Política

Selecção «de todos nós» recebida por Pinto da Costa

A três dias do jogo com o Congo Brazaville que marca o regresso da selecção nacional de futebol às grandes competições internacionais, o Presidente da República recebeu esta manhã em audiência a equipa nacional no Palácio do Povo.

Uma audiência em que Pinto da Costa dirigiu palavras de incentivo e de estímulo aos jogadores, equipa técnica e dirigentes e apelou ao fair play, dentro e fora das quatro linhas, no importante encontro de sexta-feira no estádio nacional, a contar para a primeira eliminatória de apuramento para o mundial de 2014.

Durante o encontro o Chefe de Estado, fez perguntas sobre a forma como tem decorrido a preparação da equipa, inteirou-se das dificuldades que a federação Santomense de futebol enfrenta e pediu o máximo empenhamento de todos na representação das cores nacionais. Realisticamente admitiu, no entanto, que é elevado o grau de dificuldade que a equipa santomense pode esperar nos dois jogos com o Congo.

No final da audiência Pinto da Costa fez questão de tirar uma “foto de família” nas escadarias do palácio para registar o momento, quando estamos a poucos dias do regresso da equipa de futebol às competições oficiais da FIFA depois de vários anos de afastamento.

O vencedor desta eliminatória vai integrar o grupo E de apuramento para a fase final do mundial de 2014 da zona africana onde estão as equipas do Gabão, Níger e Burkina Faso.

Esta primeira ronda engloba 12 jogos a eliminar, a duas mãos, entre 24 equipas das menos bem classificadas no ranking da FIFA.

Idalécio Pachire, Presidente da Federação São-tomense de Futebol liderou a delegação que se reuniu com o Chefe de Estado.

Pena é que a Rádio Nacional, principal veículo de promoção do desporto em São Tomé e Príncipe, está em greve. A maioria dos são-tomenses não poderá se quer acompanhar o relato da partida de futebol que confirma o regresso de São Tomé e Príncipe ao palco internacional de futebol.

Abel Veiga

    39 comentários

39 comentários

  1. Eusebio Neto

    8 de Novembro de 2011 as 15:51

    Valeu o gesto do senhor Presidente da Republica.Vamos todos, (in)directamente apoiar a nossa seleccao. Estamos conscientes das dificuldades que vamos enfrentar mas, importa dignificar as cores do pais. Fica a pergunta, porque razao a RDP Africa nao nos da o mesmo tratamento que tem dado aos nossos irmaos dos PALOPs?

    • Adlander Aragão

      8 de Novembro de 2011 as 22:25

      simples, porque nós nus colocamos sempre em baixo da posição que oucupamos, se pararmos de pensar que estamos sempre sendo inferiores ao outros ai sim estaremo sempre em baixo vamos todos mostrar o quanto somos felizes nas nossas ilhas quanto somos competitivos o quanto somos fortes dÊ sempre o impocivel

  2. Leopaldo

    8 de Novembro de 2011 as 16:07

    Esse sim …. é um Presidente

  3. Sun Dótxi Béngue Lólaê

    8 de Novembro de 2011 as 17:02

    Valeu a pena este gesto de amabilidade e sensibilidade do Sr. Presidente para com a nossa selecção nacional de futebol.
    Temos que levantar essa selecção, vamos dar uma nova vida a ela.
    Apelo que os nossos jogadores, tenham coragem e mostrar o desportivismo no campo, aceitar as decisões dos árbitros e não perderem a cabeça.Isso é um apelo que faço ao Capitão da equipa que seja um líder, no sentido de boa conduta.
    Viva S.Tomé e Príncipe, viva a selecção nacional e coragem.

  4. Helmader

    8 de Novembro de 2011 as 17:23

    Só n gostei lá muito do equipamento, mas tá fixe

  5. AcreditoemSTP

    8 de Novembro de 2011 as 17:35

    Abel,eu gostaria saber se o melhor jogador Santomense da actualidade foi convocado? Chama-se Luis Leal e joga na União de Leiria da 1ª liga Portuguesa. Anda no ultimo fim de semana fêz de gato e sapato a defesa do Sporting.
    Força rapaziada, estamos todos a torcer pela nossa selecção. Lutem do 1º até ao ultimo minuto,comam a relva e dignificam esta terra pequenina mas de grandes homens e mulheres.

    • Mix

      11 de Dezembro de 2011 as 20:15

      Nao sera possivel serem convocado para jogar na selecao de Sao Tome devido a um simples motivo a nossa federacao de sao tome e principe nao tem condicoes economicas para financiar um jovem de tal calibre como tal nao fazem parte do platel saotomense. O tal Luis Leal de 24 anos jogador do Uniao De Leira e temos mais um que joga na segunda liga portuguesa e muitos outro espalhados pelo mundo .O nosso football precisa de expansao economica so assim sao tome ira adiante ao nivel mundial.

  6. ze pedro

    8 de Novembro de 2011 as 18:06

    gesto nobre que dignifica a nossa pequena nação….

  7. Gé Borges

    8 de Novembro de 2011 as 18:27

    Mesmo que não estejamos ao nivel… Vamos apoiar a nossa Selecção, que merece mais do que nunca.
    VIVA SÃO TOMÉ E PRINCIPE… VIVA O NOSSO DESPORTO.

    UM BEM HAJA PARA TODOS

  8. NINA

    8 de Novembro de 2011 as 19:34

    BOM SINAL

  9. HelVes

    8 de Novembro de 2011 as 20:17

    Pois é, essa questão da Rádio nacional é mto grave mesmo, espero que as autoridades saibam dar bom tratamento a essa greve, que se resolva logo…..espero que a nossa selecção jogue bem e já estou feliz pela oportunidade que temos para mostrar o nosso futebol….já imaginaram a nossa selacção a jogar aqui no brasil?? seria mto bom!!

  10. Adlander Aragão

    8 de Novembro de 2011 as 21:46

    Bom gesto, será mais fortificado quando as nossas autoridades perceberem que o disporto, e cultura, sãm sem duvida um bom condutor de envestimento turistico, e dai passarem a dar mais mão aos que nasceram para levar este país além fronteira com seus dons, espero nunca mais ver STP a ficar para tras por falta de financiamento da parte do estado, poque que não se convoca tb os nossos atletas que estão jogando em Pt, e outros país como o caso de Joice Barros e outros, depois dizem que querem ver coisas crescendo, façam sempre mais, quando pensares que ja deste tudo, faça ainda mais pois és capas, obrigado.

  11. Anca

    8 de Novembro de 2011 as 23:00

    Vamos ao estádio nacional 12 de Julho, no dia 11 de Novembro apoiar a nossa selecção.

    Para uma verdadeira onda da vitória.

    A vós, jogadores da selecção nacional;

    Joguem com união de grupo, estejam unidos no objectivos vencer, pois só assim são uma selecção, com disciplina de futebol e respeito pelo adversário, com fulgor, motivação,coragem e alegria de jogar o futebol.

    Vós ,jogadores, devem ter em mente na altura e aquando do jogo a camisola que vestem, jogarem e trabalharem como um grupo, devem estar sentir e estarem motivados e concentrados, jogar pelo grupo e pela seleção do país que os viu nascer, para que no final sentirem o orgulho e admirados.

    É possível vencer a seleção do Congo, por muitos golos, mas temos que os marcar, não desperdiçar, energia e oportunidades, para a quando a segunda volta, bastar pelo menos um empate, para estarmos com os pés na qualificação.

    É possível vencer a seleção do Congo, por muitos golos

    Temos que concretizar todas as oportunidades de golo, e marcar vários golos.

    Defender em grupo, e de forma organizada.

    Acreditem

    É possível vencer.

    Acreditem, descansem dias antes do jogo, não bebam bebidas alcoólicas, antes do jogo, par que estejam, com maior concentração e disponibilidade física.

    Imaginam entrar, em directo nas imagens que vão percorrer o mundo, para o mundo, a quando do campeonato de mundo no Brasil, com a camisola da nossa selecção vestida, e cantar o nosso Hino nacional, de mão ao peito?

    Pois é a vossa imagem que percorrerá o mundo, e ficará, para história.

    Há um trabalho de equipa a desenvolver, para conquistarem esse mérito.

    Tenham orgulho.

    Acreditem na vossa capacidade, e fulgor espírito de equipa, eficiência, marcar e defender, de forma organizada e em grupo.

    Acreditem, conseguem

    O país tem orgulho em vós jogadores da selecção.

    Muita humildade, quando pisarem o tapete do estádio nacional, tenham em conta o adversário, respeitem-nos.

    Façam o jogo de equipa e marquem.

    Nós os adeptos da seleção admiramo-vos

    Nós adeptos da seleção temos orgulho em vós

    Acreditem

    Coragem

    Confiança

    Concentração

    Motivação e espirito de equipa

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem Sãotomenses

    No dia 11 de Novembro, vamos todos apoiar a nossa seleção.

    Orgulho nação Sãotomense

    Orgulho Sãotomenes, esta é uma das oportunidades, que temos de levantar a nossa bandeira bem alto.

    No dia 15 de Novembro, vamos todos apoiar a nossa seleção, a Congo.

  12. Digno de Respeito

    8 de Novembro de 2011 as 23:08

    Agora sim é o momento para provar ou não a importância da RNSTP no ar. Certo que vai doer alguém, não?!!

    Quanto a RDP/África, acho que apenas podemo-nos queixar dos nossos próprios males. Para não entrar em pormenores, apenas deixo-vos a simples dica:

    Para sermos respeitados temos que nos respeitar a nós próprios. No dia em que nos despertarmos para realidade do mundo, sermos pontuais e apostarmos na qualidade, seguramente estaremos teremos maior atenção e respeito de todos.

    É provável que ainda continuamos a dormir à sombra da bananeira pensando na morte da bezerra….

    Para nossa seleção FALCÃO, se é que ainda se pode considerar, desejo-lhe bom trabalho e sorte. Esperemos por uma vitória e um empate (apenas)…rs Juntemo-nos para dar força aos novos representantes do futebol nacional.

  13. Anca

    8 de Novembro de 2011 as 23:48

    Entretanto, jogadores, se a selecção, estiver a perder, voltem a formar a união e entendimento dentro do campo, o objectivo da vitória é que deve iluminar o conjunto, concentrem no jogo,no resultado que querem alcançar, mantenham o espírito de equipa, marquem golos, constituem um conjunto de 11 jogadores, devem estar com a cabeça levantada, concentrados em vencer o jogo.

    Acredita em vossa força, vossa paixão pelo futebol,

    Nos adeptos da selecção temos orgulho em vós.

    Tenham confiança em vós próprios.

    E acreditem na vitória.

    Façam o vosso melhor, e o que estiver ao vosso alcance, a vitória.

    Mantenham-se organizados, na defesa, compactos no meio campo, e marquem, muitos golos.

    Existe uma formula marcar golos e defender.

    Existe uma formula para o vosso sucesso, no futebol motivação-concentração-eficiência, espírito de grupo,de equipa= marcar golos e vencer= a vitória.

    Acreditem

    Força selecção

    • Anca

      9 de Novembro de 2011 as 14:39

      Marquem um golo para mim.

      Outro para o nosso seleccionador nacional.

      Um para cada colegas vosso de selecção.

      Força rapazes.

      Acreditem no vosso talento, podemos chegar longe.

      Concentração e organização, espírito de equipa, união, para vencer.

      acreditem

  14. china

    9 de Novembro de 2011 as 1:37

    É com muita satisfação que veio por este meio dar força aos meus amigos e colegas,sei da vossa capacidade e qualidade, por isso fazem tudo para honrar o nosso país, somos pequenos mas tb sabemos jogar a bola….sei que vai ser muito complicado lutar contra congo,mas acreditem que é possivel….aproveito a oportunidade para mandar um grande abraço a Agi,Avó,adilson…tou a torcer por vocês…força ai..e um bem haja a todos santomenses….

  15. Anca

    9 de Novembro de 2011 as 1:53

    Existem altura em que devemos estar unidos como povo.

    Está é uma das muitas oportunidades que temos, salvo as nossas diferenças sociais,políticas, temos de estar unidos apoiarmos a nossa selecção nacional, dar o nosso apoio e contributo, para o melhor desempenho da selecção, para a sua qualificação, que é desejo e orgulho de todos.

    Bem haja a todos

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • Anca

      9 de Novembro de 2011 as 1:57

      Pois se trata da nossa Bandeira, símbolo da nossa Pátria.

      Nunca deixemos,a atirar ao chão.

  16. paparazzi

    9 de Novembro de 2011 as 7:43

    sim eu acredito sao tome esta a mudar novo presidente,novamente a selecçao nacional sim eu acredito.foi bonito ver o encontro entre a selecçao e o presidente e sinal de novas esperanças eu apoio a nossa selecçao vicva sao tome e principe

  17. Téla Nón

    9 de Novembro de 2011 as 9:26

    Não. Pelo que sei não foi convocado. Aliás para além do Luis LEAL, São Tomé e Príncipe tem muitos valores no campeonato português da segunda divisão. Nenhum foi convocado. Apenas os jogadores que evoluem no campeonato nacional de futebol representam o país diante da poderosa equipa nacional do Congo.

    • cumade

      9 de Novembro de 2011 as 9:59

      Abel, podemos ter a lista dos jogadores por equipas?
      Obrigado.

      • Téla Nón

        9 de Novembro de 2011 as 10:21

        Ainda hoje disponibilizarei a lista.

        • cumade

          10 de Novembro de 2011 as 10:54

          Abel, a tua promessa de disponibilizar a lista nao foi cumprida. Bom trabalho.

          • Téla Nón

            10 de Novembro de 2011 as 11:57

            Está a ser tratada. A burocracia nacional é pesada. O seleccionador nacional vai facultar a lista, só que andou ocupado ontem e ainda continua esta manhã.

  18. lino

    9 de Novembro de 2011 as 11:48

    é assim mesmo, sr. presidente.
    goste da sua atitude.
    está a agir em conformidade, para a ocasião.

  19. lino

    9 de Novembro de 2011 as 11:52

    mas que raio de Anca!!
    o sr anca passa a vida e bujardar a malta com textos enormes e apostado em protagonismo.
    e diz muito pouco no que escreve.
    vai com calma, amogo anca.
    pareces um falso moralista…., passe a redundância.

  20. Pai

    9 de Novembro de 2011 as 12:23

    Espero que a selecção de todos nós possa nos dar muitas alegrias,gestos como este do nosso presidente é de louvar…mas não compreendo como que o Luís Leal fica fora da convocatória,bem como alguns jogadores nacionais que jogam em PT,etc!Abel não sei se nos pode informar mais ou menos os critérios desta convocatória…mas agradecia…Força RDSTP

  21. rapaz de riboque

    9 de Novembro de 2011 as 13:34

    o capote vai ser 50-0

  22. ADELINO DOS SANTOS

    9 de Novembro de 2011 as 15:52

    Que tipo de selecção que só convoca os jogadores que melitam no futebol interno e com tantos jogadores bons na diaspura não são convocados eu acho uma babuzeira,temos que começarmos a pensar no sucesso da selecção do nosso País,temos que sonhae alto

  23. ADELINO DOS SANTOS

    9 de Novembro de 2011 as 15:54

    sonhar alto

  24. Julião Mendes

    9 de Novembro de 2011 as 16:33

    Eu sei vcs são capazes de demonstrar o melhor do vosso potencial.Embora joguem com uma grande selecção mas não demonstrem fraquezas. Força aí . Oh Jair vc tem td o meu apoio e toda a minha força.
    Mister Gustavo sabe o time k tem e vc o conhece melhor do k eu.

  25. Zidane

    9 de Novembro de 2011 as 16:55

    É verdade, não faz sentido neste forum apresentar artigos muito longos, porque cansa, sobretudo quando são mal escritos.

