Sociedade

Lixeira da Penha : Um “Cancro” a beira da cidade

O Observatório Transparência STP junta a sua voz às dos demais cidadãos indignados com a situação, e apela a intervenção e adoção urgente de soluções por parte das autoridades competentes, nomeadamente as Camaras Distritais de Água Grande e de Mé-Zóchi, a Direção Geral do Ambiente, as Autoridades da Saúde e bem assim o Ministério Público, este último no sentido de serem adotadas medidas cautelares para a imediata cessação da queima deliberada de lixo a céu aberto na Lixeira de Penha e o apuramento de eventuais responsabilidades criminais.

O Observatório Transparência STP, enquanto iniciativa da sociedade civil que vela, entre outros, por uma maior responsabilidade e eficiência na gestão dos assuntos de interesse nacional por parte dos decisores públicos, exorta para a urgente necessidade de serem priorizados e canalizados investimentos para a criação e implementação de soluções sustentáveis e seguras no tratamento dos resíduos sólidos em STP.

São Tomé 01 de março de 2021. Observatório Transparência STP + transparencia > efectividade

Veja o Vídeo : 

12 Comments

12 Comments

  1. SANTOMÉ CU PLINXIPE

    1 de Março de 2021 at 14:06

    Essa lixeira existe a quanto tempo? Lá nunca foi concebido pra construção de casas, pra quem sabe da história, sim, deve-se encontrar a melhor solução,,, Só não sei porquê que esses observatórios transparência aparece só agora,, com quantos governos que já passara, incluindo o do vosso chefe…

    • WXYZ

      1 de Março de 2021 at 17:50

      SANTOMÉ CU PLINXIPE, Sendo assim, que propostas tens? Deixar estar como esta pa v como fica?

    • Mepoçom

      1 de Março de 2021 at 19:52

      Senhor Santomé o que vale o seu comentário? Se se fosse mais inteligente escutaria com maior atenção, sobretudo a intervenção da Dr. Ana Maria Costa, pois de uma política partidária, mas sim de toda uma comunidade nacional. Todavia, aconselho a melhorar a sua escrita, quer ortográfico, quer gramatical, não falando da concorrência do texto

    • Matabala

      2 de Março de 2021 at 8:37

      Caro compatriota mas afinal que politica quer para este nosso belo país? Como outros nada fizeram entao os de agora também tem desculpa para não fazer? Quando vamos acabar com esta mentalidade? Eu não quero saber se é o observatório transparência ou sociedade civil ou partido A ou B. Temos de falar o que está mal e mudar. Temos de mudar. Até lixo hospitalar é jogado ali na lixeira a céu aberto. Isto é um perigo de saude pública que envolve e prejudica qualquer cidadão da zona e arredores. Vamos ficar assim e deixa como está? Até quando?

  2. António cunha dos santos

    1 de Março de 2021 at 16:11

    Sim, as casas foram lá ter. Quem as colocou nos arredores da lixeira. E mais, cortaram todo o arvoredo que lá existia, e agora o fumo desce todo para a baia de Ana de Chaves.
    Erros e mais erros das sucessivas governações

  3. Sem assunto

    1 de Março de 2021 at 17:22

    Grande matéria.
    No regresso do ADI ao poder espero ver o mesmo empenho desta plataforma, caso contrário será devaneio mental desta cópula.
    Na poderia deixar de salientar a falta de profissionalismo deste bronco jornalistazinho,pois estando atento a sua deficiente leitura vê se que o mesmo lê um pergunta como uma afirmação, isto é afirma o que está em forma de questão, substitui a palavra “temos que” pela palavra governo, que simplório!

  4. São Tomense de gema

    1 de Março de 2021 at 17:30

    Estão a matar a população aos poucos. Enquanto o ministério público anda a dormir seremos todos extinguindo.

  5. Jorge D'Alva

    1 de Março de 2021 at 18:45

    Onde está a senhora Elsa do Presidente do Partido Verde, e Assessora do Ambiente do Ministro Osvaldo. A um ano atrás, eu vi esta senhora a dizer na televisão e rádio que tinha solução para a lixeira e até dizia que não se tinha resolvido a tempo esta situação devido a incompetência e má fé.
    A senhora já assumiu a muito tempo a função de assessora e não faz nada? Onde está a sua competência. Porque é que não faz a greve de fome, já que esta situação é pior do que o milho que a senhora fez greve em Lisboa. Afinal a greve era apenas para conseguir o tacho?
    Se a senhora não consegue ajudar a resolver o problema da lixeira, a senhora quero candidatar-se ao Presidente?
    Tenha vergonha minha senhora.

  6. Seabra

    1 de Março de 2021 at 21:59

    É muito curioso como há, atualmente, muitos PROTESTOS ,contra este governo MLSTP do Jorge Bom Jesus, da parte dos bons” pensadores&defendedores” do povo e de STP.
    Gostaria que me respondem-se AONDE se encontrava durante a DITADURA TROVOADA?
    Piores patriotas que este PUNHO de OPORTUNISTAS e TRAIDORES da PÁTRIA, não existem.
    Pra já o sum Miguel Trovoada nunca deveria ter sido presidente de STP depois de ter DIFAMADO o país durante o seu exílio político em França…deu uma péssima REPUTAÇÃO ao povo e á STP.
    Como não correu nenhum sangue em STP o povo não tem a noção do valor da independência…é preciso e torna-se URGENTE de formar a nossa população para ensiná-la a escolher os seus dirigentes de um modo responsável.

  7. Andorinha

    1 de Março de 2021 at 23:49

    Após a tomada de posse da nova maioria a senhora do programa cartas na mesa sumiu desapareceu o programa fechou perante estas todas desgraças que estão a passar em S.tomé e Príncipe e outro comissário do MLSTP de plantão na rede social agora com a nova maioria só pública futebol português e notícias portuguesas ou propaganda do atual Governo estão agora a assobiar para o lado a espera do ADI entrar no poder para voltarem a carga para fazerem acusações de tudo que mexe em S.tomé e Príncipe.
    É importante que o mundo saibam destas desgraças.

  8. Carlos Manuel

    3 de Março de 2021 at 0:59

    Após a tomada de posse da nova maioria …

    Kkkkk… já todos demos conta disso! Essa senhora agora se desloca com um condutor bj um jipe topo de gama, desses que só altas “patentes” do Estado possuem. O que faz o dinheiro e o materialismo.

    Homens frágeis e de pouca convicção, que facilmente se vergam perante o poder e o dinheiro.
    É pena mas é a realidade, é o preço das coisas.

  9. jfernandes

    3 de Março de 2021 at 16:36

    Ja agora case com o Bom Jesus e aproveite e leva consigo
    O presidente da Assembleia Delfim Neves . Aproveite a promucao !
    estao em promucao .
    Compra um e leve os dois
    Para o povo eles fazem uma falta como a fome .

    …Qs olhos sao inuteis
    quando a mente e cega

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top