00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Aurélio Martins eleito novo líder do MLSTP/PSD

Aurélio Martins é o novo presidente do MLSTP-PSD, depois de a sua lista ter derrotado a do seu único rival, Jorge Amado, por 783 votos contra 283.  

O novo líder do maior partido da oposição prometeu promover a unidade e a coesão internas. Observadores consideram que o V Congresso ordinário dos sociais-democratas foi marcado por um surdo duelo entre o líder histórico do partido, Manuel Pinto da Costa e o presidente cessante, Joaquim Rafael Branco, do qual este último terá saído vencedor.

Após um demorado processo de votação, que se estendeu pela noite dentro, os 1096 votos depositados nas três mesas registaram apenas 11 nulos e 19 brancos. Em representação dos 6 distritos e da Região Autónoma do Príncipe, participaram no congresso 1200 delegados.

A vitória de Aurélio Martins foi esmagadora e não constituiu uma surpresa. Ao longo do congresso e muito antes da votação. Foram claros os sinais de que a lista A era, à partida, a favorita. Para os observadores atentos, a dúvida residia apenas na margem de vitória de Martins. O empresário e antigo jornalista da Rádio Nacional de Angola, de 44 anos de idade e o primeiro dos candidatos a entrar na sala, foi calorosamente aplaudido.

Muito menos aplaudido foi Jorge Amado, antigo líder parlamentar e embaixador cessante em Taiwan, que recolheu 283 votos, contra 783 votos.

Com estes resultados, a lista vencedora irá dominar claramente os órgãos dirigentes do partido, nomeadamente o Conselho Nacional e a Comissão Política.

A equipa de Aurélio Martins terá como vice-presidentes Jorge Bom Jesus, Leonida Sequeira d’Apresentação e Beatriz Azevedo e como Secretário-geral, Fernando Maquengo.

Jorge Amado apresentou como vice-presidentes Alcino Batista de Sousa, Olímpia Xavier de Pina e Crispim Fernandes e para o cargo de secretário-geral, Celestino Andrade.

A questão da unidade e da coesão internas marcou as intervenções dos dois candidatos, bem como o discurso do líder histórico do MLSTP, Manuel Pinto da Costa e do presidente cessante, Joaquim Rafael Branco.

A chegada de Pinto da Costa, quando já decorria o congresso, foi uma das notas salientes do V Congresso dos sociais-democratas. Antes do início dos trabalhos, as informações eram contraditórias e nenhum elemento da Comissão Organizadora contactado pelo Téla Nón parecia em posição de confirmar se Pinto da Costa iria ou não estar presente. A entrada deste, quando usava da palavra a líder das mulheres sociais-democratas, Maria das Neves, foi fortemente saudada pelos delegados. Contudo, a figura mais ovacionada pelos congressistas foi a do presidente cessante, Joaquim Rafael Branco que, segundo o Tela Non pôde apurar, apadrinhou a candidatura de Aurélio Martins.

Foi unânime para observadores que o pano de fundo do V Congresso do MLSTP-PSD foi um duelo surdo entre Joaquim Rafael Branco e Manuel Pinto da Costa, reflectido nos respectivos discursos. Tanto analistas como fontes partidárias consideraram que a desistência do terceiro candidato, Amaro Couto, representou uma derrota do líder histórico dos sociais-democratas, o qual, como primeiro subscritor, havia colocado todo o seu peso na candidatura do jurista.

Figura respeitada dentro do partido e encarado como o candidato intelectualmente mais consistente, Amaro Couto era contudo simultaneamente considerado o mais apagado dos três concorrentes à liderança do partido. A desistência de Couto, em vésperas do congresso, te-lo-á poupado a uma derrota humilhante. Não evitou contudo a percepção de que, sobretudo depois da esmagadora vitória da lista liderada por Aurélio Martins, Manuel Pinto da Costa talvez já não dite, de forma irrevogável, as regras do jogo dentro do MLSTP-PSD.

São Lima

  1. img
    CELSIO JUNQUEIRA Responder

    Meus Caros,

    Tudo tem um começo e um fim.
    ” Manuel Pinto da Costa talvez já não dite, de forma irrevogável, as regras do jogo dentro do MLSTP-PSD.” Esta frase é prova disso, do começo do fim do ex PR no partido.

    Bem, posto isto, o vencedor e lider Aurélio Martins começa muito bem e legitimado pelas bases.
    Tem de conseguir trazer essa força para fora do partido e contagiar os simpatizantes.

    Só espero que não desperdice esse capital politico interno, seguindo o “pulsar” e o “sentir” dos Santomenses, sobretudo “anseios” e “desejos”.

    Estou expectante e já agora um pedido, actualizem por favor a pagina da Internet do MLSTP/PSD. O ADI tem a sua pagina actualizada, e no caso “São Deus Lima”, viu-se a utilidade.

