MLSTP/PSD rebate declarações do Presidente da ADI feitas numa Rádio Estrangeira

O MLSTP/PSD diz que analisou a situação política nacional, e prestou atenção a gravação de uma entrevista de Patrice Trovoada dada a uma rádio estrangeira. O partido decidiu tecer algumas considerações a volta do que considerou ser diálogo-entrevista de Patrice Trovoada no estrangeiro.

SECRETARIADO PERMANENTE

Comunicado

O Secretariado do MLSTP/PSD, reunido na sua sessão ordinária, analisou  a situação política interna e no ponto diversos ouviu com espanto a gravação da entrevista dada à RDP/ÁFRICA pelo Sr.  Patrice Emery Trovoada.

No diálogo-entrevista conduzida pelo já conhecido jornalista Carlos de Menezes o Sr. Patrice Emery Trovoada, fruto da sua opção de fuga de responsabilidades, aproveitou para desabafar o que lhe vai na alma, tendo  desperdiçado oportunidades, para num quadro, de contraditório democrático, despender os seus argumentos sobre actos e comportamentos que marcaram a sua desastrosa governação, enquanto Primeiro-ministro e Chefe do XIV Governo.

O Sr. Patrice Emery Trovoada, menosprezou a impar ocasião que lhe foi dada, para governar o País, mesmo não tendo sustentabilidade parlamentar, revelando o egocentrismo que lhe é peculiar.

A mensagem do Sr. Patrice Emery Trovoada tange ao ridículo e revela frustração pelos falhanços das suas maquiavélicas e criminosas estratégias, de transformar São Tomé e Príncipe num espaço de criminalidade, dissensões, e conflitos roçando o caos.

Num momento em que se regista o esforço de um Governo de Coligação, detentor de uma maioria parlamentar inequívoca, no sentido de reparar os danos causados pela gestão fraudulenta e dolosa do Governo do Sr. Patrice Emery Trovoada, o mesmo insiste em tentar confundir a opinião pública nacional e internacional, com detalhes da sua vida pessoal, como é o caso das viagens para os seus negócios privados, que prejudicam sobremaneira a imagem do País.

Como explica Sr. Patrice Emery Trovoada, a negação da representatividade atribuída aos Deputados do ADI na Assembleia Nacional, pelo povo soberano de São Tomé e Príncipe e o açambarcamento dos salários, viaturas e regalias do Estado, sem a devida contrapartida?

Como explica Sr. Patrice Trovoada a orientação por si dada aos seus deputados para continuarem a receber os salários como Deputados?

O Povo de São Tomé e Príncipe continua a espera das explicações do Sr. Patrice Emery Trovoada, perante o seu eventual envolvimento no financiamento do Golpe de Estado de 2003, assunto internacionalmente conhecido e retratado numa obra de um escritor estrangeiro de renome.

O País e a nova geração, aguardam do Sr. Patrice Trovoada explicações, sobre as verdadeiras causas da detenção do Sr. Miguel Trovoada em 1979, ao invés de se vitimar, confundir, e retirar o proveito de situações que poderia ter explicado enquanto Primeiro-ministro, em sede própria.

O processo democrático em São Tomé e Príncipe é irreversível. Tudo deve ser feito, ao abrigo das leis para a garantia do respeito escrupuloso da constituição, das demais leis, dos princípios, liberdades e dos direitos do cidadão na actual conjuntura política.

A Assembleia Nacional e os demais Órgãos de Soberania estão em pleno funcionamento. Apenas o desconhecimento da Constituição pode levar Patrice Trovoada, antigo Primeiro- Ministro a falar de forma patética do vazio institucional.

A prova disso, é que não houve quaisquer impedimentos para que o Chefe do ADI abandonasse o Pais, nem bloqueios ao nível da comunicação social, para coarctar as declarações insultuosas do Secretário-Geral do ADI, muita das vezes contra o Presidente da República, Presidente da Assembleia, Primeiro- Ministro e ao próprio Povo São-Tomense.

O que houve é a recusa do actual Governo às exigências absurdas do Sr. Patrice Trovoada em continuar a beneficiar das regalias e prerrogativas dum Primeiro-Ministro além das que a lei lhe confere, mesmo após a sua demissão.

A título de exemplo: com que direito Patrice Trovoada pretendia viajar com um corpo de efectivos de segurança policial com armamentos?

Sr. Patrice Emery Trovoada na sua saída precipitada do País, desapareceu com documentos e processos importantes do Estado violando os preceitos legais. Ordenou aos membros do Governo demitido que abandonassem os Ministérios com todos os dossiers importantes.

O MLSTP/PSD tolera a opção política do Patrice Trovoada em relação ao actual poder. Mas considera incompreensível e inaceitável a incongruência do mesmo no que toca a utilização do dinheiro público conseguido à custa de sacrifícios dos Parceiros Internacionais.

A ausência prolongada do PT no país agudizou o seu estado de amnesia pois das contas e os indicadores, o mesmo está de facto esquecido da descaracterização da Administração Pública, da penúria nos hospitais, da situação dos bolseiros e os compromissos com os licenciados e reformados e da cratera do Tesouro Público.

Exceptuando as obras iniciadas por anteriores governos, os 24 meses de PT consistiram em vender sonhos e ilusões e projectos fantasmas não deixando nenhuma marca para o futuro.

O Povo de São-tomense não tem saudades do Sr. Patrice Emery Trovoada muito menos da sua ruinosa governação.

Com as suas declarações, uma vez mais salta a vista o caracter rancoroso e complexado do Patrice Trovoada e confirma que tem problemas de sobrevivência na condução do seu próprio partido (dirigido com um controlo remoto).

É inaceitável a forma indecorosa e malcriada como o Patrice Trovoada se refere à Sua Excelência o Senhor Presidente da República o que por si só ilustra a falta de lealdade e desrespeito aos órgãos de soberania durante a sua governação.

O MLSTP/PSD exorta o Povo de São Tomé e Príncipe a continuar alerta e a tudo fazer em prol da democracia e estabilidade.

  1. img
    Jose Andre Responder

    Pouco vergonha. E este o teor da carta elaborada pelo secretariado permanente de um partido que se considera capaz de governar STP?

  2. img
    E. Santos Responder

    “O Povo de São-tomense não tem saudades do Sr. Patrice Emery Trovoada muito menos da sua ruinosa governação.”
    heheheheh, mas o FMI ainda ontem disse o contrário. Esse pessoal do MLSTP é surdo ou faz-se?
    Digam que PT fez outras coisas e provem-no. É disso que estamos a espera há 3 meses e até agora nada.Só teatro.
    Ou então calem-se que já não baralham mais ninguém com este discurso.
    A vosso contragosto, mas o que se nota aqui e acolá é que o povo tem bastante saudade dele…hehehehe, epa, é verdade, queiram vocês ou não. Se vocês não conseguem ser melhor, claro que o povo vai ter sempre saudade. Ainda que ele possa não ter sido brilhante. È preciso não esquecer que uns anos após sairmos da ditadura, o povo disse em relação a Pinto da Costa “melhor ele mesmo”. Não por gostarem da ditadura mas porque até lá não se tinha apresentado alternativa melhor.
    Acho que em vez de tentarem atacar PT a todo o custo, vocês deveriam se concentrar em serem sérios, honestos, acabar com a corrupção no vosso seio e demonstrar ao povo que vocês mudaram de facto, que agora querem ser gente de bem e trabalhar para o povo. E assimo povo vos dá crédito.
    Agora, andar a fazer campanha, e acções de mkt para Patrice Trovoada (negativa ou positiva o efeito tem sido o mesmo: gostam cada vez mais dele e se bobear, ele ainda ganha as proximas eleições com MA) vocês não vão longe. Nem com a faca e o queijo na mão não se safam, vão vos arrebatar. Nancê buiá nancê só.

