Maria das Neves reuniu-se com a diáspora são-tomense em Sacavém-Portugal

Mais de duas centenas de são-tomenses na diáspora portuguesa responderam esta tarde, 10 de Junho, feriado em Portugal, a convite marcando com a presença ao encontro de Maria das Neves com a comunidade emigrante, realizado num dos pátios dos Terraços da Ponte, a urbanizada, antiga Quinta de Mocho em Sacavém.

Danilo Salvaterra, um são-tomense interventor e crítico das desastrosas politicas económicas e sociais levadas ao cabo no país pelos diferentes Governos e mandatário em Portugal da candidatura de Maria das Neves que moderou o encontro, disse no seu discurso de abertura de que «aceitei esse desafio porque acredito que São Tomé e Príncipe precisa de mudar e, a visão alargada e a ideia do futuro que se juntam ao trabalho e dedicação da candidata, são indicativos para dar o melhor rumo ao barco que se encontra na deriva e que a comandante deve ser Maria das Neves para chegar ao bom porto

Por sua vez, Cristina Dias, ex-Ministra de Economia do Governo de coligação MDFM/PCD chefiado por Tomé Vera Cruz e, na altura figura próxima de Fradique Menezes, actual Presidente da República, integrante da delegação e mandatária nacional dessa candidatura para a área da Mulher, da Juventude e da Família que iniciou a sua alocução no crioulo de S. Tomé, foi entusiasticamente aplaudida pelos populares presentes. Explicou a multidão colorida por mulheres de que «esta é a vez da mulher, porque o país já conheceu três homens a cabeça do Estado e está visto a direcção em que levaram o país e Maria das Neves foi a primeira mulher africana a exercer o cargo de Primeira-Ministra, já foi Administradora de STP no Banco Africano de Desenvolvimento e actualmente é Vice-Presidente da Assembleia Nacional são-tomense, para não citar outros cargos exercidos pela candidata, como a directora das Estatísticas, são razões mais que suficientes para o reconhecimento da mulher e mãe no consenso nacional para ser eleita no próximo dia 17 de Julho, ao mais alto cargo do Nação são-tomense.» Relembrou ainda que Maria das Neves foi reconhecida no ano passado por uma conceituada revista internacional no grupo das 20 mulheres mais influentes do mundo e que jamais uma corrupta merecia essa nomeação.

Na segunda parte da sua intervenção feita na língua de Camões, recordado neste dia dedicado a sua memória, Cristina Dias relembrou aos participantes do papel de Maria das Neves a frente do Governo das ilhas, momento em que dedicou uma especial atenção aos vários sectores da população, normalmente marginalizada, criando linhas de crédito as palaiês, aos pescadores e agricultores que lhe mereceu o apelido de mãe da agricultura. Os velhos, as crianças e os deficientes também contaram com a ajuda directa do Governo de Maria das Neves, atributos que segundo Cristina Dias, valeram-lhe a conotação de «men ná ká déça anzu molê ku fome fá!» ou seja «a mãe jamais deixa morrer os filhos de fome!»

A candidata independente na sua digressão e caça de votos em Portugal, que por sua vez é Presidente das mulheres do MLSTP/PSD, defendeu-se de que no seu partido convive-se com várias tendências e o partido apoia a outra candidatura, a do seu presidente e, embora os outros candidatos criticam-na constantemente nas suas reuniões, ela prefere virar o seu discurso ao futuro do desenvolvimento das ilhas. Informou a assembleia de que «a minha candidatura dirige-se a todos os são-tomenses independentemente da sua convicção partidária e é animada em três frentes: a necessidade de estabilidade governativa, a justiça social e a congregação do investimento estrangeiro para fazer face a pobreza».

Maria das Neves recordou aos populares que enquanto Primeira-Ministra e contrariando alguns membros do seu Governo que lhe aconselhavam a não visitar Quinta de Mocho, atendendo os insultos que podia ser alvo, já esteve neste aglomerado da diáspora e auscultou na altura as preocupações da comunidade. A curta duração do seu Governo não lhe permitiu levar avante as ideias delineadas para o bem dos são-tomenses quer no país, quer na diáspora.

Em resposta as críticas dirigidas por alguns elementos da assembleia concernente ao abandono dos doentes em Portugal, da ganância de elevado número de candidatos que fragiliza o papel da mais alta figura da Nação, do seu envolvimento no caso GGA e de que os políticos apenas recorrem as populações para solicitarem os seus votos, Maria das Neves, defendeu-se «gosto que as pessoas dirigem-me críticas abertas ao meu exercício, mas tenho casos de pessoas de que nunca conhecia mas que já me dirigiram agradecendo por ter sido eu a assumir, pessoalmente, a evacuação dos seus filhos com a junta médica, devolvendo a saúde a criança. No caso de GGA foi apenas uma liquidação política, depois de ter falhado o golpe de Estado com que me pretendiam aniquilar fisicamente, devido a simpatia com que gozava junto das nossas populações. Tenho uma cópia da certidão do Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, onde não foi encontrado nada que me envolvesse ao caso de GGA.» Em relação ao esquecimento da ilha do Príncipe, justificou-se de que «enquanto dirigi o Governo, Príncipe sempre beneficiou como S.Tomé, quer em obras, quer na formação dos quadros e até nas deslocações do executivo em missão ao estrangeiro, havia sempre uma quota virada para a ilha».

A candidata ao Palácio Presidencial santomense terminou o seu namoro ao eleitorado da urbanização da antiga Quinta do Mocho e não só, comprometendo-se com os presentes de que é uma mulher de consenso, eleita Vice-Presidente da Assembleia Nacional por quarenta e um votos dos parlamentares dentre os 55 deputados, representando quatro forças partidárias e tudo fará no seu exercício presidencial para a credibilização de S.Tomé e Príncipe junto aos credores internacionais, doadores, parceiros de desenvolvimento das ilhas e até dos são-tomenses que desacreditam no país que os viu nascer. Disse finalmente que o momento vivido no mundo, é a hora das mulheres, referindo-se as figuras femininas do Brasil, da Libéria e da Alemanha, dentre outras, que têm sido eleitas para conduzir sabiamente os destinos dos seus povos.

«Chegou a hora de garantir a estabilidade governativa e política, chegou a hora de relançar a economia, chegou a hora do desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e chegou a hora de renovar a esperança num futuro risonho para todos os são-tomenses.» Palavras de Maria das Neves na antiga Quinta de Mocho em Sacavém-Portugal.

10.06.11

José Maria Cardoso

  1. img
    José Silva Responder

    É uma pena… … …, fico atordoado, chocado e revoltado com tanto oportunismo.
    Enfim, Deus venha ao Mundo e salve STP.

    • img
      Baltazar Lima Responder

      Pergunto a mim mesmo porque será que alguns candidatos estão a fazer uma longa campanha em Portugal? Quando se sabe que pouco mais de 3500 santomenses foram recenseados. E que, presumo, destes, apenas metade deve ir mesmo às urnas votar. Maria das Neves está em Portugal há duas semanas a dar almoços e jantares. Para colher quantos votos? Não é gastar dinheiro à toa? Será que os seus estrategas de campanha não percebem que onde se deve investir forte e feio é no nosso país, em São Tomé e Príncipe? Os eleitores do MLSTP/PSD estão divididos em Portugal. Uns apoiam Manuel Pinto da Costa, outros apoiam Maria das Neves e outros ainda (poucos)estão com Aurélio Martins. O problema para Manuel Pinto da Costa é ter escolhido Homero Salvaterra para responsável da sua candidatura em Portugal. Erro estratégico. Homero Salvaterra é sobejamente conhecido no seio dos homens do MLSTP/PSD em Portugal como corrupto, preguiçoso e que se aproveita dos trabalho dos outros para mostar serviço junto do seu chefe, portanto, Homero não tem credebilidade nenhuma. O problema de Manuel Pinto da Costa é ter também na sua campanha no país homens da velha guarda do MLSTP/PSD e gente com prova dada como corruptos e que vivem apenas à sombra da politica. Todos sabemos quem são estes oportunistas. Manuel Pinto da Costa, em Portugal, não deu confiança aos imigrantes santomenses. Não fez uma única reunião com os santomenses em Portugal. Alias, Pinto da Costa nunca se reuniu na sua vida com os santomenses que vivem em Portugal porque ele melhor do que ninguém sabe que os santomenses que vivem em Portugal, sairam do país por sua culpa e que o criticam abertamente. Então o que Pinto da Costa fez em Portugal? Reuniu com algumas pessoas, lançou o seu livro e regressou ao país. No país, contratou jornalistas santomenses e paga-os a peso de ouro para limpar-lhe a imagem dos 15 anos de ditatura e escrever tudo bem sobre ele. Contratou portugueses que estão a fazer-lhe toda a campanha em Portugal e no nosso país, pessoas especializadas e muito e muito bem pagos que tratam da sua imagem da sua campanha eleitoral em todos os domínios. Manuel Pinto da Costa sabendo que não vai ganhar as eleições na primeira volta, pensou em fazer acordos secretos desde já, tendo em vista a segunda volta. Vai daí, Manuel Pinto da Costa tem acordo político e financeiro secretos nomeadamente com os candidatos Delfim Neves, Liberato Moniz, e com o PCD, para apoiar Pinto da Costa na segunda volta. Aliás, a candidatura de Delfim Neves não tem outro fim a não ser apoiar Pinto da Costa na segunda volta como aliás tem sido o hábito político do PCD que apoia quem lhe dá mais dinheiro e Pinto da Costa desta vez tem mais dinheiro que os outros candidatos para dar.

      • img
        Manuel Costa Responder

        Libertao Moniz tem acordo com Pinto da Costa? Você deve estar anganado. O pinto tem acordo sim com Maria das Neves,Elsa Pinto que lhe pediu 500 mil euros,Aurélio Martins,Gilberto Gil Umbelina e tantos outros corruptos de São Tomé e Príncipe.
        O liberato Moniz não precisa de fazer acordo com nenhum dos candidatos. Ele é Jovem da mudança e candidato limpo.Não tém rabo na estrada e não precisa de aliar-se aos corruptos do nosso país.
        Força Liberato Moniz.

        • img
          Manuel Costa Responder

          Quiz dizer:enganado

  2. img
    JOSE TORRES Responder

    O POVO E QUE MANDA

  3. img
    Anca Responder

    «Chegou a hora de garantir a estabilidade governativa e política, chegou a hora de relançar a economia, chegou a hora do desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e chegou a hora de renovar a esperança num futuro risonho para todos os São-Tomenses.» Palavras de Maria das Neves na antiga Quinta de Mocho em Sacavém-Portugal.

    É pena que não tenha sido sempre assim,

    durante os Trinta e Seis anos ao serviço, em que a Sr.Maria das Neves, exerceu vários cargos de responsabilidade no País.

    O caso de distribuição das roças sem critérios.

    O caso GGA.

    Liquidação política ou não, o facto é que a Sr.Maria das Neves e outros Senhores do MLSTP, nunca se portaram como verdadeiros chefes de estado, estadistas enquanto estiveram a conduzir o destino do País, se assim fosse, o País não estaria no estado em que se encontra.

    A justiça não se encontrava no estado em que se encontra, em São Tomé e Príncipe.

    Pois, os vossos futuros risonhos, está garantido, pena são as crianças que hoje vivem na rua com fome,sem roupa, sem educação e sem futuro,
    pena é o povo que continua na miséria e pobreza e sem saúde, enquanto uma minoria vive como se estivesse-mos num País desenvolvido, Justo e Transparente.

    Não nos metam dedos nos olhos, pois as nossas lágrimas, já não são somente salgadas mas lágrimas de sangue.

    As crianças, os jovens, os adultos,os idosos,o povo, estão na miséria, pobreza, sem emprego sem educação e sem formação enquanto vossos, filhos e familiares, têm e comem do bom e melhor,têm acesso aos melhores Hospitais e Clínicas do mundo,estudam e formam-se nas melhores Universidades do mundo.

    Pois a vossa consciência não vos pesam, o vosso sono é tranquilo.

    Reparem neste excerto dum blogue, de um turista que visitou São Tomé e Príncipe;

    “Pobres, muito pobres, mas com a alegria estampada nos rostos. Sinais das crianças de São Tomé que nos enchem o coração.”

    Este é um dos comentários da viagem e visita dos turistas a São Tomé e Príncipe,num blogue “As nossas Viagens”.

    Aqui está mais um excerto da nossa realidade publicada pelo “Observatório da Pobreza” São Tome e Príncipe

    “2. A iniciativa de sua elaboração é motivada pela percepção dos problemas com que se confronta o País nos mais variados domínios, e que têm contribuído para uma situação de empobrecimento quase generalizado.”

    “3. Um documento do PNUD sobre o limiar da pobreza em S. Tomé e Príncipe, elaborado em 1994, recolheu alguns dados sobre a situação da pobreza em São Tomé e Príncipe. Dele pode-se constatar que 40% da população viviam abaixo do limiar da pobreza e, cerca de 30%, na extrema pobreza. Essa situação deteriorou-se de 1994 a 2000.”

    “4. A dívida pública de STP evoluíu entre 1992 e 1999 num ritmo crescente, passando de 172 milhões de dólares americanos para 294 milhões, razão pela qual o Governo estabeleceu como uma das suas prioridades a redução da dívida pública.”

    Basta ver os dados estatístico publicados pelo INE, par reflectir a situação em que o país se encontra, desde 1975 até hoje.

    Se compara-mos com o tempo colonial então!!!

    No entanto segundo uma revista internacional a Sr,Maria das Neves, é a pessoa mais influente do mundo.

    É pena que o povo de São Tomé e Príncipe, não seja também mais influente do mundo, a nível da Saúde, educação/ formação, emprego, agricultura e pescas,…etc,etc.

    Deus Abençoe São Tomé e Príncipe

  4. img
    FR07 Responder

    pois é, vamos ver o que vai dar…

  5. img
    pedro Responder

    maria tu es bela e formosa mas não eirosa vais perder maria o fardo que caregas é muito grande. pois o que se v~e é que a primeira mulher a ser primeira ministra ja garante passaporte para ser presidente. a primeira mulher a ser ministar de defesa tb garante passaporte para ser presidente vamos esperar pois a atual ministra de saúde tb vai candidatar um dia é o cúmulo dos cúmulos.

  6. img
    Buzio sem pena Responder

    Se for presidente vai trabalhar no GGA, e o seu marido encontra-se a onde, a cunhar moedas?
    viva republica

  7. img
    manuel sousa Responder

    A srª maria da desgraça,deixando manifestar a sua deslavada hipocrisia na sua mais pura essencia,exibi-se em bicos de pé que tem a cópia da certidao judicial, que a eliba do caso GGA.
    Para um cidadao informado,essa certidao nao é a prova absoluta da vossa inocencia, srª maria da desgraça!
    Vou citar-vos uma passagem: “num determinado tribunal, o juiz disse para o réu – levante-se,- o srº nao nos convenceu de que é INOCENTE,mas por imperativos legais,nao podemos o CONDENAR,ide em liberdade e a sua consciencia encarregar-se á de o condenar.”
    Portanto srª da Desgraça,enganou o tribunal do seu país mas nao enganou a sua consciencia nem ao povo santomense.

    • img
      senhor! Responder

      fantástico!

    • img
      costa Responder

      So pelo o teu geito de falar, ja deu pra perceber k és criança e enocente n sabes o k falas, desgraçado é quem tu tas a penssar k é ideal, naquele meio dos candidatos eu n vi a pessoa mas ACOLHEDORA como Mria das Neves por isso mesmo chegou mesmo a hora de votar-mos nela.

  8. img
    paciencia Responder

    “já foi Administradora de STP no Banco Africano de Desenvolvimento”que fez ela para que outros Santomenses entrassem para o BAD. Nas outras parragem entra um e a porta é aberta para a entrada de outros. Mas nós só pensamos em nós.

  9. img
    maria chora muito Responder

    Existe algum santomense no BAD? A resposta é categorica. Não. Os santomenses só querem ver os seus compatriotas de resto e na merda se for preciso. Se começam a mendigar na porta da Marias e das Cristinas,é melhor. Ficam satisfeitos. ESSA GENTE, NÃO VALE NADA. A Maria das Neves , Cristina Dias são umas autenticas mediocridades. Só ambição desmedida. Abaixo as ambisiosas do poder.

  10. img
    maria chora muito Responder

    Olham, a culpa é do Fradique de Menezes, o outro incompetente, que andou a promover essas mulheres. Elas não sabem nada.

  11. img
    keblancana Responder

    A Sra. já exerceu tantos cargos de relevância no País, mas em termos de resultados ao nivel de bem estar da população santomense, há um claro retrocesso em todos aspectos. Afinal ela exerceu esses cargos em que País?
    Pois, se for STP, desculpem mais gostaria que me apontassem resultados positivos da sua Governação.

    Nós Santomenses somos muito engraçados. O País está com imensos problemas e dificuldades. No entanto as pessoas gabam-se de ter exercido este e aquele cargo…Afinal de contas o País está bem ou mal no diz respeito a todos índices de desenvolvimento? Esses candidatos todos já tiveram cargos de responsabilidade no País. Não vejo melhorias nenhumas no nivel e qualidade de vida do povo STP. No entanto eles ainda concorrem a Presidência e querem o voto popular?
    Então após a sua governação o País está a mil maravilhas?…Haja paciência.

  12. img
    Fijalatao Responder

    Cada um tem a sua estratégia!
    Resta o povo escolher qual a melhor para o seu bem!

  13. img
    Miss Jane Responder

    Até alguns tempos atrás, tiveste tudo pra se dar bem na politica, mas devido orgulho colocaste tudo a perde, povo goxtava de te, mas foste deçepsão pra povo, agora cartão vermelho a tua candidatura.

  14. img
    Páscoa de Carvalho Lima Responder

    povo de S.Tomé e Príncipe está na hora de fazer-mos a nossa escolha eu sei que a decisão é de cada um mais estou aqui para vos ajudar na esta escolha nós todos povo pequeno vamos votar na MARIA DAS NEVES ela será a pessoa propria para nós.

    • img
      manuel sousa Responder

      A sª Maria da Desgraça,no seu discurso feito no bairro da jamaica(portugal),proferiu,passo a citar: “…se pensam que a maria das neves vai ficar triste porque nao votaram nela,estao enganados…”
      Ora,eu Manuel Sousa,admitindo mesmo por mero exercicio do raciocinio,chego a conclusao de que ela nao ficará triste,porque o tempo que andou no executivo deve lhe ter dado muito jeito.

  15. img
    Lagaia Responder

    Quase que me apaixono.

    Mas será que a presidência é o cargo indicado para se fazer tantas promessas?
    A nossa constituição dá esses poderes ao presidente, ou continuamos agarrados a imagem do presidente ditador?
    A ideia que tenho, é que o presidente regula/fiscaliza o governo, fazendo passar ou não as leis, em último caso dissolve o mesmo, o que tem acontecido quase todos os anos. Pode e deve utilizar o seu conhecimento pessoal e prestigio que possa ter junto da comunidade internacional para criar oportunidades, atrair investimentso e fomentar relações benéficas ao país.
    Mas na maior parte do tempo é um corta fitas.

    Todas as candidaturas têm feito campanha como se fosse para as legislativas, e isso tem-me feito confusão.
    Estou certo ou errado?
    Gostaria que algum especialista esclarecesse melhor os poderes que a nossa constituição dá ao presidente. E se as promessas que andamos a ouvir não são possíveis de realizar por falta de cobertura legal.

    Sendo assim, e pelo excelente curriculum apresentado, a juventude que aparenta, a abertura ao diálogo, obra feita, as boas ideias, etc
    Parece ser uma excelente técnica/gestora.
    Não seria mais útil como ministra/directora ou gestora de alguma entidade pública?
    Não sendo possível por ser incompatível com o actual governo, gostava de vê-la (partido) no parlamento a fazer uma oposição séria e construtiva, que é essencial para a um estado democrático.

  16. img
    MELHORES DIAS VIRAO Responder

    Acho que deveriamos dar uma opotunidade.Realmente é a primeira mulher que esta preparada para estar a frente dos destinos do pais!!!!

  17. img
    Tania sousa Carvalho Responder

    Meus senhores e minhas senhoras ainda nao vi ninguem com perfil para governar as ilhas,mas tudo indica que o antigo ditador (Pinto da costa) ira ganhar para levar as ilhas ao inferno total haver vamos

  18. img
    S. Tomé no coração Responder

    será mesmo????? cuidado para não magoar a te mesmo

  19. img
    gomas Responder

    ja perdedeu, ja perdeu, ja perdeu,
    ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu,
    ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu,ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, ja perdeu, j perdeu, japerdeu,
    ja perdeu, ja perdeu,

  20. img
    Mak Responder

    A senhora quando esteve no governo nao deixou saudades. Por isso vas perder..

  21. img
    José Luis Afonso Responder

    Tendo o Senhor Fradique de Menezes banalizado completamente o cargo de Presidente da República de STP, o mesmo deu como origem a que todo o mundo ficasse a pensar, que também podia ser presidente.
    No entanto, considero que a maioria dos candidatos apresentados, nem sequer conhecem bem o papel do Presidente da República.
    Os mesmos estão a prometer tantas coisas que sabem perfeitamente que não podem fazer, em primeiro lugar porque não são matérias do pelouro do Presidente, e porque também, não têm meios para o fazer.
    Todos estes truques são apenas para encherem no futuro os seus bolsos, mesmo com qualquer ajuda que conseguem mobilizar junto dos eus homólogos.
    Acho que o povo ainda não se esqueceu, de uma verba bastante avultada, que o Governo de Marrocos deu ao povo santomense para resolver os problemas sociais do país. Porque na altura, foi o Fradique que tinha feito os trâmites para se conseguir esta ajuda, quando o dinheiro chegou, ele o o inistro dos Negócios Estarngeiros de altura o senhor Ouvidiop Pequeno, que recebeu o dinheiro, decidiram utilizar a verba em proveito proprio. O Ministro dos Negócios Estarngeiros Ouvidio, disse na altura, que o dinheiro não tinha sido dado ao pa+ís senão ao Presidente.
    A oposição contestou na altura, o que originou a sua demissão, mas porque o mandante da operação que era o residente da República não fopi dfemitido, então ele em recompensa, decidiu promover o Ouvidio para o Embaixador de S.Tomé e Príncipe em Washington, Estados Unidos da America.
    Este desfile de candidatos que temos por aí, tem como objectivo fazer a mesma coisa, pois acham que sendo o Presidente, pode-se fazer o que quer, e viver a custa do suor do povo.
    Mas como diz o ditado, O POVO TEM OS DIRIGENTES QUE MERECEM, HAVER VAMOS

  22. img
    catia Responder

    Eu não preciso identificar-me com nomes falsos que aparecem nos comentários. Sou a Cátia e sou mulher. Realmente experimentamos muitos homens, alguns deles até desavergonhados como foi o caso da senhora que fez pergunta a Maria das Neves na Jamaica (Fogueteiro) em relação ao Senhor Miguel Trovoada quando a mesma residia em Librevil(Gabão). Não vou descrever aqui, o que a participante revelara, pois não é digno o que anterior Presidente fez. Vamos ao que nos interessa. Eu estive neste encontro, pois enviaram-me uma mensagem para ouvir todos os candidatos depois decidir. Um coisa marcou-me. A Dra Maria das Neves esclareceu-me, pois eu tinha duvida em relação a GGA, mas agora estou bastante esclarecida, aliás foi por este esclarecimento e a todas as perguntas que ela respondeu, tomei a decisão de votar nela.Maria das Neves tem capacidade, já foi Primeira Ministra e será capaz de ajudar o Governo na questão de governção embora sabemos que o Presidente não governa. Ela como vitima de um Golpe de Estado inventado pelo Sr Fradique de Meneses, então ela mais do que ninguém saberá garntir estabilidade governativa.Aproveito para pedir ao Sr. Patricie Trovoada, caso o Sr. ivaristo Carvalho venha a desistir ou não passar a uma eventual segunda volta, que dê todo apoio à Maria das Neves, pois ali terá uma boa estabilidade Governativa que tanto reclama. Eu não sou destes comentadores baratos que comentam sem saber as coisas, sem ouvir os candidatos, eu vou a todos eles ouvir e fazer perguntas que acho serem pertinentes. Por isso os que T~em capacidade de reflexão peço-vos que no dia 17 de Julho votem, Maria das Neves. eu não sou nenhum apoiante , mas faço pela leitura dos programas pela capacidade intelectual da pessoa e que eu sei que ela não mente, vão pessoalmente falar com ela. Ela não é como Pinto que para chegar Angola vem via Portugal e perde vôo para Luanda,com tanta gente a espera num almoço, sabendo que temos avião da TAAG duas vezes por semana em S.Tomé. A Maria fala com todo mundo, dá explicações e vai ao encontro deles.

    • img
      senhor! Responder

      teu comentário é tao vazio tao quanto o teu intelecto.

      és a Cátia. ok, e depois?? és Cátia que? que paelido? tantas Cátias andam por ai…

      escreves teu próprio nome com letra minúscula, vens com uma vacuidade de pensamento e o que dizes em síntese é nada, se nao tens medo de usar teu nome, pois nao usas o teu apelido. que corajosa rebelde és como queres deixar transparecer?

      Já pudeste falar com todos os candidatos? todos eles já fizeram périplos por Portugal? Ela ao dar-te a sua opiniao sobre o caso GGA e mque está implicada, o que te respondeu?? já viste alguem com as intencoes que a Maria das Neves tem, culpar-se a sí própria??

      que lúdibres esclarecimentos sao esses que recebeste catia ( como tu mesma escreveste, com minúcula) ?

      Nao é na práctica válido p provérbio de que todas as loiras sao burras, mas fazendo apenas um paralelo e o uso do mesmo, pois te diria que ao seres preta ou negra (como eu), nao me facas pensar que nem cabelo tens na cabeca ou que os pintaste como algumas loiras.

      • img
        senhor! Responder

        correcoes: apelido,

        minúscula

        o provérbio,

    • img
      E.Santos Responder

      Esclareceu-te ou convenceu-te? Na verdade a Sra. deu-te a versão dela que pode estar certa ou errada.

      De qualquer forma não era no Fogueteiro que ela tinha de explicar e sim ao tribunal.

      Explicar GGA, explicar por quanto ela pagou a casa que ela tomou do Estado na altura quando Pinto da Costa lhes largou o país e os cubanos saíram, explicar quanto custou a remodelação da casa na altura do Golpe de Estado e que amplitude teve. Explicar sobre a roça não cultivada e todos os bens que possui.

      Quando isto acontecer, darei de bom grado o meu voto.

      Por um STP transparente…

  23. img
    Homem da Luta Responder

    A Dra Maria das Neves deveria preocuocupoar para resolver o caso GGA que ainda no tribunal. Não podemos ter uma candidata com problemas no Tribunal.

    • img
      Manuel Costa Responder

      Tanto Maria como o Delfin Neves.
      Ambos estão metidos em sarilhos no tribunal.

  24. img
    ze pedro Responder

    essas senhoras andam a brincar com coisa séria …….

    • img
      MAKITA Responder

      Maxista

  25. img
    Páscoa de Carvalho Lima Responder

    povo São-Tomense este problema de GGA já foi esclarecido D. MARIA DAS NEVES não tem nada a ver com isso é uma mentira que enventaram para sujar o nome dela

    • img
      Manuel Costa Responder

      Coitada da Páscoa.
      O caso ainda não terminou.
      Os inocentes que foram condenados continuam a pedir justiça.

  26. img
    Mak Responder

    Presidente de GGA Maria das Neves

  27. img
    VIOGO Responder

    Maria das Neves é um “bluff existencial”,
    Não vale nada. Ela foi um mito que Fradique empolou e que nao é nada. Ela é oriunda da pior area politica do país. MLSTP, cuja cultura é badidagem, corrupçãp, esquema, aniquilar os adversarios que têm visão contraria. Alguém reconhece virtude no MLSTP? Quem vem de lá é criminoso. São os esquematicos. O caso GGA ainda não morreu porque quando fizeram julgamento só condenaram os coitados. Como ela é do sistema e é esquemática, os camaradas da justiça deram-lhe jeikto para ser ilibado. Lembrem-se que no julgamento o M.P. pediu que mesmo assim se prosseguissem investigação contra ela e outros barões que se quer ilibar. Até hoje nada. A certidão que ele diz ter do STJ que diz que não há nada contra ela deve ser forjado. Se caso erstá no M.P. para investigação como pode STJ vir ilibá-la. Nada. Ela mamou o dinheiro de GGA e bem! O Danilo é que me admira. Tu que pareceias um inteligente e defensor de seriedade, rigor, democracia, transparência etc. e tudo o que dizias contra escaixava bem nessa senhora, ven s agora defende-la. É incrivel. SAZantomenses é terrivel. O teu parrtido desapareceu. Cristina é perita em ir para aqui, aí, ali e acola. É onde calha. Não tem convicção. Saiu de MDFM para MLSTP e de uma mulher que parecia (porque não é) séria para apoiar essa candidata. Não é só por dinheiro. É essencialmente por falta de qualidade politica, que afinal é o que afcta a maioriua de nós santomense.
    Maria no Governo só fez polulismo; envolvia palaiês etc etc. para dizer que ela é boa politica.
    Ela não tem qualidade nenhuma. É bonita … mas beleza fisica não serve a politica. Beijos ao teu marido de TITULOS DE TESOUSO. quem saí os seus não degenera.

  28. img
    Claudino Monteiro Tavares Responder

    Este país é melhor ser presidido ou governado por, Juven, Pery, Cobocony , Pinta Cabra, seria melhor de que muitos que dizem serem mestres , licenciados ou ainda,doutores, porque toda gente concordava com eles, porque podia as cosiderarem de “ingnorantes”, o que fizeram queles ditos sabios ou estudiosos dursnte este 36 anos de independencia e democracia…não oui
    fui

  29. img
    Angolano de Lobito Responder

    Maria das Neves, mulher inteligente, muito competente, chegou a me dar aluna na Universidade em Cuba, era uma Excelente aluna, tanto é que foi convidada a dar aulas. Se fosse de STP não hesitaria, daria um voto a esta senhora.
    Naquela altura, ficou classificada entre os melhores alunos estrangeiras em Cuba do curso de Economia.

    • img
      senhor! Responder

      ya, é bom isso pra o curriculum académico, mas o curriculum soció.politico nao é similar, ok!??

  30. img
    DATO CAPELA - O.M.Limpas Responder

    Caros leitores e editores do Jornal Telá Nón, uma vez que vivo em Portugal, não consigo acompanhar os debates dos diversos concorrentes a cargo PR; por FAVOR HÁ alguém ou alguma (média) em STP que faz estudos ou registos transcritos dos temas abordados por cada candidato nos tradicionais MCS?
    Como exemplo: CANDIDATO/CATEGORIAS:
    Educação,
    Saúde,
    Segurança,
    Infra-estrutura,
    Sobre o candidato,
    Economia,
    São-Tomé (Imagem) -Turismo,
    Temas político-sociais,
    Meio-ambiente
    Relações Internacionais.
    Religião
    Etc.
    Em (TEMPO) abordados por cada tema e (%)
    Meu email para contacto em envio é ideais@hotmail.com
    +351 966 050 010
    Ps. Fins académicos.

  31. img
    Preste a fugir.... Responder

    STP está estragado que até mulher que ser Presidente! Isto é um grande abuso, votem Pinto da Costa, lugar de mulher é cuidar de casa da sua familia.

    Presidencia da Republica é para homem e não para mulher, temos que respeitar a nossa cultura….

    • img
      Conde Responder

      Meu caro nao misturemos as coisas.uma coisa e a sua nao simpatia por Maria das Neves e outra coisa e uma mulher ser presidente de STP.Claro que uma mulher pode ser presidente de STP, e nao creio que seja falta de respeito a nossa cultura como diz o senhor.as mulheres teem de igual a capacidade e inteligencia que teem os homens, nao ha mal nenhum nisto.atencao que fique claro nao e que defendo a Maria das Neves, estou fora do pais mas conheco a e foi minha colega no liceu.

  32. img
    Preste a fugir.... Responder

    luguê muala sá fogon….

    • img
      Presidente da Treta Responder

      Com essa estupidez e boca suja contra as mulheres de STP, cuidado Pinto poderá uma grande chicotada na mão da Maria! Cuidado tu não deves ter muito bem a noção das coisas, a Maria não tão fraca, apesar de ser mulher.. Cuidado Maria tem muitos pescadores, agricultores e muita gente humilde a apoia-la. E outra Maria mesmo sendo mulher gosta mais de trabalhar do que pinto da Costa, esse grande preguiçoso, rodiado de outros grandes preguiçosos, nomeadamente José Manuel Noranha, Adelino Isidro…..

    • img
      leonel pinto Responder

      Sunguê ê bon ja ô. Ami na tê nadaxi cu Maria das Neves fa, ami na concê cuma politico fá,ami na concê cuma governante fá punda unça fora de talá non scabafé vinte e xinco ano.melhó unha unha mula doquê unha homé. selá non tomá zemplo dôtlô têlá mo Brasil, Nigéria cú tê muala ni PR, mo tê EUA cu tê mula cu ça ni Govéno de Obama. Selá Sun quêcê diné quacê di tempo salá, punda ozê mundu ça mudado. Tudu non ça mina de Deçu té. Muala té tê sebê. Sun cá ficâ cu deçu ê.

  33. img
    catia Responder

    É esta criação do Pinto, que agora têm a vossa idade e que nada aprenderam. Peço a Tela Nón que não publique comentários de insultos pois o vosso Jornal corre risco de perder a credibilidade, credibilidade negativa que aprenderam com politicos imcompetentes que apereceram na nossa praça. que vergonha. A culpa é também do pinto e do próprio miguel Trovoada que anda e tem filho com a sua Sobrinha e as mulheres perdem credibilidade, como o que refere o jovem Preste a fugir que não tem credibilidade nenhum. Peço ao responsavel deste site para não publicar comentários sem sentido. Votam Maria das Neves, nós mulheres temos que põr estes homens ditatoriais nos seus devidos lugares, que é fora da politica.

    • img
      Preste a fugir.... Responder

      Achas!? mulher é para cuidar dos maridos e suas familias.. Presidencia é para homem…

  34. img
    Lua Quarto Crescente Responder

    Esse pais só com cristo…….enfim

  35. img
    Nikiriana Cunha Responder

    Mas sinceramente, STP, é um país cativo em sua propria liberdade!
    Sou da geraçao dos 90 e nao me lembro de uma temporada que em STP, se via tudo as mil maravilhas…

    Ja começo a querer exilar-me do mesmo…porque é muita vergonha, tanto para a credibilidade do país como para as pessoas que residem nele…..

  36. img
    flangi Responder

    Candidata de mãos muito mas muito sujas:
    GGA, o caso do julgamento do seu marido, a sua actuação contra Zeca Trovoada etc

Deixe um comentario

*