    Abraços,

    • img
      Joaquim Responder

      Será mesmo assim?
      Fui
      Joaquim

    • img
      E.Santos Responder

      Coitado de ti Celcio, nem imaginas quanto. Hehehehe. Com todo o respeito, claro.
      Não percebi foi porque te referiste a Pinto da Costa. Ele também era candidato?

      • img
        Jose Afonso Responder

        Para E.Santos
        Basta despensar um pouco do seu tempo para ler a noticia e endendera o porque que o nome de Pinto Da Costa foi citado. Mas para tal tera que ter um pouco sentido de interpretacao coisa que se aprende desde a 3 classe
        VIVA STP TRADING
        viva HAMMER
        viva MITSUBISHI
        VIVA DELFIM NEVES
        VIVA OSVALDO SANTANA

      • img
        CELSIO JUNQUEIRA Responder

        Meu Caro E. Santos,

        Vamos directo a referencia que fiz ao cidadão Pinto da Costa.
        Convém esclarecer que não tenho nada contra a sua pessoa em particular, mas as suas funções politicas e públicas na minha óptica deixam muito a desejar.
        E também acho que o MLSTP/PSD deve aprender a voar sozinho e libertar-se da sombra do cidadão PC.
        E quanto ao novo líder, só tenho de aceitar as escolhas (parece que democraticamente eleito) dos delegados do partido e, claro felicitar ao partido e ao próprio.
        Concluo, quero e desejo um MLSTP/PSD forte e com politica alternativa ao Governo. Porque a nossa democracia precisa de partidos fortes e que possam ser escolhas válidas e consistentes.

        Um Abraço do coitado :),

        • img
          E.Santos Responder

          Celsio, também tenho de esclarecer que não tenho nada nem a favor e nem contra o PC e sinceramente a mim pouco me importa o que vai acontecer com o MLSTP. O que não compreendo é a obsessão pelo PC. Se ele já não dita nada como dizem, porquê tanta referência ao Sr.? Se as funções politicas e públicas dele deixam muito a desejar, o que deprende que o homem tem pouco a ensinar, porque ainda o dão palavra e o querem ouvir e saber o que ele pensa? Não era mais fácil ele ser simplesmente ignorado?
          Já agora, podes me referir o que de tão grave o PC fez para STP?
          Quanto ao novo líder, concordo que os militantes o devem aceitar. Mas insisto, coitado de quem pensar que tudo o que brilha (e as vezes até brilha mal) é ouro. Que digam os garimpeiros.

          • img
            CELSIO JUNQUEIRA

            Carissimo E. Santos,

            Não estou em contradição consigo, pura e simplesmente saliento coisas que o meu caro desvaloriza.

            Sou democrata e gosto que as pessoas sejam escrutinadas pelo eleitor: no país, no partido, nas associações, etc.

            O MLSTP/PSD para mim é um partido importante tal como o são os outros que julgo serem possiveis de chegar ao Governo, e materializarem as suas ideias, claro com aprovação do voto popular.

            O que o cidadão PC fez de tão grave para STP, posso lhe adiantar, só o simples facto de ter governado em ditadura e não em democracia faz-me ter menos apreço por ele. E digo mais, acho-o inteligente, só que muito mal direccionado. Tem potencial, mas não concretizou. Existem dados factuais sobre a governação do PC, é só ir consultar. Os outros que vieram a seguir também não fizeram muito melhor em democracia, é verdade. Mas não será por isso que santifiquemos todos os pecadores, pela universalidade das coisas.

            Nem tudo que brilha é ouro (verdade), mas enquanto parecer vamos crer, e se deixar de parecer e for, cá estaremos para avaliar.

            Os cidadãos e eleitores exercem assim a sua cidadania activa e participativa, também erram, e pagam. O PR FM é um erro crasso de um conjunto de cidadãos eleitores, e pagamos todos.

            Abraços,

      • img
        Tagarela Responder

        Ele não era candidato.
        Depois do seu candidato ter desistido, ele passou a apoiar o J.Amado que saiu vencido. Ou seja, mesmo dentro do partido, ele (Pinto) já não tem peso e influência suficiente que tivera outrora. Viva STP!!!

    • img
      Osvaldo Monteiro Responder

      Estou feliz por ter lido o seu comentario e porque me fez lembrar aqueles tempos de menino ainda, parabens. OCM

  2. img
    Mak Responder

    Aurélio
    Meus parabéns. Cria a sua equipa com pessoas q não estão queimada no partido para teres êxitos

  3. img
    muito estranho! Responder

    Sem Luanda,nada feito?
    Até quando São Tomé se libertará de Luanda?

    • img
      observador Responder

      talves nunca mais meu caro.
      sao tome ja e provicia de angola (economicamene)

    • img
      antonino Neto Responder

      Primeiramente, sauda-lo e depois, dize-lo que V.Exa pelo menos devia ter por mais que fosse elementar de aliancas antes de perguntar ”ate quando STP se liberta de Luanda”. Meu caro amigo se Portugal que fez tanto mal a Angola em 500 e mais anos nunca se Liberta de Luanda porque que STP que e amigo vai virar as costas a Angola, sobretudo, hoje num Mundo tao globalizado.

