Governo faz marcha atrás no caso Pierre N´de

É a primeira marcha atrás do executivo, para evitar uma crise institucional. Na semana passada o governo mandou prender o cidadão camaronês Pierre N´de para ser expulso. A ordem dos advogados insurgiu-se contra a decisão por manifestada ilegalidade e o Supremo Tribunal deu razão tendo ordenado a suspensa da decisão governamental.

A marcha atrás do governo no caso Pierre N´de, está plasmada num comunicado lido no telejornal da TVS, em que o Ministério da Defesa e Segurança Pública, diz ter apenas convidado o referido cidadão a abandonar o país, «face a ilegalidade da sua permanência na sequência do cancelamento de o seu certificado de residência», diz o comunicado.

O Ministério de Carlos Stock, desmente que tivesse emitido um despacho para que Pierre N´de fosse expulso do território nacional.

O comunicado acrescenta que «atento ao papel conferido as autoridades judiciais aguarda-se as suas actuações céleres na defesa dos interesses nacionais e das populações».

No seu acórdão em que mandou suspender a decisão do governo de expulsar o cidadão estrangeiro, o Supremo Tribunal de Justiça, explica que só os tribunais têm a competência para expulsar cidadãos estrangeiros radicados legalmente no país, como é o caso de Pierre N´de.

A marcha atrás do governo fica mais evidente, através das palavras do ministro da Justiça Elísio Teixeira. «Estamos num estado de direito democrático, existe a separação dos poderes. O governo tomou uma decisão que achou mais adequada. No entanto o Tribunal suspendeu a decisão e acatamos. Vamos recorrer da decisão porque não concordamos com a decisão do Supremo Tribunal de justiça», afirmou o ministro da Justiça.

Governo acata decisão do Supremo Tribunal de Justiça e evita assim uma crise institucional.

Abel Veiga

  1. img
    Cobló Responder

    Já estou preocupado com o mediatismo proposto pelo novo governo na solução dos diferentes problemas que assolam o país e, no afã de consignar essas respostas meta os pés pelas mangas. Desejamos sucesso ao governo e nossos problemas demandam respostas firmes e imediatas, mas não no arrepio da lei para que não seja mais do mesmo. Somos e vemos cidadãos nossos sofrendo maus tratos em alguns países, nomeadamente os europeus. Gostamos das agressões que sofremos? Não e devemos sempre reivindicar, particularmente junto aos nossos governantes que permitem altas vantagens aos estrangeiros que por aqui pairam, violando todas as leis. Não é em nome de um falso xenofobismo ou de uma pretensa defesa de interesses nacionais que o governo deve violar a lei. Já vi eese filme

    • img
      Bengui doxi Responder

      Pois é meu caro, além de meter os pés pelas mãos, o Ministro Stock ainda quer tapar o sol com a peneira. A verdade é que há um despacho seu a dar ao cidadão Camaronês duas horas para abandonar o País. Duas horas nem dá pro homem arrumar as malas como deve ser, onde é que já se viu?!E depois de violarem a constituição e cercarem a casa do dito com a policia de choque, sem deixar entrar o seu advogado, ainda manteram o homem preso desrespeitando uma ordem do supremo tribunal.É essa a mudança que nos prometeram? Isso faz-me lembrar os anos do partido único. Se o homem cometeu um crime, que seja o tribunal a julga-lo, como mandam as regras num estado de direito.E se realmente o Ministro apenas convidou o cidadão camaronês a abandonar o País, porquê que o ministro da justiça vem agora dizer que vão recorrer da decisão do Tribunal? Abram o olho companheiros, parece que compramos (votamos) gato por lebre.

  2. img
    Mina di Célivi Responder

    Porquê?
    Porque será!?
    Será por causa dos portugueses que também fazem parte do bando?
    Ou muita gente “gorda” comia/come no tacho dos Portugas e queriam oucupar o lugar do Camaronês?!
    Ôh Dr. Patrice!
    Justiça ùnica e igual para todos.
    Se expulsar o Camaronês terá que também expulsar os Portugas.
    Bem haja

    • img
      Luís Responder

      Pronto, já cá faltava um atrasado mental a dizer mal dos portugueses.

      • img
        lupuie Responder

        Caro amigo, ele tem toda a razao. Se expulsam o camarones, os portugueses tambem tem que ter o mesmo tratamento. Engracado, nao se fala muito dos portugueses nessa historia.

        • img
          Luís Responder

          Claro, se há portugueses em STP ilegais ou que cometeram actos ilegais, devem ser expulsos. Mas até agora não vi nenhum português envolvido nesta história, porquê estarem sempre a mencionarem os portugueses? Somos um país honrado que sempre ajudou (e muito!) São Tomé e Príncipe. Adoro muito o vosso país, é triste ver o caminho que estão a tomar em relação a nós, portugueses. Mas se preferem os vossos “irmãos” angolanos ou nigerianos, boa sorte, bem vão precisar.

          • img
            moreno

            Amigo Luis:temos que saber separar as aguas.os santomenses nao estao contra os portugueses.simplesmente o amigo le um par de comentarios de pessoas que se manifestam contra os portugueses.estamos em paises democraticos e temos que aceitar opinioes contrarias independentemente de estarmos em desacordo com elas.ha muitos que nasceram em STP e sao portugueses, e ocupando cargos de relevo em Portugal, nao menciono porque nao tenho esse direito.entre STP e Portugal existem lacos comuns em varios aspectos e de maneira nenhuma existem sentidos menos dignos em relacao aos portugueses.ha vezes que existem sim situacoes pontuais de um ou outro caso , mas nao ha odios nem rancores independentemente de STP ter sido colonizado por Portugal.

          • img
            moreno

            “sentidos” — sentimentos

      • img
        Luíz Responder

        Deves ser mesmo esse atrasado mental, sabes que o pão de cada dia dos Portugueses é falar mal dos Africanos(Pretos) estou em Portugal e oiço isso todos os dias.

        Informa te essa raça não presta.

        • img
          Luís Responder

          Nesse aspecto dou-te razão, infelizmente o meu país tem muito disso, eu próprio ouço isso muitas vezes. Espero que a nova geração possa mudar essa nossa mentalidade.

      • img
        maria Responder

        acho que o sr. luís deveria se informar antes de fazer seu comentário pq existe 2 portugueses tb envolvidos nesse caso e q até então não se falou nada sobre eles a lei é para todos independentemente de portugal ter nos dado apio ou não, e n tens o direito de pronunciar do apoio q portugal tem dado a stp.

        • img
          Luís Responder

          Correcto, Maria, é justo. Se estão envolvidos, os media deviam também mencionar esse facto e as autoridades deveriam prende-los ou proceder à sua respectiva expulsão do país. Todos têm de ter tratamento justo e igual.
          Já agora, porque não me posso pronunciar sobre o apoio que o meu país tem dado a São Tomé e Príncipe? É tabú?

          • img
            Arbitrador Polémico

            Teu país roubou-nos bastante. Muito roubo durante o tempo de escravatura. Queremos restituicao e pagamentos pelos dados causados aos nossos avos e bisavos.
            Fui!

  3. img
    sereno Responder

    Afinal quem esta a falar verdade? O Ministro da defesa diz que não ordenou a expulsão. o ministro da Justiça diz que o governo vai recorrer da decisão do tribunal. Que babunça. Uma situação dessa o Ministro da defesa devia demitir-se

  4. img
    J. Maria Cardoso Responder

    “Estamos num Estado de Direito Democrático, existe a separação dos poderes… Vamos recorrer da decisão pq não concordamos com a decisão do Supremo Tribunal da Justiça.”
    Estas palavras do Ministro da Justiça Santomense, traduzirá em aquisição de novos conhecimentos aos que ousam usar esta tribuna para disparates, “a torta e direita”, sem no mínimo respeitarem a própria Democracia?
    É de felicitar a decisão governamental que faz um recuo, mas não dá por concluído o processo contra os “criminosos” em causa.
    O Governo vai recorrer, não sendo de duvidar que o(s) infractor(es) venha(m) mesmo a ser expulso(s) ou punido(s) com outras medidas, já que esteve em causa a Saúde Pública e a Economia do nosso país.
    Seguindo os preceitos legais, estamos todos ansiosos em assistir os próximos capítulos desta novela, convictos de que para além da realização dos actos eleitorais e da alternância do poder com tranquilidade, a nossa Democracia já estabelece a separação dos poderes.
    Até prova em contrário, não consigo vislumbrar qualquer fantasma na decisão governamental, senão a demonstração do alcance conceitual que obriga um Estado de Direito Democrático.
    Palavras para quê?

