Política

Delfim Neves interpôs processo-crime contra Amândio Pinheiro

Acompanhado pelo seu advogado Pascoal Daio, o líder da bancada parlamentar do PCD, depositou na última sexta – feira, no Ministério Público, uma queixa-crime contra Amândio Pinheiro por calúnia e difamação. Delfim Neves exige esclarecimento total do caso.

Delfim Neves foi acusado por Amândio Pinheiro, homem de negócios, seu antigo aliado e companheiro da lide comercial, e membro do seu partido, como tendo beneficiado de 300 mil euros resultantes de um alegado negócio envolvendo empresa de telecomunicações com base em Portugal, e com consequências danosas para o povo de São Tomé e Príncipe. «Ele insinuou a existência de um suposto acordo com uma empresa pública portuguesa, naturalmente que ele está a falar da PT, que não é uma empresa qualquer. Tem relações com a CST também uma vez que ele diz que as pessoas pagam telefone mais caro por causa do tal acordo de 300 mil euros. Ele envolveu instituições muito credíveis e a mim que tenho um nome que deve ser preservado e daí ele tem que provar isso em juízo», declarou Delfim Neves quando saiu do Ministério Público.

O político que foi candidato às eleições presidenciais de 2011, tendo sido o terceiro candidato mais votado na primeira volta, diz que «está habituado a este tipo de coisas. Isso é só para lançar o meu nome na lama, não tem nada de verdade. Mas quem deve investigar é o ministério público», acrescentou.

Delfim Neves exige que o Ministério Público trabalhe afincadamente para esclarecer o caso. «Quero que o ministério público enquanto instrutor da acção penal e defensor da legalidade, investigue e traga todas as provas sobre este processo. Quero que este assunto fique clarificado. Se o Senhor Amândio disse a verdade eu devo ser castigado. Se mentiu ele deve ser castigado», frisou.

No que concerne ao seu partido PCD, que Amândio Pinheiro, disse ter acumulado dívidas para com ele no valor de 300 mil dólares, Delfim Neves, desvalorizou tais declarações. «Se o senhor Amândio efectivamente teria dado ou emprestado ao partido o montante de 200 mil euros, deveria reclamar há bastante tempo porque as eleições tiveram lugar há cerca de 2 anos», afirmou.

Para Delfim Neves, o seu antigo companheiro da política e dos negócios, apenas cumpriu com o seu dever enquanto militante do PCD, contribuindo financeiramente para as acções políticas de campanha em 2010. «Nenhum partido cá em São Tomé tem empresa ou indústria. Portanto não têm qualquer fonte de riqueza. Daí que qualquer partido vive da quotização dos seus militantes. Se o senhor Amândio prestou este serviço ao PCD, não foi nada mais nada menos que o seu dever enquanto militante do partido», concluiu.

Abel Veiga
.

66 Comments

66 Comments

  1. BRUNO DAS NEVES

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:03

    Ja agora, ele como homem que nao quer o nome envolvido na lama, devia ja prestar contas ao estado por conta do polemico caso “STP TRADING” e outros.
    Pouca vergonha, se pra fazer queixa-crime nao precisa ser levantada a emonidade, espero que quando as investigacoes do dito caso estiverem concluidas, que nenhum obstaculos aparessa e que A.N esteje atento a esse caso e lugar dos coruptos sem duvida sera cadeia.

    • Zumbido

      20 de Fevereiro de 2012 at 16:51

      Senhor Delfim Neves….
      Depois de sugar o Fradique e o partido dele, o MDFM, claro que o senhor teria que encontrar algum lugar para sugar dinheiro alheio, já que o Fradique discubriu suas malabarices.
      Triste é a vergonha por que vão passar os teus filhos. cada vez que sairem a rua vão ser considerados como usurpadores de dinheiro do povo.
      Por favor Delfim…cresça e apareça e aprenda a ser sério.
      Fradique e o MDFM fizeram muito bem em já não confiar em vocês.

    • Carlos Menezes

      20 de Fevereiro de 2012 at 21:09

      LOL, um deputado apresenta queixa contra outro e nenhum podera ser acusado porque ambos teem imunidade. E agora pergunto no caso das docas e stp trading sera que o esses corruptos teram tambem a mesma vontade de responder em tribunal, pedindo o levantamento do sua imunidade? Quando o A Izidro acusou e Delfim de ter recebido um cheque da mota & gil porque esse nao levou o A Izidro ao tribunal? entao o A Izidro tinha dito uma verdade nao? Delfim sabe que o nosso tribunal e uma comedia por isso ele apresenta essa queixa e so para fazer o ingles ver. Ele sabe que ninguem podera provar nada porque ele nao deixa rastos. FUI

    • Beto Afonso

      21 de Fevereiro de 2012 at 2:10

      Tens toda razao BRUNO DAS NEVES. O sr Delfim Neves nao merece nunhuma credibilidade do povo saotomense. Este senhor, se tivesse vergonha na cara, nem se quer se dirigiria ao ministerio publico para apresentar queixa contra quem quer que seja enquanto ele proprio continuasse fugitivo da justica. Ele devia dirigir-se ao tribunal, pondo de lado a “maldita” Imunidade parlamentar, pedindo que fosse julgado para limpar o seu nome e possa ter autoridade moral para levar avante qualquer tipo de accao judicial contra qualquer outro cidadao. Alias, o ministerio publico devia por a seguinte condicao ao Sr Delfim: Os processos movidos pelo cidadao Delfim Neves que dao entrada nos tribunais so serao analisados apos o proprio se apresentar de livre vontade nos tribunais para esclarecer os inumeros indicios de corrupcao que pairam sobre a sua pessoa.

    • Coladura

      24 de Fevereiro de 2012 at 2:51

      Digníssimo, Beto Afonso!

      Antes de mais as minhas saudações fraterna…

      Não sou polémico e no mundo democrático cada um é livre de exprimir o que pensa.

      Mas peço desculpas, para lhe dizer que é um erro grosseiro, sua afirmação que abaixo passo a transcrever:

      “ Ele devia dirigir-se ao tribunal, pondo de lado a “maldita” Imunidade parlamentar, pedindo que fosse julgado para limpar o seu nome e possa ter autoridade moral para levar avante qualquer tipo de acção judicial contra qualquer outro cidadão. Alias, o ministério público devia por a seguinte condição ao Sr. Delfim: Os processos movidos pelo cidadão Delfim Neves que dão entrada nos tribunais só serão analisados apos o próprio se apresentar de livre vontade nos tribunais para esclarecer os inúmeros indícios de corrupção que pairam sobre a sua pessoa”

      Pois nunca conheço nem ouvi dizer que um cidadão no seu estado de normal saúde mental fez sua auto-acusação, assim como Estado nenhum já convidou alguém para lhe conferir o seu direito ou que lhe assiste.

      Isso é básico e bastante elementar na matéria de Deveres e Direitos de cada cidadão, por outro lado, não é de admitir sequer, que o Sr. Delfim Neves é proprietário da nossa Assembleia Nacional, porque só se assim fosse é que se explicava a sua presença na AN, até então.

      Fique sabendo que, mesmo que objecto esteja disponível, o interessado terá que fazer valer o seu direito e solicitar ou exigir a sua posse, a quem o tem em seu poder.

      E é dessa mesma forma que, se existe um crime, o portador das provas em seu poder deve e tem por obrigação de apresentar queixa-crime contra o infractor, para evitar que seja acusado de encobridor de crime. Pois, não tinha que necessariamente ser o Ministério Público. Porque é o dever de todo cidadão, porque afinal, o Estado somos nós.

    • Beto Afonso

      26 de Fevereiro de 2012 at 4:48

      Carissima/o Coladura,
      Relativamente ao Sr Delfim, queria reafirmar o seguinte: Quem nao deve nao teme. Quem sabe que esta absolutamente seguro da legitimidade dos seus actos, diante de suspeitas relativamente a estes, deve se apressar a cooperar com a justica para limpar o seu nome e reforcar a sua credibiidade perante todos.

    • Beto Afonso

      26 de Fevereiro de 2012 at 5:00

      Caldura
      Nas sociedades civilizadas, “os integros” nao receiam apresentarem-se perante entidades justicas para clarificarem os seus actos.

    • Beto Afonso

      26 de Fevereiro de 2012 at 5:00

      Caldura
      Nas sociedades civilizadas, “os integros” nao receiam apresentarem-se perante entidades judiciais para clarificarem os seus actos.

    • Coladura

      27 de Fevereiro de 2012 at 2:28

      Antes de mais, agradecia informação sobre que mundo civilizado pretende insinuar e cite algum caso que sirva de exemplo! …

      Sejamos sérios e responsável, pois, recuso-me participar no jogo de DEMAGOGIA E/OU BLÁ-BLÁ-BLÁ, porque não fazem parte do meu abc diário.

      Não sô nem quero ser advogado de ninguém

      Em abono da verdade nem conhece pessoalmente o sr. Delfim Neves, senão através da foto e imagem de televisão.

      Meu comentário visa somente porque desde a campanha para eleição a Presidente da República que vejo comentários de acusação sobre DN e nada lhe aconteceu. No entanto ele mantem sempre no seu lugar de Deputado na AN. E porque preso pela verdade e o meu lema é que cada infractor deve responder pelos seus actos e qualquer prevaricador deve ser punido pelos órgãos competentes, doa a quem doer; mas não ao belo prazer dos seus inimigos e/ou daqueles que não gostam dele. Aliás já deixei isso bem claro nos comentários do passado dia 20 e 22 deste mês,

      Os nossos mais velhos diziam – ” qua ku bô na bê ku uê bô fa, bô na ka pô ba uê de zuxi ba flé-fa”.

      Para assuntos sérios. Demagogia, não. Blá-blá-blá, não.

      VERDADE E RESPONBILIDADE

    • Coladura

      27 de Fevereiro de 2012 at 2:35

      Beto Afonso,
      Lamento mas sou forçado a lhe dizer para não inventar.

      Mas de que mundo Civilizado?
      agradecia que me informasse de que mundo civilizado pretende insinuar e cite algum caso que sirva de exemplo! …

      Sejamos sérios e responsável, pois, recuso-me participar no jogo de DEMAGOGIA E/OU BLÁ-BLÁ-BLÁ, porque não fazem parte do meu abc diário.

      Não sô nem quero ser advogado de ninguém
      Em abono da verdade nem conhece pessoalmente o sr. Delfim Neves, senão através da foto e imagem de televisão.

      Meu comentário visa somente porque desde a campanha para eleição a Presidente da República que vejo comentários de acusação sobre DN e nada lhe aconteceu. No entanto ele mantem sempre no seu lugar de Deputado na AN. E porque preso pela verdade e o meu lema é que cada infractor deve responder pelos seus actos e qualquer prevaricador deve ser punido pelos órgãos competentes, doa a quem doer; mas não ao belo prazer dos seus inimigos e/ou daqueles que não gostam dele. Aliás já deixei isso bem claro nos comentários do passado dia 20 e 22 deste mês.

      Os nossos mais velhos diziam – ” qua ku bô na bê ku uê bô fa, bô na ka pô ba uê de zuxi ba flé-fa”.

      Para assuntos sérios. Demagogia, não. Blá-blá-blá, não.

      VERDADE E RESPONBILIDADE

  2. Baga Tela

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:04

    È mais uma briga de comadre…

    • Michel Bento

      21 de Fevereiro de 2012 at 9:30

      Ontem ouvi um comunicado do Partido MDFM e acheio um comunicado com responsabilidade.
      Finalmente surgiu uma força politica a mostrar seriedade e bom senso nessa tão falada crise parlamentar.
      Meus parabens ao MDFM por saber estar a altura de dar e bem a sua contribuição para a estabilidade e não ao desgoverno da republica.

    • Juguvo Cubango

      21 de Fevereiro de 2012 at 18:17

      Tambem fiquei sabendo na radio de angola do comunicado do partido do MDFM de sãotome… Por acaso muito bom e muito apaziguador.
      Isso que nos chamamos de verdadeira contribuição para democracia.
      Os homens e mulheres do MDFM devem sentir-se orgulhosos do seu posicionamento e acho que os santomistas devem acarinham os partidos com estas caracteristicas.

  3. Baga Tela

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:04

    É

  4. Deputado

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:10

    deputados nao respondem a lei quando cometem crimes, mas podem interpor recursos a torta e a direita… a imunidade parlamentar tem que ter limites….

  5. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:11

    Bobo kala bêtu!.. curupto queixa ladrão!..

  6. Cat.

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:12

    Boa iniciativa! Eu não conheço pessoalmente este Delfim Neves e já ouvi muita coisa ao seu respeito. Mas tenho de reconhecer que esta atitude é muito boa. Disponibilizou-se para que o ministério público esclareça tudo. Apresentou uma queixa contra o Amândio querendo que as acusações de Amândio sejam julgadas e esclarecidas.

    Agora eu pergunto. O que fará o senhor Amândio? Vai explicar ao povo onde anda os 300 000 dólares do dinheiro que lhe deram para arranjar o hospital do Príncipe e o mesmo não fez nada? Ele vai ou não explicar isto ao povo? Eu como simples cidadão e contribuinte deste país exijo isto ao senhor Amândio.

    Quanto ao senhor primeiro-mninistro, Patrice Trovoada. Vai dizer ao povo,ou não, de forma clara, que nunca fez nenhuum contrato com o senhor Amândio para que este passasse para a sua bancada na Assembleia Nacional em troca de criação de condições para que este não respondesse pelo dinheiro que tomou para arranjar o hospital do Príncipe e no entanto não fez nada?

    O povo quer saber a resposta para estas questões. Não basta o senhor Patrice andar a dizer que quer acabar com a corrupção no país e outras tontices. O senhor primeiro-ministro tem de dar sinais claros de que quer combater a corrupção com actos políticos claros e transparentes. O povo anda a sofrer muito e já não vai na cantiga do senhor primeiro-ministro. O povo quer resultados palpáveis, acções no terreno.

    Por isso é obrigatório que o senhor diga-nos se contratualizou ou não com o Amândio a troco de favores políticos. Isto é muito grave para o nosso país. Como cidadão eu exijo isto ao senhor até porque tinha muita confiança nas suas intenções iniciais.

    Cat.

    • E.Santos

      20 de Fevereiro de 2012 at 20:11

      Sorte a nossa se ele se disponibilizasse desta mesma forma no caso Doca Pesca e STP Trading. Isto é o que nos interessa.

    • Lagartixa de Almerim

      20 de Fevereiro de 2012 at 22:30

      Este primeiro-ministro não está nada preocupado com isto. Ele só pensa em poder a qualquer preço. Nem se for comprado. É por isso que ele acabará desgraçando este país. É muito triste tudo isto.
      O povo tem de fazer uma petição para Assembleia Nacional para pedir que o problema dos 300 000 dólares seja esclarecido. Isto não pode continuar assim. Cada dia que passa descobre-se cada vez mais actos de corrupção que envolce deputados e este ficam nos seus lugares sem que nada aconteça com eles. Como é possível que um primeiro-ministro de um país possa compactuar com uma coisa desta? É incompreensível que um primeiro-ministro de um país permita que um deputado que tenha feito um desvio de uma quantia tão elevada possa ficar impune e continuar na Assembleia na bancada do partido do referido primeiro-ministro. Como é possível uma coisa desta? Ainda por cima isto vem de um primeiro-ministro que todos os dias anda a dizer que quer acabar com corrupção e que os Juízes são os culpados de todos os problemas do país. Como isto é possível minha gente?
      Sumum dám Plamâm pán nãm môle notche faê
      Fui

  7. zé pedro

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:24

    e o caso STP trading, também não tens nada a ver ?… no fundo esse senhor é sempre a vitima dos outros…

  8. Helves Santola

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:36

    É… porque é que todo mundo quer prejudicar Delfim Neves??

    ……….

  9. Lévé-Léngue

    20 de Fevereiro de 2012 at 16:56

    É nessas alturas que vocês lembram do poder e utilidade do Ministério Público??? CONVENHAMOS!!!

  10. Sr: Piripire

    20 de Fevereiro de 2012 at 17:22

    Esse artista sempre foi assim…

    • delfina

      21 de Fevereiro de 2012 at 19:12

      eça yo cua? cua lala delfim é sela decu pia bo. s. tomé esta a bater deicha população nao abri olho cada vez a coisa esta a piorar mas un dia deus fara justica e homens como delfim estaram atraz das grades e todos os seus bens serão nacionalisados. oque ja deveria ser feito se o raposo nao queimasse os tais processos de doca de pesca stp tradink etc. mas deus é grande sto ca pra ver……….

  11. Maiker

    20 de Fevereiro de 2012 at 18:17

    Concordo plenamente com O senhor Delfim Neves. O Amândio Pinheiro está desorientado, está sem norte, ele está a fazer tudo isso porque foi comprado pelo partido ADI, fez essas declarações triste para por o nome do Delfim Neves na lama, mas esse incompetente de Amândio irá prestar conta no tribunal, esse individuo não tem moral, só quem não intende de política é que acredita nas barbaridades que o Amândio disse ao respeito do Delfim Neves.
    O Delfim Neves foi o terceiro candidato mais votado na eleições presidenciais é um homem forte na política por isso todos têm inveja do Delfim Neves e inventa calúnias para difamar o seu nome.
    Força Delfim, toda jente sabe que o Amândio é um vendido.

  12. carlos

    20 de Fevereiro de 2012 at 18:24

    O Amândio pinheiro é um iletrado, usa liberdade de expressão para dizer barbaridades. Esse homem inventou toda essa história para suja o nome do Delfim Neves. O Delfim Neves foi o terceiro candidato mais votado nas eleições presidências, é um político que todos invejam da sua carreira, do seu trabalho e do seu desempenho, o Delfim Neves massacrou o candidato que o senhor Amândio judas apoiou o Aurélio Martins.

  13. N.C

    20 de Fevereiro de 2012 at 19:23

    Haja paciencia para aturar esses comerciantes/politicos/deputados.Ironicamente o sr Delfim Neves fala do seu bom nome,da sua boa reputacao e faz queixa crime para ver as acusacoes sobre ele feitas,no sentido de serem esclarecidas.Infelizmente nao se viu a mesma disponibilidade da parte do mesmo,em se entregar a justica e colaborar com a mesma no sentido de esclarecer os casos que no passado recairam sobre ele.
    Nem o tribunal,nem a procuradoria nem o parlamento,tornaram palco de “bobo danco”So mesmo em s.tome,ve-se brincadeiras dessas

  14. Preto

    20 de Fevereiro de 2012 at 19:43

    Tanto um como outro, prejudicou o povo de STP e mesmo assim, alguns apoiam.É uma vergonha!

  15. realista

    20 de Fevereiro de 2012 at 19:56

    ta mais e cal…. e claro foi buscar o pascal daioo pra lhe defender outro corupto do pcd arrogante qua li cade nosso dinheiro de stp trading esclaressa tambem por favor
    tolerancia zero aos aos gatunos ,

    • Selado

      20 de Fevereiro de 2012 at 22:21

      Quando é que o senhor Amândio vem explicar a este povo sofredor onde anda a quantia de 300 000 dólares que ele tomou para reparar o hospital do Príncipe e não fez nada?
      É isto que este senhor tem que explicar ao povo de S.Tomé e Príncipe. Já chega de corrupção no nosso país.

      O primeiro-ministro não pode querer defender esta pessoa que teve um comportamento inqualificável como este. Como já disse alguém o primeiro-ministro tem de vir explicar porquê que está a defender este deputado que teve um comportamento tão miserável. Este deputado não pode passar para a bancada do ADI para fugir da Justiça. Caso contrário o primeiro-ministro pode também ser associado a este acto de corrupção.
      Se o primeiro-ministro aceitar este deputado no seu partido sem ele explicar onde está o dinheiro que ele tomou para reparar o hospital do Príncipe e que não fez nada eu passarei a considerar o primeiro-ministro como alguém que não é de confiança. Um primeiro-ministro não pode ter este comportamento.

  16. E.Santos

    20 de Fevereiro de 2012 at 20:09

    Um nome o Sr. tem realmente. Agora, ser preservado, não sei para quê e nem diante de quem. Eu diria que nem na lama o seu nome está mais. Banho de lama as vezes tem fins curativos e regeneradores. No seu caso o seu nome esta mais sujo que “pau de galinheiro”. E vai continuar enquanto o Sr. não se dignar a responder e esclarecer convenientemente os casos Doca Pesca, STP Trading, Arroz de Japão e por aí fora.
    Para colocar Amândio no Tribunal o Sr. aparece todo esticado. Para ir responder aos casos que interessam ao povoSão-tomense e que nos lesaram o Sr. refugia-se no silêncio e na imunidade parlamentar.
    Como vocês conseguem ser desavergonhados.

  17. stp

    20 de Fevereiro de 2012 at 20:50

    Muito bem Delfim Neves, senhor patrice pagou amandio pra difamar. podem falar avontade, o povo esta a ver td isso. pra frente delfim, todo esse ataque é porque sabem que o povo ti quer la a frente.. como proprio disse delfim” so se atira pedra para arvores que dam frutos.

    • Maiker

      21 de Fevereiro de 2012 at 13:25

      Concordo com “STP”
      Esses políticos têm medo do Senhor Delfim Neves. Nas eleições presidências o Delfim Neves massacrou o candidato que o Amândio apoiou (Aurélio Martins)
      O Delfim Neves é um homem forte na política, um homem trabalhador, esses políticos sempre inventam história para por o seu nome na lama, mas o povo sabe quem é Delfim Neves.
      Por isso mesmo com semana de atraso nas campanhas presidenciais foi o terceiro candidato mais votado.
      Como o próprio Delfim Neves diz, “só se atira pedras nas árvores que dão fruto”, os políticos tem medo do Delfim Neves na política e no terreno.

    • E.Santos

      27 de Fevereiro de 2012 at 21:18

      Como até agora não vimos nenhum fruto que Delfin Neves deu a São Tomé, antes pelo contrário…daqui mais uns anos vão começar a morrer pessoas inocentes com cancro derivado da comida imprópria para consumo que eles importaram e deu aos São-tomenses então no caso dele o ditado que se aplica é outro.
      “o mal corta-se pela raíz”…continuamos insistentemente a tentar cartar esse mal pela raíz. Mas arvore daninha é resistente.

  18. Coladura

    20 de Fevereiro de 2012 at 22:00

    Exmºs Senhores
    Deputados, Dirigentes e Altos responsáveis de STP.

    Caros senhores e compatriotas.

    Vamos desbloquear e esclarecer de uma vez para sempre, todas as acusações de suspeita de corrupção, de roubo, de desvios e outros de que são acusados os nossos dirigentes e altos políticos e todos aqueles que exercem cargos de grande responsabilidade no nosso País.

    Porque não dizer, IMPÕE-SE PÔR COBRO A ESSAS ACUSAÇÕES, quer sejam falsas ou verdadeiras, com ou sem fundamento. Porque são situações que só põem em causa a imagem, o prestígio, a dignidade e o respeito, em suma, a CONFIANÇA que o nosso querido São Tomé e Príncipe, bem almeja para o seu desenvolvimento. Essas acusações deixam transparecer que o País é de deixa andar, para não dizer, um País desgovernado.

    Ex. mos Senhores
    Haja coragem, doa a quem doer, cada um deve responder pelos seus actos,
    Assim como o verdeiro culpado deve ser punido em consequência da prática de seu acto ilícito, de igual modo devem ser punidos os responsáveis pelas falsas acusações.
    Só assim é que conseguiremos evitar que nosso STP mergulhe na malha de falta de Confiança que tanta falta lhe faz e que tanto necessita.

    É melhor prevenir do que remediar,
    disse!…

  19. Original

    21 de Fevereiro de 2012 at 8:05

    Isto é apenas teatro para nossa população.
    Se os Srs.Deputados tivessem que ser penalizados pelas suas acções sobejamente
    conhecidos,já teriam sido presos.Se o
    Sr. Amândio for culpado A Assembleia vai
    tirá-lo imunidade para sentar no banco
    de réu?Aí teriam que retirar os outros de forma a ajustar contas pendentes.Por isso
    digo que é tudo palhaçada.Já agora não será que a verba do bloco operatório de
    Príncipe serviu para financiar campanha de PCD e que até agora só existe esqueleto em betão? Aproveita e faça queixa de crime contra o Amãndio porque a população de Príncipe não pode ser operado localmente porque ficou lesado com esta obra.

  20. Cabo

    21 de Fevereiro de 2012 at 8:10

    viva delfim neves viva

  21. santa catarina

    21 de Fevereiro de 2012 at 8:12

    É necessario ter uma cara de lata que só amolga e não parte.

  22. Espirito Santo

    21 de Fevereiro de 2012 at 8:31

    Tenha vergonha Deilfin Neves. Foges a justica e agora queres por o outro que falou verdade na justica.Ladroes do povo. Covardes.

  23. aumato

    21 de Fevereiro de 2012 at 8:53

    deputados nao respondem a lei quando cometem crimes, mas podem interpor recursos a torta e a direita

    PODE SER

  24. Malébobo

    21 de Fevereiro de 2012 at 9:17

    Delfim Neves tenha caracter de homem, não tens moral para queixar ninguem, porque quem não te conhece, e´que pensa que eis boa peça, diga ao povo tudo sobre STP TRAIDING, DORCA DE PESCA, PASSEIO DA CIDADE CAPITAL E ARREDORES, ESPAÇO AEREO

  25. Ê ça cada cuá!

    21 de Fevereiro de 2012 at 10:24

    Pois é santolas, realmente não vos entendo, nem a vocês nem a vossa cabecinha.
    Ora vejamos: segundo a lei, um cidadão é inocente até que se prove o contrário, certo? Se assim é, porquê fazer comentários que podem induzir em erro àqueles menos esclarecidos?
    Outra questão muito importante e que ninguém até agora se preocupou, ou se preocupa, em interrogar (ou não lhes interessa que se interroguem): Porquê que, em vês de atirar pedras e insultos a uns e outros, não exigimos nós que se faça justiça e que o Ministério Público, que tem o dever efender os interesses da nação, seja célere na resolução desses casos?
    Diz-se que fulano é bandido, fulano é corrupto, fulano é ladrão, mas nos esquecemos que quem está a contribuir para que até hoje não se saiba realmente se fulano é culpado ou não é o Ministério Público e a nossa justiça em geral! A eles sim devíamos exigir o esclarecimento desses casos!
    Se o senhor Amândio está a falar a verdade ou não, só a justiça e o ministério público poderão dizer, porque cabe a eles investigar e esclarecer-nos. E já têm por onde começar, porque o visado interpôs uma queixa-crime que poderá servir de ponto de partida.
    Não devemos estar por aí a atirar pedras sem o cabal connhecimento dos factos.
    O que começo a achar é que há um grupinho de pessoas interessadas em manter-nos desinformados para criar rancor e ódio para com algumas pessoas em seu benefício.
    O caso STP Trading é um exemplo disso, porque se já está na justiça porquê que até agora dele não se sabe mais nada? Será que porque o seu desfecho não interessa a determinados interesses instalados, não se quer que se esclareça?

    REFLITAM ANTES DE ATIRAR PEDRAS!

    Um bem haja a todos!

  26. Maiker

    21 de Fevereiro de 2012 at 10:55

    Concordo plenamente com O senhor Delfim Neves. O Amândio Pinheiro está desorientado, está sem norte, ele está a fazer tudo isso porque foi comprado pelo partido ADI, fez essas declarações triste para por o nome do Delfim Neves na lama, mas esse incompetente de Amândio irá prestar conta no tribunal, esse individuo não tem moral, só quem não intende de política é que acredita nas barbaridades que o Amândio disse ao respeito do Delfim Neves.
    O Delfim Neves foi o terceiro candidato mais votado na eleições presidenciais é um homem forte na política por isso todos têm inveja do Delfim Neves e inventa calúnias para difamar o seu nome.
    Força Delfim, toda jente sabe que o Amândio é um vendido

    • BRUNO DAS NEVES

      21 de Fevereiro de 2012 at 12:12

      Perante tudo isso, onde fica o bom nome de S.Tome e Principe? Sao mesmo caso de dizer que existe uma certa cumplicidade entre certos orgaos de soberania que nao vou agora especificar, mantendo a solta individuos que constantemente denegridem o bom nome da nossa Republica. Voces que sao leitores e criticos deste jornal, ainda tenhem duvida que esses pilitiqueiros devem estar ai a solta? Isto nao cabe na cabeca de ninguem, so mesmo um iletrado e burro que se vende por tustoes pode concordar com isso. Eles um dia quando lhes faltar a cadeira no parlamento, irao ter mesmo que se ver com esse povo. Ha, isso vai, podem ter toda certeza que vai!

  27. Amadeu

    21 de Fevereiro de 2012 at 11:02

    Esse Denfim Neves é algem de bom senso k cuida de si e de dos outros , portanto n ha queixa ao respeito da sua pessoa e digo mais quem falamal dele é pk tem orgulho do seu viver……

  28. lino

    21 de Fevereiro de 2012 at 13:45

    Meus amigo,…o delfim anda a brincar e a abusar da sorte.!
    Por mim esta cena de levar o compadre ao tribunal é fogo de artifício.
    Está assustado com as declarações do Amãndio (que julgo serem verdades).
    Delfim já usurpou bens de estado notras ocasiões que todos sabemos.
    Num país a sério, já estaria na cadeia em vez de continuar a brincar a politico com os seus amigos.
    Uma palhaçada!
    Esses senhores juizes que pasam a vida a reclamar de tudo e com medo de serem auditados…porque não se preocupam com os casos do Delfim?!
    Devem andar a comer a sombra deste malandro (e a mnchar o nome da classe).
    Seus idiotas!

  29. Malébobo

    21 de Fevereiro de 2012 at 15:26

    Se o Ministério Publico estaria a funcionar com todos os seus poderes, o sr.Delfim nem deveria aparecer lá fazer queixa crime ao Amandio, isto porque o sr. Delfim tem culpa no cartório, quando foi o momento para o sr.responder sobre alegados casos de corrupção, de varios processos nomeadamente stp trading , dorca de pesca, o senhor refugiou-se na imunidade parlamentar, para dar o seu show

  30. cao sem sorte

    21 de Fevereiro de 2012 at 15:56

    Bom dias meus carros irmão e filho de São Tomé e Principe.
    Este borrrulho todos que os deputados estão a fazer é coisa só para sujar o País, O senhor Delfin Neves para mi não é um homem a serio,já há 4 anos que tive o problema com coso STP TRADING e a Doca Pesca e mais outros caso, ainda não conhencemos a verdade, tudo esta na escuridão sem explicação por parte de Delfin Neves e todos os envolvente do caso, estão a pensar que o povo é bôbô, a enganar com mentiras, um dia quando a população se revolta eles vão ver, por isso quero que esclareção as coisas como devidos, para ter paz nesta linda terra, e que os seu filho possam viver com dignidade. somos calmos mais quando coisa fica demais a gente faz-se asneiras. Fuiiiiiii.

  31. Mimi

    21 de Fevereiro de 2012 at 15:59

    Peço que o Sr. Delfim Neves pondere (mesmo que temporariamente) retirar-se da politica ativa, se dedique a outras causas que acho ser capaz de se dedicar e reponha o seu nome, que infelizmente esta envolvido em muitos escadalos publicos (provados ou nao)! Desta maneira talvez consiga se reerguer politicamente, salvar o seu PCD que esta agora muito conotado a sua pessoa. Nao lhe digo isso por o querer julgar, pois nao sou justa nem tampouco parte do poder judicial. Digo-lhe como cidada que espera ver a politica e os politicos santomenses se redimirem.

  32. O Analista e Censurador

    21 de Fevereiro de 2012 at 16:11

    Caros compatriotas que utilizam esse espaço para comentar qualquer assunto relacionado com a nossa Politica ou do nosso País em geral, deve primeiramente ler os textos e depois comentar.Tenho verificado que fogem os conteúdos dos textos nos comentários.Assim contradiz as realidades das coisas,e passam a ser pitosga. Se a questão em causa refere-se ao Delfim Neves e Amândio Pinheiro é deles que temos de comentar. Não aduzir nome dos outros que não estão relacionados ao texto. Temos que evitar essa adversidade.Nessa polémica, apenas o Ministério Público deve ser adicionado e criticado de uma forma construtiva, para tentar resolver os problemas que têm afectado a boa imagem do nosso País,imagens essas proporcionadas pelos políticos e pessoas influentes.Fazendo justiça sem excepção.
    A União faz a Força e a Força derruba…
    Viva São Tomé e Príncipe

  33. Preto

    21 de Fevereiro de 2012 at 18:00

    Esses senhores abusam porque sabem que o povo é “palerma”.

  34. Coladura

    22 de Fevereiro de 2012 at 3:16

    Compatriotas Mimi, Cão sem sorte, Male bobo e Lino,

    Vivo no diaspora há mais de 20 anos, sou alergico a política, preso pela honestidade e defendo o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe.

    Por favor, pensem comigo:

    Há mais de três anos que constante e sistematicamente vocês fazem denúncias e insinuações da prática de crimes com forte acusações conta certos dirigentes do nosso País sendo Delfim Neves alvo principal no processo de STP Trading e não só, como também têm feito alerta e apelo as instituições do Estado competentes, para que a justiça fosse feita.

    Mas até aqui nada aconteceu ao visado; antes pelo contrário, o mesmo DN até foi o terceiro candidato a eleição Presidencial mais votado. O que faz lembrar o velho ditado “ Os cais ladram mas a caravana vai passando” passe o termo.

    O DN continua Deputado e figura pública de grande prestígio da sociedade santomense.

    Será que vocês ainda não se perceberam que esse vosso comportamento insulta as autoridades de STP e põe em causa o próprio prestigio uma das mais altas Instituições STP?
    Quem lê assiduamente vossos comentários no Tela non, facilmente poderá concluir que vocês estão totalmente desnorteados e isso deixa transparecer o comportamento de roubou ou actual leitor do CD ou da pene.

    Basta ter apenas 10 anos de idade, mesmo sem saber ler nem escrever, a olho nú, apercebe-se que vocês ou são psicopatas ou são híper ignorantes ou estão sequiosos de inveja. Será que vocês nunca deram conta disso!… Mude de Disco se faz favor!…

    • Maiker

      22 de Fevereiro de 2012 at 13:27

      .
      Concordo plenamente com o senhor “Coladura”, o Delfim Neves mesmo com uma semana de atraso de campanha foi o 3ºcandidato mais votado, o povo de S.Tomé e Príncipe confia em Delfim Neves.
      Não vejo a razão desses comentários

    • Coladura

      22 de Fevereiro de 2012 at 13:45

      Em tempo: deve se ler: ” os cães ladram” e “não se aperceberam”

  35. Alda

    22 de Fevereiro de 2012 at 19:54

    Gente!! Aqui não tenm concordo com ninguem, Porque os politicos de são.tome são todos ladrões, só querem é encher o bolso e mais nada.
    Ninguem pensa no povo numa vida instavel, com boas condições, não só pensam em si mesmos.
    Pessoal temos que abrir os nossos olhos. Não podemos deixar esses corrupitos afundar s.tome, mais ainda que ja esta.
    Com tanto dinheiro que s.tome ja recebeu mesmo assim continua na mesmo, tem assim pessoas passando fome, e os bolsos dos, ministros, deputados entre os outros ficam sempre cheios….

  36. Preto

    22 de Fevereiro de 2012 at 20:24

    o sr.Maiker deve receber algumas “migalhas” do Delfim e faz votos para que o povo continue “dormindo”.

  37. aumato

    23 de Fevereiro de 2012 at 9:30

    deputado queixa deputado?
    como da imunidade parlamentar?

  38. joana costa

    23 de Fevereiro de 2012 at 16:06

    Olá senhor Beto Afonso, o senhor anda pela diaspora como se diz. O senhor não conhece o povo de São Tomé e Príncipe. O Delfim Neves foi o terceiro candidato mais votado nas eleições presidenciais depois de ter iniciado a campnha eleitoral com uma semana de antecedencia. Se Delfim não concoresse as eleições, o Evaristo Carvalho ganharia o Pinto da Costa na primeira volta. Ok.

    • Maiker

      24 de Fevereiro de 2012 at 11:33

      Não foi uma semana de antecedência. Mas sim depois de uma semana.
      O delfim Neves iniciou a campanha com uma semana de atraso mas mesmo assim teve um excelente resultado, massacrou o candidato que o Amândio Pinheiro apoiou.
      Como disse o Delfim Neves é um homem forte na política, esses deputados e juristas que nem sei aonde fizeram curso andam a inventar calunias para difamar o Delfim Neves e tentar colocar o seu nome na lama.

  39. TRISTEZA

    24 de Fevereiro de 2012 at 12:38

    Delfim Neve e um lobo vestido ovelha.

  40. "Incompetente"

    24 de Fevereiro de 2012 at 16:06

    QUE BANDEIRA!!, um deputado apresenta queixa contra outro e nenhum podera ser acusado porque ambos teem imunidade. E agora pergunto no caso das DOCAS e STP trading sera que o esses corruptos teram tambem a mesma vontade de responder em tribunal, pedindo o levantamento da sua imunidade? Quando o Adelino Izidro acusou o Delfim de ter recebido um cheque da mota & gil porque esse nao levou-o ao tribunal? Entao o Izidro tinha dito uma verdade nao? Delfim sabe que o nosso tribunal é uma comedia por isso ele apresenta essa queixa só para fazer o inglês ver. Ele sabe que ninguem poderá provar nada porque ele nao deixa rastos.

    Mas,os seus filhos e familias ficarão tambem na praça pública..

    Tenham juizos meus Politicos de meia Tigela!!

  41. Beto Afonso

    26 de Fevereiro de 2012 at 4:45

    Carissima/o Coladura
    Relativamente ao Sr Delfim, queria reafirmar o seguinte: Quem nao deve nao teme. Quem sabe que esta absolutamente seguro da legitimidade dos seus actos, diante de suspeitas relativamente a estes, deve se apressar a cooperar com a justica para limpar o seu nome e reforcar a sua credibiidade perante todos.

  42. Chateado

    28 de Fevereiro de 2012 at 11:22

    Delfim Neves, tenha força e coragem, ninguêm agrada a todos, Estás no bom caminho, querem distraír as pessoas para falarem do teu Nome.
    Há muita coisa nessa terra; caso rosema, Terreno de Fernão Dias, Terreno em Ribeira Peixa, Dossier Petróleo, Caso STP Trading, Entrada de pequenos barcos nas horas mortas em casa de cada um, enfim; vamos deixar as pessoas trabalharem,
    Governo deve fazer a sua parte e dixar os outros fazerem. Caramba pá.

  43. Modiêêêê....

    28 de Fevereiro de 2012 at 21:23

    Nós cá no nosso Príncipe vamos apreciando a luta feroz, desonesta, desinteligente, vergonhosa, triste,…enfim que mais adjectivos?…que os actores políticos e até os próprios comentaristas deste espaço vão fazendo…perguntamos: Que país é que querem construir? Só passam a vida nisto.
    Nem MLSTP,ADI,PCD,MDFM,etc,deviam todos ir à vida com as vossas politiquices, e pensar no País. Grandes preguiçosos!O mais grave é que querem travar o desenvolvimento do Príncipe.Aqui na nossa ilha não devia haver nenhum destes partidos vadios e corruptos. Vão trabalhar seus preguiçosos.

  44. Modiêêêê....

    28 de Fevereiro de 2012 at 21:43

    …é por essas e outras que o nosso querido Príncipe está neste estado!Ao longo de trinta e tal anos neste desfile carnavalesco, claro que não podiam demaneira nenhuma ter tempo para olhar para a nossa ilha.
    Por isso peço religiosamente aos nossos governantes regionais, que não acompanhem esses políticos de São Tomé nessa pouca vergonha.
    Vamos devagar devagarinho, construindo o nosso príncipe, sem aquele CARNAVAL.

  45. Sum Megingo

    18 de Março de 2012 at 12:16

    Brinca Bem Sr Delfim..!!

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top