Deputado apresenta provas de cerveja suja e a direcção Rosema dá explicações

Pires Neto, o deputado que denunciou o mau estado da cerveja Rosema, apresentou as provas. Garrafas com detritos foram exibidas ao público. A Direcção da Cervejeira, Rosema diz que tais garrafas deixaram de ser utilizadas pela nova administração da empresa. Victor Monteiro director comercial da cervejeira nacional, garante que a qualidade da Rosema melhorou bastante nos últimos tempos.

Segundo o Director Comercial da Rosema, ao contrário do que acontecei ano passado a qualidade da cerveja nacional melhorou bastante. «três meses para cá que a qualidade da cerveja, melhorou muito, em relação a momentos anteriores. O que disse o senhor deputado Pires Neto, sobre a qualidade da cerveja nacional, não corresponde a verdade. Temos recebido elogios em termos de melhoria da qualidade da nossa cerveja. Tanto é que para melhorar a qualidade da cerveja diminuíamos a produção», defendeu o director comercial da Rosema.

No entanto a administração da empresa reconhece que foram registados casos de garrafas contento resíduos alegadamente prejudiciais a saúde. «Eu não nego. É verdade que tempos atrás notamos alguns resíduos em garrafas de cerveja e os clientes têm trazido para aqui. Mas desde 29 de Abril que passamos a usar uma outra cápsula para a cerveja. E sou categórico em dizer que de lá para cá ninguém conseguiu trazer uma prova de resíduo dentro da cerveja», declarou Victor Monteiro.

As explicações da direcção comercial da Rosema, surgem após a apresentação pelo deputado Pires Neto, de provas que confirmam a existência de detritos na cerva Rosema. «Aqui temos uma barata dentro da garrafa. Comprei a cerveja e detectei a situação. Guardei em casa como prova, uma vez que estão a dizer que estou a falar sem provas estou a exibi-la», precisou o deputado.

Pires Neto, acrescentou que não pretende com a sua acção pôr em causa o funcionamento da cervejeira nacional, mas sim contribuir para a melhoria da qualidade do produto que é vendido ao consumidor. «Não estou a fazer nada para prejudicar a fábrica. Estou a fazer pela melhoria da qualidade da cerveja. É a única fábrica de cerveja que temos, e é bom que qualquer pessoa que beba valorize o produto nacional», concluiu.

Técnicos da cervejeira nacional, explicaram que todo o processo de produção da Rosema é manual. «Não há qualquer sistema electrónico. Tudo é feito pelo homem. Daí que pode haver falhas no processo de engarrafamento», sublinhou um técnico brasileiro, ao serviço da Rosema.

A administração da Rosema diz que está a investir com vista a aquisição de equipamentos que garantam maior qualidade e aumente a produção da cerveja nacional.

Abel Veiga

  1. img
    Água desviada Responder

    Só mesmo o meu país, infelizmente é o que posso dizer!? Faz-se uma denúncia tão grave e fica-se só por isso… Nenhuma autoridade muge, nem lati! E, o mais grave ainda é a direcção da empresa que confirma isso na maior c
    ara de pau! Santomé telá!!…Enfim. Entende-se assim, subjectivamente, porquê que o país está do jeito que está! Ainda reclamam que os cofres do estado andam vazios! Pois, se não aplicam multas a empresas (quem não pode, não mete!)em situações tão óbvias; como pensam tirar dividendos dos investimentos que são feitos!?

  2. img
    Pensador Responder

    assim e’..assim si vive em sao tome’ ….

  3. img
    Filho de Deus Responder

    Pires voçe é homem forte vç lutou até conseguio.
    Já não bêbo mas a cerveja nacional máis, agora aposta certa no futuro do país só \\\\\ PALMOLIVE, \\\\ mas sem estar batipzado !!!!!!! até porque eu com 10.000 tenho um litro garantido mas com 10.000 tenho que andar muito até encontrar um canal de 10 para apenas meio litro

  4. img
    "Nós por cá e a nossa Maneira" Responder

    ….pois é,,,, é assim que queremos desenvolver o país… a nosso maneira é claro…. é assim o nosso futuro

  5. img
    Assunção Responder

    Fazia mesmo falta 1 “ASAE” em São Tomé, muito mais eficaz da existente, pela dimensão do país e honestidade dos recursos humanos ainda existentes para trabalhar, preciso é serem treinados,só k “ELES” não deixam quem ker efectivamente trabalhar, ou alinha-te ou tas off, dignidade, preisa-se, é pena!

  6. img
    MIGUEL BARROS Responder

    QUEM GARANTE ISTO?O DEPUTADO PODE MUITO BEM COLOCAR A BARRATA NA CERVEJA…O SR.DEPUTADO PIRES NETO UMA VEZ QUE NAO TEM NADA A FALAR NO PARLAMENTO,É UM MEDIO POLITICO UMA VEZ QUE ESTAMOS NA EPOCA DE CAMPANHA, E QUERO GANGAR VOTOS E O MESMO É LIMPABOTA DE FRADIQUE DE MENEZES(PR) ESTA A FAZER TUDO POR TUDO PARA SUJAR A IMAGEM DA EMPRESA ROSEMA,SABENDO QUE A MESMA ESTA CHEFIADA POR IRMÃOS MONTEIRO UM DOS PILARES DE MLSTP/PSD,SE ESSA EMPRESA SE FOSSE CHEFIADA POR UM DOS DIREGENTES DO MDFM/PL O SR.PIRES NETO FAZIA ALGUM COMENTARIO?É CLARO QUE PODE HAVER UMA FALIA TECNICA QUE É MORMAL,TEMOS É QUE VAROLIZAR O TRABALHO DO OUTRO,PAREMOS COM O SISTEMA PARTIDARISMO,CLIENTILISMO,FAMILIARISMO,OUCHELISMO,TEMOS QUE PREOCUPAR COM COISAS MAIS IMPORTANTES E NAO COISAS BANAIS,JA ESTAS NA ALTURA DE COLOCAR CACDA UM NO SEU RESPEITIVO LUGAR,CARPINTEIRO NO SEU LUGAR,VIANTEIRO NO SEU LUGAR,ENGº.JURISTA,SAPAREIRO,MEDICOS,ETC,CADA UM NO SEU RESPEITIVO LUGAR,PAREMOS COM DESENQUADRAMENTOS DOS QUADROS,SÓ ASSIM É QUE PODEMOS DESENVOLVER A NOSSA ILHA MARAVILHOSA S.TOMÉ E PRINCIPE.ABRAÇOS SANTOLAS AMO-VOS.

    ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO
    963713203 PORTUGAL

    • img
      Ubabudo Responder

      É pá, tu és estudante universitário??
      Cada palavra um erro!
      Cada frase sem construção!
      O menino volta para a sétima.
      O que vai ser do nosso país?
      Uma abraço

    • img
      Água desviada Responder

      Fique atento ao comentar usando maiúsculas, pois, digitalmente, parece que estás a berrar!

    • img
      lôçôô, lôçôô Responder

      Cuidado jovem que propria a direcção da empresa já reconheceu o facto, olha que eu mesmo estive em STP, verifiquei que a nossa cerveja já não é mesma. Não deixam a cerveja ter um perido necessario de fermantação,sente-se um paladar muito desagradavel na nossa cerveja nacional. Já a cerveja criola que tem como objectivo exportação para Angola a mesma tem rotulo e sabor é de longe melhor o seja a qualidade é outra. Não permitir esse tipo de coisa o povo de STP é cão? Já agora que curso andas a tirar? e aonde? Será que entraste no regime dos 23 anos?

    • img
      lôçôô, lôçôô Responder

      Cuidado jovem que propria a direcção da empresa já reconheceu o facto, olha que eu mesmo estive em STP, verifiquei que a nossa cerveja já não é mesma. Não deixam a cerveja ter um perido necessario de fermantação,sente-se um paladar muito desagradavel na nossa cerveja nacional. Já a cerveja criola que tem como objectivo exportação para Angola a mesma tem rotulo e sabor é de longe melhor ou seja a qualidade é outra. Não podemos permitir esse tipo de coisa. O povo de STP é cão?
      Já agora que curso andas a tirar? e aonde? Será que entraste no regime dos 23 anos?

  7. img
    FILHO INCOGNITO Responder

    «Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.» (Eça de Queiroz)

  8. img
    ORLANDO TROVOADA Responder

    Bom, é preciso que a nova direcção da empresa Rosema consiga limpar o bom nome da empresa e garantir que estes episódios insólitos fazem parte do passado. Depois é promover e dar garantias de futuro melhor, voltar a dar credibilidade a empresa junto do consumidor .

