Desporto

Rombo financeiro na Federação São-tomense de Futebol

A Federação de Futebol que anualmente recebe 230 mil dólares da FIFA, regista um rombo financeiro na ordem de 230 mil dólares. O novo Presidente da Federação de Futebol, Idalécio Pachire, avisou que já não há dinheiro para a realização dos campeonatos de futebol em 2011.

Com um encaixe financeiro anual de 200 mil dólares para realização dos campeonatos nacionais de futebol, assegurado pela FIFA, a federação nacional de futebol, está em crise. O novo Presidente Idalécio Pachire diz que a situação é temível. «Das contas nos dois bancos comerciais, os estratos apresentados em 1 de Novembro de 2010, indicam um saldo inferior a 230 mil dólares, ou seja, neste momento a nossa federação deve ao banco cerca de 230 mil dólares. Isso pressupõe que a verba que a FIFA deverá disponibilizar para 2011, só vai servir para pagar as dívidas», explicou Idalécio pachire.

Situação que põem em causa a realização de todas as actividades desportivas previstas para 2011. «Esta herança deixada pela antiga administração perante a dívida deixada, vai dificultar o arranque das nossas actividades sobretudo o campeonato», referiu, o Presidente da Federação.

A nova direcção da Federação acredita que está diante de um escândalo financeiro, e promete levar o caso para os Tribunais. «Nós não somos polícia, não estamos a perseguir ninguém. Simplesmente com estas constatações iremos pedir uma auditoria as contas da Federação e depois da auditoria iremos levar os resultados as instâncias dignas e superiores», pontuou.

Idalécio Pachire criticou também o facto da anterior direcção da federação de futebol, encabeçada pelo jornalista Manuel Dendê, não querer colaborar com a nova direcção na transferência dos dossiers.

Abel Veiga

    26 comentários

26 comentários

  1. Koisa de fazer boi dormir

    26 de Novembro de 2010 as 21:37

    É pena, mas é STP…que mais se podia esperar se a semelhança desse caso, comem-se milhões e bilhões de dobras em tudo quanto é sítio nessas ilhas onde a corrupção faz já parte da nossa forma de ser e de estar…

  2. BLAGA PENA

    27 de Novembro de 2010 as 6:32

    Esse muleque sempre viveu a pala da federação por isso nunca quis deixar.
    foi uma forma de fazer-se na vida

  3. GREGÓRIO VAZ CONCEIÇÃO

    27 de Novembro de 2010 as 9:45

    Já não é novidade.Só seria novidade se fosse o contrário.

  4. João

    27 de Novembro de 2010 as 11:57

    Pires, como vês, a intervenção do Tribunal de Contas é bem-vinda na FSF.

  5. FURRACÃO

    27 de Novembro de 2010 as 13:52

    Como esta instituição , existem muitas outras em stp em que não se muda os dirigentes , e fica nisso, depois de seculos com esse senhor a mandar ele achou que aquilo era dele, ninguem fiscaliza ninguem em stp e fica nisso.
    uma pouca vergonha, uma pouca vergonha.
    Na verdade oque muda de chefia mesmo em stp são cargos de ministros e mais nada.

    as pessoas se sentem donas e não mero decisores.
    A que tomar medidas contra essas ações. FORÇA PACHIRE. também o homem tinha mulher em todas localidades de stp e ate principe, como ter dinheiro pra mante-las todas, ainda mais com todo esse nariz que ele tinha so podia dar nisso

    Pena que em stp ninguem vai pra cadeia
    os tribunais precisam de reforma urgente.
    O sr LEITE que esta ali é na verdade o sim sim o MLSTP não vai gostar e pronto
    i nada funciona

  6. Obama

    27 de Novembro de 2010 as 16:59

    Que o senhor procurador geral da república levante da cadeira e comece a por em acção e executar as suas tarefas. Faça justiça e n tenham dó nem piedade das pessoas envolvidas no desfalco financeiro da federação. Este senhor, Manuel Dende, que pelos vistos n sabe fazer mais nada na vida a n ser presidente da federação, deve ser levado a justiça, (caso se confirme de facto as acusações) e repor toda a quantia lesada ao estado (povo). Pensava ele que iria ficar por lá eternamente. Que sirva de exemplo a outros cargos, cheios de caso de rombo financeiro, cambardas de senhores que n querem trabalhar nem deixam os outros trabalhar e que só vivem a custa disso. Metam esses senhores na cadeia, tirem-lhes os bens e proibem-nos de ocupar cargos importantes no estado. Só assim, STP desenvolverá. Um bem haja ao povo de STP.

  7. Tentado a ler

    27 de Novembro de 2010 as 19:37

    O muleque de barba branca, ja foi condenado por uso indevido de dinheiros publicos. Mas pelo jeito a condenacao foi canja para ele. O cara precisa de um correctivo a serio

  8. Andrade Catanhede

    28 de Novembro de 2010 as 10:07

    Já era de esperar!… É correcto a decisão do novo Presidente em servir-se de uma auditoria imparcial, composta por profissionais competentes, para a clarificação dos factos. Após isso, os tribunais farão o resto e o menino Dênde vai juntar-se à muitos igual a ele na cadeia.

