Sociedade

São-tomenses radicados em New Jersey – EUA festejaram 38º aniversário da independência nacional

O orgulho de ser são-tomense, domina a comunidade são-tomense radicada em Nova York e New Jersey. Reuniram no último sábado para festejar a independência do país, que os viu nascer. Uma oportunidade que serviu para partilha da cultura são-tomense com pessoas de outras nacionalidades.

Residência de Isabel Afonso radicada nos Estados Unidos há mais de 20 anos,  em New Jersey, foi escolhida pelos são-tomenses para festejar o trigésimo oitavo aniversário da independência nacional.

Segundo a organização da festa, muitos cidadãos de países africanos, se juntaram à comunidade são-tomense para festejar a independência nacional, nomeadamente angolanos, moçambicanos, e cabo verdianos.

Feijoada a moda são-tomense, cozido de banana com tubarão , milho assado, e calulu, foram iguarias que fizeram as delícias dos presentes e serviram também para matar saudades das ilhas  verdes.

Nely, são-tomense radicada há 19 anos nos Estados Unidos, e outros filhos de São Tomé e Príncipe que vivem em New Jersey, marcharam pelas ruas da cidade com a bandeira nacional. Uma demonstração de orgulho nacional. «Eu vivo aqui, tenho nacionalidade americana mas São Tomé e Príncipe, vive dentro de mim, é a razão do meu orgulho», declarou Nely.

A festa dos são-tomenses radicados em New Jersey, decorreu no sábado dia 13 de Julho. «Os pratos que preparamos mostram a nossa identidade são-tomense. Pessoas de outros países comeram e gostaram muito», referiu Isabel Afonso, a anfitriã da festa.

Abel Veiga

15 Comments

15 Comments

  1. Volto Já

    16 de Julho de 2013 at 15:53

    somos pequenos mas grande, quando queremos somos poucos mas muitos quando queremos dizem que somos pobres, mais somos um rico povo .dentro ou fora de S.Tomé, somos todos Santomenses.é questão para dizer, que construamos com as nossas proprias maõs uma Patria renovada . VIVA S.TOMÉ E PRINCIPE

  2. The Politics

    16 de Julho de 2013 at 16:34

    Sou Santomense vivo en Miami-USA e não sabia que havia comunidade santomense en New Jersey

  3. Eu também sou filho da terra

    17 de Julho de 2013 at 8:36

    Cada ano que passa os santomenses dentro e fora do país reconhecem a importância da independência e comemoram-na na medida do possível. Contudo, para os que estão dentro do país, a independência ainda não lhes trouxe a tão desejada dignidade humana que serviu de motivo para a sua conquista. Por isso, no âmbito de realidade interna verifica-se que a independência está perdendo credibilidade. É um perigo quando o povo já não acredita na sua própria liberdade.

  4. PAPAGAIO

    17 de Julho de 2013 at 13:57

    Para ano vamos comemorar na Lua a nossa independencia,e dizer para ninguem que somos um povo livre na liberdade de expressão,que temos uma democracia solida,e que a educação a saude,a economia do nosso País é funcional,que não há corrupição no nosso País…viva independência

    • PAPAGAIO

      17 de Julho de 2013 at 14:00

      (corrupção)

  5. Muito Triste

    17 de Julho de 2013 at 17:22

    Sou Sãotomense,vivo cá em New Jersey, também estava na festa a participar no 38º aniversário da nossa independência e fiquei muito satisfeito con essa data e com o festejo. Mas a minha tristeza foi na 6ª feira quando estava no preparativo para festejar cá em New Jersey e telefonei para meu Pai em STP para perguntar como está a correr a festa em STP, ele me diz que não está nada bem porque POVO não está satisfeito com o presidente da República e os seus dirigentes, e além disso porque foi uma festa para os dirigentes, corpos diplomáticos e alguns convidados. E isso me magoou bastante, e não me apeticeu festejar mais, mas como sou um dos gorganizador da festa tinha que participar.

  6. Barão de Água Izé

    17 de Julho de 2013 at 19:49

    Caros concidadãos, tragam para a nossa Terra o estilo de modo de vida onde estão.
    Tragam as vossas experiências para mudar esta vida parada em STP.

  7. Nelson Carvalho

    17 de Julho de 2013 at 21:00

    Vos felicito pela iniciativa nessa data, devemos todos unirmos para refletirmos, e prespetivamos o melhor caminho para o desenvolvimento do nosso País. É tempo de evitarmos conflitos institucionais, pessoais,polititos,deixarmos de orgulho, inveja, arrogancia,perseguições e corrupções instituições.
    É tempo de mudarmos o nosso comportamento, sermos amigos, compreensivos, prudentes, coerentes, responsaveis,trabalhador,disciplina,buscando a unidade de todos os Santomenses, seja ele no País ou no estrangeiro para o progresso e o desenvolvimento do nosso S.Tomé e Principe. Chega e chega de querelas, politicas que tem nos deixando sempre a voltar ao principio.
    Este é o meu nome verdadeiro não preciso anonimato, o meu email é baianachaves2012@gmail.com.

  8. Nelson Carvalho

    17 de Julho de 2013 at 21:03

    Digo, corrupções instituicionais

  9. tela mu

    18 de Julho de 2013 at 6:47

    Bom apelo Barão de Agua Ize; mas ha de saber que mesmo levando as ideias para ajudar s.tome nao funcionara enquanto o povo em si nao for organizado ;y o governo sem esforço na luta para o desenvolvimento da ilha .no meu ponto de vista nao se deveria festejar para o povo nem para os derigentes ,esse dinheiro servia para outra coisa ja que a situaçao nao esta para festejar.que deus nos ajude.

  10. Dias

    18 de Julho de 2013 at 7:45

    O nosso incansável jornal fez uma maratona a todo gás mas agora fraquejou, só trás noticias dos jogos e nada mais. já não faz investigações de nada (sobre o arroz dos camarões, quem fez recolha das amostras e quem os enviou etc. isso também precisava de uma investigação de fundo como foi feito ao caso de lavagem.

  11. androil

    18 de Julho de 2013 at 7:58

    Caro Muito Triste
    O teu pai é um mentiroso. Pergunta-lhe o que aconteceu na praça da independencia.
    Cuidado para o filho não sair ao Pai e o nariz crescer que nem o pinoquio.

    • Muito Triste

      18 de Julho de 2013 at 11:40

      Meu caro Androil, quando meu Pai me disse eu não acreditei-me mas o que me fez acreditar foi nas imprensas, rádios e outros meio de comunicação sicial que andei a ouvir e ler. Normalmente comemorava-se o 12 de julho publicamente na praça da independência, montavam o palco para os dirigentes, corpos diplomáticos e alguns convidados e o Povo de fronte ao palco a ouvir o discurso da sua EXª Presidente da República, 1º Ministro e outros, mas fiquei a saber que foi no recinto do palácio dos congressos e o Povo fora do recinto do palácio e nem se ouvia a leitura do discurso da sua EXª PR. E soube mais que só festival é que fizeram publicamente para o povo na praça da independência. Digo sinceramente,tudo
      isso me magoou bastante. Até quê dia que vamos sair desse abismo meus Cara amigo??
      Meu caro amigo Androil, nunca tu viajas-te para EUA (New Jersey)por isso tas a dizer que meu pai ta me mentir. tudo que passa em STP nós aqui estamos mais informado do que vocês lá em STP. Nós temos VOZ da América la em S.Tomé p´ra quê? É para nos informar cá. Os Americanos têm radar montado lá em S.Tomé e eles controlam STP melhor que o nosso exercito de STP. Tudo que passou no dia 12 de julho no palácio dos congressos os militares Americanos estavam a controlar tudo através da rede Satélite. Se não sabes, ficas a saber disso Mano, por isso te digo que nós aqui em New Jersey estamos mais informado que vocês lá em STP. Viva STP! Viva Democracia! Um Bem haja todos lá em STP.

  12. Nelson Carvalho

    18 de Julho de 2013 at 9:09

    Amigos, todas as opiniões são válidas, oque é necessário é o entendimento e a compreenção entre pessoas, não vamos conseguir mudar o nosso País se não nos congregarmos.
    Ninguém sabe tudo. Aprendemos todos os dias. É preciso humildade para entender, aprender, e ensinar.
    Criticas objetivas e não destrutivas, a sabedoria sem a bondade e a humildade não funciona.

  13. Felisberto Bandeira

    19 de Julho de 2013 at 10:56

    Que Deus nos abençoe e nos proteja de toda espécie de maldade em nome do nosso Senhor Jesus AMEM.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top