  9. img
    SAMISUGA Responder

    Francamente, isto so pode acontecer num País como S.tomé, como é possivel que uma denucia desse tamanho, e confirmado pelo senhor director da empresa, que nenhum dirigente, nehum orgam compitente principalmente, no respeito a materia niguem diz nada, porque so camada baixa é que utiliza a referida cerveja??????????????

  10. img
    ALEX SACA PAPO Responder

    ATÉ QUANDO É QUE O SENHOR ESPERA DEBATER COM OS SEUS COLEGAS DA ASSEMBLEIA A QUESTÃO DA ÁGUA QUE NÃO CHEGA AO HOSPITAL? E A QUESTÃO DE CRIANÇAS QUE CORREM RISCOS DE VIDA PORQUE PODEM MORRER A SEDE NO HOSPITAL? PENSE NISSO…

  11. img
    Edgar Responder

    Obrigado tela non pela oportunidade ki nos deu para comentar,mas existem pessoas ki kerem estragar isso com textos tipo “Mangungo” de jeronimo salvaterra. Por favor limita essas pessoas.

  12. img
    Miborges Responder

    Obrigada Tela Non pela oportunidade de expressar as nossas opiniões e um bem haja a esse grande jornalista que é o Abel Veiga. Eu sou santomense de coração, e vivo em Cabo Verde. Quando vejo certas coisas que acontecem em STP, ponho-me a pensar como é possível. Hospital Central sem água, e ninguém de direito aborda a questão; não há fiscalização que funcione, uma empresa nacional que fabrica produto em mau estado e não há reacção de nenhuma autoridade económica, enfim. Como é possível que países que como Cabo Verde, que tem os mesmos anos de independência que STP e é menos rico em recursos naturais, possa estar muito mais desenvolvido em todas as áreas? Pensem STP, porque esse país não merece esses incompetentes como governantes.

    • img
      lôçôô, lôçôô Responder

      São-Tomense de coração e vive em Cabo-verde!.. Lindo menino, vê lá bem o teu coração…

  13. img
    Ricardo Ferreira Responder

    Olá! Esta faculdade de os leitores comentarem as notícias é, efectivamente, interessante, na medida em que promove a participação e a construção de uma opinião pública esclarecida.

    Gostaria de,vivamente, deixar um apelo à toda a comunidade que visita o jornal e comenta as notícias,contudo. Quando pretenderem comentar algo – o que é positivo – POR FAVOR, FAÇAM,PRIMEIRAMENTE, UM RASCUNHO E ENTREGUEM A ALGUÉM PARA QUE O TEXTO SEJA REVISTO E SUJEITO À CORRECÇÃO! Os são-tomenses – salva alma que não merece – têm escrito e falado muito mal ( diga-se mesmo, pessimamente mal) o português. E tem sido, em decorrência disso, uma FRANCA VERGONHA ler alguns comentários. O jornal é lido por milhares e milhares de pessoas, em todo o mundo. Por esta e outras razões, é URGENTE QUE MELHORAMOS O NOSSO NÍVEL DE FALA E ESCRITA.

    ATENÇÃO: NINGUÉM TEM O EXCLUSIVO E MÁXIMO SABER RELATIVAMENTE À LÍNGUA PORTUGUESA. Todavia, sempre se pode fazer UM ESFORÇO NO SENTIDO DE ESCREVER E FALAR COM O MENOR NÚMERO DE ERROS POSSÍVEL. E CONSEGUE-SE! Basta LER MAIS, MAIS E MAIS E, humildemente, recorrer, sempre que necessário, à quem saiba!

    Espero que o APELO faça eco no coração e na MENTE dos caros leitores!
    Obrigado.

    • img
      JOVEN DE DEUS Responder

      Ola leitores;concordo plenamente com o comentario apresentado pelo Ricardo Ferreira,vamos todos escrever bem e falar bem principalmente quando estamos a tratar de coisas públicas, como por exemplo, o jornal na net que é visto por toda a comunidade.Concernente ao tema em destaque”cerveja suja”não digo nada ,isto porque “cadá gué cá coiê blazá pê sanjá dé” pesso desculpa por escrever a dialeto mas tem que ser assim, valorir um pouco o que é nosso.Amigos vamos valorizar o que é nosso desta forma possamos levar o nosso STP pra frente.Meus agradecemento.

    • img
      JorgeK Responder

      “…é URGENTE QUE MELHORAMOS O NOSSO NÍVEL DE FALA E ESCRITA”. com esta frase(erro gramatical)não me parece a mim que estejas a afirmar ou a apelar. acho que não estamos aqui para comentar erros mas sim notícias.

      VAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA E NÃO CRITICAR O DESNECESSÁRIO!!
      Também não me conformo com a baixa produtividade dos santomenses em termos escolares mas, é esta a realidade que conhecemos: escolas sem professores formados, alunos que vão às aulas com fome, livros desactualizados, etc…

  14. img
    A. da Silva Responder

    O Dr. comercial tem que saber que a crise pode ser uma oportunidade.

  15. img
    cesario verde segundo Responder

    sem despreza-lo como pessoa, porque nao sou mais do que o senhor ou o jovem. mas estimado miguel barros, pois creio nao ser a primeira nem a segunda fez que muitos usuarios, comentadores e leitores desta página digital o fazem e o dizem: por favor, escreva com minuscula, organize ideias comprensiveis, e nao tenho o démerito de identificar-se como estudante universitário.

    tens causado constrangimento e desmérito a classe estudantil com essas aberracoes linguisticas e má escrita.

    sem maldade e nao querendo ofende-lo.

  16. img
    cesario verde segundo Responder

    correccoes: vez- nao tenha

  17. img
    cesario verde segundo Responder

    já dizia eca de queiroz numa das suas remotas mas boas obras literarias titulada os Maias que: ” como os de s.tomé, que pelo facto de usarem gravatas e camisas brancas, já pensam que sao brancos…”

    nao enfocando o espesismo ou as polémicas raciais, pois o objectivo nao é este ao ter feito uso desta cita, mas sim o de catalizar o parlape, paleio e etiqueta que tem os senhores poderosos de s.tomé e principe fazendo uso de tudo quanto dilapidam do pais e mostrando charme, requinte e bom gosto sempre, imitando e mostrando o lado mais vil herdado dos portugueses colonizadores, enquanto que a sua populacao nem tem eira nem beira.

    é curioso que como santomense tambem dou conta disso, pois, creio, que no seio dos palops somos normalmente dos mais cultos, bem apresentados e com mais requinte, mas é pena que sobretudo no seio do poder é onde isso se manifesta com mais evidencia em detrimento do povo.

    pois sao um conjunto de cobardes, medrosos, que apenas possuem labia doce e ao longo de 36 anos, tem cavado o pais todo…e pensando eles e os seus filhos, que caminham sobre tapete persa ou que talvez tem certamente sangue azul…o que mais tem na actualidade é sangue sujo de SIDA.

    • img
      Mingau Responder

      Têm cavado todo o país, sem ter encontrado Ouro e Prata!
      Como dizem os angolanos, outra maca mais, agora a briga é o petróleo offshore…
      Povo de STP acorda!

  18. img
    GREGÓRIO VAZ CONCEIÇÃO Responder

    É uma vergonha…
    Fala-se muito e nada se faz

  19. img
    Hug Boss Responder

    Continua brincando com coisas serias um monte de fala-baratos. Deviam e fechar essa gaita até se provar a verdade dos factos.Isso é um assunto de grande responsabilidades e não para conversas de comadre.

  20. img
    Assunção Responder

    Perdoem-me, mas deixem-se de “ataques” pessoais ou virtuais, como queiram, mas vamos- nos cingir naquilo que é importante. Fez bem o apelo do leitor quando se pronuncia sobre a nossa lingua oficial, a nova geração tem falado muito mal o português e o modo como se fala reflecte geralmente na nossa escrita, êrro é humano, todos temos falhas e nao tenho formação em lingua nenhuma, mas se formos humildes e procurarmos mais, podemos fazer melhor. Talvez faltasse investir mais na educação, na capacidade e competência dos que ensinam, enfim, foi um “à parte”. Vamos fazer é muito barulho nas questões sociais, na indecência das autoridades de decisão que nada fazem com a falta de água no Hospital, a importância deste bem precioso para a vida, e a falta dele num Hospital é um atentado aos direitos fundamentais do homem, e quem lê esta noticia, num país como nosso de grande riqueza híbrida, não pode pensar bem de nós, isto é uma vergonha nacional, e é assim que o MLSTP e companinhas, quer ganhar as eleições!? Lembrem-se, todos unidos para o nosso São Tomé e Príncipe melhor.

Deixe um comentario

*