  26. lino

    9 de Novembro de 2011 as 16:56

    Abel, dizias ainda hoje…. o tempo vai passando.
    Não te esqueças.
    Ficamos a aguardar.

  27. Tluki Sun Deçu

    9 de Novembro de 2011 as 17:02

    força meu país STP

  28. O melhor do mundo (nissley)

    9 de Novembro de 2011 as 18:01

    Boa atitude do PR.
    É verdade q todos nós queremos q os nossos rapazes dignifiquem o bom nome de STP,mas pergunto eu:
    1.oq tem feito o estado para o bm do futebol?
    2.q condições foram e são dadas a esses rapazes tanto oa nivel físico,económico,e financeiro ?
    3.oq será deles depois do jogo cm o congo independentemente do resultado?

    -como todos sabemos o futebol hoje é um dos grandes negócios onde gera muitos milhões de contos,empregos e mais… por isso é algo mto delicado pelo q merece uma estrutura bem forte desde base ao topo cm todas as condições p q amanhã possamos colher bons frutos.
    -olhemos p o nosso campeonato ,os campos onde são realizados em pleno sec.xxi onde se exige futebol ao alto nivel uma vez q participamos nas grandes competições ?
    -deixemos de inventar basebol,andebol,capoeira,futsal,futbol feminino que não nos leva a lado nenhum e q s´mais uma forma de «comerem», e desperdiçar dinheiro e apostemos por agora seriamente apenas em futebol onze e atletismo p q possamos ter uma boa imagem e so depois relansarmos as outras actividades.
    repara:
    -qem conhece stp? ninguem …
    -sabs pq? pq o desporto rei não está divulgado,nem em projeção…
    -d que jogador sao-tomense ouve-se falar na diaspora?qntos sao?que esforço fez e faz a federação de futbol p algunx destes jogadores representarem os cores nacionais?
    «por td isso meus senhores ,falar de futebol é falar de responsabilidade, maturidade,investimento,condições,respeitodedicação ,amor,alegria,paixão…e não; dar um pão com chouriço,100 mil dobras ,dpois do jogo cada um por si,sem nenhum acompanhamento desportivo,como se fosse até um dia.
    Por este principio,por isso estamos onde estamos e ninguem nos valorize em nada e sempre andemos a bater palmasaos paises visinhos ,uma vez que deveriamos estar a par de igualdade ou mlhor.ou agora ou nunca.VIVA O FUTEBOL E STP …vamos vencer o congo apesar de tudo isso…

  29. Argentino

    10 de Novembro de 2011 as 7:56

    olha só espero que dessa vez a nossa selessão deixa fama eu acredito nos atleta principalmente da ilha do Príncipe, é de lovar que o têcnico Gustavo lembrou dos a tleta da ilha do príncipe, a selessão de s.tomé perdia tanto é porque ñ levava os atleta do príncipe, mais agora tudo vai ser diferente. boa sorte

  30. Olhos Vivos

    10 de Novembro de 2011 as 14:22

    Olhos Vivos – (10-Nov.2011)
    Comentário Nr.237/11
    Boa tarde,
    Uma atitude nobre,de simplicidade e de grande sentido de estado do sr PR e destes bravos rapazes.O nosso desporto rei (o futebol),bem como o desporto em geral deve renascer das cinzas e o País com que tanto sanhamos tambem para prestigiar e dignificar a nação, promover a auto-estima e o orgulho nacional.E porque o futebol onze arrasta multidões e representa o desporto de massas, e é hoje em dia uma das maiores industrias e não, desejo toda a sorte do Mundo a nossa selecção.Acreditem que é possível obtermos uma boa prestação.Com determinação e humildade!Olhos Vivos.

  31. Olhos Vivos

    10 de Novembro de 2011 as 15:31

    Como nota de Redopé:A imagem já diz tudo e S.Tomé e Principe está de parabens,onde não faltou na fotó família a descontração dos atletas, o espírito de grupo e a capacidade de liderança do Mister.Resta-nos esperar que os 90 minutos jogo dite o resultado.Saudações desportivas!Olhos Vivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo