A denúncia dos Estados Unidos de América faz parte do relatório anual do Departamento de Estado norte americano publicado esta semana.
«Falta independência ao poder judicial e responsabilização da corrupção em São Tomé e Príncipe», destaca o relatório dos Estados Unidos de América que reflecte também a situação do respeito pelos direitos humanos no país.
Segundo o relatório asituação dos direitos humanos no ano 2023, manteve-se semelhante à do ano 2022.
No capítulo da corrupção o departamento de Estado dos Estados Unidos de América revela que os funcionários envolvidos em casos de alegada corrupção em São Tomé e Príncipe continuam impunes.
«Um estudo efetuado pela federação são-tomense de organizações não-governamentais salientou a ineficácia dos processos judiciais e a falta de condenações como principais fatores de impunidade», frisa o relatório.
Outra prova da impunidade é segundo o relatório dos Estados Unidos de América o facto de o anterior governo são-tomense ter investigado alegações de corrupção contra vários antigos altos funcionários, mas nenhum foi julgado.
O sentimento do povo também é espelhado no relatório. «muitos cidadãos consideravam a polícia ineficaz e corrupta».
O respeito pelos direitos humanos continua a ser um quebra-cabeças. Segundo o relatório as condições das prisões e dos centros de detenção em São Tomé e Príncipe são «duras devido à sobrelotação e mau estado das infraestruturas existentes».
O único estabelecimento prisional do país tem capacidade para 90 reclusos mas alberga mais de 300 pessoas.
Abel Veiga
Historiador
26 de Abril de 2024 at 7:50
“Falta independência ao poder judicial e responsabilização da corrupção em São Tomé”
Não consigo relacionar o texto com a imagem escolhida pelo o Senhor jornalista.
Senhor Abel Veiga queira esclarecer, por favor.
Obrigado
Felicidade
29 de Abril de 2024 at 21:03
Patribufos em acção.
Toda gente sabe que Patrice é ladrão mor em Stp.
Quem recusa em acreditar, entrega o seu salário ao Patrice trovoada para ver no que acontece.
GANDU@STP
26 de Abril de 2024 at 8:00
Bom dia STP!
Nenhum Pais pode afirmar ser insento de dificuldades, ou aspectos negativos, que necessitam de melhorias e correccAo.
As instuticcoes e organismos nacionais sAo constituidas e geridas por pessoas. Sempre que houver interferencia Humana, haverA excepcAo de regras e “double standard”. Esse E o tracco Humano em Europa, America, Africa, etc…
Para mim, E um pouco insultuoso e atE mesmo ofensivo que um Pais como os USA elabore relatorios acerca da situaccAo de outros Paises!!! HaverA algum Pais mais INJUSTO e CORRUPTO neste Planeta que USA???
Gabdulo MLSTP
26 de Abril de 2024 at 9:12
Gandu nāo entendeu a narrativa. Ela referre-se a falta de cadeia para por os corruptos Santomenses na prisão por cometerem crimes de corrupçāo contra a nossa nação e contra o nosso povo. Disfarçar já nāo será uma estratégia eficiente. Encarrar e mudar a situaçåo é única via para STP.
Vai ler o artigo de novo. Cito algumas partes da narrativa que se espera responsta urgentemente:
“…muitos cidadãos consideram a polícia ineficaz e corrupta…”
“…o anterior governo são-tomense ter investigado alegações de corrupção contra vários antigos altos funcionários, mas nenhum foi julgado…”
“…Falta independência ao poder judicial e responsabilização da corrupção em São Tomé e Príncipe…”
Respondam estes três pontos acima citados porque todos nós queremos evitar Guerra ou Conflito Civil dentro do território ou distúrbios social em Sāo Tomé e Príncipe devido alto nível de corrupçāo reinante no país.
Temos de aniquilar a corrupçāo com seriedade!
Estāo a brincar com a vida do povo Santomense. Esta situaçåo é insustentável e muito grave.
GANDU@STP
26 de Abril de 2024 at 16:13
Boa tarde STP!
Em resposta ao “Gabdulo MLSTP”, estamos na seccAo de comentArios. O que escrevemos E subjectivo, e nAo verdades absolutas. Penso que este espacco se destina a opniOes, meu caro!!!
José António
26 de Abril de 2024 at 11:06
Estados Unidos a falar de Direitos Humanos????
Quando enviam para Israel bombas que estão a matar milhares e milhares de crianças, mulheres, velhos e jovens?
Quando as crianças palestinas estão a morrer de fome de sede de água, devido o apoio dos Estados Unidos à Israel?
Quando o povo palestino é obrigado a abandonar as suas terras para que os colonos israelitas ocupam as suas plantações e meios de vida com o apoio dos Estados Unidos de América?
Quando vemos as crianças palestinas a espera de um pão para aliviar semanas sem meterem nada no estomago e os Estados Unidos a enganarem as pessoas e levam caixas nos aviões para atirarem para a população e estas caixas caem na cabeça das crianças famintas e matam centenas e centenas de crianças, com argumento que estão a enviar ajudas??
Quando a própria Secretária de Estado dos Estados Unidos dizem que os palestinianos em RAFA estão numa gaiola e não têm onde fugir e os Estados Unidos autorizam a Israel a bombardear o RAFA para matar crianças e pessoas inocentes?
Quando os Estados Unidos e Europa foram a Líbia assassinar um Presidente legitimo, o Presidente KADAFI, transformando hoje toda a região ni inferno, onde nem Mali, Níger Burkina Fasso que têm fronteira com Líbia não conhecem paz, apenas porque queriam roubar as riquezas naturais daquele país e o Kadafi não deixava? O povo líbio está hoje a sofrer devido os assassínios europeus com a França na cabeça e todos os outros país europeus incluindo Portugal e Espanha que ajudaram e com a força imperialista americana a matar?
Os Estados Unidos foram a Iraque e prenderam o Presidente e enforcaram o mesmo, e hoje o povo iraquiano vive numa das maiores instabilidade do mundo. No Afeganistão o senhor Trump, presidente dos Estados Unidos testou a chamada Bomba Mãe, para matar o povo afegão e hoje vês apresentar o relatório do mundo???
MUITA HIPOCRESIA. Sói acredita quem quer
Estados Unidos de América devia estar caladinhos.
Concordo que se lute contra a corrupção em S.Tomé e Príncipe, mas os Estados Unidos não têm lição a dar ninguém, só à aqueles patetas que andam a sua traz como cães de caça, sobretudo toda a Europa.
Justino Gonçalves de Sousa
29 de Abril de 2024 at 18:31
Os criminosos assassinos é que estão a dirigir o país, São Tomé e Príncipe está um caos, vive-se na miséria com alta delinquência que está bem implantada, desde os tráficos (droga em particular), violência sexual, assassinatos, roubos e assaltos a mão armada…está um autêntico inferno.
Enquanto este São Tomé e Príncipe estiver nas mãos malfeitoras do Patrice Trovoada e do seu ” maître à penser”,na pessoa do carrasco balãozinho Afonso da Graça Varela, vão continuar a violar a constituição, a cometer impasses ilegais,sem serem atormentados (até agora), porque em STP não há homens suficientemente corajosos,não existe patriotismo ( só de boca pra fora, ou com timidez até mesmo medo), não há nenhuma pessoa capaz de enfrentar estes malfeitores para pôr um termo a esta barbaridade que tornou STP em um goulague a céu aberto.
Ao mesmo tempo é compreensível porque todos aqueles e aquelas que ocuparam cargos importantes também fizeram das suas, roubaram, mentiram, aproveitaram pessoalmente enquanto podiam para encher os seus bolsos…todos primos, todos corruptos, todos vigaristas, todos malfeitores, todos desgraçados. Não um ou uma que possa mostrar as patas limpas (desde o 1° presidente, do 1° ministro após aindependência até os nossos dias) por esta razão é que a situação tende a manter-se por ainda um bom momento, porque também são cobardes. Só um Deus acuda é que poderá salvar STP.
Mesmo aquelas e aqueles que perderam um ente querido na última atroz violência do massacre do 25 novembro de 2022,não têm a coragem de romper com esta injustiça, que ceifou a vida dos seus familiares diretos e alguns são juristas, conhecem as LEIS…mas como também têm culpa no cartório, não ousam falar por terem colaborado para instalar este mal Trovoada que alagou em STP…estes mesmo também são aldrabões e corruptos.
Quem pode vir a tirar STP deste marasmo de ditadura, de criminalidade,de totalitarismo, quem ?