Política

Medidas apertadas para conter o défice público

Reunido em conselho de ministros o Governo de Patrice Trovoada decidiu avançar com medidas restritivas para conter o défice público. Cortou regalias dos actuais e antigos dirigentes, e reduziu consumo de combustível pelas viaturas do estado.

Os cortes do governo de Patrice Trovoada para conter o défice público começa no uso dos telefones. Os ministros e titulares dos cargos públicos, já não têm direito a cartões de recarga de telemóveis.

A nível da administração pública em geral, o conselho de ministros decidiu que os telefones fixos passem para o sistema pré-pago.

Os cofres do estado já não vão pagar o consumo de água, energia e telefone dos ex-dirigentes que não beneficiam por lei deste direito, diz o comunicado do conselho de ministros. Mesmo para os ex-dirigentes que por lei gozam de tais regalias, o tesouro público deve impor um limite máximo de consumo de água, energia e telefone.

Cortes também no consumo de combustíveis pelas viaturas do estado. O Governo decidiu reduzir em 30% as verbas ainda disponíveis para compra de combustíveis para viaturas do estado, com excepção das forças armadas e de segurança, a polícia nacional e os bombeiros.

Na reunião do conselho de ministros desta terça – feira, o governo analisou as práticas seguidas no que diz respeito a concessão da nacionalidade são-tomense, e decidiu suspender todos os pedidos de concessão de nacionalidade por naturalização em curso, e por outro lado orientou o ministro da Justiça auditar as práticas seguidas até então nesta matéria, com intuito de declaração de nulidade de todos os casos que não observaram estritamente as leis em vigor.

Abel Veiga

    131 comentários

131 comentários

  1. cristiano ronaldo

    22 de Setembro de 2010 as 17:26

    a coisa esta a ficar preta força senhor primeiro ministro mas comece pelos grandes

    • SN-FS

      23 de Setembro de 2010 as 9:25

      A defesa das contas do estado é muito importante…..isso sim é uma politica de rigor…

    • Check Mate

      26 de Setembro de 2010 as 2:18

      Bruno,

      Matei-te a Rainha. Destrui o teu Rei.
      Perdeste porque es um grande egoista, oportunista, e egocentrico.
      Nao cometas suicidio, seu emocional!
      Nao te metas na politica. Nao entendes nada sobre a Politica. Deixe politica para jovens espertos como o Nilson, e outros. Nao te metas nisso. Afasta-te! Seja mais produtivo, procure um Psicologo.
      Tu es muito teimoso. Foste completamente e publicamente humilhado e destruido. A tua reputacao esta abaixo de zero.

  2. ze cabra

    22 de Setembro de 2010 as 17:38

    senhor primeiro ministro e de louvar a sua acçao ja era demais tantas regalias para um e outros na miséria espero que isso vaia avante e que toda a sua equipa governamental de o exemplo era de um homem deste que o pais estava a precisar ja gozaram muito a custa dos pobres e se o senhor poder tire mais algumas reagalias a esses abutres

    • Check Mate

      26 de Setembro de 2010 as 2:19

      Bruno,
      Matei-te a Rainha. Destrui o teu Rei.
      Perdeste porque es um grande egoista, oportunista, e egocentrico.
      Nao cometas suicidio, seu emocional!
      Nao te metas na politica. Nao entendes nada sobre a Politica. Deixe politica para jovens espertos como o Nilson, e outros. Nao te metas nisso. Afasta-te! Seja mais produtivo, procure um Psicologo.
      Tu es muito teimoso. Foste completamente e publicamente humilhado e destruido. A tua reputacao esta abaixo de zero.

  3. Blagúbua

    22 de Setembro de 2010 as 17:45

    Estas medidas tomadas pelo venerando conselho de ministros recebem da minha parte um enorme aplauso. Vá sigam em frente, ponham, ordem neste galinheiro.

    Outra das questões que me tiram do sério e gostaria de ouvir da parte do governo um parecer acerca, são as obras de construção da EN2 que liga a cidade capital ao sul do país. Ouvi um alto funcionário do instituto de estradas falar a propósito da largura da estrada numa secção de esclarecimento do cabo submarino que passo a citar “Só faz sentido o aumento da largura da estrada q

  4. Blagúbua

    22 de Setembro de 2010 as 18:06

    Estas medidas tomadas pelo venerando conselho de ministros recebem da minha parte um enorme aplauso. Vá sigam em frente, ponham ordem neste galinheiro.

    Outra das questões que me tiram do sério e gostaria de ouvir da parte do governo um parecer acerca, são as obras de construção da EN2 que liga a cidade capital ao sul do país. Ouvi um alto funcionário do instituto de estradas falar a propósito da largura da estradas que passo a citar “Só faz sentido o aumento da largura da estrada que liga cidade a bom-bom pois é neste traçado onde há maior tráfego,… de bom-bom a zona sul não faz sentido pois o tráfego é quase inexistente. Ora, queremos ou não acabar com as assimetrias distritais? Queremos ou não o desenvolvimento para a zona sul? Estes senhores não sei o que pensam. Há que se pensar estrategicamente e no longo prazo. Com boas estradas até a zona sul, até eu ia lá construir. Enfim…mente tacanha. Basta ver o engarrafamento que causa qdo em simultâneo passa um camião e um carro ligeiro cada um no seu sentido na zona de pinheira, onde as obras já iniciaram e por aí se vê que esta estrada não serve os nossos interesses. Perguntem aos gestores da Monte Adriano se em Cabo-Verde edificaram alguma estrada com estas dimensões. Nunca!! Sabem pk? Em Cabo-Verde há seres pensantes, pró-activos que lutam pelo desenvolvimento do país como um todo. Lanço aqui um desafio ao nosso Abel no sentido de trazer ao debate este tema das estradas que no vão custar cerca de 23 milhões de euros, estradas à antiga.

    Um bem-haja a todos os santomenses de bem!!

    Blagúbua.

  5. Dasafrica

    22 de Setembro de 2010 as 18:24

    Forca Patrice,
    Temos que colocar ordem nessa terra.
    Mais s formos ver a logica, s a viatura d estado n podera circular depois d 19h e aos fim d semana o gasto d combustivel n podera manter msmo.
    Eu iria mais adiante a k concerne a pagto d agua Luz e telefome;acho k n minha optica esse custo n deveria ser permanente akeles k tem direito, acho k deveria ter apenas 1 ano ao ex primeiro ministro e 2 anos aos ex presidente, de forma a n criarmos paracitas no pais.
    Outra coisa k axo deveriam cortar viatura d estado a ex 1 ministro, vejamos o exemplo do proprio Patrice ele tomou viatura e entregou ao seu secretario Bala, isso n e admicivel……

    • AmigoSTP

      24 de Setembro de 2010 as 10:41

      MEU AMIGO,OBRIGADO DE SABER QUE REALMENTE Á GENTE QUE ESTA ATENTO COM COISA PÚBRICA OK.MAIS JA NÃO ANDO NELA.

  6. nelson

    22 de Setembro de 2010 as 18:33

    ae que enfin alguen com c..lhons para por orden nesta salada ruça que se chama STP.
    começo a acreditar neste senhor.

  7. ih

    22 de Setembro de 2010 as 18:52

    Sim assim for, o seu governo terá todo o nosso apoio. Forca

  8. Antonio Amado Vaz

    22 de Setembro de 2010 as 19:06

    “Na reunião do conselho de ministros desta terça – feira, o governo analisou as práticas seguidas no que diz respeito a concessão da nacionalidade são-tomense, e decidiu suspender todos os pedidos de concessão de nacionalidade por naturalização em curso, e por outro lado orientou o ministro da Justiça auditar as práticas seguidas até então nesta matéria, com intuito de declaração de nulidade de todos os casos que não observaram estritamente as leis em vigor”
    (TelaNon).

    Corta as regalias, manda-lhes investir no sector privado para conseguirem obter lucros do suor e do trabalho deles.

    Estou a gostar disso, Patrice!
    Se continuares assim, entao de hoje em diante vou comecar a observar o teu trabalho com animo e bom agrado.
    Meus parabens!

  9. finalmente

    22 de Setembro de 2010 as 19:07

    Finalmente alguém com responsabilidade com vontade de desenolvimento,ja não era sem tempo porque não se pode alimentar os caprixos e boa vida daqueles que nada fizeram para estancar defece publico,olha sr ministro passa um pente fino em todos os orgãos público do país,porque há pessoas que nada fazem e recebem muito,corta despesas assim canalizando o dinhero para orçamento para bem do país,vai força não tenha medo para bem do país todos estamos com o sr.

  10. José Silva

    22 de Setembro de 2010 as 19:11

    … … verdadeiro sentido de Estado, é disto que o povo quer, ouça-la um futuro risonho para todos os Santomenses. Meus votos de muita coragem e determinação.

  11. finalmente

    22 de Setembro de 2010 as 19:16

    Era um abuso, esses cabrões além de receber bem tinha água ,luz ,telefone e mais de borla,como é que o povo que recebe mal tem que pagar tudo isso enquanto outros tem de borla,finalmente alguém com consciência e honestidade,só espero o que eles vão achar disso ,não dê corda para eles seja duro nas suas acções.

  12. Hugolima

    22 de Setembro de 2010 as 19:21

    É Mesmo disto que o país precisa, homens decididos doa a quem doer só assim poderemos ver o futuro de STP com outros olhos

    Bem haja , sempre em frente.

