Presidente da República reagiu com emoção e saudade a morte de Carlos Graça

Numa mensagem de condolências lida no Palácio do Mouro da Trindade, Manuel Pinto da Costa, disse que foi com profundo pesar que tomou conhecimento do falecimento do doutor Carlos Graça(na foto). Um patriota, seu companheiro na luta pela conquista da independência nacional.

«Falar de Carlos Graça é falar de um patriota de princípios e de convicções que dedicou grande parte da sua vida a causa pública de alguém que sempre esteve disponível, para servir o melhor que soube em quaisquer circunstâncias o seu país e o seu povo. O seu nome ficará para sempre ligado à história recente de São Tomé e Príncipe, como um exemplo de alguém que prestigiou a política nacional ao serviço do bem comum, e por isso é merecedor do nosso reconhecimento colectivo e cuja memória deemos honrar.

Quero recordar também com emoção e saudade, o amigo que parte companheiro desde a primeira hora na luta pela independência e pela libertação de São Tomé e Príncipe, causa a que se dedicou de corpo e alma.

Neste momento de tristeza quero prestar publicamente a minha mais sincera homenagem ao doutor Carlos Graça, figura impar na história do nacionalismo e da pátria são-tomense. São Tomé e Príncipe perdeu um filho ilustre».

O Chefe de Estado são-tpmense endereçou à família do malogrado as suas mais sentidas condolências.

Abel Veiga

  1. img
    O OLHO Responder

    Na verdade, pese embora o doutor Carlos Graças tenha morrido de uma doença, o tempo chega pra todo mundo e esta chegando a hora desses senhores que infestam dominam STP a seculos passarem para outra vida, porque só assim quiça STP terá um futuro melhor , e se avie PINTO porque o tempo chega pra todo mundo, se todos tivermos em conta esse detalhe teremos um país melhor. Mais vinte aos e todos esses barões nos deixarão em paz, se preparem

    • img
      védé Responder

      Não diga disparates. É sabido que todos morreremos pois não somos imortais inclusivo você.
      Está enganado quando diz que os mais velhos são os únicos culpados pelo estado em que se encontra S. Tomé. A culpa é de TODOS, incluindo os jovens que querem tudo para ontem, cheios de ambição desmesurada, não querem trabalhar, só querem ser chefes e ganhar muito dinheiro sem fazer nada, arrogando-se os maios sábios da umanidade. Compatriota. Olha à sua volta!! Vê quantos jovens formados e não só!!! Veja o comportamento desrespeitoso, desonesto têm. Converso com muitos jovens como eu e espanta-me o que eles dizem e fazem. Se os mais velhos levaram anos a roubar, os jovens fazem-no em meses!!!
      O compatriota fala de roubos a nível governamental mas e os outros que ocorrem nos nossos bairros, vilas e luchans??? Quem tem andado a roubar as plantações e gados das pessoas? São os velhos de mais de 70 anos ? Não!!!Quantos velhos de mais de 70 anos se teve os últimos governos? Muitos têm menos de 50 anos.
      É muito fácil apontar o dedo a outros e esperar que façam tudo por nós. E nós? O que fazemos pelos outros? Pelo nosso país?
      Os mais velhos que você espera que morra brevemente lutaram por nós. E nós? Não devemos lutar ordeiramente por um S. Tomé melhor? Temos lutas a empreender mas não aquela pela libertação mas para o desenvolvimento do país.
      Há países dos 5 que no início da independência foram considerados inviáveis mas agora são referencias ao nível africano em muitos aspectos. Essa melhoria teve engajamento de todos (velhos e novos) na luta pelo melhor do país.
      As pessoas vão estudar fora e não querem voltar, as pessoas emigram e não investem no país e cobram desenvolvimento desse mesmo país que eles não ajudam.
      Vamos mudar de atitude!!! Cada um faz a sua parte por bem de STP. Viva STP!!!

      • img
        O OLHO Responder

        Eh bom que não fiquemos na morte desses baroes mas de milhares de santolas que morrem nos hospitais, por falta de medicamento devido polita de ma fé desses senhores, as vidas deles não são melhores do que desses infelizes tal qual minha. E atende para o seguinte facto camarada, os jovens que roubam hj relamente não saõ homens de 70 ou 80 anos, mas sabes porque, porque ninguem quem tenha um emprego decente e quiça trabalha e ganha o suficiente para viver irá sair da sua casa pra roubar uma pinha de banana ou quiça uma cabra, esses jovens que hoje são meia duzia que roubam faziam devido politicas de má fé implementada por esses senhores, e acredite meu caro, pelo andar da caroagem haverá mto mias jovens roubando nos proximos anos, esses senhpores açambarcaram todas as roças pra fazer cultura de subsistencia esquecem-se que estando os jovens desempregados e com fome as suas roças não terão paz, Ação Reação, vai acontecer sempre e coisas piores hão de acontecer nos proximos anos meu caro

        • img
          védé Responder

          Sempre achei que deve-se seguir bons exemplos e não os maus. vamos estudar para driblar a pobreza. Vamos lutar para que haja políticas de créditos para incentivar investimentos e criação de empresas. A pobreza não é desculpa para desonestidade. Do que foi feito de vários lotes que foram destribuidos a muitos agricultores para plantar? Deve saber que muitos estão abandonados, outros foram vendidos. Poucos são aqueles que ainda acreditam no trabalho como única forma de vida honesta.
          Coro. Nós temos por hábito achar que o Estado tem que nos dar tudo: trabalho, casa, carro, comida e por aí fora. E se nós fossemos empreendedores e criassemos a nossa própria empresa. Pequena e dedicassemos a sério para que ele crescesse?Se nós deixassemos de querer tudo para hoje e planejar…plantar para colher amanhã, depois de amanhã, próximo mês? O que impulsiona verdadeiramente a economia não é o sector público, mas sim o privado. É comum se falar que não há trabalho. Mas será que não há? Se alguém precisar de um bom mecânico é difícil encontrar um que saiba da matéria e seja honesto. Mal termine trabalho jé está a cobra e muitas vezes o carro continua com o mesmo problema. A mesma situação se coloca com empregados domésticos, carpinteiros, jardineiros, seguranças( que em muitas situações acabam por furtar a própria casa).O país precisa de todo tipo de trabalhadores, pois todos são importantes e contribuem para a economia.Mas as pessoas não querem trabalhar!!! Querem dinheiro na mão e nada mais.
          Os políticos são responsáveis pelas políticas finaceiras e económicas mas cabe a cada um de nós, trabalhando para mudar esse Estado de coisas. Essa é a luta que devemos empreender. Pedir a morte deles, culpá-los pela nossa inércia, não me parece ser o caminho.
          Respondendo ao Sr. Toni que comentou em baixo, eu direia que Os lugares ( no aparelho de Estado) devem ser alcançandos por competência e mérito. As pessoas têm que entender que se deve fazer carreira ( o Estado deve aprovar os planos de carreira). Se é licenciado, participou em concurso entra e vai ascendendo paulatinamente. Mas deve-se ter em atenção que há cargos que são de confiança e deve-se por as pessoas de confiança daquele governante. Essas regras não foram inventadas por nós Santomenses. Elas existem no mundo inteiro. Acho bem que as pessoas emigrem a busca de uma vida melhor mas então não critiquem o país que se viu privado de um quadro em prol daquele para onde se resolveu emigrar. Deve cobrar de alguém que fez algo que luta quado eu por razões pessoais não fui capaz de fazer? O que me choca muitas vezes é que pessoas capacitadas, porque não conseguiram entrar e ascender logo ao topo da adminstração pública façam trabalhos que não tem nada a ver com as suas capacidades e quiça não seja necessário um diploma. Mas enfim, cada um sabe de si e das suas motivações e não me cabe julgá-los.
          Desculpe ter escrito tanto, mas é um tema que gosto de debater. Façamos cada um a nossa parte. Viva STP!!!!

          • img
            l

            O senhor Vede ja criou alguma empresa? Que nome deste a tua empresa? Ajuda-me a criar uma. Agradeco. Falar nao custa fazer e muito mais dificil.

    • img
      Estevão Responder

      Nunca imaginei que S.Tomé tivesse pessoas tão más como esta que escreveu esta porcaria. É inacreditável ler estas coisas que roçam a brutalidade, impiedade e tudo de mau que um homem pode transportar consigo. Eu não conheço o senhor Carlos Graça nem sou da sua família mas nunca escreveria uma coisa desta por pior que ele ou o seu partido político me fizesse. Tudo isto resulta do falhanço do nosso sistema educativo. Um país com muitos burros e incultos não vai a lado nenhum.

    • img
      toresdias Responder

      Amigo e inócuo OLHO OLHO, este mundo é perverso, cuidado com os desejos aprepositados de querer viver em troca de morte dos outros, pois o Carlos Graça já tem os pés na sepultura, e porque tens vontade de ver os outros em mesma condição, e porque também a vontade de morrer se encontra em você, quem sabe que depois de Carlos Graça vc segue o mesmo destino, quer dizer, este desejo aplaca em vc. Este mundo é pesadooo. cuide de ti

    • img
      gualter almeida Responder

      deves ser parvo não mistures o momento de tristeza com a politica saiba separar as águas neste momento não devemos falar em coisas destas eu realmente falava se fosse LÙCIO NETO AMADO a falecer porque este só esta na face da terra para destruir a vida das pessoas e roubar mas este para alguns é o maior.

  2. img
    Paparazzi Responder

    Os meus sentimentos de pesar a familia enlutada

  3. img
    Pinto Ironico Responder

    É de facto uma perda enorme, infelizmente os bons vão e maus ficam. Pinto da Costa é ionico, ou quer ganhar folego como morte de Dr Carlos Graça? Sera que o visitou ou lhe telefonava nos ultimos tempo quando ele ainda estava doente? Se tem toda essa boa imagem de um amigo dos primeiros tempos da luta pela independencia, porque o obrigou a se aliar a antigo presidente do Gabão?

    • img
      l Responder

      Cada coisa que desce! Fui ensinado na escola e no centro de pioneiro da Quinta de Santo Antonio que esse mesmo Dr Carlos Graca queria dar golpe de estado para matar o nosso camarada presidente Pinto da Costa.Nos ensinaram que ele fugiu para Gabao e mandava barcos para nos invadir. Eu ate jurei lutar ate ultima gota de sangue para defender o nosso camarada presidente.Nos marchavamos com armas de madeira confeccionadas por nos. Mais tarde comecamos a marchar na “milicia” com a chamada “PP CHA”. Fiquei confuso quando o mesmo Dr. Carlos Graca regressou ao pais e liderou o MLSTP a victoria em 1994. Alguem que me explique isso ou se e outro Dr. Carlos Graca.Descanse em paz.

    • img
      pires dos santos Responder

      meu amigo doutor Carlos Graça esqueceu que na altura da luta pela independencia,a luta era dos cinco. os catiuchas2 que inflingiam pesadas baichas ao exercito colonial português eram fornecidos pelos Soviéticos o que obrigou rebentamento de 25 de abril em 1974 em Portugal. logicamente com esta vitoria retumbante os Soviéticos iriam nos cobrar carro. Este foi um dos preços que tínhamos que pagar. Não inculpa Pinto da Costa, porque se não passaria ele também pela estrada do doutor Agustinho Neto.

      A morte e certa, envio condulencias a família enlutada.

  4. img
    Pinto Ironico Responder

    Sou de opinião que deve se dar apoio as pessoas quando elas precisam…. O Sr Pinto da costa tem feito alguma coisa para ajudar Sr Dionisio Dias, ou esta a espera para ler mensagem de emoções falsas e no dia do funeral colocar ocluo escuro a fingir que sta a chorar……Ajuda esses senhores que foram vitimas do sistema igoista da geração que herdou colono. Isso é muito importante, pensem sobrte isso

    • img
      maria chora muito Responder

      O Presidente pinto da Costa não é pai do Senhor Dionísio Dias, este senhor tem uma boa reforma e não necessita de esmolas para viver

  5. img
    HLN Responder

    Minhas sinceras condolências a toda familia enlutada, nessa hora de dor e pesar. A morte é certa um dia todos iremos deixar esse mundo, cada um a sua maneira, portanto muita força e coragem aos entes queridos.Senhor Carlos Graça, foi mais deixou nos diverças obras, Descanse em Paz Excelência.

  6. img
    Belmiro da Graca Soares Responder

    Os meus sentimentos a família do Carlos Graca. Conheci bem e a ultima vez que conversamos foi em um encontro da CPLP realizado em Brasilia. Nao sabia que ele estava doente. Lamentavelmente foi uma perda grande para o nosso Sao Tome e Principe. Que Deus conforte a sua família.

