“Presidência Directa” é instrumento de trabalho para concretizar compromissos eleitorais”

Assim o Presidente da República define o exercício de magistratura activa e de proximidade que desencadeou segunda – feira. O sector da justiça abriu a presidência directa, com destaque para o Tribunal de Contas e a Ordem dos advogados.

O Presidente da República que visitou as instalações do Tribunal de Contas, pôde constatar in loco a situação de funcionamento do órgão que fiscaliza a execução das contas do Estado. O Presidente do Tribunal de Contas, José António Monte Cristo, manifestou preocupação em relação a actualização da legislação que possa permitir a realização dos julgamentos de responsabilização financeira.

A par do apoio moral que pretende transmitir aos operadores judiciais no sentido de fomentar o gosto pelo trabalho e fomento da disciplina, o Chefe de Estado são-tomense, tem tomado nota das preocupações dos diversos sectores que compõem o aparelho judiciário. «A “Presidência Directa” mais não é do que um instrumento de trabalho que decidi implementar para, de uma forma integrada e sistematizada como puderam constatar nesta primeira visita ao Tribunal de Contas, concretizar um dos compromissos que assumi perante os cidadãos», afirmou Pinto da Costa.

Ainda nas instalações do Tribunal de Contas, o Presidente da República, explicou que «o cumprimento dos compromissos eleitorais é, nos dias de hoje, não tenhamos dúvidas, um pressuposto que considero essencial para a credibilização do sistema político e a única via para restaurar a confiança dos cidadãos nas instituições da República», sublinhou.

Pinto da Costa avisou que a “presidência directa”, não é varinha mágica para resolver os problemas da justiça em São Tomé e Príncipe. «Estou consciente que, no final da semana, quando apresentar as conclusões destes cinco dias de trabalho, os problemas da justiça que todos conhecem não vão resolver-se por si próprios. Seria demagogia da minha parte afirmá-lo e não é esse o caminho que decidi seguir no exercício das minhas funções», frisou.

Mesmo assim acredita que a sua acção pode lançar as bases para uma abertura de uma nova etapa, no funcionamento do aparelho judiciário. «Estou firmemente convicto que, se através desta iniciativa, conseguir contribuir para estimular e motivar para a mudança todos os agentes, sem excepção, que trabalham neste sector terei cumprido um dos objectivos a que me propus», reforçou.

A Ordem dos Advogados, foi a segunda instituição ligada a Justiça, alvo da presidência directa. Esta terça feira, o Presidente da República, visitará a Procuradoria Geral da República e a Polícia de Investigação Criminal. «Através desta “Presidência Directa” dedicada ao sector da Justiça pretendo, ainda e também, contribuir para o tão necessário e indispensável diálogo entre órgãos de soberania que permita construtivamente criar condições para a concretização das tão reclamadas reformas estruturais que coloquem São Tomé e Príncipe no caminho do desenvolvimento e da melhoria das condições de vida de todos os cidadãos», precisou o Chefe de Estado.

Abel Veiga

  1. img
    Gente Pobre e Infeliz Responder

    Muito bem senhor Presidente. Enquanto o outro passeia pelo mundo, durante 20 dias, faça a sua parte do trabalho, em prol do desenvolvimento desta nossa terra. É disto que o país precisa e não de políticos que passam a vida a passear no mundo inteiro, sem agenda nenhuma, disfrutando do parco orçamento de estado de que o país dispõe enquanto os estudantes morrem de fome no exterior do país sem bolsa de estudos; enquanto o hospital central está reduzido a um centro de recolha de doentes; enquanto o sistema judicial está reduzido a trapalhadas, confusões e lutas intestinais e enquanto a pobreza e a miséria alastram no país. É para isto que se tomou a independência???

  2. img
    manuel Responder

    bla, bla, bla, bla, bla, bla,bla, bla, bla
    bla, bla, bla, bla, bla, bla,bla, bla, bla
    bla, bla, bla, bla, bla, bla,bla, bla, bla
    bla, bla, bla, bla, bla, bla,bla, bla, bla

    Queremos decisoes concretas e resultados a vista!

  3. img
    Irritado Responder

    Citacao:

    “Mesmo assim acredita que a sua acção pode lançar as bases para uma abertura de uma nova etapa, no funcionamento do aparelho judiciário. «Estou firmemente convicto que, se através desta iniciativa, conseguir contribuir para estimular e motivar para a mudança todos os agentes, sem excepção, que trabalham neste sector terei cumprido um dos objectivos a que me propus», reforçou.”

    So’ pode ser gozo! Esteve tantos anos no poder e nao lancou bases nenhuma nesse sentido (mas lancou as bases da demagogia, corrupcao, injustica entre outras, que imperam na politica do pais. Ai temos de lhe dar credito!…) e agora quer faze-lo em 5 dias de trabalho?! Mas este senhor anda a gozar com o povo ou simplesmente esta senil?!

    • img
      I.G Responder

      Pois é!!! Ele ainda teve a ombridade de se candidatar a presidência da república, como cidadão, e ganhar a referida disputa política querendo, neste momento, com as suas acções, mudar o rumo dos acontecimentos cá no país.
      O que é que o Patrice tem feito? Viajar; prometer construir centros comerciais maiores de África, porto de águas profundas; autoestradas;etc. Onde é que estão estas coisas todas? A miséria e a pobreza aumentou cá em S.Tomé. Nos Tribunais nunca se viu tanta confusão e balburdia. O que é que Patrice fez? Prometeu uma fiscalização Internacional. Onde é que ela está??? Ele está a se transformar, para a nossa vergonha e humilhação, num político aldrabão e mentiroso. Até onde vamos parar com estas coisas todas?
      O Pinto da Costa, pelo contrário tem feito aquilo que ele pode e deve fazer. Este gesto de presidência direta, numa altura que os Tribunais estão a ferro e fogo, é muito bem vinda. O Patrice Trovoada, em vez de estar a passear pelo mundo, deveria acompanhar o Presidente nesta iniciativa. Não! Prefere estar a passear pelo mundo gastando o dinheiro dos contribuintes e quando voltar vai fazer mais promessas. É este estilo que eu já estou farto.

      • img
        pagagunu Responder

        Queria perguntar com que dinheiro pensa o pinto mudar STP, um País que não produz nada, onde grande parte dos funcionarios Publicos passam a vida na net a comentar no tela non no lugar de trabalhar, num Mundo em crises onde paises com grandes vantagens comparativas em relação a STP não conseguem investidores, e os senhores querem que o PM não si mova a procura de investimentos… Condenem o governo no final da Legislatura não agora. grandes PREGUISOSOS…

        • img
          Gegé Responder

          O grande preguiçoso é Patrice Trovoada que em vez de estar a trabalhar passa a vida em férias andando de um lado para outro esbajando o parco orçamento de estado nestas suas viagens.
          Se ele tivesse o que fazer ficaria mais tempo cá em S.Tomé trabalhando junto do povo e dos seus colaboradores.
          O Pinto da Costa, neste momento, está a fazer um óptimo trabalho no sector da Justiça criando condições para a modificação daquilo que está mal neste sector. O que é que o Patrice fez? Pegou no avião e saiu do país em viagem durante 20 dias em vez de acompanhar o chefe de estado neste trabalho criando condições para um trabalho harmonioso em prol da modificação das coisas cá no país. Ele, em vez de fazer isto, ausentou-se do país. Isto faz algum sentido? Um estadista faz uma coisa desta? Isto é de uma grande irresponsabilidade política, próprio de alguém que só olha para o seu umbigo e não está interessado em contribuir para modificar as coisas cá no país.
          Hoje em dia não faz sentido nenhum um chefe de estado andar durante 20 ou 30 dias em viagens procurando dinheiro para orçamento de estado.
          O patrice deveria criar condições internas para a captação de investimento estrangeiro, ao nível fiscal, diminuindo a burocracia, implementando a transparência nos assuntos públicos, facilitando a vida aos empresários em vez de dificultar, etc.
          Isto não lhe interessa fazer. Ele só quer boa vida: vinho verde, lagosta e … Assim não vamos a lado nenhum com esta política. Ainda por cima ele tem uma grande quantidade de incompetentes no governo, a começar pela ministra da Saúde, ministro da Defesa e Segurança, etc. Estamos tramados

          • img
            Eduardo

            Para que captar investimentos para S.Tome. Quem quer investir cá. A fama de S.Tome e que apoderam
            -se dos investimentos dos estrangeiros. Vendem a mesma casa varias vezes.roubaram a fabrica de um angolano. Que garantias existem para os investidores?A justiça êh uma vergonha. Êh só corrupção

  4. img
    Nós Responder

    Esta foto é uma miséria, quem foi o fotógrafo?

  5. img
    Fijaltao Responder

    É de louvar a iniciativa do nosso presidente da república e é de um tão elevado apreço que o congratulo pelo seu reconhecimento que o país neste e noutros momentos não tem e não terá e não desperdiçará o dinheiro do estado e do povo em viagens vãs, cheias de discursos e regadas de champanhes e conhaques e outras regalias para no fim ver os problemas do nosso povo sempre adiados! É de louvar a iniciativa que reflete a preocupação constante do mais velho em relação ao funcionamento dos vários sectores da nossa economia e sociedade. Por isso, não vou alongar muito porque o senhor presidente sabe o que faz, nomeadamente a visita às roças e os luxans constatando “in loco” os problemas do povo e encaminhá-los ao governo no sentido de os dar soluções, nomeadamente: Hospitais; central e das roças,patrimónios degradados das roças, análise das sanzalas e soluções em acbá-las, estradas degradadas, escolas, rios (prevendo soluções energética do país), bairros degradados como Riboque na cidade e finalmente o interior do país. Esse trabalho deverá ser acompanhado por técnicos de várias áreas que farão levantamentos proporcionais às mesmas, criar um dossier final e entregar uma cópia ao governo e dá-los prazo de execução e soluções de várias tarefas. O não cumprimento desses objectivos, ao menos que 50%, terá como recompensa a divulgação pública deste incumprimento e sanções nas próximas eleições.

  6. img
    manucho bubu Responder

    Muito bem fijaltao concordo, que o presidente crie uma equipa para deslocaçao a nivel nacional para fazer um contacto em loco
    Irritado recebeste quanto vc nem sabe o que escreveu essa tua foto mostra quem é vc fumaste liamba ou libanga quem nao sabe nao escreve

  7. img
    carlos Responder

    é mamata k fez a foto

  8. img
    carlos Responder

    faça presidença direta com população ´somos nos k presidente tem k houvir pork a nossa situação ta pior

  9. img
    dPires Responder

    Eu sinceramente não sei o que certos cidadãos querem. Criticam o Sr. PM por viajar sem agenda importante para o país, criticam a palhaçada que vive o nosso sistema judicial, clamam uma solução para esses problemas, criticam o PR por ele estar de braços cruzados e quando ele começa a trabalhar voltam a criticar dizendo que não será nestes 5 dias que ele irá resolver estes problemas… XÊ! O que querem que o homem faça? Milagres? Lêem bem o artigo e com atenção e depois fazem as demais considerações.

    ATENÇÃO A FALA DO SR. PR: «Estou consciente que, no final da semana, quando apresentar as conclusões destes cinco dias de trabalho, os problemas da justiça que todos conhecem não vão resolver-se por si próprios. Seria demagogia da minha parte afirmá-lo e não é esse o caminho que decidi seguir no exercício das minhas funções» ISTO VOS AJUDA NA PERCEPÇÃO DAS COISAS?

    Eu não votei em ninguém porque não confiei em nenhum deles, mas se o Homenzinho quer ajudar, para quê ir buscar o passado para o condenar? Qual dos seus sucessores melhor fez para o bem da nação? QUEM VIVE DO PASSADO É MOSEU! Vamos ver se colocamos as nossas mágoas na antiga Fortaleza de S. Sebastião porque é lá onde estão guardadas as mágoas do massacre de e todas outras atrocidades que marcaram o colonialismo. Vamos acordar e pensar!
    O que querem mais?

    Quem sabe o espírito de Salomão encarne no corpo do Senhor PR e dê a ele uma sabedoria para resolver estes problemas. Neste momento temos que acreditar em alguma coisa! É a única esperança que temos. O governo e os tribunais já são os maus da fita, a AR muito não poderá fazer, resta o PR, como chefe de Estado, como o Órgão da Soberania garante da independência e da paz nacional, agir. Quem foi que disse que a justiça é célere?

    Força senhor PR, que consiga fazer alguma coisa, por mínimo que seja.

    • img
      mosssad Responder

      tens a certeza de que nao votaste em ninguem? nao foste mais um beneficiario do banho??

      o homem nao esta a governar, mas sim a desgovernar o pais, a populacao esta namiseria e ele a viajar?

  10. img
    BOA OPORTUNIDAE Responder

    Sr.Presidente é bem verdade que terá que fazer a presidencia aberta a população santomense.
    Faça o seu trabalho e determine porque o senhor bem sabe que quem mais chora é o povo.
    Poe fora a aquele que só quero viajar enquanto anonciou a contenção de despesas.
    Muitos quadros recem chegados é os que estudaram no país precisam de reciclagem para aumento de capacidade, não ´~ao contemplados em nenhuma viagem porque precisam de contenção de despesas.
    Mas não há contenção de despesas para PM que até viaja com o seu menino de recado “BALA” que coisa.
    Este tal “BALA” não se sabe que posição o rapaz ocupa no gabinete do primeiro ministro.” Só em S.Tomé”.
    Caro leitores vamos investigar bem essas coisas.
    Deus nos abençoi..

    • img
      pagagunu Responder

      Invejoso… deixa o Bala em Paz …

    • img
      Lote Responder

      Meu amigo,o bala e rapaz mt sério,honesto porque se ele fosse um ladrão teria mt coisa como os que escreve hoje no tela nom ok ele é de mas honesto deste país .vou deser o chefe dele é mau ok

  11. img
    mosssad Responder

    O povo santomense esta cansado das ladainhas dos politicos, MEu caro PINTO DA COSTA, chega de muita conversa, de muitas palavras o povo quer accao, tome decisoes claras e rapidas, tira o povo desta miseria que e a Governacao do Patrice Trovoada…como o nome diz….(Trovoada= sinonimo de destruicao) nao precisamos de sofrer mais, ja chega, basta.
    De ao povo santomense outro futuro que nao seja miseria, dorgas, prostiruicao , criminalidade.

    O POVO QUE VER RESULTADOS E MELHORIA DE VIDA

  12. img
    samangwana Responder

    O Sr. Presidente da Republica, deve parar de Auscultar. Que raios de auscultação é essa? Ele desde que deixou a casa cor-de-rosa, nao fez outra coisa, senão se sentar no sofá a ausultar, lendo jornal e vinho verde, sabe-se lá com que fundo? É hora de começar a dar opinião! É para isso que foi de novo eleito.

  13. img
    Calibre-12 Responder

    Entendo que o Pinto da Costa deve fazer sim esse tipo de visitas, naquilo que ele decidiu chamar presidência directa. Muito bem,, faz parte das suas competencias, quando mais não seja para ele fazer alguma coisa, porque com os poderes limitados que tem não pode fazer muito como naqueles tempos de vacas gordas que produziam bom e gordo leite.
    Ora, o problema é que há sectores outros cuja intervenção, ainda que só política, do presidente da república se faz sentir com maior acutilância e com maior brevidade. Um desses sectores é a saúde. Minha gente, está a morrer muita gente silenciosamente com o ressurgimento do paludismo. Ainda ontem morreu um jovem de 24 anos com paludismo. Os diagnósticos médicos confirmaram.
    O Hospital central continua sem poder fazer cirurgias. O banco de urgência está transformado num banco de porcaria autentica com todo tipo de sugeria. A maternidade vai de mal a pior, o numero de mães parturientes a morrer aumentou significativamente. Uma jovem de apenas 20 anos, na zona de cruzeiro morreu na semana passada porque atrasou-se numa intervenção cirúrgica, enfim….Este pais vai de mal a pior.
    Acho mesmo é que Pinto deve crescer, transformar-se num galo e começar a cantar, porque pelos vistos ” o tordo está a beber água na sua cabeça”.
    Tenho dito!

  14. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    O que a Vossa Excelência poderia priorizar, é convencer os parlamentares alterar leis, para que o Sr.deixasse de ser presidente de
    corta fitas, ou pedir povo para um referendo mais rápido possível para mudança de regime(Presidencialismo).

  15. img
    Militar Guineense Responder

    Estávamos áspera dessa acção Sr Pinto da Costa esperemos que após concluir suas tarefas caso apanhar sujeira que mande esses bandidos de Tribunal ir pastar e meter ordem lá e meter alguns deles na cadeia também povo meteu senhor lá em cima com esses fim principalmente a camada Jovem pelo amor de Deus não nos decepcione Sr Pinto senhor prometeu justiça e segurança então faça isso estamos áspera disso Bom trabalho..!!

  16. img
    jamaicano Responder

    afinal são todos mafiosos,pinto, patrice trovoada,silvestre leite,roberto raposa,os ministros,entre outor cambardas de politicos imcompetentes que temos. LADRÕES,DESGRAÇADOS,PIRATAS. Como votar é dever do cidadão, votamos sempre em individous que só prejudicam este País.

  17. img
    jamaicano Responder

    Pela proxima vou votar no (juvÉ)
    Viva juvé viva! Abaixo Patrice abaixo
    -abaixo Pinto abaixo….Antes votar no juvé

  18. img
    dPires Responder

    Meu(a) caro (a) Mosssad,
    Infeliz ou felizmente, eu não exerci o meu direito de sufrágio, nem nas últimas legislativas nem nas presidenciais. Não estou no País e no local onde estou (algures na Europa) não houve uma campanha real e fidedigna, o que não mereceu nenhuma atenção da minha parte, além da mesa de voto estar longe da minha área de residência.

    Embora conhecendo a maioria dos candidatos, nenhum deles me afigurou melhor do que outro, mas se eu tivesse que votar compulsivamente, independentemente do que está registado na nossa história, eu votaria o nosso actual PR. Eu tenho a certeza que o (a) senhor(a) sabe o que significa livre arbítrio.

    Não sei se o senhor entendeu o meu comentário, mas faço a questão de salientar que não louvei e bendisse do senhor PR nem do senhor PM.

Deixe um comentario

*