Desporto

OPERAÇÃO “ ORGULHO SÃO-TOMENSE”

O Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, na pessoa do seu Presidente, João Costa Alegre convida todos os compatriotas são-tomenses radicados em Portugal, a aderirem à OPERAÇÃO “ORGULHO SÃO-TOMENSE”, que na sua essência, baseia-se na criação de uma claque oficial de apoio aos atletas de São Tomé e Príncipe nos Jogos da Lusofonia e também na vivência plena do objectivo essencial desses jogos, que é a exortação do ideal olímpico, com as suas componentes de civismo e desporto.De 11 a 19 de Julho de 2009, decorrerá em Lisboa a 2ª edição dos Jogos da Lusofonia – uma espécie de Jogos Olímpicos em versão Lusófona – que nesta edição, contará também com a participação de mais quatro Países convidados, além dos oito Estados membros da C.P.L.P, nomeadamente, Índia, Guiné Equatorial, Sri Lanka e Macau.

Neste sentido, como forma de garantir uma participação massiva e organizada dos compatriotas São-tomenses residentes em Portugal no apoio aos nossos atletas, O Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, na pessoa do seu Presidente, João Costa Alegre convida todos os compatriotas a aderirem à OPERAÇÃO “ORGULHO SÃO-TOMENSE”, que na sua essência, baseia-se na criação de uma claque oficial de apoio aos atletas de São Tomé e Príncipe nos Jogos da Lusofonia e também na vivência plena do objectivo essencial desses jogos, que é a exortação do ideal olímpico, com as suas componentes de civismo e desporto.

O Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe dará todo o apoio logístico a esta claque organizada (bandeirinhas, camisolas, “pompoms”, cartazes, megafones, pinturas e.t.c) e está a negociar o acesso gratuito de todos os membros aos recintos em que se disputar provas com participantes São-tomenses.

Mais pormenores sobre esse assunto serão fornecidos oportunamente, nomeadamente as datas, a forma e os locais de inscrição.

Não façam “olho rijo” e libertem-se do habitual marasmo que as vezes nos impede de exacerbar todo o ORGULHO que sentimos em pertencer a essa grande família oriunda das ilhas maravilhosas.

OS NOSSOS ATLETAS PRECISAM DO NOSSO APOIO. PARTICIPEM E PASSEM A MENSAGEM!!!!

Wuando Castro

(Coordenador da operação “ORGULHO SÃO-TOMENSE” em Portugal)

orgulhosaotomense@hotmail.com

Histórico da competição:

1.ª Edição – Macau, 2006.

Países e Regiões participantes: 11 Participantes: 911 (Atletas e Oficiais)
Pessoas credenciadas: 12.937
Locais de Competição: 12
Modalidades: 8
Eventos desportivos: 48 Medalhas: 153 Ouro, Prata e Bronze
Bilhetes disponibilizados ao público: 111.223
Recursos humanos: 143 (Comissão Organizadora); 229 (funcionários cedidos por serviços públicos)
Voluntários: 4.145 (2.500 para cerimónias de abertura e encerramento)
Representantes de órgãos de comunicação social: 608 Agências noticiosas representadas: Agência Noticiosa Xinhua, China News Service, Home and Abroad News Press, LUSA, AFP
Cobertura Televisiva: China Central Television (CCTV), Eurovisão,
Teledifusão de Macau e Rádio e Televisão de Portugal (RTPi e RTP África) com transmissão em direto das cerimónias de abertura e encerramento para mais de 420 milhões de lares e disponibilização de resumos diários com 50 minutos pela Eurovisão para mais de 300 operadores televisivos, destacando-se as transmissões da Rádio e Televisão de Timor-Leste, da Rede TV Brasil, da Rádio e Televisão da Arábia Saudita, da Globosat TV Brasil, TVB – Hong Kong, ATV – Hong Kong, Cable TV – Hong Kong, Euronews, ENTV Algiers, Reuters (Canal de desporto – Inglaterra) e DERANA – Sri Lanka.

Promoção internacional: 158 anúncios na CNN e parceria com Jornal “A BOLA”
Refeições servidas: 40.251
Patrocinadores principais: MIKASA; NIKE; Jialinshan Protocolo: 1341 convidados

2.ª Edição – Lisboa, 2009 (ESTIMADOS)·

Países e Regiões participantes: 12 Participantes: 1500 (Atletas e Oficiais)
Locais de Competição: 11
Modalidades: 9 + 1 Desporto para Deficientes (Demonstração) Medalhas: 286 (Ouro, Prata e Bronze)
Cerimónia de Abertura: 10.000 (espectadores)
Cerimónia de Encerramento: 10.000 (espectadores)
Voluntários: 700
Federações internacionais: 8
Federações nacionais: 8
Representantes de órgãos de comunicação social: 500
Protocolo: 2500 convidados
Número de Hotéis: 10

Cobertura Televisiva: Transmissão em directo para mais de 450 milhões de lares da Cerimónia de Abertura, da Cerimónia de Encerramento, das Finais de Basquetebol, Futebol, Futsal, Voleibol e Voleibol de Praia.

P.s – Na 1.ª edição dos Jogos da Lusofonia, a delegação de S. Tomé e Príncipe obteve 3 medalhas (uma de prata e duas de bronze), ficando em oitavo lugar na classificação final.

To Top