Destaques

ADI elegeu “Cauíque” para o CSI porque é figura idónea

Aurélio Silva, secretário-geral do sindicato dos trabalhadores do Estado, é idóneo e representa a sociedade civil e a cultura são-tomense, no seio do Conselho Superior de Imprensa. Assim decidiu o partido ADI que o elegeu esta manhã no Parlamento. Assim a resolução da Assembleia Nacional descreveu Aurélio Silva, vulgo Cauíque.

Uma idoneidade que foi contestada pela oposição, que considera o processo de eleição de Cauíque e somando dois membros do Conselho Superior de Imprensa, apenas pela bancada da ADI como sendo ilegal e incompleto.

Incompleto, porque após 3 sessões plenárias consecutivas, a Assembleia Nacional não conseguiu compor o conselho Superior de Imprensa. O órgão é composto por 7 membros. Na sessão plenária desta sexta – feira, os deputados só conseguiram legitimar uma lista com 6 membros. .

O MLSTP, pela vos do deputado Jorge Amado, anunciou que vai levar o caso para análise do Tribunal Constitucional, porque garante que o processo é ilegal e inconstitucional.

A polémica gerada no parlamento, atingiu o ponto alto com a recusa da oposição em exercer o direito de voto na eleição de Cauíque como membro do Conselho Superior de Imprensa.

Manuel Diogo Presidente da Assembleia Nacional, recorreu ao regimento, para alertar aos deputados da oposição que em consequência da posição adoptada incorrem em sanções que podem implicar a perda do mandato de deputado.

Mesmo assim os deputados da oposição não se exprimiram na primeira votação, que legitimou o sindicalista Cauíque como membro idóneo do Conselho Superior de Imprensa, em representação da Sociedade Civil e da Cultura são-tomenses.

Para já o Conselho Superior de Imprensa não entra em funcionamento, até que o parlamento eleja o seu sétimo membro. Tudo isso sem contar que o caso vai subir ao Tribunal Constitucional.

A lista dos 6 membros consagrados pela resolução da Assembleia Nacional é a seguinte :

Patric Lopes Juiz de Direito, nomeado pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Jornalista José Manuel Noronha – Nomeado pelo Presidente da República

Jornalista Tamara Águas da TVS  – Eleita pela maioria parlamentar da ADI

Jornalista Ambrósio Quaresma – Nomeado pelo Governo

Jornalista Ana Bandeira da Rádio Nacional – Nomeada pelo Sindicato dos Jornalista

Aurélio Silva(Cauíque), cidadão idóneo eleito pela maioria parlamentar da ADI

Abel Veiga

    29 comentários

29 comentários

  1. Gustavo Furtado

    29 de Janeiro de 2016 as 15:55

    Contando não se acredita!!!! Isto parece brincadeira, minha gente. Eu até admito que o ADI tenha o direito de escolher quem lhe convém, mas escolher Kauíque para este cargo é abusar com o povo. Nós não podemos andar a dizer que queremos um país melhor, com gente capaz e idónea para ocupar cargos importantes, um país onde os melhores entre nós é que devem ocupar cargos de responsabilidade e no entanto escolher o senhor Kauíque para um cargo destes. Sinceramente que este partido ADI está a surpreender-me completamente. Que raio de coisa é esta?? Eu sei que o país está mal, tem muitos problemas, não tem dinheiro para nada mas também não é preciso tratarem tão mal o país com esta nomeação. Eu não tenho nada contra o senhor Kauíque mas entendo que para este cargo ele não dá nem tem condições para tal. Nunca vi o país num nível tão baixo. Eu sei que este caso de nomeação não é o único que nos envergonha mas também acho que a situação é tão aberrante que dá logo nas vistas que é um péssimo serviço prestado ao país. Mesmo o senhor Ambrósio Quaresma não tem condições morais nem intelectuais para ocupar este cargo. Mas pronto até tolero que ele fique ai. Mas o Kauíque, sinceramente que o país bateu no fundo. É assim que vamos construir o Dubai? Eu não sei não!!!!!

