Os são-tomenses já começaram a votar

A maioria das Assembleias de voto abriu as 7 horas da manhã. Na antiga escola primária Viana da Mota, onde funcionam duas assembleias de voto, o Téla Nón registou ligeiro atraso. Cerca de 4 dezenas de eleitores passaram mais de 20 minutos a espera pela abertura das urnas. A equipa da Comissão Eleitoral Nacional, que tem a missão de distribuir as urnas e outros materias de votação, passaram pelo local por volta das 6 horas e 30 minutos, mas as portas da escola ainda estavam fechadas. A equipa da CEN teve que seguir para outros centros de votação e só regressou para a antiga escola primária Viana da Mota, 20 minustos depois das 7 horas. A ex-escola primária Viana da Mota, está localizada há cerca de 100 metros da sede da Comissão Eleitoral Nacional. O mais importante é que os eleitores já começaram a votar nas duas Assembleias de voto, onde estão registados mais de 700 eleitores. Francisco Pires, antigo Presidente do Tribunal de Contas é uma das figuras que exerceu o seu direito de voto, nas primeiras horas do dia, na mesa número 02A da Assembleia de voto da Viana da Mota no centro da capital são-tomense.

  1. img
    Minu yéé Responder

    Gostaria de saber se o TELA NOM vai acompanhar todo o movimento da eleição e nos publicar o resultado assim que for relatado CEN isto porque não temos as condições de acompanhar o processo, uma vez que tou muito ansioso por saber o resultado.

  2. img
    GUGU Responder

    so voto depois do banho

    • img
      Africa Responder

      venho por este meio manisfestar a minha indignação pelo facto de os 3 ex-candidatos a presidência da republica nomeadamente Liberato Moniz, Gilberto Umbelina e Francisco Rita, constarem no boletim de voto.Tamanha negligencia!!!! os cidadãos menos esclarecidos que tinham intenção de voto nestes possiveis candidatos foram naturalmente induzidos e erro desperdiçando votos uteis.
      Só em S.Tomé que isso acontece!

  3. img
    pumbu fresquinho Responder

    Viva STP com PR Pinto da Costa!

  4. img
    hayoo Responder

    Espero que esse acto eleitoral corra com transparência e respeito.Espero também que ganhe a preferência do povo Santomense e que os resultados sejam aceite pelos todos intervenientes nesse processo eleitoral e que também prevaleça a democracia.viva STP

    • img
      corrupto Responder

      vai ser dificil, muito dinheiro foi posto a circular hoje. Segundo fiquei a saber uma das candidaturas levantou no BCSTP na sexta feira 8 Bilhoes de dobras, qualquer coisa como meio milhao de dolares. Espero que ganhe o melhor

      • img
        fair Responder

        Meu caros amigo eu quer dizer a vc que esta fonte que passo vc este dado esta erado….pq nenho candidato guarda denheiro no banco para fazer campanha…..
        Mas se ele tem pq ele nao fez obra de caridade para conveser o povo que so hoje e que ele esta a lenvantar…..
        Sera que povo vai nega este denheiro??????

  5. img
    Jose Castro Responder

    De acordo com sondagens a boca da urna, neste momento Evaristo de Carvalho vai em vantagem com cerca de 51.02% de votos e logo atras segue Pinto da Costa com 21.08% de votos.

  6. img
    Alberto Jorge Responder

    Eleicoes presidencias S.Tome Principe. Sondagem online em curso, actualiddae dentro de momentos

  7. img
    hayoo Responder

    Se existe dinheiro para banho devia existir também dinheiro para resolver de uma vez para toda o problema de Energia, água, estradas; enfim infraestrutura em geral e fazer com que o país atinja pelo menos um nível de desenvolvimento médio.

  8. img
    Flavio Moniz Responder

    Tenho muito respeito pelo “TELANON” o jornal que sabe nos por a par das coisas.
    Nos que estamos distantes, devemos saber reconhecê-lo… Continuem assim

  9. img
    Mario Guarana Responder

    Em Portugal o trabalho da CEN merece uma apreciação abaixo da média. Na realidade, para além do processo de recenseamento eleitoral já ter sido um “fiasco” muitos eleitores desconhecem os lugares aonde devem votar, porque a divulgação foi muito mal feita. Existem pessoas que só no momento de exercer o seu direito (e depois de alguma espera) estão a ficar a saber que estão no local errado!! Eu só fiquei a saber do meu graças ao telanon.

  10. img
    Anca Responder

    Hoje é o dia, que decidimos mais uma vez quem queremos para o Presidente da Republica de São Tomé e Príncipe.

    Atentem a este artigo;

    “Eleições presidenciais
    São Tomé, o país adiado, escolhe o sucessor de Fradique de Menezes”

    Escrito, “Por João Manuel Rocha”

    “”Honório tem um desejo: que o dia de hoje marque uma viragem e a instabilidade, imagem de marca e travão ao desenvolvimento do país, fique para trás. “O povo já não pode aguentar. Já chega. São Tomé e Príncipe vai encontrar o seu caminho. Acredito na boa-fé dos dirigentes para que haja harmonia entre Presidente da República, Governo e as diferentes instituições”, afirma.””

    “O que hoje está a votos é a escolha do Presidente, a eleger entre dez candidatos à sucessão de Fradique de Menezes, que conclui o segundo mandato no Palácio Cor-de-Rosa e não se pode recandidatar. O mais importante seria, porém, que as eleições trouxessem uma estabilidade que o país nunca conheceu em democracia.”

    “A ausência de um favorito claro torna provável uma segunda volta, dentro de três semanas. Mas isso será o que menos incomoda a maioria dos habitantes: o que mais lhes pesa é a pobreza, que afecta 54 por cento dos 190 mil habitantes, segundo o Banco Africano de Desenvolvimento. A corrupção e a instabilidade crónica são outros traços da realidade são-tomense.”

    “O desfile de primeiros-ministros tem sido vertiginoso. Só na década de Fradique como Presidente sucederam-se nove executivos e duas tentativas de golpe de Estado. Um historial que não cauciona o optimismo de Honório Lavres de Oliveira, de 40 anos, há 14 em Portugal, mas com uma proximidade ao arquipélago que lhe é dada pelas duas viagens anuais ao arquipélago e pelos laços que mantém.”

    “Os cerca de 93 mil eleitores recenseados – 3515 em Portugal, número baixo face aos mais de 27 mil residentes – vão escolher entre quatro candidatos da área do MLSTP-PSD (Movimento para a Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata), um do partido do Governo, a ADI (Acção Democrática Independente), e diversos independentes.”

    “Manuel Pinto da Costa, um dos fundadores do MLSTP, Presidente da República entre 1975 e 1991, quando o país seguiu uma orientação pró-soviética, que se apresenta como independente, é um dos nomes fortes da corrida. Aurélio Martins, candidato oficial, a antiga primeira-ministra Maria das Neves e a ex-ministra da Defesa Elsa Pinto, que concorrem ambas como independentes, confirmam a falta de unanimidade no seio do antigo partido único.”

    “Evaristo Carvalho, duas vezes primeiro-ministro e actualmente Presidente da Assembleia Nacional, é o candidato da ADI, que governa com maioria relativa, sob a liderança do primeiro-ministro, Patrice Trovoada, filho de Miguel Trovoada, eterno rival de Pinto da Costa.”” Uma eleição deste último é vista como uma ameaça por Patrice. Delfim Lima, vice-presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD), Filinto Costa Alegre, Hélder Barros, Jorge Coelho e Manuel de Deus Lima são os outros candidatos.”

    “A existência de um tão elevado número de candidatos revela, para Paulo Gorjão, director do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança, “a consciência do papel que o Presidente da República vai ter nos próximos anos”, num contexto de instabilidade. Honório Oliveira vê na multiplicação de concorrentes um sinal de vitalidade democrática, mas alerta para uma ideia que considera enraizada na população e que deve ser tida em conta pela classe política no seu conjunto: a de que “alguém que integre um Governo é visto como corrupto”.”

    “Um dos principais desafios que o futuro chefe de Estado tem pela frente é precisamente normalizar as relações entre instituições – uma equação complexa quando se olha para o passado recente e para o equilíbrio de forças actualmente existente na Assembleia Nacional, onde os opositores são mais do que os partidários do Governo.”

    “Nas legislativas de Agosto do ano passado, a ADI mais do que duplicou a sua representação e elegeu 26 deputados, mas o apoio do único representante do MDFM-PL (Movimento Democrático Força de Mudança-Partido Liberal) não lhe garante a maioria absoluta. Os partidos que se lhe opõem somam 28 lugares: 21 do MLSTP/PSD, sete do PCD.”

    “Petróleo ainda é miragem”

    “O país depende quase na totalidade da ajuda financeira internacional”

    in Público

  11. img
    Edjelson Responder

    Espero q td corra bem e q n haja batota. Boa escolha p tds.

  12. img
    mé pombo Responder

    gostaria de esta em st agora, é nesses dias k os santolas gostam mas de banhar…de certeza k isso nao falta!!!

  13. img
    JOSE TORRES Responder

    parabens Dr Pintgo da Costa

  14. img
    Emil Veloso Responder

    Espero que a escolha seja sensata e que não seja loucos a preferir banho por duas semanas e perdurarem 5 anos de corpos sujos.
    Seja Joaquim, Carlos Manuel ou Nuno Chum da Silva, escolha a solução e não o problema.
    O poder está nas suas, minhas, nossas mãos.

    • img
      Edjelson Responder

      Muito bem explicito. Agora é so aguardar os resultados.

  15. img
    Stepense Responder

    Como sempre vai haver batota nessa historia….No momento de contar votos energia vai sempre embora…da tempo pa fazer batota sem ninguem ver ou ouvir
    que vença o melhor…Força Pinto da Costa….

  16. img
    Ludger Carvalho Responder

    Caros compatriotas, cidadãos de São Tomé e Príncipe, hoje o destino deste país está em nossas mãos. O nosso futuro depende da escolha que iremos fazer, exerça o seu direito e faça juízo à sua escolha do cidadão para estar a frente dos destinos de sonhos dos filhos de Terra. Que seja a partir de hoje a vinda de prosperidade e o começo de um futuro promissor para os filhos/jovens deste lindo país. Força Jovens, Viva STP

  17. img
    Edjelson Responder

    Acho q n devias pensar em banho neste momento do campeonato.

    • img
      fair Responder

      pq nao se nos ja fomos criado assim

  18. img
    Biboss Responder

    Hoje é o dia D para STP, só espero que está eleiçao possa marcar de uma vez por todas o começo de uma nova era de esperança,paz,bem estar social e estabilidade que o Páis precisa para alcançar um outro rumo histórico,onde cada Sao tomense possa orgulhar-se do seu País e dos seus compatriotas.
    VIVA STP E STP É DE TODOS SAO TOMENSE.

  19. img
    mé pombo Responder

    isso nao te tira da pobreza…..

  20. img
    Eliseu Viana Responder

    Pelo sim e pelo nao,é claro que cada um tem a sua opsao quanto a banho,todos sobemos que dos 10 canidato cada um é a copia do outro, nenhom deles estao la para pensar em te,em mim e em nos,eles pensam mas neles e asuas familias,para mim talvez é mesmo oportunidade de recebe da mao deles algum,por que de hoje em diante cada um por si,esses nossos canidatos sao todos astutos como em Luanda tevi so 3.600 eleitores nenhom quir dar o tradiconal banho,principalmente o sr Aurelho que vicio os seu segidores.Haver vamos,so falta algumas horas e tenho pena de alguns canidato que fez emprestimos avoltado para vender barrato o nosso Pais.

  21. img
    Digno de Respeito Responder

    Sr. GUGU,

    O melhor banho deve ser tomada pela sua mente que deve construir a sapiência, a consciência e o bom uso da razão para que amanhã o senhor se sinta o reflexo dos maus procedimentos e as incoerências sociopolíticas.

  22. img
    Helves Santola Responder

    Boa sorte para o meu candidato…espero que ele ganhe!

  23. img
    Edjelson Responder

    Alguem sabe de alguma novidade das votações na nossa terra???????????????

  24. img
    JustiçaJusta Responder

    A comisão eleitoral deve apreentar a sua demissão o mais urgente possível. Revelou incapacidade e não ter condições para conviver em democracia. Em Angola, a organização eleitorar foi um fiasco. Vários nomes não constam na lista, e as pessoas que eram supostas votar numa determinada circunscrição, foram obrigadas a votar em locais que nada tinah a ver com sua área de residência.
    Fora isso, assistiu-se envolvimento de determinada pessoa da embaixada em Luanda, ter permitido um grupo de cerca de 50 prssoas votarem quando as urnas já estavam fechadas o que deixou claro a tendência para protegerem um determinado candidato. Assim não dá. Chega de democracia de banho .
    Viva transparência. o povo agradece.

  25. img
    JustiçaJusta Responder

    corrijo: a comissão eleitoral deve apresentar …
    … locais que nada tinha a ver …

    obrigado

  26. img
    nacional Responder

    força evaristo de carvalho

  27. img
    MALDINHA Responder

    QUE COISA OS DOIS VELHOS?

Deixe um comentario

*