Maioria parlamentar promete não bloquear governo de Patrice Trovoada

O MLSTP/PSD e o PCD, os dois partidos que formam a maioria parlamentar com 28 deputados, prometem uma oposição construtiva. Para já o novo e jovem governo liderado por Patrice Trovoada não vai ser massacrado com a política de terra queimada, que marcou o cenário político nos últimos anos.

O novo governo investido no último fim-de-semana pelo Presidente Fradique de Menezes, goza de uma maioria relativa na Assembleia Nacional. 26 Deputados da ADI mais 1 do MDFM-PL que já prometeu dar todo apoio ao novo executivo.

A instabilidade política cíclica que é tradição em São Tomé e Príncipe, suscita algumas interrogações sobre o futuro. No entanto as duas forças políticas que representam a maioria parlamentar, nomeadamente o MLSTP/PSD com 21 assentos e o PCD com 7, prometem desenvolver uma oposição construtiva.

O PCD através do seu vice-Presidente Jorge Correira, garantiu que o seu partido não tem tradição de bloquear a acção governativa. «O PCD vai fazer uma oposição construtiva», assegurou o vice-Presidente.

O MLSTP/PSD pela voz do seu Presidente Rafael Branco, salientou o facto de a expressão popular nas urnas, ter decidido pela ADI como governo mas no entanto sem maioria confortável. Por vontade do povo segundo Rafael Branco, há um governo com maioria e uma maioria também na Assembleia Nacional. Daí que o líder do MLSTP/PSD considera que o diálogo tem que ser a palavra de ordem para o sucesso da cação governativa e para o bem desenvolvimento do país.

Resta agora ao futuro dizer se será desta vez que São Tomé e Príncipe, vai ter estabilidade política suficiente para um governo cumprir 4 anos de mandato. Será a primeira vez nos últimos 19 anos.

Abel Veiga

  1. img
    Democratico 1 Responder

    Muito bem, se for assim fico contente…

  2. img
    Democratico 1 Responder

    Agora quero saber como anda o governo regional, ainda não li nehuma materia a respeito, o tela non tem que ir ao Príncipe desvendar esse mistério…

  3. img
    Zovirax Responder

    Não faço comentários sobre texto escrito, mas sim sobre a imagem.
    Infelizmente estas três figuras estão ligadas ao lado negro, triste e lamacenta da história de STP. Rafael Branco e Carlos Tiny são rostos que suportam a teia de corrupção e delapidação que arrasa STP. Por outro lado, o senhor Fradique Menezes com a sua estratégia de comerciante manchou e matou a identidade do povo e transformou grande parte da população em mendigos.

    • img
      Alêdunha Responder

      Oh Zovirax,

      Nota 10 para o teu comentário! Escolheste as palavras certas para as figuras na imagem.

    • img
      Jackelino Thomas Responder

      Gostaria com muito respeito solicitar o escritor de nome Zovirax o que ele quer dizer com o lado “negro” da história de STP.

      • img
        Mayfer Responder

        Caro Jackelino…
        Para um bom entendedor, poucas palavras bastam…

        O senhor Dique, prometeu mundos e fundos, quando da sua campanha(até prometeu que mudaria s.tomé em 3 anos, e até hoje ta cada vez pior), os outros dois do lado, todos conheçem, tudo quanto é esquema de currupção, ou questões mal resolvida e esclarecida ao povo, estão envolvidos..

        O que queres que o Zovirax te diga…

      • img
        Zovirax Responder

        O lado negro da história de STP simboliza: grandes escândalos de corrupção e desvios de fundos públicos, ausência da autoridade do Estado, degradação galopante das condições económicas das populações, falta de energia eléctrica, falta da água no único hospital do país, falta de medicamentos, aumento de índice mortalidade materno-infantil, ausência das infra-estruturas básicas de saneamento, país não sofreu qualquer guerra civil e tem uma cidade capital bastante insalubre, promoção da profissão de motoqueiros e mototáxi com consequências graves no aumento de acidentes de viação e elevada perda de vidas humanas inocentes, aumento da preguiça e descrença no trabalho por parte das populações, aumento da falta de civismo, promoção lei de vamos safar, deturpação da identidade que caracterizava o povo santomense, etc.
        Só um país que sofreu uma guerra civil pode evidenciar tanta degradação e sujeira física, curiosamente STP não sofreu nenhuma guerra civil. Basta, não há palavras para descrever o estado actual de STP. Sinto-me triste!

    • img
      Fernando Magalhaes Santana Responder

      Zovirax?
      Ok. estou 100% de acordo contigo. Estes homens deveriam ir para cadeia. Infelizmente Patrice vai ter que lhes dar dinheiro para ficarem quietos. Patrice vai ter que comprar muita gente para poder respirar em Sao Tome. O proprio chefe de Tribunal de Contas e’ o maior negociante desta teia corrupta que dizes. Na hora que se sentirem encomodados, eles se ajuntam e derrubam qualquer governo. Alias, e mesmo o Patrice, eu espero que voces nao se iludam muito: O patrice e’ tambem um grande negociante sujo. Mas por enquanto precisamos dele. Por enquanto. Mas estou plenamente de acordo contigo.

    • img
      FC Responder

      Caro Zovirax,

      Seus comentários, denotam muita revolta, agressividade e até tristeza, como bem disse, com o que se passa em STP. E concordo consigo, o que se passa aqui é de deixar qualquer um triste.
      Não quero negar a verdadeira natureza das coisas em STP, aliás, eu vivo aqui e todos os dias convivo com isso. Mas atenção que não pode ser taxativo quando não tem provas. E é fácil comentar ao fim de um acto consumado, sem sabermos claramente as motivações, ou as condições que estão por detrás de determinadas acções.
      Sou jovem, e já convive directa ou indirectamente com as pessoas na foto, não quero branquear as suas acções, penso que tiveram um péssimo desempenho, bem como muitos outros que fazem parte do nosso figurino político, mas temos que ver também que há um lado positivo nas suas acções. E não esquecer que STP tem muitas nuances com que é preciso conviver com elas para melhor se perceber a cadeia de accção-reacção por detrás dos nossos infortúnios.
      A meu ver, a minha natureza, a sua, e a de muitos que cá passam para ler ou comentar está na raiz desta nossa má sorte.
      Penso que a hora é de ajudarmo-nos uns aos outros para que todos saiam beneficiados. Temos várias músicas antigas que fazem este apelo, pena é que as pessoas ouvem-nas, estas ficam nos seus ouvidos e se calhar são processadas nos seus cérebros, mas depois são enviadas para uma área bem recôndita dos seus cérebros. E assim que aparece uma oportunidade o subconsciente bloqueia estes apelos e dá no que todos sabemos, lol
      Pode ter inúmeros motivos para estar triste e revoltado, mas o apelo que lhe quero deixar é o seguinte, vamos lutar, cada um a sua maneira e como pode, mas de forma positiva e tendo sempre em mente que esta tarefa não é fácil e como tal não existem soluções miraculosas… só com trabalho, honra, valor e seriedade como o senhor bem sabe.

      • img
        Zovirax Responder

        Caro FC!
        Realmente a tristeza paira em todos aqueles que querem bem de STP, um bem duradouro e comum. Independentemente das nossas críticas e falácias, devemos levantar a cabeça, evitar espírito de ódio e vingança. STP precisa da união de todos nós, pois as nossas divergências se forem bem exploradas contribuirão para o desenvolvimento do país. Á todos um bem haja!

  4. img
    Só visto!!!! Responder

    Concordo totalmente consigo “Zovirax”, esse sentimento de tristeza que diz ter, também partilho dela mas, o que alivia essa mesma tristeza é a esperança que tenho de que as coisas vão mudar. Nada na vida é sempre do mesmo jeito como se costuma dizer “…nada vai só…” haverá um dia em que diremos a justiça foi feita.
    Abraços…

  5. img
    Lódóma Responder

    Recordo-me se a memória não me engana que o Sr. Fradique de Menezes tinha dito que iria solicitar ao povo se ele pudesse candidatar a primeiro-ministro, o mesmo disse na altura que não era preciso andar porta a porta perguntar que só da sua caminhada do aeroporto a palácio, no corredor da marginal até palácio só era suficiente para lhe dizer sim.
    Agora esse sim já foi dada no dia 1 de Agosto, sim do povo é para Sr. Fradik e suas comitivas irem para casa com nota negativa, sem possibilidade de reclamar que foi roubado a nota, porque a nota foi péssimas, foi a nota dado ao Sr. Fradique de Menezes pela seu apoderar daquilo que é do povo, resta o povo lhe dar também uma nota negativa relacionado com o monopólio de só o Sr. Pode importar cimentos e não pagar imposto porque são Tomé é herança que herdaste dos teus descendentes.
    Haver vamos chegar altura.
    Pôvo ê bili uê.

  6. img
    Antonio Amado Vaz Responder

    Ter Fradique Melo de Menezes como Presidente da Republica, e o antigo Primeiro Ministro, Rafael Branco na lideranca da terra = fracasso complete; muito vergonhoso! Esses sao daqueles Neanderthals—especies que nao queremos ver jamais na lideranca de STP de qualquer tipo, forma, ou natureza!
    Saim da ignorancia! Iluminam-se!
    Sao sinonimos de ignorancia e mediocridade e sem preparacao!

    Pleto diz ao novo elenco governamental: “Tolerancia zero, auditoria geral.”

  7. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Num pais sério o Sr.Fradique já deveria ter pedido a dimensão desde que o seu partido MDFM/PL foi chumado pelo povo, isso é uma resposta para saber que o povo não esta com ele devido as besteira que cometeu

Deixe um comentario

*