Política

Voz de América apoia o Governo na melhoria da competência técnica e tecnológica da Rádio e Televisão são-tomenses

O Director da Voz de América Kenneth Tripp, que se reuniu com o Secretário de Estado Adjunto para Comunicação Social, pediu ao Governo uma lista das necessidades em equipamentos e materiais para a TVS e a Rádio Nacional. A Voz de América, vai também apoiar a TVS na transferência do sistema analógico para o digital.

A Voz de América que desde a década de 90, instalou em São Tomé a sua principal, base de retransmissão para África Central e não só, é primeira parceira da comunicação social são-tomense, que após reunião com o novo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro para a Comunicação Social, se manifestou pronta em apoiar os órgãos estatais de comunicação social. «Pedimos o senhor secretário de Estado no sentido de fazer uma lista das primeiras necessidades, vamos enviar esta lista para Washington e vamos tentar arranjar esses equipamentos», declarou o Director da Voz de América em São Tomé, Kenneth Tripp, após reunião com o Secretário de Estado adjunto do Primeiro-ministro para Comunicação Social.

Técnicos da comunicação social são-tomense e da Voz de América tomaram parte na reunião de trabalho, que mostrou novos caminhos, para a parceria bilateral. «Num primeiro momento, ajudar a Rádio Nacional a resolver os problemas de materiais que tem. O Director da Voz de América, confirmou-me que em função da lista que apresentarmos, vai pedir alguns equipamentos de emergência que poderão chegar mesmo por via aérea,  para a Rádio Nacional», acrescentou Adelino Lucas.

No que concerne a TVS, para além de alguns equipamentos que poderão ser fornecidos, a Voz de América, disponibilizou-se em apoiar no processo de transferência do sistema analógico para o digital. «Coincidentemente o senhor Director da Voz da América fez-se acompanhar por um perito nesta questão da digitalização da televisão. É alguém que já trabalhou neste processo de transferência do analógico para o digital nos Estados Unidos , e vamos trabalhar em parceria com este assessor norte americano que está cá em São Tomé, ao serviço da Voz de América», frisou o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro para Comunicação Social.

Os equipamentos são importantes, mas o acesso à informação por parte da população do interior de São Tomé e Príncipe, é uma preocupação da Secretaria de Estado e da própria Voz de América, que decidiu dar as mãos ao Governo são-tomense, com vista a permitir que as emissões da Rádio e da Televisão cheguem a todos os cantos habitáveis do país. «Temos problemas com o emissor da região norte da ilha de São Tomé. Vamos ter que erguer um mastro de raíz na cidade de Neves e instalar um emissor de maior potência », explicou Adelino Lucas.

Para além do esforço financeiro do Estado, para realizar o projecto de cobertura nacional, que implica também a melhoria das emissões na zona sul da ilha de São Tomé e na região do Príncipe,  o Governo recebeu sinal positivo da Direcção da Voz d América em São Tomé. «Aparece a voz da América que está disposta a colaborar», concluiu, Adelino Lucas.

Abel Veiga

    12 comentários

12 comentários

  1. Úkwé

    26 de Novembro de 2013 as 16:00

    A Rádio Nacional e a TVS agradecem.
    Bem precisam de apoios.
    Muito obrigado.

    • ferpenapandopo

      27 de Novembro de 2013 as 22:22

      Atenção à NSA…

  2. belezinha

    26 de Novembro de 2013 as 16:30

    Isto sim.
    S.Tomé a modernizar.
    Uma Televisão Digital também é desenvolvimento.Uma TVDigital trás muitos benefícios não só a população como ao país.
    Por isso minha gente vamos tocar o país para frente.
    FRENTE QUE É CAMINHO.
    Vina nós todos.

    • belezinha

      26 de Novembro de 2013 as 16:30

      corrijo: Viva nós todos.

  3. zeme Almeida

    26 de Novembro de 2013 as 16:54

    Esperemos que seje um projeto concreto com pés e cabeca.

  4. Original

    26 de Novembro de 2013 as 18:59

    Sr. Secretário de Estado!Equipamentos para transmissão de TVS no Príncipe está abaixo do padrão admissível para servir a população.Por isso,o Sr.deveria cá vir antes de fornecer a lista dos equipamentos necessários à Voz de América porque não faz sentido Rádio Nacional e TVS local estar apretechado e Príncipe continuar a estar como está.Agradecia muito.

  5. Úkué

    26 de Novembro de 2013 as 19:14

    Não se esqueçam de incluir o Príncipe na lista. Obrigado.

  6. lede di alami

    27 de Novembro de 2013 as 9:33

    America estao com olhos na outra coisa, nao em desenvolver sao tome, eles existem a quanto tempo?, e STP, agora estao a querer fazer isso e aquilo, tudo por causa do petroleo, o governa deviam mandar esses terroristas deixar as nossas ilhas sagrada em paz de DEUS. Djabo ca leva nance ban feno.pra quem conhece historia dos USA, ao longo de todos os anos, so andaram a assasinar e distruir nacoes.

  7. SãoTomé

    27 de Novembro de 2013 as 11:45

    O Governo de STP deve aproveitar esta oportunidade para solicitar máquinas gráficas para montagem de um parque gráfico nacional. A COARG tem uma excelente instalçãoes, ou seja, um excelente espaço físico para montagem de maquinarias gráficas e muito obrigado pela atenção.

  8. SãoTomé

    27 de Novembro de 2013 as 11:47

    quis dizer uma excelente instalação e não excelente instalações. Obrigado pela correçãq.

  9. Benedito Costa

    27 de Novembro de 2013 as 14:46

    Apesar de eu ser uma pessoa que duvida de um real desenvolvimento deste país nos moldes em que vem sendo governado nos ultimos anos, dou no entanto o beneficio da duvida a alguns quadros desse país. A titulo de exemplo, dou o meu voto de confiança a esse jovem que foi chamado para secretario de estado da comunicação social.Como já disse alguem neste tela-nom, talvez esse jovem Adelino Lucas juntando-se á Osvaldo de Abreu poderão dar um outro alentyo a este governo de Gabriel Costa.
    Relativamente ao Principe acho que na realidade o senhor secretario de estado deveria mesmo ver o que que se tem em falta.

  10. Jaimito Salvador

    28 de Novembro de 2013 as 9:14

    Muuito bem senhor Secretario de Estado, vá em frente que o país está com os olhos postos em si.
    O senhor já deu sufuicientes provas no passado, agora tem a oportunidade de uma vez mais mostrar o quanto senhor vale. És meu amigo, sem saberes, pelo simples facto do senhor parecer ser diferente dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo