Sem categoria

Putin ganha presidenciais com vantagem folgada

Diário Informativo da Rússia. Colaboração de Filipe Samba, são-tomense radicado na Rússia.

SUMÁRIO:

  • Putin ganha presidenciais com vantagem folgada
  • Candidatos derrotados comentam resultados das eleições
  • Câmara Municipal de Moscovo autoriza comício da oposição
  • Russos descobrem cura para hepatite C

Putin ganha presidenciais com vantagem folgada

Moscovo, 5 de Março – RIA Novosti

Vladimir Putin, primeiro-ministro e candidato à presidência da Rússia, lidera com 63,97% dos votos após contagem de 98,09% dos boletins eleitorais, informou a Comissão Eleitoral Central (CEC).

Putin tem bastante vantagem em relação aos seus oponentes: o comunista Guennadi Ziugánov obteve 17,17%, o candidato independente Mikhail Prokhorov, 7,65%, o liberal democrata Vladimir Jirinovski, 6,24% e o social-democrata Serguei Mironov 3,83%.

Os resultados definitivos serão anunciados pela CEC no próximo dia 14. O novo presidente assumirá o cargo a 7 de Maio de 2012.

O primeiro-ministro afirmou na noite passada, perante dezenas de milhares de apoiantes reunidos no centro de Moscovo que obteve “uma vitória limpa”.

Putin compareceu ao comício juntamente com o actual presidente, Dmitri Medvedev, que lhe sucedeu no Kremlin em 2008 e recusou em Setembro passado voltar a recandidatar-se.

Na praça Manejnaia reuniram-se mais de 110 mil apoiantes do primeiro-ministro. Putin agradeceu a todos que o tinham apoiado “em cada canto da nossa enorme Pátria” e dirigiu-se à sua equipe. Todos os membros da campanha eleitoral fizeram um grande trabalho. Contudo, o trabalho principal ainda está pela frente, destacou Vladimir Putin:

“Caros amigos. Queria agradecer-vos a todos pelo trabalho conjunto feito no decorrer desta campanha eleitoral. Mas não se trata só da campanha. Temos de fazer muito pelo nosso país e o nosso povo. Tudo que eu disse e tudo que disseram os meus colegas é realizável. E será realizado”.

“Não entregaremos a ninguém esta vitória”, disse por sua vez Medvedev acrescentando que a Rússia será forte, moderna e independente graças ao resultado eleitoral de ontem.

Visivelmente emocionado e com lágrimas nos olhos, Putin agradeceu aos seus adeptos o “apoio esmagador” nas urnas e, especialmente, o apoio no comício, que qualificou como “um sim à grande Rússia”.

Putin sublinhou que a sua vitória foi “aberta e limpa”. As eleições deste domingo, disse, foram “uma importante prova de maturidade política e de autonomia”.

“Ninguém nos poderá impor nada”, ressaltou, ovacionado pelos seus partidários.

Putin convidou a sociedade a consolidar-se trabalhar “honesta e intensivamente”. “Venceremos! Viva a Rússia!”, concluiu.

Candidatos derrotados comentam resultados das eleições

Moscovo, 5 de Março – RIA Novosti

Vladimir Jirinovski e Serguei Mironov já deram os parabéns ao seu adversário pela vitória. O líder do Partido Liberal Democrático (LDPR) disse , discursando na sede da sua campanha eleitoral, que votaram nele aqueles “que têm consciência e honra”. O veterano da política russa declarou também que não planeia deixar a política após as eleições presidenciais.

O líder da Rússia Justa Serguei Mironov, por sua vez, considerou que é necessário advertir o vencedor sobre os desafios que esperam o novo chefe do Estado:

“Seja quem for eleito novo presidente da Federação Russa, conforme os resultados das eleições de 4 de março, se ele não começar reformas sérias na esfera social em primeiro lugar, se não iniciar uma luta verdadeira contra a corrupção, o país verá tempos duros. Tal presidente não conseguirá dirigir país no decorrer dos seis anos legítimos”.

