00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Parceria entre a Fundação Aurélio Martins e a Câmara de Maia-Portugal põe sorriso no rosto das crianças

Este ano a festa de 1 de Junho trouxe mais alegria para as crianças das roças. A parceria entre a Câmara Municipal de Maia- Portugal e a Fundação Aurélio Martins (FAMA), levou brinquedos e materiais didácticos para as crianças mais desfavorecidas e que habitam o interior do país.

Ninguém consegue travar a alegria das crianças quando chega 1 de Junho. Dia de festa, com sorriso no rosto das crianças da Roça Agostinho Neto. Este ano 1 de Junho trouxe mais motivos de alegria. Tudo porque Jovens e crianças da câmara distrital de Maia-Portugal, recolheram prendas e enviaram para aliviar as dificuldades das crianças são-tomenses.

Brinquedos e diversos materiais didácticos fazem parte do cabaz que chegou do município de Maia e que a fundação FAMA está a distribuir para centenas de crianças mais carentes. «Esses materiais foram entregues a nossa fundação no quadro da relação que temos com jovens da câmara de Maia. Agora estamos a testemunhar a entrega desses materiais aqui na creche de Agostinho Neto, mas já estivemos em Bela Vista, na Santa Luzia, na Caldeira e Água Casada», explicou Aurélio Martins, Presidente da Fundação.

A ONG são-tomense, que aposta na melhoria das condições de vida das franjas mais desfavorecidas da sociedade, deu sentido a festa das crianças das roças. Crianças oriundas de famílias pobres. Sebastiana Rodrigues, coordenadora da creche de Agostinho Neto, realçou a importância do apoio que vem da parceria entre a Câmara de Maia e a FAMA. «É uma alegria, porque no dia 1 de Junho as crianças daqui não têm possibilidades de receber esses brinquedos e materiais ofertados pelos seus pais. Os pais trabalham na agricultura e não têm meios financeiros. Muitas vezes quando solicito materiais didácticos para as crianças, os pais manifestam muita dificuldade para dar resposta ao pedido», confessou a educadora chefe da creche.

A FAMA promete intensificar a cooperação com a câmara de Maia, para trazer mais apoio para as crianças desfavorecidas. A degradação das condições sociais nas roças, preocupa a FAMA que durante a festa de 1 de Junho testemunhou o estado degradante da infra-estrutura que funciona como creche ou jardim-de-infância nas roças Bela Vista e Agua Casada. «As creches de Bela Vista e de Água Casada estão em péssimas condições. Uma situação que nos marcou e por isso vamos actuar no sentido de melhorar as condições dessas creches em parceria com outras organizações. As crianças são homens de amanhã, e devem ser protegidas para que efectivamente exerçam o seu papel no futuro», assegurou Aurélio Martins.

No entanto a festa de 1 de Junho movimentou escolas e jardins-de-infância em todo o país. Na cidade de Guadalupe, a escola secundária contou com a presença do Presidente da Assembleia Nacional, Arzemiro dos Prazeres, que por sinal neste momento substitui o Presidente da República Fradique de Menezes, que está ausente do país.

Abel Veiga

  1. img
    nelson Responder

    obrigado sr AURELIO Martins são esses tipos de coisas que queremos para desenvolvimento do nosso país deixar de hegemonia e començar pessar mas nas crianças viva dias das crianças de s.tomé e príncipe viva ,viva todos que pessam no crescimentos delas

    • img
      NANA Responder

      PENA É O SR TER FICADO NA SOMBRA DA BANANEIRA.O SR BEM SABE Q ESTE TRAB FEITO EM PORTUGAL,NÃO É MÉRITO SEU E BEM SABE DO Q FALO MAS PENSOU Q A VERDADE NÃO VIRIA A TONA.COMO SOUBERAM DO PROJ EM PORTUGAL?QUEM FOI A TRAB ATÉ AS COISAS CHEGAREM A STP?NEM O SR SABE RESP A ESTAS PERGUNTAS.TRAIR CONFIANÇA DE 3º É MUITO FEIO E O SR SABE DO Q FALO.
      SEJA HONESTO,SR.AURÉLI.

      • img
        heeee Responder

        cacaoooooooooooooooooo seja claro minha amiga.

      • img
        xana Responder

        minha senhora criticar é muito fácil, seja voçê clara e objectiva, a INVEJA faz mal á saúde.
        conheço alguns feitos do sr. Aurélio Martins o pouco que faz é muito para STP. E VOÇÊ? O que já fez por São tomé?

  2. img
    Melissa Abrantes Responder

    O que o Aurélio Martins esta fazendo é tentar comprar a população, pois quer ser candidato as presidenciais de 2010. Não queremos outro Fradique de Menezes. Já basta!Empresários como ele não podem governar este País! Vamos todos é tentar convencer o João Gomes para se candidatar. Ele sim! Não outro comerciante querendo passar de empresário iletrado.

    • img
      pinto Responder

      qual deles e o melhor para sao tome hoje? conheco os dois

    • img
      EDGAR Responder

      oh filha Melissa!tens ki ler mais,o ki o homem esta fazendo e normal, nao importa a intensao dele para o amanha. Mas gostamos de saber ki vc ja foi comprada e so estas a espera das presi.2010, vida e saude ate la, mas deixa kem ker apoiar este povo sofrido, comprir com as suas actividades. bjs my honey

  3. img
    plúga Responder

    isto carece de comentarios, esperemos que a moda pegue e que todos independentemente das anbições politicas, lembrem de crinças e velhos ao invês de banho de sustentação de parasitas desta terra.

  4. img
    dasneves Responder

    viva crianças
    viva os pais e encarregados de educação
    viva os/as professores (as)

    Abaixo a politica do ministério de educação!
    Abaixo o ministros de educação e frustação!

    Por favor meus senhores deixem os sorrisos das crianças brilharem como as rosas

    Para isso, dê os pais e encarregado de educação empregos e bom salário,

    Melhore os salários dos professores e lhes proporcione boas condições de trabalho.

    Para isso coloque produtos consumíveis as crianças e não esse arroz podre que têm dado as crianças, o arroz que sem molhar com água dá as galinhas tosse, para tá ele é prejudicial a saúde das crianças.

    Para isso proporcione as escolas boas condições de hospitalidade

    Viva crianças,
    viva 1 de Junho dia Mundial das Crianças
    Viva os futuros homem de amanhã
    Viva a convenção dos direitos da crianças

  5. img
    Pires Responder

    Muito obirgado Empresario Aurelio Martins … queremos homem como senhor para Governa Santomé e Prinçipe … homem de iniçiativa … cooperação e dialgo … e que tem estado a trabalhar para desenvolvimento de santomé ..sabemos que ter muitos olho contra senhor .. mas Deus esta te protegendo num seu trajecto ..ele é o senhor do alto e ele sabe a onde vas chegar … senhor por nós quem será contra nós … ( respondendo o comentario da melissa Abrantes .. ela xta vivendo num dogmatismo .. e goxta viver num mundo de impocresia … pessoas de mente lenta como ela é mas xtar calada …. pessoas lerda goxtam apareçer falando mal dos outros … essas pessoas são que nem Judas … Fico por cá quero deixar animo força e coragem para …continuar num seu trabalho que todos contamos contigo para melhor do nosso País ……

    • img
      fala Responder

      Deixa disso Aurélio Martins, você COMEÇOU com empresa de segurança, mas em pouco espaço de tempo, quiseste colocar muitos pais de criança no desemprego. Você é mesmo amigo das crianças. Deixa de propaganda eleitoralista, que stp já tem bastante. Se queres ajudar o povo, ajuda – o acabar com a corrupção. Até quando a grupo Gibela irá acabar com a obra da Embaixada de Angola? Olha, isso tem dado muito mau aspecto a cidade de stp, aquele mostro de ferro tem tirado a visibilidade da praia perigosa.

      • img
        xana Responder

        o QUE É QUE A EMBAIXADA DE ANGOLA TEM A VER COM O QUE ESTAMOS A DEBATER???????? ACORDEEEEEEEEEEEEEEEEEE.

  6. img
    Raposa Responder

    Pois é… muitos pensam que só sendo governante é que se pode fazer alguma coisa, é de louvar a sua atitude e os gestos cosntantes, mas tambem quero salientar a importancia de abolirmos duma vez por toda essa hipocresia que tem assalado a conjuntura social deste país…hoje em dia ninguém quero fazer as coisas e esperar a hora certa para tirarem seus proveitos, aproveitam de algumas ações que fazem para mais tarde detonar o país que por se só nem se sabe se terá as pernas para andar…
    Com esta oportunidade que o tela nón tens nos dado,doravante espero que os senhores donos de toda a furtuna de STP possam acompanhar as criticas e quem sabe os tornara um pouco mais sensiveis para consigo mesmo…eu não consigo compreender como esses dirigentes de STP podem ser tão crues,mal-feitores, bandos de pscopatas, seres humanos irreversíveis, tenham compaixão desse maravilhos povo ó Deus do Céu.Chega desse sofrimento, abaixo todos os dirigente cruptos, abaixo todos aqueles que que ja foram governante e não fizeram nenhum e continua buscando poder…viva juventudo, viva os quadros receem formados e que buscam oportunidade para darem o seu contributo ao País…
    Obrigado Tela-nón

  7. img
    Voz do Povo Responder

    Isto nao passa nada de politica de populismo. Ele ker mazer comecar com banhinhos tb nas criancas, e ate la pra os 18 anitos estarao todos comprados para este que pao mandado de angola. Aurelio eh outro negociata vira pra Angola. Com Aurelio STP sera outra Cabinda. Com patrice, sera proprieda Gabonesa e Negeriana. Ta tudo bem observado. Deixa de dar banhinhos nas criancas e vem a publica falar de economia e explicar que nao ha agua no Hospital Central, porque do aparecimento do fenomeno motoqueiro e como parar com esse fenomeno, e porque de tanto desemprego. injustica, etc… isso sim interessa ao povo. Essa historia de brinquedo deve fazer eh o governo e camaras e Aurelio como deputado do MLSTP. Eh tudo populismo. Com populismo nao havera o Estado do direito em STP pork terao sempre medo de reagir com imparcialidade… Voz do Povo!

  8. img
    joferly Responder

    Meus senhores (as),depois de ler a notícia relativa a acção de uma ONG, encabeçada por um empresário da nossa praça,fiquei satisfeito, pois essas crianças necessitam de algo que as façam felizes. Se pararmos um pouco para pensar,muitas delas não sabem o que é receber um brinquedo. É de louvar a atitude.Quanto as opiniões relativas a caça ao voto, desde que seja em consciência, qual será o problema? Se o povo não se deixar ludibriar por uns míseros dobras (momentâneos), mas se tiver a plena consciência da direcção do seu voto. Tudo bem. É preciso sim que o povo SÃONTOMENSE se consciencialize e não enveredem pelo caminho da ignorância. Para finalizar. Aproveitem bem o dito banho, mas no acto do voto, escolham aqueles que melhor sirva as vossas pretensões. Bem haja a todos

    • img
      Pr. Miguel Chuvisco Responder

      meu caro, por favor! aprenda!
      a massa dada ao povo no “banho” é massa roubada ao povo. é a massa do hspital.
      o “banho” é todo ele um crime. n aceitem. n se vendam. n é por ai!!!!

  9. img
    Tigana Responder

    Nós os comentarista tenhamos que deixar dessa hipocrisia de criticar outros comentaristas e se não mudarmos desse mal comportamento chegará instante que iremos descentralizar do assunto padrao e começaremos a ofender uns ao outros .
    Todos sabemos o quanto o Senhor Aurélio Martins nesse seu percurso tem feito para o povo santomense . Independentemente de proporcionar mais um primeiro de junho a qual as crianças nao pouparam sorriso , apesar de diversas dificuldaddes que os pais infrentam no seu cotidiano para pôr um prato de cumida na mesa , o Senhor Aurélio Martins ja promoveu formaçoes proficionais e superiores para muito estudantes santomenses , casas para pessoas de terceira idade , torneio gira bola a qual foram descoberto alguns jovens revelaçoes que esta fazendo muito sucesso no exterior , etc…
    Podemos criticar é claro , mas quando alguem faz algo de bom mesmo que seja pouco temos que elogiar isso irá incentiva-lo a fazer mais para o país .
    isso poderia tambem serve de incentivo a outros empresário santomenses consciêncializa-se e promover algo desse gênero se realmente eles querem bem do povo santomense .

    • img
      EDGAR Responder

      Amigo da um salto a SKY NEWS ou mesmo o Correio da Manha (jornal portugues) e tu vas saber o ki e hipocrisia. kem nao ker nao comenta. E nos para nao sermos hipocritas consideramos isso como a RAZAO e nao como uma ofensa. faca o msmo.obrig.

  10. img
    brasil Responder

    Pessoal ,antes de mais gostaria muito de agradecer ao senhor AURELIO MARTINS pelo bom
    gesto para com as nossa criaças, como todos nos sabemos que a criaças é futuro desde pais ….para tocar um pouco so no comentario acima citado pela VOZ DO POVO esta totalmete erada ,sabes porque nos nao podemos estar a ver pra isso dizendo k o cara esta comprando criaça ,o que é isso falando besteira.POR ISSO DIGO SEMPRE DEIXEM O HOMEM SINHO TRABALHAR ,KEM SABE ,COMO AS COISAS ANDAM COM TEMPO SAO TOME PODE VIR MUDAR .

  11. img
    moreno Responder

    o que se passa em sao tome hoje e um jogo e cada um joga como pode.para chegar ao poder ha pessoas que usam todos os meios disponiveis que teem.o povo esta recalcado esta cansado de sofrer , esta cansado de tanta miseria de tanto sofrimento e como tal o povo esta de tal forma debil que o minimo para ele e bastante.cada um joga a carta que tem uns oferecem motas , ou outra coisa qualquer , outros vao como salvador da patria em pontos mais sensiveis e e o que passa no pais.quanto a mim seja o aurelio ou seja outro qualquer , a partir do momento que venha para governar que seja realmente um governante que lute para beneficios populares e que ponnha os interesses individuais abaixo do bem estar do povo,isso sim.

  12. img
    sacramento Responder

    São poucos coisas que seguinifificam grandes coisas …se uns não fazem então vamos louvar os que fazer e não criticar os que pelo menos fazem ..ou tentam fazer …uma dessas pessoas é o Sr. Aurélio obrigado por brilhar mais o dia das nossas crianças …

  13. img
    Red Bull Responder

    O gesto de atribuir brinquedos as crianças é louvavel e muito louvavel. Bem haja Fundação(FAMA), estas criaças ficaram felizes, acho que a alegria no rosto destas crinças foi visivel. Voçe que é cidadão é sao tomense é sobretudo cristão faz o mesmo, faz algo. As crianças não votam por as más linguas fiquem calma e dobram a vossa lingua preta e maldosa.
    Força A. Martins e Fama

  14. img
    Zovirax Responder

    Bem-haja crianças de STP!
    É pena, não merecem dirigentes políticos quem têm.! Hoje são crianças lindas, aspirando pelo futuro melhor. S. Tomé poderoso protegerá estes inocentes.

  15. img
    N.Capela Responder

    Meus Srs e de louvar as obras e gestos do Sr Aurelio Martins,quer seja atraves da da Ex empresa gibela quer seja atraves da FAMA.Se ha outras intencoes por tras,ao tempo certo ficaremos a saber.Se e pau mandado de Angola ou de alguem nao importa.Importa sim e o gesto,as obras que vem fazendo nao apenas nas pres campanhas como fazem as fuguars e o s partidos politicos santomesnses.Se cada qual que tem poder financeiro teriao feito o minimo que o Sr Aurelio Martins faz,de Caue aPague o sofrimento do povo seria minimizado.Gostava apenas de lancar um apelo ao Sr Aurelio Martins e ao seu Pai sr Bernado meu visinho que se lembrem tambem da vila da Madalena.Se tem assim tantos contactos e tanto dinheiro para gastarem,gastem um pouco na freguesia.Nao seja como outro que se gabe e vangloriza como “NATURAL E AMIGO DA FREGUESIA DE MADALENA” que nunca fez nada em prol da vila a nao ser em tirar mas um espaco de terreno que poderia ser dado a muitos residentes.A proposito disso o que e feito da Fundacao Mriam de meneses?Essa fundacao,prometeu construir um centro deacolhemento aos da 3 idade e uma creche na vila da Madalena,sera que essa fundacao ainda existe?

  16. img
    pótó da costa santana Responder

    Uê xa cu cubissóso só cá fé tela nóm na ba uê fa, punda mó fala mó clonvesòn xi sum sè isca fé inem anzu dêco favôlo, assa ca flà cu sum meçê sa pligidentchi ené kè mué kengue ni Téla sè nóm fè kwaxi de sá plegidentchi? Malé pinto na fê kwaxi ê fica ni luguê sè, tlovada kwa sê mè moçô sé de auá tênha tuda xi mesmo kwá, antóm bamo junta món pá nóm pía kua cada, punda anté bola sé kum tava ca bê ni campo, e nenxi cu iscá fla mali sum guê caba cu bola, ola ê bili zôgo só goveno xintxi vlegonha bili bola maxi um messê pa tudo nançê xintxi vlegonha patxi kwa da e nem anzu dêço, da kè ni poblì txila blaco ni estlada pê candjan cu auá ni campo de aviaçón, pê auá ní xipitalí cú ôtlo ôtlo cúa maxi . Nem povo muê! fica cu dêço nome mun sá Um Bé um Bi um sai mê (Sun Pótó)

  17. img
    fernandes Responder

    boa Edgar disseste muito bem, não entendo povo saotomense.
    há pessoa com bom espirito de ajuda

  18. img
    "Ausente mas sempre presente" Responder

    Muito obrigado senhor Aurelio Martins, por proporcionar um momento de alegria á essas criançinhas das roças. A sua atitude é digna de uma pessoa que pensa nos outros, principalmente nos jovens, crianças e velhos. Porque tenho acompanhado os apoios que o senhor tem dado á muitos com a fundaçao Fama.Sinto-me uma jovem muito feliz e com esperança pelos seus gestos….O senhor Aurelio tem e terá sempre o meu apoio, como jovem que quer o bem do seu País….

  19. img
    Heldmar jacinto Responder

    Isso é q os santomenses sabem fazer viver a ustas dos outros. mts fazer comentários, mas têm q saber faze-lo, porq tudo o que estão a fazer agora tem um proposito e o povo santomense esta e vão cair na armadilha com certeza…Povos pensem bemmmm ñ só no presente mais no vosso futuro e o futuro dos vossos filhos…

  20. img
    Carlos Alberto Passos de Oliveira Responder

    Senhores e Senhoras, não sou do vosso país. Sou brasileiro, e pude conhecer o verdadeiro compromisso que o Sr Aurélio Martins tem pelo povo de São Tomé e Príncipe , por sua andanças aqui no Brasil. Ele visitou vários orgãos de governação em busca de soluções que pudessem ser levadas ao povo saotomense. Isto é uma prova da visão e propósito de levar melhores condições de vida para a sua gente.

Deixe um comentario

*