ADI introduziu um processo no Supremo Tribunal Administrativo contra as últimas acções do parlamento

O secretario geral do  partido Acção Democrática Independente, Levy Nazaré, anunciou numa conferência de imprensa  a introdução de uma queixa  no tribunal  administrativo, com vista a anulação das decisões tomadas pela Assembleia Nacional.

Levy Nazaré  secretario geral do ADI, acusa a oposição de estar a violar o regimento da assembleia nacional,  através da eleição esta quarta – feira, do novo presidente da Assembleia Nacional  e a aprovação de moção de censura, considerada inconstitucional. «Acabamos de introduzir um processo  no supremo tribunal administrativo invocando essas mesmas ilegalidades e arbitrariedades que nós acabamos de verificar na assembleia nacional», afirmou Levy Nazaré  Secretario Geral do ADI.

Ainda em declarações a imprensa o Secretario Geral do ADI   anuncio que vai haver problemas, e que o ADI não se responsabilizara pelo o que vier a acontecer  em São Tomé e Príncipe. Uma manifestação está prevista para esta quinta feira. «Pedir e exortar a população para sair a rua amanhã numa marcha para mostrar que o povo é que tem o poder , o povo é que mais ordena e que o povo quer  eleições  antecipadas para clarificar o poder em São Tomé e Príncipe». Declarou, para depois avançar com a ameaça. «Se não  vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse pais», concluiu Levy Nazaré.

Sónia Lopes

  1. img
    democracia Responder

    estamos com ADI, podem contar com a minha participação amanha, é só dizer a hora e o local.

    • img
      Bingo Responder

      “Se não vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse (neste) país.” Levy Nazaré, no Telejornal de ontem, quarta-feira.

      Depois do ring é atirar a matar? Santa paciência!

  2. img
    pida Responder

    Cobras e Largatos lutabdo pelo poder,e a ansia de fazer o bem ou a ganancia de roubar ainda o que resta deste povo humilde e miseravel. O senhor Levi Nazare esta a comportar de uma forma que envergoha”a laia dos juristas” vindo ao publico ameacar a oposicao e presionando o “tribunal” a fazer o que lhes agradam.Senhor Levi tenha vergonha e honra a sua pessoa como um jurista e nao como um pao mandado do “Candogueiro” Trovoada

  3. img
    Preto Responder

    Ó Levi Nazare, primeiro vai limpar o rabo!

  4. img
    NAINO Responder

    Agora é a vez do A.D.I sair a manifestar tenham vergonha não vão durmir para esbanchar dinheiro para esse povo coitado,acham se houver eleições voçês levam vantagem? só se esse povo quer ver a sua morte prematura,ja chega desse mando e desmando desse 1ºministro volta e vai assistir o teu futebol no Gabão.abre olho meus compatriotas.

  5. img
    Engenheiro Responder

    huummm.Zé mé só!!!!!!!!!!!!!!

    Eu penso que o REGIME DEMOCRÁTICO JÁ NÃO DÁ PARA AQUELE PAÍS É MELHOR REGIME PRESIDÊNCIALISTA.

    MAS O MLSTP DOS MAQUIVÉLICOS ALCINO PINTO, POSSER DA COSTA, GUILHERME OCTAVIANO,JORGE AMADO, E O PCD DE DELFIM, BANO, BIDÃO VIL,OLEGÁRIO TINY E O MDFM/PL, NÃO DEVEM GOVERNAR MAIS ESSE PAÍS.

    CHEGA DE PORCARIA!!!
    QUE RAIO DE INDIVÍDUOS QUE NÃO SE ENTENDEM PÁ PARA O BEM?? POOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRA!!!POOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

  6. img
    Zé Maria Cardoso Responder

    “Se não vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse (neste) país.” Levy Nazaré.
    Depois do ring é atirar a matar? Santa paciência!