  7. img
    cosset varjam Responder

    É mais que nunca o momento de manter-mos a liberdade de São Tomé e Príncipe, demontstrar a todos aqueles que deram vida, deram alma e deram corpo a libertação da República Democrática de São Tomé e Príncipe que não foi em vão essa luta, para tal o povo precisa de se identificar com país que tem e para fazê-lo é necessário fazer da nação Sao-Tomense uma nação de intelectual garantindo ensino de qualidade de modo que não haja lavagem cerebral. Ensino de qualidade faz-se começando por garantir aos filhos do povo que se encontram nos países estrangeiros em busca de conhecimentos, técnicas, informações, ciências entre outros bolsa de estudos.

  8. img
    Carlosceita Responder

    Grande político grande patriota grande saotomense ao par de Alda Graça nunca quis enriquecer a custa do desgraçado povo saotomense. Fez a declaração dos seus bens antes de assumir cargo publico. Uns dos que teve a coragem de enfrentar Pinto da Costa nos momentos mais difíceis da Primeira Republica. Em suma STP perde um democrata e um dos mais hábeis e inteligentes políticos que conhecemos um verdadeiro animal politica. Ainda bem que teve tempo de escrever as suas memórias sobre a luta de libertação.
    Meus sentimentos de pesar aos seus familiares

  9. img
    Engenheiro Responder

    A nossa vida é como um árvore. Onde a árvore cair, de lá ela não se tornará levantará quer seja árvore que deu BONS FRUTOS enquanto ela estava VIVA, quer seja árvore que deu MAUS FRUTOS enquanto viva.

    A OBRA de cada um lhe acompanhará.Não tenhamos dúvida.

    Embora não se possa agradar a todos mas depois da morte convenhamos guardar os nossos rancores pelas coisas menos boas que a pessoa fez ou não fez e SOLIDARIZEMOS com a família enlutada nessa hora de DOR e PESAR.

    E convém que aprendamos a lição:

    A hora DELE chegou e a nossa vai chegar vem aí DE CERTEZA.

    Mas,enquanto temos tempo façamos o BEM e se possível a todos os homens porque A OBRA DE CADA UM LHE ACOMPANHARÁ.

    APRESENTO A FAMÍLIA ENLUTADA E A TODO POVO DE SÃO.TOMÉ E PRÍNCIPE AS MINHAS SINCEROS PESARES ENQUANTO CIDADÃO SANTOMENSE NO ESTRANGEIRO E FAÇO VOTOS QUE TODOS DISCIPLINADAMENTE PARTICIPEM DAS CERIMÓNIAS FÚNEBRES E EVITEM FALATÓRIOS PROFANOS QUE APENAS CONTRIBUEM PARA NOSSA DESUNIÃO COMO UM SÓ POVO E UMA SÓ NAÇÃO.

  10. img
    Engenheiro Responder

    Desculpem queria dizer” OS MEUS SINCEROS PESARES” na mensagem anterior.

  11. img
    Madalena Responder

    Temos de ser mais humildes, saibamos honrar,reconhecer as coisas boas e más!!
    Tenho sido critico, mas nesta hora, é tempo de repensarmos as nossas atitudes, sobretudo aqueles que mantêm no eixo do mal e não mudam de lugar.
    Em tese posso dizer que algumas pessoas desta familia, “Graça”, merecem muito respeito. Quer na saude, quer na literatura , quer na politica. Vamos pedir perdão pelas vezes que não fomos tão fiel, falamos mal destas gentes. Peçamos perdão!!! rezamos em seguida um 1PN, 2 AM, 3 GP e 1 Credo.
    Amem.

  12. img
    Toni Responder

    Caros Senhores e Senhoras
    Em primeiro lugar acredito que devemos sempre respeitar aos nossos anciões , foram eles que nos criaram e nos deram o conhecimento, e uma Sociedade que sabe e faz respeitar os seus Anciões êh uma sociedade livre.
    Em relação ao comentário do Sr Vede , êh minha simples opinião , que também os jovens sao a riqueza de um Povo e de uma Nação , de facto o sistema em Sao Tomé êh bastante e completamente politizado , os cargos não sao atribuídos por competência mas por filiação partidária , Eu se fosse um Jovem licenciado com competências e me fosse vedado o acesso a um posto para o qual estava devidamente preparado , porque não tenho idade para tal, sim emigrava. STP tem cerca de 50% da população abaixo dos 25 anos e uma riqueza quando bem orientada e preparada. Assim, respeitemos os Anciões e demos oportunidade aos nossos Jovens, se calhar podemos ter um resultado surpreendente .

Deixe um comentario

*