    • img
      Jonas Responder

      Desde de quando que você esta autorizado a falar em nome do Povo santomense.

      • img
        E. Santos Responder

        Desde quando? A partir do meomento em que eu faço parte dele e o observo.
        Se assim não fosse, ninguém estaria autorizado a falar pelo povo senão em massa. Só que todos (o povo) a falar ao mesmo tempo, ninguém o perceberia.Aliás, a mesma pergunta que me fez teria que ter feito também ao presidente do MLSTP.

    • img
      Abençoado Responder

      Meu caro,

      Tens toda a razão. Esse governo de flassa só, dirigido pelo senhor GB, só sabem falar, degrinir. Se o PT teve uma gestão catastrofica, porquê as instituições que dão dinheiro a STP,fazem um balanço positivo?

      Vovês só estão a demonstrar ao povo, todo odio e inveja que têm de PT, e que só tomaram o poder porque odeiam este homem. Se não, porquê é que não entregam as instituições competentes para julgar a dita ~´a gestão, gestão calamitosa do PT.
      Vão curar o vosso odio, porque isto está a vos conduzir a demência. Trabalham. Nunca se viu um país sem um orçamento até o mês de março. Ficaram a parodiar na Assembleia, querendo demonstrar ao povo que “estão a trabalhar” para quê? se até hoje o orçamento não foi promulgado pelo Presidente da Republica.
      Trabalham mus caros, coragem façam a correção que o Banco Mundial pediram que façam no orçamento que fizeram, um orçamento irrealista, como voçês todos e deixam de fla só.
      Telanon vocês nem tenhem vergionha, paresentam um comentario contra um aentrevista que nem se quer deram um tratamento jornalistico. Que pena!

      Povo, sou eu, es, tu, somos todos nós. Então todos nós podemos falar em nome do povo, pois se tivessem ouvido o que povo dizia e queria, não estariamos nesta situação agora. Porque o povo não queria a demissão do governo de PT. Despacham e dão este povo o direito de se expressar nas urnas.

  3. img
    VABÚ Responder

    Voces do MLSTP são diferentes? Talvez porque voces têm outra forma diferente de distruir o país. Esta é a única diferentça entre os “camaradas” e o Patrice Trovoada. Quem não vos conhece acredita que voces são donos de boas intensões. Por isso o país está evoluido com a vossa gestão de ano pós ano.
    Procuram cantar outra musica e mais bonita para soar bem nos ouvidos do povo são-tomense.

  4. img
    agora sim Responder

    Agora sim. senhores do MLSTP, PCD E MDFM, deixem espaço para o governo governar e façam voces a oposição ao ADI. Oposição construtuiva e esclarecedora para acabar com o mito do senhor PT. Tanta coisa por fazer, hospital sem medicamentos, bolseiros sem bolsas, dividas e mais dividas e continuam a dizer que governanram bem? Credo ladroes do poder.

  5. img
    BALU KUADO Responder

    Ele PT “tem rabo na estrada”, fez falcatruas, mjuita bandidagem e ficou com medo de não ser detido para justiça e pirou-se.
    O pateta que é um cadastrado internacionalkmente conhecido pelas suas andanças nkoi exterioir etc. que dar<a entender que o país não respeita direito humanos é por isso que ele nao pode regressar. Nada disso. Todos os nssos parceiros conhecém-no. Homedm que em um ano só este no país 6 meses e os restante no exterior. Todos sabem que ele esta em fuga com medo de não responder em justiça.
    Os seus comparsas que ficaram cá orfãos comandados a distância estºãio a passar vergonha e que bem merecem. Se não estão em conivência com aquele bandido. Qusese todos…
    Deus fará justiça e estamos cá para ver PT.

    • img
      Tito Responder

      Existe alguma ação na justiça contra o Senhor PT? ou qualquer membro do seu governo? Que eu saiba não, e também não entendo porquê se dizem deter provas. Porquê é que não apresentam queixas? Estão a esperar o quê.
      Compatriota, só se fala “fuga da justiça” quandon existir uma queixa contra a pessoa.
      Deixam de degrinir este senhor que é santomense, talvez mais do que certos de MLSTP, PCD e MDFM, que só pensam nos seus biolsos e destruiram e continua a destruir o futuro dos santomenses.
      Cresçam, para depois aparecerem. Trabalham e o povo saberá julgar na hora das eleições. Tabla só ca da té.
      Não se enganam, o povo sabe quem é quem aqui neste país.

  6. img
    Correia Carlos Responder

    Eu não costumo estar de acordo com o MLSTP. Mas desta vez, desculpem lá, tenho que estar de acordo com este partido. Eu também ouvi a referida entrevista e fiquei chocado com as palavras utilizadas pelo senhor ex-primeiro-ministro Patrice Trovoada. Ele utilizou uma linguagem a roçar ao rídiculo, à boçalidade, ao rancor e raiva, ao tudo de pior que um estadista pode manifestar depois de abandonar a suas funções. É muito triste que um ex-primeiro-ministro de um país tenha baixado até este ponto.
    De facto, este sen hor ex-primeiro-ministro tinha uma boa ocasião para explicar muita coisa sobre a sua governação e não aproveitou para explicar nada disto. Não disse uma palavra, por exemplo, sobre o dinheiro que gastou para dar uma simples entrevista a um jornal estrangeiro. Não disse, por exemplo, porque fugiu do país sem dar possibilidades ao actual governo de conhecimentos sobre os diversos dossiers de governação. Isto é impróprio de um estadista responsável. Como é possível que este senhor tenha ainda a vergonha de querer continuar a alimentar a esperança de voltar para a governação do país? É muito triste tudo isto. Como é possível que ele admita que é um gesto bonito os deputados do ADI continuarem a receber dinheiro do estado e não comparecerem nas sessões na Assembleia Nacional? Isto é uma pouca vergonha. Um país pobre e sem recursos anda a pagar estes senhores deputados para andarem a brincar com o povo? Se eu pudesse não daria nehum tostão do meu desconto fiscal para sustentar esta cambada de chulos e preguiçosos. Há limites para brincadeira de políticos de meia tigela que só pensam nos seus interesses pessoais. O estado não deveria pagar esta cambada de preguiçosos e corruptos. Eu já estou farto destas brincadeiras do ADI e do senhor Patrice Trovoada. Estou a vossa espera para virem pedir votos outra vez nas próximas eleições. Maldita hora que votei nas vossas listas. Maldita hora.
    Correia

    • img
      Jose Responder

      Claro que tens que ficar de acordo!!! eles ja taparam vc boca, poriss tens que estar de acordo.

  7. img
    Pretugues Responder

    Porque so agora;eu quero que Jorge Amado mostre prova das drogas existente na posse dos membros de ADI.So assim irei accreditar no MLSTP.

    • img
      Tiago Responder

      Mesmo não sendo do MLSTP, gostei muito desta peça. Também ouvi a entrevista do senhor Patrice Trovoada e fiqiei chocada. Nunca pensei que um estadista pudesse dizer tanta asneira em meia hora de entrevista que mais parecia um diálogo preparado. Não sou do MLSTP nem nunca apoei este partido, mas neste aspeto estou satisfeito com eles. Nunca pensei que um ex-primeiro ministro do mau país baixasse tanto.
      Bem haja
      Tiago

      • img
        Cátia Oliveira Responder

        Subscrevo o seu comentário. Ninguém compreende o conteúdo daquela entrevista que mais parecia um comício de muito baixo nível, com insultos aos dirigentes do país, tentativa de vitimização, linguagem inapropiada para quem se considera único líder do país e ausência de justificações sobre a situação em que o referido personagem deixou o país. Não se compreende que não tenha passado as pastas ao actual governo nem explicasse ao mesmo sobre os diversos assuntos de governação. Pouca vergonha!!! Nem um pedido de desculpa pelo mal que os seus deputados têm feito ao país estando ausentes do trabalho da Assembleia Nacional. Eu já estou farto de pagar o meu dinheiro para esta caterva de preguiçosos e sanguessugas. Se estas pessoas que se dizem deputados não querem trabalhar dêem o lugar aos outros. O país não pode continuar a sustentar parasitas e malcriados pagos com dinheiro dos contribuintes.
        Tenho dito

      • img
        daniel coelho Responder

        fala verdade es do mlstp
        deixas destes abtos
        o homem foi bem claro doa quem duer

      • img
        Wilson Responder

        37 anos de independencia e quantos governados pelo MLSTP/PSD. Quem fez a ditadura dos quinze anos, quanta corrupcao feita pelos dirigentes do mlstp, barco de pesca 30 de setembro e Rei Amador, GGA, casas pre-fabricadas, DOCA, STP trading, etc, etc. Veja que dirigente de que partido mais casas do estado comprou na cidade de Sao Tome? Nos os jovens estamos em alerta e cansados desses gajos que nos faz sofrer e adiar os nossos sonhos.

        • img
          Jose Responder

          Só pra acrescentar!!!Quando se fala em ditadura dos quinze anos, é bom relembrar dos nossos hospitais, empresas de cacau, café e roças agriculas que o ditador Pinto da Costa deixou afundar. Relembrar a bixa de pão, purada, isso é que nós não podemos esquecer.

      • img
        Jose Responder

        Agineira é o que teu lider jorge Amado desse ta ouvir. Um lider que nem se quer sab se ele é amado,armado ou arrumado???

  8. img
    Paulo Responder

    O que o povo de S.Tomé não tem saudade dos senhores do MLSTP, assaltantes do poder, senhores ladroes o corruptos, 35 anos a desgraçar o País.Senhores não têm lição de moral a dar para ninguém, se o país está como está a culpa é vossa.é por isso que os senhores têm medo de eleição, porque os senhores sabem que se houvesse eleição o ADI ganhava.

  9. img
    Paulo Responder

    O que o povo de S.Tomé não tem é saudade dos senhores do MLSTP, assaltantes do poder, senhores ladroes o corruptos, 35 anos a desgraçar o País.Senhores não têm lição de moral a dar para ninguém, se o país está como está a culpa é vossa.É por isso que os senhores têm medo de eleição, porque os senhores sabem que se houvesse eleição o ADI ganhava.

  10. img
    Jacinto Lucas Responder

    “O Povo de São-tomense não tem saudades…”O que é isto? Que português é este? Escrevem como governam… MAL. Por favor, MLSTP não fale em nome do povo. Há quanto tempo o MLSTP não ganha eleições em STP, hein? Inúteis.

    • img
      João Martins Responder

      O MLSTP NÃO GANHA ELEIÇÕES MAS ESTA SEMPRE NO PODER.

      QUAL É A EXPLICAÇÃO QUE TENS PARA ISSO?
      - O PAÍS É BEM DA FAMILIA MLSTP?

      • img
        Jose Responder

        A explicação p´ra isso é que MLSTP so sabe assaltar o poder e não gostao de eleções, isso é a unica explicação.

  11. img
    John Smith Responder

    Eu apenas gostaría de saber o que significa “…tudo fazer em prol da democracia e estabilidade.” agradecería muito si alguém me pudesse responder.
    J.S.

    • img
      Tito Responder

      Subscrevo-me totalmente, também gostaria de saber.
      Senhor Américo és muito jovem para entrares nesse clã de ódios. O ódio destrói a pessoa que o senti. Cuidado. Durante a leitura deste comunicado na TVS o que vi é só ódio no tom da voz e nos olhos de Américo, se continuares assim este lixado meu carro. Vai te tratar, consulta um psicólogo

  12. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Politica é um Jogo sujo eu não respondo para nenhum partido politico em STP nunca cumpriram o mandato todo nunca desenvolveram São Tomé olha estado de Hospital,Povo com falta de alimentação poupa-me gente…

    • img
      Jose Responder

      Nunca cumpriu o mandato por causa do MLSTP, PCD, MDFM. esses partidos é que são os assaltantes do poder em STP. E isso ta claro!!! quem assalta é ladrão!!!
      Poriss quando os gajos vão pra poder, tambem assaltam cofre do estado, instituições de estado e muito mais.

  13. img
    graca Responder

    MLSTP-PCD… partidos da vergonha da podredao,hipocrisea, ditadura,preguicosos,…eles sempre optaram por semear a vento so lhes restam colher a tempestade …so tenho pena desse povo que ainda vai na conversa desses hipocritas , que se dezem ser salvadores da democracia demagogica , …deixem de usar o bom nome deste pobre povo …nao ha bem que nunca acaba ,nem o mal que dure sempre …tudo tem um fim …

  14. img
    Barão de Água Ize Responder

    O SR. Patrice é um aprendiz de ditador e ponto final.

    • img
      Sousa Martins Responder

      Acho muito bem que o MLSTP tenha feito este comunicado. A situação já está a ficar insustentada. Eu não posso continuar a pagar o mei dinheiro dos impostos para que os senhores duputados do ADI andem a faltar sessões na Assembleia Nacional e ainda por cima a ganharem a totalidade dos seus vencimentos. Isto não pode continuar assim. Eu trabalho, tenho a minha família para sustentar, nunca vivi com apoio de nenhum político e não tenho que andar a sustentar deputados faltosos e preguiçosos. Eles se não quiserem trabalhar que dêem lugar aos jovens que estão sem trabalho. Isto não pode continuar assim. Admito que façam política sim senhor, que discutam e reclamem os vossos direitos, e outras mordomias, mas fazerem de mim parvo, estarem a receber o vosso dinheiro, pago com meus impostos para não aparecerem na Assembleia Nacional é que eu acho que já é abuso demais.

      • img
        MARIA NÃO DA? SERA Responder

        Isso não é verdade meu caro.
        Mais uma vez é o que os MLSTP, PCD, MDFM, Gabriel Costa e Pinto da Costa, querem fazer-vos acreditar, mentido como sempre fizeram querendo tirar benefício dos ignorantes como tu.
        O que se passa é que os deputados de ADI, que não participam nos trabalhos da Assembleia, por convicção, uma coisa rara neste país, receberam um subsidiou, sim, mais correspondentes só aos dias que foram simplesmente marcar a presença. Mais devem perguntar, porquê é que vão? Para não perderem mandato. Porque no regimento da Assembleia diz que um deputado que tiver 6 faltas não justificada (apesar das faltas do ADI, ao meu ver estão justificadas, porque disseram porque é que não participam nos trabalhos) perde o mandato. Foi devido isso que esses piratas, marcaram 6 sessões consecutivas para discussão do orçamento, só para ver ADI fora da esfera politica santomense, porque o regimento precisa ainda que, o deputado que tiver 6 faltas não justificadas, perde o seu mandato e não pode se candidatar nas próximas eleições.
        Si não, como compreender que pessoas que se dizem dialogantes, sabem bem que a Assembleia não está a funcionar correctamente, só passam o tempo a insultar o ADI, mentindo, chamando-os de ladrões, de maus gestores (enquanto o BM, FMI, Comunidade Europeia, apresentam relatórios com indicadores que provam o contrario), até de drogados e traficantes de drogas foram acusados pelo líder de partido que diz ser dialogante.

        Dizem que assaltaram o poder para trazer a estabilidade, tranquilidade, e só passam a vida a insultar, insultar e mais nada.
        Foram para Assembleia, mostrando as dívidas que foram deixadas pelo governo de PT, sem serem capazes de dizer, qual foi a divida que o governo de PT encontrou, se as despesas aumentaram ou diminuíram, não fizeram nenhuma comparação. Normalmente quando fazemos um relatório, faz-se sempre uma comparação dos dados dos últimos três nãos, no mínimo. Porquê não fizeram isso. Não seria muito mais credível se o governo do GC, mostrasse na assembleia, por exemplo qual foi a despesas com telefone durante o XIV governo e quais foram as despesas de XIII governo de RB. Despesas de viagem, saldos das contas correntes, dividas, tudo o que quiseram mostrar na assembleia, se tivessem feito uma análise comparativa, com a gestão dos antigos governos, não seriam mais credível? Porquê é que não fizeram. Porquê é que não apresentam queixa-crime? Ou estavam a contar com Elsa Pinto para fazer o trabalho sujo?
        Porquê não fizeram também uma comparação com as despesas com viagens realizadas pelo Senhor Presidente PC? Ele deve ter viajado umas 6 vezes, quanto ele gastou? Quanta PT gastou nas suas 5ª0 e poucas viagens. Apesar de não terem direito a mesmo subsídio (PR tem por direito maior subsidio), mais seria bom brindar o povo com essas análises.

        Só assim mostraram que são sérios, que os que motiva não é unicamente um ódio doentinho e cego contra o Patrício Trovoada, e que infelizmente todos nós estamos a pagar pela vossa incapacidade de amar e respeitar o vosso próximo.
        Gabriel Costa, como serás tratado, ou como queres que serás tratado quando deixares de ser Primeiro-ministro?
        Rafael Branco, foste tratado, insultado da forma como estão a fazer com PT, embora merecerias de o ser?
        Que exemplos vocês estão a dar. È por isso que ninguém tem respeito pelo outro e o país está com está. Muita atenção com o que estão a fazer, que tudo isso vai virar contra vocês. Não se enganam, vocês não vão ficar eternamente no poder. Sabem disso mais do que ninguém, porque a vossa coligação só é de fachada. Por isso estão a tirar toda a bateria contra o PT, que é a vossa razão de existir, se não já se estavam a tirar um contra outro.

    • img
      João Martins Responder

      O Pinto da Costa é mestre ditador

    • img
      Jose Responder

      Aprendiz do ditador são vocês Do MLSTP, PCD, e MDFM!!! formados por ditador Pinto da Costa..

  15. img
    zeme Almeida Responder

    O Povo tem saudades do Patrice Trovoada e nao voces do MLSTP caducos,que pensam ser donos de S.Tome Principe.O MLSTP quando esta fora do poder transformam-se em leoas famintas.Estamos cansado desta gente caduca do MLSTP precisam de reforma.O mundo esta em constante movimentos e voces só andam a se preocupar com um homem que é Patrice Trovoada.O povo esta cansado de voces a frente do PAIS.O MLSTP quer transformar-se em Dono de STP e tentar desviar a atencao da populacao.Basta deste tipo de governacao em pensar nos seus amigos e familiares.Estamos fartos.

  16. img
    zeme Almeida Responder

    Estamos fartos do MLSTP a frente de STP.Niguem deste Partido esta interessado para o desenvolvimento deste PAIS,mas sim as suas barriga e familiares e amigos.

  17. img
    Jose Rocha Responder

    E este o comentario do secretariado permamente de um partido que se diz capaz de governar STP? Muito fraco e reflete bem a debilidade dos seus dirigentes. STP despensa os actuais lideres desse partido pela frouxa ideologia que preservam, revelando que nada tem para oferecer aos santomenses.

  18. img
    rodrigo cardoso cassandra (digo) Responder

    Eu não sei porque que algumas pessoas semtem mal quando se diz que Pinto da Costa prendeu pessoas, isso é verdade eu propio fui vitima deste barbaro e carrascodo ditador e enquanto eu viver não cansarei nem cessarei de exigir deste barbaro os direitos que me assistem, agora sobre o que disse o Patrice e disse o MLSTP isso é problema deles

  19. img
    toresdias Responder

    Meus caros compatriotas vejamos:
    1. Qual é a razão de o Patrice se preocupar com S.Tomé e a Presidencia da Republica, chegando ao ponto de descaradamento e com fuça de sempre atacar S.Tomé e Príncipe, nosso País?

    Quem não sabe fica sabendo, este Judas nasceu em Gabão, criou lá,e tem lá os seus amigos e compassas . E foi dado este nome de Patrce, pq nasceu na data em que morreu um grande politico e estadista africano Patrice Emery Lumumba. Uma razão:
    Precisa de S.Tomé e Principe para tratar dos seus negocios,e facilitar suas amizades estrangeiras, tendo em a situação geografica de S.T.P.. Desde povo, suas dificuldades, suas essencias não lhe interessa nada. Provas factuais deste judas são evidentes e de sabido conhecimento,de muitos santomenses inclusive dos seus fies seguidores que considero-os já defuntos, tendo em conta as malqueavélicas ações agora desvendadas que foram praticadas por XIV governo.

    Se Patrice é Gabonês porque razão não se preocupa com o Gabão e seu povo?
    Deixa S.Tomé e Principe em Paz. DEMONIO. segunda razão fica para proxima ocasião.

    • img
      Jose Responder

      procura outro argumento Mano!!! Esse nao vale e nem convence povo!!! Se vocês estão a querer enganar o povo?? ja é tarde meus senhor!!! A unica solução p´ra vocês, é como Patrice Trovoada desse, ” Vossos lugar é na refórma” e ponto Final.

      • img
        toresdias Responder

        reformado está é o ADI sem Patrice ADI acaba pq proprio vc está aguardando da Agua do Patrice lavou os tomates para beberes. seja genuino e mostra o teu patriotismo
        Não deita saliva no prato que tu comes dentro, pq teus familiares e este povo humilde precisa

        • img
          toresdias Responder

          precisa desta terra de nome santo

  20. img
    toresdias Responder

    queria dizer:
    tendo em conta… …
    Deste Povo,…. ….

  21. img
    Badiu di STP Responder

    Neste país tudo pode ser verdade e tudo poder ser mentira, todos podem estar com diabo e todos podem estar com Deus…
    Apenas uma pergunta, quém é responsável pela pobreza extrema que vivem as pessoas nas Roças de São Tomé e Príncipe? Ou será porque a maioria das pessoas que vivem nas Roças não terem a cidadania santomense = não contam para votos, logo não merecem ter vida melhor, para além dos “Banhos” e já agora outra pergunta qual é a política deste Governo=MLSTP/PSD para minimizar o catástrofe humanitária que se vive nas Roças de São Tomé e Príncipe….
    Aguardo uma resposta que me possa convencer..
    Até breve
    Badiu di STP

  22. img
    Malditos Assaltantes do Poder diz Responder

    Os senhores do MLSTP/PCD/MDFM não servem para nada. 37 anos de independência que o país está como está. O que só sabem fazer é assaltar o poder e destruir a governação. Esses senhores não sabem mais trabalhar, só sabem destruir gevernos democraticamente eleitos. O povo está cansado. Tomaram o poder resolvem o problema do povo. Não veem aí com histórias, o Patrice Trovoada foi um bom Primeiro Ministro, começo- se a ver algumas mudanças. O arroz está a 25.000 dobras enquanto que o anterior governo levou o arroz ao preço de 13.500 dobras. Vocês açambarcaram todo arroz, esconderam comida do povo para venderem preços altos. Diabo vos leva senhores Delfins e companias. Um dia pagarão o que estão a plantar.

  23. img
    nora Responder

    MUITO BEM MLSTP/PSD, MESMO COM O JORGE AMADO NO ESTRANGEIRO ESTÃO ACTIVOS.

    COMEÇO A GOSTAR DO MLSTP/PSD QUE EM MOMENTO OPORTUNO REAGIU AS DECLARAÇÃO COMPLICADAS DO DANOSO PATRICE EMERY TROVOADA. NAS ELEIÇÕES DE 2010 VOTEI NO ADI ACREDITANDO QUE SERIA POSSIVEL ACREDITAR EM PATRICE TROVOADA, MAS AS MINHAS ASPIRAÇÃO DEICERAM NO RIO MANUEL JORGE. QUERO LHE DIZER QUE O POVO DE MÉZOCHI NÃO ESQUECERA DAS FORMAS DANOSAS DA SUA GOVERNAÇÃO.
    POR MINHA CULPA, MINHA TÃO GRANDE CULPA PESSO AO POVO DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE O PERDÃO POR TER ACREDITADO NESTE PATRICE TROVOADA. ELE QUE VÁ PARA O INFERNO.

    RANCOROSO, MALVADO, BANDIDO E TRAFICANTE.

    • img
      jose Responder

      Você votou em gaba e nao ADI!!! Vai engana teu filho…

  24. img
    Intendido da terra Responder

    ok. o tempo dirá ao certo quem esta certo ou erado.. falta pouco,, a blabla nao falta ,, mas chega a hora da verdade,,

  25. img
    Carlos Jorge da Silva Responder

    Gostei do Comunicado. O alto nivel do portguês não facilita o entendimento de pessoas como Jacinto Lucas. Patrice precisava de um comunicado deste género

  26. img
    tchuna baby Responder

    Este partido é uma desgraça, para o País nunca conheceremos desenvolvimento…com o MLSTP

  27. img
    PATRIOTA DA NAÇÃO Responder

    Eu francamente o medo do ex. P.M de enfrentar o contraditório no solo pátrio, eu nunca vi a RDP AFRÍCA A SER TÃO MANIPULADA parecia até que o jornalista tinha um caderninho com as perguntas que o PATRICE o ORDENOU para o fazer . É ISSO QUE É INFORMAR com RIGOR E TRANSPARÊNCIA?
    Nos a nação SANTOMENSE exigimos mais respeito da RDP AFRÍCA a nossa pátria as questões de um estado de ser tratado com o verdadeiro rigor que lhe é exigido e apelo a direcção geral da RDP AFRÍCA que tomem as devidas nota destas praticas que tomou conta dos seus técnicos ultimamente, porque isso faz com que a vossa estação perca qualidade de informação que ela imite aos seus ouvintes.
    Após os 500 anos da dominação colonial PORTUGUÊSA esforços têm sido feitos para tornar esta sociedade mais culta com uma visão abrangente do mundo actualizado e esta nova postura da RDP AFRÍCA é altamente perigosa e assassina ( espero que entendam )
    Se o srº Patrice Trovoada gostasse deste pais etária aqui, com as nossas estradas esburacadas, com os nossos cães vadios, com os nossos doidos da rua, com os nossos bêbados enfim com a nossa pobreza e enfrentando as dificuldades com o povo que diz amar. Desde DEZEMBRO se acontecesse uma catástrofe natural nos os SANTOMENSSES de verdade morríamos todos menos um o PATRICE TROVOADA.
    Se o Senhor nos ama de verdade demonstre isso com acções deixa de falar barato. Um bem aja a SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.

    • img
      OLHOS ABERTOS Responder

      Sr PATRIOTA DA NAÇÂO, Concordo plenamente com os seus dizeres. de fato,é a realidade atual. se repararem bem, nas atuações dos jornalistas mais o comentador da RDP-ÁFRICA,Abilio Neto, eles são finaciados pelo PATRICE TROVOADA.

      • img
        joão Responder

        Vocês é que são financiados por Pinto da Costa, conhecido internacionalmente como Ditador em STP(El Bandido)

  28. img
    OLHOS ABERTOS Responder

    Depois de ler vários comentários, o que da minha parte tenho a comentar, é o seguinte: No partido A, B, C ou D, se formos afazer um levantamento nos elementos desses partidos todos, extraímos deles, pessoas muito podres, assim como também podemos extrair deles pessoas em quem se pode aproveitar. Porque neste momento, quem deve resolver o grande problema de S. Tomé e Príncipe, não é partido nenhum, mas sim de pessoas que são realmente Santomense e que pretende dar todo o seu contributo na resolução de problemas gritantes da nossa bela terra. Comecemos pelo MLSTP; nesse partido, haverá necessidade de se varrer vários elementos nocivos a esse partido. E ao olho nu, não é difícil fazer-se essa limpeza. O que é necessário, é que surja um líder que consiga fazer esse trabalho de limpeza. Também se passa com o PCD. No que toca ao ADI, O grandessíssimo mal do ADI, é o Sr. PATRICE EMERY TROVOADA, que assaltou esse partido. Os verdadeiros líderes do ADI, já não estão nesse partido, porque conhecem as características da peça; o PATRICE EMERY TROVOADA. O dinheiro que o mesmo usa para financiar o ADI, ninguém sabe a fonte do mesmo. Esse só envolve com grupos nocivos ao mundo atual. Por isso, um dia que o PATRICE EMERY TROVOADA, desaparecer, o ADI, infelizmente também ira desaparecer. Pois, esforçasse para esconder as suas práticas, forçando encontros com grandes chefes de Estados. E foi muito triste de ele ter aparecido numa foto, com o Presidente Obama. O grande objetivo de PATRICE TROVOADA, é o de promover a sua imagem a qualquer preço. Os jovens quadros, que acabaram de chegar e que estão a procura de enquadramento, estão a refugiar-se cegamente no ADI. e o Sr. PATRICE TROVOADA, está aproveitando essa fragilidade dos jovem quadros, financiando alguns deles com migalhas, pondo em causa, as suas próprias personalidades. Por isso, será muito bom que os jovens abram os OLHOS, de forma a se protegerem dessa parte danosa do ADI”PATRICE EMERY TROVOADA”.

  29. img
    Antonio Neto Responder

    Não digo nada, mas só quem não viveu em S.Tomé e Principe continua a defender alguns bandidos do MLSTP/PSD,PCD, e foi pena o MDFM entrar neste jogo.Mas cão com fome come até o dono.
    Quando fica a faltar o dinheiro nos gojos desses partidos os tipos não perdoam a propria mãe nem a esposa e os filhos, portanto vamos esperar que o JESUS CRISTOS nos salve.

  30. img
    santa catarina Responder

    A Comissão permanenre reunião para debater a entrevista do PT espero que tambem debatam a entrevista do GC prevista para amanha na mesma radio que dizem ser estrangeira”É o RDPAFRICA”
    Este sr. que leu a mensagem teve medo e fugui no parlamento e é este parlamento que o MLSTP e os outros da mesma laia que que o ADI faça parte.Não.
    O deputados do ADI não trabalham no sector financeiro da Assembleia. Eles não pagam a si proprio. São pagos.
    Dizem que tudo esta funcionar será verdade isto ou é só para convencer os mais destraidos. O MLSTP e os outros(os que desgraçaram este país durante os 35 anos)acham que tudo esta bem e estão numa boa a gozar. O povo diz goza mais não abusa.
    A ver vamos!

  31. img
    inteligência Responder

    Sinceramente, com este comunicado só veio mais uma vez complicar a vida deste partido que muitos já conhecem.

    Eu penso que em primeiro lugar o MLSTP deveria pedir informações junto a Assembleia Nacional depois para produzir o comunicado.

    1 – MLSTP, partido que criou estatutos dos deputados deveria conhecer escrupulosamente esse estatutos ou será que agora está contra o mesmo.

    2 – Quem deposita o subsidio que os deputados do ADI tem pelo Direito são os serviços da Assembleia liderado pelo Deputado Alcino Pinto, até porque, como é ilegalmente tem estado a subtrair o dinheiro dos deputados a favor do …….

    3 – Todos devem saber que independentemente de outras regalias ele tem uma remuneração de 40.000.000,00 (quarenta milhões de dobras) e apenas deputados do ADI recebem 6.000.000,00 (Seis milhões de dobras)

    Meus caros, quando o MLSTP e o PCD começar a reflectir o problema do país em vez de atacar aquele esta nos corações de são tomenses pela sua dinâmica, pela sua competência, sua criatividade, sua agilidade, etc. seu sentido de estado, … , esses partidos poderão outras vez emergir credivelmente no seio são-tomense

  32. img
    Domingos Boa Morte Responder

    Meus Senhores não sejamos injustos, quando falamos dos 35 anos.

    Teriamos que excluir o : Miguel Trovoada, Álvaro Santiago (Boca balança), Helder Paquete, Patrice Trovoada, Evaristo de Carvalho (este foi Primeiro Ministro sob vontade de Miguel Trovoada 4 vezes), Fradique de Menezes, e muitos outros… não tem culpas da governação do País.

  33. img
    santossantos Responder

    Socrates ficou dois anos e voltou, falta o Patricie Trovoada para desmentir esses assaltador do poder o Povo que disseram que só manda quando fôr chamado esta a espera para voltar a escolher o doutor Patrice e desta vez com maioria e daí vamos ver se muita gente vai ou não aparender a trabalhar com as mãos e não com a boca.Até podem gozar e fazer o que entenderem o futuro ditará a verdade.

    • img
      M. Vasco Responder

      Patrice Trovoada já teve uma oportunidade na RDP-África para explicar ao povo porque razão fugiu do país e no entanto não explicou nada. T
      Teve a oportunidade para explicar ao povo porque razão não possibilitou ao actual governo a passagem de pasta dentro de uma governação responsável e no entanto não explicou.
      Teve a oportunidade para explicar ao povo porque razão gastoiu tanto dinheiro dos contribuintes em viagens fantasmas com a sua família e amigos e no entanto não explicou.
      Teve oportunidade para explicar ao povo os contrabandos de navios e comércio de coisas ilegais no alto mar e no entanto não explicou.
      Teve oportunidade de explicar ao povo porque razão os deputados do ADI não aparecem na Assembleia Nacional mas no entanto recebm todos os meses os seus vencimentos e no entanto não expplicou.
      O que é que ele vai explicar mais se ele teve uma boa oportunidade para explicar num monólogo na RDP-África e no entanto não explicou nada? Ele quer uma oportunidade melhor do aquela que ele teve na RDP-África??? Melhor do aquilo não existe.
      Eu já não estou disposto a estar a pagar aos deputados do ADI uma parte dos descontos que eu pago mensalmente ao estado para estes senhores estarem a dormir em vez de estarem a fiscalizar o governo. Se não querem trabalhar dá lugar aos jovens desempregados que nós temos no país. Um país pobre não pode dar-se ao luxo de ter deputados preguiçosos que passam a vida a andar de carro de um lado para outro em vez de irem trabalhar. Quem sustenta este luxo?? Eu?? O povo??? Isto jé está a ser um abuso. Chega de abuso. Eu passo a vida a trabalhar para ganhar uma miséria e ainda por cima estar a sustentar esta cambada de parasitas???

  34. img
    zeme Almeida Responder

    Que se cuidem povo de S.Tome e Principe e em particular voces jornalistas que falharem os riscos.Isto anda a cheirar-me muito mal com os {lufalufas} os donos da terra{MLSTP} que andam a minar o terreno para voltarem ao poder.Isto é que muita gente nao sabe. Eu espero que nao seje uma ilusao para muitos que tem usado este espaco para apoiar este partido que todos nós conhecemos . Nao nos vem com {Se eu sobesse nao votava no MLSTP}.Sempre disse e continuo a dizer que estes politicos nao estao interessados para o desenvolvimento de STP mas sim para consolidar ainda mais os seus bens,amigos da mesma equipa e os seus familiares.Isto é que muita gente nao percebeu e nem percebe e vém utilizando este espaco para defender este partido.O Abel Veiga ja foi alvo disto e ele nao diz,porque esta a defender esta forca politica.Foi este partido que lhe encostou a parede a uns anos atras e ele sabe.Nao é a primeira vez que os jornalistas da RDPA sao alvos a bater pelos partidos politicos santomenses?O{MLSTP}sempre foi opositor aos jornalistas dA RDPA.Se muitos andam a preparar o terreno para que o {MLSTP} volte ao poder,que se cuidem.O futuro nos dira e estarei sempre neste espaco de comentarios se é voces do jornal tela-non permitir exprimir os meus sentimentos,porque sou filho desta STP.OBRIGADO

  35. img
    zeme Almeida Responder

    Que se cuidem meu povo.Liberdade de imprensa e de falar atoa contra os dirigentes politicos vai acabar.VAI ACABAR ATRAS DAS GRADES.Estou ca pra ver.

  36. img
    paula borges Responder

    Estamos cansados e fartos de alguns dirigentes do MLSTP, aqueles que durante anos nunca fizeram nada em prol ao desenvolvimento de S.T.P, só roubam e mais nada. Têm tantos bens, a custa do povo, isso não pode continuar, temos que dizer um basta ao MLSTP E PCD.

  37. img
    OLHOS ABERTOS Responder

    Senhores, quem compara o SOCRATES e PATRICE TROVOADA, é mesmo ignorantes ou mau consigo próprio. Não se entende, porquê de tanto defender PATRICE TROVOADA. Não estou a defender políticos que contribuíram para arruinar STomé e Principe. Mas, no meio desses podres, pode-se tirar alguns razoáveis. que efetivamente pode dar um contributo válido para S.Tomé e Principe. PATRICE TROVOADA, deveria estar em S.Tomé, para responder, pelos danos ao País. Ele fugiu porquê? Quer dizer, São Tomé e Príncipe, é mesmo País das bananas. Cada um vem danifica, foge para prescrição de danos, depois entra como herói?!

  38. img
    Santosku Responder

    Que mistura de fuba com bicho. Se o Patrice Trovoada governasse São Tomé e Principe 30 e poucos anos, hoje nem estaríamos a falar. Seria pior que a ditadura de Miguel Trovoada, Pinto da Costa, e demais comparças. Se em dois anos ninguém poderia fazer criticas, pensem um pouco. Se pensarmos um poucochinho todos nós temos culpa inclusive o Povo porque quando aparece o banho ninguem se importa se aquele que da banho é diabo ou Deus. Patrice Trovoada apareceu com muito dinheiro alguém chegou a lhe perguntar de onde veio? Será de trabalho justo? Vamos ser sérios e pensar em STP e não nas pessoas como individuo.

  39. img
    João Rodrigues Serôdio Responder

    Pensar o País e as condições de um Povo que quase vive na indigência,não é com estes Senhores.Continuam a querer branquear o passado,atirando para cima de outros as responsabilidades que deveriam assumir,enquanto foram Partido Único.Não é por acaso,que hoje têm um Presidente,um Governo e uma Maioria no Parlamento,resquícios saudosistas e ideologia ultrapassada.O que assistimos nos últimos tempos,por parte destes Senhores,mais não é do que um ajustes de contas,com a conivência velada do Presidente da República.As declarações do Sr.Pratice Trovoada,mais não são,de um Político acossado,sem preparação para o cargo,mas verdade seja dita,os anteriores também não ficam atrás,basta ver qual foi o progresso que o País fez.O comunicado do MLSTP/PSD,só vem reforçar que o Aluno de agora,Patrice Trovoada,aplicou os ensinamentos,que os Professores de então,MLSTP/PSD,ensinaram,”Faz o que Te digo,não olhes para o que faço”.Eles,estão cada vez mais gordos e ricos,o Povo vai partindo pedra para sobreviver,até quando?

  40. img
    Mé Pó Feladu Responder

    mlstp/psd
    m-muitos
    l-lutaram
    s-sem
    t-treguas
    p-porque/
    p-pinto
    s-sabe
    m-marconio
    l-libertou
    s-stomé e
    p-principe/
    p-pinto
    s-soube
    d-distruir

    rdp
    r-reconciliação
    d-desenvolvimento
    p-paz

    rnstp
    r.reconstrução
    n.nacional
    s.seriedade
    t.trabalho
    p.progresso
    stp
    s.somos
    t.todos
    p.parentes

  41. img
    C.Semedo Responder

    Uma vez mais os dirigentes do MLSTP demonstram uma certa irresponsabilidade nas declarações públicas, sem no entanto medirem as suas repercurções. Pelos vistos o Patrice Trovoada faz muito calor aos dirigentes do MLSTP, PCD e MDFM, é incrível que se passe horas a discutir uma pessoa, ao invés de contribuir para a solução dos problemas que afligem este povo. Que moral tem estes Senhores para falarem da governação do XIV Governo!

  42. img
    Flho da terra Responder

    Sinceramente nao gostei deste assalto ao poder,poderia deixar Patrice Trovoada terminar o seu mandato,esto so atrasou o desenvolvimento do Pais,arros estava 13.500 dobras,com anterior governo,mas com mandato de MLSTP agora esta 25.000 dobras,Porque?Tem pena de povo pequeno.

    • img
      OLHOS ABERTOS Responder

      Sr. FILHO DA TERRA, Se o Sr. é de fato filho da terra, acho que deve meter na cabeça, não podemos estar a pedinchar toda vida. Toda gente tem que poder viver no real. Porque, no dia em que a doação acabar, é isso que dá frustração. TEMOS QUE TRABALHAR MUITO, PARA PODERMOS VIVER SIM, MAS A NOSSA CUSTA. ASSIM ERSTAREMOS EM CONDIÇÔES DE PODER SUPORTAR A NOSSA PRÓPRIA EXIGÊNCIA. CADA UM DEVE VIVER A SUA MEDIDA. Já reparou, um dia que o JAPÃO, deixar de oferecer o Estado ARROZ. Teremos que compra-los a preço de mercado internacional. E depois? O Sr. FILHO DA TERRA, está habituado a viver falsamente. Portanto, terá que estar preparado para o seu próprio enforcamento. Portanto, o preço que o anterior Governo do Sr. PATRICE TROVOADA; TINHA ESTABELECIDO, era a maneira de praticar POPULISMO BARATO, Enganando esse pobre povo. Quando se quer dar, deve se dar aquilo que é seu, vindo do seu suor. REPARA UMA COISA: há um botezinho que foi parar a Região Autónoma do Príncipe. O Sr. Patrice Trovoada vai ao Príncipe fazer sua entrega e diz que é sua própria oferta. Pergunta-lhe, se o Sr. Patrice Trovoada, terá comprado o referido BOTE, com o seu dinheiro? e se foi, onde é que o mesmo viu esse dinheiro? Trabalhou ou herdou de quem? O mesmo é oriundo de uma família pobre como nós todos! Portanto, se o Sr. é mesmo filho da Terra, abra os óleos, para não deixar ser enganado, por alguns aventureiros. BOA SORTE….

      • img
        joão Responder

        Enventa outro argumento Mano!!! Esse nao vale e nem convence povo!!! Se vocês estão a querer enganar o povo?? ja é tarde Mano!!! A unica solução p´ra vocês, é como Patrice Trovoada desse, ” Vossos lugar é na refórma” e ponto Final.

        • img
          Mé Pó Feladu Responder

          caro amigo deixa de dar tiro no portugues
          ou escreves no plural então no sigular e mais escreve-se disse e não desse viva democracia

      • img
        mmmmmmmmm Responder

        Puxa abra oleos ou olhos

  43. img
    TAYSON Responder

    A mim voces do MLSTP/PSD já nao enganam

  44. img
    Jose Responder

    Em vez de MLSTP/PSD sai em defesa do povo santomense, estão a sai em defesa do presidende da república????? Ainda mias, um presidente que maioria parte dos santomense estão contra ele por ter deixado o governo de Patrice Trovoada cair?????? Minha gente, isso é uma vergonha pa!!!
    Vocês não poderiam reagir sobre essa entrevista!!! porque vocês nem se quer passou essa entrevista na TVS nem na Radio Nacional. como é que povo vai entender essa reação vossa??? Se vocês estão a querer enganar o povo?? ja é tarde meus senhor!!! A unica solução p´ra vocês, é como Patrice Trovoada desse, “Vossos lugar é na refórma” e mais nada.

  45. img
    Negro de STP Responder

    Os Senhores do MLSTP se querem tirar isto a limpo, então marcao eleições. Vocês perdem.
    O MLSTP esta queimado e nunca mais vao ganhar Eleições em Sao Tome mesmo se recorrerem a BANHO não vão ganhar.
    O legado da governação do MLSTP e povo na miséria bixa de madrugada para comprar pão, bixa para comprar arroz e açúcar .
    Quando Pinto da Costa passava de carro as pessoas tinha que levantar e ficar de pe quem não levantava os guarda-costas batiam E isto alguns dos LEGADOS que o MLSTP deixou e o povo não vão esquecer.

    VIVA SÃO TOME E PRÍNCIPE A LUTA CONTINUA.

  46. img
    frantz cassandra will Responder

    mais uma vez o MLSTP no poder isto ja sabia que deveria acontecer até seria normal se fosse para resolver os problemas do povo

  47. img
    frantz cassandra will Responder

    mas como sempre nada vao fazer so criticar o anterior e o tempo vai possando o sempre na miseria aguardando a legislativa para

  48. img
    frantz cassandra will Responder

    o tradicional banho como fonte de subrevivencia para alguns tempos mas quando termina voltam sempre a miseria

  49. img
    Barão de Água Ize Responder

    Deixem o Sr. Patrice em Paz. Se ele ainda acha que ´´e importante para STP, que apareça e apresente soluções concretas para a pobreza dos Sãotomenses. Mas que não tenha tentação de instalar uma ditadura pessoal. Falar muito de uma pessoa ´´e dar-lhe mais importância do que realmente merece. Ao seu silêncio, deve corresponder o dobro do silêncio por parte dos Sãotomenses. Apareça com coragem Sr. Patrice e deixe-se de t´´acticas politicas que não alimentam o povo.

  50. img
    Jerónimo Xavier de Sousa Pontes Responder

    Caros,
    Sinceramente, estou muito satisfeito pelo facto de registar que em S. tomé e príncipe há, efectivamente, liberdade de imprensa, de expressao e de opiniao. Nao interessa o facto de cada um preferir este ou aquele partido,esta ou aquela pessoa.O que realmente interessa é STP.
    Um abraço a todos.

  51. img
    Jacinto Lucas Responder

    Caro Carlos Jorge da Silva, se o sr considera de “…alto nivel do portguês…” esse comunicado do MLSTP com esse portguês “…O Povo de São-tomense não tem saudades…” posso muito bem concluir que nível tem o sr. Vá se ver ao espelho, pá!!!

    • img
      joão Responder

      Esse tempo que ele está a comentar como se fosse aluno do encino Básico é tempo p’ra ele começar a ler Gramática, mas isso é se ele conhece Gramática..

      • img
        Mé Pó Feladu Responder

        meu caro joão estas a criticar o outro mais esqueceste que o ensino vem do verbo ensinar e não encino viva democracia viva stp

  52. img
    Carlos Mena Responder

    SALVAR SEM PERDER GRANDE COISA
    Depois de Robinson Crusoe se ter abrigado em terra, após o naufrágio, e depois de ter retemperado as forças, recordou-se das capacidades de um bom cidadão: inspecionou a carcaça do navio; elaborou um inventário; estabeleceu um balanço das suas possibilidades; e analisou a sua situação.

    No que à S.Tomé e Príncipe diz respeito, encontramos na situação de Robinson.
    NAUFRAGÀMOS. Isso é grave, mas não é uma catástrofe, desde não percamos o moral, não entremos em pânico, sejamos capazes de aprender e tenhamos determinação e persistência suficiente, para nos reorganizamos. Toca , pois, a fazermos um inventário. Elaboremos um levantamento do saber e separemos o essencial do acessório. Examinemos as nossas referencias. Corrijamos os nossos erros. E, ao procedemos deste modo, recuperemos a nossa capacidade de discernimento. Qual é, então, a situação se tirarmos os óculos cor-de-rosa?

    As três irmãs monstruosas: as górgones
    As medidas estruturais de uma sociedade democrática transformou-se num reino das trevas. No seu interior evaporaram-se as ideias sobre o que devemos, afinal, aprender. Uma reflexão séria, apoiada numa base científica sólida, sobre os objectivos das medidas, é algo que não se vislumbra acontecer em parte alguma. Em vez disso pontificam as duas irmãs – a grande insegurança e a grande confusão.
    A sociedade regressou ao principio da economia de troca directa. O facto de tudo poder ser combinado com tudo, de tudo ser permutável de ser compensado, conduziu à consagração da terceira irmã górgone: a grande aleatoriedade.
    O principio fundamental de qualquer de qualquer ordenamento hierárquico dos diversos conteúdos do saber foi posto de parte: a distinção entre o essencial e o acessórios, entre o central e o periférico, entre o dever e a escolha, entre o nuclear e facultativo.
    O mito e a cosmologia ensinam-nos: quando o desenvolvimento bate no fundo, é tempo de arrepiarmos caminho. A noite mais longa é, ao mesmo tempo, o solstício; após a descida ao inferno segue-se a ressurreição. Por isso são horas de acabarmos com o domínio das três irmãs que são a grande insegurança, a grande confusão e a grande aleatoriedade. Uma das górgones mitológicas é a Medusa, cujo olhar é mortífero; se a confrontarmos com um espelho. Ela mata-se a si própria. Comecemos, pois, por aí.
    S.Tomé e Príncipe país sem Rei e sem Rock…

Deixe um comentario

*