  2. Triste

    29 de Janeiro de 2016 as 16:01

    Por amor de Deus! A que ponto chegamos.
    Cauíque é cidadão idóneo?!!! Pedófilo assumido, delinquente. Tem variadíssimos casos na justiça. Extorquiu coitados dos velhos tanto dinheiro sob o pretexto de lhes dar indeminizações ( quando muitos nunca tinham trabalhado para o Estado. Perguntem ás finanças ( sobretudo ao ministro Américo quem é Cauique. Perguntem as filhas dele, quem é ele. Perguntem á mulher dele, quem é ele. Perguntem aos tribunais. Misericórdia, Patrice! Em quê é que queres transformar minha querida terra? O pagamento ao Parvo, melhor, ao Ambrósio do Parvo ( ah, perdoem a redundância)e ao Cauique por te terem ajudado a ganhar eleições é levar até zero a dignidade desse povo?
    Resgate-nos Jesus!!!

  3. Santomense

    29 de Janeiro de 2016 as 16:18

    ADI anda a brincar. Como é possível chamar idóneo ao Cauique. Cauique é um pedófilo, um zero à esquerda. O povo deve abrir os olhos, esse partido e o desgraçado do Patrice Trovoada vai desgraçar esse país. Temos que banir Oatrice o mais rapidamente. Desgraçado do homem

  4. JOAO CARLOS CARVALHO

    29 de Janeiro de 2016 as 16:32

    Não se compreende como é que um Partido que tanto apregoou o combate as más práticas, vem precisamente fazer o mesmo ou o pior que os outros fizeram no passado. Está bem claro que o Partido ADI só pensa nos seus interesses e na manutenção do poder. Nem com a maioria absoluta que o Povo lhes deu, são capazes de governar de forma sabia e inteligente e romper com o ciclo vicioso(corrupção, nepotismo, destruição etc…)em que o País se enveredou….

  5. jojo

    29 de Janeiro de 2016 as 16:35

    Pouca vergonha ADI e Gverno de Patrice Trovoada

    Jornalista Tamara Águas da TVS – Eleita pela maioria parlamentar da ADI
    Jornalista Ambrósio Quaresma – Nomeado pelo Governo (ADI)
    Aurélio Silva(Cauíque), cidadão idóneo eleito pela maioria parlamentar da ADI

    Agora já entendemos tudo

    Jornalista Ambrósio Quaresma – Nomeado pelo Governo (ADI), este já tirou a máscara que lhe cobria a cara..

    Vamos ver até onde isso vai chegar

    Estes elemestos eleitos pelo ADI são mesmo dignos deste partido fantoche que quer levar o Nosso São Tomé e Santo Antoónio a pique.

    ADI não sabe o que lhe vai acontecer no futuro. Podem esperar para ver.

  6. Pernanbuco

    29 de Janeiro de 2016 as 16:50

    A insistencia da ADI com cauique Nao e por acaso. O cauique foi convencido pelo PT a se converter em muculmano e em contrapartida teria esse tacho. Ele de converteu comecou a usar bubus sem cueca e ai esta, conseguiu o que queria mas infelizmente Nao entende nada disso de imprensa.

  7. vitoriana

    29 de Janeiro de 2016 as 17:18

    Bôbô muito éééééé

    Agora vamos convidar Mão no Chão para a cerimónia de tomada de posse e todos os que votaram têm de pôr mão no Chão. Sigam o exemplo do 1º Ministro.
    Bastou Cauíque gritar (Vírus ébola) para ser cidadão edóneo e culturalmente engajado na coisa pública. Agora todos os Jornalista vão ter de fazer cartão obrigatório. Seguir exemplo dos coitados dos varredores de rua.
    Mais cuidado ééééée Porque agora é a vez do vírus ZIKA, ele pode invadir o parlamento a qualquer minuto.
    Já agora, Ambrósio – Consultor do Governo para a Rádio nacional – Membro da Comissão Eleitoral nacional – agora membro do Conselho Superior de Imprensa – Patrão, director, Jornalista, cronista do parvo. O senhor que sempre criticou e que diz ser dos mais honestos desse país quantos salários o senhor vai levar para casa????????
    Viva Dubai!!!!

