Destaques

ADI rejeitou pedido de Pinto da Costa para indicar nome do PM  

O Presidente da República Manuel Pinto da Costa que na segunda – feira, enviou uma carta a ADI dando 48 horas ao partido de Patrice Trovoada, para indicar o nome do próximo Primeiro-ministro, recebeu na terça-feira uma carta de resposta. ADI rejeitou o pedido do Presidente da República, e destacou na sua missiva que vai aguardar pela investidura dos novos deputados a Assembleia Nacional, para depois indicar o nome do próximo Primeiro Ministro.

 

59 Comments

59 Comments

  1. neto pontes

    29 de Outubro de 2014 at 7:37

    Ja iniciou a festa

    • Patricio Criminoso

      29 de Outubro de 2014 at 21:46

      Patrice quer ser Deputado, depois ser Primeiro Ministro. Porque^? Bandido!

      Se a Patrice Trovoada quer ser Primeiro Ministro de STP, entao poe-se ao alcanse do povo ja agora. O ADI foi convidado a selecionar o PM e os membros do governo. Forma governo! O problema ate parece que o Patrice Trovoad tem algo a esconder. Porque razao querer imunidade parlamentar primeiro? Patrice Trovoada quero ser empossado como deputado para fugir de toda a responsabilide civil and criminal que tivera, so depois apresentar-se como o candido unico do ADI ao cargo de PM, pois? Se o homem esta limpo e tem razao, entao el deveria vir a STP fazer campanhas sem protecao de estrangeiros. Patrice e’ um grande medroso. Conclusao, Patrice Trovoada cometeu crimes graves por isso, ele esta a se esconder ate quando tiver imunidade parlamentar que gozam os deputados. Patrice quer ser Deputado a Assembleia de STP depois ser empossado ao cargo de P.M.

    • Manuel Vicente Sousa

      3 de Novembro de 2014 at 22:37

      Alto aí e pare o baile. O ADI foi eleito pelo povo. E mais não digo.

  2. neto pontes

    29 de Outubro de 2014 at 7:49

    O pinto da costa tem que perceber que o odio e raiva não ira ajudar em nada,quero sim quer não ,ele ira ter que aceitar o menino que ele viu a crescer e ainda ofereceu muitos chocolates naquela altura hoje (Doctor Patricio Trovoada) e ponto final nada de rodeios o povo esta de olho

    • Fulo-Fulo

      29 de Outubro de 2014 at 17:47

      Sr. NETO PONTES…A melhor forma de convencer a alguem que ele esta errado é o deixar seguir em frente….
      Guarda bem o que escreveste “nada de rodeios o povo esta de olho”, talvez o PR te esta salvando de um abismo que se aproxima.

  3. Homem Honesto

    29 de Outubro de 2014 at 8:05

    Já foi dito ao Pinto da Costa, que ele não entende e não consegue governar na democracia.
    Os velhos tempos já terminaram desde fins dos anos 90.
    Estes jovens do ADI e a população jovem de São Tomé não têm a ideologia do Pinto da Costa.
    Aconselho o Pinto da Costa se quiser ter um mandato na democracia e acabar o seu mandato e circular em São Tomé e Príncipe sem medo é rever a sua atitude.

    • Juven

      29 de Outubro de 2014 at 9:46

      Mas quem não circula em S.Tomé sem medo é o senhor Patrice Trovoada que passa a vida a esconder-se como um rato.

    • Bintoudjallo

      30 de Outubro de 2014 at 21:50

      Tout à fait, Juven. O PT, continua a fugir, porque ainda não se descobriu todas as MANOBRAS dele. Quando se descobrir aquilo que PT é e fez, serão os seus próprios “SOSIOS” que reagirao ….São os Lévy Nazaré que revoltar-se-ao. Menos o A. Varela, que é cobardola (diz ser amigo, mas quando a verdade sai à tona, ele esconde-se).

  4. Mé Zemé

    29 de Outubro de 2014 at 8:05

    Algum doutor da lei que nos explique por favor como é que esses procedimentos devem ser feitos? Pois já não sei quem tem ou não razão, só sei que andam a brincar com o país e o povo.

    • dos Santos

      29 de Outubro de 2014 at 9:45

      Assim é que se deve pensar e não andar aí com tretas políticas e politiquices enganando somente este povo pequeno.

    • Sebedô

      29 de Outubro de 2014 at 14:02

      Meu caro Mé-Zemé,
      Infelizmente parece que o país não tem pessoas de direito capaz para nos esclarecer a situação porque quase estão todos comprometidos.
      Essa é uma das causas de que o país está como está.
      Mas aproveito para acrescentar uma dúvida para além da sua: A última eleição foi para eleger o Governo ou o Parlamento? Se foi para eleger o Governo, está muito bem, já se demitiu, mas se foi para eleger o Parlamento, porque ainda estão em funções! Corrija-me por favor, agradeço.
      Um bem haja

    • José Moreira

      29 de Outubro de 2014 at 14:14

      O DR Patrick Trovoada tem razão. A legitimidade governativa é-lhe conferida pela maoria de deputados que ganhou nas eleições de Outubro. Assim, efectivamente, o Governo só pode governar, em legitimidade democrática, após a Assembleia Nacional estar a funcionar em pleno.

    • Bintoudjallo

      29 de Outubro de 2014 at 21:16

      Os senhores Afonso Varela, P.Daio, senhoras Aléas Melo, Édite Ten-Juang….mister Gabriel da Costa….muitos juristas em STP…respeito da LEI zéro.

  5. Jão Pinto

    29 de Outubro de 2014 at 9:07

    No caso do Governo existe a vaga para ser preenchida tendo em conta que o atual governo é demissionário. Se é demissionário logo existe uma vaga para se preencher, dai que o Presidente da República está no Direito ou melhor deve convidar o partido vencedor das ultimas eleições para formar o governo de modo a ocupar a vaga deixada pelo governo cessante. Quanto ao prazo dado para a indicação dos nomes. Penso que o partido vencedor devia simplesmente enviar os respectivos nomes, isto é, Chefe do Governo e seu elenco, mas manifestando claramente para o Senhor Presidente da República que a posse de governo só teria lugar após o ato de investidura dos deputados e que o Governo cessante continue em gestão até a tomado de posse de novo governo.

    • Bintoudjallo

      29 de Outubro de 2014 at 21:30

      …..não, esta astucia da nomeacao de deputados antes da do governo, + exatamente do pm é um “furo” para o P.T. não se apresentar junto da justiça….ter à imunidade! Não, não será assim. Para ele ocupar o segundo cargo +importante no país, em STP, ele deve primeiro responder e respeitar a Lei, pôr tudo clarinho, antes de exercer tal função. O que é normal.
      Se ele nao estiver em dia com a justiça, e que tenha que dar conta, deve fazê-Lo primeiro, pois que nao tem o direito de dirigir se não respeitou à lei. Ninguém pode passar por cima da lei, ainda mais quando se pretende a um posté de destaque. Tem que se dar exemplaridade, por isso é que se o P.T. for pm será um pm fantoche.

  6. Atento

    29 de Outubro de 2014 at 9:23

    Meu Caro Mé Zéme.
    Eu não sou de direito, mas posso dar uma luz para entender o que se está a passar nesta história toda.
    Em qualquer pais que se diga democrático, a anterior Assembleia, deve ser destituída e dar-se posse á nova Assembleia que deve reflectir a escolha da população efectuada através de eleições.
    Com a constituição da nova assembleia, o partido que ganhou as eleições é convidado pelo presidente para formar governo.
    O elenco governativo é proposto ao presidente da república que lhe deve conferir a tomada de posse.
    E pronto meu caro, é muito simples como pode analisar.
    Porém o que acontece é que em primeiro, lugar o presidente não tem que dar prazos ao seu belo entender para que lhe seja apresentado um nome para primeiro ministro, nem tem que saber quem é que, o partido ganhador indigitará para primeiro ministro.
    Repare meu caro, que no limite a Assembleia se mantém com os actuais deputados e o presidente ( que infelismente pensa ser dono de São Tomé)continua com as suas manobras enraizadas do tempo do partido único e tenta assim derrubar qualquer primeiro ministro que não lhe preste a vénia a que se habituou?
    Já pode imaginar qual a intenção do presidente, (somente derrubar o PT, mesmo antes deste tomar posse como deputado e muito mais como primeiro ministro).
    Enfim, são estes jogos palacianos que denigrem a nossa imagem no mundo.
    Vamos ver como isto vai acabar.
    Por mim acho muito bem que a ADI se oponha a qualquer jogo sujo do presidente.

    • Lódoma

      29 de Outubro de 2014 at 12:59

      Tenho uma dúvida não sei se estas em condições de me informar o seguinte já houve várias eleições legislativas na nossa terra que órgão foi nomeada primeiro é deputados ou governo? Me ajudem neste acto.

    • Lódoma

      29 de Outubro de 2014 at 13:00

      Alguma coisa esta mal aí

    • dos Santos

      29 de Outubro de 2014 at 15:14

      O Senhor deve ser um grande empresário. Porque se o País está mal, vamos organizar de uma vez por todas em vez de ir penando que o presidente quer mal ao nosso PT. Faz o governo e trabalha pra este povo que continua sofrendo sem conhecer nada daquilo a que se pode chamar de desenvolvimento. Eu, estou ansioso pelo Dubai que o PT prometeu transformar STP em 10 anos. Por isso, vamos ganhar tempo e começar a trabalhar. NET em todo STP grátis, vamos lá despacha. Desemprego zero ou quase zero, vamos lá despacha.

      Esqueçamos as querelas políticas e por conseguinte, como diz o PT, vamos erguer a nossa terra e esqueça o PR. Nem pareces intelectual, começaste respondendo muito bem mas como sempre, as inclinações políticas destroem o profissionalismo de muitos sãotomenses. SEJA MELHOR, PORQUE CONSEGUES. Boa Tarde.

    • Bintoudjallo

      29 de Outubro de 2014 at 21:36

      Não é bem assim, caro anônimo “Stentor”. O présidente não tem ódio do P.T….suponhemos que seja o caso…digo entao que é reciproco.

  7. Filomeno Muniz

    29 de Outubro de 2014 at 9:32

    Meus senhores, vocês conhecem mal sr Pinto da Costa. Os verdadeiros interesses e futuro do país e do povo não lhe interessa. Bem, também se ‘entende’ alguém nesta idade, meio caduco, cheio de praga sem futuro iria se preocupar com estas coisas? Este senhor não vai querer se afundar sozinho. Este sr é a mancha negra na história de S. Tomé e Príncipe. O povo deste país não merecia isso depois de lhe ter dado uma oportunidade para se redimir. ‘Plôco Mandjoca…’ Infelizmente o povo fez uma má escolha e assim estamos todos a pagar. Não há mal que perdure sr presidente, os homens passam e as instituições ficam. Um bem haja.

    • dos Santos

      29 de Outubro de 2014 at 15:17

      Será que és melhor do que o PR? Pelas palavras aqui prefridas, já deu pra perceber que o Senhor não é melhor do que ele. Só sabe criticar. Será que com esse tipo de pensamento, STP ha de se desenvolver? Zé Mé sá tamém di flá

  8. Critico

    29 de Outubro de 2014 at 9:37

    Acho que Pinto da Costa foi a pior escolha para os Santomense, bem feito, cada povo tem representante que merece.

  9. dos Santos

    29 de Outubro de 2014 at 9:43

    Mé – Zemé, parabéns pelo teu comentário.
    Gostaria de dizer aos Senhores Neto Pontes e Homem Honestos que eles são sábios da Política Sãotomense.
    Por causa de gente que pesam e veem política como os senhores veem é que o país está assim. O ADI, já não ganhou as eleições? Governa! Fazer um governo custa tanto assim? Não pediram ao Presidente da República que usa-se a sua magistratura de influência? Ele usou.
    Agora, veem com esta de que querem primeiro a Assembleia empoçada para depois fazer o governo. Será que dentro do ADI, há pessoas que querem ser deputados e ministro ao mesmo tempo?
    Faz governo, resolve com mestria o problema do povo e deixa de enrolar. Isso é um país arruinado, no qual o povo depositou toda a sua confiança neste partido, por isso façam a vontade do povo que é governar.
    Neste momento, o país está parado e o ADI, está nem aí né. Porque se têm a maioria absoluta para governar, e se o país tá sem governo, onde é que há problemas em fazer o governo em 48h? E Vosso direito. Governem gente.

    Tenham compaixão desse humilde povo, funcionarios públicos sem salário até então e com esta situação, tudo ainda se complica.

  10. Edmilbr Ramos

    29 de Outubro de 2014 at 9:58

    Macacos Humanos 😉

  11. pr

    29 de Outubro de 2014 at 10:01

    se os ditos sábios não se entendem, o que esperar daqueles na qual a vida não deu oportunidade de irem mais além.

  12. Francis Mekano

    29 de Outubro de 2014 at 10:09

    Uma Crise Anunciada?!
    Constituição da Republica dispõe no seu artigo 110,ponto 1 o seguinte:O PM é nomeado pelo PR,ouvidos os partidos políticos representados na AN e tendo em conta os resultados eleitorais. No artigo 113 da Constituição é dito que o Governo é responsável perante o PR e a AN.
    Regimento da Assembleia Nacional no seu artigo 1º,ponto 1 diz o seguinte:No 30º dia subsequente à publicação dos resultados eleitorais no Diário da Republica, a AN reúne-se,por direito próprio,na sua sede para abertura da Legislatura.

    Não existe na nossa lei fundamental artigo algum que define os prazos para empossamento do Governo.Tem sido prática os Governos serem empossados antes da AN,senão vejamos o historial:
    1-Em 2010 o Governo de ADI chefiado pelo PT foi empossado no dia 15 de Agosto,duas semanas depois das eleições que foram realizadas no dia 1 de agosto tendo AN ter sido empossada em Setembro quase 3 semanas depois.
    2-Cabo Verde e Guiné-Bissau para nomear somente alguns,cujos regimes é similar ao nosso,também é practica os governos serem empossados antes da AN,caso mais recente na Guine -Bissau em que o Governo foi empossado no dia 4 de Julho e a AN no dia 17 de Julho.
    Tendo os partidos apresentado durante a campanha a figura para o PM,faz todo sentido o PR solicitar ao partido vencedor o nome do futuro PM(normalmente são estabelecidos prazos)consultem ou perguntem aos ex-PRs e partidos que venceram as eleições no passado.
    Porque dessa decisão do PR? Porque o país precisa de governação e não pode haver vazio de poder tendo em conta que o Governo de Gabriel Costa já foi exonerado pelo PR desde sexta-feira,estando em gestão e não podendo tomar decisões de governação e por isso quem ganhou as eleições e sobretudo com maioria absoluta deve assumir de imediato as responsabilidades indicando o PM e os respectivos membros do seu governo.
    Nomear o Governo só após a constituição da Assembleia Nacional é um falso problema criado pelo ADI para criar uma crise devidamente anunciada,ensaiada e treinada que culminaria com a desobediência publica(aproveitando a motivação criada pela maioria absoluta)cujo cenário final seria colocar o povo na rua e pedir o afastamento do PR.Aliás o Lider do ADi disse na RDP Africa caso ganhasse as eleições o Pinto da Costa tinha que se demitir e voltou a repetir no debate televisivo durante a campanha que em termos de relação institucional o tango tem que ser dançado a dois num desrespeito completo pela figuara do PR.

    • Bintoudjallo

      29 de Outubro de 2014 at 21:52

      Obrigado Francis M., de relembrar aqui sobre um dos propósitos do P.T. sobre o PR. Pinto, caso ADI ganhasse, ele ia provocar uma situação para que o présidente Pinto demitisse. Quem tem ódio? Quem quer vingar? Não é o Pinto da Costa.
      A falsidade deste povo, a memoria curta quando lhe convém, a sua parcialidade interesseira etc, chicane imenso e leva o país à afundar-se. Depois queixam-se?
      Estimo que têm o que merecem.

  13. Trovoão

    29 de Outubro de 2014 at 10:33

    O Sr Pinto da Costa tem que pôr na cabeça de uma vez por todas que os tempos são outros,que o povo de hoje não é o povo de ontem.Ja demonstrou que não consegue governar em democracia.Está é a procura de uma crise institucional, para depois dizer que ADI e o seu LÍDER é que não prestam.Só que não vale a pena porque o povo ja tem os olhos bem abertos!!

  14. Nitócris Silva

    29 de Outubro de 2014 at 11:27

    Bom dia trindade,

    Perfeito raciocínio feito por Mé-Zemé, nos elucidam para as verdadeiras intenções do senhor P.R. e como deveria acontecer as coisas, no entanto, aproveito para acrescentar que a culpa não é do Senhor P.R., mas sim dos que votaram nele.
    Não precisamos mais anos de ditadura nos nosso país.
    Temos apenas que nos organizar, para que as receitas fiscais do estado sejam devidamente distribuídas de modo a poder pagar mais e melhor os seus funcionários, bem como cumprir com as suas obrigações perante a comunidade.

    O desespero da oposição.

  15. Nyei Ameida

    29 de Outubro de 2014 at 12:16

    Este PT esconde-se não sei porquê.
    Em 2010 0 Fradique de Menezes empossou o Governo de PT sem a maioria parlamentar só depois é que se formou a Assembleia. tanto mais que os membros do governo do ADI só foram deputados só depois de 2012. Não se lembram que o Abnilde e C& queriam tomar posse a todo custo por causa de alguns assuntos que estavam no MP.
    Este homem prometeu arroz de 13.000 e o Japão não gostou da brincadeira.Quero governar apenas um ano para preparar as eleições presidenciais sob capa de deputado. Aqui se deve aqui se paga. Ele não se esqueça da crise Amandio Pinheiro foi pelo facto de não ter maioria na altura.
    Povo deu ADI mandato para Governar e não pensou sequer em numeros de deputados. Ganhou assume.
    Nada de truques aliás o PT antes de ser empossado já anda a pedir ajuda como deputado eleito ou como 1º M?
    O Sr. Levy peça todas as atas da Assembleia de 1991 a 2014 na constituição da Assembleia e verá.Com o Baluba na presidencia da Assembleia já estou a ver o filme.Incopetencia a mais. Assim não vão longe.
    O PT está a perder uma oportunidade para limpar a sua má imagem em apresentar-se VOLUNTARIAMENTE no Ministerio Publico para deixar tudo a LIMPO. Então está a refugiar-se de algo que tarde ou cedo se saberá.Formem o Governo e mostrem a cara de novos incopetentes enquanto é tempo.
    A Montanha pariu rato, este Dubai vai ser um pesadelo para o povo. Presidente Pinto da Costa que exerça o seu poder sem medo, porque o seu voto foi directo por sufrágio.
    O rapaz não esperava esta oferta da população por isso mesmo que se encontra atrapalhado.
    O PT é para mandar durante 4 anos para não dizer que não tinha tempo,nada de saltos de tranpolim. Votaram para ser 1º MINISTRO. Agora cumpra a sua promessa para o bem da nação.

    • anonimo

      29 de Outubro de 2014 at 19:02

      caro Sr. denoto nas suas palavras muita frustração e dor de cotovelo. Quem ganha governa. Por acaso o sr se lembra que a quando da consulta feita pelo PR para a marcação das eleições, todos a excepção do ADI foram unanimas em dizer que se devia cumprir a constituição, e agora cumpra-se as leis e constituição. O Sr PR tem que entender que os tempos mudaram, os poderes que ele tinha e até agora tem com Gabriel Costa vai acabar, ele esta num exercício de convencer os seus pares que ele ainda é poderoso, o que não é verdade, ele acabou. E pessoas como o Sr. também têm os dias contados. Quanto ao MP, vão todos que passar por la , os casos do arroz podre, reabertura do caso STP.trading , caso Rosema, o ultimo arroz do japão, venda do petróleo dos barcos, empréstimo feito para compra do arroz etc…. são muitos casos que devem ser esclarecidos.

  16. bom sinal

    29 de Outubro de 2014 at 12:25

    Nos todos sabemos como são os do adi com seu líder pt. São como estas vizinhas que gostam de complicar por tudo e por nada. Ja têm o que queriam porque deixar o pais parado? Começar assim já é muito mau sinal . Até ja me sinto arrependido de ter votado em voz. Francamente!

    • Bintoudjallo

      29 de Outubro de 2014 at 22:02

      ….estou plenamente de acordo consigo. Começa mal…mau presagio! O P.T. já deu o fora, está em algures e não em STP, ora que se regressou devia pôr-se disponivel, formar o seu governo e arrancar sériamente o trabalho, pelo menos pela consideracao e respeito por aqueles que apostaram nele e no seu partido ADI.
      Onde está o respeito do P.T. para aqueles que votam pra ele?!

  17. HC

    29 de Outubro de 2014 at 14:48

    meus caros leitores, quem está a complicar tudo é o Presidente da República. vejamos o seguinte: constitucionalmente, o Governo tem responsabilidade política perante o presidente da república e perante assembleia, ora, não estando a assembleia constituída como podem formar o Governo? por outro lado são os deputados eleitos pelo povo que sustentam parlamentarmente o Governo, como pedem formar o Governo sem que a assembleia nova esteja constituída? estes preceitos são da lei mãe do país (a constituição), daí que não se compreende a complicação do Presidente da República, no mínimo eu começo a pensar que há pretensões obscuras por detrás desta exigência, como se não bastasse, o mesmo da ao partido vencedor o prazo de 48 horas, sejamos visionários.

  18. flaseto

    29 de Outubro de 2014 at 15:15

    O povo Santomense mudou, o Pinto da Costa ainda pensa como se estivesse nos anos de 1975 em que ele era o Senhor todo poderoso, engana-se. A preguiça e o rancor são dois males que afetam o Pinto, vejam o rosto deste homem, ele não gosta dele próprio, como há-de gostar deste povo. O Pinto nem lê e está muito mal assessorado por juristas??, o que quer dizer que também esta mal acompanhado. Nem sei se o Pinto interpreta bem a nova Constituição da República, se não sabe, deveria saber ou procurar alguèm que o pudesse ajudar a compreender melhor. O que mudou no Pinto é apenas o cabelo, o coracao e o ódio vai morrer com ele. Mude e deixe este povo em paz ou antecipa a sua partida para a reforma. Não se esqueça de quando partir, deixar o morro para outro inquilino.

  19. CAMP

    29 de Outubro de 2014 at 15:17

    As autoridades santomenses ainda não perceberam que é momento de começarmos a acertas nas decisões importantes para o país. Essas manobras em nada contribui para o perfeito entendimento entre poderes de que o pais e o povo precisa, cumpra-se o estabelecidos constitucionalmente, doutra forma os santomenses não vos perdoará!

  20. CDN

    29 de Outubro de 2014 at 15:22

    Nao ha duvidas que o ADI eh um partido com muito hostil, tipico de como se diz em Sao Tome “ignorantes e atrasados”. Sera que nao eh possivel darem um passo onde demostrem harmonia? Nao defendo o Sr. Pr. Pinto da Costa, mas eu ja observei factos onde ele tenha dado passos que demostrasse que quer entendimento por ambas partes. Mas ate quando o ADI vai causar Resistencia? Como Pr. eh correcto que ele demostre um pouco de autoridade para ser respeitado. Aceitem isso e aceitem tambem as posicoes hierarquicas por favor e verao resultados.

  21. PITEU

    29 de Outubro de 2014 at 15:26

    Pinto Costa tem que se afirmar como o verdadeiro lider e deixar de fazer escaramuças inúteis.

    Quem tem que ir para casa é o Alcino Pinto e sua Malta.

    O povo já ditou!

    Constituem a nova assembleia, empossam novos deputados e acabam com essa treta de polémica sem sem sentido.

  22. Camarada

    29 de Outubro de 2014 at 18:33

    O presidente ainda nao se conformou com a tal palavra CAOS preferido por um homem( Patrice Trovoada) que por iroina do distino vai voltar governar o pais.Este povo e mesmo aventureiro querem que o homem governa a forca.Esperemos.

  23. nacionalista

    29 de Outubro de 2014 at 18:46

    Patrice Trovoada não tem capacidade de ser PM . tem maioria abiçuluta olha q ele esta a fazer abusado de PR. q vergonha aonde estamos ele não poderia ser aceito por PR para ser PM. Patrice é grande ditador.

  24. nacionalista

    29 de Outubro de 2014 at 19:08

    manobra de Patrice ele ñ é domocrata. vai a PGRS e da esclarecimento tudo acabou nada de mentira nen desvio seja onesto e transparente teu truque é velho já conhecemos.vai la antis de tomar posso como PM

  25. Pérola Negra

    29 de Outubro de 2014 at 19:08

    Eu creio q o velho ditado do povo saotomense que diz: POVO PÕE POVO TIRA!!!!! Então se o ADI ganhou com maioria absoluta O PR ñ tem nada de dar 48 horas… Andam a gozar com o povo, o povo acordou… Chega de brincadeira! Possas mts anos a gozarem com a cara do povo… e os pequenos é que sofrem… Pq os ditos senhores da nossa cidade e as suas famílias estão bem, todos temos direito. São Tomé é de todos os saotomenses. Costumo dizer q em todos os partidos políticos existe pelo menos uma alma q presta e competente o bastante para ajudar no avanço do nosso país… Os bons têm de se juntar aos bons… Seja ele de q partido político for.
    Deixem-se de brincadeira, ódio e outras coisas mais q ñ nos levarão a lado algum; juntem se e trabalhem juntos… Se vcs se dizem filhos desse país( São Tomé e Príncipe) então respeitem os nossos antepassados q morreram no sofrimento e na pobreza e de uma vez por todas trabalhem em prol do desenvolvimento do nosso país… Pq a inveja, a cobiça, o feitiço, fofoca, prostituição e as demais coisas q ñ prestam p nada, ñ levam ninguém a lado nenhum e nem ajuda no desenvolvimento do nosso país, provém da pobreza, desemprego e frustração do povo… Pelo amor de Deus ñ façam com q as vossas brigas matem o pouco ou muito de bondade, carácter, humildade, patriotismo, etc q ainda existe dentro de cada cidadão batalhar do nosso país! Em vez de se unirem agem como crianças mimadas que ficam com medo que lhe roubem o sambapito, Cresçam… Ná lwmia nomi ninguê fá ê

    • BUDO-BUDO

      30 de Outubro de 2014 at 11:47

      PEROLA NEGRA povo nao acordou estas enganado esta sonanbula e ainda nao deu por isso!sera que o pais tem que ficar parado esse tempo todo?sera q o ADI nao tinha um plano pos eleicoes em caso de vitoria?sera que seu lider so tenhem planos de fuga do pais ?estes miudos estam sempre a brincar com pais ! governo cai fogem com documentos desaparecem do pais !quando ganham metem ferias

  26. Eduardo

    29 de Outubro de 2014 at 20:04

    Peço os Lider Politicos Saotomenses para nao gozar com esse povo inteligente que Deus fez.A idependencia de Sao Tomé e Principe foi concorrenciado pelo esse mesmo povo que estao a dar-vos a responsabilidade de dirigir. Nao transforma esse pais numa discsao politica sem fazer nada.
    O povo escolheu os seus dirigentes para trabalhar nao criar a dificulidade para o pais, temos tudo e somos copitente para resolver o nosso problema com as nossas proprias maos, com os dirigentes dignos elegidos pelo povo. O sofrimento do povo saotomense depende deles mesmos porque sao eles quem escolheu.

    • Bintoudjallo

      30 de Outubro de 2014 at 22:11

      Eduardo, por favor, poupa-nos…de que povo você está referindo? De certeza que não se trata do povo são-tomense? Ele é tacanho e nada tem de inteligente…pelo menos no seu modo de proceder e na sua conduta. Senão vejamos, porque votaram para o anti-patriota PT? Embora o Lévy Nazaré seja “brutumas”, é mesmo assim +patriota do que o corrupto P.T., que explora STP únicamente para o seu intéresse pessoal.

  27. nacionalista

    29 de Outubro de 2014 at 21:24

    PT ñ gosta de democracia ele é ditador

    • Borges

      30 de Outubro de 2014 at 9:13

      Ainda estas escura, quem é ditador é CuCú pléto(Pinta da Costa)

    • Bintoudjallo

      2 de Novembro de 2014 at 1:04

      ….racista! Espèce d’abruti. Imbécile! Parasita….

  28. Barão de Água Izé

    30 de Outubro de 2014 at 6:18

    Deputado tem imunidade. Primeiro-Ministro não?

  29. Pérola Negra

    30 de Outubro de 2014 at 10:20

    Chega uma altura que a pessoa dá conta q são os próprios cidadãos saotomenses é q ñ querem ver esse país ir a diante… Enquanto houver esses pensamentos mesquinhos jamais mudará! Culpam os políticos mas a culpa é toda vossa que os colocam lá devido 100 contos que dão em cada reunião e ñ só nas campanhas eleitorais… ahhhhhhh tenham a santa paciência… Se o PT ñ presta façam me o favor de me dizerem quem presta naquele meio??? sff… Deplorável o pensamento de quem só quer detonar a imagem alheia, muitas das vezes julgam as pessoas pelo o q ouvem dizerem vez de conhecerem a pessoa e verem as suas acções, porquê que ñ dão um voto de confiança para verem e tiram as vossas próprias conclusões??? Deixem o Homem trabalhar… ganharam com maioria absoluta doa a quem doer!

  30. BUDO-BUDO

    30 de Outubro de 2014 at 11:12

    O que se passa em sao tome e brincadeira de putos!Como um homem que casa e nao sabe que vai fazer com a mulher no dia seguinte!A verdade que o ADI vei pra ganhar e ganhou bem mais nao sabe que fazer com pias depois de ganhar ! So espero que nao vendam !

  31. BUDO-BUDO

    30 de Outubro de 2014 at 11:12

    pais queria eu dizer

  32. Brás Afonso

    30 de Outubro de 2014 at 12:10

    A população espera boa governação e não dos 55 deputados que passam a vida a dormir recber dinheiro do Estado e viajar com familia com passaporte diplomatico.
    Nenhuma parte do mundo um partido ganha com maioria parlamentar e deixa outro governo cessante a governar tanto tempo.Como é pratica no pais não vão encontrar documentos nenhuns. Devem ter o vosso antigo dossiers convosco. Queremos PT no lugar de 1º Ministro já. Assuma e mostre a sua capacidade. Deixe o lugar da presidencia para o teu pai que não sabe fazer mais nada senão politica. Boa ideia não é.

  33. 3 Macucu

    31 de Outubro de 2014 at 11:13

    Porqué tanata converça ,dà o sezar o que é de sezar se povo jà escolheu ,entao é o povo a dicidir ,cuidado com povo , voçes estao a ver o Borkina Faço? pidimos a Deus que isto nao vai aconteçer neste lindo STP

  34. joana Maria Fernandes

    31 de Outubro de 2014 at 14:20

    PT ESPERO QUE TUDO CORRA BEM, APENAS ESCOLHA BONS COLABORADORES ESPECIALMENTE O MINISTRO DE EDUCAÇÃO esquece do Olinto Daio este não serve.
    É melhor deixar lá no cargo o Jorge Bom Jesus este sim é Ministro de Educação.
    Esteja atento aos Diretores da Funçao Pública que gostam de promover amantes, mulheres e boquitas sem implementar as carreiras dos funcionários Públicos.
    E é bom avizar aos Diretores da função Pública que lá não é casa deles de fazerem o que querem com as suas amantes no serviço e viajarem todos os dias durante o anoesquecendo dos seus funcionários.
    E para nós professores que haja uma luz verde para nós.

  35. santa paciencia

    1 de Novembro de 2014 at 19:03

    Quem é ditador?????
    R:quem é ditador tras a democracia?
    quem é ditador tras a independencia?
    meus irmaos é preciso n se falar coisa com coisa, sera que sabem as pessoas o real significado da palavra ditadura? que me digam em que parte d constituicao, esta escrito q o governo só DEVE tomar posse depois da assembleia? outro homem gahou só, foi pra portugal. foi fazer o quê?R: foi buscar documento de governacao, seus bandidos aldraboes. vao mais é governar e deixar de fantuxada!o PR, deve ser respeitado pelos seus cabelos brancos e tanbem pelo senco d reconciliacao q tem, ou j se esqueceram quem promoveu o dialogo nacional? e agora tudo de mal q se passa nesta sociedade de mal o culpado é o sr. PR ou o MLSTP. valha me deus!

    • BintouDjallo

      5 de Novembro de 2014 at 11:09

      Reconciliaçao? Esta palavra é và na boca do P.T., que està determinado a vingar-se do pr Pinto, eplo que o pai Miguel nao conseguiu” eliminar fisicamente o Pinto, nos anos 70″, o que lhe levou a fugir de STP, como fez o filho P.T. hà dois anos atràs.
      Patrice Trovoada,quer pôr STP em fogo e em sangue…porque razao é que levou os portugueses e os mercenàrios (gente de mà indola)?
      Porque razao voltou-se a ausentar de STP? é porque ele nao se sente à vontade quando là (em STP)està sozinho, sem os guarda-costas “mafiosos” para lhe protegerem, porque là ele sabe as magulhas que ele fez (està com culpa no cartorio).
      Mas como é possivel que um HOMEM so, possa paralisar STP? Mesmo a mais alta instância do pais, o pr Pinto da Costa. Este individuo, P.T. nao tem respeito nenhum para”a coisa” nacional”, trata mal os seus proprios “votantes”, nao considera os seus parceiros politicos e muito menos os braços direitos que lhe apoiam no seu partido ADI.
      Estimo que o ADI, foi de uma grande fieldade, lutando os 22 meses sozinhos, sem o lider e que por cima foi recebido com os braços abertos, pelos seus pares que fizeram toda a PAPINHA e o sr. P.T. abriu simplesmente a boca para engolir = maioria absoluta.
      Jà que querem guardar este partido ADI, creio ser mais ùtil de secolher um verdadeiro patriota (que ninguém admira cegamente por ser MALABIRISTA e HIPNOTIZADOR), que dirija o partido , que tenha AMOR e RESPEITO para STP e o seu povo, contràriamente ao P.T.!
      Sei que ele funciona, fazendo feitiço para adormecer as pessoas…caramba, reajam. Mais fé, mais confiança em VOS, gente de Sao Tomé. DES-PER-TEM !!!

  36. luis cvorreia

    12 de Novembro de 2014 at 12:15

    Me parece que existe a possibilidade que São Tome e Príncipe podia aderir se de novo a Portugal como uma Região Autónoma, como os Açores ou a Madeira. Não seria melhor para o povo do pais ter a cidadania de Portugal e a ajuda da União Europeia?
    Desde que o modelo politico parece que não da resultados favoráveis desde a independência não seria melhor unir se de novo a Portugal e obter as vantagens de ser membro da União Europeia, que seguramente significaria grandes ajudas económicas para a região?
    Se o povo de São Tome e Príncipe se interessa por melhorar suas vidas, deixando se nas mãos de políticos regionais não parece que lhes vá trazer nenhum beneficio.
    Como a população e muito pequena sempre estarão sujeitos a influencias de países vizinhos e ate milionários estrangeiros que podem facilmente comprar o governo, e que não terem os melhores interesses do povo em mente.
    Se existe interesse de parte do publico de aderir se de nove a Portugal como Região Autónoma somente e necessário a vontade politica de fazer a proposta a Portugal.
    Ainda que seria difícil conseguir que os políticos fossem afastados das suas fontes de ingressos e que tenham os melhores interesses do publico como seu guia, não seria esta a melhor opção para os cidadãos?

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top