Victor Manuel Correia, jornalista quadro da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, foi durante vários anos director da Televisão Santomense. Nos últimos anos nomeado como representante da comunicação social na Comissão Nacional Eleitoral, Victor Correia chegou a ser Presidente da CNE tendo organizado e realizado as eleições legislativas e locais de 2014.
No entanto o venerando conselho de ministros do XVIII governo constitucional reunido no passado dia 11 de Janeiro decidiu nomear o jornalista de formação (Ex-União Soviética) e profissão como coordenador do gabinete de segurança Interna.
Dados recolhidos pelo Téla Nón indicam que Victor Correia tem larga experiência no domínio da contra-inteligência. Nos primeiros 15 anos da independência nacional trabalhou no serviço secreto do Estado, mais concretamente o departamento de contra-inteligência externa.
No balanço da reunião, o conselho de ministros diz que também mereceu a atenção dos conselheiros «a permanência de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade capital».
Para tratar deste problema social o governo deu ordens aos Ministros de Trabalho e da Solidariedade e da Educação, Cultura e Ciências no sentido de adoptarem medidas de acompanhamento «que permitam a reintegração dessas crianças no seio familiar e o consequente reingresso no sistema de ensino».
A imundice que se regista principalmente na cidade capital, é outro problema que o governo decidiu encontrar uma solução urgente.
«Em relação a situação dos lixos, em especial, nos arredores da capital, o Conselho orientou o Ministro das Infra-estruturas e dos Recursos Naturais, bem como, o Ministro da Defesa e Administração Interna a adoptar medidas de acompanhamento junto à Câmara Distrital de Água Grande, no sentido de solucionar o problema. De igual modo, instou os Ministros a procurarem meios alternativos para a remoção desses lixos, de forma a ultrapassar os constrangimentos actualmente existentes», lê-se no comunicado do conselho de ministros.
As viaturas abandonadas nas artérias da cidade de São Tomé também vão ser removidas.
Finalmente segundo o governo os contentores de carga que um batelão roto da ENAPORT despejou no mar ao largo do porto de São Tomé no ano 2022 deverão sair do mar.
«O Conselho foi informado pelo Ministro da Defesa e Administração Interna que, tal como acordado, teve início a operação que visa recuperar os contentores com mercadorias diversas, que ficaram submersos, perto do Porto da Baía de Ana Chaves, em Julho de 2022, em São Tomé, durante uma operação de transbordo», confirma o conselho de ministros.
Na reunião o governo elogiou a decisão da Igreja Católica por ter nomeado Dom João de Ceita Nazaré como primeiro bispo nativo a liderar a diocese em São Tomé e Príncipe, depois de cinco séculos da presença do cristianismo, «o governo elogia a decisão e felicita o novo bispo».
Abel Veiga
Brincadeira Tem Hora
14 de Janeiro de 2024 at 19:29
O Victor Manuel Correia virou dele PIDE de Salazar Colonial. Ditadura.
Este individuo se tivesse algum senso moral, denunciava crimes de corrupção em São Tomé e Príncipe, e procurava travá-los.
Que estupidez!
Brincadeira tem hora.
Nós não vamos nos deixar intimidados pelos fascistas corruptos bandidos ladrões.
A resistência é e será sempre um processo politíco revolucionário Infinito. Não se abusa de um povo como é aceite em São Tomé e Principe. O abuso tem de acabar.
Jose Rocha
14 de Janeiro de 2024 at 19:59
Será que ainda restam de que este governo é incluso, está ao serviço do povo e não se importa de integrar nas suas fileiras qualquer um independentemente da sua filiação partidária?
O Ladrāo e os Corruptos
14 de Janeiro de 2024 at 20:01
O Patrice Trovoada vai ver “faísca.” Espera…
O Ladrāo e os Corruptos
14 de Janeiro de 2024 at 20:02
Os corruptos vão ver “faísca.” Espera…
Renato Cardoso
15 de Janeiro de 2024 at 6:56
Estamos acostumados com estas operações de cosméticas e avulsas para resolver as questões graves que existem. Criam-se estruturas como câmaras distritais para alimentar clientelas e aumentar despesas do erário público sem condições de funcionamento.
O saneamento básico é inexistente e o resultado é a porcaria e doenças!
Vão dar o banho ao cão!
antonio almeida
15 de Janeiro de 2024 at 9:03
Víctor Correia,
Ex-estudante da Escola da KGB na Ex-União Soviética.
Formado em Contra-inteligência e espionagem.
Tio da Ministra da Educação Belinha e Cunhado de Mascarenhas, Director da SINFO ( Serviços secretos de Informação de Estado )
antonio almeida
15 de Janeiro de 2024 at 9:10
Victor Correia não tem nenhuma formação em Jornalismo.
Pode ser jornalista amador como muitos existentes no país.
Mais formação em jornalismo é pura mentira.
Estudei em Moscovo.