Crise institucional de consequências imprevisíveis em São Tomé e Príncipe

A Assembleia Nacional entrou em crise. Na sessão parlamentar desta quarta – feira, o Presidente do parlamento Evaristo de Carvalho(na foto), teve que terminar a sessão, quando deu conta que ao invés de 55 deputados a Assembleia tinha 56 deputados. A polémica parlamentar que o Téla Nón tinha anunciado numa das suas edições, arrebentou esta quarta – feira.

O caso tem a ver com a renúncia do mandato do deputado Amândio Pinheiro. A bancada do poder, ADI, defende a continuidade do deputado. O PCD, apresenta argumentos legais para fundamentar a renúncia do mandato do seu deputado, e o MLSTP/PSD, diz que o Presidente do Parlamento Evaristo Carvalho, está a ser parcial no tratamento do caso. À semelhança do PCD, o MLSTP considera que a renúncia do mandato está consumada, após a leitura na sessão plenária da carta de renúncia, como aconteceu esta manhã, e como mandam também o regimento do parlamento e o estatuto dos deputados. Segundo o líder parlamentar do MLSTP/PSD, José Viegas, o seu partido não vai aceitar a compra ou roubo de deputados pelo partido no poder, como alegadamente está subjacente nesta polémica.

O PCD colocou um novo deputado na sua bancada parlamentar, em substituição de Amândio Pinheiro, que no entanto continua também presente no parlamento como membro da mesa da Assembleia. O parlemento está em crise, Evaristo Carvalho, admitiu que a situação pode descambar para umas eleições antecipadas, no entando desnecessárias segundo o Presidente do Parlamento. PCD jé veio dizer que a última palavra nesta crise pertence ao Presidente da República, que tem a competência de garantir o normal funcionamento das instituições.

Um imbróglio, uma crise, que o Téla Nón anunciou desde Janeiro último e que vai detalhar ponto a ponto, caso a caso, nesta e nas próximas edições.

Abel Veiga

  1. img
    bisnerro Responder

    que raiiios é este?

    • img
      Calibre-12 Responder

      Bem dito!
      Que rrraaaiiiio!
      Que pouca vergonha.
      É de novo esse PCD por detrás de mais uma crise, se bem que também por detrás do PCD está a manhosa raposa MLSTP.
      Como já se começou a dizer por ai, a bola vai estar brevemente com Pinto da Costa Presidente da república. Caberá então ele decidir, mas ao que tudo indica ele não decidirá antes de consultar o Conselho de Estado.
      É que em regimes como o nosso uma crise no Parlamento é muito grave.
      Queira Deus que se encontre uma saida airosa para este problema.

  2. img
    zé pedro Responder

    eleições antecipadas ! de novo !, então já não sabem fazer outra coisa !

    • img
      José Marcelo Responder

      O país não esta preparado para eleições antecipadas, da que isto está fora de hipótese.
      Nem mesmo os Partidos politicos em S.Tomé estão preparados para qualquer embate eleitoral.
      O MLSTP está de tangas, o PCD está a produzir guerra mas encontra-se em queda livre, o ADI com algum potencial financeiro está caindo no discredito e o MDFM está apenas em fase de reorganização, pese embora existam sinais de uma recuperação subita desse Partido.
      Os Partidos sem assento Parlamentar estão mais mortos do que antes, mas ainda assim há informações que estão dispostos a apoiarem o partido de Fradique Menezes.

  3. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    Esses politicos sao mesmo um bando de pilitiqueiros.
    Sera que ja nao ha nada mais pra fazer?
    Que pouca vergonha! Sr.Presidente da Republica, por favor nos tempos que estamos, nao podemos admitir que esses bandos de incompetes nos venham criar problemas institucionais pra forcar eleicoes antecipadas, o pais nao precisa dessas situacoes agora. A ultima palavra sera sua!

