Opinião

Manuel Pinto da Costa: O homem que luta para salvar a si mesmo

Manuel Pinto da Costa realizou o sonho maior de qualquer político, o de ser presidente. Como acadêmico e intelectual também, concluiu o doutorado em economia na universidade de Berlim-Leste.

Como presidente, em alguns aspectos, não foi bem sucedido quanto outros presidentes, principalmente seus contemporâneos africanos.  Ao contrário, de outros líderes africanos que passaram o bastão para os filhos ou correligionários leais, Pinto da Costa não conseguiu eleger-se no primeiro embate eleitoral que enfrentou em 1991. E com isso viu frustrado o sonho de fazer um sucessor de sua preferência.

Depois de deixar a presidência, apesar da sua vasta experiência, nunca foi chamado para chefiar algum organismo regional ou internacional, bilateral ou multilateral – Até mesmo na CPLP onde a presidência é feita na base da rotatividade dos países membros, não teve a chance de chegar ao topo.  Muitos o colocam na lista de decanos dos líderes africanos, e com toda razão, afinal a independência sãotomense foi proclamada sob seus auspícios – mas nem  mesmo essa honrosa distinção  lhe valeu de garantias  para chefiar a mediação  de alguns conflitos no continente.  A despedida da presidência abriu-lhe as portas para o ostracismo.  Restou-lhe apenas as honras de ex-presidente. As glórias cessaram. Passou de actor principal para coadjuvante da cena política nacional.

Ao perder três eleições presidenciais, passou para o plano secundário. Seu papel de interventor parece ter sido relegado para a categoria de um mito histórico. Perdeu espaço na política domestica  mas, entrou para história nacional – mais como herói do que mártir.

Não foi capaz de promover para o mais alto escalão da política nacional e nem tão pouco da elite intelectual do país membros da linhagem directa do clã Pinto Costa. Tornou-se um patriarca sem filhos espirituais que pudessem defender a sua atuação e projectar com entusiasmo a sua figura.  Hoje, é um líder carismático, mas não consensual, nem mesmo dentro do seu próprio partido. E esta situação o coloca longe de ser reverenciado no mesmo patamar de Gamal Nasser ou Nelson Mandela, que alcançaram um status apenas conferido a poucas divindades sagradas ou gregas.

O tempo passa e não perdoa ninguém. A história regista tudo. Pinto da Costa, hoje, corre atrás do tempo para reescrever aquilo que a história já registou sobre ele. O ponto de partida ele conhece bem: ser presidente novamente! O rascunho da nova história que pretende escrever, já tem em mente: ser eleito presidente, transformar STP num marco de desenvolvimento, como ele mesmo disse “Transformar São Tomé e Príncipe num lugar que dê gosto para viver”. Proferiu estas belas palavras por ocasião da tomada de posse do Governo do ADI em 2010, quando chamou os jornalistas para uma conferência de imprensa na sua residência privada em Pantufo, para implorar a estabilidade política e institucional que nunca houve no país.

O retorno de Pinto da Costa a presidência, é uma aposta pessoal dele para tentar  reescrever as páginas  da história santomense que dizem respeito a sua figura. E se conseguir vencer a saga eleitoral deste ano, escreverá na história universal um caso raríssimo de um estadista que, depois  de duas décadas  regressa ao poder.

E certamente o regresso será místico e cheio de nuances. Será o regresso do lobo em forma de cordeiro. Pois, Pinto da Costa, se for eleito, tentará concertar todos os erros e defeitos cometidos no tempo da ditadura, para no final de seu mandato sair com uma imagem imaculada, como os cordeiros divinos.

Pinto da Costa tentará agora, numa cartada decisiva afugentar o fardo dos fantasmas da ditadura e do calvário caótico em que, o pais mergulhou desde a abertura ao regime multipartidário. Nas duas situações, ditadura totalitarista de partido único e regime multipartidário, ele foi o condutor do processo.

Desde a abertura do regime multipartidário, As instabilidades de governos, as brigas internas de facções e gangues partidárias, a sobreposição de interesses partidários acima dos objectivos nacionais, o desvirtuamento do aparelho judiciário, o pilhamento dos cofres públicos em atos de maciços e generalizados de corrupção, contribuíram para o estado actual do país. Esses factos levam-nos a concluir que a transição de regime (partido único para multipartidarismo), ou foi conduzida de forma acelerada e precipitada; ou os dirigentes que emergiram depois, não estavam convenientemente preparados para aquele momento. E olhe que muitos deles são pessoas adestradas técnica e ideologicamente nas universidades do dito primeiro mundo, onde existe democracia de facto. Pena que muitos não conseguem até hoje, colocar o país nos trilhos do progresso.

Bem ou mal sucedido, alguns resultados da situação actual do país têm sido debitado na figura de Pinto da Costa. Isso, obviamente, incomoda o líder histórico, não é atoa que ele pretende regressar ao palácio onde já foi inquilino até 1991. Se retornar ao palácio do povo terá uma nova chance para reabilitar sua imagem. Se o povo rejeitar-lhe, mais uma vez, o acesso as chaves do palácio presidencial, a humilhação poderá ser ainda maior.  Hoje com 74 anos de idade e experiente demais como os anciãos de verdade, o líder carismático luta agora para salvar a si mesmo.

Carlille Costa  Alegre

84 Comments

84 Comments

  1. Flogá

    14 de Março de 2011 at 14:32

    Estilo “duro e seco”, gostei do artigo!

    • lucas

      15 de Março de 2011 at 11:47

      Congratulo consigo!
      Boa escrita e fala directa.
      Gostei imenso!
      Parabéns Carlille.

  2. Celsio Junqueira

    14 de Março de 2011 at 14:46

    Carissima Carlille,

    Desculpe mas terá de corrigir o texto nesta frase “Pinto da Costa não conseguiu eleger-se no primeiro embate eleitoral que enfrentou em 1991”. O cidadão Pinto da Costa desistiu das eleições Presidenciais de 1991.

    Outro erro do seu texto é fazer parecer que depois de 1991 é que começou o caos politico e económico em STP e também a falta de experiência dos lideres politicos.

    Não é bem assim, vamos ser sérios, o país está a ser mal gerido/governado desde a sua independência. O que aconteceu depois de 1991 e que não acontecia antes deve-se sobretudo a natureza do regime (o 1º era uma Ditadura e o 2º uma Democracia) e naturalmente as épocas.

    O cidadão Pinto da Costa quando assumiu a Presidência de STP em 1975 tinha que experiência (Politica e Profissional)???

    Por mim, todos os cidadãos que preencham os requisitos e que queiram candidatar-se, devem o fazer.