    • img
      lei Responder

      obrigado pela tua clarificação

      Artigo 54º ponto 5 e 6 da lei 5/2008

  5. img
    Jose Gustavo Responder

    Caso nao a tenhas lido antes, ca esta a Nota de Esclarecimento do Ministerio da Defesa e Seguranca Publica de 23/09, publicada por um amável leitor em 27/09/2010.

    Deixo esta nota de esclarecimento para que cada um faca a sua propria analise sobre o assuto.

    “MINISTÉRIO DA DEFESA E SEGURANÇA PÚBLICA

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Foi cancelado o Certificado de Residência e convidado a abandonar o território nacional, um cidadão estrangeiro de nacionalidade camaronesa de nome PIERRE MARIE FOMBA NDÉ.

    Esta decisão foi tomada pelas autoridades competentes na sequência dos seguintes factos:

    a) O cidadão em causa era titular de um certificado de residência que lhe foi emitido na qualidade de trabalhador independente.

    b) No entanto, o referido cidadão foi interpelado pelos serviços da Direcção de Controlo e Regulação das Actividades Económicas – DRCAE, tendo-se apresentado como gerente de uma sociedade de direito são-tomense denominada SOMEX, Lda.

    c) A referida sociedade SOMEX, Lda, os seus sócios e o cidadão camaronês, envolveram-se em práticas ilícitas, atentatórias contra a economia nacional, mediante a falsificação de documentos, fraude fiscal, contrafeição e contra a saúde pública.

    d) O cidadão camaronês pertence ao grupo de pessoas que procedeu a importação de produtos materiais e equipamentos destinados ao fabrico local de bebidas, sem que para tal, dispusessem de alvarás, licenças ou autorização.

    e) A firma produtora de nome ESTRELA, Lda, que diz estar em fase de teste, não solicitou qualquer alvará, licença ou autorização das entidades competentes, quer para fabricar quer para introduzir no mercado a sua produção.

    f) Os referidos indivíduos, falsificaram os documentos de exportação e importação dos produtos materiais e equipamentos, sendo completamente distintos os apresentados nas alfândegas de São Tomé e Príncipe;

    g) De igual modo, os preços declarados no País de exportação (Portugal) diferem em absoluto daqueles apresentados no País de importação, (São Tomé e Príncipe).

    h) As bebidas fabricadas continham falsos rótulos e foram durante cerca de três meses comercializadas pela Firma Somex, Lda, que as distribuiu pelo País.

    i) Solicitada a assistência de instituições congénere do País de exportação, não se consegue identificar o exportador.

    j) As análises feitas pelo laboratório do serviço que fiscaliza as actividades económicas em Portugal, demonstram que as bebidas são nocivas á saúde pública.

    k) Recolhidas todas as provas de um lícito criminal, as autoridades competentes fizeram uma denúncia há cerca de três semanas á Procuradoria-Geral da República.

    l) Infeliz e inexplicavelmente, e após diligências feitas através do Ministério competente, o Ministério Público nada fez até então e na ausência do Procurador-geral da República, o seu substituto e demais membros deste órgão, recusaram pronunciar sobre a denúncia, afirmando terem poderes limitados e insuficientes para poderem agir no caso concreto.

    m) Face á inércia destes serviços públicos e a gravidade dos actos praticados pelo cidadão em causa, as autoridades competentes ordenaram o cancelamento do Certificado de Residência do referido cidadão, nos termos dos nºs. 5 e 6, do artigo 54º, da Lei nº 5/2008, Lei sobre o Regime Jurídico dos Cidadãos Estrangeiros, e convidaram-no a abandonar o País uma vez que não sendo possuidor de uma autorização de residência, encontra-se em situação de permanência ilegal, pelo disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 74.º da mesma Lei.

    n) O referido cidadão aconselhado pelo seu advogado, recusou-se a obedecer uma decisão administrativa, revestida de força executiva imediata, tendo-se refugiado numa residência no Campo-de-Milho;

    o) Face á presença policial enviada ao local com o intuito de fazer cumprir a ordem, numa atitude de ameaça, os proprietários da referida residência soltaram os cães pastores alemães que se encontravam no quintal, tendo recusado a prende-los.

    p) Fora necessária muita calma e paciência das forças de segurança e a persistência no diálogo para que finalmente o cidadão camaronês se rendesse às forças policiais, pois, em momento nenhum a propriedade privada foi violada como quer fazer acreditar a Ordem dos Advogados.

    q) Não se pode deixar de lamentar que introduzida uma providência cautelar com vista a sustação da execução de uma ordem administrativa de expulsão, que não cabe no caso concreto pelo facto da decisão ter já sido cumprida, hajam expedientes, estes contra leges, uma vez que, dispõe o artigo 77.º (Recurso) da Lei 5/2008, que “a decisão administrativa de expulsão ainda que passível de recurso judicial, este não tem efeito suspensivo” o que faz com que o visado tenha que abandonar o País;

    r) O mesmo Ministério Público que não aprecia uma denúncia feita desde o dia 3 de Setembro e também não consegue um mandado de apreensão do cidadão camaronês em mais de 48 horas quando este se encontrava em situação de desobediência perante às autoridades, consegue em menos de 24 horas pronunciar-se sobre a validade ou não da expulsão.

    s) Estes comportamentos sem pretender por em causa o princípio da separação de poderes e de ingerência nas actividades dos outros órgãos de soberania são de estranhar.

    Face a toda esta situação e porque o Governo é o garante da ordem, da saúde e da segurança pública, assumiu as suas responsabilidades e agiu no estrito cumprimento e respeito pelas leis vigentes.

    São Tomé, 23 de Setembro de 2010”

    • img
      Bengui doxi Responder

      Se o artigo 41 da nossa constituição diz claramente que não se pode expulxar administrativamente um cidadão que tenha titulo de residencia, como é que o governo diz que agiu no estrito cumprimento da lei? Não sabem os senhores que a constituição é a chamada “lei fundamental”, se violam a lei fundamental, como é que agiram dentro da lei?

      • img
        Jose Pedro Castanheira Responder

        Pergunto ao Sr. Bengui doxi, se sabe porque o Ministério Publico não actua quando solicitado, mas soube actuar, imediatamente, quando o Governo age com o intuito de proteger a saúde pública dos consumidores que corriam o risco de continuar a ingerir um produto altamente nocivo para a sua saúde.

        Entendo que o Governo actuou porque este indivíduo representava um grande risco para saúde pública, pois a solta seria capaz de continuar a exercer as suas actividades ilícitas, podendo ate recorrer a outros meios ainda mais perigosos, o que poderia ter consequências muito graves e imprevisíveis para a saúde da população.

        Os aldrabões não o deixam de ser de um dia para outro. Os vícios são atitudes criadas e enraizadas, salvo raras excepções, é impossível passar-se de diabo para Santo de um dia para o outro.

        Não há melhor remédio do que se precaver para prevenir males maiores, foi nesta base que entendo ter sido a intervenção do Governo neste caso em concreto.

      • img
        Mundo é de Deus... Responder

        O homem já não tinha título de residência, o mesmo foi lhe retirado. É difícil entender isso…fogo.

        A suspensão de título de residência é uma competência do ministro da tutela, em consonância com o directo dos SMF de STP.

  6. img
    longe de tudo Responder

    la esta outra vez a ignorancia em causa a falar dos portugueses possa porque tanto odio teem dos portugueses porque portugala deixar de dar alguma coisa e também expulsar tantos santomenses que la estao vai ser mau porque nao dizem que é a incomptencia das pessoas que temos na nossa terra querem mostrar serviço e estao a fazer boradas eu se fosse os portugueses recanbiava todos para ca e deixava de ajudar para deixarem de falar mal

    • img
      DONADOCE/ frança Responder

      Eu nao tenho a certesa de bem comprender a sua opiniao!!!
      se entendo bem, so porque stp e principe beneficia de ajuda de portugal e que tem muitos saontomenses en portugal temos que fechar os olhos em tudo? por exemplo se um cidadao portugues residente em stp cometer actos de deliquencias, crimes, abuso de cranças roubos etc… ninguem diz nada? IMAGINA SO UM SEGUNDO SE UM CIDADAO STP RESIDENTE EN PORTUGAL COMETER CRIMES EM PORTUGAL QUAL SERA O SEU DESTINO?
      A lei deve ser aplicada a todos estrangeiros sem discriminaçao: quem comete actos de delinquancia viola a lei local deve ser julgado ponto final!
      POR IMFORMACAO OS PAiSES QUE AJUDAO STP COM DADOS DE DINHEIRO OU AJUDA PARA O DESENVOLVIMENT COOPERACAO ETC… povo tem que sabeR que eles nao fazem esse tipo de ajuda so porque os saotomenses tenhem olhos bonitos ou porque gostam da nossa ilha no ponto de dar milhoes e milhoes!!! povo abre olho stp esta situada numa zona estrategica esses paises que ajudam pedem Algo em contrapartida!! mesmo se nos nao temos diamante, ouro etc… temos algo a oferecer, POVO TEM QUE DEIXAR DE PENSAR QUE AS COOPERACOES BILATERAIS ENTRE STP E OS PAISES ESTRANGEIROS SAO PURAS E CARITATIVAS.
      Por exem: em frança uma nova lei foi votada que diz o seguinte: todo cidadao françes de origem estrangeira que cometer crime contra a ordem publica sera destituido da nacionalidade francesa e espulsada! porquê que stp tem que aceitar pessoas traficantes, criminoses, falsificador de documentos etc se deixamos passar esse tipo de incidentes hoje, dentro de um ano apenas stp sera conhecido no estrangeiro como uma terra santa para todos os criminosos do mundo! e o que e que vai acontecer para nos os santomenses?? SEREMOS UM POVO EN VIA DE ESTECAO, O POVO DE STP COMO CONHECEMOS HOJE NUNCA MAIS EXISTIRA! A MUNDIALISACAO TEM BONS E MAOS LADOS§ ABRI OLHO MEU POVO NAO E PORQUE ALGUEM TE DA UN LUGAR NA SOMBRA QUE DEVES DAR O TEU CU.
      VIVA STP, VIVA POVO, FORCA AO GUVERNO QUE LUTA CONTA CORUPCAO ETC.

  7. img
    portuguess Responder

    o nonosso governo alem de sermos pobres sao uns palermas em vos ajudar porque se cada um estivesse no seus pais nos ca e voces la nao nos tinham tanto odio mas o culpado é o governos ainda nos tiram o pouco que temos para vos mandar e ainda tratam-nos como se fosse-mos todos mariginais sera que todos ai sao mariginais nao iamos la a vossa terra e os da vossa terra recambiados para ai para essa miséria deixavam de sempre falar mal dos portuguese pobres e mal agradecidos bem hajam

    • img
      lei Responder

      Pois la vem os refugiados economicos dos portugueses falar. os que ca vem vem a prucura do que não encontram em Portugal e vice versa. Só para te lembrar voces portugueses não dão nada porq

    • img
      lei Responder

      Pois la vem os refugiados economicos dos portugueses falar. os que ca vem vem a prucura do que não encontram em Portugal e vice versa.
      Só para te lembrar voces portugueses não dão nada porque não têm nada o que voces dão vêm da UE para ajuda aos paises em desenvolvimento. Mesmo assim as vossa ofertas são o que são

      Até algum tempo atraz era o vosso discurso em relação a Angola. Neste momento vocês refugiados economicos já não o fazem porque vos vai custar carro.

      Os Sãotomenses precisam dos Portugueses como os Portugueses precisam dos Sãotomense.
      Sejamos mais modestos

    • img
      Arbitrador Polémico Responder

      Nao precisamos de vos. Va ao inferno, exploradores dos Africanos!

  8. img
    Manga safú Responder

    Se o Governo que teve o voto de confiança dos São-tomenses, não começar a ter mão pesada com os estrangeiros que entra e sai do nosso país, isso qualquer dia vai converter em uma pequena Colômbia do Golfo da Guiné.
    Não sei qual é medo de pôr a correr todos esses nigerianos, camaroneses, libaneses dentre outros da nossa terra.
    Muita gente anda a comer as custas desses traficantes, ladroes, assassinos, e mafiosos, o pior é que não temos um estado que possa nos defender na nossa própria terra.
    Todos chegam cá e fazem o que bem lhes dá na cabeça e ninguém faz nada.
    Deus nos acuda por favor porque o nosso país não tem dirigente, só temos biscateiros disfarçados de políticos.
    Eu sinceramente já ando desiludido com voto que dei a ADI.
    O Drº Patrice anda a falar de mais e quando vai-se ver na prática é zero ou quase zero.
    Temos o caso Enaport, como é que um endividou que foi auditor externo desta empresa, passa a ser presidente de conselho de Administração desta mesma instituição, isso eticamente não é aceitável, podem consultar as normais internacional de auditoria (ISA), vão logo me dar razão, porque está em causa neste caso é a própria independência deste auditor quando proferiu os seus relatório de auditoria anteriormente. Falo disso e de muitas outras coisas. STP já tem quadros jovens sem rabo preso que possa ocupar esses lugares, é basta lhes dá formação adequada ao lugar que vão ocupar.
    Temos caso de senhor Agapito que vive a prejudicar os jovens de irem estagiar nos USA, na instituição onde ele trabalho, existe um estagio (no Banco mundial) para quadro do ministério das finanças de STP, esse mesmo estagio tem duração de 6 meses e pode-se levar a família e tudo, mais o senhor Agapito quando não tem nenhum amigo para estagiar não deixa filhos de pobre lá ir, como se fosse que os bens que é posto ao serviço do nosso país é propriedade dele. Porquê que o ministro da Finanças de STP não põe este homem a correr deste lugar? Nós São-tomenses somos mau é por isso que nosso país não avança.
    Este homem impediu que a minha tia fosse lá fazer o referido estagio, haja paciência para aturar essas palhaçadas todas em STP. Basta de egocentrismo.

    Viva STP
    Viva Patrice, por favor faça algo em nome do nosso país.

    • img
      Polvo Paul Responder

      Enfim, palavras para quê…. Homens de STP.
      Ganância e egocentrismos, tomou conta das suas mentes.

    • img
      Teodora Cabral Responder

      Eu já estou a ficar triste e aborrecido com esta gente que anda por ai a reclamar problemas pessoais como coisa que o “téla nón” fosse uma agência filantrópica.
      O que é que eu tenho a ver com o estágio que não foi daddo à tia do senhor ou senhora “Manga Safú”? Isto não me interessa para nada. O senhor “Manga Safú” e a sua querida tia deviam ir trabalhar. O país precisa de quem quer trabalhar e acrescenta valor e competência ao mesmo. Eu quero lá saber se a sua tia teve ou não teve estágio. Aliás, acho muito bem que não tenha tido estágio nenhum. O país está cheio de gente incompetente que só vive de estágios, autênticos parasitas. O senhor Agapito, se fez isto, fez muito bem. A sua tia deve ser mais uma destas incompetentes que saltam de governo em governo a fazer disparates e a dar cabo do país com decisões erróneas e mal fundamentadas.
      Não quero saber da sua tia nem da tia de ninguém O país está cheio de gente que precisa de atenção e ajuda do governo e, de certeza absoluta, a sua tia não está neste grupo. o “téla nón” não tem nada a ver com problemas da sua tia, tem a ver com os problemas do país e do povo. Eu quero lá saber dos problemas da sua tia. Vá lá chorar para outro lado.

      Viva senhor Agapito
      Viva S.T.P.
      Fui

  9. img
    Tagarela Responder

    Apenas queria assinalar que não me parece correcto estar a falar em crise institucional, porque não é o caso. Essa expressão é extremamente pesada e passa a idéia de conflito, de guerra, o que não creio ser o caso.
    O que houve foi apenas o dia-a-dia do exercício das funções de um Tribunal administrativo a decidir um recurso contra um acto administrativo de um Ministro.
    Todo e qualquer cidadão pode e deve recorrer contra actos administrativos de Ministros ou não que lesem os seus direitos. Assim, esses recursos de actos de Ministros acontecem sempre e em todos os países.
    Também me parece ser grave, daí a razão desse alarido todo, a instrumentalização da ordem dos advogados em prol dos interesses de membros da sua direcção.
    Num processo particular o advogado devia falar em defesa do seu cliente e não em nome da ordem, até porque há inúmeras situações de vioalação de direitos humanos e leis da Repúblicas a abarrotar a nossa cadeia, que a Ordem dos Advogados não se insurge com o mesmo empenho. Viva STP!!!

  10. img
    Matabala Responder

    Parabéns ao Governo…Errar é humano…agora percistir no erro é disumano…fico feliz em saber que reconhecem que falharam e voltam na descisão mesmo com disculpas farapadas…
    É a partir destes jestos que se constroi um bom país, sem arrogancia e sem irnorância…força pessoal

  11. img
    a Responder

    Sr portugueses e muito ignorante. Vc e mesmo portugues? se for entao Portugal esta muito mal.
    Se nos santomenses corremos com todos portugueses muitos irao comer M… em Portugal. Nos aqui podemos muito bem viver sem Portugal porque temos a banana, voador, belas praias e uma natureza que da inveja a qualquer um e ainda temos outros paises que nos ajudam com coisas concretas como o Taiwan que esta a nos ajudar erradicar a malaria.
    Va lavar a boca Sr. portugueses

    • img
      Luís Responder

      Ah, têm banana e voador? Ok, então estão óptimos, não precisam de mais nada e de ninguém.

      • img
        Luíz Responder

        Presisamos mais não de vocês Portugueses racistas, ignorantes, falador de mal dos outras pelas costas, preguiçosos.
        Vocês são um povo Melancólico, chamam policia para vizinho só por estar a falar alto em seu apartamento.

        • img
          Arbitrador Polémico Responder

          Luíz vai-te lixar. Nao precisamos de vos. Portugueses fazem pior.

  12. img
    galvao Responder

    tudo que se passa de mal neste bendito pais os portugueses e que teem culpa é benfeito para aqueles palermas que se metem ai tem tanta coisa para fazer em portugal e metense ai deviam ser presos e os stomenses todos recambiados para ai assim era tudo amigo nao estavam sempre com odio racial e o governo portuguese deixar de dar o que é nosso para gente desagradecida comoa alguns ai sera que os portugueses á que governam ai

  13. img
    santomense Responder

    quero dar resposta a esse k diz k e portugues nos nao tamos a dar mal dos portugueses tbem apenas tamos a falar e exigir k a justica seja feita a lei e pra todos os cidadoes quantos santomenses k nao foram recanbiados pra S.tome tambem porque fizeram algo de errado entao se o caso de um tuga k fez algo de errado perante a sociedade please back to home obrigad0

  14. img
    Eliel FPT. Responder

    Que decadência!!

  15. img
    sr Responder

    a marcha atrás tinha ki ser feita minha gente.
    leiam e entendam o conteudo da noticia minha gente
    ta tudo muito explicito

  16. img
    Queixada Responder

    Obrigado Abel Veiga. Assim vamos saber muita coisa que anda a enfermar o nosso belo pais. Este Agapito esta la ainda a fazer o que? Patrice o povo depositou a confianca em si, tens que cortar o mal pelo raiz. Agapito e uma vergonha aquilo que tas a fazer… trair o seu proprio povo. demita-se. Antes que Patricio vai lhe no olho da rua.

    Mais uma vez obrigado ABEL VEIGA.

  17. img
    De Longe Responder

    VAMOS PARAR, MEUS COMPATRIOTAS!
    Vamo-nos concentrar no desenvolvimento de STP.
    O Sr. ministro devia se desculpar do seu impulso, alegando que fez o que fez porque já não suporta tanta asneira praticada contra o desenvolvimento do seu país. Todos entendíamos e tolerávamos porque manifestámos muito apreço pela atitude. Mantenha o espírito de lutar por STP e tenha a coragem de não dar dito por não dito. Estamos consigo. Procure que seja poucas vezes mas, peça desculpa se for preciso e prometa melhoria.
    Continuamos esperançosos que este governo traga mudança.
    Todos os processos têm por onde se pegue para falar muito se quisermos falar muito. Vamo-nos concentrar no lado bom de tudo quanto se refira a atitudes de mudança em STP.

    Quanto ao cidadão camaronês, fala-se da expulsão por ser estrangeiro. Se fosse são-tomense falava-se de prisão. Apenas lógica e não xenofobia.

    Quanto aos portugueses: começa a doer ouvir dizer que estamos a ser ignorantes e atrasados porque esquecemos do apoio que nos dão. Ninguém falou da expulsão de todos os portugueses de S.Tome e Príncipe em forma de ódio pelo passado. Longe disso. Não acredito num ódio colectivo.
    MAS NENHUM PORTUGUÊS DE BOA FÉ PODERÁ DIZER QUE A EXPULSÃO DE MALFEITORES PORTUGUESES DEVERÁ SER COMPENSADA COM EXPULSÃO DE SÃO-TOMENSES DE PORTUGAL. Uma expulsão de potugueses criminosos, não significa antipatia em relação a Portugal porque Portugal é terra de gente de bem que não quererá que os outros tenham que sujeitar os seus filhos crápulas.
    A limpeza das ruas já começou e bem.
    NÃO TENHAMOS MEDO DE LIMPAR STP DOS

  18. img
    De Longe Responder

    … não tenhamos medo de limpar STP dos filhos e de estrangeiros mal intencionados e do lixo.
    Concluído
    De Longe

  19. img
    Madalena Responder

    Este governo ja começou a jogar “Cabra Sega” pontapé no escuro.
    A noticia como vem no jornal, o Governo mandou prender o fulano e tal, pergunto? O Governo é que mandou prender?
    Os tribunais, MPublico, o aparelho judiciario é confundido com o governo, etc, STP é um estado de direito, deixem a justiça funcionar, feixem as vossas bancas e governam.

    • img
      Abdú Tavares Responder

      Cara Senhora Madalena, eu não sei se a senhora leu o despacho do ministro da defesa e administração interna, acima descrito. talvez ajude a perceber melhor o assunto. É bom saber que a senhora nunca questionou a falta de serviços dos órgãos da justiça de s.t.p.!!!

  20. img
    E.Santos Responder

    Agora que o Governo recuou, queria ver a Ordem dos Advogados e aquele pessoal dito de Direitos Humanos, abrirem um processo contra o camaronês a favor da população que bebeu aquel veneno este tempo todo. Mais dia, mesnos dias estão no hospital a morrer ou a pedir junta medica ao Governo para irem para o estrangeiro se curar.
    Se eu fosse Governo, mandava ir pedir a Ordem dos Advogados ou a Direitos Humanos.

    Cada povo tem o que merece. Não abram os olhos não.

    Eu compreenderia se fosse o Advogado do Sr. a lhe defender com unhas e dentes. Faz parte do Direito de Defesa de cada cidadão.

    Agora, ordem dos Advogados de um País? Por muito que se violasse, dada a gravidade da situação, deveria era ficar calado e fingir que nem viram nada, em salvaguada do seu país e dos eu povo.

    Tenham vergonha. È caso para se pensar de facto, que o tal camaronês molhou vossa mão…é caso para pensar…

    • img
      E.Santos Responder

      E digo mais. Estranha-me ele próprio não querer voltar para casa. Se o homem iria em liberdade para o seu próprio país.

      Quando se ficar vai ter de enfrentar um processo no tribunal e cumprir pena. A menos que no seu país ele tenha já cometido crimes piores e não possa lá voltar…porque cadeia nestes país é de longe mais agressiva do que em STP.

      É de facto, um caso para pensar….vocês só andam a esticar boca, porque direito, porque constituição, porque meter os pés pelas mão, mas esquecem-se que quem vai começar a morrer daqui a uns tempos é o povo coitado que ainda encheu-lhes o bolso a consumir a porcaria que andaram a fazer….

  21. img
    portugues Responder

    li o comentario do senhor ou a senhora A DIZ olha que me apteceu mesmo rir mas concordo com a sua ou ou su fraco conhecimento dos beneficios que portugal tem vos feito e pergunto quantos stomenses estao em portugal desde do continente e as regioes autonomas e quantos portugueses estao ai em stomé a sua estatistica esta muito fraca eu nao precispo lavar a boca porque tenho-a bem limpa nao adiento mais porque nao quero ofender pessoas que nao tem nada com a sua fraca mentalizaçao vem para ca fazer comentario para mostrar que tem computador sera que é mesmo seu e foi comprado honestamente mas vamos acabar com estas picardias que nao nos çlevam a parte nenhum o que interessa e os governantes dos dois paises entenderem-se bem e tem muita gente boa também ai e ficamos por ai agora vou-me lavar coforme o seu pedido boa noite e boa sorte por ai

    • img
      Luíz Responder

      Culpa não é sua esse site foi feito para manter informados os Santomenses não sei porque estás cá a dar opinião. Não Gosto de Portugueses, não vou gostar nunca sei que é problema meu e pronto e se acabou. detesto-os com todas as minhas forças. Sei porquê

  22. img
    RECORD Responder

    Caros compatriotas,

    Estamos num Estado de Direito Democrático, dito independente desde 1975, onde existem leis e a Lei Fundamental (Constituição da República) que se sobrepõe a todas as demais normas legais.
    Nela é consagrado o príncípio de separação de poderes, apesar dessa separação nunca ser efectiva, em que cada órgão/instituição em devida medida e condições é chamado a prestar serviço à Nação.
    Espero que o Executivo não volte a comer no prato do outro…