  4. img
    Maria leva leva Responder

    Uma vergonha para MLSTP, mais uma vez o banho (dinheiro) venceu!!!! Sou do MLSTP, mais enquanto esse endividou estiver afrente do partido, eu nunca irei votar neste partido.

    O meu partido está a deriva. Triste destino………

  5. img
    De Longe Responder

    Conheci o Sr. Aurélio Martins quando tinha os seus 11 ou 12 anos e eu um pouco mais velho. Sempre gostou de argumentar e tinha muito espírito de militância ainda jovem. Julgo que a consideração se mantém apesar de não nos virmos nos últimos 20 anos.
    Todavia, quando ouvi falar de Gibela e as suas acções em STP, comecei a pensar que o Sr. Aurélio pretendia passar pelo patamar em que já está para chegar ao que poderá ser muito importante pelo bem ou pelo mal de S.Tomé.
    Senti alguma antipatia porque tudo me parecia um pouco ou demasiado interesseiro.
    Curiosamente, estive a prestar apoio que me foi pedido por um candidato à presidência da Câmara cá do concelho onde vivo. Manifestei que não concordava com o carácter desonesto da campanha. Ele respondeu-me:
    SEI O QUE ESTÁ MAL NO CONCELHO E PARA MUDAR É PRECISO CHEGAR AO PODER. SEM ESSES MÉTODOS NÃO CHEGAMOS.
    Essa tomada de consciência cá no estrangeiro permitiu-me regressa às dúvidas (pois, impressiona-me negativamente as ofertas visando recolha de benefícios)em relação ao Aurélio Martins.
    A partir de aqui vou ficar expectante.
    Dada a consideração que mantenho com os familiares que são grandes amigos, terei muito orgulho se o Aurélio conseguir ser um líder africano diferente da maioria.
    Se não for a tristeza será muito grande para mim pessoalmente.

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      Quem tem expectativas radiantes, são os angolanos que injectaram mais dinheiro, e depois, vão querer o retorno.
      Quem compra gananciosamente, vende ganaciosamente! Mais uma vez, eis o Rafael branco persistente na politica. Ele vai voltar e para mais… resta saber como.

    • img
      jona Responder

      tambem eu o conheço ele foi omeu culega na escola, de madalena juntamente com aJosefa.desejamos-lhe muitas felicidades e muita sorte na sua caminhada.

    • img
      Tonga Responder

      De Longe gostei do seu comentário.Vamos ser como S.Tomé Poderoso “Ver para depois acreditar”.Um abra
      ço mano!

  6. img
    bengui-dóxi Responder

    Aconteceu o esperado. Parabens ao novo presidente e aos que nele votaram conscientemente. Durante os últimos tempos o MLSTP foi sempre criticado por não promover processo de rejuvenescencia da equipa dirigente. Pois, agora ja não se poderá dizer isso: o presidente e o secretario geral são jovens; pelo certo as vices tambem o devem ser. Por falar em vices, quem são as escolhidas? Ilustres desconhecidas? Pouco importa.
    O que importa é que façam prova de bom trabalho.
    Mas, é legítimo preoucupar-se com o futuro do MLSTP e do país. Não ha sombras de dúvida de que STP precisa de um MLSTP forte, ou seja, com uma liderança forte, para que no Governo ou na oposição possa pensar STP.
    Outra questão que deve merecer reflexão é a de se saber qual o relacionamento que a nova liderança manterá com Angola (o MPLA). Ja se ouve dizer que “a grande família”, entenda-se o MPLA, estaria satisfeita com a victoria do Aurelio Martins. Sabemos que o relacionamento histórico entre os dois partidos e particularmente depois do advento da Democracia em STP caracterizava-se muito por Doador/Recependiário. O MPLA, diz-se por aí, é o maior financiador das campanhas do MLSTP. Contudo ouso crer que apesar de ser um receptor de apoios, as ultimas lideranças do MLSTP (Carlos Graça, Posser da Costa, Rafael Branco,etc) mantinham pessoalmente uma independencia em relação aos angolanos assim como os respectivos trajectos político lhes conferia alguma respectabilidade em relação aos amigos do MPLA. Será que o mesmo poderá ser dito em relação ao recem eleito lider? Quem duvida de que A.M. é um fruto de alguns camaradas do MPLA? Será facil esses camaradas mudarem de dia para outro a maneira como sempre trataram “o miudo”? Não quero com isso dizer que o senhor Aurélio é uma criança. Obvio que não o é, e ja deu provas disto! Mas ha duvidas de que seja essa maneira como os seus mentores angolanos o tratam?
    Receio muito que com a sua eleição, em vez de se fortificar o relacionamento com o seu maior parceiro externo, o MLSTP possa ter-se fragilizado muito; e Angola que saberá tirar muito bem proveito desta mudança no MLSTP. Como gostaria estar equivocado?

