Política

“Levy Nazaré é a palavra do povo de São Tomé e Príncipe”

É uma das declarações fortes do Secretário Geral da ADI, Levy Nazaré, durante a manifestação de quarta  feira, organizada pelo seu partido ADI, para exigir a realização imediata das eleições legislativas. O Secretário Geral da ADI, garantiu que ele é a palavra do povo de São Tomé e Príncipe.

A manifestação convocada, após o decreto do Presidente da República, que confirmou a queda do décimo quarto governo constitucional, pela Assembleia Nacional, através de uma moção de censura, teve boa moldura humana. Diante do Palácio do Povo, o número de manifestantes foi reduzido, em relação a concentração feira na praça Yon Gato, diante do Palácio do Governo.

Foi exactamente diante do palácio presidencial, no largo da Igreja da Sé, que Levy Nazaré Secretário Geral da ADI, usou da palavra, para exigir eleições legislativas antecipadas, e apontar o dedo indicador ao principal alvo da manifestação. «O Presidente da República disse que se o ADI tem povo os outros partidos também têm povo. Então vamos para as eleições para sabermos quem é que o povo quer para Governar», declarou, para depois acrescentar que «Quando Presidente da República candidatou, ele disse que veio para unir a família são-tomense. Agora perguntamos a toda a nação são-tomense, e a comunidade internacional se isso que está aqui a minha trás é a união dos são-tomenses que ele quer. Ele que vem para a rua dizer se isso é a união de todo o povo que ele trouxe», reclamou, o secretário geral da ADI.

Pinto da Costa Presidente da República e Chefe de Estado, foi o tema central da declaração de Levy Nazaré. «Ele está a tirar um governo eleito pelo povo, a meter os seus comparsas de há muito tempo no poder. O Pinto da Costa e todos os seus, tem que entender que agora estamos em democracia, não estamos mais na ditadura. Isto é a determinação de um povo», afirmou.

O Secretário Geral da ADI, identificou-se como sendo a voz do povo de São Tomé e Príncipe. «Levy Nazaré é a palavra do povo de São Tomé e Príncipe. Nós já não estamos no tempo passado, nós já não temos medo de ninguém, de ninguém», reforçou

A luta continua, avisou o secretário geral da ADI. Uma luta de rua sem tréguas, até que sejam marcadas as eleições legislativas antecipadas. «Vamos continuar a fazer a nossa luta até ele ouvir a voz do povo. Tem que haver eleições e há forma de decidir isso. Não se pode parar no Palácio do Povo, que é o Palácio de todos nós, não é Palácio dele e decidir pôr os seus comparsas no poder», frisou.

Levy Nazaré, aproveitou também para questionar o facto do Presidente da República e Chefe de Estado, ter dado apenas 24 horas ao ADI para apresentar o nome do novo primeiro ministro e garantia de sustentabilidade parlamentar, para o próximo governo.

Abel Veiga

74 Comments

74 Comments

  1. Preto

    6 de Dezembro de 2012 at 14:36

    Esse Levi Nazaré é apenas um cão de guarda do Patrice Trovoada!

    • Ami mé

      6 de Dezembro de 2012 at 14:44

      Preto, tu es um cão desgraçado de Pinto da Costa e os seus comparças.

    • Ze Cangolo

      6 de Dezembro de 2012 at 18:23

      Nao! Preto tem razao. Eu defendo Sr. Preto neste comentario “Esse Levi Nazaré é apenas um cão de guarda do Patrice Trovoada!”

  2. São Tomé Poderoso

    6 de Dezembro de 2012 at 14:39

    E o Preto é um cabrão!!

  3. Paracetamol 500mg

    6 de Dezembro de 2012 at 14:44

    Melhor ser prova viva.
    Levy está a representar todos os santomenses? Se nem o vejo nem falo com ele, como há de representar todos.
    Pagar população para ir a manifestação, e vir afirmar que é voz de todo povo, haja paciência.

    • Ami mé

      6 de Dezembro de 2012 at 14:50

      Paracetamol, tu não ves o Pinto da Costa nem falas com ele mas ele está a representar todos os santomenses. Haja paciencia para tamanha ignorancia.

    • Germino Vaz da Cruz

      6 de Dezembro de 2012 at 19:39

      és um idiota, o presidente é o unico representante eleito pelo sufragio direto (pelo nome)os outros são pelo partido
      Burro, Burro, Borro…Burrro!
      aprenda deixa de ser palerma e amarado ao partido politico.
      o presidente merece respeito, deixem de tocar na sua pessoa, ele ñ é culpado de levy e a compainha lutarem e abondonar assembleia,.
      será que foi para isso que lhes eleigeram?

    • 007-Nao tenho medo de niguem

      7 de Dezembro de 2012 at 17:53

      quem ja ouviu o Levy a dar licoes de Moral e e Pricipios
      Ecticos, hoje realmente vejo oque significa”faz o que digo e nao o que faco” enquanto estamos no mesmo patamar que o povo conhecmos a realidade e queremos ajuda,mas quando o PODER EA GANANCIA entram ….ea TRISTEZA QUE SE VE. ….corruptos, num pais onde niguem mais tem liberdade de expressao, ea ser CONOLIZADO PELO PROPRIO GOVERNO. ainda vem ca dizer :VOZ DO POVO??????????

    • Mimi

      7 de Dezembro de 2012 at 9:26

      O Presidente da República tem competências instituídas pela constituiçao para representar o povo, pelo qual foi eleito ans urnas. Quais sao as competências do Levi Nazaré e ques as conferiu? Quem é que ele representa a nao ser os coitados que a custo de alguns tostoes vao atrás dele a defender o que só ele mesmo sabe?

    • 007-Nao tenho medo de niguem

      7 de Dezembro de 2012 at 17:58

      Eo pior e que o POVO ( COM TODO RESPEITO) e tao inocente pr nao dizer burrrrooo que vao cair na treta do ADI quando ele disserem que ” se nao trabalharam foi porquea oposicao nao deixou….e que merecerem uma oportunidade de provar que querem o melhor pr NACAO SANTOMENSE….. ate ja se preve o discurso pateticooo, palhacada,

    • inteligencia

      6 de Dezembro de 2012 at 16:34

      ÉS MENTIROSO INIMIGO DO POVO SÃO TOMENSE
      OS SÃO TOMENSES SABEM QUE NÃO FORAM PAGOS PARA PARTICIPAR NA MANIFESTAÇÃO
      TUDO AQUILO QUE SE VIU É A VONTADE POPULAR
      O ABEL DEVERIA INFORMAR COM A VERDADE DIZENDO QUE MUITOS MANIFESTANTES NÃO QUERIAM SAIR DE FRONTE DE PALÁCIO DO POVO, PELO MENOS ELE DEVERIA ENTREVISTAR AQUELES QUE ESTAVAM AÍ PRESENTE COMO FOI FEITO PELAS OUTRAS ESTAÇÕES.
      INFORMA COM VERDADE SENHOR ABEL, A VONTADE POPULAR É MARCAR ELEICÃO PARA QUE O POVO POSSA ESCOLHER OS SEUS LEGÍTIMOS REPRESENTANTES NÃO OS CORRUPTOS E LARÁPIOS QUE SE ENCONTRA NO PARLAMENTO.

    • O Revolucionário

      6 de Dezembro de 2012 at 20:25

      Não confundas escolher o representante por vontades proprias com escolher por coação.! O povo de certo que nas proximas eleições não irá escolher por vontades próprias, pois a ideia que o mesmo tem, ou melhor que lhe passaram (o secretario da idiotice Levy Nazaré e o ex Primeiro Cabrão, trapasseiro, negligente, desgraçado de Patrice Trovoada) é que apenas não deixaram Patrice trabalhar e não porque ele não soube trabalhar e lhe sensuraram. O povo não ouve e vê o que lhes estão a frente,mas sim o que esses dois idiotas lhes puseram a frente. Caso agissem por querer ver progressos em STP de certo que não estariam nas manifestações sem nexo nenhum. A base de quê? Sabendo que o país não ficaria de forma alguma sem o primeiro ministro!? O Levy apenas só ta querendo ganhar votos colocando a frase queremos eleições antecipadas, de forma que o povo pense que o Sr Presidente não quer marcar eleições. Se o Levy e Patrice quisessem mudança não estariam provocando manifestações dando assim uma imagem feia ao nosso país de nome santo..

    • Desiré

      7 de Dezembro de 2012 at 8:08

      Senhor (a) Inteligencia, deverias mudar esse nome que de inteligente não tens nada,tu mais do que ninguem sabes bém que a população ingenua foi paga para sairem a rua e se deres conta só as pessoas que não entendem nada da politica é que estavam aí, povo inocente que seguiram a vossa malandrice, também não apoio o MLSTP e nem partido nenhum, mas para falares de eleições antecipadas deves ser mto ignorante mesmo que nem o Levy e outros comparsas dela, ou não não deves ter familia para sustentar, não sabes que se fizerem eleições agora com a festa do Natal e o final do ano, não havera dinheiro pra pagar a função pública…pensa nisso!!!

    • Betodo

      7 de Dezembro de 2012 at 9:35

      Ningeum foi pago. Mas os motoqueiros iam se matando na Praia PM por causa de 250mil dobras de subsidio + 100 mil para combustivel. Perto da sede do ADI estavam dando 2 milhoes e oitocentas mil dobras a cada grupo de 8 motoqueiros. Garafoes de 5 litros de encosta do Bairro tinto foram distribuidos e muitos andaram bebendo em plena rua. Um dos locais foi na concentracao dos cambistas perto de MIMO21. Entao quer mais?????????????? Sejamos serios!!!!!!!!!

  4. governo sensurado

    6 de Dezembro de 2012 at 15:04

    Tenha educação sr Doutor de bananas,quando se refere ao presidente da republica,pelos vistos da etica e boa educação não tens nada!!!! seu parvalhão!!!! muito sinceramente não sabia que o interesse pessoal e o poder transformam as pessoas!!!! ca dê os princípios que nortearam a criação da geração esperança????!!!!
    Não passas de um pau mandado,descanse em paz ,e vê la que ainda cores o risco…….!!!!!