  23. img
    pobre e humilde Responder

    meus irmaos stomenses esta na hora de acabarmos com descrminaçao de raças nao sou a favor nem contra os portugueses mas acho rediculo que tudo se se passa de maltem como alvo os estrangeiros como tem portugueses maus e bons também temos ca iguais ou piores li um comentario que diz que nao precisamos dos portugueses nao é bem assim acho que a nossa situaçao actual tudo e todos sao bem vindos desde que ajem de boa fé para conosco precisamos de consultas vamos a poretugal etc porque essas linguagens tao odiosas de parte a parte mas nao é de todos e de alguns que pensam que se vive com insultos e odios mas nao o mundo nao é nosso estamos de passagem vamos e tudo fica e durante esta vida a humildade e o bom senso é amelhor virtude que podemos ter rancores odios e ganancias nao so nos ajuda ao stresse por isso da minha modesta opniao quem comete delitos deve responder madiante as leis existentes no pais nao nos cabe vir ca lvar roupa suja nem usar este site para os desabafos rancorosos e raciaais porque somos pobres e vamos ser por muito tempo

  24. img
    pobre e humilde Responder

    para acrescentar antes de falarmos ou escrever temos que tomar atençao as coisas ler bem o seu conteudo e estar dentro das legislaçoes nao escrever o que achamos porque cadela apresada tras cachoros atravessados porque nao somos nos a fazer as leis ai de nos se cada um fizesse as suas leis matavamos uns aos outros estamos em pleno seculo XXl vamos mudar de mentalizaçao

  25. img
    INCOMODADO COM ISTO Responder

    POIS É ISTO QUE ME INCOMODA
    É MUITA VERGONHA DESTE GOVERNO E MUITO MEDO TAMBÉM, AINDA MAIS PARA UM PAÍS QUE TEM COMO P. MINISTRO ALGUEM QUE QUANDO NÃO ESTA GOVERNO PASSA TODO TEMPO NOS PAISES VIZINHOS A TRACTAR DE SEUS NEGOCIOS.

  26. img
    Fernando Augusto(Cocas) Responder

    Tem se ver as coisas mediante a lei e respeitar os direitos tambem de qualquer um cidadao seja ele estrangeiro.Antes se tomar qualquer medidas primeiro faz-se uma forte introospecçao e em seguida tomar a medida.Cada tem a sua pasta governamental e existe o conselho de ministro por isso nao ter velocidades com as coisas importante e fazer melhor.Nenhum governo e um bombeiro para se apagar o fogo.Mesmo um fogo numa grande mata tem que autrapassar a fugueira e nas suas partes fronteriferas fazer escavaçoes limpar a terra ate quando o fogo chegar ai ja nao sera muito trabalho para o bombeiro.Devagar se vai a longe quem demostrar a insuficiença no trabalho ou na governaçao acredito que terao os lugares indicados,vai sair fora dos campos.Força meu povo.Viva a solidariedade humana…

  27. img
    JOSÈ (LISBOA) Responder

    amigos s.tomenses concordo plenamente convosco seje ele portugues ou de outro pais europeu ou africanos ou de outra parte do mundo devem comportar como gente nao é irem para o vosso pais destabelizar nem pensar por serem um povo humilde fazer o que lhes aptecem porque o mal eé muitas vezes os governantes receberem todas especi de pessoas sem vigilancia policial e por vezes os que trabalham e andam na linha é que andam sempre a prejudicar. O que esta a acontecer ai também temos ca em portugal muitos criminosos e traficantes de varios pases do mundo a andarem a sua vontade a fazerem o que lhes apetece nao deixem que isso aconteça ai ai é pequeno voces podem bém controlar quem sao esses mafiosos nao tenham medo seje ele portuguess ou de outra nacionalidade devem portar-se bém em casa de outro se vam para ai para trabalhar e para ajudar ou de férias é respeitar as pessoas dai estou plenamente de acordo convosco pois é pena so que quando falam falam nos portugueses em geral nao somos todos iguais força contar a bandidagem que trabalhem ai honesta mente nao irem inrequecer ilicitamente nao tenham medo de os desmascarar mas uma coisa que vos peço também para nao verem todos os portugueses como mariginais porque nao esquecendo se dizem nossos irmaos brasileiros também voces sao nossos irmaos porque foram 500anos de colonizaçao e se portugal vos ajuda em alguma coisa nao faz favor porque muitos portugueses inrequeceram graças a stomé unidos venceremos contra os bandidos

  28. img
    Digno de Respeito Responder

    Caro conterrâneos,

    Gostaria que me fizem entender o motivo de tanto alarido á volta dos portugueses ou não portugueses, sabendo que o ponto focal da notícia é a acutação do nosso Governo perante o caso do cidadão camaronês Pierre N´de.

    Na minha opinião, quando se comenta algum acontecimento, facto ou situação, deve-se focalizar naquilo que é issecial e com objectividade. Se não houver tal objectividade nos comentários, poderemos estravazar sobre a pena de cairmos no redículo.

    Nunca se esqueçam que este é o espao universal onde todos nós comungamos e bebemos da mesma fonte para alimentar o nosso “eu” enquanto santomenses ou não. Nunca se esqueçam do velho ditado “vidjan n’guê, sá lumón guê” nunca sabemos o nosso destino futuro. Certo que ainda se lembram dos acontecimentos mais catastróficos dos últimos anos registados em vários países que nem adianta mencionar. Perante tais acontecimentos uns tiveram que recorrer aos outros para juntos encontrarem soluções emergentes. Logo, quero dizer que ninguém vive “iper si” neste mundo.

    Pois, todos precisamos uns dos outros e não adianta vangloriar porque de riqueza e pobreza temos todos um pouco. O importante é saber racionalizar o que temos e demonstrar aos outros que humildemente somos capazes de boa gestão e recursos.

    Bem haja….

  29. img
    Digno de Respeito Responder

    digo:(…) ponto focal da notícia é a “actuação” (…)

  30. img
    Digno de Respeito Responder

    Digo: “espaço” universal

  31. img
    Jose Menezes Responder

    Venho aqui e por este meio louvar a determinação deste Governo pelos sinais que tem dado com o objectivo de mudar o estado das coisas em S.T.P. para o bem-estar colectivo da sua população.

    Perguntava a estes senhores dos direitos humanos, se alguma vez estiveram preocupados com a situação dos inúmeros inocentes que actualmente sofrem de Insuficiência hepática, poli traumatismo físicos permanentes, parciais ou totais (amputações, traumatismos cranianos, paralisias) e etc. como consequências directa do consumo de bebidas alcoólicas produzidas, a margem da lei e sem o mínimo de controlo sanitário, pelo tal camarones.

    Perguntava aos senhores dos direitos humanos e associados o que fizeram ou têm feito pelas famílias daqueles inocentes que chegaram a perder a sua própria vida como consequência directa das acções ilegais praticadas pelo camarones.

    Estarão estes senhores, igualmente, preocupados em defender e apoiar as famílias que, directa ou indirectamente, vivem hoje em dificuldade e com o futuro comprometido pelo facto dos seus familiares mais próximos (encarregados de famílias) terem sido vítimas do consumo de bebidas altamente nocivas produzidos pelo camarones?

    Será que os direitos humanos não existem para zelar por todas estas situações?
    Ou será que os senhores dos direitos humanos estão lá apenas para defenderem o camarones ou/e outros endinheirados que lhes enchem os bolsos?

    O Ministro, dando a ordem de expulsão, quis por a prova o grau de fiabilidade, competência e honestidade de certas pessoas, que ocupam cargos de destaque na administração estatal, no desempenho das suas funções.

    A atitude calculista dos tais elementos que puseram em causa a determinação do Ministro, veio provar que eles não estão a altura dos novos desafios que nos esperam e nem estão minimamente interessados em fazer S.T.P progredir.

    Quanto a mim, estes senhores deram provas que não são as pessoas mais indicadas para continuarem a ocupar os cargos que detêm neste momento.

    Este Governo é novo e esta determinado em mostrar serviço para que as coisas avancem, por isso, merece o apoio de todos.

    Senhor Ministro, todos aqueles que intencionalmente bloquearam a sua decisão não merecem a sua confiança nem a do povo que elegeu o vosso Governo. A meu ver, deveriam por o seu lugar a disposição (imediatamente) ou substituídos sem contemplações.

    Ao meu ver, a sua decisão tinha uma elevada carga moral pois, tal medida serviria de aviso para que mais ninguém se atrevesse a atentar contra a saúde publica do nosso humilde povo. As decisões tem de ser tomadas e as obras tem de ser feitas, foi precisamente para isso que o vosso Governo foi eleito.

    Vendo a questão na esfera económica, a expulsão do indivíduo em causa, seria menos um encargo para os cofres do estado, já ele detido em S.T.P seria mais encargo para o estado que teria de assumir todas as suas despesas(alimentação, luz e outras). Ficando detido em S.T.P, apenas o estado e os contribuintes sairiam a perder, enquanto os chamados “defensores” iam continuar a encher os bolsos de dólares a custa do “apoio jurídico” ao camarones.

    Quero deixar claro que não sou contra ninguém em particular, muito menos contra um estrangeiro, pois precisamos do contributo de todos (sejam estrangeiros ou nacionais), mas é fundamental que cada um exerça as suas actividades de boa fé, e segundo a lei para o bem de todos.

    Um bem haja a todos!

  32. img
    loli dedo Responder

    antes de começar o meu comentario quero dizer que li alguns comentarios que fiquei mesmo sem palavras vejamos: a dias todos condenavam os motoqueiros porque eram causadores de acidentes eram causadores de acidentes que ceifavam vidas que nao sabiam conduzir que eram malcriados etc etc hoje já vejo quem os defende nao vamos misturar as coisas, como apareceu este caso de droga puseram os motoqueiros no altar e estao a crucificar os estrangeiros pelo amor de deus nao sejemos ingeneos os estrangeiros cometeram um crime e condenavel o que fizeram devem ser punidos quanto ao trafego e consumo de droga digo que tem muito que se diga em relaçao a muita boa gente filho da terra porque condenar os estrangeiros so toma droga quem quer nao sao obrigados se sabem quem sao estes estrangeiros que denunciem mas o pior é que o alvo numero das criticas sao os portugueses até a um senhor luis que diz publicamente que nao gosta de portugueses isto quanto a mim nao é comentario é ignorancia em vir ao publico com esses comentarios outros dizem que nao precisam de portugueses que os portugueses presiam mais de stomé do que os stomenses de portugal outro diz que nao precisa de portugal porque stomé tem muita bana e peixe e mais tem muita banana até um dia porque no caminho que a agricultura vai se nao tratarmos das bananeiras quem diz que daqui a anos também nao acaba e se deus deixar de dar peixe outra diz para o portugues lavar a boca pergunto escreve-se com as maos ou com a boca? digo que li comentarios que se os seu autores em vez de irem a naet escreve-los fizessem algo produtivo nos seus quintais ganhavam mais . crticam a policia por so ver os motoqueiros digo que os motoqueiros assim como os traficantes e os consumidores da droga devem ser bem apertados pelas autoridades porque estao a ser alvo de muitos acidentes alguns com perdas humanas quanto a droga também peço umgrande empenho as nossas policias para o combate a este flagelo maldito e ao nosso governo que cri uma lei bastante pesada para os traficantes e os para os consumidores e faço um apelo aos cidadaos estarngeiros que se comportem bem para evitar essas criticas que nada dignifica a nossa imagem porque se um fizer mal quando se fala ou se escreve dizem que sao todos iguais o que nao é verdade porque temos estrangeiros serios e honestos no nosso pais como também temos alguns mafiosos e também fora do nosso pais também a stomenses bons e outros que so sujam a nossa imagem

  33. img
    rapaz do riboque Responder

    tenho lido esses comentarios dame vontade de rir porque muitos que os fazem eu conheço-os sera que teem boca de abrir ou mao para escrever a criticar os outros se fazem igual e outra coisas piores boca calate mas pensam antes de escrever a fazerem de bom samaritanos contra os estrangeiros se voces fazem coisas iguais e piores tenham vergonha pelo menos ja que na sociedade nao teem moral

  34. img
    Pi Responder

    Este caso começou com o fecho de uma fábrica sem alvará… Alguém viu as imagens da fábrica mezochi emitidas ontem no telejornal da TVS??? Porque é que esta fábrica tem alvará????

  35. img
    FALA VERDADE Responder

    ola, senhor Carlos Stok, falar verdade é a unica coisa que que nos pode trazer beneficio ou desgraça.
    o senhor falou e deve assumir que falou.

    Perante a nossa TVS todos quantos ouviram a tua mensagem de Expulsão do cidadão cameronesa.
    A tomada de decisão não é assim como pensas, violando a nossa constitui´ção, isto é a mudança que esperamos.

    Aprende-se que o problema aprende com o tempo a nalisando e lendo as leis como deve ser usada e aplicada.

    Se o cidadão cometeu a infração temos a justiça o tribunal constitucional para o efeito.
    Como tu podes dizer que o cidadão esta ilegal em são tomé.. sabendo que o mesmo possui a cartão de residência em dia

  36. img
    rapaz do riboque Responder

    falam que a dita fabrica era um atentado a saude publica pergunto eu as coisas que compramos no nosso mercado tem alguma minima condiçoes de higiene as vendedoras tem boletim de sanidade é milhares de moscas em cima de tudo que compramos as senhoras vendedoras antihienicas como é que temos moral de falar mal dos outros se fazemos coisas piores e comemos coisas piores tenham vergonha antes de escrever pelo amor de deus falo por mim as condiçoes em que vivemos sao boas nao vivemos mesmo no atentado a saude so podemos falar quando estivermos desenvolvidos

    • img
      Sergio Barros Responder

      Caro Rapaz do Riboque

      Há produtos que antes serem consumidos passam por confecção, bem como pelo lume, por isso ainda que as mocas tenham poisado neles não nos fazem mal; pois não há micróbios que resistem a temperatura do fogo.

      Em relação as bebidas alcoólicas já não podemos dizer o mesmo porque as compramos já prontas para serem ingeridas, sem necessitar de qualquer tipo especial de preparo.

      Por isso se entende que certos produtos se consumidos sem o mínimo de controlo sanitário podem nos fazer mal, enquanto outros não.

    • img
      Sergio Barros Responder

      Caro Rapaz do Riboque

      Há produtos que antes de serem consumidos passam por confecção, bem como pelo lume, por isso ainda que as moscas tenham poisado neles não nos fazem mal; pois não há micróbios que resistem a temperatura do fogo.

      Em relação as bebidas alcoólicas já não podemos dizer o mesmo porque as compramos já prontas para serem ingeridas, sem necessitar de qualquer tipo especial de preparo.

      Por isso se entende que certos produtos se consumidos sem o mínimo de controlo sanitário podem nos fazer mal, enquanto outros não.

  37. img
    vinho de palma Responder

    oi camarada LUIS que odio esse contra os portugueses robaram-te a namorada ou passaram a perna cuidaddo com esse odio todo quem odeia pode ser odiado

  38. img
    vinho de palma Responder

    no fim de semana ha poucos comentarios porque os serviços do governo estao fechados nao teem computadores para escrever as babuzeiras na 2ºfeira veem cheio de vontade de escrever comprem os computadores deixem as coisas do governo depois voces falam mal dos governos se voces mesmo também usam coisas do governo mal usado

  39. img
    felizberto almeida Responder

    nao estou ca para defender os portugueses nem nenhum cidadao estrangeiro porque as leis sao para serem cumpridas porque tanbémcumprem nos seus paises condeno é os termos usado nos comentarios da maneira que fazem o mal de nós ca em stomé é ouvir ou ler uma coisa nao sabermos interptar bem o seu conteudo e querermos aparecer logo com opnioes precipitadas e por vezes grosseiras e ignorantes e ofensivas pergunto o caso do rapaz que matou a criança de 3 anos nao foi um caso isolado ou envolveu todos os stomenses é o caso da dita fabrica sao 2 portugueses e outro até que me esqueço a nacionalidade do homem mas da maneira que fazem os comentarios parece ser portugal todo e todos africanos estrangeiros devemos separar as aguas porque poço ter mais irmao filho do mesmo pai e da mesma mae mas se ele fizer mal mal ele é que é responsavel e vai responder pelo que fez nao sou eusei que reina odio da desde da era colonial pergunto companheiros também nao temos sidos escravizados e roubados pelos nossos governantes pos independencia vem so o estado em que o pais se encontra quem é que pos o pais assim foram os portugueses ou outros estrangeiros nao foram os filhos da terra que posemos no poder que hoje estao bem na vida e nos no estado em que estamos agora virem para ai dizer que o pais tem banana e maspombo que nao precisa nada dos outros pelo amor de deus isto é faqueza de espirito porque 2º palavra de jesus ao pregar aos disciplos ele disse NEM SO DO PAO VIVE O HOMEM MAS SIM DE TODAS AS PALAVRAS QUE SAIEM DA SUA BOCA para quem percebe quer dizer muita coisa.Também falasse muito nadita fabrica que é um atentado a saude publica sera que quem escrevi estes comentarios nao compram ou nunca entraram no nosso mercacdo pergunto os artigos que consumimos tem algumas condiçoes de higiene cheio de moscas nos peixes e as pessoas que os vende quem nos garante que estam de saude qual é o comprovativo sanitario que diz que sim as cass em que a maior parte da nossa populaçao vive sem minima de condiçoes qual repartem com insetos bichos gita suasua ratos santopeias sem casas de banho sem agua etc isto é que devemos preocupar a fabrica esta entregue a justiça e os seu autores de certeza seram punidos isto da opmioes e criticar é facil a um preverbio antigo que diz para mandarmos limpar a casa do vizinho temos que ter a nossa limpa vir para ca escrever e dar opnioes infantis é muito facil mais uma vez digo o meu comentario pode nao ter conteudo menhum mas alguns que eu li meu deus e uma vergonha a noticia é um assunto escrevem coisas que nao tem nada com as noticias eu vivo na graças a deus com o pouco que ganho nao estou a espera que os portugueses me venham dar nada nem nenhum estrangeiro mas o que passa do limite é como beber demais meus amigos estamos no tempo de mudar as mentalidades e compreendermos as coisas e sabermos separar as aguas porque o que vejo nao queremos contribuir para o desenvolvimento do pais mas sim velo sempre a piorar porque so se sabe falar mal uns dos outros até parece que na nossa terra tudo é ladrao e tudo é curupto assim como falam dos estrangeiros quem e seria e honesto é so quem vem fazer esses comentarios por vezes sao piores lobos vestidos com pele de ovelha para disfarçar no rebanho bem hajam

  40. img
    tonga Responder

    agora o tema é os estrangeiros antes era o GASPAR CAMBLE o falso policia agora esqueceram dele o alvo agora sao os estrangeiros para a semana o sera meu s.tomé poderoso? Sera que vai ser um tema produtivo para o pais ou sera criticas e lavagem de roupas sujas declino mais para crticas e lavagem de roupas sujas porque ja é o nosso costume nao vivemos sem essas coisas de falar mal de uns e dos outros pena é que alguns que vem ai falar sei bem quem sao se estivessem caladinhos era melhor pena é se forem desmascarados um dia mas continuam assim que vamos no bom caminho trabalhar nada crticar só mas as crticas nao vao cultivar nada cultivam quando sao bem feitas mal feitas so estraga tudo mas alguns sentense herois em ser crticos fazem bém também da ilusao vive o homem porque tanta podridao que temos no nosso pobre pais e por zvezes falamos como se estivessemos no ceu se é que o ceuexiste acho que o nosso inferno é esse pelo que fazemos . VIVA PATRICE TROVOADA nao ligues as crticas segue com o teu programa só assim podemos começar a desnvolver criar postes de trabalhos também

  41. img
    rapaz de riboque Responder

    senhor sergio barros concordo consigo e aquelas comidas que sao confecionadas no mercado onde as senhoras nao tem minimas de condiçoes de higiene até tem latas com xixi ZAUÀ de baixo das banquetas e nem lavam as maos para servir e pegam o pao e outras coisas com a mao e a pessoas que comem o senhor acha que ai tem higiene e que nao é atentado a saude publica e o bolitim de sanidade e vacinas em di o senhor acha que isso nao faz mal olha se estou errado pesso-lhe desculpas

    • img
      Sergio Barros Responder

      Caro rapaz de riboque, nao quis dizer que nao é necessario haver higiene, a minha unica intencao era dizer que mesmo que as moscas poisem em certos produtos, caso estes passem devidamente pelo fogo nao nos fazem mal, é só isto que queria dizer e nada mais.
      Como ves ate concordo com parte do teu comentario.

  42. img
    rapaz de riboque Responder

    amigo luis voce mora em portugal e fala assim mal dos portugueses rapaz entao se voce nao gosta de portugueses o que que voce esta a fazer la voce esta a comer na casa das pessoas e cuspir na cara de quem te esta a dar de come credo rapaz tenha vergonha entao estava calado nao dizia asneiras olha que nao ha aviao todos os dias de la para ca´juizo rapaz ou entao se voce nao gosta deles vem embora nao mostra inocencia cerdo stomé poderos de juizo quem nao tem

  43. img
    Digno de Respeito Responder

    Sou santomense como muitos cibernautas aqui neste espaço. Há aqui cometários que muito sinceramente deixam a desejar poruqe só prejudicam a nossa pessoa enquanto “ser santomsense” pela maneira como se evidencia (com provas ou não) o desagrado pelos estrangeiros em STP.

    Para o nosso bem agradeço que sejam moderados nas vossas escritas porque tanto o TELÁ NON como qualquer página de internet, é o espaço de comunicação global e a sua dimensão é incalculável.

    Então, pergunto foram também os portugueses que aruinaram as antigas casas (edifícios) que existiam nas roças?

    Ainda se lembram como era a roça Infante, Porto Real e Sundy, no Príncipe?

    Para os que parecem ter algum recentimento sobre os portugueses, ainda conseguem estabelecer comparação entre a antiga roça Rio do Ouro e o estado actual do Agostinho Neto?

    Ainda se lembram dos apetrechos que faziam parte do Museu Nacional? Será que actualmente se mantêm como dantes?

    Ainda se lembram da estrada que liga ao quartel do Môro da Trindade, os apetrechos que faziam parte daquele antigo património e o seu estado actual? Pois, na minha opinião este edifício, poderia ser recuperado dando lugar á um Museu temático, transformando o num gerador de receita para economia de São Tomé e Príncipe.

    Não acredito que o mal está só de lado do estrangeirismo, porque o bom e o mau reina no espaço universal. Sejemos mais coerentes com o que dizemos e fazemos.

  44. img
    horacio lucas Responder

    Por exem: em frança uma nova lei foi votada que diz o seguinte: todo cidadao françes de origem estrangeira que cometer crime contra a ordem publica sera destituido da nacionalidade francesa e espulsada! porquê que stp tem que aceitar pessoas traficantes, criminoses, falsificador de documentos etc se deixamos passar esse tipo de incidentes hoje, dentro de um ano apenas stp sera conhecido no estrangeiro como uma terra santa para todos os criminosos do mundo! e o que e que vai acontecer para nos os santomenses?? SEREMOS UM POVO EN VIA DE ESTECAO, O POVO DE STP COMO CONHECEMOS HOJE NUNCA MAIS EXISTIRA! A MUNDIALISACAO TEM BONS E MAOS LADOS§ ABRI OLHO MEU POVO NAO E PORQUE ALGUEM TE DA UN LUGAR NA SOMBRA QUE DEVES DAR O TEU CU.
    VIVA STP, VIVA POVO, FORCA AO GUVERNO QUE LUTA CONTA CORUPCAO ETC.
    2
    4

    i

    Avaliação

    Quantcast
    Responder »

    #

  45. img
    horacio lucas Responder

    kem está contra senhor patrce está contra Deus sabias ?

    malditos são vcs que fazem o mal em stp.

    não tenhamos medo de limpar STP dos filhos e de estrangeiros mal intencionados e do lixo.
    Concluído
    De Longe

  46. img
    QUINTINO Responder

    MUITO SINCERAMENTE AINDA BEM QUE TELA NON SURGIU PARA CONHECERMOS MUITOS INCOMPETENTES ATRASADOS METAIS. A MAIS DE 35 CINCO ANOS QUE NÃO CONSEGUIMOS RESOLVER NOSSOS PROBLEMAS? EU TENHO 39 ANOS DE IDADE EU PERGUNTO, QUAL AJUDA QUE OS PORTUGUÊS NOS DERAM? AS AJUDAS FORAM TODAS LIXOS E MAUS-TRATOS SE REPARAM BEM QUAL CIDADÃO DOS PALOP (CIDADÃO COMUM) “NÃO ESTOU A REFERIR AOS POLÍTICOS MALANDRO QUE TÊM NACIONALIDADE PORTUGUESA PARA REFUGIAR”, QUE FALA BEM DOS PORTUGUESES. OS PORTUGUÊS NÃO TÊM PARA ELES, VÃO NÓS OFERECER QUÊ? VÊM CÁ VENDER COISAS NA RUA GÉNERO ALIMENTÍCIA É ISSO QUE É AJUDA? QUALQUER PAÍS PODE FAZER ISSO. CHEGAM STP MISERÁVELMENTE REGRESSA COM ALGUM DINHEIRO. SE NOSSOS GOVERNANTES FOSSEM HONESTOS NÃO PRECISARÍAMOS DE VOCÊS NUNCA, EXISTE OUTRA VIAS PARA CHEGAR EUROPA SEM PASSAR DE PORTUGAL………AJUDA É ESSE QUE GOVERNO AMENRICA ESTA FAZER NO AEROPORTO…………………ETC.

    • img
      moreno Responder

      Caro Quintino: creio que nao foi com o aparecimento do tela non que nos foi possivel conhecer atrasados mentais.e me desculpa que o diga creio que o meu amigo tambem pertence a este leque.

    • img
      Luís Responder

      Grande ajuda dos americanos, fazer uma redezinha à volta do aeroporto. Grande obra de engenharia!!!

  47. img
    moreno Responder

    lendo alguns comentarios fico com a impressao que alguns pensam que a deliquencia so toca a determinadas nacionalidades.nao e verdade isso.em todo mundo em todas nacoes existem cidadaos serios honestos de conduta excelente, mas ha sempre nem que seja em percentagem muito muito pequena de deliquentes , quer seja na europa , em africa , na asia em todo mundo ha disso.ninguem deve subestimar ninguem.temos que ser coerentes para aceitar e reconhecer quando um compatriota nosso comete uma delito.se for algo que mereca condenacao , condenamos.

  48. img
    Aparicio Responder

    essas criticas ainda vai gerar odio de parte a parte nao sei porque isso meu povo quem faz mal deve ser punido conforme a lei mas também nao devemos exagerar nas criticas e nos comentarios cabe a justiça funcionar nos a falarmos desta maneira nao estamos a ganhar nada lamento muito é terem criado esta pagina para estarmos informados e estamos a usar para guerras de palavras e provocaçoes pelo amor de deus vamos deixar destas coisas e lembrarmos em levantar o nosso pais porque esta muito em baixo nao é criticar a b c d é que nos ajuda a prgredir

  49. img
    ANONIMO Responder

    caros compatriotas nao estou ca para defender ninguém apenas para contar-vos uma história que aconteceu comigo em portugal que me marcou muito pela possitiva e pela negativa trabalhava na construçao civil nos açores propriamente na ilha de s.miguel e repatia a casa com mais quatro patricios nossos e comprei uma viatura de marca ford fiesta ja um pouco velhinho para andar enquanto la estava mas so que nunca atualizei a minha carta de conduçao e quando me apercebi comentei com os patricios que viviam comigo e certo dia fizemos um calelu bebemos uns copitos e disse agora vou dar uma volta enquanto preparava para sair de casa dois dos meus companheiros sairam e foram a policia de transito que ficava a uns 500metoros da casa onde residiamos fazer a denuncia deram a matricula do carro e os dados todos e que tinhamos estado a comer e a beber nao é que o meu espanto saiu de casa vejo duas brutas motas da policia parado num cruzamento e seguiram-me na primeira recta uma mota ultrapassame e outra cola-se ao meu lado mandando encostar parei os agentes descem da mota muito delicadamente cumpimentaram pelo nome o que me espantou e pediram-me a carta de conduçao entrguei os documentos e um talvez o chefe disse o senhor neste momento esta detido por conduzir elegalmente, e perguntou o senhor igeriu alguma bebida alcoolica nos ultimos 30 minutos responde que sim mandaram-me soprar o alcoolimetro qual acusou uma taxa para alem do permetido pela lei chamaram o carro de patrulha fui conduzido a esquadra para ser elaborado o respectivo expediente ja no interior da esquadra onde fui desde que la entrei até chegar ao tribunal supermente bém tratado pelos agentes que me detiveram e pelos que la estavam o meu espanto foi quando um agente me diz o senhor agradese aos seus colegas porque o senhor esta ca pela denuncia que a momentos vieram fazer de si nao estava a creditar mas como quando me abordaram foi pelo meu nome nao me espantei em ser verdade tiveram muito tempo a conversar comigo serviram-me um café e a um dos agentes que diz temos ca um elemento nosso que fala muito em stomé respondi posso falar com ele levaram-me ao gabinete onde ele trabalhava perguntou-me de onde era disse que era de stomé o senhor ficou tao contentente e disse gente boa porque nasci la embora ja ha muitos anos nao va la mas nunca me esqucerei de la perguntou-me a razao de estar na esquadra estive a explicar perguntou se eu tinha advogado disse que nao e nem conhecia bem as leis ai o homem disse-me espera ai que ja lhe vou desenrascar pegou no telefone ligou para um advogado e disse ja-lhe desenrasquei um o que me emocionou mais foi quando era para ser conduzido ao tribunal pediu aos agentes que me leva-se num carro descaracterizado para nao pensarem que eu era um marginalfiquei tao grato que nem tive palavras cheguei ao tribunal o advogado la estava a minha espera fui presente a juiza também muito humana e compreendeu toda a situa çao no fim ela deu-me 2 meses para regularizar a situaçao da carta e paguei as despesar do processo que foram pouco mais de 300euros e o advogado nao quiz nada graças ao agente que me aranjou e a parti dai esse policia tratavame como uma pessoa de familia enquanto estive nos açores assim como os pais dele e namorada e os filhos o pai dizia as pessoas de stomé sempre foram para mim bons temos que os tratar bém por isso vos digo nao havemos de julgar todos os portugueses por igual porque também temos gente que nao presta na nossa terra caso destes que me denunciaram foi a parte negativa e a possitiva foi o tratamento que tive pela aquela familia que passou pela nossa terra

  50. img
    Mak Responder

    Acho que o governo agiu bem. O monento não é mais de conflito. Esta na hora de desenvolver o país. Concordo

  51. img
    Aparicio Responder

    quintino desculpa mas es mesmo ignorante ou fazes nao tenho mais nada para te classificar com esse comentario palerma

  52. img
    malé Responder

    quando li esses comentarios para ser sincero nao me surpreendeu nada porque o racismo sempre existiu ca em s.tome mesmo entre naturais da ilha o forro nunca gostou de nós tongas nem dos angolares nos tongas chamavam.nos e ainda nos chamam gabao aos angolares ngola como agora como estamos quase em igualdade ja nao e tanto o separatismo por isso tenham que aranjar outros para despejarem a suas raivas sem duvida sao os portugueses . mas os tongas e os caboverdianos que tambem nao eram muito bem vistos pelos forros é que trabalhavam nas roças o foro sempre foi malandro dizem que era escravizados na er colonial é mentira tongas e caboverdianos sim podem queixar sim no massacre do batepa em 1953 mas teve colaboraçao de alguns stomenses que passavam informaçoes e massacraram o terror foi o senhor pina que era conhecido por josé brigada ou ze mulato entre outros stomenses e os angolares sempre foi uma etnia nao bem vista pelo foro mas é que matva a fome ariscando a vida na faina da pesca por isso nao me admiro essas criticas se entre nos tambem existem

  53. img
    lolo dedo Responder

    amigo QUINTINO essastua ideia nao e nada boa veja que frança ja quero expulsar os ciganos vamos ter uma mentalizaqçao moderna com ideias e civilizada com boas relaçoes com todos os paises e raça estamos em pleno seculo XXl nao queremos que venham para ca fazer o que querem isto tambem nao concordo mas temos que saber separar as coisas e ouvir bem as noticias e saber o seu conteudo para ter uma boa interpertaçao nao acho que esses tristes comentarios é que nos leva ao bom porto mas sim civismo e boa educaçao e respeito para com os outros estou a falar para ti e para todos que fizeram comentarios agrecivos e racistas e provocadores fica feia e e triste devemos dar o exemplo mostrando que saomos pobres mas humildes e civilizados so tenho que enaltecer o bom senso e boas relaçoes que os nossos governantes teem com todos os paises europeus e africano e de restantes

  54. img
    tonga Responder

    este jornal ja se esta a tornar um pouco enchuvalhado devido a alguns comentadores

  55. img
    Nilson Responder

    Alguns Portugueses sao bons, outros sao maus. Alguns Santomenses sao bons, outros sao maus. Alguns Europeus sao bons, outros sao maus. Existem pessoas boas e mas em todos continentes. Temos que acatar aqueles que sao bons e conviver com eles.

Deixe um comentario

*