    Na minha opinião, não creio que se deva dar uma 2ª oportunidade ao cidadão Pinto da Costa, porque penso que os 15 anos foram tempos suficientes para qualquer pessoa mostrar o que vale. Era um homem novo e com outras ideias. Fez coisas boas e errou como qualquer ser humano. Em resumo teve a sua época. Já que cita o Grande Nelson Mandela (que soube retirar atempadamente e demonstrou na plenitude a sua grandeza), sugere o mesmo comportamento ao cidadão Pinto da Costa.

    Agora convinhamos que devemos dar oportunidades aos outros (mais novos ou não), o país tem muita gente e alguns capazes de assumirem o “leme” e ser um bom “timoneiro”.

    Finalizando essa do “clã” só pode ser para rir, tentativas não faltaram, mas ainda bem para os Santomenses que não se concretizaram. Já basta o Haiti com as suas particularidades e singularidades.

    Saudações,

    • Obama

      14 de Março de 2011 at 19:35

      Caro Celsio Junqueira,

      Só queria deixar a minha opinião em relação ao mandato do cidadão Manuel Pinto de Costa. Ele governou de facto durante 15 anos, no regime dictatorial, no tempo da guerra fria onde a maioria dos Paises africanos optaram pelo socialismo, etc, etc. Ou seja, estamos a falar de um contexto diferente ao que é hoje.
      Quando tu falas em dar oportunidade aos mais novos…falas em quem?? NOs novos oportunistas?? Como é o caso do Aurélio Martins?? Agostinho Rita?? Liberato Moniz??
      Custa-me dizer mas neste momento se calhar até era preferível ter novamente o Pinto da Costa do que esses novos oportunistas. Vamos ter de certeza um País parado, todos os grandes projectos revistos (de acordo aos seus interesses) e mais uns tantos anos de atraso.
      Um bem haja ao povo de STP!!

    • Buter teatro esquecido

      15 de Março de 2011 at 7:28

      Caro Obama;
      Eu estou de acordo com o Celsio junqueira.
      Na verdade, o Pinto Da Costa seguia a outra política. Mais não o dava direito de castigar, maltratar os seus compatriotas, tomar a casa, carro e outros bens do Estado e entregar as suas mulheres e amigos. O País não tinha uma contabilidade pública organizada, tinhamos uma balança comercial boa, mais o país pedia dinheiro emprestado para pagar salário. Não vejo a boa obra do Pinto Da Costa, não esquece que agora o presidente não governa o bem público, não projecta investimento.

      Meus senhores, se o Pinto Da Costa e o Miguel Trovoada foram colegas na Faculdade de Direito em Lisboa, ambos com insucesso naquela altura. Com qual é a idade que o Pinto Da Costa Foi para Alemanha? Quando é que terminou a Licenciatura? Quando é que terminou o Mestrado? Quando é que Terminou o Doutoramento? Tenho dúvidas que ele tem Doutoramento em Economia.Como o nosso lider, temos que saber o seu percusso academico. Tema para reflexão.

    • Celsio Junqueira

      15 de Março de 2011 at 10:15

      Meu Caro Obama,

      Antes de mais entendo a sua preocupação, mas espero que entenda quais são os novos poderes Presidenciais (o actual PR FM farta-se de queixar que não tem poderes executivos).

      Vamos esclarecer a todos cidadãos eleitores de STP que o PR não governa, é um cargo representativo com relacionamento privilegiado com o Governo nas areas da Defesa e da Politica Externa.

      Não vou citar e nem referenciar a Governação do ex-PR Pinto da Costa, porque é uma realidade que já foi ultrapassada.

      Saberá com certeza melhor do que eu, que o que não falta a STP é gente capaz de representar o país (o problema se querem ou não, é outra história), mas felizmente temos.

      Não vou entrar em nomes, porque se o país consegue ter cidadãos de caracter e profissionais qualificados em organismos internacionais, multinacionais e ONGs,etc, para a PR é igual, um desafio ligeiramente superior. E mais depois do PR FM qualquer um fará melhor!

      Para concluir, se temos que eleger um “mais velho” para dignificar o cargo, também temos alguns, basta procurar (ex: Associação de Economistas).

      Abraços cordiais,

      PS – Se puder e não for pedir muito, gostaria de conhecer as reflexões do cidadão Pinto da Costa para podermos debater/analisar.

    • Mina di Célivi

      15 de Março de 2011 at 15:26

      Procurar os mais velhos na Associação de quê????

    • Luis Edmar

      16 de Março de 2011 at 0:49

      Para dignificar o Cargo precisamos de alguém que defenda em primeiro lugar os são-tomenses, em segundo lugar os são-tomenses e em terceiro lugar os são-tomense e só depois pensar em si, alguém que seja realmente um altruista, o que claramente n é o caso de nenhum dos nossos suposto lideres.
      As vezes a ideia de Humbah Aguiar se candidatar, me tráz uma certa esperança, vejo um brilho diferente nele.

    • Celsio Junqueira

      16 de Março de 2011 at 9:38

      Caro Luis Edmar,

      Concordo com o seu primeiro paragrafo e acrescento que para a Presidência não é obrigatório ser-se politico.

      Confesso que os nomes que têm vindo a baila não me deixam alarmados. Depois do PR FM duvido que alguém faça muito pior.

      O que não entendo e gostaria de entender como é que em 1975 deram oportunidade a um jovem desconhecido (o cidadão Pinto da Costa) com resultados que todos sabemos. E hoje em dia todos temem qualquer pessoa que tem mais de curriculo profissional, de vida e até de cidadania que o visado tinha na altura.

      Elegemos duas vezes o PR FM e sabemos o que foram esses 10 anos.

      Abraços e apoiem os diversos candidatos (todos merecem uma 1ª oportunidade),

    • Bejunto Aguiar

      15 de Março de 2011 at 14:34

      Caro amigo,

      Pinto da Costa teve o mérito de liderar o país para a Democracia e isso por si só demonstra muito. De resto caberá aos eleitores saotomenses a decisão do novo presidente. O cargo em si (da presidencia) não permitirá a solução dos problemas estruturais do país. Não entendo por isso o interesse de muitos sobretudo o do Aurelio Martins. Defendo sim uma alteração mais profunda da nossa constituição dando mais poderes (executivos ) ao PR. Mas isso poderá ser um motivo para um novo debate.

    • Celsio Junqueira

      18 de Março de 2011 at 17:03

      Caro Bejunto Aguiar,

      O cidadão PC teve muitos méritos e deméritos, isto não está em causa.

      Passado é passado e não pode ser alterado. Mas o futuro pode e deve ser alterado.

      A minha opinião é simples todos merecemos uma 1ª oportunidade e o país tem muita gente para estarmos a dar 2ª oportunidades a quem já la esteve. E mais, a politica deve ser vista como um serviço militar, cumpriu-se o dever civico, devemos seguir as nossas vidas noutras areas e actividades.

      O país não é rico para se dar ao luxo de ter individuos que só sabem viver da e para a politica.

      E quanto a mais poderes para a Presidencia, julgo ser inoportuno, mas poderemos pensar no futuro.

      Abraços,

    • Sonia

      15 de Março de 2011 at 14:41

      Caro Celsio,
      Um dia entenderá que aqueles que fora do poder são incapazes de lutar pelo bem estar comum, muito menos o farão quando atingirem o poder, Dr.MPC e todos os outros candidatos têm se revelado uns parasitas cobardes que se querem aproveitar da ignorância do povo são-tomense para saquiarem mais do que já saquiaram à nação s.tomense.
      Veja o caso de Humbah Aguiar, mesmo sem experiência nenhuma, de vida, politica e profissional, sempre deu dá a cara para fazer denúncias. Este certamente que o continuará fazer seja lá onde estiver seja lá em que condições estiver, seja com poder ou sem ele.
      Humbah Aguiar pra presidência da república de STP.
      Um dia iram concordar comigo.
      Humbah STP precisa de ti volta, e põe esses larapios em linha.Nós estamos contigo….

    • Celsio Junqueira

      16 de Março de 2011 at 9:22

      Carissima Sónia,

      Entendo a sua perspectiva e se tiver de concordar consigo, vou sentir ainda mais feliz se o candidato for o cidadão Humbah Aguiar.

      Aconselho-a a tentar convencer o cidadão Humbah Aguiar a preparar o terreno para a futura Presidência.

      Reconheço o inconformismo e a dinâmica do cidadão e do jovem Humbah Aguiar.

      Mas de momento duvido que seja oportuno e possivel a sua escolha. Existem muitas pessoas que não são tão mediaticas (conhecidas) mas que têm feito excelente trabalho a nivel profissional e comunitário.

      Temos que convencer e incentivar as pessoas de bem/dignas a assumirem mais um desafio nas suas vidas.

      Saudações cordiais,

    • Olavo C. Lisboa

      17 de Março de 2011 at 18:48

      Oi Celsio Junqueira,pra lhe ser claro não creio que o Pinto da Costa se eleito ou algo mudará no país, afinal de contas o Presidente não tem tanto poderes assim. Acho que devemos mesmo é eleger o melhor Partido possível, o melhor Primeiro Ministro possível, isso sim faz toda a diferênça. Quanto ao artigo da Carlile – honesto e directo – só tenho que dar os parabéns.

    • Celsio Junqueira

      18 de Março de 2011 at 17:25

      Caro Olavo,

      Completamente em sintonia. Tem toda a razão!

      Abraços

  3. Claudino Monteiro Tavares

    14 de Março de 2011 at 15:06

    Acho muito bem o homem lutar mais uma vez para o palacio cor de rosa , porque os anos se passaram, ele tem sido durante estes 20 anos um observador atento as mudanças ou não apôs a sua saida , ai o mesmo deve ter um arqueivo escrito que o pode o ajudar a chegar a presidencia da republica. E para que isso poça acontecer dugero o seguinte:

    Com a sua experiencia na presidencia e fora dela poderá ajudar bastante o pais , mais ele terà de ir a busca de um, outro partido politico que nâo seja MLSTP, tendo enconta o seu desgaste e descreto no meio santomenses devido as ultimas derrotas eleitorais. Ele terà de se fazer uma aliança com ADI,o convencer para que o mesmo poder ter um apoio muito forte para sua elevação ao palacio cor de rosa tendo enconta que o ADI partido mais votado nas ultimas eleições, mas contudo o se o ADI não tiver um candidato próprio, mas contudo seria um mais valeia para pais e poderia ter um equilibrio, uma vez que no seio do MLSTP ha muitos vilôes isto seria a ultima oportinidade do Sr Manuel Pnto Da Costa, e o povo podia lhe dar esta ultima oportunidade e tenho certeza que serà uma escolha certa para povo das ihas maravilhosas.

    Claudino Monteiro Tavares

    Cabo-verde

    • Fernanda Alegre

      16 de Março de 2011 at 16:25

      SR.Claudino Monteiro:

      A sua reflexão foi o mais importante de toda historia que passou por cá, e tenho certeza que será valida por muitos que assim como eu,aposta em desenvolvimento do nosso País.

      Não fui da era da presidencia do Pinto da Costa, mas tenho conhecimento que ele n foi um dos melhores presidentes que STP teve.

      Mas entendo perfeitamente que agora ele queira fazer algo de melhor pelo nosso País.

      Há um ditado que se diz nunca é tarde para começar tudo de novo, mais voltar atrás e corrigir os nossos erros,é impossivél.

      Depois de muitos anos pelo que eu saiba, o Pinto não fez nada que podesse levar o nosso País a frente, creio que hávera muitas maneiras de o mesmo ajudar o nosso País sem que seja presidente da República (CASO N SEJA ELEITO).

      Se realmente quer ajudar..não é mais do que a sua obrigação para com o povo santomense.
      ESTA mesmo arrependido então lute e ganhe,e tire o nosso País deste burraco que foi aberto por si.
      Se assim fizer, acredito que terás o perdão e o voto de confiança do povo santomense.

      POR ultimo, gostei deste texto a pessoa que o escreveu merece nota 99%, muito obrigada.

      DEUS SEJA CONNOSCO SEMPRE.

  4. Non suza,Male suzado

    14 de Março de 2011 at 15:19

    Grande reflexão,mas parecia Poesia ,só faltou versos e estrofes ,mais não deixa de ter mérito e muita sapiência da Autora.

  5. boca calada

    14 de Março de 2011 at 15:20

    Povo de MÉ-ZOCHI e CANTAGALO estão a espera dele…vai-la vai.

  6. Buter Teatro Esquecido

    14 de Março de 2011 at 15:33

    Aproveito, para dizer que o Pinto Da Costa só concorreu duas vezes nas eleições presidencias.
    O que eu não concordo, é, que o Pinto Da Costa tem doutoramento na Economia, ele chegou ao poder com trinta e sete anos, ele não tinha tempo de estudar a Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Antigamente o acesso ao ensino era muito dificil para o pessoal da raça negra, o tempo para a conclusão deste estudos era extenso. Ainda mais em Alemanha casa de racismo.

