Praia Cruz campeão de São Tomé e Príncipe

O Grupo Desportivo do Sporting da Praia Cruz, sagrou-se Campeão Nacional na tarde de sábado ao cilindrar o Desportivo de Porto Real da ilha do Príncipe por 5 bolas sem resposta. O troféu foi entregue pelo Primeiro-ministro interino e Ministro da Defesa, Óscar Sousa.


Praia Cruz havia derrotado a turma de Porto Real no Estádio do Príncipe por 2 à zero no jogo da primeira mão para apuramento do campeão nacional. Na segunda mão disputada no último sábado, no Estádio Nacional 12 de Julho, Praia Cruz ganhou por  3 à zero, carimbando assim o passaporte dos leões-do-mar para o Campeonato dos Clubes Regional de Africa.

O Ministro da Juventude e Desporto, Denílson Cotû, considerou que foi uma partida interessante do futebol entre as duas ilhas com espírito de Fair Play que veio brindar a população uma festa de futebol; e que este espírito deve permanecer em todos os santomenses.

Para o Presidente da Federação de Futebol, Idalécio Pachire,  o jogo foi razoável porque o Praia Cruz veio do Príncipe com um resultado já feito. Enalteceu a coragem da equipa do Porto Real «lutaram, mas: foram a baixo porque no futebol é mesmo assim», frisou.

Pachire, como vocalista principal da Federação Santomense de Futebol, felicitou a turma dos leões-do-mar e também a de Porto Real que embateu na medida que pôde e reconheceu a sua desvantagem com o relvado sintético, mas o sol ardente e que o referido jogo foi razoável sem muita técnica.

O Presidente do Desportivo da Praia Cruz, Nino Monteiro, precisou que o jogo foi bom e que os seus pupilos estavam a vontade porque « Foi uma partida bem disputada em que nós saímos vencedor, estou e estamos felizes por termos terminado o campeonato sem nenhuma derrota e juro que foi uma batalha muito bem disputada e agora a nossa missão é preparar para a competição africana», enfatizou a Luz e Farol da turma de Praia Cruz, Nino Monteiro.

Monteiro, deixou ficar bem claro a seguinte mensagem «todas as instituições, empresas privadas devem contribuir para o desporto nacional mais serio e mais responsabilidade em qualquer paragem que estiverem», pontuou.

Para finalizar ouvimos o treinador da equipa do Porto Real, Francisco Lopes, que teve um ano de paragem proveniente dum castigo federativo, chegaram ao final do Campeonato de São Tomé e Príncipe mas por infelicidade perderam com Praia Cruz e aposta regressar no próximo ano. «Nós começamos bem e depois o árbitro começou a nos prejudicar com uma grande penalty aos 15 minutos a favor de Porto Real e o ele fechou a sua vista. E tem mais: diversos fora de jogo que não foram assinalados, como também um outro penalty em que o guarda-redes de Praia Cruz manteu-se com a bola na mão e não passa nada! Contabilizou as sucessivas desmotivações para os jogadores que reclamaram até agora e continuam», anunciou o Francisco Lopes.

Recorda-se que na temporada passada, o Sporting do Príncipe, que venceu o campeonato nacional, não conseguiu participar nas provas africanas, contra a equipa do RANGER da Nigéria, devido lhes enfiaram um barrete, a promessa do avião garantido falhou e o Sporting do Príncipe apanhou uma pastilha da CAF com o seguinte castigo a saber:  A suspensão nas provas africanas durante três anos, uma derrota de 5 a zero na secretaria e multa de 25 mil dólares norte-americanos.

Portanto mesmo se fosse  o Sporting do Príncipe a vencer a final de ontem, seria na mesma o Sporting da Praia Cruz que iria para as competições africanas devido o referido castigo vigente da Confederação Africana de Futebol sediada no Cairo.

Inter Mamata

  1. img
    luisó Responder

    …não conseguiu participar nas provas africanas, contra a equipa do RANGER da Nigéria, devido lhes enfiaram um barrete, a promessa do avião garantido falhou e o Sporting do Príncipe apanhou uma pastilha da CAF com o seguinte castigo a saber:…

    Por favor até dá dó ao ler isto tão mal que se escreve..
    Parabéns ao Sporting.