  13. Leoter Viegas

    22 de Setembro de 2010 as 19:25

    Mais vale tarde do que nunca. É de louvar esta iniciativa do governo, isto é, corte nas despesas para combater o défice público. Esta é uma medida levada ao cabo por quase todos os Países na sequência da gravíssima crise económica e financeira global.
    Mas, há um pormenor que gostaria de chamar a atenção:
    – No 4º parágrafo da noticias diz ” Os cofres do estado já não vão pagar o consumo de água, energia e telefone dos ex-dirigentes que não beneficiam por lei deste direito”…
    Isso significa que os sucessivos governos têm vindo a pagar esses gastos iligais. Na minha opinião este é um caso de corrupção. Porque é que o governo deve pagar gastos de um ex-dirigente? Estamos perante um caso de justiça e, acho que Ministério Público deve averiguar esta situação.

    Leoter Viegas

  14. Nilson, Giovanni

    22 de Setembro de 2010 as 19:30

    Sr. Pleto ja nao diz nada?
    Sera que ele caiu de maderia, esta bedado, esta maluco porque STP esta a mudar, ou esta Pleto drogado?

    • Pleto

      23 de Setembro de 2010 as 8:59

      Pleto está bem vivo e atento ao nosso STP sempre. É bom lembrar de mim, sinal de que sentiu saudades dos meus comentários.

      Infelizmente por razões profissionais, confesso que não tive muito tempo para intervir e comentar alguns assuntos, mas agora tudo voltou ao normal e farei com mais regularidade.

      Obrigado

  15. Yon Gato

    22 de Setembro de 2010 as 19:32

    Todos aqueles gajos criticos destrutivos te^m problemas mentais. Ou se calhar, cairam de madeira, drogaram-se, ou estao completamente bedados—cronicos; nao te^m remedio.

    Viva criticos construtivos que, pelos menos, apresentam ou tentam apresentar solucoes positivas!
    Bili ue^ Supe’tu

  16. Yon Gato

    22 de Setembro de 2010 as 19:51

    Patrice Emery Trovoada:

    Eu, cidadao nacional Santomense, maduro, e preocupado

    PECO-TE A DEMISSAO por tres motivos:

    No. 1: Ainda nao apresentaste a lista dos teus bens ao povo Santomense.

    No.2: Porque o corrupto, Carlos Tiny, anda as soltas e ainda nao o apanhaste.

    No.3: A tua autoridade esta completamente fraca porque Joaquim Rafael Branco ainda nao devolveu todo dinheiro. Rafael Branco esta preso/detido?

    Patrice, submeta a sua demissao!
    Esse pedido sera feito diariamente ate observancia.

    • Lódóma

      23 de Setembro de 2010 as 7:34

      Tu és um desses parasitas sanguessugas estas afectado com decisão do governo, tu é devias retirar tudo que disseste e pedir desculpa ao Primeiro-ministro e ao Povo, tu estas maduro nas barbaridades que andaram a fazer nesse País, se te tiraram tacho a frente pensa em adquiri-lo com trabalho e honestidade ó Yon Gato.
      Desejo ao Sr. Primeiro-ministro muita saúde força e coragem para tomar decisão para melhoria desse povo.
      São Tomé Poderoso te proteja desses malfeitores
      Força Força Pai eterno esta consigo

    • Edy

      23 de Setembro de 2010 as 9:45

      Jovem desperta-te para a vida. estamos a falar de coisa seria.” bem dos santomenses” pateta.

    • Diasporano.CV

      23 de Setembro de 2010 as 14:31

      Que falta de visão,…, Sr Yon Gato!
      A terra chegou lá onde chegou exactamente por falta de limites no usufruto de coisas públicas.
      Julgar os desvios , as corrupções ou a má gestão deste ou daquele governo ou governante ou cidadão,etc tb acho que o actual governo deverá arranjar meios para o fazer, seguindo a tramitação necessária- Ministério Publico. Mas, rigorosamente , nada tem nada a ver com medidas ora tomadas e as muitos que ainda sãi necessárias tomar.
      Sr. Patrick, arrume o galinheiro que os são-tomenses estarão consigo.São Tomé e Príncipe não é de meia dúzia de Srs que o poder instituiu; é de todos os são-tomenses que desejam o progresso social.

  17. Ze Mulato

    22 de Setembro de 2010 as 19:52

    Patrice Emery Trovoada, Primeiro Ministro da RDSTP, ES TU UM CORRUPTO?

    Faca declaracao de bens IMEDIATAMENTE!

    Eu continuarei a pedir a tua DECLARACAO de BEM todos os dias ate apresentares a lista da tua riqueza ao povo Santomense. Vai enganar macaco! O que queremos e’ declaracao de bens!

  18. Zé Mulato

    22 de Setembro de 2010 as 19:54

    Existe pobreza nos paises ocidentais. Porque razao esses paises nao usam linha de creditos provinientes do Banco Mundial e Fundo Monetario Internacional para resolverem os problemas de pobreza nesses paises? E’ tudo um jogo sujo para individar os paises pobres e enriquecer um grupo de corruptos nos paises pobres. Banco Mundial, Fundo Monetario Internacional, Uniao Europeia nao ajudam nada o povo pobre sofredor!!!! Usam essa forma de exploracao nos paises pobres com pretexto de ajudar com pobreza que nunca resolve, mas so cresce e continua aumentando avultadamente!
    Se os broncos nao resolveram problemas associados aos chaos economicos e sociais nos paises chamados ricos, como e’ que eles irao resolver situacao de pobreza na Africa, ou nos paises pobres? Com todo esse credito proviniente de Banco Mundial, Fundo Monetario Internacional, Uniao Europeia, e que poem Sao Tome e Principe em DIVIDAS de muito e muito dinheiro, Sao Tome e Principe continua mais pobre! Porque^? Europeus sabem que dinheiro realmente nunca saiu de Europa—Governos Europeus “Colonos” sao todos cumplices de tudo isso.
    Os corruptos Santomenses, Banco Mundial, Fundo Monetario Internacional, Uniao Europeia sao todos CAMBARDAS! Nao prestam para nada—-dinheiro nao serve para melhorar a vida do povo negro. Esse dinheiro perde nos Bancos de Europa, enriquecem alguns Africanos idiotas, estupidos, traidores, e corruptos. No fim quem realmente ganha sao os Europeus. Os negros; pretos, mulatos, e mesticos acabam por ficar em dividas—usam-nos por completo, e nao ficamos a usufruir de algum beneficio. Banco Mundial, Uniao Europeia sao maquinas de exploracao do colono! Bili ue^!

  19. Zé Mulato

    22 de Setembro de 2010 as 19:54

    Joao de Santarem e Pedro Escobar nao descobriram Sao Tome e Principe. Forros ja viviam nas ilhas antes da invasao portuguesa. Abaixo os colonos mentirosos! Malta jovem nao sabe isso? Credo!

    • ET

      23 de Setembro de 2010 as 19:10

      Sr Zé Mulato,
      O seu comentário deixou-me de certa forma intrigado. A sua A sua afirmação “Forros ja viviam nas ilhas antes da invasao portuguesa”,deixou-me um tanto curioso. Ora vejamos, uma vez que a palavra/adjectivo “forro” que se usa para identificar o nativo da ilha, vem da palavra “Alforriado” , ou seja, aquele que recebeu a carta de alforria, como tal, estava livre da escravatura. Mas para haver um escravizado é necessário que haja alguém que o escraviza. Logo, “forros” como afirma, não podiam ser se eles lá estavam primeiro. Mas isso é apenas terminologia, por isso acredito que queira dizer que a ilha já era habitada antes da chegada dos portugueses. Por uma questão de puro patriotismo eu gostava também que assim fosse. Há de facto indícios de que o povo “angolar” terá chegado primeiro, dado que aparentemente um navio negreiro ter-se-à naufragado naquelas aguas sem que se consiga precisar a data. Mas lá está, até agora não há provas e nem sabemos se os ditos descobridores oculturam-nas, por isso são só teorias e/ou especulações. Pela forma astuta como faz o seu comentário da a entender que está na posse de algo que prova em contrário todo o percurso da nossa história, se for o caso, eu peço-lhe encarecidamente, como jovem santomense que sou, que o faça chegar de imediato ao nosso arquivo histórico para que se reponha a verdade. Pois sentir-me-ei roubado e lesado de um património que me diferencia de outros cidadãos deste mundo, que não tem preço, a minha identidade. Se não for o caso, eu gostava que não especulasse sobre a minha historia, minha identidade se não tem provas. Embora o nacionalismo e o patriotismo não façam parte do vocábulo de muitos santomenses, fazem do meu. Peço-lhe apenas que tenha atenção naquilo que diz e sobretudo que não fale a toa.

      • Yon Gato

        24 de Setembro de 2010 as 21:26

        Eu conheco Ze Mulato ele nao fala atoa, e nao fala com covardes. Es tu Gilberto Dias? Diga quem realmente es. Porque a tua opiniao vem enriquecer o debate. Eu penso que o Ze nao precisa do teu comentario porque ele sabe sobre a realidade da historia de Sao Tome e Principe. Ele, Ze, disse-me que teras a informacao no arquivo.

        Por outro lado, o arquivo que o Sr. se refere vem de Portugal, nao e’? Os nativos de Sao Tome nao sabiam ler ou escrever porque e’ um arquivo oratorio. Leia e aprenda a sua historia; LITERATURA ORAL e’ o que existiu por muito tempo. Ze Mulato soube sobre o facto porque essa informacao passou de geracao para geracao.

        O Sr. vivi debaixo dos Portugueses a limpar os trazeiros deles e’ por isso que nao valoriza a cultura Santomense, cultura Africana. Consicencializa-se e nao tenha receio de aprender com o Ze Mulato!

  20. Yon Gato

    22 de Setembro de 2010 as 19:58

    Um grupo de jovens ineptos e cheio de inércia (falta de movimento ou de actividade, atividade, preguiça, indolência) que eu gostaria de dar uma borrachas para poderem acordar. Eles sao: Wynher, Celiza, Betinho, Bruno, karspov, Hodji, Emery, Humbah, Kalo, kadida, Pajo, Natasha, Solange, Celia, Levy, Coto, Lulu, Lucio, Rosa, Andre, Celsio, Arlindo, Kikas, Hugo, Grupo Falhado, Azuis, e muitos outros passivos e passivas por ali. Nada nada? Jovens fracos a dormir….
    Ha um ditado que diz: “Camarao que dormi, a onda leva.” Malta jovem!? Uma pouca vergonha da vossa parte. Nao te^m energia? Deixaram Sao Tome e Principe nas maos de bandidos e voces pouco fazem contar isso? Porque^?
    Bruno, fala atoua, deixe de loucuras, doidices, besteiras, e baboseiras. Encare a realidade!
    Voces estao todos locos!
    Animem-se! Animem-se! Animem-se!
    Grupo de jovens lentos, parados, e ao ritmo do vento.
    Ke^i! Ke^kua^! Qual e’ vossa raca? Credo! Panhonos ou pataxos?
    Klende^sso pade^ clussu. Ame’m—misercordia “jovens”
    Ninguem ajuda povo Santomense?
    Dessa Sao Tome cu Plinxpi dana?
    E’ uma pena ter jovens inactivos em STP

    • Edy

      23 de Setembro de 2010 as 9:48

      Meu so podes esta a brincar ou nao sabes ki estamos a ler os seus comentarios. Procura o seu psycolgo.

    • SPC

      29 de Setembro de 2010 as 8:52

      Meu caro,
      Acho que deverias participar do grupo dos AA (alcoólicos anonimos)ou fazer parte de algum grupo destinados a pessoas com desvios comportamentais.
      O tipo do comentário leva-me a crer que ou és doido ou és anormal ou algo de género.
      Desejo-te um bom tratamento e rapidas melhoras.

  21. Zé Mulato

    22 de Setembro de 2010 as 20:05

    Patrice Trovoada,
    O povo Santomense esta’ ansioso em saber quantos tens nos bolsos. A verdade te tornara livre. Faca declaracao de bem! “Antes tarde do que nunca.”
    Filinto Costa Alegre deu-te conselho para apresentar a lista dos teus bens, e riqueza que es proprietario, ouvi conselho!

    Declaracao de Bem, por favor

    Nota: Ontem fizeste um bom trabalho–dou-te elogios

    Agora o que resta e’ Declaracao de Bem

    • José Silva

      22 de Setembro de 2010 as 20:56

      Tontinho!, ainda existe psiquiatria.

    • António Veiga Costa

      24 de Setembro de 2010 as 1:36

      Cobre também a declaração dos que sairam do Governo. Esses sim têm muita coisa para declarar.

      • AmigoSTP

        24 de Setembro de 2010 as 10:53

        OK EU CONCORDO COM O SR.A.V COSTA, POK REALMENTE QUEM TEN Á OBRIGAÇÃO DE DECLARAR OS BENS SÃO OS Q SAIRAM

  22. ze cabra

    22 de Setembro de 2010 as 21:15

    senhor ze mulato estamos a falar das medidas do governo ou do colonialismo ve-se que es mesmo burro fala-se cebolas respondes em alhos o passado ja la vai vamos pensar no presente e no futuro o que tem a haver a sua conversa com as medidas tomadas pelo governo sera que ja estas com alguns copinhos amais conseguiste chular alguma coisa hoje para estares assim tao tolo a trocar as coisa cuidadte senao estas quase na casa dos doidos e se nao derem conta no tratammento podes ter que ir para lisboa e podem-te fazer o funeral la quem avisa meu amigo é

    • Yon Gato

      24 de Setembro de 2010 as 21:31

      Ze Cabra: perdeste a nocao da intenção e propósito de Ze Mulato. O Ze quer abrir espaco para discussao e dialogo aberto. Todo topico deve ser enquadrado e serem bem vindos. Tens tanta raiva e tanta inveja dele que so atiras bombas ou Ze. Cabra ou Pleto ou Bruno esta cheio de odio e inveja no coracao dele. Ze Cabra es uma pessoa muito negativa. Coitado…
      Decu cu non

  23. N.Capela

    22 de Setembro de 2010 as 21:43

    Finalmente uma noticia boa nessa nossa terra.O cerco comeca a apertar.Parece que o povo pequeno ja pode comecar a sonhar com uma vida melhor em S.Tome.Doa a quem doer,esse pais tem que conhecer a luz de desenvolvimento.Os srs do colarinho branco estam com as pernas enfiadas pelo rabo.As fontes de enrequecimento vao comecar a secar.Bem haja Sr Patrice e que Deus o abencoe e o protege dos abutres e sanguessugas

  24. Lupuye

    23 de Setembro de 2010 as 1:28

    Realmente as coisas estao a mudar no nosso Sao Tome e Principe. Nao sabia que os nossos ex-dirigentes tinham assim tantas regalias. Isso quer dizer que se essas sairam a tona, ainda ha mais que nos, o povo nao conhecemos. E tambem estaria curioso em saber quantas regalias os nossos dirigentes tem. Francamente, o dinheiro so acompanha quem ja o tem e nao precisa!

    Nao tinha fe neste homem mas pouco a pouco ele esta a demonstrar que tem garras e que sabe o que o povo quer e precisa.

    Mas ainda me lembro de que aquando da sua primeira tentativa como primeiro ministro, recebia gasoleo para o seu motor porque nao tinha electridade da emae. Espero que ele tenha mudado a ponto de se tratar da mesma forma como esta tratando os nossos dirigentes e ex-dirigentes. Forca, Patrice, continua na mesma senda que entraras nas paginas douradas da nossa historia que esta, infelizmente, calcetada com gente que se fez e que nao fez o povo.

  25. sydnei

    23 de Setembro de 2010 as 8:23

    olha, uma boa oportunidade, para o governo mostra o que sabe, ja sabemos deles recebem varios benificio do estado, n fazem nada, olha ja esta a mostra a sua competencia.

    assim é bom … força … e vê se acaba com ladroes de nossos pais ..

  26. Maria leva leva

    23 de Setembro de 2010 as 8:30

    Medidas apertas senhor anda a criar um menino preguiso de nome Arlindo Bala, e nós é que temos que o sustentar. Tenha vergonha.
    Seja serio com tudo e com todos.
    O senhor tem carro de estado consigo, mais o Bala é que anda com o carro para cima e para baixo.

  27. zeca diabo

    23 de Setembro de 2010 as 8:36

    Zé Mulato porque voce nao vai dar purada nos homens joao de santarem e pero escober eles estao a tua espera junto ao museu vai mostra a tua valentia e sabedoria so te quero dizer uma coisa amigo deixa desses tristes comentariosvese que voce nao tem minimo de cultura nem instruçao neste andamento voce ainda acaba no desespero voce nao ve que todos os teus comentarios tem sempre aprovaçao negativa por favor estamos num pais em vias de desenvolvimento nao mostres a tua ignorancia ao nivel internacional porque podem pensar que nós os stomenses somos todo bobo como tu calatae burro

    • Dr. Carvalho

      25 de Setembro de 2010 as 1:24

      Meus compatriotas—eu venho em defesa de Ze Mulato. Ele esta certo em muitas coisas que escreve–basta fazerem um esforcozito intelectual para entenderem o conteudo da messagem que quer vos ensinar. Deixem disto. Sr. Mulato sabe do que fala.
      Ze Cabra nao tens o direito de dizer o outro para calar boca–seu indisciplinado. O Sr. Ze Mulato nao ira deixar de exercer liberdade de expressao porque Ze Cabra diz asneiras e demonstra raiva sem sentido.

      Ze Cabra qual e’ o seu problema?

      Cientista Dr. Carvalho, Japao

  28. Manuel Jorge

    23 de Setembro de 2010 as 8:58

    Eu cada vez mais gosto deste governo. Pessoas inteligentes. Os grandes homens se fazem assim, defendem os seus principios con unhas e dentes e sem medo a nada.
    Força Senhor Patrice, nós agradecemos.
    A Pátria em primeiro lugar.

  29. Dgno de Respeito

    23 de Setembro de 2010 as 9:19

    Louvável iniciativa. Torna-se também necessário um sector publico com alguma autonomia com o objectivo de inventariar todo o patromónio do estado, inclusivé a gestão de stock e parqueamentos insitucionais.

    É lamentável continuar a ver tanta regalia quando estamos a viver actualmente o período de contecção de custos ao nível internacional.

    Contudo, que revejam a situação do património cultural santomense que é muito rico ainda não tive a oportunidade de apreciar prespectiva nesse sector. Ainda vamos aguradar um plano de acção nacional no sector da cultura. Pois, a cultura também é um gerador económico de qualquer país, quando a sua política é estratégicamente bem deliniada.

    Parabéns pela coragem e a vontade política do elenco.