O líder do Partido Comunista, por sua vez, não vê nenhumas razões para dar os parabéns, seja quem for o vencedor. O Partido Comunista não reconhece os resultados das eleições, declarou Guennadi Ziuganov:

“Durante quase um mês e meio, eles mostraram-nos câmeras web para desviar a atenção dos cidadãos de mais umas eleições de ladrões, absolutamente injustas e indignas. Eu, como candidato, não posso reconhecê-las nem como justas nem dignas. Porque as eleições justas prevêem antes de tudo um diálogo justo do partido governante com a oposição. O poder não está preparado para este diálogo”.

Ziuganov recordou que Putin recusou participar nos debates eleitorais com políticos da oposição e disse que a máquina do Estado favoreceu os comícios de Putin.

O candidato independente Mikhail Prokhorov está convencido de que conseguirá mais de 11% dos votos. O empresário não tem dúvidas que ultrapassará Vladimir Jirinovski.

Vladimir Putin falou com Mikhail Prokhorov pelo telefone. O primeiro-ministro destacou que o empresário demonstrou resultados dignos, considerou a sua a campanha interessante e, para concluir, desejou-lhe êxito na criação de um novo partido de direita.

Mikhail Prokhorov não reconheceu as eleições como justas e está pronto a participar no comício de hoje da oposição.

O candidato independente expressou o seu descontentamento e disse que o resultado já estava pré-determinado uma vez que “obviamente foram dadas preferências a um determinado candidato”. Ele acha que estava, desde o início, numa posição desvantajosa. Por exemplo, teve menos 30% de tempo de antena em comparação com os outros candidatos.

“Mas eu decidi conscientemente jogar com regras do jogo alheias. Não considero as eleições justas mas aceitei este desafio”. O empresário disse ainda que estas eleições não serão as últimas da sua carreira e que tenciona no futuro voltar a lutar pelo cargo de presidente.

“Se alguém pensa que as eleições terminaram, está redondamente enganado. Elas só estão a começar porque as pessoas que votaram em mim são precisamente os representantes da futura classe governante.  Seja qual for o resultado, considero que nós vencemos. Porque agora as pessoas mais ativas, pensadoras e não indiferentes vão criar após estas eleições uma nova força política”.

As várias organizações cívicas que acompanharam estas eleições afirmam que tiveram lugar inúmeras fraudes.

Por exemplo, em Moscovo foi detido um homem que efectuava a colocação de lotes de boletins de voto pré-preenchidos nas urnas e organizava quatro autocarros cheios de pessoas (os chamados carrocéis) que votavam em várias mesas eleitorais sucessivamente.

Os observadores do movimento “Por eleições justas”, dirigido pela conhecida apresentadora de televisão Tina Kandelaki, registaram cerca de 1 500 irregularidades. A maioria teve a ver com a violação das normas de propaganda política nas ruas, pressão nos eleitores, bem como a não observação de regras de equidade nos meios de comunicação social.

Para além disso, teriam sido identificados cerca de 100 autocarros que transportavam eleitores de outras regiões a votar na capital com base em “certificados de votação”. O presidente da CEC informou que os cidadãos transportados nesses autocarros eram operários de fábricas que trabalham em três turnos.

EM FOCO NA IMPRENSA RUSSA

Câmara Municipal de Moscovo autoriza comício da oposição

Rossiyskaya Gazeta, Kommersant, Moskovski Komsomolets, Nezavisimaya Gazeta

Hoje realiza-se uma manifestação da oposição na avenida Tverskaia que, segundo os organizadores, poderá juntar entre 15.000 e 30.000 mil pessoas.

As autoridades municipais autorizaram o comício após quatro dias de tensas negociações.

Os activistas da oposição planeiam repetir o cordão humano (baptizado de Grande Círculo Branco) levado a cabo no passado 26 de Fevereiro.

Naquela ocasião, os participantes formaram uma cadeia humana silenciosa e sem cartazes ao longo da avenida circular moscovita Sadovoe Koltso, que possui 15,5 km de extensão e rodeia o centro da capital russa.

Não obstante, os organizadores do segundo Círculo Branco asseguram que desta vez será diferente, já que os manifestantes estão dispostos a permanecer nas ruas em protesto sem termo, até que haja uma mudança na vida política do país.

A acção de protesto, anunciada através das redes sociais, começará às 19 horas com um comício na praça Puchkinskaia.

Os analistas indicam, não obstante, que em Moscovo dificilmente se repetirá uma “revolução laranja” como a que teve lugar na Ucrânia após as eleições presidenciais de 2004.

“Aqui não há um candidato pelo qual lutar”, comenta o director-geral do Centro de Tecnologias Políticas, Igor Bunin. “Os russos lutam contra o sistema em geral”. A oposição russa não faz uma revolução mas sim uma festa de Carnaval”, disse.

Russos descobrem cura para hepatite C

RIA Novosti

Cientistas da Rússia central divulgaram à imprensa a descoberta de uma droga capaz de livrar o corpo humano do vírus da hepatite C, assim como da herpes.

Segundo cientistas, a alfafetaproteína livrou um grupo de testes de 30 pessoas do vírus.

“Foram dezenas de anos de trabalho. Hoje, eles mostram apenas os primeiros resultados, os primeiros estudos que provam que a ideia encontrou sua aplicação prática, curando indivíduos infectados”, disse o membro do Conselho Fiscal do Grupo de Farmacêutica dos Urais, Aleksandr Petrov.

“A hepatite C é um problema de saúde grave. Na verdade, a doença é praticamente incurável. E, é claro, o sonho de qualquer cientista é encontrar sua cura”, declarou Petrov.

A droga, descoberta pela equipe do cientista Serguêi Rodionov na Academia Estatal de Medicina dos Urais (UGMA), chama-se alfafetaproteína. No mercado, estará disponível sob a marca “Profetal”.

A vacina já foi testada em 30 pacientes. Os cientistas planeiam ainda testá-la em outro grupo para confirmar os resultados iniciais.

Segundo Petrov, o medicamento estará disponível como vacina capaz de livrar o organismo humano do vírus da hepatite e da infecção causada pelo vírus da herpes. Os primeiros pacientes testados com a droga foram completamente curados.

“O vírus não foi detectado nos nossos pacientes após o tratamento, ou seja, ele foi completamente removido do organismo. Observamos isso em pacientes testados por nós por períodos que vão de um ano e meio a três anos. Se durante um ano e meio ou dois anos o vírus não se revelar mais, então considera-se que houve uma recuperação clínica, são as nossas conclusões. O resultado é extremamente positivo”, disse Rodionov.

Em setembro deste ano, de acordo com ele, devem ser montados seis laboratórios e instalações para produção do medicamento na cidade de Novouralsk, na região de Sverdlóvskaia. No futuro, os cientistas pretendem continuar a pesquisa para ampliar as indicações da droga, em particular, desta tecnologia.

“Está em curso o que chamamos de quarta fase de ensaios clínicos. Ainda vemos muitos tipos de doenças autoimunes, quando o sistema imunológico começa a atacar, por algum motivo, o próprio organismo. Essas são doenças sistémicas, como o lúpus eritematoso sistémico, a esclerodermia etc.”, informou Rodionov.

3 Comments

3 Comments

  1. flasóóóó

    6 de Março de 2012 at 11:05

    O primeiro ministro de S.tomé e Príncipe,Sr Patrice Trovoada está convidado a participar na tomada de posse do récem-eleito presidente da Rússia, Vladimir Putin.Interessante e muita coincidência não é?!!!

    • BRUNO DAS NEVES

      9 de Março de 2012 at 11:45

      Sera mesmo verdade, ja nao me lembro de ouvir as autoridades Russas convidar politcos ou membros do noosso governo pra este tipo de serimonia, ate aqui, isso me parece ter muita coincidencia. Vou pagar pra ver!

    • BRUNO DAS NEVES

      9 de Março de 2012 at 11:48

      Esta noticia nao veio ao grande publico? Sera mais um boato? Quero ficar esclarecido!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top