    • img
      João Semedo Responder

      E que até agora, a FSF n/ nos faz o favor de anunciar qual é o castigo exacto que o Sporting C. Principe apanhou. Pelos relatos da imprensa da Região, mesmo a próopria equipa n/ sabe se foi ou não castigada. Boa sorte Praia Cruz. Façam as coisas com lisura,e sei que Praia Cruz tem pessoas (gente com cabeça, tronco e membros) com competência mais que suficiente para , garantir, uma participação digna do Clube na Liga. isto, pois, para evitar a tramoia da Federação, para não vir dizer que o Praia Cruz não participou porque n/ foi inscrito na CAF. Vive Praia Cruz.

  2. img
    ze miranda Responder

    estão de parabens vocês fizeram de tudo para que o trofeu ficasse em s.tomé disso ja sabiamos mas pronto, o merito foi da praia cruz parabens a porto real fizemos o que podiamos, agora cabenos lutar para o proximo ano, de salientar que nós no principe não gostamos do senhor comentador Brasanan Santos, um homem que não tem qualidade para ser comentador desportivo, vem sempre inferiorizando as equipas da ilha do principe, mesmo quando o sporting club do principe foi campeão ele falou coisas que um comentador não poade falar por isso lamento muito a forma como se faz desporto em stomé pra vcs as equipas do principe não tem qualidade mas esqueceram que fomos campeão durante trez anos seguidos.. obrigado

  3. img
    Jose Salomao Responder

    Parabens pela vossa Victoria. Eu sou president de um clube em cabo verde que e o sporting do do porto novo e quando for a s.tome pretendo entrar em contacto convosco para uma relacao de parceria.
    o nosso contacto e 9935676 e o nosso email esta na nota.

  4. img
    pedro Responder

    Categoria

  5. img
    Aurelio Espirito Santo Responder

    Ate agora não li nesse jornal das outras equipas : quem desceu de divisão quem subiu, tabela geral. Por favor poêm uma tabela geral.

  6. img
    Riboquense até morrer Responder

    Parabéns, Sporting da Praia Cruz, parabéns a toda a equipa,parabéns Tó Adão, parabéns direcção.
    Vitória merecida, invictos até ao fim.
    PARABÉNS.
    No próximo ano será o Vitória do Riboque.

  7. img
    observador Responder

    Grande Sporting da Praia Cruz….

  8. img
    Humilde Responder

    Assim está lindo e maravilhoso, mas dia menos dia, não estaremos mais interessado em participar do vosso campionato, mais saibam que nos do Príncipe temos orgulho da nossas equipas, pois a fideração só dá atensão a equipa de São Tomé, tanto é que nem conseguiram ser solidario para com a quepa de sundy, a ponto de não nos deixar treinar naquela coisa que vcs chamam de estadio, mais uma vez, bem feito para povo de Príncipe que veem essa gente de São tomé como Deus, pq quando veem pra cá, devem ser tratado da mesma forma, mas vcs aqui do Príncipe continuam tratando-os com mordomia, agora toma lá….
    Agora eu pergunto, para quando vão colocar relva sintetiac no estadio Regional 13 de julho? fica a pergunta, obrigado.

    PS: O senhor Tô Adão fica sabendo, que dá proxima quando vier ao Príncipe, ou seja melhor nunca mais pisar Príncipe, arrogante….

    • img
      Vivi Responder

      Humilde,

      Seja realmente humilde.
      No ano passado os dois troféus foram para Santo António, este ano ficaram em São Tomé. Qual é o problema? Quanto ao relvado no estádio do Príncipe, concordo. Pressionem o Man Pachire que tem bué de cumbú…fui.

  9. img
    Manuel Penhhor Responder

    Em nome do clube DINAMICOS FOLHA-FEDE,venho deixar os meus parabens a Federacao Santomense de Futebol,por ter terminado esta missao,aproveitando tambem para felicitar a toda equipa do Praia Cruz,pelo esforco e categoria que fizeram brilhar nesta temporada.
    Desejo sucesso na copa Africa
    na.

  10. img
    Vivi Responder

    TÓ ADÃO, GRANDA TREINADOR!!!

  11. img
    Féde Pido Responder

    Espero que cumpram as exigências da CAF, e não façam vergonha ao Pais, como fez o Sporting do Príncipe.

  12. img
    Rodnusca Responder

    Parabéns a praia cruz e ao Tó Adao um grande homem e treinador

  13. img
    Riboquense até morrer Responder

    Viva O Sporting da Praia Cruz!
    Viva o Porto Real!
    Viva o futebol!

    P.S- Man Pachire, é favor começar a pensar em pôr relvado no estádio regional.
    A Federação tem bué de cúmbu. Obrigado.

Deixe um comentario

*