  30. Claudino Monteiro Tavares

    23 de Setembro de 2010 as 9:20

    Sr,Pimeiro ministro tiro o chapeu pela nobel, e corrajosa tomada da decisão que tomaste á relação as cortes de regalias que ex dirigentes e actuais tiveram para que o seu e nosso país tenha um arranque rumo ao desenvolvimento.Vivo em Cobo Verde mas os meus pais vivem em S.Tomé à 40 anos e ja vive em lá e estive á 5 anos atrás a visitar os meus pais. S.Tomé tem todas condições naturais para desenvolver mais do que Cabo Verde, mais não desenvolve por razões de caprichos humanos , poêm interesse individual e de grupo mais que interesse de uma nação, e o maior entrave do desenvolvimento de S.Tomé é o Homem e será ele mesmo o maior motor para levar este pais para um rapido desenvolvimento sustentavel para bem de todos. Muito obrigado Primeiro Ministro acaba com todas sangue suga e pôe Homens a trabalhar a terra,

    Claudino Monteiro Tavares

    Cabo-VERDE

    • Claudino Monteiro Tavares

      23 de Setembro de 2010 as 9:23

      Sr,Primeiro ministro tiro o chapeu pela nobel, e corrajosa tomada da decisão que tomaste á relação as cortes de regalias que ex dirigentes e actuais tiveram para que o seu e nosso país tenha um arranque rumo ao desenvolvimento.Vivo em Cobo Verde mas os meus pais vivem em S.Tomé à 40 anos e ja vive lá e estive á 5 anos atrás a visitar os meus pais. S.Tomé tem todas condições naturais para desenvolver mais do que Cabo Verde, mais não desenvolve por razões de caprichos humanos , poêm interesse individual e de grupo mais que interesse de uma nação, e o maior entrave do desenvolvimento de S.Tomé é o Homem e será ele mesmo o maior motor para levar este pais para um rapido desenvolvimento sustentavel para bem de todos. Muito obrigado Primeiro Ministro acaba com todas sangue suga e pôe Homens a trabalhar a terra,

      Claudino Monteiro Tavares

      Cabo-VERDE

  31. Fernando Augusto(Cocas)

    23 de Setembro de 2010 as 9:22

    Regras e medidades para o melhor dia no nosso pais para esperarmos um futuro melhor.Estamos de maos dada com o Sr.Patricio Trovoada e o actual governo em geral.Temos que fazer crescer o nosso Pais e com boas imagens governamentais.Força a todos.Que vira o futuro melhor.

  32. Zeca Jamba

    23 de Setembro de 2010 as 9:23

    Boa iniciativa. Diminuir o consumo de combustivel em 30% e reduzir o consumo de telefone nos servicos.
    Acho que essa historia de pagar agua e energia para os ex-dirigentes estah errado. Pagamos-lhes o salario e ainda temos que pagar agua e energia.Essa gente nao fez nada para merecer isto. O ex juiz do tribunal de contas aposentou e levou o carro de Estado. Serah que o senhor Presidente do Tribunal de contas nao deu conta disso? Ou estah a fazer planos para levar tambem? Ja tem alguns e talvez ha-de querer levar mais.
    Nao sei como eh que o nosso Primeiro Ministro estah a passar com energia, pois da ultima vez que estava no mesmo cargo tirava da EMAE 200 litros de gasoleo por dia para alimentar os seus geradores. Agora ja nao pode faze-lo porque lei pra um, lei pra todos.

    • António Veiga Costa

      24 de Setembro de 2010 as 1:43

      Zeca Jamba,

      existem prerrogativas de cargo. O Senhor Presidente da República e Primeiro-Ministro têm direitos a esses subsídios.

  33. Afonso

    23 de Setembro de 2010 as 10:21

    Estamos no bom caminho, desse jeito chegaremos muito longe com essa fabrica de injustiça.Força meus Governantes.

  34. Matabala

    23 de Setembro de 2010 as 10:25

    Atitudes singelas para um povo que ja não tinha esperança de ver seu país sair do poço.
    Realmente eu não sabia que um país onde os sucessivos governos nos mandavam apertar o sinto, haviam tantas despesas desnecessárias…por isso que o cofre estava sempre vazio e por isso que ha tantos partidos políticos neste país. Agora começamos a ver e onde brotava o mel que fazia dormir os governantes…

  35. Economics study

    23 de Setembro de 2010 as 11:20

    As medidas de reducao do defice sao fundamentas se nao obrigatorias, pra qualquer nacao virada ao desenvolvimento sustentado.
    O governo deve nao so reduzir as despesas do estado como tambem criar receitas.E fundamental atrair investimentos estrangeiro, atravez de incentivos varios baixar os custos de possiveis concorentes que queiram investir.
    Temos de ter credibilidade perante os nossos credores, isto faz-nos conseguir emprestimos a taxa de juro baixa, assim , as familias que depois recorem ao credito terao tambem que pagar menos, dando-as mais poder de compra.
    Enfim, there is a lot of ways to get to development.

  36. RECORD

    23 de Setembro de 2010 as 11:26

    Força!

    Apraz-me saber q as medidas já foram anunciadas, agora esperamos pela sua efectiva implementação…
    Quanto à questão de nacionalidade, há mesmo muito por esclarecer. Por exemplo: os libaneses amigos da classe dirigente (até do Patrice) Como conseguiram a Nacionalidade e a Naturalidade santomense? Concerteza foi uma das formas de certos partidos obterem mais votos…
    Povo bili uê

  37. rochinha

    23 de Setembro de 2010 as 11:46

    finalmente alguêm cm corragem pra por fim ao abuso d poder neste pais onde os k mais trabanham nada tem, os k nada fazem tem recargas,combustiveis, energias e agua paga… digo cm toda sinceridade Viva dr Patrice Trovoada viva a mudança

  38. Arlindo Borja

    23 de Setembro de 2010 as 12:12

    Força Patricio

  39. Ang.Mendes

    23 de Setembro de 2010 as 12:29

    assim é que se faz,,,acabou as mamas

  40. sr

    23 de Setembro de 2010 as 12:59

    ao tomar essas medidas o sr. primeiro ministro ta agindo por emocao, e deixando transparecer ki e um lider muito fraco.talvez por nao conhecer bem a historia e a cultura do povo STP,cada pais tem a sua cultura e eu apelo ao sr. patrice trovoada para rever essas medidas porque isso ainda podera criar muita desmotivacao no seio dos diregentes e mais e sem motivacao nao ha trabalho. duvido ki essas medidas resultem mas se resultarem espero ki sejem acompanhadas com o desenvolvimento economico sustentavel.
    espero ki resulte, mas cuidado com medidas desse genero.
    forca ai

    • Oscar Hebert

      23 de Setembro de 2010 as 23:08

      O sr e um aldrabao. O Governo foi claro em afirmar que a gestao sera rigorosa e que os trabalhores serios e empenhados terao, na medida do possivel, tudo o que merecem. O sr tem medo de perder as regalias? Queremos e trabalhores serios e nao aldraboes.

  41. P.F.

    23 de Setembro de 2010 as 14:01

    Coisas & Lugares-23/Set.(2010)-Nota de abertura:Esta rubrica pretende incutir em cada cidadão Sao Tomense quer onde esteja o sentimento de orgulho e visa dividir com quem quer que seja questões e pontos de vista, partilhando opiniões e experiencias sobre a vida do nosso País e não só de modo a elevar a massa critica e prjectar a república.Hoje trago um tema que está relacionado com a contenção do defice público em STP, que nos levar a uma maior reflectir, suscitando asim debates e outro tipo de reações. – A propósito das mdidas que êm sido tomadas pelo actual executivo Sao Tomense,medidas essas,necessárias e que numa primeira analise eu particularmente vejo-as com bons olhos e confesso-vos caro leitores do jornal Tela Non que se este governo contunuar a bater nos lugares onde doi mais,terá sem dúvidas todo o meu condicional apoio e aplausos.Acho que o peso do estado tem que ser reduzido para conter o defíce publico.Para que haja uma boa Governação com total transparência o exemplo tem que vir de cima. Aliás o exemplo tem que vir de cima e,é uma das receitas mágicas capaz de pôr cobro as injustiças e desigualdades sociais que todos sabemos que existe em S.Tomé e Principe.Mais,na minha modesta opinião acho que é preciso ir mais longe: o combate a promiscuidade, a currupção, o clientelimo, os camaradas,o compadrio, o oportunismo político, os interesses instalados de alguns grupos económicos,etc,etc…, constituem a chave de sucesso de qualquer governação. O corte nas despesas públicas passa tambem pela redução de subsídios de deslocação aos titulares de cargos públicos, a redução de viagens desnecessárias para o exterior do Páis entre outras medidas que ao ver iria ajudar o estado a arrecardar receitas e atrair investimentos públicos.
    A acção deste Governo tem demonstrado de certa forma alguma vontade politica para relançar a economia do País e pela parte que toca aquí desxo ficar os meus desejos de que continuem a mostrar trabalho e votos de boa sorte nesta nobre missão para a satisfação do eleitorado que o elegeu nas urnas.Eu sou daquele que defendo que boa Governação também faz-se via electrónica.
    Entretanto, gostaria focalizar a minha cintervenção nos seguintes aspectos e hoje mais doque irão benefiar a todos nós, mas que são medidas impopulares que em boa verdade não irá agradar a oposiçõ apesar de estarmos ainda a viver o priodo de graça. Mais que ter a perfeita noção que o Governo foi eleito para Governar!Daí que e como já tem vindo a ser o meu hábito corrente aproveita a oportunidade que me é dada pelo jornal digital “Tela Non”,para sugerir e apontar soluções em algumas questões que nos são comuns e saber se estas materias fazem parte das listas das suas preocupações com vista a ajudar a compensar as presentes medidas:
    1º.Na área de saúde: O que pensa o Governo fazer no que toca o SNS(Sistema Nacional de Saúde´e área social: Como prioridade máxima,o quê q ue o nosso País pode esperar deste Governo,nomeadamente no que refere a questões fulcrais,como sendo:O saneamento básico, a junta médica dos nosssos doentes para o exterior e como não podia deixar de ser a necessidade do País poder efectuar a reabilitação de mais hopitais para aliviar a subcarga no Hospital Central Dr.Aires de Menezes e ao mesmo tempo que instalar uma unidade de Hemodialise no País.
    2º. P.ex:A questão de emprego que é uma das áreas vitais para a economia há muita coisa ainda para ser clarificada são assuntos que passaram ao lado do ponto de vista de enquadramento das pastas deste Governo;
    3º.No Sector da Educação,Cultura e Formação: Oue reformas podemos esperar no SNE (Sistema Nacional do Ensino, suma quais são as perpectivas deste enleco Governamental nas areas como: Politica Agrária e Agro-industrial e no sector terciário;No campo da justiça, como por exemplo em matéria de cidadania, as famílias e igualdade do genero devem merecer a sensibilidade de qualquer acção Governativa;Na vertente de Infra-estruturas,habitação,ambiente e recursos
    naturais, essencialmente as vias de acesso para ligar o Pais e levar a gua a casa das pessoas;A Comunicação Social é um dos parceiros fundamentais para a promoção de desenvolvimento de qualquer sociedade que se quer digna e prospera nos dias que correm na contribuem para a elevação da massa critica e na projecção da República ficou na minha prespectiva um pouco esquecido.Contudo, este executivo quanto a mim merece nota positiva.É importante aqui esmioçar o programa do Governo não só no sector público como no privado com o objectivo deste implementar acções que permitam gerar riquesas, o que vai contribuir para o crescimento e o progresso de S. Tomé e Principe, pois que a função do estado no meio de todo este processo é obtenção de lucros através da cobrança dos impostos.Por hoje é tudo,termino na certeza de que o Governo vai continuar a mostrar trabalhos e despeço-me, dizendo até p´ra semana. Agora deixem-me que eu vos diga: “O País precisava de um jornal electronico assim”.Saudações a todos os Sao Tomenses.Obrigado Tela Non.

  42. Filipe Samba

    23 de Setembro de 2010 as 14:39

    A virtude e o saber têm existências paralelas. Uma no sujeito possuidor outra no espirito de quem ouve ou contempla, pois ” não há espectaculo sem espectadores”.

    O Parlamento aprovou o Orçamento Geral, um bom passo.
    Agora por favor solicito para onde foi a Conta Geral do Estado, elaborado pelo Governo cessante?
    Para que possamos ter conhecimento o que foi a vida financeira do Estado no periodo dos seus mandatos ou os anos decorridos.
    Será que já foi enviado ao Tribunal de Contas, para análisa-la e estuda-la minuciosamente do ponto de vista da legalidade Administrativa e da Regularidade Financeira, uma vez que o cofre estava as moscas?
    Se sob a influencia das paixões, destroem os corpos que lhes são tão caros, como poupariam a Tesouraria do Estado.

  43. Zé Maria

    23 de Setembro de 2010 as 14:43

    É de louvar a iniciativa do Primeiro Ministro, porém, esse decreto não suficientemente preciso, na medida em que da margem ainda para pagar todo indivíduo que o governo ache que tem o direito.

    Deveria elencar os indivíduos (númerus cláusus) quem deve ter seus gastos pagos pelos cofres públicos: entenda-se, suor do povo.

    Sr. Patrice, louvo a sua iniciativa, mas, para que eu continue acreditando em si, sugiro mais transparência iniciando consigo mesmo.

    Em todo Estado sério, onde os dirigentes são transparentes, iniciam suas atividades declarando seus bens, para que o povo saiba o que faz parte do seu património e não haja dúvida sobre a sua aquisição.

    Não faça as mesmas besteiras que o Rafael Branco cometeu no seu governo.

  44. republicano

    23 de Setembro de 2010 as 14:43

    se for para tomar medidas duras contra os maus feitores e melhorar a vida dos pequenos,o senhor 1º Ministro e o seu elenco, terá e sempre terá o seu povo consigo, sja benvindo

    • Antonio Amado Vaz

      24 de Setembro de 2010 as 21:12

      Concordo

  45. Jacinto

    23 de Setembro de 2010 as 15:07

    Dr. Patrice! Muita força, coragem e determinação.

    Há também necessidade de mudar as “caras gastas” nas chefias dos serviços. Muitos curuptos monopolizaram os sectores, criando “lobis”, tanto que quando há viagens para um funcionário de um determinado sector ou área de serviço, viajam sempre as mesmas pessoas. Não se admite que num ministério inteiro, não haja técnicos capacitados para participar num evento internacional do seu ramo se não apenas 4 pessoas. As 4 pessoas viajam 5 a 6 vezes por ano em detrimento de outros que realmente deveriam, por se tratar de assunto do seu ramo laboral.

    Isso tudo tem que acabar. Sr. Primeiro Ministro, essas medidas todas só terão efeitos positivos se as “caras gastas” forem “eliminadas” dos cargos de chefias nos sectores públicos.

    Uma vez mais Dr. Patrice, espero que o Sr. tenha muita coragem e determinação pra levar a cabo estas medidas. Pode ter a certeza que se o Sr. relamente conseguir levar a diante essas medidas e mudar o estado de coisas neste pais, o Sr. será primeiro ministro dos santomenses por muitos mandatos.

    Por um S. Tomé e Principe melhor.

  46. madalena

    23 de Setembro de 2010 as 15:53

    Sim, boas medidas, mas precisamos de medidas de fundo, estas são de cosmetica.
    Vamos dar tempo ao tempo pra 1º Ministro se organizar, para não agir com medidas de emergencias, deve agora preparar um plano de recuperaçao economica de STP. Um vasto programa de educação de valores perdidos. Ninguém deve pensar que o estado é um saco azul. Os recursos do estado são os nossos impostos cobrados.

  47. Pedro Sousa

    23 de Setembro de 2010 as 15:56

    Não se esqueça de por ordem na CST, há lá muitos barões a viver a conta do orçamento, roubando povo. Basta dar um toque que o saldo de Dbs50.000,00 voa, se fosse para termos melhor hospital, estradas etc até não importava, mais para sustentar preguiçosos é que não, ah……… isso não…
    Acaba com essa pouca vergonha já ………….

  48. António Martins Gomes

    23 de Setembro de 2010 as 16:48

    Pois, muito bem Sr. Primeiro Ministro…estamos perante uma excelente medida de gestão do País, que é de todos nós. Porém, faltando uma medida de gestão da coisa pública- A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, tal como acontece em países civilizados. Afinal, a democracia não significa apenas votar mantendo um grupinho no bem bom e a maioria na miséria. É pena que meu Pais, Cabo Verde, não vai na onda…cá entre nós é um absurdo-sabura para dar e vender!

  49. Ze Mulato

    23 de Setembro de 2010 as 17:20

    Dou a seguinte ordem ao Governo de Patrice:
    Va ao Ilheu das Rolas e investige as trufulhas ali!

    E’ Rotas do Cafe um contrabando?
    Investiga-os!

  50. Ze Mulato

    23 de Setembro de 2010 as 17:21

    Ze Mulato e’ Medico PsYchiatrico e com doutoramentos em Psychologia e Sociologia.
    Deixem de caluniar e maltratar o ZE–ele tb e’ filho da terra…

    • António Veiga Costa

      24 de Setembro de 2010 as 1:55

      AH! Agora dá para entender aquele ditado:
      “de médico e de louco, todo mundo tem um pouco!”

      Fui.

  51. N'Guê Téla

    23 de Setembro de 2010 as 17:44

    Buá só…,bauê cata. Santómé sé non an!!!Guadá uê ca bi piá cuá.
    Vida cu saôdji só.

  52. Mina di Célivi

    23 de Setembro de 2010 as 18:42

    Patrice…ô!
    estou gostando das medidas.
    Mas, lembre-se… Justiça única e igual para todos!
    Melhores Cumprimentos

  53. ze cabra

    23 de Setembro de 2010 as 19:04

    possa ze multa estas bem nervoso homem ate escreves tao mal vamos tomar um copo e jantar no papafico para eu te fazer uma matricula num jardim de infancia a seguir levarte ao medico porque estas mal homem trata-te tenho pena de ti camarada

    • José Silva

      24 de Setembro de 2010 as 12:00

      Voçê também!? Escreves tão bem!?… …

      • Joana

        24 de Setembro de 2010 as 21:46

        Bruno e’ um bolilo. Dei-lhe cornos esquerda e direita. Ze Cabra de quê? Es um Gay armado em alguma coisa. Nao conseguiste me engravidar, so engravidas as burras que caiem nas tuas ratoeiras; jogadas mentirosas. Cao safado!

    • Ita

      24 de Setembro de 2010 as 19:14

      Bruno, tu escreves muito mal.
      Deverias seguir esse conselho para ti mesmo. Tu es um idiota cheio de hipocrisia

    • Yon Gato

      24 de Setembro de 2010 as 22:07

      Ze Cabra e’ um Gay disfarçado. Cala-te!

  54. Ze Mulato

    23 de Setembro de 2010 as 19:13

    Retiro-me para aleviar os ânimos de alguns…

    Ze Mulato ja fez o seu papel: informou o povo, aqueceu o povo, “mexeu agua,” acordou aqueles que estavam a dormir enquanto Sao Tome e Principe estava a ser mal gerido; roubos, corrupcao, e abusos por todos os cantos.

    Um apelo para aqueles indivíduos que percebem e avaliam certa situação de forma distorcida, ESTEJAM ATENTOS como DEFESAS no campo de futebol: DEFESA CENTRAL, DEFESA LATERAL ESQUERDO, E DEFESA LATERAL DIREITO—NAO DEIXEM O GUARDA-REDES (POVO) EM PERIGO–PROTEJA-LHE, eu tomo a populacao Santomense em geral como exemplo, para ser protegida e defendida. Espero que a ilustracao fez algum sentido.

    Ze e’ uma pessoa seria, responsavel, e adora o povo Santomense com todo coracao.
    Tudo foi bem intencionado. Alerta! A luta continua.

    Saimos vitoriosos nesse processo, mas nada esta garantido. Temos que continuar atentos e vigiar todos os cantos. Nao devemos ser alvo e sofrer mais uma decepção de qualquer Governo ou Presidente.

    Os Santomenses, na maioria, sao revolucionarios. Mantenha espirito positivo e firmeza permanente.

    Estou a gostar–povo esta vivo. Povo esta esperto. Nao devemos parar de lutar para justica e respeito que todos Santomenses merecem!

    Ate’ breve

    Ze Mulato

  55. 10mandamentos

    23 de Setembro de 2010 as 19:27

    Este governo começou com muitas medidas que até agora têm sido apenas teoricas. É preciso pôr em prática o pensamento, sair das cadeiras e ir à praça, terreno. Espero que estas iniciativas não fiquem por aí e que sejam efectivadas.

  56. Dgno de Respeito

    23 de Setembro de 2010 as 23:43

    Já agora aproveitando a onda, gostaria de saber qual o mecanismo de distribuição de bolsas de Mestrado através do ministério de Educação?

    Pelo que sei, o mestrado é um título pós-licenciatura, se bem que o acordo de bolonha permitiu que alguns curso de licenciatura têm o Mestrado integrado. Será que todos os supostos beneficiários com a bolsa de mestrado em STP são detentores do título de licenciatura e trabalharam(3 anos) no no mínimo 3 anos para o País?

    Acredito que o actual titular da pasta da Educação e Cultura e Formação reveje essa entre outras situações, posso estar errado. Prefiro questionar porque estou ausente de elementos justificáveis.

    Quantos filhos de do santomense residente fora da capital beneficiam de bolsa para o ensino superior e respectiva especialização?

    O desenvolvimento de um país passa criação de base estrutural. Por isso apelo que se dê a oportunidade á todos os filhos santomenses (dentro e fora da capital). Quanto mais habilitados mais conhecimentos para defender a causa nacional(entre ricos e pobres)em todos os distritos do País. Sugiro melhor reflexão na matéria….

    • Nilson, Giovanni

      25 de Setembro de 2010 as 1:57

      Dgno de Respeito,
      Concordo.
      Estudantes de roça e os da capital, todos, de acordo com oferta que STP recebe do exterior, merecem consideração e oportunidade para obterem educação através de bolsas de estudo. Brasil ofereceu bolsas que não foram aproveitadas. Porquê?
      Boa ideia!

    • Nilson, Giovanni

      25 de Setembro de 2010 as 2:00

      “…mais conhecimentos para defender a causa nacional…”

      GOSTEI DE LER ISSO, Dgno de Respeito

  57. Dgno de Respeito

    23 de Setembro de 2010 as 23:44

    digo: “cursos”(…)

  58. Bili Uê

    24 de Setembro de 2010 as 3:15

    Tal e qual o perdão da dívida externa, essa medida deveria ser aplaudida em pé pelos senhores da Assembleia Nacional. Forças Patrice.

  59. Helves Santola

    24 de Setembro de 2010 as 3:53

    Parabéns, Patrice Trovoada, vamos deixar de alimentar quem não trabalha e vê se canaliza esses recurso para aqueles que mais necessitam: neste caso, STP como um todo…..Bom trabalho!

  60. J Bond

    24 de Setembro de 2010 as 8:19

    Finalmente um governo com tomates. Por isso que nunca havia verba para o pagamento de salário da grande maioria. Ao invés de se receber salário no espaço de um em um mês recebia-se em um 1/5 até 2 meses. Tudo isso porque andavam a satisfazer a vontade dos improdutivos.
    Isso é que era mesmo desperdício de dinheiro, todos esses improdutivos, todos esses elementos de vários governos derubados, São Tomé e Príncipe não aguenta isso.
    BASTA DE BOA VIDA.

  61. stomense com muita honra

    24 de Setembro de 2010 as 8:56

    como saotomense e residente no meu pais e depois de tantos anos a ver o povo sofrer fico muito feliz em termos eleito um ministro que começa a querer mudar o rumo do nosso pais para melhor espero que toda a sua equipa governativa e a opsiçao o ajudem sabemos que ele tem que tomar medidas que nao vai agradar a alguns mas temos que ter consiencia de que alguma coisa tem que ser feito para mudar a situaçao do pais tambem nos todos saotomenses temos que ter um espirito renovador e corajoso em contribuir para o bem da nossa patria mesmo os que estao ausentes no estrangeiro devem contribuir para tal emantermos sempre boas relaçoes com os nossos parceiros externos para que possam envestir ca e criar postos de trabalho seje europeus ou africano.Embora vejo em alguns comentarios que ainda existe pessoas cá na tera com fraco espirito para a mudança mas sim para a destabilizaçao do nosso pais é pena mas enfin por exemplo leio alguns comentarios feitos pelo senhor ZE MULATO sao tristes e chocantes porque este senhor deve sofrer de alguma perturbaçao ou mental ou financeira e anda desesperado como nao tem outro lugar para descarregar as suas ignorancias vem para ca onde nao devia porque graças a quem criou este espaço temos oportunidade de saber e dar as nossas opnioes mas que sejem contrutivas mas digo a esse senhor e alguém que tenha a mesma mentalizaçao dele que o povo nao é burro queremos recuperar os 35 anos que andamos perdidos nao é com essas conversas revolucionarias e racisras que chegamos ao bom porto mas sim com trabalho ajuda mutua e uma boa amizade re todos para que daqui a uns anos nós ou nossas futuras geraçoes poçam rir e festejar de alegria e felicidade força povo vamos todos dar as maos e recontruir o nosso pais

    • Yon Gato

      24 de Setembro de 2010 as 22:16

      E’ mentira. Ze Mulato e’ uma pessoa de honra. Tu, Bruno Miguel, disfarçado em “santomense com muita honra” so esta interessado em assassinar o caracter e espirito revolucionario que Sao Tome e Principe merece nesmo momento de verdade; momento de mudanca. Nada pessoal contra o Bruno, mas ele e’ um grande covarde. O Ze Mulato disse-me que recebeu uma comunicacao muito triste sobre o Bruno, atrvez da mulher que ele engravidou e abandonou. Bruno nao presta, e nem sabe se e’ mesmo Angolano ou Portugues. Agora, que saiu noticias que Sao Tome tem petroleo, entao quer ser amigo do povo Santomense. Bruno Miguel nunca trabalhou em STP, nem fez um trabalho voluntario para o pais. Abaixo Bruno. Tens muita identidade.

      Nota: Ze Mulato, por enquanto esta bem de vida e esta enteressado em desenvolver STP para o povo gozar da mesma vida que tem. Ze Mulato esta bem. Bruno e’ que esta’ mal porque ele e’ um grande bandido oportunista.

      Ze Mulato sa moco supe’tu

    • Ze Mulato

      25 de Setembro de 2010 as 3:05

      Excelência: stomense com muita honra,

      Faça de Zé Mulato um tema de tua ocupação.
      Retirei-me do fórum.
      Eu, Zé Mulato, estou óptimo; bué da fixe.
      Cuida-te!
      Abraços

      Post Scriptum: Obrigado “Téla Nón” pela oportunidade que me deram para expressar e excitar diálogo e controvérsias. Eu, Zé Mulato, tenho muito respeito por todos. Desculpam-me pela percepção contrariada….

      Estamos juntos! A Luta continua e a vitória será certa!

    • Doida

      25 de Setembro de 2010 as 20:13

      Deverias falar muito antes quando STP estava sendo destruido por um pequeno grupo de corruptos. Sofres de alguma perturbaçao ou mental ou financeira e andas com desespero como nao tem outro lugar para descarregar as suas ignorancias vem para ca. Cala-te!

      • Yon Gato

        26 de Setembro de 2010 as 21:16

        Verdade, stomense com muita honra, deve calar-se porque demonstra inveja do Ze Mulato. stomense com muita honra “sofre de alguma perturbaçao ou mental ou financeira e andas com desespero como nao tem outro lugar para descarregar as suas ignorancias vem para ca.’ Cala-te stomense com muita honra!

      • Lung'ie Maluca

        27 de Setembro de 2010 as 3:13

        Doida, eu concordo contigo e Yon Gato. stomense com muita honra esta fora de si. Deve calar-se e deixar de estupidez e ignorancia insultando o ZE MULATO. Ze esta certo naquilo que escreve. stomense com muita honra e’ quem sofre de alguma perturbaçao ou mental ou financeira e anda com desespero como nao tem outro lugar para descarregar as suas ignorancias escreve asneiras. Va dormir stomense com muita honra!