  7. img
    Desgraçado Responder

    Devias é ter vergonha Levy, oposição tomou decisão dentro dos parametros legais,vocês foram arrogantes e pagaram caro por serem burros, agora não tenta intimidar povo com tretas, um país serio serias preso por tentar obter uma revolta sem necessidade por vossas burrices e arogancia, nem pareces alguém que estudou, ate pareces ignorante como teu chefe patrice…

  8. img
    Paulo E. Correia Responder

    O LEVY, o PATRICE TROVOADA, o DOMINGOS BOA MORTE e outras escumalhas do AD, ou são tótós, analfabetos politicos ou estão carregados de MÁ FÉ E MÁS INTENÇÕES contra o povo de STP.
    1.º Não sabiam que em democracia as menorias parlamentares não GOVERNAM???
    2.º Se tivessem uma MAIORIA PARLAMENTAR,(como tem o PSD em Portugal) estariam a fugir das moções de censura como DIABO a fugir da CRUZ????
    3.º Se ADI estava tão seguro de si, e realmemte interessado a governar, porque não meteu uma MOÇÃO DE CONFIANÇA, como se faz nas verdadeiras DEMOCRACIAS, isto é, naquelas democracias não mascaradas de DITADURA????
    4.º Porquê o “Advogado” Levy, está sempre disposto a fazer os papeis “politicos” mais nojentos, sujos, baixos e indecorosos… da Republica?
    5.º Porque o Levy levou uma ARMA DE FOGO para o parlamento? Ja sabia do plano de armar confusão no parlamento????
    6.º Porquê Levy um SECRETARIO GERAL DO ADI, PARTIDO QUE DEVERIA SER RESPONSAVEL incita a confusão no seu país???
    7.º O que queria LEVY dizer com a expressão que passamos a citar: «Senão vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse pais»????
    8.º O LEVY sabe que a mulher e os filhos do PATRÂO PATRICE JA FORAM MANDADOS PARA O ESTRANGEIRO????
    9.º COM QUE INTENÇÃO, SE O FILHO ESTUDA EM S. TOMÉ E AINDA NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS????
    10.º Os salarios têm sido pagos de 45 em 45 dias e muitas vezes fazendo vales no BANCO CENTRAL, o que significa que o PAÍS NÃO TEM DINHEIRO. OS COMERCIANTES FAZEM TRNAFERENCIAS PARA PAGAR FORNECEDORES E O DINHEIRO CHEGA COM 45 A 60 DIAS DE ATRASO. COMO PENSA O ADI REALIZAR ELEIÇÕES ANTECIPADAS????
    11.º Pedindo ALY BONGO???

    Meus senhores, tenham vergonha e dó desse Povo. O PATRICE só demonstrou ser um incompetente, fala barato, projectista, rancoroso… autentica vergonha!É pena que vocês não têm VERGONHA, o fanatismo não vos permite ter vergonha, ficam CEGOS!
    QUEM TEM FERIDA NAS UNHAS NÃO CONSEGUE TOCAR VIOLA.

    DEIXEM O POVO EM PAZ, NÃO INCITEM A VIOLENCIA. PATRICE DEPOIS VAI EMBORA PARA GABÃO E NOS TEREMOS DE FICAR NÓS COM NOS.

    12.º OU SERÁ QUE ELE LEVARÁ LEVY E COMPANHIA LIMITADA??? CUIDADO LEVY, SAN TOMÉ CU TONY SA VIVO, A NA CA FÉ MINA DINEM MAL CU PASSAFÔ!!

  9. img
    luisó Responder

    Meter um processo no tribunal por terem perdido uma moção de censura?
    Só em STP…

  10. img
    J.Rosário Responder

    “Casa onde não há pão ,todos ralham e ninguém tem razão”Num estado onde prevalece a impunidade ,a desgovernação,a conivência com a podridão,o resultado é esse,autêntica palhaçada.” É DE PEQUENO QUE SE TORCE O PEPINO” Se os deputados fossem dignos representantes do povo ,dos que contribuiram para a sua eleição,honestos sinceros e conscientes não permitiam a evolução da corrupção, impunidade e que a culpa morresse sempre solteira,A situação atual deve-se a conivencia de parlamentares corruptos.Aqueles que facilitam hoje para serem beneficiados depois.A atitude do PRIMEIRO Ministro pelo que tenho asssistido ,as suas ações são de pura arrogancia,prepotencia e pouco saudável para a democracia.As manifestações de rua ,a moção têm que ser vistas como recursos de alertas,que algo não vai bem,pois cabe aos envolvidos discutirem sobre o que está mal ,num clima de dialogo e colocando em primeiro lugar os interesses nacionais e não individuais,S.Tomée Príncipe é dos sãotomenses e não de uma elite e nem tao pouco uma propriedade privada onde o proprietario tem que obter lucros,nessa hora é preciso que aquele que está errado reconheça e não contribua para afundar mais STP.Que o povo nessa hora saiba se situar e não embarcar em barcos que não proporcionem boa viagem.Que as mentalidades dos que até o presente vem considerando STP PROPRTEDADE para enriquecimento ilicito e facil por favor é hora de por fim a esses comportamentos,porque mudam-se os tempos mudam-se as vontades e o povo são -tomense não é o mesmo de tempos atras.O povo é quem mais ordena,portanto a luta será do povo contra o eixo do mal,contra as elites resistentes que andam a espreita de oportunidades para enriquecerem de novo.Espero ver brevemente essa crispação politica ultrapassada e que o povo seja recompensado com uma politica mais justa e consequentemente uma governação mais digna,bem haja.João do Rosário

  11. img
    Paparazzi Responder

    Risos eu nao entendo mais o adi se interpos um processo no tribunal administrativo e porque esta confiante que vai ganhar razao entao porque convocar mais manisfestacao e so para fazer mais confusao vao pela via legal meus senhores

  12. img
    ZE PEDRO Responder

    Ó Levy, ganhe juizo …. vocês armaram-se em espertos e deram-se mal, se continuarem assim nem terão a hipotese de virem a a formar o novo governo…. Ao em vez de estar a incitar a violencia, ao odio entre os são-tomenses deviam como Partido maioritario é procurar concesso para o bem da Nação, não é estarem cá com incitações de violência, ou a teimosia das eleições antecipadas…. o que o povo quer é ver melhorada a sua condição social e economica e não estar a ir a votos de 2 em 2 anos

  13. img
    Santosku Responder

    o ADI pensa que o povo é bola. Quando as copisas estão boas o povo não existe e quanta estão más o povo é chamado. Povo cuidado eles estão armados e vocês serão canhões. Povo abrimos olhos. ADI já é passado ou formam um governo sem o PT então vão plantar batatas.

  14. img
    Mimi Responder

    Este sr e os seus tem razoes mais que suficientes para gritar, espernear e fazer o tudo por tudo pelo seu ADI. Como é bom ter gente fiel…

  15. img
    LUZ Responder

    O mal desta confusão toda esta, nesse arrogante LEVI, não pode continuar a ser sercretario desse partido, assim o ADI tera sempre os mesmo problema, o patrice não fez escolha certa, o Levi da mais para CAPATAZ nas roça, e não como secretario,

    • img
      Paz Responder

      Acho que poucas palavras bastam , : o ADI é o patricio trovoada, por essa razao nao podemos separar o levido resto, ele apenas cumpri as ordens..

  16. img
    sa ma djingo Responder

    «Se não vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse pais», O que é isto? uma declaração de guerra? Que falta de respeito é esta ameaçar-nos de guerra? Que irresponsabilidade é esta? Isto é palavra do secretário de um partido?

  17. img
    100%nosporCá Responder

    devido burrices e arrogância do adi, deu o ki deu, isto é pra apreender lição vão a casa sim o governo do adi.

  18. img
    26 macacos Responder

    Ahm ahm ahm.

  19. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Este partido vai acabar só por ter muitos arrogantes,e se querem continuar têm que olhar profundamente para dentro do partido e expulçar esses arrogantes.

  20. img
    akeles Responder

    Oh Levy, vai plantar bananeira…..a casa k estas fazendo ainda não terminou por isso esse confusão toda

  21. img
    queremos ser felizes no nosso pais Responder

    deixanos trabalhar querremos trabalhar

  22. img
    dailtm Responder

    esse leive e um grande mau criado ele tem a cra de pau de para os tribunais. a assembleia se tivesse poniçao ele nunca mas poderia exerce funçoes de depotado mas. mas como estamos em sao tome tudo pode ne

  23. img
    Fókótó Responder

    Qual manifestação qual quê! Qual eleições quais quê!
    Manifestações e eleiçoes hoje em dia não transmitem e nem servem para medir a determinação politica deste povo, uma vez que elas são realizadas na base de pagamento para participar.
    O povo pobre como lhe deixaram corre atrás do dinheiro por tudo e por nada sem saber, na realidade o que está fazendo e para onde vai.
    Esta manifestação pode vir a ter um mar de gente tendo em conta a mobilização pecuniária , casa em casa, que se está assistindo nos distritos.
    Mandem a TVS entrevistar os manifestantes perguntando-lhes arazao da sua presença. A resposta será encontrada.

  24. img
    Assuncao Responder

    Ke ke isso rapaz, onde aprendeste estas coisas?poder tb ja “te subiu a cabeca?”ja nao ‘es tu, francamente!!!
    Com cumprimentos.

  25. img
    MALADOI Responder

    Hoje na rádio nacional o sr. Patrice Trovoada disse que se as coisas não regressar a normalidade será um CAOS, UM CAOS. Associando essa parte do seu discurso ao de Levy Nazaré que disse o seguinte: “Se não vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse (neste) país.” – Tudo isso signifca o que os membros da CUPULA de ADI, têm ou possuem armas de fogo e estão a distribuir para população, SERÁ, SERÁ, SERÁ. Aquelas duas expressões são muito fortes para que as autoridades competentes (policiais,judiciais) mantêm impavidos e serenos sem fazer nada ou tomar alguma decisão.Para os militares / exercito deverão ser chamados para patrulhar a cidade e assegurar o bom funcionamento das instituições e orientações do Comandante Supremo vs comandante em chefe. O desrespeito que tomou a terra em k os deputados do adi querem que o presidente da republica faça o que lhes deram “telha”. A sua Excelência o Presidente da Republica deve seguir a constituição e ponto final aragráfo.

  26. img
    Zozé Lové Responder

    Na minha modesta opinião…

    Acho que há discordenação no ADI ou então o proposito ainda está muito obscuro. Se foi interposto uma ação no Tribunal por ilegalidade do acto praticado pela oposição, como “Jurista” o Sr. Secretário Geral do ADI deveria aguardar serenamente que a justiça fizesse o seu trabalho, antes de convocar tumultos e arruaças.

    Se a razão estiver do lado do ADI o tribunal manda anular todos expedientes feitos pela assemblei e tudo volta ao Normal, só que o Evaristo jamais poderá voltar como presidente da Assemblei.

    No meu fraco entendimento este foi uma vitima disnecessaria, o ADI deveria ter poupado o Sr. Evaristo deste acto, mas não, não respeitou uma pessoa Idonea que impunha respeito e credibilidade.

    Não sei que futuro é reservado para esse martirizado povo, mas vou estar atento.

  27. img
    cao sem sorte Responder

    Meus senhores, estou lendo varios comentarios, acho que voces estao a esquecer de muitas coisas, maiorias das pessoas estao a favor da dicisao do partido da opsição, mas estão a esquecer dos promenores, se é para por aquelas carras no poder vamos sofre mais e mais ainda, se voce lembram que estas carras sao aqueles que durante os 30 anos tem vindo a governar este pais,me falam o que de bom fizeram para este país esses anos todos, o pais melhoros com eles? porque que o povo tirou lhes de lá, será que eles vao fazer alguma coisa? Alcino Pinto é um Landrao será que ja esqueceram? Guelherme Posser tambem é outro, Bano tambem é… o Delfim tambem é……para dizer todos que estao a frente da oposição sao gatunos se nao fizerao quando tinha todos os poderes na mao sera que vão fazer agora? eu concordo com algumas palavra de Levy Nazaré o povo é que dicide… mais nada de guerra. vamos unir para ajudar o nosso belo país STP Somos Todos Primos.
    aquele abraço fui……………-

  28. img
    santiago filho Responder

    Esse senhor Levy onde andava,eu nao conheco esse bicho; o senhor vem a imprensa ameacar o povo santomense avisa esse bicho,que nasceu ontem que nem o Gogulho em 1953 nao consegui fazer o que pretendia os santomenses nao aceita ameassas voce e o seu grupo que se cuidem.O senhor e os seus companheiros deveriam preocupar com o povo que vive numa miseria extrema e nao ameassa-los.

  29. img
    Nós por Cá Responder

    É de salientar que existe um limite nos objectos de fiscalização de constitucionalidade. A fiscalização da constitucionalidade, recai apenas sobre normas jurídicas. Logo, não é possível o controlo de actos dos poderes públicos, tais como: actos políticos, os quais sujeitam-se exclusivamente ao regime de responsabilidade política; actos administrativos, os quais submetem-se apenas ao controlo de legalidade pelos Tribunais Administrativos que no nosso sistema judiciário está na alçada do Supremo Tribunal de Justiça. Somente os actos jurisdicionais são susceptíveis de fiscalização de constitucionalidade. Os actos políticos, como este que estamos a presenciar, não podem ser levados a apreciação do Tribunal constitucional.

  30. img
    Motxí Responder

    O único conselho que deixo aos do ADI, é o seguinte:

    Rapazes.., senhores(as), vocês são novos, usem a inteligência, não sigam o jogo do MLSTP, PCD, que estão mais sujo que os ”Jójós “de lixo, eles não sabem fazer política. Aquilo que aconteceu no outro dia no Parlamento foi um dos momentos de delírio do ADI, fraquejaram e devem reconhecer, joguem limpo, a vossa arma é o povo, o povo ainda acredita no ADI, não deixe tudo a perder meu jovem Levi N., use sempre a Inteligência apostem mais nos quadros jovens capazes(Vês o Kney…!!??, tb o presidente de Câmara de Mezoxi..…cheios de vontade de trabalhar e com poucos recursos….), deixe o MLSTP, e o PCD com os velhotes cansados que só sabem é a arte da aldrabice e da vida fácil. Sr. Levi, mesmo com a cabeça quente, respeite o Presidente da república, sei que é difícil estar no meio dessa gente toda inunda, mas o ADI, é único que nos resta e todos sabem disso até a oposição reconhece isso.

    God bless STP.

  31. img
    rostov Responder

    Muito bonito Levi,mata a cobra e mostra o pau. Pensas que exite TRIBALISMO em STP. Vais ser 1º a levar uma boa surra. Seu CABRITO a se fingir de BOI…

  32. img
    Mimi Responder

    O ADI deixa-se estar, manda a bola para o outro lado do campo, faz golos na própria baliza e no meio do jogo espera que o árbitro marque um penalti contra o adversário por uma falta que só eles mesmos viram. Vem à imprensa culpar o árbitro (os maus perdedores sao sempre assim) e culpar o adversário, apesar de nao se ter treinado o suficiente para o jogo. Faz muito barulho e insentiva as claques a se manifestarem e até a irem mais longe se assim o entenderem… e, por fim, nao se responsabiliza pelas consequências… Haja maturidade!

  33. img
    Non molé Responder

    O que vem a ser isto? O Levy começa a ameaçar o Povo por tudo e por nada. Pergunto ao Levy o que é que o Povo tem a ver com a sua politica suja? Se o ADI quer governar , ele que faça por merecer e não estar aqui com jogos de cabra cega. Com esse tipo de ameaça eu ti garanto se estivesses num outro pais de Africa que não fosse o nosso lindo STP a essas horas vc ja estaria a cheirar a cadaver. Como a guerra ja foi declarada o povo é que deveria virar o vc jogo , acabar com voces todos politicos adraboes e chupadores de sangue do povo. Deus é Pai e não é Padrasto por isso todos os males que vcs pensam em fazer o povo dessa terra , todo esse mal vos subira de cabeça aos pés.Bando de desgraçados e sanguisugas.

  34. img
    Olga Onofre Santos Responder

    Pareceu-me ter ouvido as declarações do Sec. Geral do ADI onde afirmava que não havia mais condições para governar e que a solução seria devolver a palavra ao povo – que o partido estava preparado para as eleições. Foi o que me pareceu ser, ainda que implicitamente, a sua mensagem. Bom, no entanto, o que não percebo então é: “porquê dessa atrapalhação toda depois da moção ter sido aprovada?”. Dentro de uma coerência política, não lhes seria “indiferente”, ou melhor, não lhes seria conveniente? Bom, independentemente da legitimidade ou não disso tudo, acho que temos todos em mãos a grande oportunidade para ver o Sr.º Pinto da Costa a pôr-se a prova, vamos ver. E o tal “Caos” de que se fala, o que poderá ser? E se for, o que faremos?
    Um abraço, Olga

  35. img
    Zé Maria Cardoso Responder

    Olá Bingo,
    É muita coincidência para não ser “plágio”. Ainda bem q o TN salvaguarda os horários e as datas dos comentários. Não se faça passar por alguém q não sou. O meu texto deu entrada no dia 28.11.12 e o seu (ainda bem) no dia seguinte. Não tenho jeito de anonimato, tenho outros.
    Um abraço!

  36. img
    FEXA PATA Responder

    Os senhores do MLSTP ja nao estao a ver o cofre estao com mulhres boniquitas vaquitas e nao fazem mais nada se nao for esta no governo ai esta o problema.

  37. img
    luisó Responder

    Meus caros amigos sejamos realistas ao fim destes 37 anos:
    ESTE PAÍS NÃO TEM FUTURO!!!!!!!!!!!!!

  38. img
    eu sou honesto Responder

    Pra mim ADI pode fazer manifestaçao todos os dias 24/24h.Desde que da 400.000,00 dobras como ontem-diheiro facil quem nao quer!!!Mais nao contem com o meu voto.
    Vao para RUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

  39. img
    Adalberto Cravid Responder

    Um advogado e vice presidente de um partido vai ao parlamento com armade fogo?
    Gosta de terror ou está aprendendo a ser terrorista. Não entendendo o senhor estava correr como se fosse “Sassuá” atras do cargo de Procurador Geral da Republica, agora quer ser terrorista? Ai Levy!!! Patrice Trovoada é Gabonês, ele pega no avião viaja e você fica aqui a comer fruta pão com azeite palma…ham,ja sei casa ainda não acabou Levy? Toma juizo deixa de ser garoto.

  40. img
    Oscar Medeiros Responder

    Levy Nazaré nem respeita o seu pai.
    Como pode um advogado e secretário de um partido ter a coragem e falta de caracter, lançar este tipo de mensagem ao povo? Por isso melhor lidar com pessoas que mal passaram pela escola, porque respeitam os seus semelhantes do que conviver com crocodilos, tipo Levy Nazareto. O que o senhor Levy precisa é dar-lhe uma boa surra, antes de qualquer atitude maldosa da parte deles. O ADI já foi um partido de respeito no tempo de:Dr.Edgar e outros membros antigos que fundaram o partido, agora esses terroristas assumiram o partido e assumiram a confusão e a desgraça.

Deixe um comentario

*