Vitória de Pinto da Costa é de São Tomé e Príncipe

Convicção do próprio Presidente da República Eleito. Pinto da Costa reafirmou o compromisso de tudo fazer para reconciliar a nação são-tomense.

Garantia da Reconciliação Nacional, é um dos principais propósitos do Presidente da República Eleito. «Reafirmar aqui os meus compromissos de tudo fazer para contribuir para uma verdadeira reconciliação nacional que permita orientar as energias da nação para as grandes tarefas que nos esperam e que passam por vencer a corrupção, vencer a instabilidade, vencer a pobreza», precisou Pinto da Costa.

Pinto da Costa atribui a vitória eleitoral ao povo de São Tomé e Príncipe. «O povo são-tomense deu como esperava, mais uma vez um exemplo, à região e ao mundo, de civismo, tolerância e liberdade. As eleições de ontem(domingo), foram por isso acima de tudo uma vitória da democracia, uma vitória de todos os são-tomenses, uma vitória de São Tomé e Príncipe», sublinhou.

Uma vitória eleitoral, que abre oportunidade para promoção da solidariedade institucional e a estabilidade. «Aproveito para publicamente garantir o meu empenho pessoal em implementar desde o primeiro momento um clima de saudável e leal cooperação entre o Presidente da República e o Governo democraticamente eleito do país», acrescentou.

Pinto da Costa, quer participação de todos para ganhar o que prometeu na campanha eleitoral, o Futuro.

Para ler na íntegra a declaração de vitória de Pinto da Costa CLIQUE/vit-riaok2

Abel Veiga

  1. img
    Helves Santola Responder

    O povo já garantiu o seu apoio ao programa do Presidente eleito nas urnas. Agora, o PR deve encontrar formas para passar a mensagem sobre a necessidade de trabalho e a forma do povo intervir melhor na democracia…..força, stou feliz com a sua Vitória, abraços

  2. img
    degado Responder

    MUITO BEM senhor presidente DOCTOR MANUEL PINTO DA COSTA estamos a contar com tigo, nós que estamos no estrangeiro querimos muito contribuir para o nosso pais.
    PODE contar comigo .obrigado pela suas palavras que assim sejá .viva s.tomé ,viva 7de agosto ,viva COTA PINTO .

  3. img
    Fijalatao Responder

    Agora é trabalhar.

  4. img
    Preocupado Responder

    Parece que já começou a demagogia, sabem bem que é a vitória de 50% da população e o desgosto profundo de outros 50%.

    Roberto Raposo vai te preparando que o próximo passo será o poder absoluto com a conquista do presidencialismo, pela desculpa que o sistema semi-presidencialista não o deixa trabalhar.

    Este filme é velho em África.

    Que tristeza, santa ignorância!

    • img
      misterio Responder

      Se S.T.P ainda está como esta, é devido pessoas como tu, com mentes perversas, ideias infrutíferas e fracassado que só sabe olhar para os problemas e deixa-se levar pelas consequências ao invés de procurar a solução. Deverias a menos Honrar o nome k utlizas ao inves de estar por ai a tentar enfraquecer os outros, opiniões como tuas, não precisamos, nós povos de S.T.P temos que dar o nosso contributo seja la de maneira directa ou indirecta, porque um pequeno gesto de cada um pode assim levar o pais a um desenvolvimento sustentavel como afirmou o nosso Presidente Dr Manuel Pinto da Costa..
      Cala-te se não queres contribuir ao inves de estragar o que estamos a tentar erguer. Sr Preocupado de meia tigela…

  5. img
    SOS Responder

    Pai grande até quenfim conseguimos.
    a sondagem foi feita no Novembro de 2010. caso pinto concorrer as eleições ele será o presidente da república.
    força Pinto mãos à obra

  6. img
    SOS Responder

    o Patrice trovoada está a trabalhar bem.
    Com o pinto junto poderá ser melhor ainda.

  7. img
    Hiostrelino Vaz Responder

    Palavras de recognição acima mencionada servir-se-ão duma verdadeira honestidade… isso que esperemos Sr. PR. Pinto da Costa
    Viva S.T.P

  8. img
    Malébobo Responder

    Falar so não basta resta fazer e por em pratica, obrigado,fui

  9. img
    De Longe Responder

    Pois agora traça planos e estrategias aplicando todo o seu saber para o bem deste povo que muito espera por dias melhores.
    De longe mas sempre atento.
    Mais uma vez meus parabens.

  10. img
    Sempre a subir Responder

    A tua tarefa não será fácil Pinto.
    Tens que ter muito cuidado com os teus rodeadores, para não voltares a carregares as culpas novamente como aconteceu no período de 15 anos.
    2) Tens que mandar chamar pessoas sensátas, que deram cara, que te apoiaram e que agora estão na sua sem procurar nada em troca.
    3) Todavia têm que ter competência e honestidade.
    Boa sorte presidente de todos os São Tomenses.

  11. img
    Mé Zemé Responder

    Parabéns para o presidente eleito. No passado teve poder absoluto, no presente não tem, mas espero que saiba conviver com esta situação de forma aberta e aproveitar para corrigir alguns erros do passado e dar o seu melhor para o desenvolvimento deste pequeno país. O que espero mesmo que o Pinto da Costa fassa, é ser um verdadeiro presidente e responsável, e que aproveite esta oportunidade para limpar a má imagem que quase 50% da população tem dele. Força, estamos contigo mais cinco anos perfazendo 20 que será record dificilmente ultrapassado por um outro cidadão qualquer, mais um marco para reforçar a sua história na vida deste país.

  12. img
    parabéns Responder

    queremos paz, estabilidade política e social, desenvolvimento, justiça social, combate a corrupção,emprego para os jovens, energia, água, estrada, mais saúde, mais educação, formação, aumento salarial, 13º mês como um direito do funcionário,mais trabalho, disciplina,civismo, mais atenção aos idosos, as mulheres, as crianças, aos estudantes, internet de qualidade a baixo custo, comunicação a baixo custo, transporte aéreo e maritimo , transporte público, habitação para os jovens, legalização de mototáxi,baixa de preço dos produtos de 1ª necessidade, rotatividade nos cargos públicos,promoção da competência e honestidade,avaliacão dos funcionários públicos,inspecção a todos níveis,respeito ao meio ambiente, a natureza, combate a pobreza, combate a violência doméstica, mais disciplina rodoviária , combate a descriminação, mais imprensa privada,etc. são acções da responsabilidade do governo ,mas não só, são também, do pr, dos deputados, dos autárcas, dos chefes,dos embaixadores, dos privados, partidos politicos,os estrangeiros residentes, sociedade civil e todos os sãotomenses de boa vontade. bem haja. viva pinto da costa, viva evaristo de carvalho, viva o povo de s.tomé e príncipe, viva a democracia.

  13. img
    marcos Responder

    Sr Presidente, as minhas felicitações.
    Senhor não deve ninguém, porque nada prometeu, por isso, candidatou-se como independente, portanto, mantenha firme nas suas determinações. Homem honesto, corajoso, amigo do seu povo, homem de paz. Muitos diziam coisas´más contra Pinto da Costa. Mas >Pinto da Costa não é assim. Veja só como ocorreu o processo da mudança politica em relação aos outros paises. Pinto para o bem do povo, cedeu pacificamente e hoje foi reconhecido as suas atitudes. Esperemos que continue assim, o povo confiou, o povo reconciliou, o povo acredita em si, não defraude esta expetativa. Cuidado com estes traiçoeiross, ainda bem que o Sr os conhece todos… de forma que amanha, não voltarão a lhe cruxificar.

    Viva STP. Unimo-nos para o bem de STP

  14. img
    Francisco Ambrósio Agnelo Responder

    Centado a diante das crianças,homens e mulheres descaças,rotas para não dezer em farapos,saboriando o milho,e vendo a sua volta aquilo que não desejaria ver o Povo do teu País,clamando para que lhe desse o voto para melhorar o estado de vida deste.Esse momento não poderá apagar na sua memória.Elas estão á sua espera.Seja na verdade o salvador.”O que-del-Rei”

    • img
      António Responder

      Peço desculpas mas o Patrice Trovoada não está a trabalhar bem coisa nenhuma. Ele e o seu criado Varela continuam com tiques de arrogantes e preguiçosos. São pessoas que pensam que pelo facto de estarem a ocupar este lugar, neste momento, têm rei na barriga, podem perseguir as pessoas, fazer aquilo que lhes apetece na governação do país, humilhar os outros, ou seja, agindo como coisa que o país fosse deles. Isto tem de acabar. O Pinto tem de colocar um travão nesta gente. O país não é deles nem eles têm um contrato do povo para perseguir e maltratar uma parte do povo. Eu votei no Pinto para também acabar com estes abusos.
      A campanha eleitoral demonstru muito bem este facto pelos ataques que esta ente permitiu que fosse feito. Tem que acabar este clima de arrogância que esta gente está a praticar como coisa que o país fosse deles. Onde é que já se viu uma coisa destas.
      Fui
      António

  15. img
    MANUEL PENHOR Responder

    Esta Vitoria ja era esperada porque ja tinha anuciado que povo deste Pais nao perdeu consciencia para vende-la na urna para dar Vitoria ao Evaristo

    • img
      Francisca Cara Linda Responder

      Em todo caso, a percentagem dos que votaram sob o efeito do “banho” é demasiado alta. Basta olhar para o valor da redução da taxa de abstenção.

      • img
        Cara Levantada Responder

        Cara Feia, não sei quais são as tuas motivações mas basta de falar em banho pq todos sabemos que houve muito banho e compromissos de oferta de piscinas e mares do lado do Pinto.

        Os Santomenses que votaram em Evaristo Carvalho e no ADI são os verdadeiros FORROS! Aqueles que amam a sua liberdade, que não se deixam subjugar. Aqueles que não querem viver na miséria e serem oprimidos como tantos povos em África (basta ler as notícias internacionais mesmo neste jornal, ou talvez seja mesmo a tua realidade).
        VIVA O FORRO!

    • img
      Verdade Verdadeira Responder

      Nao sejamos patéticos,nao vejo motivos para tanta euforia. Diante destas manifestaçoes meramente emocionais ou propositadas,nao vi e nem vislumbro qualquer benesse que a eleiçao do pinto da costa possa trazer ao povo santomense,a nao ser esperar para crer.
      Sei que a atitude que move a maior parte dos espectadores politicos de s.tomé,nao se revê na senda politica,ou melhor,nao sao movidas por intensoes socio-politica,mais sim, por ódio,desespero,snobismo,nepotismo,mercenarismo(individuos pagos para votar e fazer votar).
      Na verdade poucos se preocupam com o perfil dos autores politicos,com o currículo.
      Nao quero tecer demerito quanto a pessoa do ser do pinto da costa,mas que a verdade seja dita,ninguém neste momento esta em condiçoes de afirmar que o pinto da costa foi uma escolha justa.
      Se nao vejamos:
      O pinto da costa sempre almejou o cargo maximo da naçao. Ora vocês que sao mais chegado a ele,perguntem-no,porquê que, durante o tempo que andou abandonado da politica,nao fez nenhum jesto de caridade?
      Mais nao pergunto,as de resto, deixo ao criterio do vosso consciente.

  16. img
    eliseu Responder

    foi claro, se bem que mts em principio nao gostaram , mas e a pessoa muito mais bem posicionda neste momento pra assumir o pais…os restos que reprovaram e normal precisam ainda estudar……

  17. img
    Zémé só Responder

    Acabou a campanha eleitoral,foi eleito um presidente,que para todos os efeitos legais é presidente da nossa república.
    Importa agora,pensar em STP, pensar no quanto tempo perdemos em querelas e banalidades, para de facto juntos trabalharmos para o bem deste país.Passemos das palavras ao acto e mostremos que somos capazes de mudar o rumo,dar um futuro diferente a este povo que bem merece.
    Obrigado

  18. img
    iadalziza viegas Responder

    Que deus, te diga Amen, en todo seu discurso.E levante esse país de uma vez por todas.Os santomense devemos ser conhecido , internacionalmente como naçao honrado e nao naçao corupta.

  19. img
    Severino D'Almeida Responder

    Asminhas felicitações são para si Dr M.Pinto da Costa e para todos os santomenses que depositaram em si o voto de confiança.Pondere bastante o termo PAI GRANDE-seja capaz de fazer uso das suas capacidades ajudar o Governo a endireitar O País,limpa a nossa justiça ssf de modo apunir os corruptos.cuidado c/os velhos camaradas do MLSTP.A nação deu-lhe uma oportunidade Para mostrar ao mundo k é capaz de conduzir o destino de S.Tomé em DEMOCRACIA,então deixe um Guião para os seus seguidores pois nenhum dos k lhe antecedeu aprendeu a lição por isso ensine-os mais uma vez.Obrigado

  20. img
    José Rufino Responder

    Começo por felicitar-lhe,pela forma como o povo São-Tomense,lhe acreditou nas urnas,espero que as promessas feitas ao longo da campanhas possa ser realizadas com exitos.Sei que será muito difícil com tipo de politicos que temos em São Tomé e Príncipe gente que vale tudo,corruptos,ladrões,desonestos ajuntando ainda uma justiça deficiente com os autores incoptentes e sem vergonha por ai são de todo grande obstaculo que o senhor terá para resolver,haver vamos,”ver para crer”…

  21. img
    Dr.Joaquim Jose da Costa Responder

    Ex-mo Senhor Dr.Manuel Pinto da Costa!
    Tenho a grande honra de apresentar as minhas sinceras felicitações pela grande vitoria nessas eleições presidenciais e desejar saúde, força de espirito e sucessos no trabalho. O nosso pais precisava de um dirigente como o senhor para juntamente com o povo lutar contra a probreza e a corrupção e levantar o nivel de prestigio internacional do pais. Estou convicto que o senhor poderá realizar essas e outras tarefas para o bem estar do pais. Mas uma ves desejo muita força e coragem neste período não fácil em que o pais encontra.

  22. img
    Dlima Responder

    So tenho a dizer k o Pinto deu os primeiros passos p colocar STP na rota do abismo e do marasmo em k se encontra e agora tem a possibilidade de colocar STP na rota do sucesso e do desenvolvimento. É isso k os santomenses esperam de si…

  23. img
    Roça Vitoria Responder

    Na verdade o Dr. Manuel Pinto da Costa terá que ter muito cuidado com algumas pessoas que lhe apoiaram directamente a sua campanha. Alguns deles são coruptos da 1ª categoria. O meu conselho pessoal o PG deve procurar seleccionar bem as pessoas que farão parte do seu estafe digo isso, porque neste momento conheço um corupto da nossa praça e que ja foi Director de uma das empresass que a SONAGOL vai gerir, ameaçando os alguns trabalhadores de que ele será Director nacional porque o pinto da Costa vai fazer corredor junto a SONANGOL para ele e quando isso acontecer, os trabalahadores vão comer o pão que o diabo amaçõu.Com isso, so quero pedir ao PG a não proteger os coruptos e nem vigaristas porque neste momento muitos vão dizer que são Santos quando na verdade são diabos.Viva PG… viva o Povo de S. Tomé e Principe…

  24. img
    Salopessa do Bailundo Responder

    O povo espera pelas promessas eleitorais.Mãos a obra e nada de bla,bla,blablablablablabla………..O povo espera para ver e crer.
    Viva STP.

  25. img
    ECAS Responder

    A oportunidade para se acabar com o banho chegou é importante k saibamos aproveitar.
    Tanto BANHO k o ADI deu, pra não conseguir comprar consciências deste povo fragelizado e pobre para ganhar estas eleições, é uma prova inequivoca de k o banho não funciona e deve ser extinto.

    O povo quis e depositou toda sua esperança, sem margem de dúvida, no Pinto da Costa.
    K DEUS lhe dê a inteligencia INFINITA e Sabedoria para corresponder da melhor forma possivel mais uma vez as nossas expectativas. AMEM!

  26. img
    Conde de Monte Cristo Responder

    Desde dia 8 de Agosto que comecei a por em marcha o Projeto Terra firme de Pinto da Costa. Hoje dia dez ja tenho cerca 6 pessoas contra mim. Uma media de duas pessoas por dia. Pessoas ao contrario de mim, que batalharam na campanha para que o referido projecto fosse votado pelo povo, continuam ainda com essa maninha de pedir um jeitinho daqui, um jeitinho dali. E quando se lhe nao dao ja se sabe!
    Mas estou tentando lhes explicar que o projecto terra firma nao deve contemplar jeitinhos, nem a irmaos nem a amigos. E um projecto que deve colocar o interesse do povo de stp acima de tudo, tratando todo o cidadoa da mesma forma, sem distinticao de que especie for. Mas les noa concordam comigo!
    Ha um senhor que esta a minha procura. Pra que nao sei, mas tudo me leva a crer que foi um apoiante na campanha do projecto que anda a procura talves do seu jeitinho! Mas esse projecto nao contempla isso! Esse projecto esta baseado nas leis, nas normas e regulamentos em que todo e qualquer cidadao esta sujeito!
    Eu nao votei em Pinto da Costa justamente porque nao acreditei neste projecto. Mas uma vez que o povo acreditou nos todos devemos acarriha-lo e leva-lo adiante! O ser humano e imperfeiro e muitas vezes nao consegue distinguir qual e que o trigo qual e que e o joio! Todavia, a vontade do povo e a vontade de Deus! E por conseguinte, sendo vontade de Deus, eu serei mas um na linha da frente para a emplementacao deste projecto que e de todos nos.
    Viva terra firme! Abaixo a hipocresia!

    • img
      Laura Mendes Responder

      Que bom saber que ainda vem ler o Tela-Non. Parece que somos dos persistentes em alertar sobre a insustentabilidade do projecto Terra Firme. Por outro lado tb gostaria que o milagre acontecesse, sei que em STP acreditamos no feitiço, mas a realidade é nua crua e dura.

      Aqueles que acreditam na Democracia e no real desenvolvimento de STP devem estar mais do que nunca alertas e unidos.

      Um grande abraço

  27. img
    leve leve Responder

    assim espero que o país ganhe respeito
    e civismo é o que precisa e que chame os culpados os ladrões e ordenam que eles responsabilizem dos seus actos. e reembolsa ao cofre do estado e cofre dos tribunas os milhões e biliões de dobras que nelas se perderam por outras palavras que eles roubaram.
    este é o meu comentário.

  28. img
    Engenheiro( LISBOA) Responder

    Espero que Dr.Manuel Pinto da Costa seja realmente uma referência e uma diferença, pundá bálá ná cá valá macaco ni libá madera huam anu dôçu vê fá.

    Espero muito muito sinceramente a sua lealidade o cooperação com o actual executivo e que tome muito cuidado com os seus antigos camaradas(vírus.
    Lembre-se que na primeira vez, quando as coisas saíram mal o Senhor carregou a cruz sózinho!

    Então, cuidado com os teus antigos Camaradas,porque eles farão de tudo para sujar a sua imagem.

    Todo o homem peca e todo o homem tem direito a se redimir, por isso vigiai os falsos amigos do MLSTP e não só. Exerça a sua presidência com lealidade e transparência e seja muito diferente dos seus antecessores que de nada serviram a nossa nação, mas apenas serviram a sua barriga engoaram-se em pecados de corrupção.
    UM GRANDE ABRAÇO DA DIÁSPORA PORTUGUESA.
    COLABORE COM O GOVERNO E ABRA-NOS A FRONTEIRA PORQUE MUITO TEMOS PARA OFERECER AO NOSSO PAÍS.
    Tlm: 961459404

  29. img
    Rogerio da silva Responder

    MUITO BEM senhor presidente DOCTOR MANUEL PINTO DA COSTA estamos a contar com tigo, nós que estamos no estrangeiro querimos muito contribuir para o nosso pais.
    PODE contar comigo .obrigado pela suas palavras que assim sejá .viva s.tomé ,viva 7de agosto ,viva COTA PINTO .

Deixe um comentario

*