Opinião

Estanislau Afonso também analisa o tema Moção de Censura(opinião)

O partido político Acção Democrática Independente (ADI) defendia publicamente a estabilidade governamental e, chegou mesmo a lançar um candidato nas eleições presidenciais com este propósito. Mas afinal, o objectivo fundamental desta força política, foi uma estratégia de grupo, para apenas salvaguardar e manter ao todo custo o fraco governo liderado pelo Patrice Trovoada, causando prejuízo incalculável ao povo de S. Tomé e Príncipe.

Mas o certo, é que deploravelmente fiquei muito surpreendido, a população santomense ficou chocada, quando um grupo de deputados desta força política, apresentaram moção de censura ao XV governo, aqueles senhores que ficaram em casa a mais de seis meses a receber dinheiro de Estado sem trabalhar, ou seja, sem participar activamente no plenário. Aparecem de repente na Assembleia Nacional, como se fosse praga, sem justificação ao povo, apenas querem provocar mais uma crise política.

Cheio de políticas falhadas, este partido político que mandou a população sair a rua com manifestação e, que no entanto, aproveitaram a liberdade de expressão para insultar a sua excelência o senhor presidente da República, porque na verdade não reconheciam a moção de censura como instrumento da democracia. Lamentavelmente, esses mesmos políticos de idade adulta, que dizem serem jovem para tirar proveito do eleitorado jovem, alguns juristas que não aceitaram moção de censura na democracia, agora usam a mesma arma como salva vidas, de forma a derrubar o governo legítimo.

Por outro lado, sou da opinião que o presidente da Assembleia Nacional não deveria rejeitar a moção de censura, no meu ver esta atitude fragiliza e compromete o regular funcionamento da nossa jovem democracia. Ao contrário disso, seria melhor que a moção de censura que foi entretanto apresentada, fosse discutida e decidida no plenário, pelos 55 deputados de Assembleia Nacional. Face ao sucedido, nessas circunstâncias, é preponderante testar o apoio parlamentar ao actual governo, mostrar mais uma vez que não estamos perante um governo de iniciativa presidencial, conforme muitas pessoas têm vindo ao público relatar.

Para terminar gostaria de deixar um apelo, uma vez que os santomenses já estão cansados de instabilidades governamental, espero que o Presidente de Acção Democrática Independente (ADI) seja um pouco mais responsável e deixe o governo trabalhar.

Estanislau Afonso

22 Comments

22 Comments

  1. homem honesto

    22 de Julho de 2013 at 15:21

    Olá Estanislau Afonso, conforme o teor do 2º.paragrafo da sua opinião, informo que eria bom o sr. ler e estar atento, porque assim os deputados do ADI perderiam o seu mandato.
    De acordo com o 3º.paragrafo lhe informo que o ADI não reconhece o Alcino Pinto como presidente porque os assaltantes do poder não cumpriram ps trâmites legais até a eleição.
    O governo não está a trabalhar, o mesmo encontra-se na mesma situação que o senhor. flásósósó…

    • maria ricardo

      23 de Julho de 2013 at 7:55

      Afinal, Sr. chama-se Homem Honesto ou é alguém mandatado do ADI? Diz claramente qual é o seu nome, porque o Estanislau Afonso usa o seu próprio nome para publicar artigo no Diário Digital. Eu pelo menos, chamo-me Maria Ricardo. E o Sr. como é que se chama? Assuma responsabilidades e deixe de estar com a cara tapada.

  2. Mé Subá

    22 de Julho de 2013 at 16:15

    Caro Estanislau: Como eu já te havia aconselhado, procura outra coisa para fazer porque só tens dito besteiras. “Boca fechada não entra mosca nem sai besteira”. Você ainda tem dúvida que o actual governo é de iniciativa presidencial? Então o teu poder de analise é muito fraco… Não sei se é do teu conhecimento, o actual presidente da república não ganhou nas duas ilhas; foi graças aos votos da diáspora que lhe deu a vitória, e como é natural os santomenses residentes nas ilhas não o reconhecem como tal… Oh rapaz, você está apostando errado… Investigue mais… “Cresça e apareça”.

    • Estanislau Afonso

      22 de Julho de 2013 at 18:53

      Muito obrigado pelo seu comentário, Na verdade, acredito no governo presidencial quando os deputados deixarem de dar apoio parlamentar ao referido governo.

    • Responsabilidade

      22 de Julho de 2013 at 22:38

      Caro Mé Suba
      Eu nao tenho nada a ganhar com Pinto da Costa mas a verdade deve ser dita- Pinto da Costa , em Agua Grande só perdeu em Pantufo com diferença de 100 votos e em Boa Morte com diferença de 70 a 80 votos. Portanto não corresponde a verdade a tua alegação de que Pinto ganhou graças a diaspora- Sejemos sérios- Eu de facto nao compreendo como é que um partido que nao reconhece um govern, Moção de Censura para derrubar o governo. Isto não passa de garotice. Estamos perante um ADI de garotadas que não sabem o que querem. Também compreendo que como empregados do
      Patrice Trovoada não podiam fazer outra coisa. Eu tenho notado no rosto do Levy um desespero para satisfazer ao seu patrao. Mas que pena……

    • E. Santos

      23 de Julho de 2013 at 17:10

      De facto, tens toda a razão. Pinto da Costa ganhou porque nós acreditamos nele, e eu particularmente, tenho de confessar. Nunca me passou pela cabeça, dado o histórico de Pinto da Costa, que alguma vez o Sr. poderia pactuar com os casos de corrupção desavergonhada que se estão a passar no país. Pinto poderia ser acusado de muita coisa, que até chegamos a justificar com o circunstancialismo da altura. Mas corrupção não.
      Eu, que vivi no tempo em que as exonerações ainda eram lidas na Rádio Nacional, em que quem roubava ia para cadeia, digo, cadeia, acreditei que pelo menos no que diz respeito a disciplinar o país, a trabalhar para ajudar a eliminar a corrupção, o Pinto da Costa nos iria servir.
      Mas infelizmente, o PCD foi mais esperto, e encuralou Pinto da Costa de uma tal forma, que o presidente pareceu que hibernou.
      Completa decepção…diga-se. Se arrependimento matasse, estavamos caidinhos para o lado.
      A sociedade e os seus valores estão de tal forma banalizados e pervertidos que prendem quem se manifesta contra a corrupção e deixam a solta, mais do que isso, andam lado a lado com quem é corrupto. perderam-se as boas referências na sociedade.
      O ADI não tem nada a ver com isso…por isso não se escondam atrás do ADI. Saibam assumir que as coisas vão mal…que as opções e as tomadas de posição que se estão a fazer na sociedade estão erradas…e pronto.
      O ADI agora é um bode espiatório para tudo. Deveria até deixar de existir para não falar e trazer a tona as coisas de mal que vão passando na sociedade.
      Façam-nos o favor. Tudo tem um limite.
      Tomem tino.

  3. E. Santos

    22 de Julho de 2013 at 16:50

    Caro Estanislau. Perdoe-me a franqueza, mas é por existir serviçais como você que este país não arranca. Existe um grupo de pessoas que nasceram para isso mesmo. Para serem busuco dos outros, e é este triste papel que o Sr. está a fazer.
    O Sr. leu as razões da moção de censura do ADI? Leu detalhadamente? Consegue me identificar naquele documento, algo que o ADI tivesse dito e que seja uma mentira, uma falsidade ou uma invenção?
    Na sua cabeça, acredita mesmo que este país vai bem? Ou este filme todo é a ver se o Sr. encontra uma brecha para se enfiar e se safar?
    Enquanto POVO deste país, tenha dignidade, meu caro amigo.
    Coloque a questão ao contrário e diga-me porque a moção foi um instumento válido em tempos e já não o pode ser agora?
    O ADI teria causado instabilidade no país se não tivesse entregue o poder. Podia não tê-lo feito.Todos violaram a lei, porque o ADI não poderia ter violado também? Aí sim, seria um problema. Mas o que fizeram foi usar dos instrumentos legais para manifestar o seu desagrado, o não pactuar com as violações à constituição e às leis que vem acontecendo no país.
    Acha que isto não é legítimo? Acha que todos deveriam encolher o rabo entre as pernas e aceitar de cabeça baixa todas as atrocidades cometidas porque este país não é do Povo que nele nasceu? O país é do Presidente Pinto da Costa, do MLSTP e seus familiares e amigos buzucos como o senhor e que bate palmas…não importa o que façam.
    Contentam com o nada como se este nada que lhe dão fosse muito.
    Realmente, quem nasceu para tostões nunca chegará a milhões.
    É um direito seu assumir a postura que quiser na sua vida, mas digo-lhe, é uma vergonha. É muito triste ter pessoas como o Sr. na sociedade.

    • Estanislau Afonso

      22 de Julho de 2013 at 18:43

      Muito obrigado pelo seu comentário, Aproveito esta oportunidade para responder o seguinte: Gostaria de lhe dizer que estabilidade governamental não é somente quando o ADI está no poder. O nosso País não vai bem, mais estou ciente que não melhora com a moção de censura ao governo. O governo de ADI ficou no poder dois anos e seis meses, eu fui a S. Tomé e Príncipe não vi algo de bom feito pelo governo de Patrice Trovoada.

    • Calo Duro

      23 de Julho de 2013 at 9:25

      Estanislau Afonso, venha agora para STP comer um pouco deste arroz, e logo verás o que está fazendo de bom este governo.

    • E. Santos

      23 de Julho de 2013 at 13:40

      Caro Estanislau. Consegue imaginar um país em que não existe oposição? O que é que isto lhe sugere? Ditadura, certo? Porque é impossível todos pensarem da mesma maneira. A divergência de opinião é por si só um instrumento da democracia. Da mesma forma que a Moção de Censura também é um instrumento da democracia. Serve para chamar a atenção do Governo para determinados problemas que não têm tido solução adequada na opinião da contraparte (neste caso, a oposição).
      Quando fundamentads, não é sinónimo de instabilidade, não pode ser vista como Cruz de que foge o Diabo, seja qual for o Diabo da vez.
      Um Governo que é sustentado por uma maioria (3 partidos)e acredita que uma moção de censuro lhe pode causar instabilidade significa que ele não têm a garantia da confiança dos seus supostos apoiantes. O que a vista do POVO demonstra que isto é uma coligação tremida. Nem os seus apoiantes acredita neles, ou pactua com eles. Senão a moção será chumbada e continua tudo como está.
      Acha que o POVO tem de se sujeitar a isto?
      Dois anos de Governo do ADI…o que se consegue fazer em dois anos? Se governar e apresentar resultados fosse em 2 anos, o mandato seria de 2 anos e não de 4. E mesmo assim há quem defenda que em 4 anos não se consegue consolidar políticas para que se vejam resultados. Pelo menos não em países pobres como o nosso. Mas não podemos negar que o ADI lançou as bases para que se pudesse vir a ter uma sociedade melhor.
      – Pôs cobro a corrupção (cita um membro do ADI envolvido em casos de suposta corrupção nestes dois anos. O PM GC falaou falou mas até ao momento não apresentou nada de concreto);
      – Limitou o uso desgovernado dos bens públicos (ex. viaturas de estado proibidas de servir a interesses privados);
      – Fez alguns acordos que deram frutos nesta legislatura (GEOPESCA, o Projecto de cacau)
      – Baixou o preço do arroz para 13000 dobras (já está em 25 mil dobras o Kilo)
      Posso continuar a citar outras medidas que foram tomadas mas cujo efeito só se viria a sentir a longo prazo.
      Falou-se em falta de liberdade de imprensa na altura do ADI, hoje vozes se levantam contra a liberdade de expressão, o que é mais grave ainda. A corrupção está a vista de todos com a conivência dos membros do Governo (veja-se o caso do Arroz do Delfim Neves).
      Acha que diante disso, não há razão para uma moção de censura? Acha que todos nós enquanto cidadãos deste país e o ADi enquanto Oposição deve continuar a assistir impavidos a isso?
      Quem é que se dignou a vir dar uma palavra ao POVO sobre as situações que se passam no país?
      Então, entregamos a nossa liberdade, alienamos o nosso direito de fazer o que queremos enquanto seres humanos livres e não recebemos nada em troca? Porquê? Somos menos do que os outros seres desta terra?

    • Kebgê Sá Bô

      22 de Julho de 2013 at 19:18

      Oh Sr.E.Santos,ou Levy,você é que esta afalar em subserviência,serio mesmo,achas que o ADI é um Partido?Pergunta os dissidentes da UDD actual aonde é que existe bozucos eles te dirão.Não vamos longe,o Presidente cujo o ódio reverencial tu nutres,convidou o Sr.Patrice Trovoada para indicar dentro do ADI alguém que lhe pudesse substituir,antes de decidir pelo actual governo este recusou terminantemente,correndo rumores até que a figura doe Agostinho Fernandes colhia simpatia do PR,este recusou-se e alguém usou contesta -lo?Tome Tento…Santa paciência para vos aturar,ADI é uma Ceita e não Partido,dentro de algum tempo o líder espiritual regressará e veremos quem realmente é serviçal…

    • Responsabilidade

      22 de Julho de 2013 at 22:51

      Caro E. Santos qual é o teu problema em identificar-te como Levy? Quando fundastes Geração Esperança tinhas a postura de um homem sério. Mas as aparencias eludem. Também compreendo que noa tens outra saida. Só assim poderas continuar a chupar o dinheiro do Patrice. Já deu para acabar o teu prédio do Lucumi, Ja deu para ir passear com a braca em Portugal. O que queres mais. Mas cuida-te que tarde ou cedo o Patrice vai pedir-te a conta dos 25 mil dolares que ele te mandou para pagar os manifestantes e comeste. Estás que nem um gula. Enquanto o Patrice nao parar de soltar dinheiro nao pararas. Enganaste.me

    • E. Santos

      23 de Julho de 2013 at 16:47

      Levy o escambau. Só o Levy pode vir falar o que pensa? Nós, os restantes São-tomenses somos o quê? Mãe Joana. Todos pisam como quiserem e ninguém diz nada.

  4. Negro de STP

    22 de Julho de 2013 at 17:02

    Tangi voltou a carga! Desta vez com a força toda com um alvo bem difinido.
    Então os deputados do ADI aparecerão como uma praga não é?
    Vai em frente o teu primo Fradique de Minezes vai orgulhar -se de ti.
    Você é inocente Tangi.

    • Estanislau Afonso

      22 de Julho de 2013 at 18:27

      Muito obrigado pelos comentários, respeito a vossa opinião. Mas eu compreendo a vossa frustração, habituaram com regalias, agora estão a perder o terreno, tenho muita pena, mas a política tem dessas coisas.

  5. Lobato Almeida

    22 de Julho de 2013 at 17:12

    Caro Mé Suba, aconselho-o a consultar melhor
    os resultados das eleições presidenciais de 2011, para evitar o erro em que se encontra
    Sabe o meu amigo quantos eleitores votaram na diáspora para essas eleições?
    Francamente

  6. Antagónico

    22 de Julho de 2013 at 17:49

    Dê a sua opinião Drº, a sua ideia tem lógica, deixe que os outros falem porque na verdade, nunca se consegue a todo mundo agradar. Muitos jovens em vez de dedicarem-se a vida académica, já se preocupam com politica, pensando que conhecem a politica, politiqueiros! Força Estanislau Afonso sempre foste batalhador.

  7. Alima Blúcu

    22 de Julho de 2013 at 23:52

    Com esse tipo de artigos de opinião, o Téla Nón começa a perder graça e a assemelhar-se a um certo jornal em São Tomé, que com uma linha editorial doentiamente rancorosa, apenas vai contribuindo para dividir ainda mais os santomenses.

  8. francisca

    23 de Julho de 2013 at 9:44

    Concordo plenamente. Deixem o governo trabalhar.

  9. ADELINO DOS SANTOS

    23 de Julho de 2013 at 13:49

    O Estanislau Afonso apenas fez um comentário pessoal o que ele acho da Moção de censura,qual é o problema,nós temos que aprender a fazer critica construtiva se continuarmos assim não vamos a lado ninho,temos que crescer para aparecer.

  10. Faminto XXI

    23 de Julho de 2013 at 15:28

    Meu caro jovem, não te metas, que esta luta não é tua. Nunca ouvite dizer que bue mata bue campo sa da alê. A quando do teu último comentário chamei-te, “faminto”, aliás como todos os demais santomenses, segundo o grandemente caloteiro Deputado Nacional (DN), mas agora estou arrependido de ter-te incluído no meio dos famintos nacionais,pois tu agora comportaste como outra coisa que nem vale a pena chamar-te, por tão triste que é.

  11. Chefe de Estado

    23 de Julho de 2013 at 15:29

    Tenho certeza absoluta que este artigo não foi de autoria exclusiva do Estanislau Afonso, visto que o conheço perfeitamente.
    Este individuo escreve muito mal…pelo visto está sendo orientado por alguém que odeia o Patrice Trovoada!
    Abaixo artigo que promove desunião entre os são-tomenses e desprovido de críticas construtivas!

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top