Governo incentiva a prática do desporto escolar

Moribundo a mais de 10 anos, o desporto escolar está em vias de ser implementado. A boa nova foi anunciada pelo Secretario de Estado da Juventude e Desporto, Abnildo de Oliveira, durante a abertura da Assembleia Ordinária do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe (COSTP).

Segundo este dirigente a implementação do desporto escolar vai ser uma organização conjunta da Secretária do Estado da Juventude e Desporto e do Ministério da Educação e Cultura e Formação. Abnildo de Oliveira, disse que o Orçamento Geral do Estado (OGE) para o presente ano económico de 2011 foi contemplado verbas para por em marcha este projecto.

O baixo nível dos atletas e a consequente má prestação das selecções nacionais em competições internacionais devem segundo as autoridades competentes ao desaparecimento do Desporto Escolar, que em tempos funcionou como um dos maiores celeiros para a descoberta de talentos para a prática de diferentes modalidades desportivas.

João Costa Alegre, Presidente do Comité Olímpico Nacional, um dos principais parceiros do estado em matéria desportiva alertou  ao governo sobre a necessidade de se investir “seriamente”, quer ao nível de quadro técnicos bem como desportistas.

No entanto, Karaté, Taekondow Canoagem, Ciclismo ficam de fora do projecto Desporto Escolar, explicou Abnildo de Oliveira, pelo facto de não existirem condições nos estabelecimentos escolares para o fomento destas modalidades.

A visão e posição do governo face ao desenvolvimento do desporto foram tornadas pública na Assembleia Ordinária do Comité Olímpico Nacional, isto numa altura em que o país prepara-se para participar nos Jogos Africanos a terem lugar em Moçambique em Setembro próximo.

Atletismo, Canoagem, Ciclismo e Taekondow são as modalidades desportivas que tomar parte no evento, com excepção de ciclismo outras modalidades vão enviar os seus atletas para os em três centros centros de alto rendimento no Brasil França e Portugal, no âmbito da bolsa olímpica concedida pela Solidariedade Olímpica.

Ramusel Graça

  1. img
    um Fulano Responder

    Viva São Tomé!
    Viva boas ideias!
    Se fôr necéssario estou desposto a comparticipar para ajudar este projeto. Que as autoridades gouvernamentais e do Comité olimpico de STP definem bem os objectivos deixando possibilidades para os emigrantes darem a sua contribuição. Espero que os outros leitores se federem neste sentido.

  2. img
    Búzio sem Pena Responder

    Acho muito bem, mais primeiro o povo precisa de comida, os desportistas precisam-se de alimentar bem

  3. img
    Mimi Responder

    A ideia de se acordar o desporto escolar e FANTASTICA!

    Entretanto espero que seja bem pensada antes de ser implementada. Ja se calculou os custos ou vai se vendo no decorrer quanto custa e onde arranjar fundos? Tem-se as infraestruturas ou vai-se continuar a dar um jeito. Tem-se os professores ja preparados ou em preparacao para a implementacao do programa? Por onde comecar? Pelo Primario? Secundario? Espero que se defina bem as coisas para se fazer a diferença. Sonhos sao muitos mas nao faz mal fazer uma coisa de cada vez!

  4. img
    Lévé-Léngue Responder

    Também abraço esta iniciativa, pois a prática do desporto concorre em grande medida para a boa saúde, resultando daí mais vida e produtividade.
    É pena que houve essa paralisação por mais de 10 anos, o que pressopõe escassez de desportistas qualificados e cidadãos saudáveis.
    É de pequeno que torce o pepino e, acima de tudo, valerá sempre o espírito olímpico!

  5. img
    Jaylson de Carvalho Responder

    O PRIMERO PASO ….POR FIM
    Como estudante de educaçao fisica e desporto fico feliz em saber q o governo vai retomar a pratica do desporto escolar,ja q o mesmo seria uma das melhores formas de descubrir talentos desportivos,ademas de proporcionar um bom relacionamento entre colegas e contribuir para o bem estar de cada estudante.

  6. img
    mario delgado costa Responder

    nao falar do dispoto so.criar cantinas disportivo.o saco vasio nao pode ficar de pe.

  7. img
    mario delgado costa Responder

    verifiquei os futuros disportistas todos atentos para um futuro melhor no Disporto Aller Stp.

Deixe um comentario

*