Política

“Resolvi entrar nesta corrida, com muita humildade”

Palavras de Aurélio Martins quando apresentou no Conselho Nacional, as razões de força que o motivaram a se apresentar ao partido como candidato às eleições presidenciais de Julho.

Aurélio Martins disse aos conselheiros do MLSTP/PSD, que decidiu apresentar-se como candidato às eleições presidenciais, porque reconhece ter grande responsabilidade como líder do MLSTP/PSD. «Quando assumimos a liderança do Partido, e com base nas reflexões e auscultações que fizemos a vários níveis e até mesmo fora das nossas fronteiras partidárias, concluímos que as pré-candidaturas anunciadas, ainda antes do Congresso de Janeiro, não davam a esta nova Direcção as garantias suficientes de vitória para entrarmos neste desafio. A nossa convicção ficou reforçada, quando a Comissão Ad-Hoc concluiu que, dentre os vários requisitos exigidos a candidatura a ser apoiada pelo MLSTP/PSD, era necessário que a personalidade tivesse empatia junto ao eleitorado, idoneidade política e moral, e não sobretudo que não possuísse o desgaste da governação», declarou no conselho nacional.

O Presidente do MLSTP/PSD e agora candidato do partido às eleições presidenciais, sente que conseguiu granjear simpatia no seio do povo. «Todos sabem que, nos últimos anos, desenvolvi uma intensa actividade política e social, que me granjeou fortes simpatias junto as diversas camadas da nossa sociedade, particularmente a juventude – que constitui a franja mais significativa do eleitorado – e as populações das zonas rurais menos desfavorecidas. Fui eleito, como a “melhor figura” do ano, em três ocasiões, e não tenho o desgaste da governação», sublinhou.

O Presidente do MLSTP/PSD considera que o papel do Presidente da República é essencial no actual figurino constitucional. «Mas o que me motiva, igualmente, é proporcionar ao MLSTP/PSD um novo ciclo de relacionamento com o futuro Chefe de Estado. Nos últimos anos, pelo facto de não termos eleito um Presidente da República, vimos inúmeros Governos nossos serem exonerados, mesmo quando dispúnhamos de maioria na Assembleia Nacional. Já houve uma ocasião, inclusive, que o nome do Secretário-geral do Partido foi pura e simplesmente rejeitado, enquanto candidato ao cargo de Primeiro Ministro, pelo Presidente da República na altura. E por mais caricato que pareça, também já ganhamos as eleições, mas o Presidente da República impôs-nos um Primeiro Ministro que não era militante do MLSTP/PSD», pontuou.

A instabilidade política vivida no país nos últimos anos, é considerada por Aurélio Martins, como uma das causas do empobrecimento da população. «Passamos estes 20 anos em que, mesmo tendo as vitórias nas legislativas e bons programas de governação, não conseguimos concluir uma legislatura num clima de bom relacionamento institucional e estabilidade política. Os projectos e programas não foram aplicados e a nossa população ficou mais empobrecida. É pensando nestes factos, que resolvi entrar nesta corrida, com muita humildade, consciente das responsabilidades, aberto ao diálogo, mas particularmente convicto que poderemos quebrar o jejum nas próximas eleições presidenciais», defendeu. .

Para Aurélio Martins o prestígio e a influência do MLSTP perdidos nos últimos anos, poderão ser resgatados com ele na presidência da república. «Entrei, nesta corrida, para garantir o equilíbrio do poder, e usando a magistratura de influência poderei resgatar ao MLSTP/PSD o seu prestígio e influência na cena política nacional, como Partido fundador da Nação e impulsionador da Democracia. Quero vos devolver, com esta vitória, o orgulho de pertencerem a família social-democrata são-tomense. Entrei para este combate, porque tenho ideias claras e sobretudo porque lidero uma equipa de camaradas que, num misto de capacidades e experiências, poderemos construir UM TEMPO NOVO PARA TODOS», frisou.

Se conquistar a presidência da República, Aurélio Martins, garantiu que vai trabalhar para assegurar o regresso do MLSTP/PSD à governação com maioria absoluta.

Aproveitou a ocasião em que foi eleito pelo partido como único candidato a ser apoiado nas eleições presidenciais para apresentar de forma resumida o que será o seu manifesto eleitoral. «1º- Ser o garante da estabilidade política no País, aonde a promoção do diálogo entre os fazedores da política nacional será o meu principal instrumento. Por imperativos constitucionais, esse diálogo será extensivo aos órgãos de soberania.

2º – Por ser jovem e ter uma mente aberta a novos horizontes e já ter demonstrado que acredito plenamente na viabilidade do País, que São Tomé e Príncipe só se desenvolverá se os projectos idealizados tiverem tempo e sustentabilidade para se tornarem realidade.

3º- É minha convicção que São Tomé e Príncipe não se desenvolve sem investimentos estrangeiros. E para que investidores estrangeiros se sintam confiantes e protegidos nos seus investimentos, é necessário que o sistema judicial transmita confiança. Nesse sentido, diligências junto à Assembleia Nacional e aos Tribunais serão feitas com o intuito de se criar condições de trabalho requeridas para que o sistema judicial possa mudar a imagem que hoje lhe é unanimemente atribuída. Ninguém investe num País aonde a justiça não concede em tempo útil e com isenção as respostas às solicitações dos cidadãos.

4º- A Defesa e Segurança Nacional são sectores vitais para a auto-afirmação, enquanto Nação independente, cuja situação geográfica e característica insular, são determinantes na formulação do estilo de políticas a adoptar. Assim sendo, pretendo promover no seio das nossas organizações regionais afins, como a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e a Comissão do Golfo, as excelentes qualidades naturais do nosso País, propícias para a instalação de estruturas avançadas de defesa da nossa sub-região, para que no seu conjunto se possa garantir a inviolabilidade das nossas águas e territórios marinhos alvos, ultimamente constantes, de pirataria internacional.

5º- Enquanto o mais alto representante do Estado, pretenderei promover o nosso País nos mais variados certames internacionais. A nossa pequenez não pode constituir-se num constrangimento inultrapassável, que nos impeça de promovermos aqui e acóla, valores que nos são tão nobres como a solidariedade e a amizade entre os Povos e Nações. O clima ameno e acolhedor, a beleza da natureza que nos rodeia e o grau de hospitalidade do nosso Povo são atributos que terei para convencer os nossos parceiros, que o nosso País pode abrigar com mais regularidade acções internacionais de promoção da solidariedade internacional.

De igual forma, pretendemos capitalizar o ímpeto e o esforço intelectual, profissional e financeiro existente na diáspora, como contributo dos nossos concidadãos no estrangeiro ao desenvolvimento do nosso País», concluiu.

Segundo Aurélio Martins, a decisão do Conselho nacional do último fim de semana, é o início de um novo ciclo na história das grandes conquistas do MLSTP/PSD e do País.

Abel Veiga

111 Comments

111 Comments

  1. Afinal

    4 de Abril de 2011 at 17:43

    Afinal, agora nas nossas ilhas chegar ao Palácio cor de rosa, já não é preciso o “ser” mas sim o “ter”? Ora, gostaria de partilhar com os outros leitores: Quem é o Aurélio Martins? O que ele é pra ser digno do Palácio cor de rosa? Pelo que sabemos, mais do que ser, nunca “foi”, nem “é”! Somente “teve”, bens de origem duvidosa, problemas na empresa, má gestão, mau conselheiros, geriu mal… Será que basta o “ter”? E por favor meus irmãos reflictam sobre o que teve! Com Humildade! E espero confrontos…!

    • Buter teatro esquecido

      4 de Abril de 2011 at 21:06

      Caro Afinal;
      No meu intender, acho que o Aurélio Martins não é tão mal assim. Não apoiar a candidatura das senhoras que têm a política de colocar as mulheres contra os homens, dar mais apoios, e, favorecimentos as mulheres em relação aos homens, não significa que ele é péssimo. Quem só consegue apoiar as mulheres fica somente presidente das mulheres.
      Contudo, aproveito para alertar que o Presidente do MLSTP/PSD trás boas ideias como candidato a Presidência, para mim boas ideias é sempre benvindo, o que não fica bem é que o mesmo mostra que quero ser presidente em serviço do seu partido.

    • Paterson

      5 de Abril de 2011 at 6:42

      O senhor tem mesmo nocao de o que e ser PRESIDENTE DA REPUBLICA de um pais?? Sabe mesmo o que e aser um chefe de estado?? Isso nao e brincadeira. Representar um estado ao mais alto nivel. E acha que Aurelio Martins e a pessoa indicada para isso? O senhor conhece Aurelio MArtins ou so ouviu falar?
      Um empresario que tudo que dizem ter levou a falencia. Nao consegue pagar inumeras dividas que tem com nacionais e estrangeiros. Ele dessa forma vai vender o pais para pagar as suas dividas.
      Ser Presidente de um pais nao pode ser um aventureiro. O homem mesmo na cadeira do mair partido o MLSTP tem carisma para ser presidente. MLSTP nao e qualquer partido. E um partido que tem historia. Por isso merece a um HOMEM com sentido saber ser e estar e nao a um homem aventureiro.

    • Buter teatro esquecido

      5 de Abril de 2011 at 15:23

      Caro Paterson;
      Sabias que o arroz de GGA acabou, as pessoas que apoiavam para receber arroz do Estado tem que trabalhar. Pessoas que têm quatro cargo de chefia, devido influência política acabou. Os jovens recém formados também têm direito.

    • Geny

      5 de Abril de 2011 at 17:47

      Caro Amigo.

      O jovens quadros têm de estudar, trabalhar e so depois e que assumem cargos de chefia.

      Se é errado ter um politico em três ou quatro cargos de chefia, pior ainda é ter alguém que saiu da universidade ser saber sequer escrever uma carta a mandar.

      Você está a pedir um país ainda pior que aquele que temos hoje.

      bj

    • Paterson

      6 de Abril de 2011 at 5:47

      O vosso mal e esse. No meu tempo de universidade e pensar em trabalhar logo apos o termino da licenciatura. Voces so pensam em como conseguir ter tudo em pouco tempo. Querem ter casa, carro e somas no banco sem sacrificio. Por isso o pais nao pode desenvolver. Os quadros logo que cheguem ao pais querem enriquecer. Sou quadro deste pais que regressei em 1993 e sempre trabalhei. Nunca recebi um Kl de arroz de GGA, nunca fui director quanto menos ministro, embora trabalhando para o estado e desde 1997 que estou fora do sector estatal.

    • Buter teatro esquecido

      5 de Abril de 2011 at 15:30

      Caro Paterson;
      Sabias que o arroz do Estado acabou? As pessoas que apoiam políticos para receber arroz grátis estão a passar fome. Quem tem quatro empregos, tem que dar outro aos recém formados.

    • Paterson

      6 de Abril de 2011 at 5:51

      Jovens quadros que vao trabalhar.
      O arroz de GGA nem deveria existir. Para que todos soubessem quanto custa a vida. Jovens preguicosos. Querem vida facil

    • B

      6 de Abril de 2011 at 7:57

      Por que nao Aurelio Martins para presidente?
      Se PC foi presidente…..,
      Se MT foi presidente…..,
      Se ate FM ainda e presidente,
      por que nao o AM?
      Ja agora porque nao a sra. Poxi e o sr. Farruja?
      Ser presidente e ser ministro so e necessario ser Sao Tomense.
      Mas para ser director e necessario ter formacao superior, nao e verdade?
      E o pais real que temos.
      O povo precisa de ser educado para que na hora da verdade saiba escolher, independentemente do banho e intrigas.

  2. Tela

    4 de Abril de 2011 at 19:37

    É Preciso ser inteligente para saber, que nenhum candidato vindo do MLSTP, nessas condições, ira ganhar as eleições presidencias de 2011, o MLSTP, não ganha eleições a mais de duas decadas, e o Aurelio Martins não tem Peito suficiente para ser o salvador do MLSTP, provas estão a Vista, Gibela, FAMA, não é um sucesso, é sim motivo de controversas, uma véz que não soube tirar proveito da sua empresa e da sua fundação, recordo que há estudante bolseiros da FAMA, reclamando que nunca recebeu dinheiro da bolsa.
    Se Aurelio não consegue unir o seu partido vai unir os santomenses, sem essa que dizer que so entrou na corrida porque as duas outras candidatas não se entendiam, pois agora provavelmente elas se entendam mas so que contra o seu Lider, e isso não é ser lider mas sim ser ditador.
    Ele no fundo sabe que não ira ganhar povo não é bobo não, quem o apoia so quer saber da sua vida, e este vão continuar a ser enganado até desaparecer do mesmo jeito que apareceu.
    O Mais engraçado é o facto de que quando mais o Aurelio precisava ser melhor figura do ano ele não foi por algum motivo ele não foi

    • Sonia

      5 de Abril de 2011 at 0:09

      Facto: MLSTP em via de estinção.

      Solução: Humbah Aguiar pra presidência já!!!

    • JorgeK

      5 de Abril de 2011 at 1:01

      Humbah Aguiar é um rapaz respeitado. nao faça asneira com nomes dos outros. caso ele esteja a pedir-te que faça tais coisas, diz-lhe k ta a cometer grande erro.

    • Yuelio

      5 de Abril de 2011 at 16:44

      Não creio que seja um erro sugirir a candidatura de alguém…

  3. urgente

    4 de Abril de 2011 at 19:43

    meu caro, gostaria que me mostra se provas de 2 e nao mais daqueles que nao tem bensde origem duvidosa como dizes ai, se alguem que todos conhecem que foi lutador desde sempre tem o tem com muito trabalho e duvidosa , maria ou elsa pinto e que tem coisas nao duvidosas ,lol, nao sejas parvo pega numa passagem chega em angola ai veras quem e o aurelio martins,como tem o que tem.. para chegar a palacio cor de rosa nao e preciso nascer num berco de ouro, martin luther king nao nasceu na riqueza mais teve aquele que poucos tem amor a proximo, isso voz faz confusao pq em stp os politicos sao muito ambi , aurelio martins ainda vai fazer o melhor politica de sempre em sao tome…

    • Paterson

      5 de Abril de 2011 at 6:50

      Coitadinho.
      Que comparacao. Aurelio com Luther King. Nunca mais faz essa comparacao. Luther King foi um grande lutador. E Aurelio! Lutou aonde? Por que causa? Nunca mais abra a boca pra dizer isso.

    • Sonia

      5 de Abril de 2011 at 10:24

      Aurélio Martins compara-se ao Kumbayala.hahahaha isso sim… É como vos digo essas opções que temos pra presidência são mto mas mto vazia.

      Pensem bem na próposta que fiz em cima.

    • Mimi

      5 de Abril de 2011 at 12:59

      Invocar MLK neste cenario é desrespeitar a memória desse Grande Homem.

  4. urgente

    4 de Abril de 2011 at 19:52

    de certo que nao vamos poder convecer todos pq nem jesus cristo pregando boas nova foi morto ele sendo deus e veio na condicao de homem , penso que A.M tem plena conscencia que ira chegar ao palacio cor de rosa,,haaaa voces e’ que lhe fortalece com as critica obrigado pelo vosso ponto de vista…..ja que voces nunca ira chegar a ajudar o pais ,apenas nasceram para criticar pela negativa ,ve o ele fez e pode fazer meu irmao stp somos todos nos…..

  5. Lima Santos

    4 de Abril de 2011 at 20:51

    Tudo isso não passa de um grande ingoudo. Aurelio Martins apesar de tanta actividade politica e social que disse ter feito, ainda não é chega para ser Presidente dos Santomenses. Desgaste têm todos que fazem parte desse Partido MLSTP/PSD de uma forma ou de outra.

  6. O estado a que o Estaso chegou

    4 de Abril de 2011 at 21:02

    Este comentário é desinteressado. Não é de nenhum teórico armado em inteligente, nem prático armado em ignorante. Apenas eu. Não quero que concordem nem discordem, quem tem mente que pense, quem não tem que peça emprestada a burrice. Acompanho a história de STP com curiosidade e repulsa ao mesmo tempo, por isso, não me achem amante do partido B ou C, pk para mim naquele país não existe partido digno algum, e isto não é uma critica, é uma opinião pessoal. Meus senhores, os politicos parecem gente com preguiça de tirar licenciatura e ganhar dinheiro e prestigio pelo meio convencional: o trabalho. Têm discursos sobre “coesão do partido”, “elevar o partido”, e nunca sobre o país, ou ele aparece em segundo plano como o filho atrás do pai na fotografia de familia. Triste. Tratam o povo como os antigos colonizadores, julgando-se os únicos que estudaram e instrumentalizam as palavras para enganá-los. Não acredito em nenhum deles, preferia um bébé de um ano no palácio ou que a cadeira sozinha governasse. Segundo, não se fala em “ilegalidades” na eleição de um candidato como vi escrito pk um partido ñ faz leis, e sim fala-se irregularidades (das normas do partido). Um partido não tem orgão de soberania como tbm vi escrito, pk esses são os que têm poderes de soberania nacional: o Governo, Assembleia da República e o Presidente. Terceiro, qualquer um pode impugnar irregularidades, quer seja membro de uma associação ou não (seja partido ou não) e não há qualquer “desrespeito para com o chefe ou assim”, pk a impugnação é para os “interessados”, e se têm interesse, façam-ço (este comentário nem é por ser a fulana B ou C, que nem conheço sua história, podem até ser culpadas, apenas falo do ponto de vista processual normal). Quarto, não sejam cegos por pertencerem ao partido C ou F, pk o país é um só, e se todas as religões visam o mxmo Deus, não sejam ignorantes a amar o mxmo partido cegamente. O nivel do mar sobe e STP é uma ilha, nada se faz. O país é vendido a estrangeiros nada se faz. Tdos os países dos PALOP se desenvolvem, STP é o jovem pedinte e descalço a vê-los tirar o curso numa boa faculdade. Pensem em quem votam meus caros, que estão a vender o vosso futuro se votarem por interesse. Que tristeza…é o meu país afinal…Abe Veiga, espero que publiques o meu comentario pois ñ insultei ninguém nem nenhum partido, quem sou eu? Nem desrespeitei ninguém, quem sou eu? Com todo o respeito, de um jovem que ama a sua terra.

    • chocolate preta

      5 de Abril de 2011 at 7:16

      profundas e verazes palavras as suas!

    • edy

      5 de Abril de 2011 at 14:59

      outra poeta

  7. O estado a que o Estaso chegou

    4 de Abril de 2011 at 21:08

    E por último, espero que se o senhor Aurélio Martins se realmente diz que é o melhor para seguir em frente às eleições presidenciais , que mude o discurso interno partidário para um discurso mais pessoal e mais chegado à população, e assim pelo menos, entende-se a sua posição em achar que as outras duas candidatas não eram a melhor opção. Se crê na juventude santomense que o demonstre, e se quer mudar o país que o faça e não prometa. Seja discreto, que quem diz demais, para o povo, é pk pretende fazer pouco, e se realmente é o bem do país que o senhor quer, tem o apoio de todos os santomenses, inclusive o meu, pk qualquer que vá por bem àkela população, tem o apoio dela. Obrigado.

  8. Jorge Boaventura da Costa

    4 de Abril de 2011 at 21:24

    O novo sempre sempre vem. Chega dessas candidaturas que já nascem com cara de abortadas. Avança São Tomé , Avança Aurélio Martins.

  9. Leoter Viegas

    4 de Abril de 2011 at 21:29

    Só posso compreender esta candidatura como estratégia para algo mais…
    Óbviamente, que o lider do MLSTP/PSD não levará a sua candidatura presidencial até ao fim. Porque se for, será um suicidio política brutal.
    Com esta candidatura o lider do MLSTP/PSD pretende, por um lado, impedir o aparecimento de outras candidaturas no seio do MLSTP/PSD e, por outro lado, na última hora desistir da sua candidatura a favor do outro candidato, óbviamente muito mais forte e com maiores possibilidades de vencer as eleições presidenciais. Quem sabe desistir a favor do candidato a ser apoiado pelo ADI. Resta saber qual será o candidato a ser apoiado pelo ADI:)
    Nestas eleições, paralém da eleição do futuro Presidente da República, também está em jogo, na minha opinião, o futuro do MLSTP/PSD enquanto Partido político. O lider do MLSTP/PSD e as pessoas que o redeiam sabem disso ou pelo menos, têm o dever de saber.
    A cena do próximo capítulo será a duvulgação do candidato a ser apoiado pelo ADI às presidenciais.

    Leoter Viegas

    • Leoter Viegas

      4 de Abril de 2011 at 21:43

      Onde está “redeiam”, deve ler-se “rodeiam”
      Onde está “duvulgação”, deve ler-se ” divulgação”

    • JorgeK

      4 de Abril de 2011 at 22:29

      e onde está politica, deve ler-se politico.
      esqueceste leoter
      abraços

    • Leoter Viegas

      4 de Abril de 2011 at 23:20

      Obrigado, meu caro.
      Tens razão.
      Abraço

    • E.Santos

      5 de Abril de 2011 at 20:32

      Amigo, antecipaste as minhas palavras. Sem dúvida. Afinal, o A.M sabe que nós sabemos que ele não tem perfil para ser Presidente da República. E mais, se for candidato a revelia não terá o apoio do pai grande de quem ele sempre precisou.
      A ver vamos. Isto é só o começo de uma bela jogada, se calhar desonesta. Embora em política possa ser normal.

  10. Ovumabissu

    4 de Abril de 2011 at 22:42

    Começa mal este arranque do Aurélio Martins. O homem parece desconhecer as características básicas do cargo a que diz querer concorrer.

    Então ele diz, textualmente, que se for eleito PR vai trabalhar para assegurar o regresso do MLSTP/PSD ao governo com maioria absoluta? Onde fica o PR de todos os santomenses?

    Como é que alguém com esse pensamento pode ser um factor de estabilidade governativa em STP?

    Outro ponto. Será que AM sabe que depois da reeleição do Fradique em 2006, a nova constituição já não permite ao PR demitir governos por dá cá aquela palha? Será que ele sabe que os governos já não dependem politicamente do PR?

    Bom, se o melhor que o “grande” MLSTP tem para apresentar ao país é o AM, então não será desta que esse partido elegerá um PR.

    As linhas gerais do programa são… fraquinhas!!!

  11. malaqueta

    5 de Abril de 2011 at 0:10

    Muito bom Aurelio Martins, tens que colocar ordem em casa, essas duas mulheres estao luntado pelo poder. Voçe enquanto lider do partido tem k tomar uma posiçao no k diz respeito nisso, e fiseste muito bem em avançar a dua candidatura. k na minha visão es o candidato mas indicado para, concorrer a Presidencia da Republica.

  12. S.T.P no coração

    5 de Abril de 2011 at 0:18

    Meus caros compatriotas estão disendo que Aurelio Martins, é isso é aquilo, k aquilo k ele tem é de origem duvidosa,,, mim fala kem em S.T.P e princípe tem algo de uma fonte segura,,, todos os politicos em S.T.T,, tenhem riquesa de origem duvidosa, kem nasçeu com riquesa em santomé,,, kem nasceu conhecimento,,, kem ganhou na lotaria,,, bandos de politicos passaram 36 anos roubando o povo agora anda aki a criticar os outros,,, Aurelio Martins é jovem batalhador, coseguiu o k tem por merito proprio, entao vamos deixar de criticar,, S.T.P é de todos nós,,, ele enquanto filho de terra tem direito de demostrar sua candidatura,,, Força ai Aurelio Martins,,, Nós jovens xtao com tigo,,, Maria das Neves e Elsa Pinto,, Voçes menteram no escanda-lo politico quandoestavam no Governo,,, agora ker presidençia… É melhor ir pra roça planta banana e fruta por país esta mal muito … Indem,, força Aurelio Martins

    • Luis

      6 de Abril de 2011 at 17:00

      Brincadeira!!!!!
      Falar que todos que possuem algum em STP, obteve-o de forma ilicta so pode ser um irresponsável. Que raio de terra seria essa que é proibido ser-se rico!!!!! Ha muitos que podem ter roubado, mas por favor não generalizemos por ciumes e inveja. Reconheçamos que nesta terra também ha quem tenha trabalhado duro para disfrutar do que tem.

  13. Deus é amor

    5 de Abril de 2011 at 0:21

    Aurelio não preucupa com as criticas,, por elas apenas te fortifica. Deus esta iluminando a tua vida. Deus disse põe a mão k eu te ajudo. Ele esta te ajundando. Es joven e queres o melhor para país, fiseste e continuas a faser muitos em prol do desenvolvimento de S.T.P, tanto em Santomé como no estrangeiro. Viva Aurelio Martins RUMO A PRESIDENCIA

  14. Helves Santola

    5 de Abril de 2011 at 0:26

    Eu nem me dou ao trabalho de ler os comentários dos maus patrícios…..oh, vocês confiariam mais na pessoa que têm certeza que tem nome sujo (outros candidatos) ou na pessoa que ninguém sabe se tem ou ñ rabo sujo (AM)?????????

    Só querem dificultar as coisas com essas críticas duvidosas…….!

    • Helves Santola

      5 de Abril de 2011 at 0:27

      Eu ñ sou de partido algum e até tenho motivo pra ñ gostar do Aurélio Martins, mas entre os candidatos que se apresentaram até hoje, ele é o único que ñ tem o nome sujo (pelo menos, ninguém sabe)….isso devia ser valorizado….!!!

    • E.Santos

      5 de Abril de 2011 at 20:40

      Ninguém sabe, ou você não sabe se tem nome sujo?

      Não quero dizer que o A.M. tem nome sujo.Nem o conseguiria provar. Só acho engraçado estar a colocar a sua mão no fogo por alguém que não conhece, de facto. Vá com calma. A prudência é um princío básico.

  15. KWÁ TÉLÁ

    5 de Abril de 2011 at 0:32

    Muitos xtao cá a criticar,,, mim diz kem é perfeito,,, Se Aurelio Martins consegui-se aquilo k ele tem ocupando cargos publicos, poderiam diser k ele é corrupto, como ele emigrou batalhou e tem o k tem xtao a diser k ele tem algo de origem duvidosa,,, meus caros irmaos,, vamos pensar em outra vida,,, vamos deixar de criticar sem fundamentos,,, vamos faser criticas construtivas,,, Diceram k obras sociais k Aurelio Martins fes é pouco,, mim dis kem fes mas do k ele,,, diceram k ele tem capital de origem duvidosa, entao mim diz kem tem capital de uma fonte segura,,, Maria das Neves e Elsa Pinto menteram em varios escanda-los,,, agora xtao frustadas,,, Homem veio com visão,,, novas ideias,,, os corruptos k andaram a usufruir do dinheiro do povo, xtao com medo,,, pork ja nao vao ver mel pra chupar

  16. KWÁ TÉLÁ

    5 de Abril de 2011 at 0:34

    Claro Helves, o camarada Aurelio Martins é unico k nao tem nome sujo,,, vamos valorisar isso. Ele é batalhador o k conseguio foi por merito proprio. Vamos faser como muitos países fasem, especialmente Brasil,,, keremos politicos de ficha limpa… Não esses k passaram 36 anos usufruindo dinheiro publico… Viva Aurelio Martins

    • Valdemas

      5 de Abril de 2011 at 19:56

      Carlos bené também não tem o nome sujo e é intelectual, o que achas dele?

    • Paterson

      6 de Abril de 2011 at 5:53

      Coitado…..

  17. Pajó

    5 de Abril de 2011 at 0:43

    Aurelio Martins,,, apoio na formação dos jovens,,, desporto, culura, fez varias obras sociais. Mim diz o k Maria das Neves e Elsa Pinto fiseram pra S.T.P. Elsa Pinto, prometeu Tosé Casandra, presidente do Governo Regional chapada, Alcino pinto marido de Elsa Pinto, foi diretor de campanha do M.L.S.T.P/PSD,fes uma má gestão do dinheiro nas eleições legislativa e partido perdeu, hoje a mulher apareçe como candidata a presidencias, a onde k ela encontrou esse dinheiro. Maria das Neves, teve varios escanda-los no Governo, esteve envolvida no caso G.G.A, seu Marido tava envolvida no caso de Banco, desviando dinheiros, tudo isso passou em água limpa,,, isso não é nome sujo,,, essas senhoras estao envolvida, em escanda-los… Aurelio Martins fes bem em colocar leis no partido. viva Aurelio Martins

  18. Teraa nossa

    5 de Abril de 2011 at 0:48

    S.T.P, é de todos Santomenses ele enquanto Santoménse tem direito, em apresentar sua candidatura, ele não tem ficha suja, é um cidadão batalhador e ker melhor pra país. Um tempo novo, Maria e Elsa pessou k as coisas iam como elas keriam, se enganram, Aurelio pões leis. Existe uma comissão politica no partido, um presidente, entao hierarquia tem k ser respeitada. Aurelio tomaste boa decisão, em colocar leis na casa,e apresentar tua candidatura.

  19. Mario Pinto

    5 de Abril de 2011 at 9:04

    Com esta candidatura o lider do MLSTP/PSD pretende, por um lado, impedir o aparecimento de outras candidaturas no seio do MLSTP/PSD e, por outro lado, na última hora desistir da sua candidatura a favor do outro candidato,

  20. Terra Minha

    5 de Abril de 2011 at 9:23

    Pelo que entendi, o maior desafio desse cndidato à presidência da Républica de um País é resgatar o seu partidodo marasmo dos último anos. STP´está mesmo perdido.

  21. Terra Minha

    5 de Abril de 2011 at 9:25

    À partida, um presidente da republica deve ser descomprometido com ideologias partidárias e estar ao serviço do povo e não dos seus camaradas de partido.

    • jaka doxi

      5 de Abril de 2011 at 11:45

      Meu caro Terra Minha concordo consigo e acrescento que está é uma estratégia para perpetuar a corrupção em São Tomé e Príncipe.
      Povo abre olho.
      abraços.

  22. Lima Santos

    5 de Abril de 2011 at 9:29

    Estas a cavar a tua própria sepultura neste partido,Mesmo os que votaram em si não estão satisfeito, vão te fazer como fizeram a Pinto da Costa. Viverei para ver hahahahahahah, MLSTP/PSD em queda Livre. os ADI E PCD Aproveitem ine sá cú demandá um dentlo ké hahahahahahahaha. cúa chás cá bi….

  23. MÉ SOLO

    5 de Abril de 2011 at 11:03

    Entendo a pressa do Presidente do MLSTP/PSD.

    AGORA ou NUNCA

    Sendo quase certo q o Patrice ira candidatar – se em 2016, haverá poucas possibilidades de ser eleito, então 2011 é altura ideal para tentar.

  24. ZUMBAKUÊ

    5 de Abril de 2011 at 11:12

    Aonde está o srº PINTO DA COSTA, para acabar com essa palhaçada?
    Acorde e ponha mão nisso.Apresente a sua candidatura. Sem receios. Assim nem A,nem B,nem C.
    .PINTO DA COSTA
    .PRESIDENTE DE TODOS OS SÃOTOMENSES

    • Geny

      5 de Abril de 2011 at 17:51

      Este e outro que quer usar o disco podre.

      a tua resposta está na tua pergunta. Onde esteve o Pinto da Costa nestes últimos vinte anos? o que fez por STP enquanto não foi presidente?

      É com pessoas como estas é que você quer contar como Presidente?

      Para quê?

      para ficar com mais uma casa, mais um palácio?

      Que pena…

    • ZUMBAKUÊ

      6 de Abril de 2011 at 11:54

      Olá “Geny”,
      por acaso tem um nome bonito.Mas que disco podre? Penso que o seu está riscado e não se consegue perceber quem é o artista. Questiona quanto ao sitio onde esteve o Pinto da Costa, durante os últimos 20 anos? Posso lhe responder.Distanciou-se da política e esteve como observador atento dos sucessivos governos e presidentes da nossa terra.Acho que fez muito bem. Teve que se resguardar, pois foram muitos anos de responsabilidade, num país saido da descolonização. Foi deveras criticado e não quiz demonstrar a fome pelo “Poder”. Depois dos últimos 20 anos a que se refere, penso que é hora de ele aparecer e dar mais uma vez contributo para a nação sãotomense. Por acaso, pensa que os outros candidatos serão melhor? Desengane-se!!! Contínuamente, surge neste espaço muitos irmãos criticando O PAI da nação sãotomense. De facto ele não é o salvador da pátria. Mas a sua idade, experiência, idoneidade, faz com que seja único que dará uma imagem credível á nível internacional do nosso país. Qualquer um que aparecer, será mais um “Fradique de Menezes” :
      -sem credibilidade,
      -confuso,
      -improvisador,
      -vazio etc….
      Quando se refere a casas!!! que casa quererá o Pinto da Costa?
      Fazendo um estudo comparativo entre o Pinto da Costa e os diversos dirigentes da nossa terra, provávelmente, ele foi o mais honesto deles todos. Portanto GENY, acorde….
      Nem tudo que luz é ouro.
      Com as individualidades que pretende perfilar, surpresas teremos e S.TOMÉ E PRÍNCIPE andará com passos de CARACOL.
      Byee…..

    • Ovumabissu

      6 de Abril de 2011 at 12:41

      Conversa para embalar.

      Nestes 20 anos concorreu 2 veses a PR e… perdeu!

      Ele é pai do teu (e dele) STP. Sim do STP de fome, de opressão, de bichas para comprar tudo, das lojas do povo e loja de dirigente, de Estado que quer fazer tudo e e acaba por estragar tudo… Enfim, de Pais da Nação que não foram capazes de fazer melhor que o desgraçado do colono!

      Esse STP (e todos quantos dele fizeram parte como dirigentes) deve ser enterrado nas profundezas do inferno!

    • ZUMBAKUÊ

      6 de Abril de 2011 at 17:00

      Depois de fazer uma análise dos seus ditos, desculpem os verdadeiros SÃOTOMENSES. DE FACTO O SEU PSEUDÓNIMO ENCAIXA-LHE BEM.Utilizando uma linguagem da nossa terra “SUM SÁ OVUMABISSU MÉ”.Sou um puro SÃOTOMENSE.
      -Nunca estive no poder.
      -Sou homem ou mulher de trabalho.
      -Não sou filiado em nenhum partido político.
      -Nunca comí do dinheiro de nenhum partido politico sãotomense.
      Sabe sou sãotomense no mundo em busca da sobrevivência.
      Portanto OVUMABISSU, o pior cego é aquele que não quer ver.
      O sºr ou srª conitnua no obscurantismo.
      Chegou a hora de abrir as pestanas e enchergar bem.
      Afinal o srº ou srª, pretende um presidente que ninguém respeitará, nem tão pouco seja credível?
      Para que S.Tomé e Príncipe tenha visibilidade, é necessário alguém que tenha perfil e que seja respeitado em África e no resto do mundo. Deixe-se de palhaçadas e traga algo que nos valorize enquanto SÃOTOMENSES, e deixe-se de tretas.
      Quer trazer a velha história das bichas, lojas do povo? É natural, no contexto da época.
      Para terminar, enterrado nas profundezas do inferno deveria estar o srº ou srª, pois Sãotomenses necessitam dos seus filhos.
      OVOMABISSU como o srº ou srª, devíamos tê-los enfiado numa canoa e entregar as vontades do tubarão…..

    • moço lazon

      6 de Abril de 2011 at 14:28

      Sábias as falas!!Faço das tuas as minhas palavras, de acordo com os candidatos que até agora conheço, não vejo nenhum capaz de dar credibilidade de que tanto o nosso STP precisa. E Pinto da Costa com a experiência que penso eu, tem, é o único capaz de fazê-lo!!

    • Geny

      6 de Abril de 2011 at 18:54

      Interessantes Obeservações,

      Realmente,
      Responda-me estas três perguntas:

      1. Indique duas coisas boas que o Sr. Pinto da Costa fez por STP.

      2. Diga-se se caso o Sr. Pinto da Costa escrevesse uma biografia hoje o que é que ele escrevia? dizia que ele é um homem de respeito?

      3. Quem é dono do Jardim do Sum Secreta e que impede que as crianças tenham um verdadeiro espaço de lazer no centro da cidade? Mais ainda, quem é dono da casa de Vista Alegre?

      Por favor, meu caro, EU NÂO QUERO ESTE PRESIDENTE.

      Ele não tem perfil para representar o meu país com dignidade e cara levantada, a não ser com os seus comparcas do MPLA, e Cia.

      Lembra-te uma coisa importante: a nova constituição não encara um Presidente como Governo nem como pai mas sim como o mais alto representante da nação. Por isso, quem manda é o Governo, ou o respectivo partido.

      Esqueça o partido único. essa malta já destruiu o país que chegue.

      Basta de Pinto da Costa

  25. joao cardoso

    5 de Abril de 2011 at 11:26

    Uma ilha tao pequena com tanto problema de governaçao,que coisa

  26. boca calada

    5 de Abril de 2011 at 11:59

    Pinto da costa mais ? Não ,não, não…

  27. Lima Santos

    5 de Abril de 2011 at 12:26

    Pinto está totalmente desgastado, melhor ficar na bancada. Apoio a Maria apesar de galinheiro sujo é melhor por agora, ou querem, Jorge Amado…. hahahahah, que vergonha um partido que tinha tanta credibilidade hoje está como está, que pena.

  28. amor

    5 de Abril de 2011 at 12:59

    Que pergunta é esta? onde esta o pinto da costa? voces esqueceram que nos nao estamos na era primitiva,agora queremos uma pessoa de visao,amigo de jovens ou seja alguem que é capaz de tirar o nosso sao tome e principe no boraco em esta, por isso, acho eu que o Aurelio Martons esta na altura de assumir isso´,
    força aurelio martins

  29. Alberto Nascimento

    5 de Abril de 2011 at 14:02

    todos fdp querem ser PR.
    deviam ser postos na prisão, toda a classe corrupta deste pais. 93% do budget depende da ajuda internacional e estes fdps querem vender o pais a preço de maspombo.

  30. Constantino Will

    5 de Abril de 2011 at 15:11

    Ola meus carros amigos…simplismente acho que precisamos urgentimente de um presidente,porque afinal de contas um Pais não pode ficar sem presidente…portanto nós os como cidadãos santomense é que temos o poder nas mãos por isso deixar candidatar-se quem quiser e o povo escolhe esse que achar melhor…mas uma coisa é certa como um Pais tão pequeno como o nosso estar a ter tantos candidatos para a casa cor de rozas…por isso pergunta-s o que será que tem nessa casa???Força p´ra todos os candidatos…não quero contrariar ninguem,nem a sua candidatura…simplismente quero que São Tomé e Principe terá uma solução…um rumo a mudança e uma boa governação.

  31. J. Maria Cardoso

    5 de Abril de 2011 at 15:59

    Duas contradições avivam na leitura do Conselho Nacional do MLSTP/PSD:
    1 – Aurélio Martins eleito PR tudo fará para k o MLSTP/PSD volte ao poder;
    Esperemos k o líder do MLSTP/PSD venha fazer o normal na política, dar o dito por não dito, senão, pode estar aqui o início do seu fim.
    2 – O Conselho Nacional, contrariando as regras estatutárias, aclamou o seu líder para a corrida eleitoral, em vista do abandono das outras duas pré-concorrentes do partido as eleições presidenciais.
    Com korum ou sem ele, na demonstração do seu peso junto dos k ficaram na sala, devia ter mantido o voto secreto, aliás, o povo não vai eleger o PR por aclamação.
    O Aurélio Martins e os seus conselheiros perderam a grande oportunidade de mostrarem o k valem.
    A guerrilha no MLSTP/PSD e os vários candidatos até fortalecem o debate político.
    Afinal, qual é um dos preceitos fundamentais da Democracia?

  32. "Nós por cá e a nossa maneira"

    5 de Abril de 2011 at 16:03

    carissimos!!!
    ……..Para se ser, hoje, candidato a PR neste país lindo, é preciso; 1.º possuir requisito legal….ter apenas 35 anos e ser cidadão santomense……..para se chegar ao cargo de PR, 2.º requisito primordial….. ter muito dinheiro para banhar o povo eleitor……de onde vem este dinheiro não interessa…..Esses requistos são de verificação cumulativa, sem os quais não são permitidos concorrer e ganhar as eleições livres e democraticas. Assim sendo, todos os maiores desta nossa santa terrinha, são potenciais candidatos, hoje ou amanhã….qual é o problema????? Nenhum….porque se os houvesse,não haveria assim tantos nomes e tanta confusão no seio de um partido. Não existe um perfil para o cargo….qualquer um pode o ser…..hoje no país s.tomé e principe, o perfil e o curriculum não serve para nada….vamos é ter dinheiro,por qualquer meio, juntar a um partido que percise deste dinheiro, e candidatar,…… o resto logo se vê como é que fica,pior do que já esta não há de ficar, com certeza…

  33. José Manuel Triste Vencedor

    5 de Abril de 2011 at 16:58

    Errata
    Na oitava linha,onde se lê “chegou e confessou”, deve se ler “chegou a confessar…

  34. vao com calma

    5 de Abril de 2011 at 17:54

    algum falam em pinto da costa, esla pinto ,maria das neves mais ate quando vamos viver esses artista de um filme riscado mais do mesmo, ve o que aurelio martins fez e o que outros fizeram ,outros so aparecem na epoca de campanha ,mais ele sempre esteve la com seu povo, saio a busca de um futuro batalho e volto para ajudar o seu povo, so que como nas outros pais nao valorisa os seus ..ninguem faz como ele apoia como ele apoia ainda querem mais prova do que essa ponham dedo na ferida,,, viva aurelio martins vais conseguir viva a mudanca..

  35. salmo 91

    5 de Abril de 2011 at 18:07

    ele sempre esteve pronto para nos ajudar, quem ama o proximo como assim mesmo como diz na palavra de deus.. grandes lutas, se conquista grandes vitorias ele me parece que tem carisma , os que fazem critica hj pela negativa vao render pela sua politica. apena queremos um stp melhor para seu povo possa viver com dignidade sem ter que imigrar obrigatoriamente como solucao para viver feliz ,ou aquele que sao grandes intelectuais serem prisioneiro nos pais de outros..a qual possa regressar ao seu pais e ter um vida digna estamos consigo meu caro aurelio martins …

  36. artigo 5.7

    5 de Abril de 2011 at 18:12

    viva aurelio martins , va em frente camarada vais ganhar,nao se abandona um batalha em plena guerra aberta siga em frente…

  37. Sabotagem

    5 de Abril de 2011 at 18:32

    Sr. Aurelio você falou de humildade isso não, muitos dos camaradas que estão ai a ti criticar não gostam  dessa palavra nem as de ter amor ao próximo, são pessoas que formaram uma tal de elite santomense onde tenhêm  o povo apenas para lhes manter no poder e quanto mais pobre e miserável estiver pra eles é melhor assim podem estender a mão ao exterior e meter a massa no bolso. Muitos deles dizem gostar do MLSTP é uma grande mentira, estão ai apenas para ver os seus interesses supridos passam a vida toda a planejar golpes contra o Paiz. Será que o Sr. Aurelio Martins não cumpre os principais requisitos para concorrer ao cargo máximo? O Sr tem ou não tem mais de 35ano, é ou não é cidadão santomense, tem algum caso no tribunal? Fogo esse é mais um exemplo que camarada Patrice Trovoada tem razão a muitos funcionário publico que não trabalham ficam apenas no escritório a fazer intrigas pra desistabilizar   o paiz. Fica forte tanto o sr como outros candidatos força os que não se acharem satisfeito concorram também o povo vai decidir nas urnas. Fuiiiiiiiiiiiiii     

  38. Mudança

    5 de Abril de 2011 at 18:51

    Aurelio e um jovem serio que tem como base politica o amor pelo seu pais S.T.P, eu sendo um estudante venho a pela o meu povo em valoriza e respeitar um dirigente que eu ouso sem medo de erra que tem as características para ocupar o cargo d presidente. FORÇA A VITORIA E CERTA O POVO ESTA CONTIGO

    • Verdade seja dita

      6 de Abril de 2011 at 8:25

      meu caro,
      Sendo um estudante me deixa triste que ainda continuas tendo um discurso motivado pelas emoções e não pela razão.
      Precisamos de começar a pensar e contrabalancear. Será que as ações já executadas pelo Aurélio Martins o torna apto para desempenhar o cargo de presidente da República.
      A pressa de se atingir cargos altos tem sido uma constante batalha entre os nossos dirigentes, gostaria muito de ver uma proporcionalidade em termos de ações executadas para desenvolver esse nosso país que apenas foi desolado pelos mesmos.

  39. Obama

    5 de Abril de 2011 at 21:14

    Este senhor quer pagar as dívidas que fez com os angolanos.
    Povo, abre bem os olhos, tomem o banho mas na hora de votar, pensem bem no melhor para vós, para os vossos filhos e para o País.
    Não basta apenas uma figura que apareça a distribuir dinheiro sem mais nem menos, sem projectos nem ideias e sem se saber a origem desses fundos.

  40. Zé Maria

    5 de Abril de 2011 at 23:03

    Senhore(a)s pré-candidato(a)s,
    (Aurélio Martins, Maria das Neves e outros),

    Está na hora de mudar a forma suja e opaca de fazer política e campanha nessa terra.
    O povo quer uma campanha sem chantagens, trocas de acusações, sujeira nos prédios públicos e nas ruas (devido o uso de panfletos, banners etc…).
    Uma campanha limpa, com dezenas de debates esclarecedore sobre a melhor proposta.
    E não discurso vazio igual aos que vêm sendo proferidos desde de 1991.
    Apresente proposta e aponte onde retirar o recurso para sua efeivação.
    Basta de viagem e discursos demagógicos.

    • Ovumabissu

      7 de Abril de 2011 at 11:04

      Desculpa?!… Os discursos vazios veêm desde 1974!!!

      É só paleio. Trablaho que é bom, nicles!

  41. FV

    6 de Abril de 2011 at 0:54

    Ora, ora. Onde estamos! Precisamos creddibilizar o país com ideias justas e claras. Não ser+a melhor esperar mais um pouco para superarmos os erros do passado? Vamos pensar em STP com muita maturidade

  42. FV

    6 de Abril de 2011 at 1:00

    Santomense são burros mas não são parvos. Revê melhor essa sua corrida para não tropeçar. O que est+a na mão deve ser desfrutado e s+o depois procurar ascender como todo homem sábio. Viva a Dmocracia. Seja mais intelegente

  43. Senhor Parvo

    6 de Abril de 2011 at 2:03

    Tou vendo tanta critica,,, unica coisa k Santomenses sabem faser é criticar,,, os criticam por inveja, ou por falta de assunto,,, outros criticam por ver outros a criticar,,, país vai seguindo nesse barco sem um dia de mudar,,, Manos so podemos mudar o mundo,,, quando mundamos a nossa mente,,, criticas sem nexos não nus leva ao lado nenhum,,, Goxtaria k aqueles k xtao ai a criticar camarada Aurelio Martins,,, k os mexmo poderia faser auto critica,,, kem ai é perfeito,,, Meus irmaos vamos deixar de criticar,,, e trabalhar pra construir país… Tamos em 36 anos de indepedencia,,, País continua com mexma cara no poder e as coisas xtao girando no mexmo circulo, má governação,,, Se Aurelio Martins apresentou sua candidatura é noram ele é filho de terra,,, tem nova visão,,, e ker trabalhar pra País,,,, Viva Aurelio Martins … abaixo olhos cheios e preguiçosos

  44. titani

    6 de Abril de 2011 at 2:28

    nos santomense temos que deixar de estar a falar coisas que nao sabemos, até tem um ditado que se diz boca fechada nao entra mosca, deixa o Aurelio Martins colocar suas ideias em pratica, este homem tem muita vontade de ver este pais a se desemvolver.
    força senhor Aurelio Martins que deus te proteja

    • Verdade seja dita

      6 de Abril de 2011 at 8:19

      Meu caro,
      Fradique tb tinha vontade de ver o país crescer(pelo menos falava k tinha), e o resultado foi o que foi!!
      Não deixemos que mais pessoas brinquem com o futuro do nosso país. Por favor!

  45. Filipe Samba

    6 de Abril de 2011 at 6:03

    “A natureza esconde o seu segredo devido à sua essência majestora, nunca para ardil” (Albert Einstein)

  46. Olhos Vivos

    6 de Abril de 2011 at 9:28

    Olhos Vivos – 06.Abril.2011 – Simplesmente sem comentários. Não sou do MLSTP,mas enquanto cidadão compremetido com o seu País, choca-me assistir este insolito teatro que se passa dentro do maior e histórico partido da oposição do nosso País e aproveito para colocar uma pergunta a actual Direcção do MLSTP.O que é que se passa com este partido?Com todo respeito que nutro pela Instituição,acho que não foi falta de aviso.os camaradas do Riboquue já o sabiam que estavam a comprar maçã podre para o seio do partido.Ou seja, encomenda envenenada para liderar as estrturras do partido. Em vez de unir o partido de dentro para fora e de fora para dentro está a criar facções internas,mutilando assim toda uma história de vida dessa organização politica.Insurgi muitas vezes contra a candidatura do Sr. AM à liderança do MLSTP/PSD,alertando os congresistas para uma maior reflecção na hora de escolher a figura que melhor servisse o partido para ajudar o Govverno a governar. Infelizmente na nossa terra as coisas são mesmo assim e o dinheiro fala mais alto e a incompetencia reina e tomma contta de tudo, o homem foi eleito na cara de muitos bons candidatos para o Partido.Atenção que não tenho nada de pessoal contra o individuo.O resultado é a dessagregação do partido.E essa em?O tempo sempre deu razão às coisas.Agora só nos resta olhar para o País e apostar numa candidatura com perfil ganhador e não de “SAQUE”, e que possa unir os Saotomenses e não dividí-lo.Estou convencido que o nosso eleitorado saberá responder este desafio na hora de votar em quem vai estar na chefia do estado para os próximos cinco anos em STP.Até lá estaremos atentos e à altura deste julgamento democraticamente nas urnas.Cordealmente!Olhos Vivos.

  47. Virtual

    6 de Abril de 2011 at 9:29

    Eu já adivinhei esta situação no seio de MLSTP, o partido perdeu o norte!
    Acabaram por perder a base ideológica e agora muitos estão sequiosos pelo poder!

    Fico a espera do próximo episódio…

  48. Olhos Vivos

    6 de Abril de 2011 at 9:40

    Olhos Vivos -06.Abril.2011 – resalvo as seguintes palavras: Os camaradas,em vez de maiusculo escreví com o minusculo,Riboque,congressistas,toma,conta que por lapso escaparam-me.O encontro fica marcado para o mês de Julho deste ano.A ver vamos. O pais em primeiro luggar. STP sempre no coração porque merecemos.Cordeais sauddações.

  49. SPC

    6 de Abril de 2011 at 9:55

    Meus caros,

    Se o Aurelio Martins quer candidatar-se que vá, afinal a democracia permi-lhe o exercicio deste direito. Agora espero que o Sr. Aurelio e os seus camaradas saibam das coisas que falam. Em certa parte do seu discurso referiu-se ao “MLSTP/PSD como partido fundador da nação…” Aconselhava ao Sr. Martins a dizer que quem foi o fundador da nação…foi o MLSTP que congregava todos nós sim, não esses Srs. que estão lá no riboque se mantando.
    MLSTP/PSD fundador da nação?!!!Sai pra lá…fala sério!!!
    Viva S.Tomé e Príncipe

  50. Flá Dialeto

    6 de Abril de 2011 at 11:00

    Que genti misquinha q esta pobre ilha tem.
    O controlo de São Tomé e Pricipe ñ é nenhum patriminio familiar ou herança de uma familia. Isso é uma vergonha cm o país tão pequeno q podia ser considerado um dos melhores do mundo mas ñ é úm dos piores. Essa genti q estão a juntar-se para candidatar só qrem é encher os seus bolsos pk onde já se viu um país que ñ faz controlo do seu orçamento de modo q povo esteja em sintonia com q passa no páis saber o seu PIB ñ sabemos se durante estes anos se o crescimento foi melhor ou pior. Q genti nogenta que só querem é emganar os inocentes sem conhecimentos de modo para satisfazer os seu instintos e erequecer a custa do povo. Pk isso enquanto estão com grandes contsruções e booas condições de vida e viagens e tudo pago a pessoas na extrema miséria que nem tem de o comer. Passoas parva que perdem tmpo em votar para estes q nem sbem o q estão a ir fzer no poder nem sabe o q é governa um páis da responsablidade que o mesmo ixigi. Pra que q esta pequena ilha precisa de tanto partido e de tanto dirigente e de muitos parvos q vão candidadtar para aumentar a sua economia financeira. Isso tudo que esta em São Tomé e Principe é água e azeite bando de otários que querem fechar os olhos de povo ingénuos.
    um pior do que outro são estes candidatos que querem ir ao palácio cor de Roza em julho. O povo arrogante que só qrem acreditar o que os dozem e ñ em que eles setem ou qrem de verdadde, hoje em dia ñ a ditadura somos liberal temos o nossos direitos de aceita o q bm entendemos, q vergonha do banho que esta a ser feito clandestinamnete ou que estão pra vir. Pk ñ pegam nesse dinheiro e faz o q tem qu ser feito em São Tomé e Principe.
    O nosso voto tem que ser bem pensado ñ é votar nesse ou naquele pk é o nosso irmão, primo ou vizinho e ele irá nos ajudar mais pensar no bm deste pobre páis q terá geraão futura que irá encontrar um país a beira do disaparecimento.
    Eleições de Julho tem que ser com conciencia e ñ com certas coisas q andam a circula por aqui.
    Abraços a todos os Saotomenses e ao todos q deixam a sua refleção aqui e estão a par das noticias que passam no nosso São Tomé e Principe.

  51. Beto Rocha

    6 de Abril de 2011 at 14:06

    Custa admitir, custa aceitar, custa e custa muito …..

    O MLSTP BATEU NO FUNDO !!!…

    O MAU venceu o MEDIOCRE que já havia vencido o SUFICIENTE que infelizmente nunca foi BOM

  52. obrigatorio

    6 de Abril de 2011 at 15:51

    quando puto aurelio foi eleito para presidente do partido ele encontro varios problemas, tipo cede do partido nao tinha net carros nao avariados conta do partido no vermelho e dinheiro para combustivel o puto ta a fazer de tripa o curacao …outro caso e quando a poetisa faleceu partido tava numa lastima la esta puto aurelio outra vez a desdobrar para pintar dar uma imagem ao partido ..o que la estavam o que fez? ve o que puto pode fazer, bem homem tambem ja nao e crianca porque quem tem filhos de 25anos puto tambem ja nao e… um senhora que elevo o partido nao tinha condicoes para lhe um ultimo a deus os seus camaradas de luta… puto aurelio tem fe que vais conseguir……

  53. delete

    6 de Abril de 2011 at 15:55

    parabes nao ta mao , realmente se o puto faz isso ele e sangue bom…..

  54. delete

    6 de Abril de 2011 at 16:13

    tenha bom animo senhor aurelio martins que vai conseguir ser presidente de stp ,,,jesus cristo esta consigo, paz

  55. valdemar

    6 de Abril de 2011 at 18:17

    patrão forsa estou para te ajudar

  56. Sanmedeçuê

    6 de Abril de 2011 at 22:39

    Há um ditado Santomense que se diz: “É preciso ver para crer”
    Meus Senhores é triste…! Sou Santomense corpo e alma e fico aborrecido no que vejo hj em S. Tomé.O Páis ficou mergulhado numa confusão de luta pelo poder, desvios de bens públicos e ninguém faz nada.
    Será que o coitado de Aurélio Martins, portador e servidor e mina quiá (mPla e MlsTp/PcD, vai dar conta de recado, Duvido… Não dizem que não vos chamei atenção!

    Sanmedecu

  57. Tigana

    7 de Abril de 2011 at 8:17

    O nosso futuro depende muito das decisos que tomamos hoje …
    Nao é necessário ter o poder nas maos para desenvolver obras em beneficio do nosso povo (STP) .
    Acontrario de outros pre-candidatos que só aparecem nas epocas eleitorais … O CAMARADA AURELIO MARTINS estava sempre e de maos dadas com o povo santomenses , “suprindo as necessidades principalmente dos jovens na sua generelidade e nao só” , antes mesmo de assumir um cargo no governo .
    Por isso sugiro que recebamos a pré-candidatuda do senhor AURELIO MARTINS com UNÂNIMIDADE se no caso queiramos prosperar STP …
    Antes q me esqueça queria aque resaltar algumas refleçoes de alguns leitores hipócritas , que em vês de fazer uma critica logica , passar a equivocar as suas criticas , transmitindo uma reflexao sem coerência .

  58. Ovumabissu

    7 de Abril de 2011 at 9:46

    Respondendo ao “post” do Zumbakuê (06/04/2011 às 17:00)…

    Ah, bom…!!! Com que então as bichas e outras humilhações a que o povo foi sujeito nesse tempo são coisas do passado? São contexto da época?

    Buá só…!!! Sum ska mêssê fula non lichi pê mimóia, né?

    É interessante essa tentativa de branquear esse período negro da nossa história recente. Provavelmente o sr. fez parte dessa corja de dirigentes da época, que tinham direito a viajar para o estrangeiro e vir de lá com excesso de bagagem ou utilizar a mala diplomática das embaixadas para ter tudo de bom e do melhor em casa.

    Se for esse o seu caso, então está explicado. O sr. não conseguiu adaptar-se aos novos tempos, em que é preciso mais do que gritar “unidos venceremos”, “construamos com as nossas próprias mãos…”, “aumentemos a produção” e todas essas cantilenas de gente que falava muito, trabalhava pouco e viviam de intrigas. Quer um “regresso ao futuro”, certamente.

    Enquanto isso o povo comia banana com banana (quando havia) acompanhado com “butter”. Pão era um luxo. Quando havia era uma luta para se conseguir. Quando se conseguia algum, abria-se e estava cheio de bicho (mais bicho que farinha)! Conheci em 1985 crianças com mais de 8 anos que não conheciam uma simples bolacha “Maria”!!!

    As roças eram geridas por comissários políticos, que não percebiam de nada, menos ainda de cacau. Ninguém podia levantar cabeça porque o partido e seus bufos (não será o seu caso?) caíam-lhe logo em cima e inventavam golpes de estado e outras intrigas.

    Quer mais?!

    Oh, sr. santomense puro, não me venha com esse paleio de nacionalistazeco. Os da sua laia já não enganam ninguém. São peça de museu ou para estar numa obscura arrecadação. Já agora leve o Pinto da Costa, o seu ídolo, consigo. O povo já deu para esse peditório e não ganhou nada com isso.

    O sr. e outros “puros santomenses” não têm respeito por Pinto da Costa. Têm medo do Pinto da Costa. Criaram um mito do qual não se conseguem libertar. Vocês é que estão no obscurantismo e continuam agarrados a santos de pau oco. Libertem-se!

    O seu ódio não me incomoda minimamente. Incomoda-me, isso sim, a estreiteza dos seus argumentos e da sua visão do mundo e de STP. Recicle-se caro conterrâneo.

    Já agora, os “ovumabissu” estão em STP há mais de 500 anos e por lá continuarão, com ou sem tubarão. Habitue-se a essa ideia.

    • Zumbakuê

      13 de Abril de 2011 at 1:34

      Para “OVUMABISSU”
      De facto, deu-me um certo gozo ler a sua resposta. Fiquemos por aqui. Apraz-me saber que conseguí mexer consigo. Que tal marcarmos um encontro, como puros SÃOTOMENSES e debater-mos esse ponto de vista, “face to face” ?
      Um abraço irmão

  59. Orgulho ferido

    7 de Abril de 2011 at 10:09

    Meus caros para o pais mudar temos de deixar de afirmar coisa que não vimos coisa que não temos certeza…
    a mentalidade têm de mudar, todos que possuem algum são de origem duvidosa…
    deixam disso se voces gostacem verdadeiramente do vosso país podiam pelo menos ter a certeza do que dizem…

  60. delete

    7 de Abril de 2011 at 13:22

    falo bonito tais muito certo …parabens

  61. delete

    7 de Abril de 2011 at 16:02

    o mito em que dizem que o pinto da costa ira salvar stp, como ele ira fazer isso? o sr. que so sabe ser presidente e nada mais ,desde que deixo o poder nada mais ouviu falar dele nem no seu partido dito de coracao, ho queremos aquele que esta com o povo de maus dada como aurelio martins esse sim sempre a apoia o povo e senhor pinto anda ai no piditorio a fazer ,vai dar aula ai na universidade em stp ajuda a formar o povo porque na politica ja nao ha espaco para senhor….

    • Ovumabissu

      7 de Abril de 2011 at 18:23

      Delete,

      Escolher entre Pinto da Costa e Aurélio Martins é o mesmo que escolher entre “ôdô mamom” e “dumu d’unkuêtê”. Ambos ineficazes para o cargo.

      São farinha 8de mandioca) do mesmo tacho.

      Nenhum convence. Mas a ter que escolher, prefiro o PC. Porque “com PC pior não fica”.

    • Orgulho ferido

      8 de Abril de 2011 at 15:00

      Pinto da costa é como o salazar,os mais velhos dizem, no tempo do salzar a economia portuguesa era equilibrada,versão Pinto no tempo do Pinto são tome era limpo não tinha lixo, meus caros estamos no século XIX forma de fazer politica antigamente não é a mesma de hoje são tome precisa de alguem dinamico com olhos no futuro não alguem que ta fixado no século XX, pensem nisso…

    • delete

      8 de Abril de 2011 at 17:43

      aplaudido meu caro orgulho ferido ,isso la e verdade ….

    • ovumabissu

      11 de Abril de 2011 at 12:57

      Não comparem pessoas incomparáveis.

      Salazar deixou Portugal pobre, mas honrado e com muito $$$ no cofre.

      Pinto da Costa tomou STP pobre, mas com algum $$$, e deixou-o nas mãos do FMI (na bancarrota).

      O único ponto comum é terem sido, ambos, ditadores.

  62. Senhor Parvo

    8 de Abril de 2011 at 2:39

    Loysik Schnneder,,, força ai camarada Aurelio Martins,,, jovens estão com vc,,, muitos k estão ca a criticar,, sao judas,,, S.T.P um tempo novo,,,

  63. Potó

    8 de Abril de 2011 at 11:23

    Tela nón tê unwa sunguê cu nón pôji sama vadô panha, tudo glavana zaó ê ca placê. Sun Pintoê anji sun ca condê nê, cu a cabê sun olá elessón Sá lumado? Povo muê bamo piji goveno pá tudo mesgê tê elessón pá tudo nin nén migo sun pô bé sun. Cunda guê cu ca bé sun, Sá inen cu cabá ké sun bá góló fitchin de dana tela sé. Punda MLSTP Sá gléba sun, cu san Imén dessa pá sun leda, santomé cu plinxipe Sá loça, cu pé sun dessa, antón niuwan guê máxi ca pôji tlaba loça nê gleba, Malé Pinto pia ioyo de aliba cu Sá Ni santomé cu plinxipe e MLSTP dessa rendero tlaba, pelo meno nón ca bê xi cua cada. Ana ca cumé píxi Ni glavana tanfá punda xi vadô cassa único píxi, nón cá passa fome ele manda santomé plodoso ca manda nón lula manda maxipombo, olá omali Sá bluco e píxi subli plesso dêsso tê pena nón manda bunzu. Tudo niguê ca flá mali de bunzu, maji inen kesse xi enen nas ca cumêfa, mano tio placelu men outlo outlo niguê de família bunzu isca mata fome. Olá mosso canta bá gola bunzu de fé monhô cu maquita legulado cuwa ussua ni bodo hahahahaha nonca cumê dança kesse vuado panha. Oze tudo niguê de santomé cu plinxipe consê bunzu, inen xalé só messe vuado panha, inen mon fina cu naca messe tlabafa ana kesse cu bunzu só Sá ca zuda nón. Um flá mu tam na lumia ninguê. Guê cu sebe flá lungua zaó ca gólo closso. Um bé um bi um sai mé

  64. Abdybie

    8 de Abril de 2011 at 14:26

    Caros Compatriotas, para um país desenvolver temos que deixar de opinar algo que nos não sobemos expecificar, isso é que faz o povo santomense cair no erro, ninguém é melhor que ninguém o que diferencia é o caractér de cada um.

  65. delete

    9 de Abril de 2011 at 22:32

    tao ha busca de jesus cristo em stp, apenas queremos alguem que nos guia para um porto seguro ,onde possamos ter boas condicoes de vida ,no qual podemos ter mais esperanca de vida nao nesse nivel de vida media que temos …nao ha governo perfeito e muito um presidente perfeito ,porque nao se nasce preparado para este ou aquele cargo,mais sim vai se preparando …

  66. Bodji

    10 de Abril de 2011 at 9:43

    Alguma coisa esta’ mal na Constituicao de STP,pois gente com cadastro, ma’reputacao, enriquecimento de origem duvidosa, currilum profissional zero, essas pessoas,repito, nunca deveriam poder concorrer a cargos de PM ou PR.
    Tem que haver um minimo de regras.

  67. salmo 91

    10 de Abril de 2011 at 18:52

    mais como podes dizer enriquecimento de origem duvidosa ja que tens assim tanta certeza que sao de origem duvidosa pq nao dizes de uma vez? e fica na especulacao,acusar sem certeza e crime nao? o queres que podia mudar na constituicao podias partilhar com os comentaristas ja que es o forte o sabio, haa ja agora pq nao concores nos ar de tua graÇa ? fico a espera da tua resposta filhos de stp….

  68. Manuel de sousa

    11 de Abril de 2011 at 7:18

    Andorinha diz espero que o meu povo para de sofrer que possam comer e beber o que quer porque querendo a condições pra isso penca no povo antes de pencarem em vós primeiro

  69. voz da verdade

    11 de Abril de 2011 at 14:39

    Caro compatriota, a única coisa de origem duvidosa é o teu comentário… como tens a coragem de afirma algo q não tens certeza isso é crime sabe? não volte a escrever comentários deste géneros… isto é símbolo de covardia.. faça comentários dignos de um bom carater.. se estiver com duvida no que escrever.. não escreva.. não custa nada, vai ler um livro ao menos melhoras o teu nível de intelectualidade.. rala manos

    • obrigatorio

      12 de Abril de 2011 at 18:47

      gostei…

  70. Rosa Porcelana

    22 de Maio de 2011 at 16:15

    Este país jamais saira do fosso que nos meteram uns meia duzia de corruptos, que metem se na politica para terem boas casas, bons carros e quantas mulheres a custa do nosso dinheiro , do bom censo e do bom acreditar deste povo com infimas capacidade intelectuais de os julgar em praça publica pondo o dedo directamente na ferida.Assim surgiu a ELITE ENDINHEIRADA santomense aproveitando dos nossos reduzidos conhecimentos academicos ,não fazem nada em prol deste povo,em vesperas das eleições surgem as beneces o dito BANHO para consiguirem mais uma vez um cargo no poder ate quando gente, clamo pela vossa consciência se não formos nos fazê lo quem fara por nós até quando, é preciso pegarmos em armas para vos eliminar caso for necessário haverá gente disponível e competente para fazer não é preciso basta sermos conscientes,humanos,solidarios e sermos bons santomenses que somos.

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top