    • img
      observador Responder

      meu conteranio. o pais ja é colinia de angola. prova disso, a rosema ?todo o sul de stp? combustivel de stp? o governo sao tomense consegue resgatar alguem em angola? os angolanos conseguem e ja fizerao. ja vos disse STP = PROVINCIA DE ANGOLA.

  7. img
    JORGEK Responder

    São, as suas contribuições para o desenvolvimento democrático de STP são uma mais valia. CONTINUE A LUTAR, NAO PELO EMPREGO MAS PELA IMPLEMENTAÇÃO EFECTIVA DA DEMOCRACIA E DOS SEUS VALORES!

  8. img
    João Responder

    Com que então o Sr. Aurélio é o novo candidato do mlstp à primeiro-ministro de STP.
    Primeiro é para felicitar.
    Segundo é para ter em atenção que o vosso partido nao está preparado p/ ser governo. Digo isto e tao simplesmente por ser santomense. Isto é, com a vontade e ambicoes (legitimas) de SER para nao esquecer antes de mostrar (trabalho). Ou seja, a mim pessoalmente, quero é que o Sr. me convença a mim.
    Cumprimentos e uma vez mais parabens pela vitória

  9. img
    pantufas Responder

    È mesmo assim.Sangue novo no Partido.Cuidado com alguns Leoes que andam à solta.

  10. img
    ipsis verbis Responder

    Não sei quais são as outras virtudes deste cidadão, mas de uma já me apercebi: é HUMILDE. O primeiro passo está dado. Tenho dito

  11. img
    camuenda Responder

    Meu camara Aurélio Martins, Deus reconheceu o seu esforço e dedicação ao seu povo, sempre lutou pra bem do MLSTP, só espero que não de ouvido a muita gente bajuladora do seu MLSTP que parecem ser seus amigos.
    Este esforço que vem de a muito tempo, um dia lhe avia dito que perdendo uma batalha não significaria perder a guerra. Esta ai o esforçpo e dedicação de um Comandante e sua tropa.
    Como disse o camarada Agostinho Neto, a Luta continua e a victoria é certa.
    Parabens COMANDANTE

  12. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    …..o que a falta de rumo faz de um partido que se considera historico neste país?????….com um lideração oportunista, assim é o MLSTP/PSD de tempos modernos (2011)…….foi passado e bem um atestado de incompetencia absoluta aos antigos membros convictos do partido. O dinheiro falou mais alto do que, a consciencia politica, a moral, o civismo, a honestida(embora pouca), o interesse partidario e o ideal (se é que tinham),,,,,, foram jogadas num caixote de lixo em prol do dinheiro, mony, bufunfa………….

    …..a decepção é muito grande, porque tudo foi por uma questão de dinheiro e não a pensar no São Tomé e Princípe de amanhã.

  13. img
    záuá dhomé Responder

    A Maior vergonha da história do MLSTP/PSD tenho nojo de ser do MLSTP. Conseguiram tirar o meu vicio de ser militante deste Partido. Fuieeeee

  14. img
    Bombástico Responder

    Sr. Aurélio Martins estive no congresso o sr. Fez um discurso de alguém k não estava aí por estar convenceu-nos, quem é de bem S.Tomé poderoso lhe abençoe como o sr proferiu no final do seu discurso a oração de S.Francisco de Assis Oração da paz – Oração de S. Francisco de Assis

    Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
    Onde houver ódio, que eu leve o amor;
    Onde houver discórdia, que eu leve a união;
    Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
    Onde houver erros, que eu leve a verdade;
    Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
    Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
    Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
    Onde houver trevas, que eu leve a luz.
    Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
    que ser consolado;
    Compreender, que ser compreendido;
    Amar, que ser amado;
    Pois é dando que se recebe;
    É perdoando, que se é perdoado;
    E é morrendo que se vive para a vida eterna.

  15. img
    danger Responder

    blá blá blá e blá
    Meus meninos a hora é de muita coragem, vê se façam sexo mais vezes ok?

  16. img
    Palavras pra Quê Responder

    Ainda bém, que existe essa palavra esperança.Quando Miguel Trovoada chegou, pensei é agora.Deu no k deu. Chegou a vez de Fradik, sera e desta, nada.
    Mudanças em STP, seja para Partido ou Para Presidência ou P.M.Nunca mais dará em nada, sinto muito por ser tão pessimista, mas foi o k os meus governantes fez de mim.

    Contudo Muito parabens ao Aurelio Martins.

    Esperar para ver, sou como Santo Tomé,

  17. img
    Tela Responder

    Esta-se a caminhar em queda livre

  18. img
    J. Maria Cardoso Responder

    Parabéns Aurélio Martins! Parabéns MLSTP/PSD!
    Seria tão bom, neste momento de sangue novo no partido eu pudesse conscientemente dizer parabéns S.Tomé e Príncipe!

  19. img
    vava Responder

    Uma vergonha para MLSTP !!!! garoto PCD

  20. img
    Paulo Bolonha Veloso Responder

    eu sou santomense, e neste momento encontro me em portugal, ja benificiado pelo Dr. Aurélio Martins, porque ja foi jogador de escola de futebol de sao tomé de Gustavo Clemente.
    A unica coisa que espero, quecontinue sempre a ajudar como ele tem feito e nao fazer como os outros. paulo bolonha

    • img
      jaka doxi Responder

      Menino Paulo.
      Pergunte aos seus colegas que vieram para portugal estudar enviados pelo grupo Gibela o que estão a passar.
      A verdade está quase a chegar.
      Fui.

  21. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    sera verdade?

  22. img
    Fernando Augusto(Cocas) Responder

    Sera que o novo Presidente do MLSTP/PSD continuara a ser residente em Angola?Deixara um Capataz para cobrir a sua ausencia quando estiver em Angola?Este partido e como antigamente chamavao mulher de Vida…Nao tem tambem mais aceitaçoes tanto em STP como em qualquer canto do Mundo.Quem escorreu ou fez que o partido ficasse assim foi o Pinto da Costa.Aurelio deverias pensar em criar um partido politico com um outro nome e nao este.Podes crer que com este partido nunca concretizaras os teus sonhos.
    So falta uma divulgaçao do povo e dizer que esta radiuado este partido.A onde conserva muitos politiqueiros e corruptos,conhecidos ate a nivel internacional.Aurelio visteste a camisa com a noda de abacate que deixou o Pinto.
    Falam verdades…Saudades do Barro Vermelho e do Campo Giovani.

  23. img
    sara Responder

    Meus amigos, os valores de santomense estão a serem perdidos, como é possivel o Aurelio presidente de um partido historico de STP?
    Isso implica que o dinheiro esta a valer mais que o saber, mais que o perfil social, mais que a conduta e carreira politica. Minha gente isso é grave, é um risco para sociedade santomense. Não posso crer que o Aurelio teve ou tem tanto requesito,para merecer esse premio nobre,ser lider do grande partido como o MLSTP/PSD.
    Acho que tudo esta inverso nesse nosso S. Tomé e para mim o MLSTP acabou com esse congresso de fantuchada.

  24. img
    Luis Sebastiao Responder

    O que a São Lima certamente não sabe é que o Conresso foi realizado para colocar Aurélio Martins na liderança do MLSTP. Tratou-se de uma luta em que primaram as aproximações geradas pelos interesses de negócios e os rancores e intolerâncias do R. Barnco.Branco aceitou apostar no Aurélio e colocou todo Partido e a OMSTP para servir este objectivo. O banho foi o instrumento privilegiado para alcançar este objectivo, explorando-se através dele a fraca formação política dos militantes. O banho é uma peste que depois de penetrar no país, apoderou-se doa partidos políticos. O banho destrói a Constituição política, detrói os Estatutos partidários, destrói a cultura. O mais grave é que o banho consegue hoje alargar os consensos a sua volta. Nem os jornalistos que deviam se mostrar isentos para salvar a cultura, mantêm um silêncio ou até mesmo correm atrás do banho,o que favorece a afirmação do banho. Assim, o país todo vai sendo arrastado pelo banho até que um dia se desperte a resistência da rua. E aí fatalmente encontrar-nos-emos na situação da Tunísia actual ou da Costa de Marfim actual. Temos que ter a destresa de conduzir a democracia com muita arte, porque devemos reconhecer, como lembrou Pinto da Costa no Congresso, que é necessário o desenvolvimento para que a democracia se afirme. No nosso caso não temos ainda o desenvolvimento, e as perversões dos ambiciosos aproveitam-se desta fraqueza para dificultar a afirmação da democracia. Aurélio banhou abundantemente os Coordenadores de zona do Partido de tal maneira que esses Coordenadores seleccionaram os delegados ao Congresso que votavam no Aurélio. Aurélio conseguiu o apoio do Branco para que os Estatutos náo fossem aplicados de modo que os delegados ao Congresso não fossem eleitos mas sim designados, a dedo. São estas verdades que a São certamente não sabe.

    Não sei se a São esteve no Congresso. Se ela lá esteve, terá certamente notado (não escaparia a sua perspecacidade jornalistica)a falta de qualidade do Relatório apresentado pelo Branco. Foi um Congresso fabricado para não se discutir o Partido nem os seus problemas, mas sim para unicamente colocar o Aurélio na liderança. O Relatório esteve vazio e no entanto ele devia cobrir um período de quase 4 anos de liderança.

    Se a São estiver disponível e interessada para fazer um jornalismo de investigação, sério e isento, ela podia: 1) comparar o património e as contas bancárias do Barnco entre o momento de sua entrada para a liderança do Partido e o momento ea sua saída de liderança do Partido; 2)investigar sobre a situação financeira e patrimonial do próprio Partido e sobre o paradeiro dos meios financeiros e outros que entraram para o Partido durante a liderança do Branco; 3) investigar sobre a situação financeira e dos negócios do Aurélio, as suas dívidas bancários, os processos que contra ele correm nos tribunais, as hipotecas que correm sobre os seus bens, as suas incapacidades enquanto estudante na universidade

    • img
      Mario Ambrosio Responder

      Manuel Pinto da Costa
      Guilherme Posser da Costa
      Quintas Espirito Santo
      Adelino Izidro.
      Agora só resta prender o Adelino Izidro
      Mandar o Pinto aprender Gestão, Liderança e Estratégia politica
      Mandar o Posser para uma escola de atrasados mentais e mediocridade intelectual.
      Mandar o Quintas para um manicómio

      Manuel Pinto da Costa, nem pense nas eleições presidenciais. Sairás derrotado!
      O MLSTP não foi criado só por ti! O Miguel, o Guadalupe, o Lionel também lá estiveram.
      Tu não passas de um oportunista igual a esses que defendes.
      Vai sossegadinho para a reforma e goze o resto da tua vida sem mais humilhações.
      QUINTA É PALMA DA TUA MÃO EH! NÃO CHORA NÃO EH!NÃO CHORA NÃO EH!

  25. img
    Madalena Responder

    Camarada Aurelio MArtins, deu provas de um grande batalhador, o unico que desafio o Pinto da Costa. Pinto da Costa não é inteligente, é sim esperto. Se ficasse equidistante, imparcial em relação aos demais candidatos teria agora uma grande vantagem em ser Candidato as presidencias. Perdeu tudo com o ” Novo Tempo”.
    O Presidente da 5ª Comissão no Parlamento, ganhou o 5º Congresso do MLSTP, com 500 votos de diferença.
    Jorge Amado ficou triste, perdeu o lugar de Embaixador e de Presidente do Partido.
    Muita coragem Aurelio MArtins, faça como o Jose Maria Neves, reforma os dirigentes antigos.

  26. img
    Madalena Responder

    Dizem que DR Tiny votou em Branco. Mas quando soube dos resultados a favor do Aurelio MArtins, foi até a casa do Presidente do MLSTP o cumprimentar.
    Bolo Bolo.
    Verdade ou mentira

    • img
      bengui-dóxi Responder

      De facto, não estou a ver o Dr. Tiny a votar em consciencia no Aurelio. Não!! O Tiny deve no seu intimo sentir-se envergonhado com a sua actual liderança. O Dr. Tiny que todos conhecemos deve de certeza achar que o MLSTP deve ser dirigido por pessoas intiligentes e sobredotadas como ele. Portanto nem o Aurelio nem o Jorge Amado preenchiam os requisitos, do ponto de vista de Dr. Tiny. Olha que nisto concordo com ele. Mas, mesmo assim, sendo o voto secreto (ou não foi?) como poderá alguem saber o sentido de voto dele? Mas… mas… mas… será que foi mesmo elicitar o novo presidente do Partido?

  27. img
    Deus é Grande e Seja Louvado Responder

    O Senhor Doutor Manuel Pinto da Costa é e Será a Maior Figura Política de S.tomé e Principe e do M.L.S.T.P.
    Mas Alguêm tem Duvida??????
    Se houver, é Mesmo Duvida ou Ignorância Primária……………….

    • img
      manuel pinto Responder

      acabou pinto da costa.
      este homem precisa aprender a democracia.
      foi ao congresso, afirmpu que amaro couto é o melhor e saiu derrotado.
      não respeita os militantes do partido. nem ouvido os discursos dos candidatos.

  28. img
    Digno de Respeito Responder

    Já nos conhecemos há largos anos desde a tenra idade. São João da Vargem de caminho á Liceu com alguma dificuldade p concretizar algum estudo. Enquanto estudante, sempre manifestaste a veia que agora “salta-á-vista”. Mas, tudo para dizer sem sacrifíco nada feito. Espero apenas que não dececione os colegas e ex-colegas, faça diferente para resultados diferentes que o futuro poderá ser risonho e Deus te ajuda.

    Acredite que todos que praticam o bem é benvindo aos olhos de todos. Parabéns e trabalhe pela sociedade.

    Saudações

  29. img
    CHAVE DA CIDADE Responder

    É verdade q é tambem uma victória de nós q somos jovens.A figura q partido MLSTP/PSD precisa como lider n tem nada a ver com sangue novo ou velho, mais sim uma figura q consiga unir a familia social democrata q nesses ultimos anos estão disperças.N vamos por de lado velhas guarda pq tambem precisamos deles pq é de reconhecer q eles sao vozes da experincia.Para desenvolvimento de uma sociedade é necessario a colaboração de toda gente sendo velhos, jovens e tambem crianças pq cada uma dessa classe tem seu papel importante na sociedade.Apelo q eu faço a sr. Aurelio Martins é pra q ele crie uma plataforma com fins de restruturar partido de base; organizar juventude e dar uma atençao especial a omstp/psd.e q ele saja mais humilde em relação aos q la passaram. Eu sou bem claro a dizer q a victoria de ADI na eleição passada. originou de descontentamento dos jovens no seio de MLSTP. Senhor Aurelio tem q analizar esses pontos,e tentar saber as causas.
    Viva A. Martins; viva jovens saotomenses.Viva STP.

  30. img
    Lilaschoo/C.Salopessa Responder

    Muito bem!Meus parabens COMANDANTE!Agora tens a oprtunidade de monstrar a este povo o quanto COMPETENTE és.Muitas provas ja deste por iniciativas propria e agora como LÌDER do GLORIOSO.Estamos contigo e fazemos fé de que Bons tempos viram no seio do partido.Desta forma,teremos a certesa e esperança de um M.L.S.T.P forte preparado para os prossimos comprimissos e coloca-lo no seu devido lugar.

  31. img
    maria chora muito Responder

    Parabéns Aurelio Martins. Tens tudo para marcar a diferença na liderança do MLSTP. Força e muito trabalho. Se precisares de nós sabes como nos encontrar. Ok

  32. img
    maria chora muito Responder

    Jorge Amado vai ser Primeiro Ministro no ano 2099, quando estiver ressuscitado.

  33. img
    BARAO DE AGUA'-IZE' Responder

    Finalmente, o codigo decifrado: MLSTP=
    Morte
    Lenta e
    Saque
    Total do
    Povo

  34. img
    alcino trovoada Responder

    parabens meu camarada aurélio martins. mesmo tendo o pinto da costa e os conservadors contra ti, ganhaste este congresso.
    o povo é quem mais ordena.
    vieste de são joao da vargem, continue a dar atenção e carinho aos que mais precisam.
    estou satisfeito.

  35. img
    joão carlos Responder

    o nosso mlstp está a inaugurar uma nova pagina da sua historia.
    contamos com aurelio martins, ele ja fez muito sem ser presidente do mlstp. sabemos que vai continuar com a mesma moticaçao. parabens!

    • img
      fabio silva Responder

      concordo contigo, meu caro.
      chegou a hora de renovar o nosso grande partido

  36. img
    madalena Responder

    Muitas pessoas que comentam, não vivem em STP.
    É por isso e por outras que fazem comentarios e querendo mesmo a chamar de pouco inteligente o povo da terra.
    Quem sofre miseria e falta de condições de habitação de transporte e mais, são aqueles que ai residem. Sem medicamento, etc.
    Estas pessoas que não têm emprego, são gente miuda, coitada mas com orgulho, filho de mãe peixeira, vendedora ambulante, empregada domestica, filhos de mulher chefe de familia, estas pessoas gostam de Aurelio Martins.
    Aprendam senhores bibliotecarios e outros KGB, etc.
    Em 1972 a 1974 o CLSTP tinha gente lá, Oné, Torres, Guadalupe de Ceita, Miguel, Alda, mas a escolha recaiu no Pinto. Fazem as conclusões. Novo tempo é novo Tempo.
    Pinto devia no congresso fazer duas coisas:
    1º apresentar o seu livro que nunca escreve, veja no bau da malograda Alda se resta alguma coisa por la inedida.
    2º Assistir até ao fim o congresso para saber o sabor da derrota. 500 votos apenas. Chupam no dedo ! bolo bolo.
    Militante que não trabalha estraga a vida do povo. Pinto sabe.
    O Rafael ja escreveu o livro. Aristides Pereira de CAbo Verde, antigo Presidente, ja escreveu 2 livros depos de ser presidente. O Senhor Pinto escreve obras, da aulas na Faculdade, da seminarios e paletras, abre empresa, faz coisas o povo precisa de emprego e trabalho.

  37. img
    kwa pia Responder

    com todo respeito vamos dar tempo o tempo dira ja nao acredito em nenhum deles veem com uma força ajunada depois que chega ao poder o dinheiro e para os seus bolsos outra coisa,dinheiro manda a todos ao poder mas se vem de angola viva s.tome viva angola.jajaaaaa

  38. img
    José Manuel Triste Vencedor Responder

    podem dizer tudo que quizerem. OMLSTP deixou de ser um partido respeitado em São Tomé e Príncipe e no exterior. Acabou. Vocês estão a maltratar o Pinto. Podem maltratar a tradição, Podem maltratar a história aliás já maltrataram a saudosa Alda espirito Santo. Estamos aqui para vos ver, BUDO BACHANA CU NANCÊ TUÈ!! TUMULO CHIMINTÈLI; Estaremos aqui para vos ver.

  39. img
    pessoa Responder

    Antes de mais,não tenho nada contra o senhor Aurélio Martins mas eu já estava a espera que um dia isso viesse acontecer,mesmo muito antes do mesmo Sr sempre ter negado, quando ajudava e realizava acções que este não era o seu objectivo.E passo a explicar o porquê:Há 3 anos atrás estive a conversar com um angolano que por coincidência é amigo do sr Aurélio, membro e deputado do MPLA e contei-lhe das acções que o mesmo vinha fazendo no país,só que o mesmo respondeu-me que “isso é apenas o começo,que o objectivo é chegar a Presidência,ele sempre disse que seria a meta…”,e parece que as coisas estão a correr bem…Os próximos anos dirão se o mesmo amigo tinha ou não razão. Espero que faça oposição forte e coerente para o bem de S.Tomé e Príncipe…

  40. img
    ´Pê Cu Quenta Responder

    Quem viu e quem vê o MLSTP/PSD!! Claramente em queda livre! Foi até parar em mãos de quem!!!? Tudo tem seu tempo; tempo para nascer,tempo para morrer, tempo para tudo.Quem a uma ínfima parte de Santomenses deu precário emprego e que pelo ridículo que pareça, não lhes conseguiu pagar o salário, tendo quase todos ir de novo ao desemprego, muitos dos quais até hoje reclamam os seus salários.E espero que não faça de STP a sua “famosa” empresa “gibela”. Disto é k tenho receio. Mas quem sabe!!!!O futuro nos dirá!A política é um jogo, mas até quando se submete povo a esses jogos?!! Olha que o povo Santomente deu sinal de que sabe o quer!!…..

  41. img
    guadalupe Responder

    aurelio podes contar com meu apoiu
    força e corajem

  42. img
    Antagónico Responder

    Caro cidadão santomense “dentro ou fora do País”! (Hoje e amanhã. Eu tenho ainda um sonho. Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá)*. Tenho uma grande admiração pelo nacionalismo santomense e creio eu que toda opinião é válida no contexto político. Temos uma história, somos um povo democrático. Precisamos dizer “não” no momento próprio e unificar exemplarmente para o futuro de São Tomé e Príncipe. Pensem um pouco na crítica construtiva, elogiemos Crianças/jovem/velhos para estarem motivados, trabalhemos com dignidade, firmemos na justiça, chamemos atenção e orientamos a pessoa de má fé, controlemos os recursos Públicos, privados e a sua gestão, pensemos num hospital abastecidos de medicamentos, apostemos na tecnologia de informação e conhecimento., pensemos num plano estratégico de desenvolvimento do país e no emprego para jovens. Em vez de taí a criticar o Pinto da Costa, Fradique de Menezes, Rafael Branco, Jorge Amado e outros…o tempo urge ” meus senhores e minhas senhoras” e estamos atrasados cada vez mais com essa história de fofocas virtuais ou pessoaís, porque não terão coragem de dirigir isso a frente dos antigos líderes. Somos um Povo, temos uma história, respeitemos a Pessoa do Pinto da Costa, embora não tenha escrito livros mas conduziu a história deste povo num período, ” a nossa identidade tende a acabar”. Aqueles que acreditam em Deus rezem para que os novos líderes consigam ter uma visão de eficácia, eficiente e poupança para investirem nesse belo país e de mãos dadas possamos cantar de alegria a volta da fogueira. Abraços aos meus admiradores: Nelson Rolihlahla Mandela e «Martin Luther King»*.
    Nota: Vamos escrever a focar mais sobre propostas, medidas e planos para um São Tomé e Príncipe melhor e bem estar dos seus filhos. No final digo-vos porquê?

  43. img
    Leonel Barros Responder

    Aurelio Martins! Desejo-te felicidades, força e coragem para liderares o nosso maior Partido MLSTP-PSD. O teu exemplo de redistribuição dos recursos deverá manter-se sempre presente nas tuas acções, pois só com igualdade e justiça social poderemos combater a miseria e garantir futuro justo para todos os Santomenses.
    Aquele abraço

  44. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    É verdade que sr.Aurelio tem feito boas obras, mas é preciso muito mais porque os teus funcionários de Gibela, passa muita deficuldade, chorando sempre que a Empresa Gibela nunca pagou no dia certo, se for assim

  45. img
    1º golpe Responder

    Aurelio Martins ganhou e o 1º golpe ao governo de Patrice trovoada é este:

    http://www.jornal.st/noticias.php?noticia=1000072

    Esta poderá ser uma das razões para a eventual subida dos combustíveis em STP.

    Após os maus resultados obtidos pelo MLSTP nas últimas eleições legislativas, um certo desalento abateu-se sobre Angola. O investimento angolano feito no Executivo de Rafael Branco foi totalmente destroçado pela vitória do até então discreto Patrice Trovoada. Um duro golpe que levou a que Luanda desse ordens concretas para a “substituição” de Branco por Aurélio Martins, o vencedor do Congresso do MLSTP, realizado no início de Janeiro.

    A entrada em cena deste aliado traz a Angola um novo fôlego, numa altura em que São Tomé e Príncipe dá os passos iniciais na exploração petrolífera do Golfo da Guiné e se pretende constituir como hub logístico e de negócios para toda a sub-região.

    O acesso a estes novos mercados de exploração de petróleo é o motor da «sonangolizada» diplomacia angolana para a sua consolidação como potência regional. Daí que o «ultimato energético» agora feito pela ENCO, participada pela Sonangol, não represente mais do que um teste à resistência e à independência de Patrice Trovoada.

Deixe um comentario

*