  62. Tony

    24 de Setembro de 2010 as 11:30

    Muito bem Sr Pimeiro Ministro, estou de acordo com estas medidas, até que enfim temos um Primeiro Ministro com espirito da boa governação, espero que não nos desiludes, outra questão que me preocupa é que estamos numa ilha insolar e nem se quer temos uma guarda costeira credivel e sem meios para operar diversas acções, os produtos e muitas coisas ilicitas entram em tudo quanto é praia para outras paragens… temos que reforçar a vigilância

  63. sheila

    24 de Setembro de 2010 as 12:08

    O Senhor está certo nas medidas que tomou, eu estou muito contente com o seu trabalho, me tornou mais optimista. Pochas, o antigo governante só limpava os cofres e não nos ajudava e pior é que o nosso próprio dinheiro é que lhes pagava as despesas, as legalias. É demais, é isso mesmo Sr.Primeiro Ministro, seja rigoroso não só neste aspectos, mas também nos outros, porque ainda há muitas coisas que precisam ser mudadas. Eu espero que o Sr. continue assim, trabalhando bem no terreno porque estamos mal, muito mal.
    O caminho é sempre em frente, mostra pava o povo e para os outros que pensam que São Tomé é d’eles que valeu a pena os Santomenses votar no seu partido.

    É segue em frente porque de trás vem gente ruim.

    termino muito esperançosa.

  64. sheila

    24 de Setembro de 2010 as 12:14

    Olha, já me esquecia de um aspecto importante, o de dár Sr. Bala carro do Estado, eu não concordo com isso e acho que o povo também não. Dê o exemplo para que os outros sigam. Sim, estamos a gostar do seu trabalho, mas olhe lá.

  65. stomense com muita honra

    24 de Setembro de 2010 as 12:51

    é de louvar as iniciativas do nosso primeiro ministro espero que tanto a opsiçao e todo elenco governativo colaborem para bem da naçao e que o nosso povo também colabore se cada um de nós contribuimos com a nossa boa vontade em tudo que for para bém da naçao tenho a certeza de que daqui a uns anos vivemos melhor e que saimos deste sofoco també os nossos compatriotas que estam no estrangeiros devem contribuir para melhoramento da noçao naçao investindo e contruindo sao tome e tao lindo para estar assim tao sofocado deixamos de criticar uns aos outros vamos unir e esforçar pelo nosso pais nao é verdade ze mulato que estao crtico la sabes as tua ideias mas temos que unir criar postos de trabalhos criar fabricas mas legais nada de coisas clandestinas e com boa fé força povo vamos olhas para frente

    • Dr. Carvalho

      25 de Setembro de 2010 as 1:38

      Bruno, aprendeste ou nao aprendeste algo com as escritas de Ze Mulato?
      Ha ha ha, stomense com muita honra 🙂

      Ze Mulato e Pleto fizeram declaracao de paz! Boa noticia…

      Viva! Ate que em fim chegaste a conclusao que o Ze Mulato tinha chegado ja a muito tempo. Vamos ajudar o Patrice suceder com iniciativas positivas deste governo.

      Ze Mulato tem razao. Deixa-lhe em paz–ele ja disse que retira-se do dialogo.

  66. Madalena

    24 de Setembro de 2010 as 16:49

    Todos nós devemos pugnar por país melhor, uma sociedade com oportunidade para todos. O que pode acontecer, quando um nosso vizinho é ministro ou empresario e a volta deles milhares de pessoas vivem com dificuldade.
    Os vizinhos apenas rezam para o homem um dia ter miseria, experimentar um dia de fome, um dia de pobreza. Em caso de roubo e agressão fisica, ficam a espera de uma unicca oportunidade para furtar o lanche ou a mochila do filho do empresario ou do ministro.
    Seria melhor trabalharmos em prol de uma sociedade mais justa, sendo certo que nunca seremos todos iguais.
    Faça obra, senhor 1º Ministro, invista no conhecimento, põe os engºs a trabalhar, por exemplo na produção de trigo, açucar de cana sacarina, produção de arroz, etc.
    Veja se com a mudança do clima, agora o fotoperiodismo, o país ja dá o trigo ou triticale para a segrança alimentar. Qual é a fatia do orçamento destinado a aplicação cientifica. Hoje não precisamos de inventar nada, tudo está inventado.

    • Nilson, Giovanni

      24 de Setembro de 2010 as 20:44

      Ate’ que em fim, existe alguem que sabe dizer melhor do que Pleto ou Bruno Miguel; o mesmo bebado que espalha filhos atoa e nao se responsabiliza…E’ triste.

      Madalena sim Sra. divulgue essas mensagens ao povo Santomense–isso e’ que queremos. Mesmo se conseguires educar alguns, vale a pena o seu gesto.

      Sao Tome esta’ mal—muita gente nao muda para melhor! Que sera o destino e o futuro dessa terra, Sao Tome e Principe?

  67. Manuel Dias

    24 de Setembro de 2010 as 18:36

    É e louvar a Deus por esta iniciativa do srº primeiro Ministro.
    Que Deus esteja com ele durante os seus mandatos, e que, o que ele está fazendo no país nao seja somente algo de abre apitite, mas sim que seja algo pra valer, que pouvo nao veêm a arepender como muitas vezes já havia acontecido.

    prq a melhor forma de pensamos em nós é pensamo nos nossos proximos.
    Que ele nao se esquece que se pouvo esta bem ele tambeém esta; ha que ter alguem que pense em bem estar do pouvo.
    Sabemos que tens uma caminhada muita dicifil, mas desejamos a te muitas forças e coragen para enfrentar todos os obstaclo que a de vir.
    Que nao sejamos hipocrita.

    FOÇA Drº PATRICE.
    UM ABRAÇO DOS ESTUDANTES SAO-TOMENSE EM REPLUBLICA BOLIVARIANA DE VENEZUELA.

  68. Antonio Amado Vaz

    24 de Setembro de 2010 as 21:11

    Porquê que as pessoas não se identificam?

    Usam pseudónimos como sinal de covardia?
    Sejais corajosos—“da cara” e identificam-se propriamente e com o nome próprio e completo. Não têm nada a esconder, pois não? Nome suposto sob o qual alguns autores publicam os seus escritos é uma indicação que habitualmente têm medo, são tímidos, ou acanhados. Deixem-se de ser infantis; ingénuos.

    Sintam-se livres e abertos! Vivemos em “democracia.” Diálogo aberto, honesto, e justo, por favor!

    Não tenham raiva deste comentário que vos faço, fa-lo com uma forma de vos ajudar a sair da mediocridade.

    Estou feliz e desejo-vos felicidade e um bom fim de semana

  69. Pinto da C.

    25 de Setembro de 2010 as 1:42

    Nilson é um jovem que precisamos em São Tomé e Príncipe. Com o espirito forte dele e desejo incesante para pôr isso em ordem, portanto, dá-me vontade. Muito bom saber que existem jovens Santomenses activos como ele, sobretudo neste periodo em que vivemos num mundo cheio de fantasias e distracções. Nilson, filho da terra com muita estima. Parabéns.

    • Augusta R.

      26 de Setembro de 2010 as 21:11

      Me chamo Augusta. Sou Angolana e resido em Luanda.
      Era namorada do Nilson em 1997. Ele me fez feliz e ainda continuo apaixonada por ele.
      Nilson carinhoso e querido. Muitas saudades.
      Ele viajou para continuar os seus estudos por conta própria e conseguiu entrar no colégio e universidade de um dos países mais desenvolvidos do mundo, e sem ajuda de ninguém. Ele demonstrou uma capicidade excepcional sem beneficiar de bolsas de estudo de São Tomé. Por isso, é de louvar.
      Defendo-te, Nilson, meu amor.
      Te amo de coração

      Augusta R.
      Luanda, República de Angola

  70. Nilson, Giovanni

    25 de Setembro de 2010 as 1:46

    Qual deles? Antonio Nilson? Esse sim, ele é porreiro; lindo, catita, belo, óptimo, excelente….

  71. Assuncao

    25 de Setembro de 2010 as 14:03

    Nem mais!! Mas ainda tem, educacao dos funcionarios publicos,rumo ‘a produtividade,mostrar servico, estar nas seccoes,pois inercia tomou conta dos sectores e verifica-se muitas ausencias, faltas nao justificadas e premear quem trabalha.
    Com cumprimentos.

  72. Nelson Leite

    25 de Setembro de 2010 as 15:54

    Meus caros amigos(as).Parece que desta vez o país vai tomar um rumo…..Esperemos pelas eleições presidenciais;sim,porque se o presidente ñ estiver de acordo com as medidas do 1ºMinistro esse governo ñ tera vida longa….Gostaria de felicitar o Sr.Patricie Trovuada e o seu governo pela coragem como têm agido nesses 1º meses do mandato…..boa sorte….viva STP

  73. Digno de Respeito

    25 de Setembro de 2010 as 22:52

    Com o comentário do visitante Nelson Leite, aproveito para perguntar quando acontecerá as eleições presidenciais? Se está mesmo para 2011, porque ainda não se fala da actualização do caderno eleitoral (dentro e fora do país)? Será que os da diáspora terão direito a participação?

    São as dúvidas que deixo para quem queira ajudar no eslarecimento.

    Bem haja

    • Lung'ie Maluca

      27 de Setembro de 2010 as 3:25

      Deixe de preguica. Faca esforco pessoal. Escreva as entidades do estado e pergunte. Solicitar aqui para que? Exerca o seu direito de cidadania. Queres que os outros solicitem para si? Escreva para os orgaos de soberania, organismo eleitoral, telefone, etc. Descubra por si propio/a. Se quiser depois apresentar o resultado, entao fa-lo. Nao espere que outros descubram para si! Nao pergunte ao visitante Nelson Leite, “aproveito para perguntar quando acontecerá as eleições presidenciais?” Parvoice—Muitos Santomenses sao acanhados e so esperam que os outros facam sacreficios para eles. Ridiculo. Mude de mentalidade! Seja mais agil e proactivo/a!

    • Lung'ie Maluca

      27 de Setembro de 2010 as 3:28

      Temos muita gente como Digno de Respeito aqui em Sao Tome e’ por isso que a nossa terra nao arranca….

  74. Nilson, Giovanni

    26 de Setembro de 2010 as 2:08

    Trovoada, Fradique, Rafael, e Tiny quererão me matar ou tentar me envenenar.

    • Amado

      26 de Setembro de 2010 as 2:12

      A Sociedade Civil irá tolerar isso!

    • Didinha

      26 de Setembro de 2010 as 2:15

      iô cuá…

  75. Daio

    26 de Setembro de 2010 as 2:10

    A sério?

  76. Edite

    26 de Setembro de 2010 as 2:30

    Mestiçagem em São Tomé?
    Assim não está certo.
    Patrice só da bons empregos aos mulatos ou mestiços; pessoas de pele clara e amigos dele? Somos todos Africanos e negros; de côr escura ou de côr clara. Proporção balancada na distribuição de tachos, por favor. Não gostamos daqueles que dão preferência a um grupo em detrimento do outro. Embora ser mulata, somos todos Santomenses e devemo-nos unir.

    • Posser

      26 de Setembro de 2010 as 2:31

      Concordo, Edite

  77. Edite

    26 de Setembro de 2010 as 2:42

    Mestiçagem em São Tome?
    Assim não está bom.
    Patrice só da bons empregos aos mulatos ou mestiços; pessoas de pele clara, e amigos dele? Somos todos Africanos e negros; de côr escura ou de côr clara. Proporção balancada na distribuição de tachos, por favor! Não gostamos daqueles que dão preferências a um grupo em detrimento dos outros. Embora ser mulata, somos todos Santomenses e devemo-nos unir.

    • Oscar Hebert

      26 de Setembro de 2010 as 14:31

      Edite, e melhor deixar de lado este tipo de brincadeira que em nada nos ajuda.

  78. Beirao

    26 de Setembro de 2010 as 2:45

    Tb concordo com a Edite. Igualdade de distribuicao de riqueza na terra: 50% para negros mulatos, e 50% para os negros da cor escura.
    Across Africa, Angola, Cabo Verde included, you see light skinned people taking all the good jobs and dark blacks are left out in poverty. Civil war starts with ethnic inequality and over other disputes for money and power.

  79. Fino Torres

    26 de Setembro de 2010 as 2:47

    Estou a procura de tachos, somente, para os meus e mais ninguém.

  80. J. A

    26 de Setembro de 2010 as 15:58

    Estou de acordo com as medidas realizadas pelo conselho de ministros, mas precisamos ir mais a frente como por exemplo: fazer um levantamente criterioso dos projectos que existem dentro dos ministérios cujos funcionários recebem dolares, euros ou outra moeda estrangeira,que por vezes cria ódios entre colegas da mesma formação que não têm esta possibilidade que recebem sómente a moeda nacional. Os que estão com salários em moeda estrangeira por vezes foram postos por cunhas ou amizades politicas o que não significa que são altamente competentes.

  81. Argomely

    26 de Setembro de 2010 as 18:19

    O STP não deveria ser chamado de um pais subdesenvolvido mais sim um pais mal gerido.
    para combater esta má gestão é preciso uma politica macroeconomia eficiente e eficaz.
    Olhando para despesas publicas é preciso uma contensão mas para atingir este fim é preciso um controlo interno e uma segregação da função eficiente em todos os ministérios, e pelo visto o sr primeiro ministro começa a dar um passo, mas não basta só a transparência interna é preciso também ao nível externo nas negociações.

  82. Antonio Amado Vaz

    27 de Setembro de 2010 as 3:01

    Hope & Change slogan de Obama parece que evaporou-se no ar. Contínuo perdendo esperança no Obama. Até dá a entender que mudança não é nada fácil. O sistema mundial globalizado perpetuou uma rede viciosa que resiste mudança a todo o custo. São Tomé e Príncipe não será excepção. A onda de mudança é uma farsa; comédia cómica. Parece ridículo e impostura o que está acontecendo em S.T.P. Nada irá mudar em S.T.P. porque o regime de corrupção permanecerá. Este tipo de estrutura governativa não quer nada com esperança e mudança. Haver vamos! O povo Santomense fica assim infomado porque já não será surpresa pare ele. Apenas questão de tempo para que a verdade submergida venha a superfície. Fico completamente melancólico, comovido, sinceramente, muito triste quando vejo algumas pessoas a celebrarem ilusão e desilusão. Obama ainda tem dois anos para completar o ‘curriculum’ dele como presidente dos E.U.A. Na minha expectativa, estou neutro…. Entretanto, Patrice e seu governo tudo ainda é um incógnito. Ninguém realmente sabe o destino e o resultado desse governo. O sistema de governação, em muitos países do mundo; quer Comunista, Capitalista, Socialista, e outros, a nível internacional está tudo corrompido, estragado, putrefatado, mefítico; fétido, contaminado, pervertido, e totalmente corrupto, mas, com muito pouca excepção de alguns países.
    Eu desejo os dois; Barack e Patrice muito boa sorte, boa saúde, sucesso, e coragem.

    “Ninguém esta acima de Deus, Ele é a única entidade com poder neste mundo”

    Com São Tomé e Príncipe no coração.

    Abraços,
    Antonio Amado Vaz
    Tokyo, Japão

  83. ze cabra

    28 de Setembro de 2010 as 17:46

    quero anunciar oficialmente a candidatura do meu amigo ze mulato para as presidenciais ele tem ideias estou com ele

    • Doido de Agua Grande

      29 de Setembro de 2010 as 17:08

      Ze Cabra e Ze Mulato nao sao amigos. De facto, sao rivais. Ze Mulato disse-me que ele nao esta interessado nisso. Presidencias para outras pessoas como Pinto da Costa, e outros.

      Ze Cabra deixe de ser Gay Homosexual e desista de colocar coracao como tua foto! Da cara e divulgue a tua identidade! Deixe de “stalking” (to stalk) Ze Mulato. Mulato ja saiu disto… Cabra, vai trabalhar!

    • Doido do Predio de Banco

      29 de Setembro de 2010 as 21:57

      Bruno e’ um vadio vagabundo que esta’ tentando xular o povo Santomense. Corrupto, vai capinar!!! O povo nao esta’ enteressado nos teus projectos. Vai trabalhar!!!

  84. MR omly (horacio lucas)

    29 de Setembro de 2010 as 9:15

    Agora diria eu o Nossa S.tomé estará livre dos corruptos com este governo iremos longe si no caso continuar com medidades e rigor

    So precisas do Senhor pinto da costa

  85. sapc

    29 de Setembro de 2010 as 14:04

    sapc
    ok, 1º Ministro, congratulo com a medida de redução de déficie porque é necessario tendo enconta onda de crise no mundo, mais não escequeça de criar também medida para produção de receita… quando a redução de deficie e não houver aumento da receitar poderá provocar conflito na clase trabalhadora …

  86. Zogopele

    5 de Outubro de 2010 as 14:57

    parabens senhor ministro, sei que a vontade e tanta em por a ordem em casa mas nao se esqueca que nao se deve confiar em todos. O senhor pode ter boas intencoes mas se esta rodeado de peixes podres a qualquer momento podem dar uma rasteira no senhor. Portanto peco olhos bem abertos e muita forca…
    Apelo para que veja a situacao de desemprego na classe jovem, ha muitos formados e pouco emprego, Sabe-se que jovens sao a esperanca do futuro..
    Sao tome nao e so para filinhos de papai e necessario fazer uma politica que envolva toda a classe juvenil…

  87. Zogopele

    5 de Outubro de 2010 as 15:09

    Senhor ministro se quizer ter muitos sucessos aposta nos jovens e da lugar a eles que trazerem inovacoes ao pais, os ditos lutadores para a libertacao de 75 pensam que so pk estiveram envolvidos na transicao da era colonial para a independencia sao donos do pais e nao deixam as coisas tomarem o rumo para o desenvolvimento propriamente dito..Por causa do sistemas por eles criados muitos jovens sao bloquiados nos ministerio e ameacados a seguir o sistema que mais lhe convem em encaixar dinheiro desviado do povo e nada fazerem para que o espelho do pais mude.. Nosso pais e tao pequeno que se tiver uma lideranca trabalhadora e dinamica chegaremos um dia aos calcanhares das ilhas mauricias os sheichales ricas. Aposta no turismo senhor ministro e continue com as reformas,, Esse pais tem que deixar de ter desmandos e pessoas que ficam impuni aos actos perpretados. Sao tome tem que ser um canto onde todos os santomenses podem ter direito a expressao e que se sintam bem no seu pais e acima de tudo possa ter orgulho de ter um pais como esse onde nao haja pobreza extrema….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo