Industrial Revolution
    The League of Nations—later the United Nations
    Primeira e Segunda Guerra Mundial
    O Pan-Africanismo, Activistas, Revolucionarios, and so on.
    Civil Rights Movement, EUA
    O Brazil conseguiu independencia primeiro do que nos—200-years-ago.
    Movimentos e grupos clandestinos em operacao n’altura estavam muito engajados.

    No contexto internacional, como podes perceber, que os paises dos PALOP tambem receberam contribuicoes e apoios externos de organizacoes e individualidades courajosas. Nao sao idoles—sao figuras historicas que devemos respeitar! Thomas Sankara, Julius Nyerere, Jomo Kenyatta, Nelson Mandela, Filinto, Pinto, Trovoada, Antonio Nilson, entre outros vivos e espertos.

    Nunca iremos esquecer da contribuicao crucial que foi-nos dada pela Ex-Uniao Sovietica, China, Cuba, etc.!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_%C3%81frica
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_S%C3%A3o_Tom%C3%A9_e_Pr%C3%ADncipe

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_escravid%C3%A3o

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Sankara
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Julius_Nyerere
    http://africanhistory.about.com/od/biography/People_Biographies_of_Historical_Figures.htm

    http://www.gforum.tv/board/1277/91473/historia-da-escravatura.html

    UNIAO FAZ A FORCA

    Pleto, keep up the good work!

    United States, despite all of its’ imperfections, U.S, still a good partner for Africa—we need to know how to engage the US into doing trading in other areas that can have mutual benefit and interest. Africa has to expand its market with other countries! We already know the fruits from Europe!

    Finalmente, repito; Pleto, ninguem, sozinho/a, conseguira lutar e vencer grupos e subgrupos de individuos malfeitores “greedy and evil.” Historia sobre Escravatura e’ fascinante…Lei-a!

  53. José Mota

    31 de Março de 2011 at 13:47

    No mandato do Senhor Manuel Pinto da costa tinha olhos de criança,mas

    Devemos ter mais consideração com o senhor Manuel Pinto Da Costa, ele foi um Presidente na época que muitos casos não dependia só dele mas sim havia o chamado conceljo coordenador do MLSTP que tomava as decisões.Tendo em conta o avalanche dos poaíses que na altura optavam pelo socialismo havia normas básicas a seguir para que realmente S.Tomé e Príncipe fosse também considerado um País Socialista.Se por outro lado, um país que decida por si só fugir das normas da política socialista, ele seria apontado como país rebelde e sobre ele cairiam sansões que seriam nefastas para o bom funcionamento do país por isso, o senhor Manuel Pinto Da Costa na altura não tinha outra opção, ou pegar ou ser um país isoladop do mundo.
    Por isso, assim como ele deu início a todo o processo de mudança de socialismo para a democracia, mesmo sobre ameaças de alguns que não concordavam com esta ideia,hoge mais do que nunca deve ser ele o elemento importante para levar avante os seus ideais democráticos depois desta viragem política.

  54. José Mota

    31 de Março de 2011 at 13:58

    Não tinha olhos de criança no mandato do Senhor Manuel Pinto Da Costa por isso acompanhei tudo que ocorreu na época,
    Devemos ter mais consideração com o senhor Manuel Pinto Da Costa, ele foi um Presidente na época que muitos casos não dependia só dele mas sim havia o chamado conceljo coordenador do MLSTP que tomava as decisões.Tendo em conta o avalanche dos poaíses que na altura optavam pelo socialismo havia normas básicas a seguir para que realmente S.Tomé e Príncipe fosse também considerado um País Socialista.Se por outro lado, um país que decida por si só fugir das normas da política socialista, ele seria apontado como país rebelde e sobre ele cairiam sansões que seriam nefastas para o bom funcionamento do país por isso, o senhor Manuel Pinto Da Costa na altura não tinha outra opção, ou pegar ou ser um país isoladop do mundo.
    Por isso, assim como ele deu início a todo o processo de mudança de socialismo para a democracia, mesmo sobre ameaças de alguns que não concordavam com esta ideia,hoge mais do que nunca deve ser ele o elemento importante para levar avante os seus ideais democráticos depois desta viragem política.

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top