    • António Veiga Costa

      30 de Novembro de 2010 as 11:09

      Só não vale apresentar Relatório de Auditoria Internacional assinado por cidadão santomense, como eu mesmo pude ver certa vez, em determinada reunião, na Federação.
      E de que adianta o Procurador atuar se virá em seguida os Drs. Edmar Carvalho ou Gabriel Costa, defendendo os corruptos, imediatamente embasados pelo Tribunal Constitucional?

  9. pantufas

    28 de Novembro de 2010 as 11:00

    E mesmo assim querem dizer que o tribunal de contas,………

  10. Zé-Louvué

    28 de Novembro de 2010 as 11:46

    Isto é uma vergonha| Como é possível esse senhor ter estado a ocupar esse cargo há tantos anos vivendo na folgança, sem q houvesse uma fiscalização. Inclusivé o próprio Banco q permitiu o levantamento do dinheiro até atingir esse valor negativo, não acham estranho? São estas noticias q nos envergonham e q compremete sériamente as instituições. Façam justiça.

  11. rapaz de riboque

    28 de Novembro de 2010 as 12:50

    espero que seje feita a justiça porque aquele homem roubou tem que pagar para acabar com isso cá já esta a ficar uma vergonha para nós com tanta curupçao e gatunagem

  12. RECORD

    29 de Novembro de 2010 as 8:30

    Sr. Dêndê, agora está claro o motivo de tanta garra pela presidência da FSF, além continuar a viver às custas desse bem-colectivo, vinha pondo em causa o desenvolvimento do desporto-rei.
    Já agora, Fracassado, se fosses reeleito que milagre farias p realizar o novo campeonatoo que já tinha data de arranque marcada e tudo mais?
    Cá pra mim, este dinheiro simplesmente sumiu, pois já havia verba para o início do campeonato neste ano… e o Dêndê sabe disso! Mas com o nosso Trib. Contas, logo logo aparecerá, assim como no caso da ENCO. Força Man Paxe e Dr. Frederico da Glória(FSF)! Força Man Nato (TC)!

  13. Macarofe

    29 de Novembro de 2010 as 9:24

    Neste pequeno território as corvinas, alada, barracuda, não são pescados com simples anzol e fio. Portanto so com um bom pescador ( Procurador maduro)é que pode pescar aqueles peixes. Fora disso haverá guerra fria entre dirigentes. Podem crer que este é o começo de quando se fala do petroleo ( ouro negro). Haverá armas de fogo dentro de dias devido acusações reais. Fui

  14. Celsio Junqueira

    29 de Novembro de 2010 as 9:38

    Meus Caros,

    Em STP casos de corrupção e má gestão e/ou gestão danosa, é igual ao proverbio, cada escavadela uma minhoca.

    A lama salpica a todas instituições, proliferam como cogumelos selvagens, e não sabemos como usar a lixivia para branquear este país.

    A ver se vem uma agua mato e os leve a todos para o mar, porque não queremos mais rios sujos e porcaria na nossa terra.

    Boa sorte ao povo de STP,

  15. Novo colonialismo

    29 de Novembro de 2010 as 10:02

    isto não pode seguir desta maneira a nosso país…
    Quem não gosta de STP…que disaparece..por favor…
    deixa de brindeira…basta…
    sejemos proficional ou tratar de ser…
    parece que somos todos inteligente…
    pelo menos na TOE…
    pretos estúpidos,
    este pais é nosso….basta…basta…basta

    • MASCARADO

      29 de Novembro de 2010 as 11:34

      CUIDADO COM INSULTO SR OU SHORA”NOVO COLONISLISMO”
      N ADMITO K VENHAS CA INSULTAR OS PRETOS.
      SOU PRETO AFRICANO SANTOMENSE E SINTO-ME MUITO ORGULHOSO DE SER NEGRO. TAS ARUMADO EM BRANCO BURRO.
      O MODERADOR DESTE SITE PRECISA FAZER MELHOR O SEU TRABALHO

      • Matos

        29 de Novembro de 2010 as 17:16

        Conformismo nao! e estupido sim, porque sim nao, fariam algo de proveitoso ao pais, e nao estar a destruir a terra e quando precisam de algo vao ao extrangeiro gastar o dinheiro que roubam…

  16. oldayr salgueiro

    29 de Novembro de 2010 as 16:14

    Olha isso um ano sim um ano não realiza os campeonatos mais recebemos 200 mil dolares todos os anos aonde foram no minimo os 200 mil dolares do ano não oque fizeram com esse dinheiro se nao estou no erro sào 5 anos que nao realizaram campeonato nos total de 13 anos nas minhas contas ,5*200mil=1milhão de dolares esses faltam os dos 7 anos que gastaram 200*7=1.400000,oo dolares e eu estva presente nesses campeonatos ,deram 15 botas se nao me falham menoria a 32 clubs ,15 caneleiras ,duas luvas e 500 mil dobras para cada clubs , nada de matriais de primeira tudo de qualidade baixa , nao esquecendo de 5 bolas por mais quando os campeonatos começarem a realizar no Estadio 12 de Julho a gestão de jogo era feita pela fideração quer dizer que as equipas recebiam de da fideração um migalha porque as despezas dos jogos eram pago com a venda dos bilheites depois se sobrar alguma coisa era devido pela fideração e as equipas quanto as espenção medicas eram pagas pelos clubs . um campeonato que nos primeiros anos eram feita pelo 8 clubs, V.RIBOQUE , SANTANA , PALMAR ,GUADALOPE, P.CRUZ,FOLHA FEDE,A.IZÉ E CAIXÃO GRANDE esses eram clubs de Primeira Divisão ,e campeonato de segunda divisão era feito por 2 zonas ,Zana SUL E Zona NORTE por nao realizavam mais que 16 jornadas por zona depois com que falcatruais e corrupção um ano ficou tudo por resolver campeonato não chegou a fim então subiram 4 equipas ficaram na primeira disao 12 equipas e na segunda nao falha memoria 20 equipas , e hoje temos 10 na primeira e 22 equipas na segunda fazendo as contas com jogos de taça são 3 jornadas de campeonatos 1 de taça quer dizer 1mes pra realizar 4 jogos na primeira divisão 18 jornadas 6 meses comjogos de taça 3 de campeonato e 1 de taça isso é para primeira divisão e na segunda divisao mesma coisa 6 meses de compitição com tudo que escreve em sima esse dinheiro foi mal gasto paga-se policia e algumas coisas pequenas como se for o jogo no Estadio 12 de julho quem cobra os bilheites os porteiro e apanhadores de bola isso nao passa de 1milhao de dobras porque eu ia sempre fazer as contas quando era jogo de Andorinha esse dinheiro nao sai de os tal 200mil aonde eu estudo realiza campeonato de melhor nivel que STP nao ha gastos desses com mais clubs e melhor condições . Isso é so pra esclarecer que ai gastam pouco pra realizar os campeonatos ,quanto a despeza da federação Jardineiro , secretaria da federçao area logistica area de diciplina , secretario geral , 3vices presidentes nem aparecem sempre , Presidente area de arbitragem . e sao realizados varios curso ai e também etram alguma verbas extras que nem sao dos 200 mil patrocinios BCE ,CST e um dinherinho do governo e mais que nao sabemos ,fico por ai a mais coisas mais …………………OS

  17. Lupuye

    30 de Novembro de 2010 as 2:05

    xeeeee, militar e futebolista tb fica gordo assim? E pa, um pouco de vergonha. Faz um pouco de exercicio pra baixar gordura que com o tempo so te pode e fazer mal. Nunca ouviste falar da hipertensao, do colesterol,dos pbs do coracao etc, etc. People who know better but cannot do better. Shame!

    • Mario santola

      30 de Novembro de 2010 as 10:59

      realmente o gajo ta a parecer um leitao podado…mas isso nao vem ao caso

  18. rui medeiros

    30 de Novembro de 2010 as 16:58

    FORCA MAN PAXI META ISSO EM ORDEM BOA SORTE

  19. pantufas

    30 de Novembro de 2010 as 17:32

    Como este existem muitos mais.È pena serem protegidos pelo tribunal const.

  20. Carlos Alberto Passos de Oliveira

    1 de Dezembro de 2010 as 3:44

    Essa notícias são lamentáveis, pois aqui no brasil se passou a ter uma boa imagem do futebol de São Tomé e Príncipe depois que jogadores deste país vieram para cá. Houve até uma matéria na Revista Placar – , a mais importante publicação na área futebolística do Brasil. Vai um aviso, não deixe que isso acontença, o futebol , além de ser uma ótima ferramenta de cidadania, também é um forte fator comercial,sem falar na divulgação que faz do próprio país.

  21. florbela

    5 de Dezembro de 2010 as 21:10

    MAN PAXE MUITA FORÇA E CORAGEM NÃO DA OUVIDO AOS DISSE K NÃO DISSE PORK NÃO ERA SEM TEMPO PARA O SENHOR DE BARBA BRANCA DEIXAR ESTA PASTA AGORA ELE SÓ TEM É K PRATICAR O JORNALISMO E MAS NADA…….

  22. PJ

    9 de Dezembro de 2010 as 15:57

    É por causa destas e de outras situações que vemos coisas como esta:
    http://desciclopedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_S%C3%A3o-Tomense_de_Futebol

    Sinto-me humilhado como Santomense :S

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo