Empresa angolana de telecomunicações poderá ser segunda operadora no mercado são-tomense

A empresa angolana UNITEL, concorrente solitária no concurso aberto pela Autoridade Geral de Regulação apresentou proposta de mais de 7 milhões de dólares, para ser a segunda operadora de telecomunicações no mercado são-tomense.

Foi no início desta semana que a Autoridade Geral de Regulação, fez a abertura das propostas referentes ao concurso público para contratação de uma segunda operadora de telecomunicações para o mercado nacional.

A empresa angolana UNITEL, foi a única concorrente e presentou uma proposta financeira que ultrapassa os sete milhões de dólares. A comissão de avaliação das propostas leu o conteúdo da proposta da empresa angolana. «Comprometemo-nos a pagar este montante a pronto e em dólares dos Estados Unidos de América, no prazo de 5 dias úteis após a notificação ao adjudicatário provisório da decisão de atribuição da licença nos termos do artigo 15.5 do regulamento do concurso».

Segundo Orlando Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da AGER que preside a comissão de avaliação das propostas, o trabalho ainda não terminou. A Comissão está agora debruçada sobre a avaliação da proposta técnica.

Para execução técnica do projecto de instalação da segunda operadora de telecomunicações no mercado nacional, a UNITEL, pretende instalar tecnologia de última geração. A futura empresa de telecomunicações será designada de UNITEL –STP.

UNITEL é líder do mercado angolano de telecomunicações. No ano passado facturou cerca de 945 milhões de dólares norte americanos. Tem participação da Portugal Telecom, mas a maioria das acções pertence a Isabel dos Santos.

Se confirmar a sua entrada no mercado nacional de telecomunicações terá como concorrente a CST, empresa de capital misto Portugal Telecom(51% do capital social) e o Estado são-tomense(49%).

Abel Veiga

  1. img
    Sou Deus Responder

    Obrigado Abel por esse espaço. Seja bem vindo mais uma companhia. A concorrência é saudável nos tempos actuais e que ganhe o consumidor.

    Por outro lado, a melhor profissão em STP é Deputado. Não importa se fala asneira, se se é formado ou se defende mesmo o país. Cerca de 132 mil euros foram gastos para aprovação do OGE. Donde vieo esse dinheiro? Com a falta de medicamentos estamos a dar Gorjetas a bandos de falabarratos.

    O Orçamento de Estado foi aprovado. Viva MLSTP, PCD e MDFM que salvaram o país.MAs eram necessário 132 mil euros.

    MAs cada deputado recebeu 3 mil euros. 29×3= 87 mileuros. O Presidente da Assembleia acumolou, o líder parlamentar do MLSTP e PCD acomularam mais 5 mil =15 mil. Cada Presidente dos partidos(MLSTP,PCD e MDFM) que sustentam o Governo recebeu 10 mil = 30 mil.

    Porconseguinte. 87+15+30= 132 mil euros.

    Viva Abel por nos dar essa oportunidade para gente desabafar. Força abel.

    • img
      kungfu Responder

      Mto obrigado pela informacao.
      Ate quando, vamos ficar de bracos cruzados e assistir esta GRANDA vergonha?
      Ate quando, meus Senhores?
      A mudanca nao vem do alto….pensem nisso.

    • img
      Estamos atentos! Responder

      Que tremenda palhaçada!
      Foram gastos 132€ como e quando? Eu penso que os deputados não fizeram mais do que o seu dever em aprovar as GOP e o OGE, é que fazem todo ano, por isso, não vejo o país a gastar este valor com a aprovação do OGE, o sr. se tiver prova disponha, não vem aí defamar as pessoas. Sejamos sérios!

  2. img
    Pintista do Gabriel Responder

    Muito bem.

    É preciso injectar nova dinamica nesse mercado de telecomunicações.

    Só a CST não consegue satisfazer as necessidades do consumidor, e tem deixado muito a desejar.

    Viva a concorrencia!

  3. img
    matutui Responder

    E é apenas uma farsa. Pelos visto a CST ou a unitel sera a mesma coisa. Os Lucros irão parar nos mesmos bolsos. O que estarão a lutar é apenas pela prcentagem! Certamente irão usar outros truques de estorquir dinheiro às populações diferente aos que CST utililisa como por exemplo de cobrar 1 minuto e um segundo 5 mil e dobras. Imagina só quanto cst ganha a cobrar gratuitamente 2 mil e quinhentas dobras à cerca de 99% dos utilizadores de telemoveis, para cada chamada, uma vez que é quase imopossivel falar no espaço de tempo de minuto bém difinido.È claro existem móveis com definições capazes de precisar o tempo de chamada e cortar a ligação logo no limite do tempo pré- definido.Mas todos móvies não têm a capacidade de evitar esse assalto. Aliás essa síncope de ligação provoca desagrado transtornos aos interlocutoras!
    De qualquer forma benvida a Unitel STP!
    Tomara que um dia ela não venha a ser Redenominada Unitel-CST!

  4. img
    matuitui Responder

    Quem espera concorrência entre a Unitel e a CST estão completamente enganados!Reparem bém quem são os acionistas! Quer os lucros da Unitel quer os da CST vão parar quase todos nos mesmos bolsos! Isso é só um questão de estratègia e de percentagens nos lucros. Logicamente os truques serão diferentes mas o objectivo será sempre o mesmo! Não será de estorquir os utilizadores 2500 dobras/chamada mas certamente haverá outra forma!
    De qualquer forma a CST não irá concorrer sinão consigo mesmo. Porque a Unitel-STP será o mesmo qe Unitel-CST!Isso é apenas uma estratégia de monopóleo!

    • img
      matuitui Responder

      Permita-me a correcção: Quem espera etá…. obrigado

      • img
        matuitui Responder

        Quem espera está…

  5. img
    Descendente dos contratados Responder

    A concorrência é bem vinda sim.vai gerar empregos , vai ajudar a economia S.Tomense crescer.De Salientar ainda , que a Unitel está também presente em Cabo-Verde.

  6. img
    Filipe Zuma Responder

    Meus caros. O banho já começou.

    JOrge Amado ataca CAntagalo com distribuição de 15 mnotos. 15 jovens que receberam motorizadas para trabalhar e pagar.

    É polícia, Motoqueiro ou Deputado que ganha mais.

    Delfin Neves abre e apetrecha um quiósque com 50 sacos de arroz em Guadalupe. Viva nós.

  7. img
    Africano Responder

    STP “abre as pernas” para tudo que seja angolano.

  8. img
    grevegeral Responder

    Vamos rezar de joelhos juntos para que:

    A Unitel, não seja o gatuno mais próximo!

    Para que isto aconteça, os clientes querem:

    1º Preço de recarga mais baixos que a CST.
    2º serviço de mensagens grátis.
    3º tarifários tipo “Moche”
    4º chamadas mais baratas que a CST, se possível 250/Dbs p/impulso.

  9. img
    Mina Zequentxi Responder

    E uma tristeza as negociatas que se fazem neste S.Tome tao pequeno, tudo a favor deles e para eles (Deputados e Politicos de M…) Estao a chorar pelos precos que a CST pratica hoje, com a UNITEL MENOS gente tera possibilidade de se comunicar por telemovel, escrevam isso que vos digo e marquem bem a data de hoje (15 de Marco de 2013). E o Povo sempre a descer!

  10. img
    Assuncao Responder

    Caramba,tava eu “tunchado” com CST, para tokes de chamadas cobravam,sem mesmo fazeres fonemas,consultar saldos,tudo era cobrado,era 1 robalheira do caracas,bem vindo a concorrencia,eu gosto.
    Com cumprimentos.

  11. img
    Calu nostempo Responder

    Sejam bem vindo, queremos Angola.

  12. img
    Matabala Responder

    Mas Oh gente?
    Quando não havia concorencia, reclamavam que deveria haver…agora ja ha luz verde para que isso aconteça e mesmo antes de conhecerem a cor do concorente ja estão a reclamar???? foguuuuuuu!
    Nós deveriamos antes é rezar para conseguir um posto de trabalho ai ou que isso se efective de verdade né?
    Deixemos as reclamações para depois gente…vamos dar-lhes as boas vindas pessoal…

  13. img
    Assuncao Responder

    Estava “tunchado de CST,tudo cobravam,ver saldo,dar toke,saldo voa em 2 tempos,bem vindo a concorrencia, e Angola,gosto.
    Com cumprimentos.

  14. img
    Frantz cassandra will Responder

    Espero que esta rede nos facilitara a um dialogo de qualidade e perminara que possamos enviar sms aos nossos familiares o que nao acontece com a cst

  15. img
    tela mu Responder

    Até quando os santomenses deixarão de ser ingnorantes,egoista?não se pode pensar sempre que as propostas é um engano as empresas estã para ganhar y perder, por isso é que muitos não investem em s.tomé porque não sabem abrir as portas ,queixam de tudo por tudo isso tambem tem haver para o desenvolvimento do paìs.queixam em s.tomé mas em portugal aceitam tudo dos tugas, pagam tudo mesmo que fôr carro faz uma recarga em lisboa de 5 eur.os quanto dura?deixem as empresas entrar fornecer trabalho que tanta falta nos faz mudem de chip povo estamos no século 21

  16. img
    Inquiridor Responder

    Accionista da CST: PT
    Accionista da Unitel: PT

    Tá tudo dito

    Bem vindos a Africa

    • img
      E. Santos Responder

      Só que há uma diferença muito grande entre a CST e a UNITEL. É que quem manda na UNITEL é a Isabel dos Santos e não a Portugal Telecom. Com a Isabel, a PT fala baixinho e segue as ordens. Connosco manda e desmandam, aliás, são donos de 51% das acções, mas entretanto não foram capazes de concertar sequer o osfalto em frente ao seu edifício mais conhecido. Só lhes interessa levar dinheiro e nada deixar, porque os nossos dirigentes mortos de fome só sabem receber os tostões da comissão do CA e nada exigem.

  17. img
    Angolano Responder

    Diz que existe uma agência de regulação ….

    Santomense é mesmo burro….

  18. img
    Jului Amadeu... Responder

    Assim vai o nosso STP

  19. img
    Charlles Ceita Responder

    A unitel vai dividir o mercado em dois, muito bom para consumidor final!

  20. img
    fexa pata Responder

    Forca Angola a CST abusa de mais com os seus precos e tarifarios elevadissimos ja mudei…….!

Deixe um comentario

*