  4. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    Quis dizer incompetentes

    • img
      Ismael Responder

      Onde é que está o senhor Lino para dizer que só os Juízes é que são os únicos culpados dos imensos problemas que existem no país?
      Fui

  5. img
    moncó Responder

    Queremos eleições antecipadas.Este Governo já não tem credibilidade.De igual modo,o Presidente da Assembleia-grande incompetente.Foi ele Patrice que provocou esta crise.Compraram Amandio Pinheiro…
    Ruaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

  6. img
    Rio do Ouro Responder

    Afinal,o Amândio demitiu-se ou não? Se se demitiu não tem nada que andar por lá.

    • img
      Lévé-Léngue Responder

      Esta estratégia de os candidatos assinarem um declaração de renúncia, antes de se posicionar nas listas de deputados para às eleições legislativas é prática comum no País, como forma de amarar os mesmos ao respectivo grupo parlamentar. É como uma arma apontada para a sua própria cabeça, pois a qualquer momento em que este ou aquele não se identificar com a sua ideologia política, o partido tem poderes para apertar o gatilho.
      Diante de tudo isto, não consigo perceber à troco de quê o Sr. Deputado Sebastião Pinheiro quis antecipar o seu suicídio político, sobretudo quando foi ele próprio que liderou a imposição dessa medida aquando da preparação das listas.
      Amândio êêê, bô cu opé maládo mecê sátá códó??? Bô buiá!!!

    • img
      Mimi Responder

      Nudou de ideias a meio caminho… os tostoes nao tinham sido bem contados!

  7. img
    Malébobo Responder

    Desta vez que é o fim do partido do pcd,a vossa factura será recebida no fim do vosso trabalho, mais uma vez estão a dizer o povo que não estão interessado no desenvolvimento do pais,

  8. img
    dany costa Responder

    Este presidente da Assemblei é um minino de recado de Patrice Trovoada este homem é um banana só esta lá na Assemblei para obdecer as ordens do Patroce Trovoada.

  9. img
    dany costa Responder

    Amandio Pinheiro, RUA RUA RUA e RUA es um GRANDE malando ,traidor , judas tens que pagar os 300.000 dolares da obra do Hopital da Ilha do Principe. o DINHEIRO DESAPARECEU E A OBRA NÃO ACABOU BANDIDO

  10. img
    skip Responder

    Isso que da ter Assembleia de meia tijela, e políticos que nao servem para nada, é o fim da picada. Que muita vergonha, porque nem pouca é mais. Eleiçoes antecipadas é o cacete, parecem um bando de crianças governadas pelo impulso e, nao pelo raiciocinio que é uma proeza da humanidade.

  11. img
    luisó Responder

    STP no seu melhor…

  12. img
    João Responder

    Non molê. Eleições já, o Povo está necessitando de banho. O corpo, a mente e a caisa…também está suja. Elições já.
    João

  13. img
    Santos Responder

    deputados sem formação é nisso k da, em vez de defenderem os seus circulos eleitorais ou bem dizer (as comunidades k lhes elegeram), vão la au parlamento defender a seus intereses meramente pessoais (algebeira)uma cambardas de malandros.

  14. img
    Trinta Mil Barris de Petroleo Responder

    Pinto da Costa o senhor vai ter que fazer milagres!
    Crise no parlamento, por que razão?
    Japuna exitava, sentado na areia, com os pés dentro da agua com o (ca) enrolado para a (co) in poema de japuna 1988/89, Quinta de Santo Antonio.

  15. img
    Trinta Mil Barris de Petroleo Responder

    Coias incalculaveis, não consultor juridico no mundo capaz de antever uma coisa destas. São Tomé e Principe faz historias, bate record em asneiras. Bô Bila Bi!!!

  16. img
    Trinta Mil Barris de Petroleo Responder

    Não há, queria eu dizer!!!

  17. img
    Trinta Mil Barris de Petroleo Responder

    coisas ya e não o que está , pressa de escrever.

  18. img
    Baga Tela Responder

    Pelos comentários que li até então, faz-me perceber que o pessoal que é novo “BANHO”, como sempre. É no entanto unica forma ganhar sustendo.
    Que triste vida de STP!!!

    • img
      Voz da razão Responder

      Pois é meu caro, Baga Tela. Esses politicos são o fruto de “Banhos” que eles próprios dão a quem lhes elegeu…por isso vamos tê-los sempre no parlamento se o povo assim continuar a ficar a espera de “BANHO”. É um ciclo vicioso. POBREZA——BAHNO——-POLÍTICOS MEDÍOCRES——–ATRASO NA ECONOMIA—–POBREZA (…)

  19. img
    Pedro Cravid Responder

    Assim vai o nosso país,tantos anos de indepedência,de facto os nossos politicos(deputados)ainda não aprenderam para a mudança de mentalidade,gente corrupta,bandos de criminosos,gente sem nem um minimo de honestidade,oportunos,ladrões…enfim…resoltado da escolha do povo que muitas vezes nem sabe em quem elegem para os seus destino por isto dáa no que dá,e com muita tristeza que assistimos diariamente as mesma palhaçadas de gentes que dizem ser politicos ou em vez(politiqueiros).

  20. img
    Pedro Coelho Responder

    Amandio pediu renuncia do mandato ou de bancada do PCD? Se pediu renuncia do mandato cabe alguém se pronunciar se pediu renuncia da bancada tb alguém terá que se pronunciar, não conheço bem os estatutos da amssembleia pk um deputado eleito não pode pede perder mandato num abrir ou fechar dos olhos ou caí assembleia completa ou se houve um mal entendido o Deputado pode voltar atrás e posicionar do lado quew entender penso eu.
    Obrigado.

    • img
      Cat. Responder

      Onde é que estão todos aqueles que se pocionaram aquando do problema dos Juízes e entendem que os Juízes são os únicos culpados dos problemas que existem no país? Eu quero ver esta gente a falar agora defendendo os políticos e achando que os Juízes são os únicos responsáveis pelos problemas existentes no país. Onde é que está o senhor Lino? Onde é que está o senhor Izidoro Porto? Agora estão todos escondidos. Já não dizem que o Patrice é o maior. Estes senhores deveriam saber é que o Patrice comprou, literalmente, este deputado e causou esta grande confusão no país. ERu gostava de ver o senhor Lino e o senhor Izidoro virem para cá defebder o senhor Patrice dizendo que ele é o maior político do país.
      O senhor Patrice comprou este deputado que por sua vez tinha assinado de forma voluntária uma renúncia de mandato. Portanto se ele assinou uma renúncia de mandato de forma voluntária só tem que arcar com as responsabilidades políticas do seu acto. Ou seja, tem que abandonar a Assembleia e dar lugar a outro deputado do PCD. é tão simples quanto isto. Só que o senhor Patrice, como não tem maioria na Assembleia, comprou este depuatado, por muitos dólares, e arranjou uma grande confusão no país.
      Agora pergunto aos senhores Izidoro Porto e Lino. Quem é culpado desta confusão no país? São só os Juízes? Respondam-me por favor. Foi o Patrice que introduziu o banho em S.Tomé e Príncipe. Agora ele introduziu a moda de compra de deputados. Somos a vergonha do mundo com estas práticas. No entanto estes senhores dizem que só os Juízes são os culpados dos problemas do país.
      Eu acho que tanto os Juízes como os políticos são os grandes culpados da nossa desgraça.

      • img
        Kê kwa! Responder

        Caro(a) Cat.
        Não é pelo facto da pouca vergonha que se está a assitir no parlamento que devemos ilibar os juizes. No máximo podes concluir que INFELIZMENTE os juizes não são os únicos corruptos!!!
        Também não adianta politizar as coisas acusando sempre os nossos inimigos ou aqueles com quem não simpatizámos. O Sr. tenta responsabilizar apenas o Patrice como responsável dessa pouca vergonha. Mas, esqueceu-se de que só pode haver compra se outro esta disposto ou se propôs para venda. Não é? Então dividamos as culpas e responsabilidades.

  21. img
    gfernandes Responder

    Em STP não existe políticos sérios, existe sim políticos indecentes,que não olham meios para atingirem os seus objectivos, políticos que não sabem fazer oposição, lidam mal com o facto de estarem na oposição,políticos que vendem-se a qualquer preço,pulam de ramo a ramo que nem os macacos,políticos sem norte, o partido deles é aquele que esta no poder assim que vai para oposição fogem logo, bandos de volúveis.

  22. img
    Vitória santiago Responder

    não acredito que o senhor presidente ira opitar pela eleição antecipada. primeiro ministro quer ter todas as cadeiras na assembleia pra ter total controlo do pais. oque que o ADI tem pra a ver com a renucia de um deputado do um outro partido. partido no governo deveria ta a lutar pra as seus projectos serem aceite, não pra gerar instabilidade que resulta numa eleição antecipada.

    • img
      jakare Responder

      É por isso sr Patricio começou uma tal jornada pelo país. Ainda não fez oque povo pediu a dois anos nas eleições, e esta agora a pergunta oque ele pode fazer. isso é pura campanha… fui

  23. img
    Francisca CL Responder

    Pinto faz favor..so faltamo 5 chapas de zinco pacaba minha casa. Eleiçoes ja.

  24. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    ….se pediu por escrito…está pedido, ponto final … se Assembleia aceitou…esta aceite, ponto final…não há cá meios termos….não devemos permitir estes tipos malabarismos politicos….alguém neste país esta a procura de uma corda para se enforcar desde 1 de janeiro de 2012 e não a encontra,, por varias razões…..se não vejamos:

    1ª crise…regional(principe)
    2ª crise…judicial(tribunais)
    3ª crise…parlamentar (Assembleia)

    …haver vamos…

  25. img
    Macalacata Responder

    Sr Amandio Pinheiro por favor nao traz instabilidade para Sao Tome. Nao tenta transformar Sao Tome em Guine Bissau ok?

  26. img
    Pau Mandado Responder

    Esta instabilidade deve se porque: rato virou deputado,macaco virou deputado, bunzio de mato virou deputado anca tambem virou deputado portanto isto nao estranha ninguem porque nao existe no ocidente nem um deputado que nao fez faculdade. O que falta agora vos tendes que aranjar um lugar na feira nova para servir do parlamento e mais nada porque isto esta uma anarquia geral.

    • img
      Voz da razão Responder

      É verdade meu caro. Concordo contigo.

  27. img
    Joscon Responder

    Meu caro Evaristo de Carvalho,

    As notícias sobre São-tomé e Príncipe são cada vez mais inquietantes, por isso, peço-lhe encarecidamente que reponha ordem em casa. O parlamento como órgão de poder legislativo, não pode constituir uma fonte de preocupação, de instabilidade e de entropia. Espero que o Sr. Evaristo de Carvalho exerça o seu cargo com inteligência, rigor e estoicismo. A constituição lhe dá plenos para por ordem neste Câmara que continua em sobressalto, pois a maioria dos deputados que fazem parte desta câmara não têm categoria para representar este povo. Um país que não tem capacidade financeira para suster as suas despesas no decorrer do quotidiano, não pode dar ao luxo de andar em eleição em eleição.

    Vimos que o parlamento de São-tomé e Príncipe está quase inactivo, desprestigiado, obsoleto, anquilosado e envolvido num processo de autofagia interna. As produções legislativas são paupérrimas, de péssimas qualidades e as leis aprovadas muitas vezes, não têm nada a ver com a realidade do mundo moderno e civilizado. Há um atraso civilizacional. Por isso, peço-lhe que exerça o seu mandato com autoridade, rigor e disciplina.

    Urge criar mecanismos para ultrapassar este diferendo o mais breve possível. Consulte um jurista de renome para lhe dar parecer sobre este caso o mais breve possível e, evite às eleições antecipadas sem demoras. Um país instável não terá credibilidade para o mundo de negócios, nem tão pouco a sua economia terá crescimento a breve prazo.

    Tendo em conta que a constituição de São-tomé tem características de similaridade com a constituição Portuguesa e, situações similares já aconteceram no parlamento Português e, foi resolvido sem alarido. O parlamento tem que criar mecanismos para resolver estas situações através de uma comissão de líderes parlamentares e presidido pelo Presidente do parlamento São-tomense. Espero que este fait-divers ultrapasse imediatamente.

  28. img
    lapalela do bairro dizz Responder

    o depotado amandio tem o direito de escolh0 se ele ja nao quer ser depotado da bancada do p.c.d el pode ser ssim independente,o pcd so vive a procura de confusao para tirar proveitos bandidos o sr delfim esta com divida ate o pescoso e n tem como pagar esta a busca debandidagem pra safar.todos politicos vao morrer de fome dr patricio fexe mas a torneira pra tods politiceiros irem a roça trabalhar

  29. img
    lapalela do bairro Responder

    sr delfim aranje uma outra forma de pagar as suas dividas, sem ser com eleiçoes antiçipadas,tu qeres pra governo cair pra nao ires mas a tribunal tens que pagar leite podre que mandaste stp treidyng tens que responder pel erro que cometeste dr fexe a torneira e poe cadiado.fui

  30. img
    Gente Responder

    Crise…..uma pena ter que ver tudo isso.
    Esses gajos não fazem nada e insinuam uma crise do nada….Onde anda o supremo Tribunal para analisar uma alfacinha desta..

  31. img
    Gente Responder

    Lembrem-se de que foi o senhor Pinto da Costa quem criou esses gajos que nenhum estudo e nem ler sabiam, pra lhe proteger no poder….É claro que depois aprenderam algo…próximo do que estamos a ver na Guiné-Bissau…isso sim..

    • img
      Voz da razão Responder

      O ser vivo mais temido e feroz que a natureza criou é o grupo de seres humanos analfabetos. Esses destroem tudo que o próprio homem construiu.

  32. img
    maria chorona Responder

    o problema desse pais é que muiutos julgam que pelo facto de ocuparem determinado cargo ja sabem tudo. O Senhor Presidente da Assembleia saiu muito mal na foto. Não há dúvidas que para lém do mesmo ter feito um despacho manifestamente ilegal, quiz suprepor a lei, numa atitude patetica o que denota que o homem não passa de pau mandado.Deus é grande se tivessemos este palhaço na Presidencia da Republica ai sim o país se transfomava no quintal dos Trovadas.

  33. img
    lapalela do bairro Responder

    o partido pcd n sabe fazer nada a n ser procurar conflitos,so pra estarem no poder,o povo ja tentou duas vezes convosco n derao resultados nenhum agora para senhores bandos de politiceiros sem copetençias deixa este paiz andar vçs so querem voç bem n do povo pequenose o amandio ja n sente bem no partido e normal ele ser independente,voçs tao a temer oque? se e vçs n devem este poder n se tira qualqer maneira.delfim tem medo porq este governo pode lhe levar ainda ao tribunal tanto ele como os outros coruptos exestem la politiceiros que nunca falarao no parlamento so estao la a dormir como a epoca do fradice menezes fui—– mas sr delfim para se o sr n deveu entao tas com medo de enfrentar tribunal porq?o povo ja sabe quem es banho que das e nosso dinheiro mesmo eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  34. img
    Eusebio Neto Responder

    Agora e que sao elas, a corrupcao ja chegou (claramente) a casa da democracia santomense. Alguem esta por detras desse espectaculo triste e muito desprestigiante para o nosso pais. As leis sao muito precisas e, face a elas, o sr. Amandio Pinheiro ja nao e deputo. O PCD tem o direito de fazer avancar um dos seus suplentes para preencher imediatamente essa vaga. E o sr. Presidente da Assembleia Nacional nao tem nenhuma legitimidade para convidar ou mais grave ainda, pressionar o demissionario a constituir-se independente. E preciso e o sr presidente do nosso orgao legislativo de soberania deve ter conhecimentos suficientes para saber entender as diferencas entre o que acontecera com Fradique de Menezes e esta nova situacao. Renunciar a uma bancada parlamentar e uma coisa e renunciar ao estatuto de deputado e outra coisa totalmente diferente. Se os nossos deputados, particularmente o sr. presidente da Assembleia Nacional nao reune argumentos tecnicos, legislativos e talentos para sanar este grave mal, entao que se socorram do apoio institucional, do Supremo Tribunal (Tribunal Constitucional)e de S. Excia Presidente da Republica Dr. Pinto da Costa. Se o diferendo prevalecer, nao resta outro recurso se nao clamar pela decisao dos nossos habituais “professores” Jorge Miranda e Bacelar de Carvalho. Atencao, este assunto nao e da alcada dos auto-analistas politicos que estao a proliferar por ai em busca de protagonismo barato e tachos!
    E dizer que ja estamos independentes a quase 37 anos!?

  35. img
    STP Responder

    Não precisamos de eleições nesse momento, apesar de ser uma vergonha esse Governo, o que deviamos todos Santomenses fazer, é sair a rua e exigir os nossos direitos por um lado e um castigo serio ao Sr. A. Pinheiro, bem como o Presidente da Assembleia Ivaristo Pau Mandado.
    Todos sabemos, que o Primeiro Ministro, é o que e tambem Presidente da Assembleia Nacional, não pode ser!!!!

  36. img
    Joker voz do Povo Responder

    Sr. Evaristo é um banana, tanto é que o Patrice queria ele na presidência da república para ele satisfazer seus caprichos. Agora, parece que o PCD é culpado de tudo, mas não é. Culpado é o Patrice que chamou a Amândio e disse ou você paga os trezentos mil dolares do Hospital do Principe que nunca construiste ou votas a favor do meus projectos. E como malandro é sempre malandro, Amandio primeiro começou por abandonar a plenária no momento de votação do orçamento geral do estado. Mas as pressões do Patrice sobre Amandio não pararam. Ele disse você não cumpriu a tua parte, vou te meter no Ministério Público, pois o Procurador faz o que mando. Então, no dia 5.12.11 ele meteu na Assembleia carta para virar independente, só que esse malandro parece que esqueceu que já havia assinado uma outra carta para o PCD em que ele renunciava o mandato como deputado a Assembleia Nacional. Por fim, o Presidente da Assembleia porque é um fruto que alguém ja havia dito, não tomou em conta a carta de renuncia, mas apenas a carta de independente. Ai, que aparece o MLSTP/PSD a chamar Evaristo de parcial, pois a AN é um órgão colegial e o presidente desse órgão deve ser alguém muito coerente. Resumindo, restá-nos ainda várias hipotese; mas vou referir apenas uma: o tribunal constitucional intervem ao pedido do presidente da assembleia para dar razão a quem tem razão e por fim, o presidente determina a forças de segurança para só entre no plenário no local das bancadas, aquele que é realmente deputado. Pois, se levantasse várias questões: 55 + 1 deputados, quantos é que o serviço da Assembleia está a pagar remuneração?

  37. img
    fidelito Responder

    De novo o PCD como protagonista da instabilidade (CRISE) politica em STP.

    Delfim Neves manda, todos os ditos intelectuais do PCD o obdecem.

    Aí é a força do dinheiro sobre o SABER.

    O PCD era em tempos o partido dos intelectuais.
    Deixaram a Força DO DINHEIRO DO DELFIM SOBREPOR À TODOS INTELECTUAIS.

    PCD tem sido há muito tempo, o partido que cria instabilidade politica no nosso país, por razões meramente de interesses pessoais.

    DELFIM Neves, está na hora de pensar um pouco no nosso querido STP.

    Não cria instabilidade no nosso país!

    Nós na diáspora estamos fartos de vermos vocês a levarem o nosso país para o fundo do poço, enquanto isso, vocês (politicos) enriquecem e a população fica na miséria.

    Está na hora de pensar em grandes questões nacionais, Como p.ex.: a Mísera pensão (250.000,00) de reforma que os nossos reformados estão a receber.

    Deixem de politiquices!

    Se o homem quiser ir à bancada de independente que vá!
    Deixe que o povo o julgue nas próximas eleições!

    PARA ESTABILIDADE NO NOSSO QUERIDO STP.

    • img
      Filho da Terra!!! Responder

      Ei Fidelito
      acorda, acorda, eiêeeeeeeeeee, codaôooooooo.

  38. img
    Filho da Terra!!! Responder

    Meus caros
    O nosso país é e está demais. O que ocorreu ontem tem duas leituras fundamentais:
    1. O deputa Amandio Pinheiro assinou a carta de renuncia e depois tentou fazer-se de santinho para voltar atras de modo a continuar fazendo os seus negocios de obras com o nosso Primeiro-Viagem, digo Primeiro Piloto…desculpem a confusão Primeiro-Ministro. Ora como devem saber, segundo o estatuto dos deputados e o regimento da assembleia, o mandato não é do deputado mas sim do partido. Deste modo ao renunciar o mandato o deputado sai e entra o proximo da lista. Essa conversa de independente só acontece por vontade do partido, do proprio deputado no momento em que se estiver a criar os grupos parlamentes e nunca após decorridos esse tempo. (o diario da Republica nº 55/2008 … e consultem o artigo 7º da lei 8/2008 –Acho ser está lei)
    2. O nosso Presidente da Assembleia não conhece as leis que fazem funcionar a casa que ele dirige. Então este jovem sr. não sabia que a leitura da carta de renuncia no Plenário significa a sua aceitação e a saida automatica do deputa de funções… Non buia….
    Prezados…
    Tenhamos atenção aos tipos de dirigentes que colocamos em casa lugar.
    Falando nisso, alguém consegue me dizer pra onde o “Viajando Trovoada” foi desta vez?
    Que Deus nos livre desta Alinça Diabolica Independente,…ADI Ruaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  39. img
    santa catarina Responder

    Caros cibernautas, mais uma vez o pcd mostra as sua habilidades de bloquear o país. Não gostaria de dizer o PCD mais sim o delfim Neves e a sua elite.
    PCD=Partido da desgraça deste povo esta é a triste conclusão que chego.
    Agora o pcd trás a teoria de compra de deputado é a pratica deles e nesta altura têm medo.Quem mata com ferro com ferro morrerá.O que não é bom pra si não dá aos outros. O mundo é um relogio anda sempre as voltas.Aprenda com a historia senhor delfim.
    O que é mais estranho é que o dito intruso é o senhor presidente do PCD Xavier Mendes. Que tristeza , tambem caiu nas malhas do Delfim. Chegou a conclusão de que o PCD não é um partido mais sim um grupo que tentam defender a todo o custo o seu delfim.
    Meus senhores desde o nicio da democracia em STP em varias legislaturas foram tantas as figuras que passaram ao independente e o mundo não acabou e porque agora com pcd tudo é diferente.
    Força.

  40. img
    Fernando Responder

    Sr. Macalacata,
    Quem é você para falar mal da Guiné-Bissau?
    Meta-se nos seus problemas! Limpe o seu quintal! Atrevimento!

  41. img
    Feijoada Responder

    Fidelito, fique quieto.
    Pelo visto não entendes nada disto.
    Porquê 56 deputados quando a nossa legislação so admite 55?
    Onde apareceu o deputado independente?
    acorda meu caro.
    tens alguma coisa contra o Delfim oq?
    o demónio não sempre tem culpa…. Desta vez tenhamos um pouco de paciência…
    O que é renunciar de um cargo?

    Fui…

  42. img
    paula borges Responder

    o PCD quer ser poder para vingar mais este partido nunca chegará ao poder sem coligações, se vão as eleições antecipadas de certeza que o PCD não será poder e continuará a criar instabilidade no nosso país. Povo abre os olhos e sanciona o PCD nas proximas eleições legeslativas.

  43. img
    Dlima Responder

    Meus caros leitores, só quem não quer entender é que ainda não sabe quais são as reais intenções destas escumálias do PCD e apoiados pelos iguais do MLSTP.

    Isto não passa de mais uma jogada de bastidores do PCD e do MLSTP para deixar cair o Governo, por causa da sua luta incessante contra a corrupção. Pois são os dois partidos que seguramente sairão a ganhar com isso dado o número elevado de curroptos que militam nas suas fileiras.
    Ora vejamos, se houver justiça em STP todos sabemos que o líder parlamentar do PCD (Delfim) será um dos primeiros a ir parar à trás das grades e com ele muitos outros seguirão. Os juízes que estão contra a realização da auditoria externa proposta pelo Governo são todos ou quase todos do MLSTP e havendo essa tal auditoria e respectiva responsabilização muita cabeça iria rolar.
    Portanto, o que mais convém aos PCDistas e os MLSTPistas neste momento é deixar cair o Governo como sendo a única forma de parar a caça as bruxas.

    Meu santo povo, abram os olhos e não se deixem enganar mais uma vez pelos corruptos. Não pensem que uma nova eleição antecipada será a solução para os vossos problemas e para os problemas do País. Mais apoiarmos hoje a caça as bruxas aberta pelo Governo e termos um País isento, limpo de corruptos, de cara lavada e com uma justiça igual para todos no futuro do que apoiarmos os corruptos, irmos as eleições por causa do banho e no futuro termos um País igual ou pior que hoje temos.

    Um bem haja à todos.

  44. img
    Emiliano Responder

    Se todos os representantes dos orgãos de soberania e não só, soubessem o que é a separação de poder na DEMOCRACIA, por um lado, e pusessem o interesse do País e do povo santomense acima dos seus e dos seus respectivos grupos,nada disto estaria a acontecer. Só sei que no meio de tudo isto estes senhores estão enriquecendo a custa da miséria deste povo. Portanto Sr.Presidente da república o sr.é o garante do bom funcionamento das instituições e do bom nome da Nação-atenção, não se misture com essas ovelhas. A maioria parlamentar ganha-se na URNA e não com expedientes administrativos. Aei foi deita para se cumprir.

  45. img
    amor a patria Responder

    Dilma
    Estás muito enganada ou sabes e finges nao saber quando chamas o PCD de corrupto. ADI até protege os corruptos pq o seu presidente é um grande corrupto preguiçoso. Quem promoveu e premiou a nova Directora da ENASA depois da alfscatrua feita na EMAE? Quem promoveu e premiou a pessoa que desviou o combustivel na ENAPORT? Foi PCD ou ADI.
    Pensa no teu futuro porque na hora da verdade verás quem é o Patrice.
    Fui

    • img
      Dlima Responder

      Vê-se no teu “analfabrutismo” que não sabes nada daquilo que falas… Sou DLIMA e não Dilma ok.
      Faça um levantamento da vida do líder parlamentar do PCD (Delfim) e veja quantos casos de corrupção ele se vê envolvido e depois falamos ta.
      Ja agora, poderias me dizer o que quer dizer “alfscatrua”?

  46. img
    Fijaltao Responder

    A PALHAÇADA JÁ TERMINOU NA Guiné Bissau! Em S.Tomé ela tenta enaltecer,mas os palhaços do PCD ( oportunistas que assaltaram o poder em 1991 e traidores do actual presidente da república)continuam a apresentar ao público nacional e internacional os seus melhores figurinos cuja cabeça está o Delfim Neves! Ao presidente da república, vai um alerta: O nosso presidente da república que não vá atrás dos mesmos na dissolução do parlamento, criando assim a grande instabilidade em plena crise internacional, empobrecendo mais este país e este povo que estão nas mãos dos saquadores!

Deixe um comentario

*