    • lucas

      15 de Março de 2011 at 11:30

      Meu caro,á ouviste falar em Mestrado e Doutoramento por correspondência?
      É uma hipótese!
      Saudações

    • Buter teatro esquecido

      16 de Março de 2011 at 7:27

      Caro Lucas;
      Antes de 1975, não havia cursos de mestrado, e, Doutoramento à distância ou correspodência, na Universidade em Alemanha, aonde ele diz que formou e, obteve o grau academico em causa.

  7. h silva

    14 de Março de 2011 at 15:51

    Adorei o texto…mas esse povo nao e tao previsivel quanto pareci.ver pra crer…mas nao vejo muito caminhos para essa linda terra,se nao um homem capaz de fazer limpeza no sitema k ai esta montado…Pinto da Costa sera um forma de 8 ou 80…fui

  8. JJorge

    14 de Março de 2011 at 16:48

    cucuco pleto outra vez
    que vergonha
    espero que ganhe senao que humilhacao

  9. Carlos

    14 de Março de 2011 at 16:55

    Se Pinto da Costa for eleito “Será o regresso do lobo em forma de cordeiro”.

    A jornalista aqui disse tudo. Esta jornalista pelo estilo de escrita, frontalidade e coerencia dos seus textos, parece ser uma jornalista muito competente.

    Parabéns pelo artigo.

  10. peter

    14 de Março de 2011 at 17:21

    ja ta muito cota

  11. lino

    14 de Março de 2011 at 17:53

    Pinto da Costa outra vez!!??????!!!
    Pelo amor de Deus!
    Povo…..diga Não!
    15 anos não são 15 dias.
    Temos lá muita praia em S.Tomé.
    Ele que aproveite o remanescente do tempo de vida que lhe resta e curtir o que temos de bom ai.
    Aturá-lo mais não.
    Esse Sr. deve ainda ter o bichinho da ditadura e de mandão dentro dele.
    Humilhou muitos dos nossos pais.
    obrigado.

    • Lupuye

      15 de Março de 2011 at 1:13

      “Temos lá muita praia em S.Tomé”. Temos? Tinhamos. Ele e os outros apoderaram-se delas e as que nao foram confiscadas por eles, ja foram vendidas. Estamos a vender tudo o que pertence ao povo desse pais e um dia teremos que fazer nova revolucao para voltarmos a conquistar o que era e e nosso por direito. Terrenos e praias nao se vendem! 30 de setembro disse: “E NOSSO”, e nao de uns gatos pintados.

    • Aguiar

      18 de Março de 2011 at 1:40

      Humilhou???
      E o que temos agora no poder faz o que?

  12. Antonio Oliveira

    14 de Março de 2011 at 18:14

    Ta tudo dito e visto olha ai primeiro a Sr. Carlille costa alegre deveria dizer quem verdadeiramente escreveu este artigo pois de vossa excelência é que não foi. Entretanto quero dizer que como santomense acho bom e espero que caso o cidadão Pinto da Costa se candidate venha a ser eleito sem populismo e demagogia ele é o Homem certo para a altura própria, meus amigos falar é fácil dizer que Pinto da costa foi um ditador é revelar pouco ao nem um conhecimento de uma história que tenha toda a obrigação de saber, pois não seja condutora de um processo que tem como base calunias e difamação, portanto tenho a confiança que se o pinto da costa voltar quem ou o que estará salvo é o nosso País:
    Sr. Pinto da Costa o Sr. É a pessoa que reuni requisitos para dar um rumo a STP. desejo que o povo tenha consciência disto e não se refutem a argumentos de quem só vê o que quer.

    • Blaga Pena

      14 de Março de 2011 at 21:11

      Oh António Oliveira,

      Como qualquer leitor, você tem o direito de tecer seus comentários ao artigo aqui exposto. Só não tem é o direito de querer dar uma de vidente. Como pode você afirmar que não foi a Dra. Carlille que escreveu o artigo? Deixe-lá mazé de ser ignorante e mesquinho, ao ponto de querer tirar o mérito a autora do texto! Ela é formada em jornalismo e pelos vários artigos que já publicou aqui no Tela Nón, mostra que é competente e com talento para escrita. E você o que sabe fazer?

    • Maria Ines Almeida

      14 de Março de 2011 at 23:14

      Sr. ou Jovem Antonio Oliveira,

      Discordo completamente quando afirmas que o artigo não é da autora.
      Fui colega desta jovem jornalista no Liceu em 98, e ela na altura acabara de chegar de Angola onde vivia. Naquela epoca ela ja se expressava e escrevia muito bem, era um boa aluna em portugues. Bem que ela soube aproveitar este dom.

      Vamos parar de sermos invejosos e aplaudir o que é bom.

      Que surjam no Tela Non, no Jornal o Parvo e outros mais e mais Carllile´s.

    • Intriguista

      14 de Março de 2011 at 23:08

      Antonio Oliveira,

      Se voce diz que o artigo não é da autoria da Sra jornalista Carllile, diga-nos então o possivel autor ou a fonte de onde ela foi pescar o artigo. Se nao fizeres isso, não passas de um grande invejoso, que so quer aparecer e denegrir o trabalho que os outros fazem com tanto esforço e suor!

  13. jona

    14 de Março de 2011 at 18:17

    muito,bem grande compitencia,nao fiques por ai mereces muito mais.

  14. BILI UÊ

    14 de Março de 2011 at 18:37

    QUAL PINTO DA COSTA, QUAL “KÊ”?

    Esta figura nos tempos atuais poderia até merecer o nosso apreço, mas pelo contrário, conseguiu conquistar muito desprezo e ódio no coração dos santomenses e em especial da classe jovem.

    Um personagem que assombra este país e que apenas tem os olhos arregalados para a política. O Sr Manual Pinto da Costa é uma pessoa doente para o trabalho, que nem ao menos conseguiu um tacho, na função pública onde misturado com a “sua gente”, poderia dar o seu contributo para o desenvolvimento cativo da nação santomense. Ao invés disso se refugia do país por tempos e tempos e só volta de para-quedas tentando saborear a vitória dessa coisa ridícula chamada política a moda santomense.

    Quando Pinto provar que é um homem de trabalho a valer a pena, talvéz um dia nossos netos falarão dele com destreza.

    • António Veiga Costa

      14 de Março de 2011 at 22:30

      É por isso que o Pinto da Costa tem chances: porque não é homem de tachos.

  15. boca calada

    14 de Março de 2011 at 18:44

    CREDO TEIMOSIA , SERA QUE O SENHOR JA NÃO SABE FAZER OUTRA COISA ? FOGO…DEIXA PRA OS JOVENS COM NOVAS IDEIAS …TAMBEM ESTÃO OU VIERAM DE ESTRAGEIRO FORMADOS PRA AJUDAR …DA O SEU FILHO UM POUCO DE PODER …SEJA FEITA, OS MAIS FORTES SÃO OS PODERES DE DEUS!

    • Aguiar

      18 de Março de 2011 at 1:37

      Sr. P da Costa ja deu espaço suficiente…PAis continua uma tristeza

  16. benavides pires sousa

    14 de Março de 2011 at 19:19

    O artigo está super bom e quem o critica é simplesmente invejoso.

    Para aquele que mencionou que o artigo nao é da autoria da jovem jornalista, prove a fonte, caso creia que ela o tenha copiado.

  17. António Veiga Costa

    14 de Março de 2011 at 22:34

    Os corruptos tremem só de pensar na volta do Pinto da Costa.

  18. Diáspora

    14 de Março de 2011 at 23:32

    Que Pinto da Costa?Doutor em economia?já alguma vez, esse senhor falou em público sobre estado da economia do país de que ele é pai.ESSE SENHOR JÁ FAZ PARTE DO PASSADO, DEVIA ESTAR BEM QUIETO E CALADO.

    • Aguiar

      18 de Março de 2011 at 1:36

      Pois…faz parte do passado. agora querem os de presente no poder? Por isso que o pais esta como esta…Com essas mentalidades fracas que o pais esta uma calamidade

  19. jimu

    15 de Março de 2011 at 3:53

    Foi mencionado que o Pinto fez doutoramento no Belin do leste quem prova isto e que prova ele deu como economista;verifica bem o ano 1975 da Independencia Nacional e 1937 ano que Pinto nasceu faz a conta diz me quantos anos leva para ter estas qualificacoes (Degree,Master,DOUTORAMENTO),e outra sera que ja foi com Alemao falado?nao esquecendo em que ano ele sai de sao tome para estudos e regressou para assumir o cargo em 1975…para mim estive de ferias na Alemanha a fazer filha..
    espero RESPOSTA.

  20. ADELINO DOS SANTOS

    15 de Março de 2011 at 7:33

    Obama esto de acordo consigo

  21. Macabeu FM

    15 de Março de 2011 at 9:07

    Belo artigo,
    Mas digo sinceramente, caros simpatizantes e apoiantes do Pinto da Costa,
    Gostaria que me esclarecem umas cenas ao respeito deste Cidadão:
    O que é feito deste Cidadão?
    O que ele andou a fazer depois de deixar o poder?
    Muito bem, meus caros, eu acho que Pito da Costa deveria fazer mais para o pais, mesmo depois de deixar o poder….francamente, com tantas crianças e idosos “ A RASCA” no pais… ele deveria pelo menos abrir uma fundação de apoio a essas pessoas…Mas que tristeza …quando vimos o PC junto do Povo…esse homem não pode, não deve voltar a ser presidente deste povo, não..não..não meus senhores, não é por os 15 anos …mas sim por 20 anos fora do poder…não podemos comparar esse homem com Nelson Mandela…este sim deu, está dando o seu contributo para seu país …grande exemplo Africano.
    O partido ADI, é que não engaje com isso…se não suja só.
    Se a única alternativa é Pinto da Costa…Caro Presidente (FRADIQUE DE MENEZE), assembleia nacional, muda a constituição da República e prolongam o seu mandato para infinito.
    Não é preciso referendo nenhum….faça como fizeste em 2003…muda a constituição, desta fez o povo está autorizar mudar……….fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  22. Frank

    15 de Março de 2011 at 9:25

    Passo o tempo a olhar para esta Jornalista!
    É LINDA!!

  23. mina telá

    15 de Março de 2011 at 9:42

    bom dia ,primeiramente gostaria de agradecer a jornalista pelo o artigo,porque pela primeira vez alguem fala algo claramente sem medo.como refere no artigo que o DR.Manuel pinto da costa é o homem que luta para salvar a si mesmo,nessa pouca palavra no meu ponto de vista ele demonstra ser um homem de coragem,visto que é mesmo disso que precisamos para o nosso santo pais.alguem de coragem,e nao pessoas que tenhem medo de governar porque ficam aposto dos que os outros pensam.
    Estou de acordo que queiram saber de onde veio o doutoramento do Manuel pinto da costa,mas isso agora ja nao vem a caso,porque ele sempre sera tratado como DR.POR TODOS.
    Falam dele mas todos nós respeitamo-lo,sabem pk?porque ele se da ao respeito.Parece que tudo que acontece em sao tomé é por causa do Homem,teremos que ver que na altura os cabeceiros que hoje falam mal ,ontem eram conselheiros do ex presidente .no meu ponto de vista acho que deveriamos dar uma opurtunidade ao camarada para sair do laço que o ataram no pescoço,e erguer o nosso pais.
    Acho que foi num espectaculo da cultura que o nosso grande cantor pepe lima estava actuar e gritam no fundo,da a lugar a outro estas velho,agora reclamam que os jovens nao cantam a nossa lingua e que nao valorizam.para um bom entendedor pouca palavra basta.gratos pela atençao

  24. weimar nicolau

    15 de Março de 2011 at 11:39

    Bom dia,gostei dos vossos comentarios e resolvi pedir ajuda na realização de um trabalho sobre a Liderança do dr.Manuel Pinto da Costa.Fico a espera o mais breve possivel.

  25. Mak

    15 de Março de 2011 at 11:55

    Pinto da Costa deve ir para o moseu. Ele ja esta reformado.

    • Miryam

      18 de Março de 2011 at 13:38

      Meu caro amigo. Museu? Queres dizer?!

  26. Emilio Pontes

    15 de Março de 2011 at 13:24

    Meus senhores,

    Deus e demónio não podem comer no messmo prato.

    Deus tem mais poderes.

    Um abraço

  27. Mina di Célivi

    15 de Março de 2011 at 15:47

    Eu acho que a actual democracia só contribuido para oportunistas e ditos individuos de dupla face.
    O voto é secreto e não será com alguns dos comentários aqui expostos, que encontraremos soluções para o lugar de presidencia.
    Eu digo já, todos aqueles que têm dado cara até hoje com intensão de ser presidente são uns oportunistas!
    E muitos que falam mal do Pinto da Costa, são os que andaram a rapar o tacho e comeram as migalhas.
    Eu sou da geração 80 e quero que o Pinto da Costa se candidate…

    • Mina di Célivi

      15 de Março de 2011 at 15:48

      queria eu dizer
      …só tem contribuido…

  28. anonimo

    15 de Março de 2011 at 19:16

    bem eu acho que todos os são-são-tomenses têm a mentalidade do que é são Tomé agora – por isso sou a favor da candidatura do doutor Manuel Pinto da Costa ou vai ou racha

  29. américano s/ dolares

    15 de Março de 2011 at 19:18

    es muito geitosa mas como jornalista es fraquinha

  30. Paulo stp

    16 de Março de 2011 at 1:16

    Caros,

    Todo mundo tem o direito de comentar o que quiser desde que de uma forma educada, a não ser que voltamos no tempo da ditadura e eu ainda não tomei conhecimento. Também acho que o artigo não é da autoria de quem o assina, talvez numa futura entrevista ao vivo com a jornalista podemos decifrar as duvidas. Para o senhor Blaga Pena quero fazer apenas uma observação: só é considerada Dra alguém que tenha feito o doutorado, portanto, alguém que fez apenas a licenciatura, seja ela quem for ainda terá um enorme caminho pela frente para ser chamada de Dra.

    Na minha humilde opinião, não se pode comparar duas épocas distintas ocorrida antes e depois da independência, sabe-se que por diversos fatores as coisas se diferem de uma época para outra, Todavia o caráter do Sr. Pinto da Costa não altera nesses dois momentos. Vejamos o que aconteceu no primeiro e no segundo momento (antes de depois da presidência). Comecemos pelo primeiro, nos 15 anos em que foi presidente foi o que se viu, castigou e maltratou os santomeses, seus compatriotas, tomou casa (do estado e do privado), tomou carro (do estado e do privado) e vários outros bens do estado, existia uma corja (seus amigos) que tinham tudo, enquanto o povo sofria, ninguém podia criticar a sua forma de conduzir o pais que recebia punições severas (e que punições!!), Quem saia para estudar fora?, (só os filhos dos seus amigos), a política era clara passar o poder de geração em geração para os mesmos sobrenomes e vários outros aspectos que nem vale a pena enumerar. No segundo momento, nos últimos 20 anos em que deixou a presidência, o que fez o Sr. Pinto da Costa em São Tomé e Príncipe?, nem um chafariz fez em pantufo para o povo apanhar água, que diga-se de passagem é onde mora, em que projeto social ele esteve envolvido para ajudar os pobres, os velhos, as crianças? Quando saiu da presidência foi para Portugal e quando vem passar uns meses a São Tomé e Príncipe, passa mais tempo na sua casinha e nas praias, o que fez esse homem durante e depois para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe? És a questão!!!

    Sabemos que não existe nenhum candidato que reúna as condições para governar o país, o jeito é votar no menos pior, uma vez que o país não pode ficar sem presidente.

    Observação: Pelo andar da carruagem já se sabe quem vem dentro!!!

  31. pantufas

    16 de Março de 2011 at 10:43

    Quenquê?bô bila bì?bô tê tema.

  32. José Manuel Triste Vencedor

    16 de Março de 2011 at 11:13

    Também não podemos deixar o nosso São Tomé e Príncipe assim. Com a lista de Candidatos que ando a ouvir. Com a imcopetência demonstrada pelos actores da nova geração de Políticos nestes 15 anos de democracia, convenhamos. O Pinto da Costa merece muito respeito e tem todas as razões do mundo para se candidatar e provar que realmente é o Pai da Nação.

  33. Zinane

    16 de Março de 2011 at 16:56

    Dívida tê opé!

    Sou daqueles que afirma de forma categórica e peremptória que este artigo não é da autoria da Carlille. Tenho acompanhado com bastante atenção os escritos dela e reparei que das outras vezes ela nunca conseguiu disfarçar esta sua sua colagem a certos brasileirismos o que não se nota neste texto. É um texto mais fluído e mais maduro. Quem quiser acreditar no conto do vigário que acredite mas, eu não vou nessas cantigas. Para o actual momento em que se vive o nosso são tomé, não há lugares a oportunistas parasitários. O Pinto é a minha escolha. Há que se varrer a sujidade que grassa esse país.

    Pinto a presidente!
    Pinto a presidente!

    Tenho dito!

  34. Madalena

    16 de Março de 2011 at 16:57

    Triste
    Pinto da Costa.
    Não deve voltar ao mesmo posto em que se foi muito feliz, ditado Chinês.
    NIno Vieira, Carlos Veiga, Mario Soares.
    O Africano peca nisto, tem que ser humilde, ja trabalhou 15 anos, perdeu embates varias vezes, tenham paciencia. A politica serve para renovar as elites, não se trata de herança.
    Foi muito bom ou mau para STP esta figura de Pinto da Costa. Basta. Só o vinho do Porto, que quanto mais velho é melhor o resto nada.
    O Pinto é vinho do Porto?
    Então bebam-no todinho.

  35. Conde de Monte Cristo

    17 de Março de 2011 at 10:49

    Pinto da Costa e seus amiguinhos têm razão. O Pinto é o homem mais forte de STP. Sabem porquê:
    1- Ele é o único que tomou o carro do outro, ninguém tomou o seu,
    2- O único que tomou casa do outro, nimguém tomou a sua,
    3- O único que comeu no prato do outro, ninguém comeu no seu,
    4- O único que mais traiu os outros, quase ou nunca foi traído,
    5- O único que mandou prender, mas nunca foi preso,
    6- É o único que provavelmente já tivesse mandado muita gente ao Paraguai,mas que pretende viajar para o céu!

  36. Conde de Monte Cristo

    17 de Março de 2011 at 11:01

    Féla de bé sa tlêche vê. Tudo tlêchi vê sum bê zá. Nancê cá ficá sêbido cuma caçô de tema cá môlê cu olhá cotado, aua na tendê consê fá nom sêbê cu ê canda tótó!
    Lemblá de Nino cú otló otló diné.

  37. Deus é Grande e Seja Louvado

    17 de Março de 2011 at 11:56

    Um povo que nega a sua história, é um povo moribundo……………
    Quer alguns queira ou não, o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa é e será pai da nação sãotomense………….
    E por favor deixam de ser podre mentalmente…………..
    Nós somos uma nação de gente inteligentes
    desde sempre…………
    Viva S.tomé e Principe.

  38. Deus é Grande e Seja Louvado

    17 de Março de 2011 at 11:57

    quero eu dizer “”pobre””

  39. Paulo stp

    17 de Março de 2011 at 13:13

    Deus é Grande e Seja Louvado,
    Acho que você deveria ser mais coerente nas críticas que faz, pois acompanhei todos os comentários aqui postados e em nenhum momento as pessoas estão a negar a sua história, antes pelo contrario, o pessoal esta a basear nessa mesma história para tirar as suas conclusões, ninguém esta a inventar nada sobre o SR. Pinto da Costa, ele só esta a colher o que plantou!!
    E quanto ao pai da nação santomense é outra asneira que escreves, pois se fosse não teria perdido as eleições que participou, se é o pai da nação devia ganhar com 100% dos votos, pelos visto só os oportunistas, que viveram as suas custas é que o consideram pai da nação santomense.
    Realmente somos pessoas inteligentes, pelo fato do SR. Pinto da Costa nunca mais ter sido eleito, mostra o quanto o povo santomente é inteligente, ao contrario de você, que das duas uma, ou é muito pobre mentalmente ou faz parte da corja que viveu as costa do SR. Pinto da Costa para querer ele de volta a presidência de São Tomé e Príncipe!!
    E mais não digo!!

