Patrice Trovoada reagiu a notícia sobre a sua disponibilidade para ser candidato presidencial

A notícia divulgada pelo Téla Nón com base numa fonte da estrutura directiva da ADI, que tomou parte na reunião do passado fim-de-semana do partido, mereceu reacção de Patrice Trovoada.

Na sua reacção o Chefe do Governo, começou por reconhecer o poder da imprensa. Sobretudo quando ela é livre. «A imprensa tem muito poder e tendo esse poder todo, tem que ter responsabilidade. Eu lamento que esta imprensa digital (Téla Nón), tivesse feito prova, eu diria até de desonestidade intelectual», declarou o Chefe do Governo e Presidente da ADI.

É o dito pelo não dito. A fonte do Téla Nón que é membro da direcção da ADI, e personalidade credível, ainda mais sendo alguém próximo do Presidente do partido, contou ao Jornal Digital toda a história da última reunião, na qual um dos pontos principais era a definição do candidato do partido às eleições presidenciais. A fonte que exigiu anonimato, citou as palavras de Patrice Trovoada, dando conta que como líder do partido também estava na disponibilidade de ser candidato ao cargo de Presidente da República.

Em declarações a TVS no aeroporto internacional antes de viajar esta quinta – feira para Nigéria, Patrice Trovoada, desmentiu. «Eu nunca coloquei a questão de ser candidato nesta reunião de reflexão», referiu para depois reconhecer que a possibilidade foi sim aventada na reunião, mas por outras pessoas. «Houve sim pessoas que sugeriram que eu fosse candidato como é normal», frisou.

No entanto numa nota de esclarecimento enviada ao espaço de comentários do Téla Nón, o responsável pela informação e propaganda da ADI, e Secretário Distrital do partido, pelo distrito de Mé-Zochi, Abnildo d´Oliveira por sinal, também membro do governo, confessou que durante a reunião alguns militantes falaram dos nomes de Evaristo de Carvalho e Arlindo Carvalho como figuras que poderiam candidatar-se ao cargo de Presidente da República.

Estranho é o facto do Responsável de Informação e Propaganda da ADI não ter feito qualquer referência na sua nota enviada ao espaço comentário, a manifestação dos militantes do partido para que Patrice Trovoada fosse candidato as eleições presidenciais, como agora veio dizer o próprio Primeiro-ministro e líder do partido.

Aliás o responsável de informação e propaganda da ADI, deixou entender que nem Patríce Trovoada nem qualquer outra personalidade, aventou a possibilidade de o líder ser candidato presidencial. É no mínimo estranha a divergência de discurso, entre o secretário de informação e propaganda e o líder do partido, a respeito do que se passou na reunião do passado fim de semana.

No entanto pela primeira vez nos últimos dias, e fruto do artigo publicado pelo Téla Nón, Patrice Trovoada, levanta o véu sobre a sua posição em relação as presidenciais. «Eu disse mais uma vez que eu sinto-me bem como Primeiro-ministro e Chefe do Governo. Eu acho que é onde eu posso dar a minha modesta contribuição», pontuou o Chefe do Governo.

Numa das passagens da sua reacção, Patrice Trovoada, considerou o Téla Nón como um panfleto. Um panfleto que por sinal pela credibilidade da informação que vem produzindo há 11 anos, obrigou o Chefe do Governo e Presidente da ADI, a reagir tendo em conta o impacto da notícia veiculada on line, e cujo número de leitores não pára de aumentar, a nível interno, apesar da internet ser cara no país. «É preciso termos muito cuidado quando fazemos informação. Os são-tomenses precisam ser esclarecidos com verdade sobre aquilo que está a ocorrer no nosso país», concluiu o Presidente da ADI e Primeiro-ministro.

Patrice Trovoada prometeu para este fim-de-semana a decisão final sobre o candidato que o seu ADI vai apoiar nas eleições presidenciais de 17 de Julho próximo. Pelas suas palavras na entrevista a TVS, depreende-se que não vai correr o risco de quebrar o compromisso assumido com o povo em Agosto de 2010, aventurando como candidato às eleições presidenciais. Aliás é por temor a esse risco que a fonte do Téla Nón, contou para o Jornal Digital, toda a história que passou na reunião da roça Piedade no passado fim-de-semana.

Abel Veiga

  1. img
    Abel Martins Responder

    Isto que nos vamos ver depois

    • img
      Verdade Amarga Responder

      Abel Veiga e a direccao Tela-Non—bom trabalho. Parabens!
      Nao de ouvidos ao comentario de Patrice Trovoada

      Patrice diz: “A imprensa tem muito poder e tendo esse poder todo, tem que ter responsabilidade. Eu lamento que esta imprensa digital (Téla Nón), tivesse feito prova, eu diria até de desonestidade intelectual», declarou o Chefe do Governo e Presidente da ADI

      Nos sabemos tambem que Primeiro Ministro tem muito poder e tem que ter responsabilidade para com o povo de Sao Tome e Principe. A desonestidade intelectual parte da ma gestao e corrupcao em STP.

      A imprensa Santomense e o Téla Nón devera manter vigilante e informar o povo. Segundo o que percebi no artigo, nao houve transparencia com relacao a possivel candidatura de Patrice Trovoada a Presidencia da Republica considerando divergencia de comentarios emanados pelos membros do ADI e em contradicao com esclarecimento feito pelo proprio Patrice. Agora vamos celebrar o trabalho feito pelo Téla Nón.

      Jogo limpo!
      Alerta povo! Ja nao devemos aceitar mentiras e corrupcao em Sao Tome e Pincipe. Temos que combater os corruptos e destruidores da nossa patria querida!

      Porque razao temos que seguir imoralidade de um, e mentiras, sigilo ou decepcao do outro como os dois abaixo? Santomenses, somos um povo com dignidade, os corruptos estao a destruir a nossa terra. Temos que combate-los sem tregua!

      http://msn.foxsports.com/nba/story/Phoenix-Suns-executive-Rick-Welts-says-he-is-gay-051511?GT1=39002

      http://msn.foxsports.com/nba/story/Phoenix-Suns-executive-Rick-Welts-says-he-is-gay-051511?GT1=39002

    • img
      Ze Mulato Responder

      Patrice Trovoada deveria mais é ficar calado. Criticar os jornalistas Santomenses de forma descarrada nao te leva ao lado nenhum. Nos queremos liberdade de expressao e imprensa. Teu argumento sobre responsabilidade concordo obviamente, mas a responsabilidade premordialmente deve ser exemplar, em primeiro lugar, a responsabilidade deve ser implementada e praticada pelo governo e organismos do estado de direito democratico, incluindo cidadaos civis e individualidades diplomaticas ou estrangeiros em Sao Tome e Principe.
      Atacar os jornalistas, Tela-Non, e Free Press nao e’ democratico! Deixe disso… voce, Patrice Trovoada que se ponham a pau! Se algo de mal acontecer contra os nossos queridos filhos e filhas Santomenses cuja intencao simplesmente destes é informar o povo, entao teras problemas gravissimos. Nao iremos tolerar que seja pertubada ou destruida a voz dissente em STP, quer seja por ti ou teus amigos corruptos de elite imoral. Havera consequencias graves! Voces parece que nao sabem que muito de nos, povo Santomense esparto, temos raiva e odiamos as merdas que voces fizeram em Sao Tome e Principe durante os 36 anos, sobretudo teu pai, Miguel Trovoada. Os ladroes nao querem que a populacao Santomense saiba a verdade sobre a ma gestao, desvios de fundo, anarquia, escandalos, corrupcao e incompetencia no sistema politico de STP, e manobras politicas. Ponham a pau corruptos gatunos!
      Se algo de mal acontecer contra os jornalistas Santomenses, sera inicio de Guerra Civil porque algo de mal tambem acontecera contra a vossa pessoa, senhores indecentes corruptos ladroes da riqueza do povo, as vossa maes, os vossos pais, os vossos filhos e filhas, os vossos netos e netas, toda geracao incluindo as vossas putas–todos sofreram dolorosamente por ataques contra coitados jornalistas. Isso nao brincadeira nenhuma! Com a liberdade de expressao e impressa nao negociamos!
      Bandidos! Caes! Com a liberdade de expressao e imprensa nao negociamos!
      Bandidos! Caes! Com a liberdade de expressao e imprensa nao negociamos!
      Bandidos! Caes! Com a liberdade de expressao e imprensa nao negociamos!
      Patrice, voce… atacar “Tela-Non”! Que razao? Patrice Trovoada deveria ficar calado! Estamos fartos de ditadura, arogancia, roubos, manobras, supressao e repressao—isso ja nao funciona pa!

      So com a liberdade, transparencia, abertura, igualdade na distribucao de riqueza do povo, e boa gestao de Sao Tome e Principe havera a paz e prosperidade

      Cala-te Patrice!

    • img
      Pau Mandado e Fatocheiro Responder

      Patrice Trovoada! Sao Tome e Principe nao e’ tua propriedade nem tao pouco propriedade privada do teu pai! STP nao e’ propriedade privada dos corruptos da elite gatuna imoral de Sao Tome, ou de estrangeiros! Sao Tome e Principe pertence a todos os Santomenses, muitos deles estao a sofrer e padecer devido a ma gestao e tambe devido o sistema corrupto que voces ladroes do dinheiro do povo criaram, sistema implementado que nao melhora a situacao em STP.

      Por isso Patrice, tenha cautela com aquilo que falas, e muito cuidado com o vosso plano corrupto contra a patria. Fica-te informado que essa patria que muitos Santomenses amam sera salva. Voces corruptos, elite imorais de gatunos incompetentes querem silenciar a voz e o sentimento de descontentamento do povo Santomense. Esses tipos de manabras ja nao arranca em Sao Tome e Principe! Agora o povo Santomense tem voz e ele continuara a expressar livremente sem censura tua, Patrice ou dos teus amigos elite de criminosos e gatunos!

      O povo Santomense ja nao e’ parvo! Este povo sabe e tem absoluta certeza que a riqueza da terra nao e’ so para o beneficio dos corruptos ladroes, ou estrangeiros sugadores de sague e de riqueza do povo! A riqueza de Sao Tome e Principe pertence a todos os Santomenses de raiz, nao so exclusive a um grupo de filhos da puta corruptos da oligarquia favoritista. Sao Tome e Principe nao e’ propriedade privada de nenhum de voces corruptos com ganancia de poder. Pai ja foi presidente e nao fez nada de jeito para Sao Tome e Principe melhorar, e agora o filho tentou fazer manobras para chegar ao poleiro para fazer a mesma merda que o pai fez.

      Santomenses estao acordados! Aqueles que serao identifacados como ladroes, corruptos e incompetentes serao punidos!

      O nos queremos e’ transparencia, abertura, verdadeira democracia, e boa gestao de riqueza do povo.s

      Vamos fiscalizar e verificar o trabalho do governo de Sao Tome e Principe por todos os cantos, e tu, Patrice teras que prestar contas ao povo Santomense! Nao estamos interessados na incompetencia! Tu es empregado do povo Santomense! Mete isso na tua mente e consciencia, se tens alguma! O teu partido foi eleito para prestar servico ao povo. Lembra-te disto!

      Falar mal da imprensa ou dos Jornalistas Santomenses nao vos dignifica coisa nenhuma caes vadio preguisosos corruptos incompetentes!

      Viva Free Press!

      Viva democracia!

      Viva liberdade de expressao e liberdade de imprensa!

      Abaixo a opressao, repressao, censura, e perseguicao!

      O povo Santomense esta com os olhos abertos e nao estamos a brincar convoscos corruptos!

  2. img
    Gigolo Responder

    Fico feliz por si Patrice assim como o nosso ADI. Ideia sensata. Ainda bem k a comicação social alias o télanón focou o assunto e podemos colher a reação em relação a sua candidatura.
    Seja um bom primeiro ministro, um dia kem sabe serás presidente. Mas agora respeita o voto de confiança do povo k ti elegeu.
    Por isto um bravo ao téla-non e outro ao Patrice. Conselho não doi nem tira pedaço.

    • img
      Monte Cara Responder

      Não se precipite, compatriota Gigolo. O Homem ainda não disse quem será o candidato do ADI. Não ficaria surpreso se o Primeiro Ministro propor ao ADI a sua propria candidatura!!!

  3. img
    Zequentchi blanco Responder

    Ainda bem que o Telanon nao é pertença de estado!
    Mas esse tio ai tem que cuprir a promeça da sua campanha MUDANCA, que por enquanto so ta a ser para pior…n’fla minda sé tan ê!

  4. img
    Vigário Responder

    Viva o telanon, que faz o magnifico e notável trabalho de nos manter informados nesse pais de autocratas, e pessoas que nao honram seus compromissos, juram em solenidades mas cedo por ganâncias e falta de comprometimento se apressam em quebrar seus compromissos remetendo o povo a sua sorte. Ainda bem que esse espaço nao eh nenhuma TVS aonde os srs podem colocar e tirar do ar a vosso bel prazer.
    O povo de STP começa a estar atento a determinadas manobras pouco dignas e tomara nessas eleições possam demonstrar maturidade no momento de votar, nao cedendo ao banho mas votando com responsabilidade pois o voto eh secreto.

    Forca Abel o teu trabalho merece o respeito de todos nos, pois eh bem melhor do que essa radio e TV de gentes ditas formadas e que se tornaram míopes porque tem medo de perderem os tachos ou cedem a alguns benefícios enquanto dura cada mandato.

    • img
      Vigarista Responder

      Nao se pode criticar os trabalhadores da comunicaçao social santomense. alguns têm formaçao sim, mas com poucos meios, salario magro, e censura do estado nao se pode sonhar com maravilhas: vamos criticar o que é criticavel!!! Paraben tela non, mas um parabens para todos os tecnicos e profissionais da radio, tvs, e os diferentes jornais.

      • img
        Vigário Responder

        Caro vigarista, a honra e dignidade sãos bens inegociáveis, e so pensando assim podemos transformar essa sociedade, o jornalismo serio eh se calhar o maior dos pilares e veiculo da verdadeira democracia.
        Mesmo trabalhando com todas dificuldades como oque carateriza todo aparelho central de estado todos devem honrar os impostos que tal como tu eu tb pago pra depois servir de salários, portanto eh a minha contribuição q paga alguns desonrados infelizmente. E se os coveiros começarem a interar parte de corpos, Ja imaginaste como seria? So a título de exemplo. Que DEUS te abençoe

        • img
          Vigarista Responder

          uhmmm interessante!!!
          Vamos entao reflectir pelo absurdo…Ja imaginaste coveiro enterar pessoas sem pa nem picareta?
          mas antes gostaria de saber a sua profissao e se honra o meu imposto que eu pago? Porque da maneira que fala da a impressao que so os jornalistas prestam mau serviço. Como que se tudo funcionasse bem excepto os jornalistas!
          Da-me um exemplo de algo que funciona bem em Sao tomé; diz-me se no seu trabalho tudo é impécavel, e se nada é criticavel, se no seu dominio de trabalho tambem nao se enterra so a metade do corpo do morto?*

    • img
      Virtual Responder

      E acho que o Téla Nón não faz mais por falta de meios e porque o próprio país ainda não ajuda em algumas coisas. Porque se em STP tivéssemos Jornalistas que pudessem viver só do seu trabalho, acredito que muito abuso e falta de respeito reinantes no nosso país seriam mais limitados.

      • img
        cuidado com língua Responder

        Concordo em pleno contigo sr. Vigário.

      • img
        artigo 5.7 Responder

        em cheio …

  5. img
    shines Responder

    Muito bem télá dou nota maxima ao vosso trabalho, bem k nao pertecem estado assim poderiam sabutar-vos, como fiseram cm SÃO Lima, esse Governo é contra liberdade de impressa.

  6. img
    Cristiano Ronaldo Responder

    Cao Patrice Trovoada, muito juiso ai, avança outro candidato

    • img
      Monte Cara Responder

      Respeito é bom e fica sempre bonito!

  7. img
    Presidente da Treta Responder

    O candidato do ADI para Presidências, chama-se Manuel Preguiçoso Pinto da Costa…
    ADI está de mal a pior um partido da mudança, a misturar-se com um velho conhecido ditador que desde que saiu do poleiro nunca mais fez nada vida, nem mesmo um livro de memoria escreveu, eu por me nunca mais voltaria a ser Presidente de Republica, mais como disse Filinto Costa Alegre, “Quem tem ferro é que veste engomado”, resto é conversa, moral? Qual moral?!! Basta ter dinheiro para comprar consciência ou seja quem quer ganhar tem que ter dinheiro para dar banho…

    Viva Corrupção!!!!!!

  8. img
    Manuel Preguiçoso Pinto da Costa Responder

    Ficam calmos que o Patrice Viagem vai me apoiar…

  9. img
    flolicanidu Responder

    Abel,

    Como pode ver, vale a pena ser coerente e rigoroso.

    Seja como for fica confirmado o que “postei” ontem neste fórum.

    O ADI, depois de tantas hesitações, tabus, e para não dizer que não tem candidato vai anunciar a candidatura de EVARISTO CARVALHO, com o seu incondicional apoio.

    Confirmou-se também a viagem do NOSSO primeiro-ministro (na companhia de um ministro que mexe com dinheiro) a Nigéria a fim de angariar mais apoios para a campanha do seu partido.

    Como já vem sendo habitual neste governo, a justificação oficial para mais esta viagem às custas do nome dos santomenses é que se trata de contactos para obter financiamentos para o OGE. Mais aldrabice!!!

    Assim, na corrida a PR, iremos ter o trio da velharada formado por Pinto da Costa, Evaristo Carvalho e (não deixa de ser um velho) Filinto Costa Alegre. Serão os Três Tristes Tigres (TTT) desta campanha. Serão os dignos representantes do atraso de vida. NÃO SÃO HOMENS DA MUDANÇA, mas sim o mais do mesmo.

    Há que depositar esperança e confiança na juventude, em GENTE GIRA…na VERDADEIRA MUDANÇA.

  10. img
    Vugu-vugu Responder

    Atenção que ele (PT) ainda não disse que não é candidato. Disse apenas que está bem como PM.

    Mas acredito piamente que, como disse o “Flolicanidu”, ele vai fazer avançar o coitadinho do Evaristo Carvalho para ser candidato do ADI.

    Se o Evaristo for eleito (o que duvido), não teremos um PR, mas sim uma figura decorativa no palácio, a contar os dias até ser substituído pelo próprio Patrice Trovoada em 2016.

    É nossa obrigação, portanto, evitar que essa sintonia (mais que)perfeita possa acontecer no país.

    É preciso que o espírito da constituição não seja subvertido, desta feita com o governo a usurpar (por entreposta pessoa) os poderes do PR. O Patrice Trovoada não pode querer ser PR e PM ao mesmo tempo como pretende com a candidatura de uma pessoa como Evaristo Carvalho.

    A estabilidade não pode servir de desculpa, ou pretexto, para obliterar um dos órgãos de soberania. Temos que respeitar (o espírito) da constituição. Há, portanto, que evitar a eleição de Evaristo Carvalho.

    Abaixo os EVARISTOS!!!

    PS: o Primeiro-Ministro está claramente a perder iniciativa política. Tudo o que ele tem vindo a fazer e a dizer já foi antecipado neste fórum!

  11. img
    Observador Responder

    Só tenho uma palavra a dizer! Parabéns Tela Non pelo serviço que presta ao país!

  12. img
    Diáspora Agradece: Responder

    Parabens ao trabalho do Telanon. Não é perfeito mas, está dentro do aceitável…graças ao telanon os Senhores sentem alguns receios de agir e a obrigação de explicar os seus equívocos!Alguns comment’s feitos têm dado tremedeiras nas palhaçadas que fazem…! Estamos atentos….! Queremos uma rádio e Tv privada em S.Tomé e Príncipe!

  13. img
    angular de pantufo Responder

    esse male aqui ta quere brincar com nosso povo!!!so pode ser mesmo,mal iniciou o seu mandato como PM, que foi uma tarrefa recente para o qual o povo lhe deu voto de confiaca e ja esta querer seguir a presidencia?! se ao menos nao cumpres o que prometeste ao povo, aprende a ter um pouco de respeito para com eles, tenha um pouco de etica,leve leve patrice, um passo de cada vez,como voces dizem nas vossas campanhas “a terra e nossa” nao vai fugir.Voce tem que arrumar bem a casa, porque quem passou a informacao ao tela non foi um dos seus inferiores hierarquicos.

  14. img
    sacramento Responder

    força tela nom vcs são nossos olhos ai ..e continue fazendo o que vem ..ser P.M. viste que como a impressa tem força né ..então cuidado com as coisas que prometes e não cumpris ya ..melhor estar onde estas e fazer seu trabalho ya ..viva tela nom estarmos convosco ..

  15. img
    Lagaia Responder

    Seria descabido, despropositado, desadequado, e principalmente uma GRANDE DESILUSÃO.
    Pelo que sei, o PR em S. Tomé já não tem o poder que tinha.
    Por isso é mais um cargo de corta fitas, ou seja para velhos.
    O Patrice é novo e tem muito para dar, pelo menos é o que esperamos dele.

    • img
      Moçu Cata Responder

      Não seja ingénuo. O PR tem imensos puderes.

      É esse o medo do Patrice Trovoada, que quer na presidência alguém lhe deixe destruir o pais e entregar a nossa terra aos seus amigos do médio-oriente e Nigéria.

  16. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Esse Primeiro Ministro viaja excessivamente, gerador de despesas. Passa mais tempo fora do que no solo Santomense. Que estranho!
    Se o PM tem uma equipa que o auxilia, então, porquê que nenhum ministro do seu governo viaja na representação do governo? Por isso não consegue gerir o pais como deve ser, está sempre ausente.

    Este PM é esperto, lançou um boato para saber se há consenso sobre a sua possível candidatura, para depois vir aqui meter dedo na vista do povo.

  17. img
    STP Responder

    A liberdade de expressão é a maior vitória que um povo
    Pode celebrar na sua história. São Tome e Príncipe não foge
    a regra. Porém, o uso desta ferramenta deve sim ter um
    compromisso de responsabilidade naquilo que informamos
    e comentamos.
    Um fórum, uma plataforma… é importante para a troca de ideia
    E contribuição na melhoria deste bem comum que temos, as
    Ilhas maravilhosas.
    O Téla Nón tem proporcionado este momento. Assim, todos nós
    Devemos fazer o seu uso deste para melhoria, sem medo, com clareza,
    Verdade e sobretudo com o espírito de um verdadeiro são-tomense.
    Já é mais do que o momento para começarmos a praticar os princípios
    que todos conhecemos e que o nosso povo precisa para começar uma
    Nova caminhada com “sorriso que já desfaleceu no rosto cansado”:
    A Liderança, a confiança, a credibilidade, a transparência, a honestidade,
    justiça, etc; que, de certeza serão veiculo para o nosso patamar a nível
    internacional.
    Vamos todos ser militantes de São Tomé e Príncipe e não
    de cargos, oportunidades, etc.
    O momento é de sacrifícios para todos.
    Dado a nosso especificidade, jamais alcançaremos o progresso económico
    Sem o progresso de valores.

  18. img
    E.Santos Responder

    Agora sim eu acho que o PM PT deu um tiro no pé, pois se disse isso realmente, acaba de limitar abertamente a sua possibilidade de acção.
    São Tomé tem muitos provérbios e certeiros e mesmo assim não andamos para frente. Desde criança que oiço a minha mãe dizer em dialecto, em dias de festa, que muitas cozinheiras para uma mesma panela, ou sai insonso ou sai salgado. Na verdade, não sendo cozinheiro, nós devíamos deixar os cozinheiros cozinhar, no fim provar e avaliar dando depois a nossa opinião se está bom ou mau para o cozinheiro melhorar da próxima vez.
    Fazendo analogia para o ser São-tomense, o nosso mal é precisamente que todos querem ser tudo. Não são cozinheiros mas querem dizer como é que se cozinha, pôr sal, tirar sal, mais malagueta, menos pimenta e por aí fora.
    Isto para dizer o quê? Que é incrível como em São Tomé todos querem ser políticos activos, até mesmo os jornalistas, mas sem fazerem parte dos partidos.
    No meu entender, ou se faz parte de um partido, toma-se parte das suas assembleias e dizem ao partido o que tem de fazer e o partido traz-nos o resultado disto cá para fora para analisarmos, ou se é passivo na política, ouve-se as decisões dos partidos e toma-se uma decisão que se reflecte no nosso voto nas urnas.
    Daí eu achar que o PM Patrice Trovoada não tinha necessidade de responder e limitar o âmbito das suas acções, o seu Secretário não tinha necessidade de vir repor nenhuma verdade independentemente do que o Tela Non informar, ser verdade ou mentira. Afinal de contas, não é na rua ou nos jornais que o ADI vai decidir o que fazer. Há um foro interno próprio para isso, ainda que a informação vaze, ou como vazar.
    Eu defendo a comunicação com o povo e particularmente com o eleitorado, mas atenção, é preciso saber fazê-lo para não andarem à deriva. Comunicação com o povo, é permanentemente ouvir as suas necessidades ou aspirações, transmitir o que nós pensamos fazer, como pensamos fazer e porquê. Não é nem de longe bate-boca de rua ou jornal.
    Como se costuma dizer, a política faz-se ou deveria fazer-se com convicção. E faça sol ou faça chuva, quando nós defendemos uma ideia temos de saber levá-la até o fim. Pode até ser errada aos olhos dos outros, mas é o que nós acreditamos ser o melhor e é com base nisso que vamos agir. Se alguém não pensar como nós, não vote em nós, é simples.
    O que é que vocês acham que o Eng. Sócrates faria, se ouvisse as bocas do povo todos os dias contra ele? Não só deixava de ser líder do PS como saía do partido de rabinho entre as pernas. Mas não, o homem é convicto, contra tudo e todos. Estrategicamente pediu demissão, forçou eleições antecipadas, mas vai-se apresentar novamente como candidato. E olhem, que não me surpreenderia nada se ele voltasse a ganhar. Porquê, porque independentemente da situação em que se vive, a firmeza das nossas ideias ajuda a convencer as pessoas de que estamos certos nas nossas opções.
    Mas notem a diferença: no meio da confusão em que Portugal se encontra, todos os portugueses falam das políticas do governo, das suas opções que lhes estão a afectar, mas não me lembro nunca de ver os portugueses indicarem quem deve ou não deve ser candidato nos diversos partidos ou mesmo quem o partido deve apoiar como presidente ou coisa assim. Normalmente quando estas decisões são apresentadas formalmente aos jornalistas já são um facto consumado, quer se queira quer não. Aliás, quem não quiser, que se candidate para contrariar. Foi o que fez Manuel Alegre que já foi às eleições presidenciais sem o apoio do PS.
    Isto tudo para dizer, que nem os São-tomenses que disparam estas opiniões, muitas delas sem um fundamento sólido, nem os Políticos que entram nesta brincadeira e nem os jornalistas que em vez de informarem também não se contêm a dar a sua opinião, não têm a mais pequena noção do impacto que tudo isto pode vir a ter na vida do povo. Andam todos a brincar.
    Como eu disse anteriormente, o ADI é o nosso governo actualmente. E o meu receio maior é de facto que o próximo presidente não confira estabilidade suficiente para que o governo continue o seu projecto, seja com PT ou sem PT. Não quero pensar na demissão do governo, eleições antecipadas, porque isto seria mais um retrocesso para São Tomé e Príncipe e para os são-tomenses. Quem toma estas acções, fazem-no para ganhar o seu e pensam que estão a afectar Patrice Trovoada (triste de quem pensar que o PT ainda não tem a vida ganha e ainda anda atrás das mesmas migalhas que nós), mas vão estar a afectar sim, e muito, o zé povinho São-tomense que até hoje não conseguiu sair do sítio, não consegue melhorar a sua condição de vida e é obrigado a viver emigrado e muitas vezes humilhado.
    Exorto por isso ao ADI que sendo governo, tome com convicção uma posição que melhor se adeqúe às necessidades de São Tomé e Príncipe e dos São-tomenses, e aos São-tomenses a fazerem a sua escolha, independentemente de quem seja, tendo a estabilidade governativa, a imagem do país em atenção. Qualquer euforia e insensatez neste momento, pode nos custar muito caro depois.
    Não quero nem de longe ser profeta e vir dizer mais tarde, eu avisei….

    • img
      Moçu Cata Responder

      Oh, E.S., tanto palavreado para dizer que a sua estratégia foi ultrapassada na curva por PT?

      Você esteve muito mal neste “post” (é minha opinião). A vida política e a cidadania não se esgota nos partidos políticos.

      O PM não veio falar porque gosta de comunicar. Veio falar porque criou um estúpido “tabu” que não resistiu à pressão da opinião pública.

      Essa coisa de partidos que dirigem a sociedada cheira a coisa de partido único. Actualize-se.

      Não há um “foro interno” no ADI mas sim um “forno interno” que um dia destes explode.

      Eh pá, você acompnha mal a vida política portuguesa. Está visto que não vê/lê a imprensa portuguesa.

      Essa coisa de que os PR são os únicos responsáveis pelas crises políticas em STP já irrita. Não compete apenas ao PR trabalhar para haver estabilidade. essa é obrigação de toda a classe política.

      A decisão que o ADI tomou e que meio mundo já advinhava foi apresentar um não-candidato de nome Evaristo Carvalho.

      O seu aviso chegou tarde ES.

      • img
        E.Santos Responder

        Bem, pelos vistos você falou falou mas não disse nada. Pelo menos, nada com ponta por onde se pegue.

        Vou lhe pedir um favor. A cada paragrafo meu, escreva um contra argumento seu. Se calhar fica mais fácil para você se exprimir.

        Ou, pelo menos esclareça sobre os seguintes aspectos:

        1) Estratégia de PT ultrapassou na curva. Porquê?

        2)A vida Política não se esgota nos partidos políticos. Quem fez esta afirmação.

        3) Partidos que dirigem a sociedade. Onde é que isto está escrito?

        4)Foro interno. Sab o que é?

        5)Vida política portuguesa e vê-se mesmo que não vê/lê. Importa-se de fazer isto por mim? Já agora, esclareça-me sobre a políca portuguesa sff.Não basta só dizer não vê/lê.

        7)PR serem os únicos responsáveis pelas crises políticas. Quem falou sobre sobre isso?

        8) Seu aviso chegou tarde. Porquê?

        Fico a espera dos seus esclarecimentos para aí sim lhe conseguir responder.
        Só “dar boca gosto” não basta.

  19. img
    J. Maria Cardoso Responder

    O PM ao esclarecer k os outros na tal reunião de CATAP sondaram o seu nome para PR e tecer críticas ao Téla Nón k informou com verdade através do seu paparazzi, demonstra k devia era agradecer este jornal online k lhe permitiu fazer um trabalho de casa antes de avançar a corrida eleitoral.
    O ADI ao trazer, ontém, o nome de Evaristo Carvalho para as presidenciais, valeu o contributo do TN k permitiu ao PM avaliar (sondagem) se contava com o apoio popular.
    Ficou claro, a rejeição do eleitorado ao intento.
    Está aqui um papel de jornalismo de investigação k de todo não podemos exigir aos nossos jornalistas – funcionários do Estado. Por mais k queiram ser isentos, o peso cai-lhes na cabeça e o sustento familiar pesa na dependência. É pena!
    Parabens Téla Nón!

    • img
      E.Santos Responder

      Por acaso, passa pela sua cabeça que esta meia dúzia de comentários é representativo do eleitorado São-tomense, ao ponto de influênciar as decisões de um partido?
      Se algum partido (euforico)se guiar pelos comentários que são deixados neste espaço, a maior parte deles por pessoas que estão longe da nossa realidade e provavelmente nem sequer vão votar porque não têm como se deslocar às mesas de voto, então estes partidos todos não sabem o que andam a fazer.
      Não é este o eleitorado que interessa a nenhum partido. Interessa sim o Zé-povinho que nem sabe o é a internet, diga-se de passagem, a maioria. Tenham juízo.

      Este é um espaço para nós, que temos acesso a net, jogarmos coração para longe e os estudantes e emigrantes na diáspora sentirem-se mais próximos de casa.

  20. img
    maiker Responder

    O Dr.Patrice Trovoada seria um bom

    • img
      Moçu Cata Responder

      Maiker, desiste.

      Volta a apoiar Pinto, o Filinto, ou um qualquer outro Triste Tigre, como alguém aqui do fórum já chamou.

  21. img
    maiker Responder

    o Dr.Patrice trovoada seria um bom Presidente da republica era o único capaz de vencer o pinto da costa.Mais é uma boa ideia continuar no cargo de primeiro ministro porque quem governa é o governo.
    Bom trabalho Patrice Trovoada.

  22. img
    HFM Productions Lda. Responder

    A um bom entendedor pouca palavra basta… O Patrice Trovoada fez entender ao público em suas intervenções que o seu partido nas suas reuniões não são organizados. A que haver segilo de informações não fuga dela como aconteceu na sua organização… Tela Non só tem que desempenhar a sua função como jornal fonte de informação aos seus leitores de modo a ter mais novidades, quanto mais notícias e mais pretinente mais aceitação terá o jornal… por isso mesmo o Sr Patrice Trovoada de maneira nenhuma não terá de culpabilizar o jornal por estar a expor informações de forma incorrecta mas sim manter ordem na sua organização… Como o Tela Non frisou o proprio partido criou o gabinete de informações, cabe ao referido gabinete fazer chegar informações mais segura e credivel a comunicação social não da forma como aconteceu, aprende-se com erros, é importante frisar que a comunicação social quando vai a busca de informações ao terreno o objectivo é encontrar melhor possível e da maneira que é interpretada por eles é que fazem chegar ao publíco de uma maneira mais simplista…

  23. img
    carlos Responder

    com muito respeito k tenho por primeiro ministro ti digo uma coisa entraste em poder com fim de ajudar ou prejudicar a sua populacao falo em respeito de tu proibir entrada de carro ingles em stp eu studo em inglaterra como muito tem k criar uma lei k favoreca a populacao principalmente nos estudante para k tenha uma boa governacao pensa em jovem estudante k sacrifica muito sem vosso apoio e k tenha meter automovel da sua competencia financeira k tu e teus membros criam nos dificuldade pense bem antes de criar a lei k nos prejudica tenha um bom mandato

  24. img
    Hiost Vaz Responder

    Sem comentario, enfim…

  25. img
    Pen Drive Responder

    Há dois anos eu, Mário da Fonseca não dava um tostão pelo PT. Certo que hoje, o mesmo PT parece que viu o norte. E não tenho qualquer dúvidas, PT será um grande e procurado político santomense e africano.

  26. img
    Fe em Jesus Responder

    O telanon esta a fazer um bom trabalho mas e bom ter mais cuidado com as informacoes que sao passadas ao publico.
    Quanto aos candidatos o Evaristo ate entao e o melhor. Pelo facto de termos um jovem como PM, seria muito importante termos alguem idonia como presidente, alguem de mais responsabilidade, um homem de paz. Por favor verifica a historia politica do Evaristo. Um homem com perfil e nao corrupto, um homem estavel mesmo nos momentos difices do ADI sempre esteve la, so assim pode-se realmente definir o q alguem quer… De momento fico por aqui.

Deixe um comentario

*