Política

Fortunato Pires foi designado pelo Presidente da República como membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial

No decreto Presidencial número 4/2011, o Presidente da República Manuel Pinto da Costa designa Francisco Fortunato Pires, como membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial. Francisco Pires, que recentemente jubilou-se como Presidente do Tribunal de Contas, foi no passado Secretário-geral do MLSTP/PSD e Presidente da Assembleia Nacional. Francisco Pires, exerceu também nos primeiros anos da independência o cargo de Juiz do Tribunal para actos contra revolucionários e mais tarde ministro da Justiça.

Para ter acesso ao decreto presidencial CLIQUE – Decreto Presidencial – Fortunato Pires

    32 comentários

32 comentários

  1. SUZANA

    2 de Dezembro de 2011 as 12:49

    OK

  2. realista

    2 de Dezembro de 2011 as 12:58

    nuito bem

  3. realista

    2 de Dezembro de 2011 as 12:58

    muito bem

  4. Francisco Castanheira

    2 de Dezembro de 2011 as 14:16

    Em frente Dr. Manuel Pinto da Costa
    Obrigado Tela-Nom

  5. Fála sétu!

    2 de Dezembro de 2011 as 14:49

    Só espero que no final de mais uma nobre missão ao serviço do país, o felizardo não tenha direito a mais reformas, carros, combustíveis, etc… Sanguzou cantou e bem: Ê tê nguê ku ka sa ké tasondu , ku kwá ka bi lêlê!

  6. truquim deçu

    2 de Dezembro de 2011 as 14:50

    Agora vejo que as coisas estão a andar eu conheço quem é o Francisco Pires ele é capaz de dar volta esta crise que se encontra nos tribunais ele perssiguiu os corrupotos quando erra o presidente de tribunal de contas até que os falfeitores inventaram uma fora de destruir o homém dizendo que a lei do regulamento interno do tribunal de contas erra inconstitucional, francamente, qual foi a conclusão tiraram o tribunal os poderes e continuam a robar como uma coisa doida, por este motivo eu aplauso Dr Manuel Pinto de Costa, força pinto, Francisco pires continua dando a força ao nosso Presidente

  7. truquim deçu

    2 de Dezembro de 2011 as 14:53

    (malfeitores)(forma)coreção

  8. Voz da razão

    2 de Dezembro de 2011 as 15:57

    Muito bem!
    Mas este senhor ganha tanto dinheiro que devia mudar de visual trocando esses óculos ridículos.

    • realista

      2 de Dezembro de 2011 as 22:24

      Este homem para alem de ser esperto tambem e inteligente esses oculos faz o povinho axar que ele e pobre mano jogo da vida ah nao zoplo de bueeee. pa ssum vive ni mundo sela pa sum fingi maloko manceee

  9. Francisco Ambrósio Agnelo

    2 de Dezembro de 2011 as 16:14

    Ainda vale a sua contribuição; não neste lugar sombra, creio eu, mas sim, numa instância que seja visível passando testemunho aos seus sucessores. O saber circunscreve a trajectória da vida, daí a máxima “ O Homem aprende com os erros”

  10. Sulila Miranda

    2 de Dezembro de 2011 as 17:05

    Que baixeza, o mais importante são os óculos do sr ou a massa cinzenta dele? Deixemos disso…

    • Voz da razão

      6 de Dezembro de 2011 as 7:56

      HAhHAhahahaha, massa cinzenta?!!Como diz o senhor Tito, este Sr no passado foi o que todos nós sabemos. É verdade que deve-se levantar o chapéu pela função que ocupou no tribunal de contas. Felicito-lhe por isso, mas minha cara ou meu caro Sulila Miranda, massa cinzenta é aquele que mostra ao público que sabe através de palestras, aulas nas universidades, opinião na comunicação social, entrevistas, colóquios, etc, etc. Pela idade que este senhor tem e pela experiência acumulada, deveria sim a partir de agora ocupar-se disso, porque das regalias do Estado que este Senhor teve desde jovem já tem que chega.Infelizmente nós Africanos pegamos e nunca largamos. Por isso é que estamos assim…Se a (o) Sulila é jovem não pensa que terá a mesma regalia que este Senhor. Casa do Estado, carros de Estado reforma de 50milhões de Dbs + 80lts de combustível pra os passeios. Comece a lutar e pensar em si. Bem haja a todos Santomenses.

  11. keblancana

    2 de Dezembro de 2011 as 18:19

    Peça este Sr. o certificado de habilitações….

  12. J.Rufino

    2 de Dezembro de 2011 as 23:28

    Sinceramente,não esperava estas mesmas caras a fazerem parte do mesmo sistema,mas enfim…é o país que temos,só espero que os jovem procurem também os seus lugares porque assim não vão a lado nenhum…,os cótas do sistemajá la estão……..

  13. FEXA PATA

    3 de Dezembro de 2011 as 0:41

    CREDO MAIS UM CARGO JOVEM TAMBEM PRECISA, CORJAS DE LA………

  14. FEXA PATA

    3 de Dezembro de 2011 as 0:43

    ATE QUE ALI SO TEM UMA CARA SAO TOME TEM MAIS PASSOAS QUE QUEREM DESMOSTRAR, VOCES TIVEREM A CANTAR PORQUE E PAI GRANDE AINDA VAO CHORAR SAO TODOS =S

  15. Pedro Cravid

    3 de Dezembro de 2011 as 13:59

    Bem,espero que esta escolha sirva de muitas mudanças que os nossos tribunais precisam,sei bem quem e este senhor da forma como trabalhou no tribunal de contas mas fico ao mesmo tempo revoltado em não ver gente jovem com capacidades para exrecicios desta função,a ver vamos.A verdadde e bom dizer que estes senhores alguns fazem ou ja fizeram parte do sistema espero que o senhor presidente possa em pouco tempo trazer resoltados.

  16. Emigrante

    3 de Dezembro de 2011 as 14:01

    De volta ao passado, GENTE… DEPOIS VEM A VELHAS HISTORIAS AO BAILE

  17. Antonio Santos

    3 de Dezembro de 2011 as 17:38

    Que horror. Outra vez o Fortunato, depois de sair do tribunal com dezenas de milhões e diversas regalias, depois de fazer o que fez no partido unico. Ja sabiamos que o PINTO tinha de viver com os seus. O que tem esse FOrt para dar ao povo, vai começar a criar e desenvolver o cancro , estamos todos doentes. Massa cinzeta ou negra. Nem formação eles têm. Mas quem esperava o melhor, ou vocês não comecem o Pais em que vivemos. Pessoalmente não é ser pessimista , mas de Pinto, so espero uma coisa. Ajudar os amigos e amigas, vender coisas para os amigos que financiaram ao longo dos anos , algumas coisas do Pais, no fundo , depois dos cinco anos não vamos ver nada, quem não tem não pode dar. O Pais vair piorar e estamos todos fritos. Mas uma coisa que eles esquecem, um dia isso vai acabar, como temos visto o que passa no norte de Africa.

  18. Francisca Cara Linda

    3 de Dezembro de 2011 as 23:38

    O Pinto poderia completar esta equipa de conselheiros/assessores e afins com Pochi e mais um elemento. Como todos sabemos, o setor das pescas tem grande importância na economia santomense, sendo fonte de sustento de uma grande percentagem de famílias. Pochi é possuidora de um “Know How” nesta área que seria de grande utilidade. O outro elemento seria o melhor palhaço chinês da actualidade. O nosso pais teria assim uma grande visibilidade numa das principais economias mundiais. Todas as semanas teríamos charters e mais charters de chineses que iria relançar o nosso setor turístico. Francamente….

  19. opiniao realistica em geral!!!

    4 de Dezembro de 2011 as 14:19

    Mas um tacho pra outro sócio da velha guarda, embora que já esteja podre de “massa”. só coragem!

    entao, a ver se nao lhe dao a sua quinta reforma…!!!
    jajajajajajajajajajjaa

  20. sulila miranda

    4 de Dezembro de 2011 as 20:42

    Meus irmãos o que queremos?
    Eu sou a favor da colocação de jovens nos diversos postos da Adm. do Estado.
    Mas ultimamente fiquei completamente passada, pois constactei que estando jovens a frente da justiça, eles por razões que não conheço bem, decidiram não fazer avançar, nalguns casos pararam mesmo o sistema. E então, como fica a nossa situação? O cidadão que tem necessidade de tratar de algum assunto aí, fica bloqueado durante meses… isso é inademissível! Por isso é que sou de opinião que também se coloque velhos, desde que estes sejam capazes, de modo a fazer mover a máquina, para o nosso bem!

  21. fidelito

    5 de Dezembro de 2011 as 9:59

    Mais tacho para os MLSTPenses.
    Nato Pires foi à reforma com 50 milhões de dobras mensais.

    ISTO é que é viver a independência de STP.

  22. Tito

    5 de Dezembro de 2011 as 10:17

    Há um adágio que diz: “Só os imbecis é que não mudam”
    Certo que Sr. Fortunato pires, no passado longínquo deixou muito a desejar (também é responsável pela situação económico-social e politica que vive STP hoje). Mas num passado recente, particularmente no seu último mandato como Presidente de Tribunal de Contas, ele deixou a sua marca positiva, tentou que muitos ladrões de colarinho branco repusessem na conta do Estado o dinheiro de todos os santomenses que roubaram, e isso merece aplausos. Ele errou no passado e tenta agora reconciliar-se com este povo (espero e quero acreditar que também é o caso de Excelentíssimo Senhor PR), afinal de contas o erro é humano, quem nunca errou. O que conta não é o erro cometido, mais sim a capacidade de levantar e corrigir os erros cometidos.
    Porquê é que não foram nomeados jovens? Caros colegas jovem, primeiro: esses cargos são para pessoas que têm uma certa idoneidade e experiencia, segundo: ser jovem não é sinonimo de honestidade ( sabemos que muitos jovens estão a ser mais gatuno, também estão a querer a sua vez para desgraçar este povo).
    A minha única inquietude com esta nomeação é quanto a sua retribuição. Será que este cargo também é renumerado? Salário mensal ou senha?
    Sr. Fortunato Pires, só tenho uma coisa a lhe pedir: se lhe for atribuído qualquer tipo de remuneração para este novo cargo, que sinceramente acredito que é a pessoa ideal para o ocupar, por favor renuncia a receber qualquer tipo de remuneração. Assim o Senhor estará a demonstrar que é um verdadeiro patriota. Homem de convicção e justo.

  23. maria chora muito

    5 de Dezembro de 2011 as 10:59

    Pires só vai criar problemas. Leite sai e entrega o Tribunal ao Amado Vaz para compor a dupla com o Pires. O Pires foi o antigo Presidente do Tribunal para actos contra revolucionarios. VIVA COTA PINTO

  24. Malébobo

    5 de Dezembro de 2011 as 16:41

    Porque pinto não escolheu o Sr.Guadalupe de Ceita,
    Albertino Neto,como membro de conselho de estado,não individos da sua ala obrigado

  25. keblancana

    5 de Dezembro de 2011 as 17:22

    Continuar a nomear analfabetos como este para cargos importantes num País com tantos quadros formados a serio em Universidades reconhecidas internacionalmente, desculpem , mas é absurdo. A única justificação são os favores do antigamente reconhecidos agora. Em quê que esta nomeação dignifica o Estado Santomense. Como é que este Sr. terá condições de chefiar pessoas que efectivamente são Juizes de formação em universidades reconhecidas?

    Não foi suficiente o faz de contas que se passou e passa no Tribunal de contas?
    Mas que País é este?
    Vocês têm razão, quem vota nessa gente é o Povo, por isso continuem a ficar cada vez mais e mais ricos, até um dia que este povo perceber e se cansar. Talvez nesta altura poderão reagir.
    O Povo tem o que merece.

  26. Suásuá Pires

    6 de Dezembro de 2011 as 8:26

    “ Mais tacho para os MLSTPenses.
    Nato Pires foi à reforma com 50 milhões de dobras mensais.
    ISTO é que é viver a independência de STP.”

    Meu carro “fidelito”, estes casos só acontecem porque os Santomense é que viabilizam, embora sendo a Assembleia Nacional que aprova as leis da República e o Presidente da Republica as Promulga, não quero também incorrer no mesmo erro fazendo estes tipo de comentários que surgem nas páginas do nosso Téla Nón. Acho sim, que a melhor é encontrar uma forma para que todos os santomenses também fiquem a beneficiar deste tipo de reforma uma vez que são as Leis existente que dá-lo este direito como teve possibilidade ele mesmo o “ Sr. Francisco Fortunato Pires” explicar e justificar exibindo Publicamente o Diário da Republica donde constava a tal Lei perante o Jornalista do Programa Grandes Entrevista. Agora pergunto;
    Onde estão os 55 representantes do povo?
    O que eles fazem para o povo?
    E quantos povos representam?
    O que povo tem feito para sair da reforma de 200.000,00 depois de ter trabalhado uma eternidade na Função Publica?
    Espero que, com estas perguntas, cada um de nós que temos a oportunidades de entrar em contacto com as realidades possamos reflectir da melhor forma em cada casos e os acontecimentos que têm surgido no País, relembrando só o dia 19 de Setembro de 1974 salvo eu, data em que as mulheres de São Tomé e Príncipe se uniram as força e numa só viva voz em frente do Palácio do governador, para exigirem os seu direitos.
    Vamos unir as nossas forças de modo a sermos contemplados também pela lei…

    • Frontal

      7 de Dezembro de 2011 as 8:51

      Concordo plenamente contigo, caro Suasuá Pires.

      Infelizmente muitos Deputados só pensam na sua imudidade e demais privilégios que ganham.
      Vão ao parlamento passear e não para defender os interesses do povo que os elegeu.
      Viste o que se passou na aprovação do OGE e GOP? Na hora das grandes decisões eles fogem… ou se V…

  27. Malébobo

    7 de Dezembro de 2011 as 16:41

    Quem acreditou no Camarada Pinto da Costa, será ilusão, porque este nunca vai esquecer dos velhos amigos, da primeira Republica, Amado Vaz, Dionisio Dias, e muitos outros haver vamos

  28. Malébobo

    7 de Dezembro de 2011 as 16:54

    Eu ainda me recordo que quando se tomou a Independencia, houve gente que tinha noção o que era independencia, mas o coitado do povo pensava que de facto de caue a Pague é nossa mas afinal não foi isso que aconteceu, os mais esperto safaram resto esta se cagando, obrigado

  29. ze maria gomes

    25 de Fevereiro de 2013 as 11:08

    Continuamos a espera dos DIPLOMAS de alguns juristas e juizes: Fortunato Pires, Silva Cravid, Adelino Izidro, Alice Vera Cruz, etc, etc. Mata-nos essa curiosidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo