Política

PCD exige esclarecimento urgente do caso KOSOVO

Após ter analisado o comunicado do Presidente da República, a intervenção da ADI e o esclarecimento feito pelo assessor diplomático do Presidente da República, o PCD exorta o Governo a avançar com investigações a nível nacional e internacional para o esclarecimento do caso KOSOVO.

Para o PCD, «o problema não reside no reconhecimento em si mesmo, que já foi feito por muitos países, mas na forma tendenciosa e unilateral como procedeu ao anterior governo», refere o partido que sustenta o actual governo de Gabriel Costa. ´

O PCD levanta uma série de questões que segundo o partido devem ser esclarecidas. «Quais foram as intenções do senhor Patrice Trovoada a tomar a iniciativa de proceder unilateralmente ao reconhecimento da República do Kosovo pondo tão flagrantemente em causa o bom-nome e a credibilidade de S. Tomé e Príncipe?

No contexto da pretensão do Governo do ADI para o reconhecimento do Kosovo, a semelhança dos outros reconhecimentos, subentende-se a existência de um acordo entre S. Tomé e Príncipe e o Kosovo.

Ora, num acordo existem direitos, deveres e contrapartidas.

– Qual é o paradeiro deste acordo?

– Que direitos deveres e contrapartidas couberam nesse acordo a S. Tomé e Príncipe?

– Não constando tais contrapartidas dos cofres do Estado, quem terá beneficiado delas? », interroga o PCD.

PCD diz não ter dúvidas, que o acto de reconhecimento do Kosovo pelo anterior Governo, «é por si só inválido, já que a resolução do governo foi redigida em papel timbrado do Gabinete do Ministro Secretário-Geral do Governo e assinado pelo então Ministro da Justiça quando, no mínimo, deveria ter sido impresso em papel timbrado do Venerando Conselho de Ministros e assinado pelo 1º Ministro e o Ministro dos Negócios Estrangeiros», declara o PCD.

Por tudo isso o PCD, «insta as autoridades nacionais à aturada investigação do caso junto às instâncias nacionais e internacionais, de modo a inteirar-se dos seus nebulosos contornos e agir em conformidade», refere o PCD.

O Comunicado do PCD, avança outros aspectos da actualidade política que podem ser lidos, CLIQUE –COMUNICADO

Abel Veiga

60 Comments

60 Comments

  1. Nova Ordem

    11 de Janeiro de 2013 at 18:44

    Caros compatriotas,

    Analisem bem essas palavras auferidas por mim.

    Todos sabemos que, a contribuição que damos ai como astronautas, não é e nem será suficiente para chamar atenção dos nossos líderes, não obstante disso, temos que enveredar esforços para fazer a nossa mensagem passar e ser ouvidas.

    A sensação de não ter nenhum poder sobre pessoas e acontecimentos é, em geral, insuportável, por isso todos querem dar ordem: um banco com vários comandantes nunca chegara ao seu porto de destino, isso porque, cada um quererá tomar o rumo que lhe compete, uma panela com vários cozinheiros nuca dará boa comida.

    Quando nos sentimos impotentes, ficamos infelizes. Ninguém quer menos poder; todos querem mais. (Jogo politico atual; será que esses cenários atual trarão benefício ao povo, será que conheceremos desenvolvimento com esse tipo de política?)

    No mundo atual, entretanto, é perigoso parecer ter muita fome de poder, ser muito premeditado nos seus movimentos para conquistar o poder. Por isso vemos as nossas cobras atacando (fragilizando o nosso sistema financeiro, politico, cultural, social, ético e por cima, desrespeitam a classe trabalhadora).

    Pergunto, estase a fazer política em São Tomé, ou estão a cobrar vinganças uns aos outros?

    Até parece que esse barrulho tudo irá resultar em alguma coisa.

    Este jogo de constante duplicidade mais se assemelha à dinâmica de poder que existia no mundo ardiloso da antiga corte aristocrática. Em toda a história, sempre houve uma corte formada em torno de uma pessoa no poder; (Estamos prestes a ter guerras de impérios, onde os imperadores quererão dominar tudo e todos).

    “Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança um prazer.”

    “Muita gente pensa que um príncipe sábio deveria; tendo oportunidade, incentivar astuciosamente uma inimizade em uma inimizade, de forma que, ao elimina-la, ele possa aumentar a sua grandeza. Os príncipes especialmente os novos, encontraram mais fé e utilidade naqueles homens a quem, no início do seu poder, viam com suspeita, do que naqueles em quem começaram confiando.”

    “Saiba tirar vantagem dos inimigos. Você precisa aprender que não é pela lâmina que se segura a espada, mas pelo punho, para poder se defender. O sábio lucra mais com seus inimigos do que o tolo com seus amigos.”

    Nova Ordem

    • Estamos tramados

      12 de Janeiro de 2013 at 22:34

      Nova Ordem~
      Achas que não se deve pedir responsabilidade por toda essa aldrabice? Achas que devemos ouvir e calar? Alguem tem que responder por isso. Nao tem nada de vingança como quer fazer entender. Seja honesto. Se o anterior governo funcionou mal tem que pagar pelo seu mal.

    • joao pereira

      13 de Janeiro de 2013 at 10:49

      Será esta, uma questão prioritária? É para isto que esta quadrilha se bateu ferozmente? Agarrar aos problemas de pouca monta,enquanto deviam é mostrarem,que são os melhores? Vocês são vazios,remetam-se a vossa abnegação.

    • Abençoado

      14 de Janeiro de 2013 at 11:41

      Após o Primeiro-ministro Gabriel Costa ter ordenado a proibição da veiculação nos órgão estatais de Comunicação Social qualquer excerto do Comunicado do ADI sobre o dossier Kosovo, lido no passado dia 9 de Janeiro corrente (quarta-feira), pelo membro da Comissão Política deste partido, a Presidência da República veio no dia seguinte, ou seja, quinta-feira, dia 10 de Janeiro, através do seu assessor diplomático, Paulo Jorge Espírito Santo, responder ao comunicado do ADI, seguido no dia seguinte pelo Sr. Bidão por parte do PCD. Comunicado que a opinião pública nacional sequer teve a chance de ver ou ouvir, pela Rádio Nacional e TVS porque foi censurado.
      Então surgem algumas questões: Como pode um comunicado responder ao outro comunicado cujo conteúdo as pessoas não tiveram acesso? Isto acontece em algum outro lugar do mundo?
      Esta é mais uma tentativa de silenciar o ADI e sobrepor os pensamentos, opiniões e a versão da Presidência da República o seu Governo e os partidos que não venceram as eleições sobre as questões de relevância para o país.
      E mais uma vez perguntamos se essa é a forma de se acabar com a crise que se instalou no país, silenciando aqueles que não partilham os mesmos ideais que um grupinho?
      Esta é a forma de despartidarizar, despolitizar e dignificar a Comunicação Social nacional, como o Sr. Gabriel Costa prometeu no seu discurso recheado de demagogia na Assembleia Nacional.
      Quando esta classe indigna de políticos são-tomenses irá respeitar a coexistência de outros partidos e outras formas de pensar, princípios fundamentais da convivência em democracia?

      Vejam só como foi apresentado o comunicado da presidencia , do PCD e do ADI em Telanón? Para os comunicados da presidencia e do PCD foi colocado um link onde pode-se aceder na integra a esses comunicados. E para ADI? Porquê é que também o Telanón não colocou o link para se aceder directamente ao comunidaco?
      Tenho saudades do “Grupo de Reflexão” que se transformou no digno partido PCD, que hoje, por motivos de dinheiro, odio e frustação de um grupo, mataram os ideias do PCD. Que pena!
      Telanón reflecte a triste papel que voçês estão a jogar? Procuram tratar todas as informações com imparcialidade de um verdadeito JORNALISTA.
      Se é o Manuel Pinto da Costa, o Gabriel Costa, o MLSTP (um grupo, coragem aos que se sentem traídos e abrem vista)PCD (os vendidos, desgraçados e fristrados, “os verdadeiros PCD já se retirararam)e o moribundo MDFM, são eles detenterores da verdadade, porque temen que o povo ouvi e lé o que ADI tem a dizer?
      Tragam factos e deixem de insinuações.
      Todos sabem perfeitamente que não existe nada por de tás de reconhecimento do KOSSOVO. OPs politicos sabem muito bém que este reconhecimento foi solicitado pelos Americanos ao governo do Rafael Branco.
      Voçês estão a precisar de dinheiro não é sr. Gabriel Costa? O que vão dizer aos americanos?

    • Nova Ordem

      14 de Janeiro de 2013 at 13:22

      Caro Senhor Estamos tramados,
      Veja o meu anterior comentário Publicado, e analisa com o actual e depois tira as tuas conclusão.
      Caros compatriotas,
      Apraz-me estar de volta para dar a minha contribuição neste universo de correntes de opiniões.
      Caros, é bom que façamos as coisas acontecerem para o bem e para o desenvolvimento do nosso país; para que isso aconteça, cada um tem que conhecer a sua competência.
      Realmente, quando estamos no poder, fazemos de todo para acabar/ derrubar o nosso adversário, meus líderes, estamos fartos de ouvir tanto barulho, queremos ver as coisas a acontecerem.
      Se há realmente indício de negócio escuro no país, isso implica que existem gangues organizados a fazer das suas.
      Sr. Primeiro-ministro, com todo o respeito, queremos ver o outro lado da história, como todos os políticos, espero que o Senhor não está aqui simplesmente a acender o fogo para ver o tempo passar; estamos fartos de ver fogo que não queima, homem que fala e não faz.
      Se existem provas em tornos dessas informações passadas por vossa excelência, que seja atribuída as responsabilidades as pessoas envolvidas, seja la quem for, terá que responder na justiça. Por outro lado, se esse assunto tiver o mesmo fecho que os anteriores; o senhor será outro fracassado.
      Existe segredo que se chama segredo de estado, como é possível um primeiro-ministro sendo jurista, conhecendo a ética e antologia profissional, sair a dar informação de uma maneira leviana.
      Se existe matérias de origem duvidosa a entrar no país por vias travessas, pergunto, de quem é a culpa? Quem deve trabalhar nas questões de segurança? Sabendo da debilidade que existe o nosso sistema de segurança, quais são os démarches que esta sendo feitas para dar cobro a essa situação?
      Em todas eleições realizadas no país, sabemos que sempre existiu valores que entraram no país por via travessas.
      (Entretanto, nos últimos tempos isso virou o tema da atualidade em todos os níveis).
      Em vez de perdermos tempo com coisa que realmente trará desenvolvimento ao país, estamos simplesmente a gastar energia com assuntos que deveria ser uma tarefa atribuída a órgão competente.
      Aonde está os banqueiros deste país, os empresários, os economista e analistas financeiros.
      Sou um cidadão comum, e revolucionários, meus caros, revolução não significa pegar na arma, revolução não significa fazer barrulho, revolução significa resolver as coisas com palavras, dialogo.
      Se existe indício, trabalhe, apure os factos, e faça os marginais pagarem pelos crimes cometidos.
      Bem-haja a todos
      Nova Ordem

  2. pumbo

    11 de Janeiro de 2013 at 19:10

    Qual e o objectivo final desta “exigencia de esclarecimento”? Sera mesmo esta a questao maisurgente e prioritaria da nossa actualidade? Tenhamos um pouco mais de senso de conveniencia caros primos!

  3. PINTO MARTINS

    11 de Janeiro de 2013 at 21:22

    O grande problema dos nossos politicos e irmãos é querer fazer de tudo para manchar de todas as formas o outro, so quero ver logo de seguida, se as coisas ficarem provadas de que não houve nenhuma contrapartida, como ficarão, os senhores, tudo isso poderia ter sido feito sem fazer toda essa confusão que se criou em torno disso, porque toda essa palhaçada???? Porque gente, porque. Meu Deus do Céu, porque tudo isso, do geito que isso tem sido feito , parece que o KOSOVO é um país tipo afeganistão aonde não interessa ninguem reconhcer, dentro dos paises que reconheceram kosovo, o que seria STP gente? Que palhaçada é essa???

    • Estamos tramados

      12 de Janeiro de 2013 at 22:40

      Pinto Martins
      Seja honesto. Achas que esse governo procedeu bem? Alguma vez é possivel reconhecer um país sem estar em concertação com Presidente da Repúbla? Quem dá depois agreeman para o embaixador de kosovo se instalar o ser acreditado no País? Se tens lago a receber como mtos nas maos de Patrice Trovoada, seja mais inteligente.

    • PACIENCIA

      14 de Janeiro de 2013 at 12:37

      Meu amigo esta pedindo que eu seja inteligente é isso msm?? Ora vejamos caro amigo, quem sugeriu o reconhecimento do KOSOVO foi RAFAEL BRANCO e na altura quem era PRESIDENTE , FRADIQUE DE MENEZES, será que meu amigo ouviu e leu os documentos??? e por outro lado , meu amigo acha qque se Fradique era presidente e ele e o RAFAEL BRANCO era governantes não se deve dar continuidade ao processo? Inteligencia seria mandar esses senhores pagarem a divida das casas do estado que so agora ficamos sabendo quem as tem e aonde param, e que nunk as pagaram. inteligencia seria ter Delfim no minimo pedindo desculpas a esse povo, inteligencia seria , Rafael BRANCO explicar os 500 mil dolares que apareceram na casa dele, depois que o mesmo regressou de angola, inteligencia seria, essa politica sem escrupulos, e que depois de mais de 20 anos nenhum governo termina legislatura. seu mente tacanha

    • joao pereira

      13 de Janeiro de 2013 at 10:58

      Boas,gostei da tua intervenção.Custa-me ter que dizer, que em STP há muita defíce de mentalidade.Fazem confusão por cena que em nada beneficiam o zé povinho.
      Um abraço.

  4. Joao Carlos dos Santos

    11 de Janeiro de 2013 at 22:09

    PCD faz bem.
    Tela non pode nos informar por favor porque que o comunicado do ADI sobre o caso KOSOVO nao passou na TVS. Será que a sensura e a lei do chefe continua na TVS tambem com o novo governo. Porque que tela nom como um orgao isento que é nao denuncia tambem esse ilicito?

  5. Fabio Fernandes

    11 de Janeiro de 2013 at 22:37

    Tela Non, pelos vistos a televisão de todos nos(TVS) continua a ser manipulada por quem detem o poder. Abel Viegas como um dos que estiveram na linha da frente denunciando essa anomalia espero que tenha a mesma postura agora vindo denunciar o actual governo que sensurou o comunicado do ADI. Tela Nom / Abel Viegas, ficamos à espera para saber porque que a TVS não passou o comunicado do ADI. Isencão e jornalismo serio tem sido o lema do tela nom. Prove-nos que fazemos bem em acreditar em vos e a vos defender. Obrigado pela vossa atencão e pelo espaço que nos proporciona. Bem haja a todos

    • joao pereira

      13 de Janeiro de 2013 at 11:02

      O telanon é propriedade privada,por isso reserva-se o Direito de publicar o que menos compromete a sua clientela.

  6. Ospibinho

    11 de Janeiro de 2013 at 23:11

    Meus senhores. O partido PCD quer tentar dar o seu xou ou seja quer aparecer.
    Serah que tambem esse novo Governo pode tambem aproveitar investigar o caso STP TRADING? Tambem pos e poe em causa o bom nome de STP? E o caso Doca que custou tanto dinheiro ao Pais. Podem aproveitar investigar ou serah que o Primeiro Ministro nao eh corajoso ateh esse ponto.
    Sejemos honesto. O MLSTP/PCD sempre acusaram que o ADI estah usurpando do poder. Podem nos explicar o que estah acontecendo com o arroz que estah em STP? Os empresarios que pagaram mais de 150.000 USD para compra do arroz ateh hoje estao bloqueados pelo facto de nao se identificarem com esses malandro M<LSTP/PCD.
    Foi somente preciso o MLSTP/PCD usurparem do poder para oferecem a importacao de arroz ao DeLFIM NEVES.

    • Estamos tramados

      12 de Janeiro de 2013 at 22:47

      Ospo caso ospiibinho
      Vê.se mesmo que vs é um dos lambe botas da familia Trovoada.
      O caso de STP Trading ja foi resolvido a nivel do tribunal. Como nao tens argumentos para defender a bandidagem do Patrice Trovoada, tinhass que inventar algo paraccqair o dinheiro ao teu favor.
      Que vergonha

    • Nada

      13 de Janeiro de 2013 at 8:35

      Sr. presidente da camara distrital de Agua Grande, por favor, procura saber quem é o propietario da quitanda de cor azul, localizada ali de frente a ex empresa artes graficas. Fala com ele no sentido de retirar aquilo dali. Aquilo e uma aberração naquela praça. Sobretudo agora que Pon’ Tavares foi renovado. Pensei que o dono daquilo por si so pudesse ter a iniciativa de tirar aquilo dali. Mas não é o que vai acontecer (pelo visto), o passeio em construção a volta esta contornando a referida quitanda. Não pude conter, até que decidi manifestar aqui. Talvez não seja o lugar adequado… Mas quem sabe?..

    • Mimi

      14 de Janeiro de 2013 at 12:18

      A camara devia era pegar num buldozer e tirar aquilo dali para fora. Afinal quem manda aqui?

    • Mimi

      14 de Janeiro de 2013 at 12:21

      Espero que se duvulgue os males e os podres da anterior governacao porque afinal políticamente nao há nada de errado em se fazer isto. Antes pelo contrário, assim é que deve ser e os outros nem fora do poder (governo) estao calados.

    • Nom scá pia

      14 de Janeiro de 2013 at 17:00

      E tu? um lambe-botas do Delfim? sabes muito bem quem são as pessoas que estão nos tribunais e como é que o caso foi resolvido. Sr. PALHAÇO

  7. PACIENCIA

    12 de Janeiro de 2013 at 0:04

    O que gostava de tirar de todo esse braço de ferro, que acho inútil, é se vão reconhecer o KOSOVO ou não, se não, porque?, e se sim porque toda essa confusão que nada abona a imagem do país. Se ha indicio de prevaricação com esse reconhecimento por parte do anterior governo que se investigue, e responsabilize os infratores. Só gostava de saber se importa msm criar toda essa “picuinha” com o nome de um país que pretende ser soberano e que varias potencias mundiais ja o fizeram. E se STP não reconhecer o Kosovo tendo todos esses paises o reconhecido, faria diferença pra eles? O problema é se achar importante por demais qd somos pra lá de insignificante dentro do cenario mundial

  8. Manga pada

    12 de Janeiro de 2013 at 0:48

    Concordo perfeitamente k investiguem esse caso até as últimas consecuências.hahahaha kikiki Ñ posso rir kissanda troça de lopa susu cu séla di kissanda… P.C.D sera desta k vai entregar Delfim Neves , Cosme Rita e o Bano a justiça para ao menos serem ouvidos? O povo tb ker saber, o Delfim tinha dito k tinha apetite de falar mas ñ lhe deixaram falar. Ou já se eskeceram? Mas o povo ainda ñ se eskeceu fui.

  9. ANCA

    12 de Janeiro de 2013 at 1:26

    O País, tem necessidade de reconhecimento dos seus problemas reais internos, pelos Partidos Políticos Nacionais.

    Como é o caso do atraso Social, Cultural, Desportivo, Político, Ambiental, Económico e Financeiro, a Miséria, Fome e Pobreza extrema, que se encontra mais de metade da nosso Território/População.

    Tem sido uma escalada de aumentar de Fome, Miséria e Pobreza extrema desde 1975, até então, com o regredir Social, Cultural, Moral, Desportivo, Político, Ambiental, Económico e Financeiro.

    Andamos preocupadíssimos, a fazer polítiqueces, com o reconhecimentos das liberdades, garantias e bem estar social, cultural, desportivos, moral, político, ambiental, económico e financeiro dos outros, com intrigas políticas, ódio, persiguições políticas, negóciatas pessoais e política, com interesses pessoais e políticos, com intuito de somente ganhar eleições, e estabelecer as posses.

    Caros cidadãos, Sociedade civil, Intituições e Responsaveis Civis e Políticos.

    Basta prestarem atenção as estastíticas do País, (Território/População), para perceberem que;

    á falta de cobertura no, acesso á Água Potável, á grande parte do nosso Território/População – logo um Problema de saúde e salubridade Pública.

    a falta de cobertura no, acesso á Saneamento Básico – logo um problema de acesso á Habitação condigna, um problema de Infra-Estrutura e um Problema de Saúde Pública.Por exemplo; a falta de habitação condigna faz aumentar a promiscuição, á poligamia, a proliferação de famílias mono parentais, a proliferação de meninos de rua, á deresponsabilização Familiar á nível social, cultural da assunção da responsabilidade perante os filhos menores. Logo um problema social, cultural de desenvolvimento sustentável futuro, com á saúde e com á educação.

    a falta de cobertura, á eletricidade, no acesso luz electrica, a grande parte do Território/População, um problema de infra-estrutura. Logo um problema no acesso á equipamentos, como os Electrodomesticos(Fogão electrico ou á Gás, Frigoríficos, etc,etc) Televisão, Computadores, por exemplo, grande parte da população, ainda hoje para cozinhar, utiliza a lenha e o carvão, quando oterritório dispõe de Mar, Rios Petrólio, Gás, e nalgumas regiões de Vento. Logo um problema de acesso á informação e novas tecnologias, logo o subdesnvolvimento.

    Dentre outros tantos que aqui poderia enumerar.

    Em suma;

    Um problema sério de falta de Organização/Planeamento e Investimento Coordenado e Homogeneo no País- Território/População.

    Ainda está por resolver questões á problemas colocados atrás e outros tantos;

    As questões de;

    Porquê?

    Onde?

    Como?

    Quando?

    Quanto?

    Quem?

    O quê?

    Os cidadãos SãoTomenses e a Sociadade Civil, deve e pode ser capaz de resolver eresponder tais questões, de uma forma Organizada e Construtiva.

    É preciso mudanças nas intituições e nas Organizações da Sociedade civil, na forma como aqueles que têm responsabilidades, de coordenação, execução, legislativo, e Presidencial, exercem o seus Poderes, para com aqueles que são ou melhor que deveriam ser Orientados, Organizados e Coordenados para o crescimento e desenvolvimento social, cultural, moral desportivo, político, ambiental, económico e financeiro.

    Jamais deve ser uma varinha mágica de dois anos ou de quadro anos mas sim de compromisso de cada cidadão/ã SãoTomense por cada cidadão/ã SãoTomense, independentemente das suas paixões, credos, gostos, pelo desenvolvimento, deste belo País- Território/População.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  10. luis magalhaes

    12 de Janeiro de 2013 at 2:20

    Dirijo me ao PCD ao Tela Non e sobre tudo ao Abel Viegas.
    Pergunto, porque que a TVS nao passou o comunicado do ADI dando a sua versao dos factos sobre o Kosovo. Sera que a ditadura continua na TVS e so mudamos de Ditador? Porque que Abel nao publica tambem isso como fez e bem quando o chefe da ditadura era o P. Trovoada? Agora que a ditatura mudou de lider ja nao e errado censurar um partido com assento parlamentar? Ou sera que em STP uns tem mais direitos que outros? Assim como critiquei publicamente o governo de ADI quando sensurava o oposicao tambem agora critico o governo de G Costa por estar a cometer exatamente o mesmo erro que antes a oposisao e bem denunciava e repudio veementemente o silencio de tela non sobre esse facto mostrando assim que nao e um jornal esento e apartidario.

  11. andre

    12 de Janeiro de 2013 at 7:57

    VIVA PCD , VIVA VIVA VIVA

    • Verdade dói

      14 de Janeiro de 2013 at 9:50

      ???????

  12. pantufas

    12 de Janeiro de 2013 at 8:36

    E a lota de pesca,stptranding,passeios e outros ,não pede esclarecimentos?

    • Takora Mohamed

      13 de Janeiro de 2013 at 19:32

      “Pantufas”

      O quê que adianta estar a insistir em casos devidamente esclarecidos.
      A STP Trading foi julgado pelos Tribunais e o resultado foi o fiasco em que ja se adivinhava pela perseguição cega do PGR Roberto Raposo mandatado pelo Patrice Trovoada para perseguir cegamente o Delfim Neves.

      Nunca houve materia crime neste processo, tratou-se de um negócio entre empresas privadas brasileiras e santomenses em que a justiça santomense liderada pelo Roberto Raposo e Juiz Silva Cravid, por serem um dos maiores corruptos deste país quizerem aproveitar a oportunidade para brilhar no combate a corrupção aonde a montanha pariu um rato. Nunca foi desviado qualquer valor uma vez que esta operação comercial nem sequer envolvia dinheiro, apenas produtos, portanto nunca seria possivel qualquer dos intervenientes acusados se locupletarem como pretendia o juiz Silva e o Roberto.
      RESULTADO de tudo isto uma acção que deveria correr com a responsabilização na justiça da parte brasileira pela STP Trading, por diversos incumprimentos do contrato, culminou com o estado santomense ilibando os empresarios brasileiros das suas responsabilidades através do fiasco anunciado pelo então competente Procurador António Reffel Raposo, onde manifestava nunca ter existido materia crime nas acções dos gestores da STP Trading.
      A perseguição desenfreada do Patrice Trovoada e Roberto Raposo ao Delfim Neves, apenas culminou com o prejuízo a nação resultante da aniquilação de uma sociedade que acabara de surgir para gerir o credito de 5 Milhoes USD, cuja expectativas eram muito positivas no ponto de vista comercial.
      Porque estavam o Roberto e Patrice habituados a extorquir dinheiro a outros, acreditaram assim e sempre que os gestores da STP Trading, também deveriam ter tido a conduta deles, mas Santo Tomé é poderoso e a verdade veio toda ao de cima, apenas o POVO que o ADI tanto proteje será o único prejudicado e pagará toda a dívida por consequência da irresponsabilidade do PGR Roberto Raposo, o juiz Silva Cravid e ex-PM Patrice Trovoada.

      Bem haja STP.
      Viva a justiça.
      Viva a democracia.
      São Tomé poderoso também saberá julgar KOSOVO, BARCOS TAIWANESES, CECADO E muitos outros ainda ocultos.

    • Takora Mohamed

      13 de Janeiro de 2013 at 19:38

      O quê que adianta estar a insistir em casos devidamente esclarecidos.
      A STP Trading foi julgado pelos Tribunais e o resultado foi o fiasco em que ja se adivinhava pela perseguição cega do PGR Roberto Raposo mandatado pelo Patrice Trovoada para perseguir cegamente o Delfim Neves.

      Nunca houve materia crime neste processo, tratou-se de um negócio entre empresas privadas brasileiras e santomenses em que a justiça santomense liderada pelo Roberto Raposo e Juiz Silva Cravid, por serem um dos maiores corruptos deste país quizerem aproveitar a oportunidade para brilhar no combate a corrupção aonde a montanha pariu um rato. Nunca foi desviado qualquer valor uma vez que esta operação comercial nem sequer envolvia dinheiro, apenas produtos, portanto nunca seria possivel qualquer dos intervenientes acusados se locupletarem como pretendia o juiz Silva e o Roberto.
      RESULTADO de tudo isto uma acção que deveria correr com a responsabilização na justiça da parte brasileira pela STP Trading, por diversos incumprimentos do contrato, culminou com o estado santomense ilibando os empresarios brasileiros das suas responsabilidades através do fiasco anunciado pelo então competente Procurador António Reffel Raposo, onde manifestava nunca ter existido materia crime nas acções dos gestores da STP Trading.
      A perseguição desenfreada do Patrice Trovoada e Roberto Raposo ao Delfim Neves, apenas culminou com o prejuízo a nação resultante da aniquilação de uma sociedade que acabara de surgir para gerir o credito de 5 Milhoes USD, cuja expectativas eram muito positivas no ponto de vista comercial.
      Porque estavam o Roberto e Patrice habituados a extorquir dinheiro a outros, acreditaram assim e sempre que os gestores da STP Trading, também deveriam ter tido a conduta deles, mas Santo Tomé é poderoso e a verdade veio toda ao de cima, apenas o POVO que o ADI tanto proteje será o único prejudicado e pagará toda a dívida por consequência da irresponsabilidade do PGR Roberto Raposo, o juiz Silva Cravid e ex-PM Patrice Trovoada.

      Bem haja STP.
      Viva a justiça.
      Viva a democracia.
      São Tomé poderoso também saberá julgar KOSOVO, BARCOS TAIWANESES, CECADO E muitos outros ainda ocultos.

  13. Binibone

    12 de Janeiro de 2013 at 9:05

    Temos que abrir os olhos com o Senhor Patrice, estava a tirar os Santomenses de trabalho e meter estrangeiro no país para nos neocolonizar, os seus sócios são todos estrangeiro, homem não gosta de Santomense só quer nos utilizar e nos espremer « mò mandjoca cu sá peky ».
    S. Tomé é Santo vivo, O nosso país é maioritáriamente católico, quem castigar os seus filhos, será gastigado.

  14. Suba-G

    12 de Janeiro de 2013 at 9:06

    Na verdade o Patrice falava do STPTraiding e agora acima de tudo o KOSOVO é maior matança ao povo porque ele sempre dizia que governo dele é contra corrupção ele o Patrice é um Agente de Transito que faz motoqueiro sem carta condução(livrete), é um agente que tornou ladrão para ter imunidade no julgamento o povo precisa de saber isto. O Patrice aproveitou da inocência do povo e roubou silenciosamente, através d conversas bonitas e sempre dizendo o povo que estão em busca de melhor que só serviu a ele e seus acólitos LeVy,Varela, Abinilde,os que fizeram suas vida por bem deste povo em 2.5 em dois anos e meio.

  15. O Sincero

    12 de Janeiro de 2013 at 10:19

    Meu Senhores e minhas Senhoras!
    Percebo a nececidade de clarificar certos assuntos, mas por favor preocupem se mais com desenvolvimentos de S. Tomé e Principe, deixem de caças as bruxas, discução de comadres…. porque neste momento levantar questão de Kosovo e quantias avultadas de dinheiros que entram em STP, tem unica e simplesmente a finalidade de caça as bruxas, STP asssim não chega nem a esquina mais proxima ao ilheu das Cabras, nem daqui a 200 anos, sejam mais adultos e mostram vossa intelectualidade de outra forma. Tentam ficar na historia do país como unico homem ou partido que de facto levantou o pais e o colocou nas estatisticas regionais ou mundial, como por exemplo fez Lula da Silva no Brasil. Prejudicar o país só para atingir um unico homem ainda por cima quando ele nem esta mais na politica ou poder, é muito grave….. por favor reflitam sobre isso. S. Tomé e Principe tem potencial suficiente para atingir um patamar de desenvolvimento impar.

  16. Santosku

    12 de Janeiro de 2013 at 10:35

    A preocupação do PCD devia ser a preocupação de todos filhos da Terra, por ser legitima. Porque o reconhecimento é um acto de negócio. Qual foi a contrapartida que São Tomé e Principe recebeu se recebeu está aonde. Todos nós gostaríamos saber.

  17. concozuco

    12 de Janeiro de 2013 at 12:05

    PCD?… Haja paciencia! São mesmos desavergonhados. Quem não vos conhece que vos compre. Estao a procura de dinheiro para as px eleiçoes? UDD também. Mas não se esqueçam que Pinto é mão de vaca. Estamos neste mundo de passagem. Até um dia, vagabundos.

  18. Moscas

    12 de Janeiro de 2013 at 14:16

    Acção
    Demónios
    Inferno

    Malandros
    Oportunistas
    Sanzaleiros
    Corruptos
    Arrogantes
    Soberbos

  19. Fala pouco

    12 de Janeiro de 2013 at 17:34

    ADI já foi a vossa era agora vão ter que prestar conta sim.Porque o Patrice quando era chefe de Governo ele tinha dito na assembléia nacional que ele iria lutar contra os corruptos . Mas afinal de conta senhor Patrice Trovoada e um magistrado da corrupção ,que apareceu neste pais através deste maldito Trovoada pai que tambem vai pagar todos os mal que ele fez o povo de S Tomé até a quinta geração da família dele .Patrice vem prestar as contas ,e entregar os dócies do estado .Bazaste com toda tua família e Varela ,Levi ,Américo ,Paquetinho que ficaram ! Será que sao eles e que vão pagar por ti ?

  20. Fala pouco

    12 de Janeiro de 2013 at 18:23

    ADI ,Varela ,Paquetinho , Levi, trafulheiro Salvador , Américo , Bala Chau chau chau chau era uma vez esperemos que vem o Patrice para vos salvar por causa de prestação de contas e entregue dos dócies do estado .

  21. Argenezio Antonio Vaz

    12 de Janeiro de 2013 at 21:43

    Quem vê o PCD, gostaria de saber o que irão explicar a população a sua posição nessa aliança magabra com o MLSTP. Alias não é a primeira vez. Esse PCD vai dar barriga igualmente a MLSTP, so que o MLSTP é mais esperta. Não valem nada, passaram a ser um resto de um partido. Olha o Bidão, que foi a empresa Agua Izé e fez o que fez.
    Tantos actos de corrupção sem explicação, agora querem abater o ADI, sempre foram assim. Ajudaram a abater o Pinto em 1990, depois tentaram abater o Miguel na sua segunda eleição, aliando a PINTO, depois tentaram abater o Fradik, retirando os poderes, abateram o MDFM aliando a MLSTP. Mas que partido é esse? Vão passando de um lado a outro, isso tem um nome.
    Eu gostaria de pedir a PCD , se efectivamente são patriotas, que nos digam como fica os varios casos de corrupção e em especial quando estavam no poder?

  22. Féde ká Dóxi

    13 de Janeiro de 2013 at 12:13

    Só os lambibotas do Patrice o defende no caso KOSOVO. Verdade deve ser dita, se hou trabalho mal feito houve. Então vamos dar mãos a palmatória. O Patrice agiu mal. É corrupto.
    Ora para o caso de Doca, Passeio e STP Traviding vs/Delfim. Meus Senhores convenhamos. O Tribunal já deu o seu veredito, O que querem mais? Só os burros, os incompetentes e os iletrados, falam disso. O Assunto morreu. Vcs pensam que se houvesse alghuma coisa os Levy’s, Varelas e outros não falariam disso? Só os cegos do saber falam de tudo isto. Tb já falei qdo o Tribunal naão havia decidido. O Passeio está quase concluido e as Finanças não paga por vigança e sabotagem. O trabalho está concluido e bem concluido.
    Leiam mais e se informem.

  23. Visionista

    13 de Janeiro de 2013 at 15:34

    sinceramente que vergonha tvs e o tela non afinal da pra ver quem sao os donos disso nao e senhor manda chuva veiga,onde esta comunicado do ADI nao publicam porque porque se publicarem o chefe chefe boss vai vos senssurar ne,continuem assim cpopm

    • E. Santos

      14 de Janeiro de 2013 at 14:18

      De facto, com a queda do ADI o Telanon enquanto jornal ficou mais pobre. Já não há notícias para dar porque este governo ainda não fez nada pelo povo(PT era notícia todos os dias fazia ele bem ou mal)senão crucificar o ADI e Patrice Trovoada e também não há contraditório (todos os partidos, mesmo fingidamente, estão todos de acordo com o nada que estão a fazer).
      Com isto, este jornal ficou mais pobre, o país ficou mais pobre (julgo eu)em matéria de democracia. E com o desejo que estão de calar pela força o ADI via conspiração típica da Geurra Fria, aí então o país vai perder a liberdade de expressão tão questionada aqui no TelaNon, o respeito pelos direitos humanos tão faldo em tempos pelo PM Gabriel Costa e está-se claramente a pôr em causa a Democracia que o PR Pinto da Costa defendeu no seu discurso de final do ano que ninguém tinha o direito de por em causa. Mas diga-se de passagem, vai uma grande distância entre o que diz o PR Pinto da Costa e o que na prática tem vindo a fazer. Basta reler o Terra Firme para se compreender o que estou a dizer, que não é nenhuma mentira.
      Basicamente está-se aqui a perceber um “façam o que eu digo e não o que eu faço”.
      Agora estão todos a bater palmas porque o alvo é Patrice Trovoada que muitos não conseguem engolir, mas quando esta caisa começar a tocar a mais pessoas, vamos lá ver como é que isto vai ficar.
      Porque o país não é só de alguns, o país é de todos nós.
      E assim não dá gozo nenhum contribuir, participar ou seja lá o que for. O Tela Non assim como o país estão tipo comida sem sal. Esta é que é a verdade.

  24. Barão de Água Ize

    13 de Janeiro de 2013 at 22:30

    O que é que STP tem a ver com o Kosovo?
    O nosso País está a ficar cada vez mais estranho. Pinto da Costa e os partidos/Governo, não deveriam era gastar tempo a resolver os problemas do País, em vez de estarem envolvidos em novelas “diplomáticas”, enfim “chacha” politica?

  25. Amélia

    14 de Janeiro de 2013 at 4:14

    Então dtr Afonso Varela já retomaste o escritorio ?de advogacia ,O que e bom dura pouco, deu tempo de comprar carro Pr SILVANA,vc No documento falso do Kosovo! Vc foste o pior bandido vc como advogado vc sabias que nao deviam assinar esse documento sem o consentimento do presidente, mais como o dinheiro
    fala mais alto que vergonha.quem anda com PATRICE nao tem vergonha tem cara de pau !!

  26. inteligencia

    14 de Janeiro de 2013 at 8:11

    Senhor Bidão, não esqueça de carro de Água Izé (carro de Estado/ do povo que o senhor escondeu de baixo de lixo.
    Gostaria de saber que nome se dá essas pessoas?
    Apodera daquilo que não é seu.
    Apodera o bem de povo.
    Que moral tem essas pessoas?

  27. Maria

    14 de Janeiro de 2013 at 9:41

    O mal desta terra é que todos têm razão. Ninguem é melhor que ninguem quando está errado está errado independente de quem for. Mas infelizmente quando estão em causa os tachos tudo vira uma novela. Ultrapassemos e resolvamos certas questões com coerencia, não por ser hoje o fulano ou amanhã eu. Quando eu for farei, quando eu era fazia. Se está errado anula-se ou faz-se da maneira correcta, se está correcta segue-se em frente. Deixemos de populismo barato e politiquices, está na hora de cada um assumir os seus erros, aproveitarmos o que foi bom, aprendermos com os erros nossos e dos outros e darmos mão a palmatório e reconhecermos os nossos erros e deixarmos defendermos coisas incorrecto por paixão ao outros e interres que nenhum beneficios trazem ao nosso país.

  28. Aconselhador

    14 de Janeiro de 2013 at 10:00

    Meus caros compatriotas, ñ vou denunciar nomes dos ministros que ainda gostariam de gozar a sua juventude como se um adolescente fosse, mas refiro no caso do jovem ministro do actual governo do Sr. Gabriel Costa, de dizer que maior parte dos homens são mulherengos, mas dependendo da responsabilidade,o nosso novo ministro das(…)por ocupar uma pasta de muita responsabilidade, do ministério lavanca para melhor funcionamento e espediente do Estado, não estaria desponível para um ministro dessa qualidade. É preciso muita cautela, responsabilidade, maturação com coisas grande escalas.

  29. POVO É QUE MANDA

    14 de Janeiro de 2013 at 10:43

    SEM COMENTARIOS…..

  30. de Ceita

    14 de Janeiro de 2013 at 11:16

    Acho que esta questão está a ser utilizada para desviar a atenção da população sobre os problemas mais sérios que o nosso país vive. Pelos comentários que tenho lido até parece que a corrupção começou em S.Tomé com o governo de ADI. Ela iniciou desde 1975.

    • Mimi

      14 de Janeiro de 2013 at 12:25

      Sim, começou há muito tempo (e nao vai acabar) mas o ADI tinha a obrigaçao de nao seguir o mesmo e até pior caminho que os outros. Tinha a obrigaçao de fazer a diferença, já que foi esta a maior das promessas da sua campanha pré e pós eleiçes (já que governou em campanha diária). Tinha que nao praticar a corrupçao. Mas, combater a corrupçao no entender do ADI foi afastar tudo que se mexia de maneira diferente da deles, deixando o campo livre para implantar a seu jeito a nova corrupçao.

  31. binóculo século XXI

    14 de Janeiro de 2013 at 11:32

    Um painelista disse que dirigia ao PCD e ao ao Tela Non perguntando o motivo que a TVS nao passou o comunicado da ADI dando a sua versao dos factos sobre o Kosovo. Ora caríssimo cibernauta, o Kosovo aqueceu o bolso de muitos malandros, agora a brasa irá queimar as mãos no Tribunal e no chilindró.

  32. malebobo

    14 de Janeiro de 2013 at 11:33

    tela non, faça o trabalho de jornalismo com insenção, sem parcialidade

  33. Jorge Silva

    14 de Janeiro de 2013 at 12:19

    Num país com tantas carências qual é a importânica de andar a discutir estes assuntos? Pra desviar as atenções do que realmente importa?

    É que isto é memso assunto pra encher chouriços!!

  34. Mak

    14 de Janeiro de 2013 at 12:53

    Este governo não tem trabalho por isso preocupa-se com coisas pequenas para desviar a atenção do povo. Queremos soluções para resolver os problemas desse povo sofredor.

  35. Santosku

    14 de Janeiro de 2013 at 14:10

    Argenezio António Vaz, falar agora do PCD e suas passagens é demasiado tarde. Temos prato quente que é o ADI e seus comparças. Se falar do ADI te dói tanto assim , porquê que não pedes a Direcção do ADI que está em São Tomé para entregar os dossiers do Estado que estão em falta, porquê que não lhes pede para irem ocupar os seus lugares na Assembleia Nacional, porquê que não lhes pede para mostrar as provas que têm que o dossier Kosovo foi do conhecimento formal do Presidente da República. Porquê que não os aconselhaste a prestar contas no Parlamento como manda a Lei. Agora queiras ou não é e será o prato do dia a dia dos Santomenses e não só. Tenha uma boa tarde.

    • E. Santos

      14 de Janeiro de 2013 at 14:53

      Falar do ADI não deve doer a ninguém. Aliás, é bom que se fale mesmo para se poder rápidamente esgotar estes assuntos e se poder passar para outros de real importância para o país e o povo. É de facto curioso que se tem vindo a questionar a actuação do Governo do ADI e não de pessoas do ADI como foi sempre com o PCD. Tendo tomado as melhores ou as piores decisões para o país (cada cabeça, sua sentença, pior seria não ter tomado nenhuma e ter ficado numa inércia) o Governo agiu legitimante e dentro das competencias que lhe foram atribuídas pela contituição e pela lei, legitimamente eleito pelo povo.
      Quanto ao PCD, de facto, nem merece comentários. Sempre defendi que este partido deveria ser extinto ou no mínimo renovado. Mas bem renovado. Um partido sem excrúpulos, um partido que já deu provas de que não vai acrescentar nada ao país e ao povo, um partido de oportunistas políticos(quem não quizer fazer parte da turma, sai deste partido). Confesso que apetece vomitar cada vez que o PCD abre a boca. PCD sim deveria ser responsabilizado pelo mal que causou a STP desde 1990, altura em que desperdiçaram a grande oportunidade de fazer a diferença. Mas compreende-se, na altura era um partido de pés descalços, de gente que nunca na vida tinha tido acesso a coisas básicas. Lembro-me ainda do Bidão gordo a dar aulas de química no liceu com entrepernas de calça rasgada. A coxa se esfregava uma com a outra e rasgava as calças e condições na altura não davam sequer para manter as calças sempre cosidas. Nós gozavamos com isso e ele sabe. Hoje ….”quanto já bô tái”…ainda assim, continua com a mesma pobreza de espírito de sempre. Enfim…e o país é que paga as favas destes camaradas.

    • Argenezio Antonio Vaz

      20 de Janeiro de 2013 at 17:30

      E. Santos tem razão.
      Por outro lado os actos de corrupção não caducam e um dia vai haver a justiça.
      Muita gente fica aflita quando se aponta esses actos. Porquê?

  36. Fernando Quaresma

    14 de Janeiro de 2013 at 16:23

    A propósito da questão do Kosovo, devia-se aproveitar a oportunidade para tornar público o valor da contrapartida recebida pelo governo de então aquando do reconhecimento de Taiwan e esclarecer os sãotomenses se essa contrapartida serviu ou não o total e exclusivo interesse da nação.

  37. mana

    15 de Janeiro de 2013 at 15:57

    Senhor E. Santos a maior desgraça de São Tomé e Principe não é o PCD. A maior desgraça é o traidor Miguel Trovoada.

  38. ceu

    15 de Janeiro de 2013 at 16:11

    O que posso dizer perante esse aspecto é que o pior é aquele que é cego que não quer ver….
    minha gente nós tivemos problema de varias ordem cada vez que podemos corrigir temos que o fazer deixarmos de ser adista … o patricio falhou ele deve assumir,,,
    Por favor eu quero fazer porque que o Patricio Trovoada agir assim na questão do Kosovo? porq ao nivel da urna o patricio terá a sua resposta… quanto á nivel politico e juridico como será?
    Mas acho ADI tem muito jurista no governo é o partido teve mais jurista no seu elenco governanmentar … e que mais erro juridico deu ao país …

  39. Faca foogn sè cabo

    16 de Janeiro de 2013 at 17:44

    Devemos criticar, afugentar, ruar, deportar todos aqueles que querem fazer de S.Tomé e Príncipe sua propriedade, sua herança. O país é de todos nós sem descriminação de cor, raça, religião, partido político, etc.
    Queremos que os Santomenses sejam soberanos, donos no seu país.Na democracia deve haver vários partidos, isto é um facto, devemos organizar, trabalhar muito, combater a a corrupção e todos os males que nos enfermam isto é que prejudica o nosso desenvolvimento.
    Transparência é importante em todos os sectores da vida Nacional.
    Deve haver um critério mais justo para a venda do arroz de Estado.Não fui
    lege milondó.

  40. malebobo

    18 de Janeiro de 2013 at 10:30

    Quando o governo do p.T., estava no poder o jornal tela non, sempre brindava os leitores com noticias, e agora já não existem as famosas noticias de criticas, Abel veiga, deixa de servir um grupo de oportunistas, ok, por ff não censura o meu comentário

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top