  40. Deus é Grande e Seja Louvado

    17 de Março de 2011 at 13:18

    Ignorancia total

    • Paulo stp

      17 de Março de 2011 at 22:34

      Só se for da tua parte!!!

  41. Fijaltao

    17 de Março de 2011 at 16:19

    Minha Carlilie
    Até que enfim que alguém escreve algo de mais verdadeiro sobre o politico ex presidente de S.Tomé e Principe.
    Embora com algumas falhas que não é de ressaltar, tiro o meu chapéu para este artigo bem elaborado quer quer do ponto de vista político quer do seu conteudo.
    Continue que está num bom caminho.
    Um bem haja para si.

  42. realista

    17 de Março de 2011 at 17:47

    mais um medroso que ta revoltado e tem medo de se identificar.

    ANTONIO SANTOS

  43. Deus é Grande e Seja Louvado

    17 de Março de 2011 at 20:00

    Meu caro e estimado compatriota Sr. Paulo stp……..
    Já que referiu a minha pessoa,permita-me responder-lhe com devido respeito que o senhor merece como meu competriota……..
    A pobreza torna-nos cego mesmo com boa visão, com devidos respeito aos cegos………
    Este tipo de cegueira, torna-nos ignorantes………….
    A ignorância torna-nos invejosos………
    Estes malefícios destroe qualquer sociedade……………
    E mais não digo como disse o senhor…..
    Viva S.tomé e Principe.
    Obrigado tela-non

    A cegeueira

    • Paulo stp

      18 de Março de 2011 at 18:34

      Voce daria um bom poeta, ja pensou nisso!!
      E mais não digo!

  44. H. A. Azimute

    18 de Março de 2011 at 0:58

    Caros compatriotas, não posso esquecer nem tão pouco tapar o sol com a peneira, às atrocidades perpectuadas pelo regime liderado pelo Sr. M.P.da Costa. Felizmente não tenho a memória curta. Ele foi o algoz do povo S.Tomense, com a sua famigerada governação começou também o calvário do nosso povo. Hora vejamos, o declínio acentuado do aparelho produtivo, degradação da vida sociocultural dos cidadãos, perseguição implacável dos intelectuais oposicionistas, desmantelamento das classes, pois tinhamos que ser e pensar da mesma maneira.
    Claro está, que na iminência de uma convulsão social de consequências imprevisíveis, este mesmo indivíduo, quase que, com um golpe de magia “sacou um coelho da cartola”, tornando-se de um dia para outro democrata e promotor da atabalhoada democracia, jogando deste modo, para o lixo às ideologias importadas (Marxismo, Leninismo e Estalinismo). Em suma, não tenho orgulho, e acho totalmente irrelevante, ou seja, sem nenhuma importância histórica para o país ter como primeiro presidente de S.T.P. esta espécie de “clocotó” que embora caduco ainda vai tentando chupar o sangue dos S.Tomenses.
    Mantenham-se vigilantes.

  45. Stpense

    18 de Março de 2011 at 1:23

    Tenho reparado que o povo saotomense é um povo egoista. So sabem apontar o dedo. So querem falar mal. So querem culpabilizar. Como pode.se admitir que um primeiro presidente da republica do pais pode ser tao humilhado pelo proprio povo. Nao venham Me dizer agora que a culpa e do sr Pinto da Costa. O povo em si não sabe valorizar as coisas quando estao bem. Quando as coisas estao mal, vao logo apontar o dedo. O nosso ex presidente foi muito humilhado pelo nosso povo sacana sem motivo nenhum. O quÊ que voces queriam que ele fizesse?? que continuasse a estar na politica? pra continuar a ser humilhado pelo povo falso que nos temos. melhor ele afastar pra dar lugares aos outros, ja que e isso que queriam. Nao queriam dar lugares aos mais novos e aos mais exprientes??? Entao estao a reclamar do que? O pais esta o que esta agora por causa de quem? Do Dr Manuel Pinto da Costa? NAo!! Por causa do POVO SAOTOMENSE!!!
    Como é que pode.se admitir que em plena cidade capital ver jovens a fazer as suas necessidades em plena luz do dia.. NUNCA VI ISTO NO GOVERNO DE DR MANUEL PINTO DA COSTA. Depois reclamam ainda que ele era muito mandão…E fazia muito bem..POvo Saotomense precisa de Disciplina.
    Portanto Carlile Costa, antes de mais parabens pelo texto, muito bem, mas não concordo consigo…visto que é mais uma a apontar o dedo.

    VIVA Pinto da Costa.
    Povo de STP devia é ter vergonha na cara…

  46. Conde de Monte Cristo

    18 de Março de 2011 at 11:44

    Vê só linguagem que um indivíduo utiliza!
    “O Povo devia ter vergonha”
    Até que se pode entender que ele ou ela enquanto parte do povo também devia ter vergonha quando confunde ou tenta nos confundir o papel que o PR tinha no antigo regime ditatorial, monopartidário, com o que tem no regime actual.
    Meu caro amigo ou amiga: Tudo que nunca viste no Governo de Dr. MPC,(como disse bém, ele era PR e PM, hoje quém deve sanear essas situações é o GOVERNO. Se PC quisesse ser governo teria participado nas Legislativas. E o governo que me refere não é um governo de Quebra Osso nem de Brucely, antes um governo democrático que exige mas que também crie condições.
    Por conseguinte o seu comentário encontra-se desenquadrado em relação ao que pretende.
    Melhor seria, em jeito de contributo, que fizesse esse apelo ao PM-PET. Obrigado.

    • Stpense

      19 de Março de 2011 at 1:09

      Meu Caro amigo… Conde de Monte Cristo…acho que não percebeu muito bem as minhas palavras… Faço sim parte do povo…e acredita que tenho vergonha de fazer parte de um povo ´tão cretino como o nosso. O meu comentario refere-se ao cinismo do nosso povo. repito. QUANDO AS COISAS TAVAM BEM NO PAIS ERA FESTA E BEBER,Puita…….AGORA QUANDO AS COISAS FICARAM MAL CULPA PRA CIMA DE SENHOR MANUEL PINTO DA COSTA…mesmo quando este encontrava.se fora da politica. Afinal quem está a destruir o proprio pais e o povo que faz as suas escolhas erradas e depois não querem assumir a culpa vai lgo dizer que culpa e de senhor de gente…
      Meu comentario não esta aqui pra confundir ninguem. Alias Confundir o que mas? Vossa cabeça ja esta completamente sistematizada pra culpabilizar PC..Por isso digo: saotomense é um povo manipulado. E so dar 100 mil dobras a uma cabeça que o povo cala.
      É irritante ver o pais como esta agora…Muito triste.

    • Stpense

      19 de Março de 2011 at 1:11

      Esqueci de acrescentar.
      POVO devia ter vergonha na cara…é a linguagem correcta neste preciso momento

    • Conde de Monte Cristo

      22 de Março de 2011 at 15:38

      Eu bém percebi as suas palavras. O que que não tinha dado conta é que além do sr ter chamado o povo de sem vergonha, o senhor também chamou o povo de sacana.E como se não bastasse ainda chamou o povo de mendigo!
      O sr acha que isso é correcto? O sr insulta o Povo por causa de um indíviduo? O sr não sabe que é por causa desse indivíduo e da sua corja é que o povo se tornou aquilo tudo que o sr o retrata?
      O sr sabe quém andou a sugar o povo o sangue todo?
      O sr sabe quém andou a manipular o povo usando o nome do Partido MLSTP.
      1 obs. particular:O sr se lembra quém destruiu a carreira política do Dr. Carlos Graça com as as suas maquiavelices?
      Sabe quém deixou o ferro quente para Dr.Guilherme Posser da Costa? sabe porquê que o Rafa parecia lebre que saltava de um lado para outro sempre com desconfiança e nunca se aproximou directamente a esse busto? Sabe poruê? È porque já conheceu suficientemente as astúcias dele. Ele è como gigante que estando dentro da cova implora o rabo (a cauda)do macaco (povo) para poder se salvar, e logo quando se vê salvo ele acha que justo comer o macaco uma vez que andou muito tempo preso (21 anos )com fome.
      O sr sabe quém cansou esse povo e o tornou demente? E como nós o povo estamos louco convém voçês sairem a Nossa frente! Porque já basta! Com todo o respeito pelas coisas boas que por asar fizeram o povo deve dizer chega a esse indivíduo e a sua rede. E nada disso vai lhe tirar o mérito que teve e a homenagem que este povo insultado, torturado e mertirizado deve lhe prestar! Mas simplesmente chega! Dessa vez espero que se reveja amigo. Um abraço!

  47. Deus é Grande e Seja Louvado

    18 de Março de 2011 at 13:09

    Caro/a Stpense……………
    Gostei da sua lucidéz………..
    Sei perfeitamente que nós filhos de S.tomé e Principe somos por natureza pessoas inteligentes, com excepção de alguns que por questões de semânticas ou tradição agem desta maneira ( tenho que dizer mal de seja quem for mesmo que não conheço, porque o meu pai, mãe, tio/a sucessívamente não gostam da pessoa……
    Enfim……..
    Uma boa tese de estudo para a qualquer sociologo ou antropologo.
    O Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa merece respeito……….
    Viva S.tomé e P+rincipe.
    Obrigado.

  48. Miryam

    18 de Março de 2011 at 13:35

    Como filha de sr basilio e da EX-esposa não podia deixar de comentar.
    Primeiramente acho de extremo baixo nivel comentar sobre a vida pessoal de cada um, que não diz respeito ao povo,mas sim a eles, visto que o assunto é sobre politica.
    Que audacia da sua parte achar-se no direito de comentar de algo que não está a par.Já agora é “devolvida” uma mercadoria de troca e não uma pessoa nesse caso referindo-se a minha mãe.
    Visto que o senhor parece ter uma boa memoria, de certeza que deve se lembrar de um proverbio antigo mas bastante famoso ” boca fechada não entra mosca e não sai merda”.
    Desculpem a expressão utilizada.
    Quanto a téla nón acho correcto que as pesssoas dêem a sua opinião, mas seria de bom senso selecionarem certos comentários, pois este nada tem a ver com a politica saotomense.
    Obrigada

  49. Deus é Grande e Seja Louvado

    18 de Março de 2011 at 17:03

    Caro senhor realista (antónio santos)….
    Digo com sinceridade que medo nunca tive e não tenho de nada, seja do que for……..
    Servi meu País (S.tomé e Principe) no mais nobre serviço que se recomenda a qualquer cidadão, por isso estamos conversado……………..
    Revoltado, também não estou, felizmente…………
    Ausente da minha terra natal a decadas por motivos que o próprio motivo desconhece, graças a Deus tenho o mais ou menos uma vida recomendavel com devido respeito ao senhor.
    Viva S.tomé e Principe.
    Obrigado tela-non.

  50. Povo sofredor

    18 de Março de 2011 at 18:43

    Que moral tem a jornalista Carlilie para falar mal do PINTO DA COSTA, a mesma já terminou o curso no Brasil e anda a usufruir da bolsa do governo santomense. Não devem atirar pedra, aqueles quem têm telhado de vidro.

  51. José Carlos Ferreira

    19 de Março de 2011 at 1:12

    Li com muita atenção o seu escrito, e deixe que lhe preste a minha homenagem. São-Tomé e Príncipe está à deriva devido aos sucessivos e maus governos ou falta dele, devido às pessoas que como Pinto da Costa, hoje, estejam novamente à procur…a de um lugar ao sol, ou como diz, a tentar salvar-se à si mesmo tentando remediar o descalabro que marcou as presidências abusivas e sem o devido consentimento do suberano povo. O país pode estar em queda livre mas não por falta de recursos humanos. No Berlim Leste como o chamou, deu Licenciaturas ao desbarato a muitos outrora líderes africanos, afinal viviamos num socialismo encuberto onde se aplicava verdadeiramente o ditado que “NA TERRA DE CEGOS, QUEM TEM OLHO É REI”.
    São-Tomé e Principe não é um país inviável e embora esteja profundamente ferido, o sr dr Manuel Pinto da Costa, não é com toda a cerateza nem médico, nem o remédio.

  52. Tungamene

    20 de Março de 2011 at 2:30

    Depois que esta jornalista, escreveu este artigo, julguei que logo o Pinto da Costa ou a turma de seus amigos iriam reagir/responder. Se não fizeram até agora é porque a jornalista está certinha em tudo o que diz.

  53. SEMPRE AMIGO

    16 de Julho de 2020 at 11:34

    Esse artigo de opinião(?)foi escrito depois da …tempestade.Não é verdade,Carlille Costa Alegre…TROVOADA?Foi sempre assim.Nunca com coragem de subir ao ringue

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top