    • Cauteloso

      6 de Dezembro de 2012 at 18:31

      Muita palhaçada. Comentários fracos fraquissimo.que vergonha senhres comentaristas

    • joao pereira

      7 de Dezembro de 2012 at 7:48

      Concordo consigo meu caro cauteloso cauteloso. Os nossos patrícios são preguiçosos mentais e meterinos sem procedimentos”. São ainda muito emotivos incontidos,sectaristas e tribais. ao invés de falarem de coisas sérias só ejaculam tolices, exteriorizando as garras de inveja.
      O Levy não é um cão de guarda,simplesmente esta a fazer o seu papel, cabe-nos a nós dar credibilidade ou não as coisas que ele profere.
      Pergunto a esses pacóvios comentáristas quem não é cão de quem? E ao chamarem-no de cão esão ao serviço de quem ou são cachorro de quem?

    • joao pereira

      7 de Dezembro de 2012 at 7:50

      quiz dizer “estão ao …”

  5. Sun Zetado

    6 de Dezembro de 2012 at 15:06

    Ninguém esta e deve estar contra o Levy ser a voz do povo(povo do ADI), como secretário geral esta fazendo o seu papel.

    O que não é correcto é o seu RADICALISMO e DESRESPEITO para com o Presidente da República e os partidos politicos da oposição.

    Não se deve fazer politica com radicalismo, desrespeito e arrogância ainda mais sabendo ele que o seu partido é minoritário e precisa ter sustentabilidade parlamentar para continuar a governar o que se podia conseguir com diálogo.

    No meu entender as posições tomadas por Levy, feixou a porta para a uma enventual sustentabilidade por parte dos partidos na oposição. O Levy esqueceu-se que o DIÀLOGO é a maior arma duma negociação, manifestação só por si não vai resolver esta crise, as eleições antecipadas, que garantias de uma maioria absoluta o ADI tem? Que garantias o Levy tem que toda esta gente que tem andado nas manifestações são gentes do ADI?

    O Levy tem falado que o povo quer eleições antecipadas,ele esquecesse que cada partido tem o seu povo, ele esqueceu-se que o MLSTP mesmo não estando mal internamente, quando é para lutar unem-se e o minimo de deputados são 20.

    Aconselho o Levy a estar mais calmo, pedir conselhos, fazer trabalho de casa, medir as consequências e não se esquecer que país é pequeno.

  6. sun fodê budu

    6 de Dezembro de 2012 at 15:07

    A esperteza que ADI tem para fazerem manifstações, deviam ser focados pra formar urgentemente um governo e conseguir a sustentação parlamentar, porque essas manifestações não vão dar em nada e não quer dizer nada, o PR como disse bem é imune a qualquer tipo de pressão e foi eleito pelo povo diretamente, povo este que não são algumas centenas de militantes que tem participado na manifestação. O Levy não vale nada é melhor ficar quieto.

  7. Sun Zetado

    6 de Dezembro de 2012 at 15:10

    agrdeço substituir(ele esqueceu-se que o MLSTP mesmo não estando mal internamente) por MLSTP mesmo não estando bem internamente.

  8. JOSE CARLOS

    6 de Dezembro de 2012 at 15:12

    A mim o Levy não me representa, pois penso pela minha própria cabeça e dispenso que seja o arrogante do Levy e os outros que andam por ai a me representarem

  9. homemserio

    6 de Dezembro de 2012 at 15:16

    Porquê que o Pinto e os seus “COMPARSAS” não querem eleições antecipadas?

    Acho que o Pinto deveria explicar isso à nação.

    • Zugú-Zugú

      6 de Dezembro de 2012 at 15:53

      Se fosse a oposição a pedir eleições legislativas antecipadas, aí sim. O Sr. Presidente da República não esitaria em fazê-lo. Mas como é um pequeno levy e banho antecipado, cai tudo por terra. Se levy, nem o pai dele ele respeita. Será que ele é professor? Se fosse professor, o País teria um futuro muito ignorado com alunos à sua responsabilidade. enfim.

  10. Fiá paga Uê

    6 de Dezembro de 2012 at 15:23

    Estou perplexo, triste, decepcionado, indignado, envergonhado, enganado, desesperado e sem sonhos, do meu lindo País…

    • 007-Nao tenho medo de niguem

      7 de Dezembro de 2012 at 18:07

      Ha democracia num pais onde a cominicacao social nao de liberdade de expressao? na politica todos sao iguais, cada um so pensa na sua posicao,..mas quando alguem decide fazer algo pr prejudicar o seu pais ja e demasiado…..e ja nque nao pode ajudar tb nao prejudica. …,

  11. patrick silva

    6 de Dezembro de 2012 at 15:30

    a nossa historia diz que nenhum governo terminou o seu mandato.porquê?

    será k as eleições vão resolver os problemas do nosso triste e lesado povo?

    quem são aqueles k querem hoje as eleições?
    será k o nosso povo acredita ainda nos nossos politicos ?

  12. Bernardino Monteiro

    6 de Dezembro de 2012 at 15:38

    Sr manuel pinto da costa, sr nao podia promulgar essa mocao de censura isto porque sr prometeu ao povo santomense que no seu mandato o governo no poder e para cumprir os quatro anos, sr disrespeitou o povo, disrespeitou o seu juramento, nao pensa em candidatar mais porque serei eu o contra,,o sr nao merece ser chamado filho desta terra nem deste povo

    • Betodo

      7 de Dezembro de 2012 at 9:56

      Eu acho que deve ser menos emotivo e mais sensato. Eu acho mque o PR nao traiu o seu juramento. Ha coisas que nao dependem somente do nosso desejo e da nossa boa vontade. Pelo comportamento que o PR tem tido ate agora penso que se dependesse so dele nao criaria condicoes para a queda do governo. Ele tem que cumprir a lei lembre que o juramento do presidente passou por cumprir a constituicao e as leis. Sendo a sim ele nao deve passar por cima das leis ao desejo de cada um. O ADI e o Patrice teem vindo sempre a tentar envolver o Presidente da Republica nas suas estrategias de obter o poder absoluto. Provocam o presidente para que ele reaja e tentam encolher sobre capa de coitadinhos. Querem equilibrio, mas tinham o Governo, o Presidente da Assembleia e foram a busca do Presidente da Rebublica avancando o Evaristo como candidato. O PT e ADI tem provocado a instabilidade no parlamento desde que lhes ficou dificil comprar deputados como foi o caso na eleicao do ex presidente da Assembleia. Dizem que o Presidente tem medo de marcar eleicoes. Da marcacao das eleicoes falasse agora. Porque teem vindo a ter medo de ir ao Parlamento, orgao fiscalizador, para explicarem as alfacatroas que andam ai a fazer????????????? O 1 Ministro viaja com Bala nao sei o que ele e na estrutura do Governo para viagens oficias a custa do estado. Quem e Bala para estar a andar com guardacostas armados???? Abuso do poder????????? Coitados dos levys e outros. ELES QUE OLHEM O QUE O Patrice fez com os fundadores do ADI. Voces seram em breve os proximos para o lixo do ADI.

  13. Mimi

    6 de Dezembro de 2012 at 15:39

    Se ele fosse líder de verdade com certeza teria outro discurso. Se fosse jurista de verdade, com certeza instruiriaa aquele povo de que se diz portavoz, no sentido de entenderem as competências dos órgaos de soberania! Mas como era de esperar, limitou-se a fazer o que fez.

  14. DebNazare

    6 de Dezembro de 2012 at 15:43

    Não se deve dar ouvido a dizeres do Levy Nazaré. O Levy Nazaré foi um menino da rua e delinquente. Como há um ditado que se diz: “quem foi, sempre será”, não é de estranhar o comportamento do Levy Nazaré. O Levy foi educado num ambiente de separação do pai dele Chico Nazaré e Antónia de cõcô. Conheço bem o Sr Chico Nazaré é um homem de bem mas tem um filho fora de normal, malcriado, mal educado, delinquente, etc. O Levy está perdido e vai ficar mais perdido porque a mama acabou e o predio do Lucumi não vai acabar. Tenho muita pena do Chico Nazaré. ” Plovia má mina êlê manda a cá lumia familia” Levy Deus vai castigar-te.

    • silvia

      6 de Dezembro de 2012 at 17:10

      pergunta qual é o Melhor e o pior Primeiro ministro que o pais ja teve desde 1975 até os dias de hoje?

    • tem panciencia

      7 de Dezembro de 2012 at 8:24

      o melhor foi o Posser da costa, o Pior foi o Patrice

    • Primeiro Ministro

      6 de Dezembro de 2012 at 20:03

      Levy representa uma verganha para qualquer país, por isso as entidades competente tem que tomar medida, porque lugar de delenquente é na cadeia meus senhores, a final onde nós estamos, um individúo sem créibilidade, sem caracter, sem rumo, dizendo barbaridades ao Alto Representade da Nação, porque o seu tom de expressão não representa alguém com humildade e não esqueça que povo de S.Tomé e Príncipe foi sempre humilde e alguém que despreza este princípio,tem dias contados.Assim,o seu dia não tarda a chegar.Indica-me alguém que fez o papel que está fazendo e que teve sucesso? Não apareça sem crescer porque se o fizer,terá um fim vergonhoso.

      mas eu estou claro de uma coisa eu sou cidadão nacionoal e tenho limite, e como sei que SR. Levy tem isultado o meu e nosso Presidente o que não aceito, ele terá tróco em breve, melhor ele procurar sitio para econder porque vai arrepender de ter nascido.

      Força Presidente!

      E Firme como Sempre no seu Trabalho.

    • Primeiro Ministro

      6 de Dezembro de 2012 at 20:29

      Levy representa uma verganha para qualquer país, por isso as entidades competente tem que tomar medida, porque lugar de delenquente é na cadeia meus senhores, a final onde nós estamos, um individúo sem créibilidade, sem caracter, sem rumo, dizendo barbaridades ao Alto Representade da Nação, porque o seu tom de expressão não representa alguém com humildade e não esqueça que povo de S.Tomé e Príncipe foi sempre humilde e alguém que despreza este princípio,tem dias contados.Assim,o seu dia não tarda a chegar.Indica-me alguém que fez o papel que está fazendo e que teve sucesso? Não apareça sem crescer porque se o fizer,terá um fim vergonhoso.

      mas eu estou claro de uma coisa eu sou cidadão nacionoal e tenho limite, e como sei que SR. Levy tem isultado o meu e nosso Presidente o que não aceito, ele terá tróco em breve, melhor ele procurar sitio para econder porque vai arrepender de ter nascido.

      Força Presidente!

      E Firme, como Sempre no seu Trabalho.

  15. Jose Rufino

    6 de Dezembro de 2012 at 15:47

    Ja da para perceber o que a politica tras…estes senhores estao doentes,..agora nao sabem como pagar as dividas ja nao estao no poder…agora a ver vamos.Se querem eleicoes que acustiam as dispesas em vez do pais ter de o suportar para depois terem tipo destes politicos…pelo menos assim seria melhor.

  16. DebNazare

    6 de Dezembro de 2012 at 15:47

    Senhor Homemserio, quem deve explicações ao País por causa de quedas de governos são o Sr. Miguel Trovoada e o proprio Patrice Trvoada que em conluio deixaram cair 2 governos do PCD e participaram activamente na queda de governo de Posser da Costa, Tomé Vera Cruz e Gabriel Costa.

  17. sun fodê budu

    6 de Dezembro de 2012 at 15:51

    O senhor Levy esta muito agitado poder é doce, mas é ele tem de ter respeito pelas pessoas e saber o que fala não vem ai aproveitar da democracia e faltar respeito ao PR.

  18. E agora.?!...Falo eu

    6 de Dezembro de 2012 at 15:53

    Meus senhores da ADI…sei que na política a memória é curta mas, vamos ser sérios. Vocês ainda se lembram que o Sr. Patrice Trovoada já tinha sido Primeiro-ministro em STP? Na altura ADI tinha ganho as eleições? Tratou-se de uma ditadura e/ou de um assalto ao poder?
    Este foi a 14º Governo demitido durante a nossa jovem democracia e alguns tinham sido eleito com a maioria absoluta…mesmo assim caíram. O atual PR não foi eleito com o meu voto mas a verdade seja dita, se trata-se de um dos seus antecessores, este governo do ADI seria demitido há muito e muito tempo.
    Assim como muitos dos São-Tomenses, sou de opinião que o partido que ganha uma eleição deve governar e se possível cumprir a legislatura…mas para tudo há limites. Em qualquer democracia um partido que assumi governar com uma minoria parlamentar deve saber negociar certos assuntos com a oposição. Se por um lado não deve abdicar da sua linha orientadora por outro deve ter certa flexibilidade e humildade para ouvir. Não tentem imputar somente aos outros a responsabilidade que também é vossa.
    Foi dito por um político brasileiro: “Entre o certo e o errado há sempre espaço para erros maiores”, tenho que concordar este senhor…a meu ver o ADI esta a cometer um erro ainda maior inflamando desta forma o seu discurso e vendo as eleições antecipadas como única solução para este crise.

  19. mama

    6 de Dezembro de 2012 at 15:54

    Num País cerio, todos esses malandros tantos do MLSTP,PCD,MDFM como os do ADI deveriam ser avogados. Este País precisa agora de pessoas limpas jovens que ainda não sujaram junto com esses gatunos.

  20. Lucas vaz

    6 de Dezembro de 2012 at 15:55

    Levy é a vergonha dos jovens em STP.

    • Joven Santomense

      6 de Dezembro de 2012 at 16:12

      Senhor Lucas merrece Bala…..

      Estão a brincar com povo um dia verão…..

    • são tome

      6 de Dezembro de 2012 at 16:13

      Jovem? Esse tipo tanto na idade biologica quanto nos atos, é um velho casmurro.

  21. mãe joana

    6 de Dezembro de 2012 at 15:56

    Levy vais ter o mesmo destino que teve o ROBESPIERRE. Seras mais tarde ou mais cedo enforcado pelo Patrice. És um dos maiores corruptos da nossa praça. Agora queres falar em nome do povo?

  22. Nova Ordem

    6 de Dezembro de 2012 at 16:02

    Realmente, são Tomé e Príncipe é um país santo, onde todos falam, todos decretam, mas nada de mais acontece, muitos estão a achar que, a queda do PM foi um acontecimento, mas na realidade, nada de novo aconteceu. Só os burros que não conseguiram fazer leitura desse acontecimento, é que vêm isso como um acontecimento.
    Meus caros, São Tomé este a pagar a culpa e praga dos nossos antepassados.
    (Olho que tudo vê), tudo decreta, esta analisando esta situação de perto.
    Meus compatriotas, esta a chegar a hora de verdadeira revolução, hora de criar novo movimento, hora de honrar os nossos antepassados que morreram lutando por nós.
    Batalha dos juntos, desenvolvimento dos mais desfavorecido e amor a pátria.
    Mais uma vez, a hora esta chegando.

    Nova Ordem (Iluminates )

  23. dhaniel Pires

    6 de Dezembro de 2012 at 16:05

    Por acaso o Sr Secretário Geral de ADI é o porta-voz de povo pra falar em nome deste?

    Fala do seu Partido e para de contaminar a mente do povo com certas escavações do passado! Até parece que falar do certo passado, onde o senhor andava a correr trotes e gualalas, a brincar com barro ou talvez nem poderia ser chamado de fecundação, constitui o duque espada dos seus diálogos!

    Muito triste e baixa é esta política/Sime campanhista que estão a fazer. Estão a usar a inocência do povo para lograr os seus objetivos.

  24. Chiquinho Cabral

    6 de Dezembro de 2012 at 16:06

    Este Jovem quadro deve estar perdido alguém que lhe mostre o caminho..que eu saiba o povo santomense ja decidiu em 2010. O nosso Presidente não designou ninguém para governar o país, mas sim convidou o partido do vencedor das eleições a formar um outro governo, porque este fez prova de incopetência. Se a ADI quer maioria absoluta terá que aguardar 2014, salvo erro. O país não têm dinheiro, para gastar em politiquices. Entretanto, a manifestação foi convocada pelo propio partido…ADI não é o povo santomense….

  25. santola

    6 de Dezembro de 2012 at 16:06

    ami mé.. ignorância, faz parte de ti. o levy te pagou né?! vc la entende alguma coisa do que esta a passar em s.tome?! o governo caiu, n por iniciativa presidencial, mas sim pela moção de censura levantada na assembleia.. e pelo k eu saiba, muitos da casa (ADI) cansaram do patrice trovoada

  26. Lagaia

    6 de Dezembro de 2012 at 16:35

    Puro jogo político, não sejam emotivos.
    ADI está a fazer o seu papel que é de forçar o Presidente da República (PR) a convocar eleições, de modo a não optar pelo convite a oposição a formar governo caso novo elenco da ADI não seja aprovado.
    A mim só interessa saber se o país está em condições financeiras para mais uma campanha, o que não creio.
    E isso até pode ser um bom argumento para o PR decidir pelo convite a oposição para formar governo.
    Pena ser de consenso geral a falta de capacidade da oposição toda junta (triste) para governar o país. Senão seria um bom puxão de orelhas ao Patrice pela casmurrice, teimosia, prepotência e arrogância bem reconhecida.
    Estou ansioso pelas opções do PR pois está numa situação muito delicada.
    Por um lado tem o partido vencedor a exigir eleições, por outro os camaradas do partido a espera que decida a pelo convite a oposição para formar governo, porque dificilmente ganhará nas urnas.
    Isto porque mais fácil se desculpa a arrogância e prepotência do Patrice mas que tem mostrado algum bom trabalho, do que a incompetência de alguns elementos da oposição já demonstrada em participação em governos anteriores, bem como existência de elementos corruptos com casos pendentes na justiça.

  27. 100%nosporCá

    6 de Dezembro de 2012 at 16:37

    Alguém que diga ao Levy Nazaré para baixar a adrenalina e o tom, já todos percebemos o que se está a passar, falar mais alto e com cara de mau não melhora a mensagem, nem faz um discurso.

    • Lagaia

      6 de Dezembro de 2012 at 16:50

      Não é para ti nem para ninguém que tem um palmo a frente do nariz.
      É para o POVÃO e acredita que resulta.

  28. Paulo.Portas

    6 de Dezembro de 2012 at 16:56

    Eu ainda não comentei tou a espera que alguns desses lacaios politicos me deem uns 300 paus para eu safar a minha vida e aí sim fazer um comentario a favor dele.
    Meu nº é 9902030

  29. STP no coração

    6 de Dezembro de 2012 at 17:24

    O Levy, acha que pode tratar assim a um alto magistrado da nação??
    Por outro lado, São Tomé e Príncipe tem neste momento +/- 200 mil habitantes, quantos tiveram na manifestação?? Não é porque 2 mil ou 3 mil pessoas tiveram na rua que falam para 200 mil. E nem sei se os que tiveram lá são todos São-tomenses ou se votam!!!!
    O Sr. Levy, como conhecedor da lei deveria falar a verdade. nas eleições legislativas não se elege o Governo, mas sim os deputados, e, o partido que tiver maior número de deputado é chamado a formar o governo, mas para tal tem que apresentar sustentabilidade parlamentar. O povo não elegeu Patrice Trovoada para governar, elegeu 26 deputados do ADI. Por favor Sr. Levy, não faça vergonha aos Jovens, sei que podes ter os teus interesses particulares, mas não engane ao povo porque mentira tem pernas curtas e poderás estar a cavar a tua própria sepultura.

  30. original

    6 de Dezembro de 2012 at 17:45

    Chegar a várias localidades dar 200.000,00 a cada um para participar na manifestação significa dizer que esta população representa os argumentos do ADI?
    Sr.Dr.Levy esteja quieto e sereno porque com o seu exagero está prestando um mau serviço ao seu partido amanhã se o seu partido tiver um deslize,será por sua culpa e do cego que está apostando em si.O sr,pensa que os santomenses são cegos e que só o sr.é que tem visão, como se as pessoas estivessem a ver através dos seus olhos?O Sr.ainda é um bebé a cheirar leite e não consegue ver a um palmo de si.O povo de S.Tomé consegue distinguir bem pessoas educadas das mal educadas.O Sr,tem usado determinadas linguagens que tem gerado no íntimo das pessoas alguma revolta e digo-lhe já se um dia pensasse ingressar-me neste partido,não iria só por sua causa porque o seu tom de expressão não representa alguém com humildade e não esqueça que povo de S.Tomé e Príncipe foi sempre humilde e alguém que despreza este princípio,tem dias contados.Assim,o seu dia não tarda a chegar.Indica-me alguém que fez o papel que está fazendo e que teve sucesso? Não apareça sem crescer porque se o fizer,terá um fim vergonhoso.

  31. s.tome

    6 de Dezembro de 2012 at 17:55

    Levy gostei,grande homem….vais vencer,o povo esta contigo e patrice.sabes o que dizes adorei,es um verdadeiro lider.Patrice nao te vai deixar cair,porque e um homem de principios morais.forca…..

    • Vera Cruz

      6 de Dezembro de 2012 at 22:55

      Vao brincando. óla cuá da da ne ué lixe ka colé aua.

      Aguardem a vossa surpresa.

  32. Vera Cruz

    6 de Dezembro de 2012 at 18:00

    Minha gente, estou a ficar farto das babuzeiras de nado morto do Levy, brincadeira tem hora. Se quem de direito nao o para pelos excessos, abuso de confiança, injuria, etc, eu viajo ate stome e lhe parto a cara em praça publica. Ja nao ha homem com tudo naquela terra minha gente. Ja nao lha cacete. Varela morreu pau acabou. Temperem pau da tipo pau senhores. Um garroto infeliz a brincar aos olhos de todos. Convenhamos.

  33. Lucia Almeida

    6 de Dezembro de 2012 at 18:06

    Iss é uma brincadeira.

  34. Lucia Almeida

    6 de Dezembro de 2012 at 18:13

    Coitada das ilhas de São Tome e Príncipe e do povo sao-tomense…

    Mais uma vez encontra-se entre a espada e a parede… por um lado tem os grandes vilões que estão preocupados com as suas burras e por outro, os “novos” vilões que a arrogante e o boçalismo cegou….

    Déçu piá nóm, pundá ola qua ca dá ni uê lixi cá colé auá….

  35. Grigorio Peseiro

    6 de Dezembro de 2012 at 18:18

    Se tipo não tivesse a oportunidade de aprender umas coisas lá fora seria pior que o grupo de Pedro Bento, Faruja e c& lda.Um pedofilo camuflado que tentou violar uma neta( Nucha Zink filha de Zink da padaria Modena e Luzia Zink da madrasta da sua mãe Antónia. Homem sem h.Quem te vê da muito por ti quem te conhece nem vintém vales.

  36. O Analista e Censurador

    6 de Dezembro de 2012 at 19:19

    Até quando que o nosso País vai ter respeito e aquela educação que recebemos dos nossos pais!… Insultam tudo até o Presidente da República…Acho que a Democracia não dá direito para toda essa besteira que vinculado no país!…É provável que certos elementos do povo esta seguindo a teoria dos outros, tornando assim o nosso país fracassado na Democracia que foi conquistado com muito esforço e sofrimento. A umas décadas atrás nosso país era considerado um país humilde e acolhedora, hoje é considerado um dos países de África Corrupto e com elevada percentagem de desrespeito. Assim estamos a perder credibilidade perante as Entidades Internacionais e não só. Não esqueçam que somos um País que vive de Orçamento através de Internacionalidade. Assim sendo meus caros compatriotas não vamos ser influenciado por meia dúzia de tostões e colocar o nosso país com imagem desfigurada perante o mundo. São Tomé Poderoso não merece isto. Vamos ser mais coerente nas atitudes. Que Deus nos proteja.

  37. luisó

    6 de Dezembro de 2012 at 20:49

    Povo sem País, País com políticos rascas,País sem futuro…

    • Elisabete

      6 de Dezembro de 2012 at 23:22

      Tudo isto acontece porque não existe um projecto político e social para o país, resultado de um aturado trabalho de reflexão pensado com cabeça, tronco e membros. Num país de gente séria que quer fazer o país andar para frente este Levy Nazaré seria alguma vez deputado ou presidente de alguma bancada na Assembleia Nacional ou um alto responsável partidário? Este rapaz ainda não tem preparação técnica, política, ética e moral para cargos desta envergadura e complexidade. A culpa, por isso, não é dele. A culpa é da geração anterior a dele que não fez nada para que coisas como esta não viessem acontecer hoje. Em que país responsável este rapaz teria a importância política que ele tem neste momento? Vocês costuma ouvir responsáveis Caboverdianos a falar na televisão e rádio. Alguma vez ouviram algum representante partidário falar desta forma, deste tom, deste modo em relação ao chefe do Estado??? Ele está a reproduzir aquilo que o chefe dele Ptarice Trovoada faz ou diz. É pena que seja estes exemplos que o nosso país tem para apresentar ao mundo. É muito triste sermos representados por esta gente tão baixa, pobre, inqualificável e mediocre. De vez em quando sinto vergonha de dizer que sou de S.Tomé. Podem crer nisto. E não é por nada. É por causa destes exemplos tão negativos, pobres e inqualificáveis que nos diminuem como povo. Eu que não era de nenhum partido sinto agora uma revolta com todos os partidos e sobretudo com este partido deste rapaz.

  38. Revolucionario

    6 de Dezembro de 2012 at 21:45

    Levy cala boca a tua palavra não tem nexo, antes de falar olhe o respeito para com o chefe de estado do teu país, o presidente é nosso portanto educação é muito bom, tu não mereces dizer nada foste uma vergonha no parlamento eu vi tudo tu é que provocas-te a briga por tua causa e outros o nosso lindo são tomé esta mal visto no exterior, pra mim tu não és nada mas sim não passa de mais um ladrão parlamentar….cão de raça

  39. Barão de Água Ize

    7 de Dezembro de 2012 at 1:03

    Levy pertence à maternidade de potenciais ditadores criada pelo sr. Patrice.
    Dá vontade de rir (Levy): “..eu sou a voz do povo de São Tomé e Principe..” Ah; e não têm medo de ninguém!!! Tanta infantilidade!

  40. Kua- li- tassondu

    7 de Dezembro de 2012 at 2:45

    Definitivamente o senhor patrice trovoada não sabe, nem nasceu para política e pelos vistos nem quer aprender muito menos o tal do senhor levy Nazaré esses 2 juntos formam um poço de estupidez e burrice ( desbocados) lamentável atitude do patrice trovoada não tem um pingo de ética.
    Eu sempre duvidei do grau académico do senhor Pt !
    Por favor alguém pode esplicar me em que área este senhor se formou e em que universidade ?
    Por favor alguém que me esclareça , é inademicivel que alguém com conhecimentos académicos ter este tipo de comportamento e atitude ! Uma coisa é aceitar alguém com pouco conhecimento , e outra coisa é vir cá e passar se por Douctor ….. Patrice boas maneiras também fazem parte( educação ).

  41. Kebla

    7 de Dezembro de 2012 at 8:41

    Conheço o Levy, acreditava nele e sobretudo pensava que le tinha um projecto politico próprio. Incluse sei que leleliderava uma organização juvenil. Mas como todo politico de má fé, afinal o enriquecimento rápido e fácil é o objectivo e não importa a defesa de ideais, ele aderiu a ADI. FOi pena, fiquei triste, pois acreditava que ele tinha projecto politico diferente e original. Afinal não passa de mais um…..

  42. A.T

    7 de Dezembro de 2012 at 9:21

    Lagaia gostei do teu comentario,deste um ponto de vista imparcial,eu penso que são destes comentario que precisamos, sem puxar brasa para sua saldinha comente com verdade.

  43. bega glangi

    7 de Dezembro de 2012 at 9:49

    Lista de quem de sair desse governo
    1-pratrice trovoada
    2-Agustinho olho vilô me fordeu a vida o dele esta para vir.
    3-Todos os outros comparças do patrice.

  44. bobo

    7 de Dezembro de 2012 at 12:08

    Levy sinceramente… so fala aquilo que lhe escreveram..Lambe Botas
    Claro que ADI tem o povo.
    Povo ta a ser enganado de brincadeira?? Dinheiro soo dinheiro sooo…CANECO!! AH! Por isso que pais nao avanca…

  45. BINGO

    7 de Dezembro de 2012 at 16:35

    SERÁ?

  46. VIOGO

    7 de Dezembro de 2012 at 18:44

    AGORA COM TODO ESSE TRABALHO PATRICE VAI TER QUE PAGAR O COITADO DO LEVY QUE DEU TANTO E SÓ NÃO DEU … PARA SALVAR PATRICIE. ADVOGADO DO DIABO.
    PATRICVE DEVE SER INVESTIGADOP POR INTERPOL, SE É QUE NÃO ESTÁ JÁ. NÃO É POR ACASO QUE ELE NÃO QUER SAIR. tWEM MEDO DO QUE FEZ. MAS VAI PAGAR.

  47. Natalino conceição

    8 de Dezembro de 2012 at 20:40

    Caros Compatriotas!!!!!
    Tive oportunidade de ler as vossas inquietude, frustração, desalentos,tristeza e desabafo mas vamos pesar positivo e deixar os politicos resolverem o problema de nosso SÃO TOMÉ E PRINCIPE que Deus sabe o que fazer.
    Obrigado

  48. Penso Logo Existo

    8 de Dezembro de 2012 at 22:23

    É de lamentar que um País tão pequeno como o nosso estege a passar mais uma vez por esta situação que só nos deixa mal vistos a nível internacional. Não percebo porque é que o senhor Levy Nazaré como alguém que se diz ser formado em Direito, não explica aos seus militantes o porquê que o Governo liderado pelo Patrice Trovoada foi alvo da Moção de Censura. Na minha óptica, penso que seria de bom grado que o senhor Levy mais os restantes membros do ADI o fizessem, ao invés de estarem a incutir na cabeça do “zé povinho” que a queda do Governo está relacionada com a sua excelência Presidente da República Dr. Manuel Pinto da Costa, confundindo assim a cabeça destes pobres coitados e incitando a revolta contra o PR que nada tem haver com isso. Estas pessoas que segundo sei são pagas para participarem nas manifestações de apoio ao Patrice Trovoada, como ja referi são “pobres coitadas” não estão cientes daquilo que estão a fazer e ao receberem a tal quantia que lhes são dadas só se lembram no dia e na hora que recebem esquecendo-se do amanhã e do depois de amanhã. Gentes da minha Terra o dinheiro acaba. Pensem com cabeça e alma não se deixem comprar por miséres que vos dão. Metam a mão na consciência e reflictam muito bem sobre o que na realidade querem para São Tomé e Príncipe.
    Obrigada!

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top