    • Explicar sem complicar

      29 de Janeiro de 2016 as 22:23

      Meu caro,
      Ambrósio Quaresma e Oscar Medeiros que fora antes nomeados como consultores para a rádio e TVS respetivamente,agora foram nomeados como GESTORES DE CONTEÚDO cada um para estes órgãos.
      Ou seja, eles é que FAZEM CENSURA de todo trabalho antes de ir para ar.
      Portanto tudo que compromete ou fala contra governo cortam logo. E se não houver tempo os trabalhos não vão pra ar.
      Os únicos trabalhos que eles não conseguem mexer são trabalhos que vem de príncipe porque eles sabem que Tozé Cassandra não brinca no assunto.

  8. osvaldo Quintas

    29 de Janeiro de 2016 as 17:34

    Eu sinceramente acho vergonhoso essas politicas, falar mal do outro quando nossa casa é o centro de sujidade de maior problema de STP… como jovem temos que refletir de uma forma inteligente e propor melhoria…

  9. País de bobo

    29 de Janeiro de 2016 as 17:35

    Cauique cidadão idoneo, devem estar todos loucos no ADI.
    ADI desceu muito baixo ao escolher cauique p ocupar esse cargo.
    ADI ao escolher cauique so desmonstrou irresponsabilidade, mostrou que n se importa com esse pais, como tinham q pagar divida ao Ebola do Cauique, deram lhe este tacho sem pensar nas consequencias.
    Espero que o Presidente do Conselho esteja de olhos abertos em relacao ao cauique pq ele ja deu provas q n presta p nada.

  10. Manuel Torres Afonso Leita

    29 de Janeiro de 2016 as 18:23

    O ADI não sabe o que é Idoneidade. Cauique, todo mundo sabe que ele é: pedinte, delinquente, lambe botas, corrupto, pedófilo, etc. Cauique já foi condenado e preso por violar uma criança filha do seu ex-amigo e colega de serviço. O ADI está a brincar com este povo. Brincadeira tem hora. O ADI devia arranjar a cauique um outro tacho pelo serviço prestado, não ,membro do CSI. O ADI está pura e simplesmente a desvalorizar a função do CSI. Cauique cidadão idóneo! Credo ADI! O povo vai rejeitar o ADI tal e qual como os professores têm rejeitado o ex. padre Olinto, o actual ministro demónio.

  11. FCL

    29 de Janeiro de 2016 as 18:36

    Ahahahaha… Depois ele vai ser governador do Banco Central

  12. FCL

    29 de Janeiro de 2016 as 19:03

    Senhor PM, pensando Bala daria para um bom ministro das Finanças…

  13. Luzanira Cotrim

    29 de Janeiro de 2016 as 20:35

    Cidadão idoneo??? Sera que os senhores deputados conhecem o conceito de idoneidade? Isto chama-se gozar descaradamente com o povo que os elegeu! A não ser que idoneidade hoje signifique o contrario do que significava antigamente; pelo rumo que a sociedade tem seguido, pode ser que seja este o caso – inversão total dos conceitos e valores sociais. A pergunta que não quer calar: e o povo / sociedade civil, sobretudo os cidadãos que tem algum conhecimento, vai aceitar esta ofensa assim, sem fazer nada? Representante da sociedade civil?? E a representada a assistir a este pesadelo-comedia como se nada fosse? Isto faz-me pensar em velhas máximas como “Cada povo tem os dirigentes que merece” ou “Os dirigentes sao o reflexo do seu povo”.

  14. Tristeza Muito

    29 de Janeiro de 2016 as 23:14

    Com esta brincadeira não me admira nada que o Cauíque ainda chegue ao cargo de governador do Banco como disse alguém acima ou mesmo ao cargo de diretor ou ministro deste governo. Juro que não estou a ironizar. Tendo em conta o rumo dos acontecimentos não me admiraria nada que isto acontecesse. Basta ver a qualidade de certos diretores que foram nomeados por este governo. É muito triste tudo isto que está a acontecer mas é uma constatação que qualquer pessoa pode ver. Nunca pensei ver o meu país assim.

  15. LAGRIMAS DE STP

    29 de Janeiro de 2016 as 23:22

    Que pena o povo sempre a pagar…O que mais me admira é como
    um partido renovado, com muitos jovens que criticaram as atrocidades
    dos outros, aparece com coisas como essas como solução para STP. Estou
    mesmo é muito confuso já não sei o que quer dizer “cidadão idóneo”.
    Se calhar tudo vai mudar; os significados das palavras, os conceitos,o preto passará a ser branco, etc.
    Porquê enganarmos a nós mesmos?
    Sejamos pelo menos advogados do que aprendemos na escola. Digo isso
    porque agora tenho dificuldades de explicar aos meus filhos o significados de “cidadão idóneo”.

  16. Juvenal

    30 de Janeiro de 2016 as 0:01

    O que me faz confusão é que os militantes e simpatizantes deste partido que estudaram, têm algum valor ainda ficam satisfeitos com esta votação deste homem para este cargo e até insultam pessoas que acham o contrário. Eu fico espantado com tudo isto. Será que estas pessoas acham que esta é uma boa atitude de um partido responsável? Não tenho nada contra ADI, contra Patrice Trovoada e até digo mais: acho que deveriam governar sim senhor tendo em conta a falta de alternativa na oposição e são eles que ganharam as eleições recentes. Mas o que eles têm feito ultimamente está a deixar-me muito perturbado e até com medo com o rumo que o país está a tomar. Eu nunca pensei que uma coisa desta podia acontecer. Com tanta gente com perfil para esta função vão escolher uma pessoa com este cadastro moral, criminal e ético? Palavra de honra. Isto é cúmulo da estupidez e da humilhação para um povo. Toda a gente via que as outras nomeações eram fracas. Até de alguns ministros. Mas este caso ultrapassou todos os limites. ADI já não tem legitimidade para criticar nenhum partido relacionado com competência e responsabilidade na condução da coisa pública.

  17. Ponha Boca Não Tira

    30 de Janeiro de 2016 as 0:20

    Isto é para ver até que ponto este partido e este governo estão interessados em melhorar o país ou em servir a sua clientela política. Eu tenho de dizer que no princípio eu ainda acreditei no Patrice e estava convencido que ele poderia mudar S.Tomé. Mas com estes últimos acontecimentos eu só posso concluir que o país nunca mais vai melhorar.
    Isto está a ganhar contornos de insanidade. Não é normal uma coisa desta acontecer num país com tantos problemas para resolver. Eu começo a acreditar que o interesse do Patrice não é o desenvolvimento de S.Tomé e Príncipe mas outra coisa qualquer. Só tenho medo que ele vai rebentar com o país com estas políticas e depois pega o caminho dele e vai lá para o estrangeiro onde ele tem toda a família dele. Custa-me acreditar que esta coisa aconteceu hoje na Assembleia depois de eu ouvir e ver com os meus ouvidos e meus olhos o Patrice a criticar os outros políticos, chamar incompetentes, burros e outras coisas. Eu agora não sei quem é burro e incompetente. Qual é o investidor que vai acreditar num país que promove corruptos e pedófilos para cargos desta envergadura?

  18. Adelino dos santos

    30 de Janeiro de 2016 as 7:46

    Se me contassem eu não acreditaria quando dão maioria absoluta a partido fantochai e pensaram que estão a punir alguém deram tiro ao seu próprio pés isso só é começo

  19. belekunga guegui

    30 de Janeiro de 2016 as 9:51

    Estado santomense que estado chegou.
    Com a eleição do governo do ADI o povo santomense alimentou de esperança de que dias melhores virão.Infelizmente o que chegou foi desgraça/desgosto, aumento vertiginoso de números de assaltos, impunidades para os criminosos /assaltante e promoção de incompetência, despromovendo quadros competente por não enfileira à esta força politica. Isto é o Dubai que o Primeiro ministro Patrice de Emery Trovoada prometeu durante a campanha.Esperemos que nas próximas escolha acertemos na pessoa certa e não na pessoa que oferece mais dinheiro na compra da nossa consciência. Pôvõ ê Bílí uê ô!!! Não caem nos mesmo erro.

  20. João

    30 de Janeiro de 2016 as 13:29

    Eu só tenho a dizer uma coisa: PALAVRA DE HONRA. CREDO DEUS PAI TODO PODEROSO. AJUDA O MEU PAÍS.

  21. Sir Pedro

    30 de Janeiro de 2016 as 15:00

    Patrice Trovoada e um homem obsecado pelo poder e para ele vale tudo para conseguir o que quer..Cauique conhece os podres do PM e comecou a ameacar que iria “abrir o fundao” . Era urgente arranjar um tacho para o homem porque constituia um perigo a solta.. Basicamente , os mesmos motivos que o levaram a integrar nas suas fileiras o actual ministro da justiça , o ex futuro procurador geral..Enfim, se conseguir colocar mais um ” Yes men” dele qualquer na presidência muitos vão andar de cuecas em Sao Tomé..

  22. pascoal de carvalho

    30 de Janeiro de 2016 as 23:07

    É pois é, tão edêneo quanto quem o elegeu, como o organismo para qual foi.

  23. ARROZ SUJO

    31 de Janeiro de 2016 as 10:32

    Todo aquele q acreditou q ADI é partido serio enganou-se completamente! CAUIQUE só pode ser cidadão idóneo da BEBEDEIRA, PEDOFILIA, e da BANDIDAGEM, tal como todos os deputados de ADI q votaram nele! STP está de mal para PIOR!

  24. seabra

    31 de Janeiro de 2016 as 12:39

    O Caiuque representa,com fidelidade,o governo ADI….encontra-se reunido todo o tipo de ,delinqüente : larápio,mitomane,corrupto,alcoólico,pedofile,criminoso…sociedade dos lupens !
    O senhor Miguel Trovoada,anda por aí a dar palpites na Guiné Bissau,em vez de ir tentar remediar a catástrofe político que ele criou e deixou em STP,que aliás,deu a continuação com o rebento (Patrice T.),tão corrupto ,larapio,rancoroso como o pai…quem sai do seu não degenera.

  25. Maykel Ramos Oliveira Viegas

    1 de Fevereiro de 2016 as 9:10

    Até que ponto o Povo deve dar todo o poder apenas a um grupo?
    Será que a nossa Democracia suporta uma maioria absoluta?
    Será que os homens Sãotomenses estão prontos para governa com puderes absolutos?

    “Maioria Absoluta não é prenda”

    A maioria absoluta não é uma prenda mas sim uma pesada responsabilidade e uma obrigação de exercer o poder político com firmeza e sem arrogância. Será que hoje o povo que deu a maioria sabe a quem deu?

    Estamos presente á uma nova forma de fazer política. Em que o novo sistema político sustentado pela a maioria dita as regras, sem apelo por justiça ou equidade. O que temos com o novo sistema? Desrespeito às minorias e opiniões discordantes, requisitos considerados essenciais para a Democracia.

    Maykel Viegas
    Sociólogo

  26. Mena Santos

    1 de Fevereiro de 2016 as 10:49

    O que era a sociedade civil a vota disso? Uma vez que, segundo alegação ele é representante da sociedade civil. ~Isso é uma grande falta de respeito a sociedade civil santomense. Recorde bem. Nem os comentaristas que normalmente apoio as falcatruas do ADI, tomaram consciência da gravidade do caso. Desperte a sociedade civil, chegou a hora

  27. pinhenhe

    1 de Fevereiro de 2016 as 11:10

    O Cauique e o unico pedofelo de stp, unico bandido de stp. Apenas o mlstp e pcd tem homens serios, idoneos, responsaveis. Os depus da oposicao sao eles na terra Cristo nos ceus

  28. Fulana

    1 de Fevereiro de 2016 as 11:40

    Mas que pouca vergonha, meu povo. É assim que estão a trabalhar para o povo? Colocando pedófilos e corruptos em lugares de destaque e de representação do povo? Nunca pensei ver S.Tomé assim. Vocês podem fazer tudo porque o país é vosso. Mas um dia vão pagar por aquilo que estão a fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo