Aviação são-tomense com lugar cativo na lista negra da União Europeia

Há cerca de 1 ano que as aeronaves com bandeira são-tomense entraram na lista negra da União Europeia, ou seja, não podem sobrevoar o espaço aéreo da União Europeia. Para um arquipélago que não tem avião próprio, as consequências acabaram por ser quase que nulas em termos da ligação aérea com a Europa.

A companhia aérea de bandeira nacional a STP-Airways voa através das asas de um aparelho da Euroatlantic. Talvez por isso, as diligências para retirar o nome do país da lista negra da União Europeia, têm andando ao ritmo do leve-leve.

No passado dia 23 de Novembro a Comissão Europeia actualizou a sua lista negra de companhias interditas de entrar no espaço Europeu. São Tomé e Príncipe tem lugar cativo de actualização em actualização.

A novidade desta vez foi para a entrada da Mauritânia Airways , e de duas companhias aéreas sendo uma que opera no Gabão e outra do Kirghistão. No total 19 países são alvos da interdição da União Europeia, envolvendo um total de 276 transportadoras aéreas.

Abel Veiga

  1. img
    kidaleo Responder

    Muito bem, se a empresa está a crescer, São Tomé e Principe só fica a ganhar com isto, força Rosema. quantos mais emprego melhor.

    • img
      Ilunilson Fernandes Responder

      MINHA GENTE POR FAVOR VAMOS DESCOLONIZAR A NOSSA MENTE. A EXPRESSÃO “LISTA NEGRA É EXPRESSÃO DO COLONIZADOR” Eurocentrismo para desqualificar e inferiorizar.

      Por favor reflitam o colonizador sempre usa como umas das piores estratégias a “DESQUALIFICAÇÃO E A INTERIORIZAÇÃO” o nosso jornal toda hora reproduzindo tal expressão “LISTA NEGRA” está contribuindo para nos inferiorizar e desqualificar.

      Por favor vamos mudar a nossa forma de pensar fora da episteme eurocêntrica.

      Desculpem caso esteja ofendendo alguém, estou cansado dessa inferiorização nos jornais de STP.

      • img
        observador Responder

        lista negra sim.experimente ficar com 160 pessoas num aeroporto por 6 horas sem ventilaçao,quando era suposto que começasse os processo de embarque as 3h da manham,ou seja tive que acordar as 2h e fiquei 7h a sufocar no dito espaço.Quando ja circulava em vos baixa que o aviao tinha ido para gabao,as 10h informao que o voo foi anulado por motivo de mau tempo,no entanto empregados comentavao que o voo foi desviado por nao aver lamprada ou melhor luzes na pista de aterragem de STP.no entanto a desculpa foi mau tempo.ora no gabao estava mesma tempestade segundo amigos que trabalhao na meteorologia do aeuroporto saotomense,no dia a seguir vimos todos os passageiros de todos destinos embarcar incluindo prinsipe e outro voo para portugal que sai aos sabados a levantar voo e fomos os ultimos a sar ou seriamos se nao anulace o voo do principe por mais uma ves MAO TEMPO.sera que um pais que quer apostar no turismo estara em bom caminho com esta politica de comprar geeps carrissimos para senhores directores e nao apetrechar o aeuroporto com lampadas’?sera que teremos orgulhos de ser saotomenses quando nada funciona?quando la estive na zona de bobo forro nao avia agua nas torneiras,mas nao por motivo de seca,mas sim porque a empresa motaengil estava a encher novos tanques de agua privando o povo de agua,entao ouve uma revolta populacional e cortarao a estrada acto do qual tenho fotos do qual posso partilhar via email viaturasalvados@hotmail.com e de repente a agua começou a correr 4 horas depois.o pais comprou um barco a espanha quando tem 9 barcos abandonado uns encalharao outros afundarao UM O ESTADO VENDEU A UM CIDADAO NACIONAL, fui a ananbom la para norte do pais,vandalizarao ate o marco onde fica o brazao dos portugueses percebe-se que foi arancado para venda como se faz com os azulejos antigos em portugal,possivelmente ja deve esta nas coleçao de algum endinheirado.resumindo acredito que agora mais que nunca o preto esta a escravizar o seu igual descaradamente.nao temos pais para ter hammer,nem portugal em densidade populacional tem tamto geeps topo de gama como sao tome.tanto se ve pessoas banhado de ouro.como de repente se ve pessoas que nao come a dois dias ou mais, ou estudante que comen jaca como jantar. muitos nao vao gostar,mas foi a realidade que vi em STP e quem queser posso partilhar as fotos.ja agora,senhor abel porque a noticia da tap nao apareceu no seu sait(telanon)?ja que ate deu no telejornal sao tomense?e sertamente ouvio qua a chegada ca em portugal o mau cheiro que invadio o aeuroporto foi tal que tiverao que chamar bombeiros para forçar a desinfestaçao do ar pois todos peixes estavao podres jacas a escorrer agua,nao se conseguia respirar na portela(aeuroporto).cumprimentos a todos

        • img
          DONADOCE/ frança Responder

          Boa tarde, infelizmente eu fiz parte dos passageiros da TAP no dia 26 de Novembro 2010, voo anulado depois de 5 horas na sala de embarque! Fiquei chocada com varios pontos:

          1-falta de informacoes aos passageiros, os empregados da tap completamente desorientados
          2- porque e que em stp o monopolio portugues ainda existe???
          3- um pays que depende de uma unica compania aeria para europa, faz sentir os seus visitantes como presos aeroportuario en caso de problemas!! viagei com un egn technico aeronautico para Air france, o caso da pista do nosso aeroporto nao e assim tao mal todo typo de aviao pode pousar en stp menos o A380,
          bref, estou farta de ver os portugueses sem concorencia, um pays que nao tem concorencia entre empresas nao da escolha aos utentes!! se queremos apostar no turismo, o gouverno tem que começar a abrir o espaço aerio de stp para as outras companias e assim a TAP tera que fazer mais esforços de acolhas aos passageiros e por conseguinte o preço de bilhete menos caro, serviço de melhor qualidade etc!!
          Como esplicar que air france vai ate Gabao, Guine equatorial, e nao para o nosso pays??? sera que temos um contrato exclusivo de toda a vida e mais seis meses com a TAP???!!!
          SVP MONSIEUR PATRICE, POUR QUE LE TOURISME PUISSE MARCHE DANS NOTRE PAYS ETUDIER SVP, LA POSSIBILITÉ D’OUVRIR L’ESPACE AERIEN DE STP A D’AUTRE COMPANIE AERIENE, CAR UN CLIENT PAS SATISFAIT PARLERA 100prs, ET PUIS UN PAYS SANS CONCURANCE ECONOMIQUE C UN PAYS ECONOMIQUEMENT MORT.
          Viva concorencia aeronautica e viva STP;

        • img
          adilson bete- angola Responder

          observador, mandaste bem, espero que eles
          tenha vergonha e façam alguma coisa

  2. img
    Moreno Responder

    Creio que essa sansao e para durar.Seria bom que o governo priorizasse a solucao desta situacao.Pela foto vemos em que estado esta a pista do nosso aeroporto, menos mal que ha algo ainda em nosso favor que mesmo assim, com a pista nesse estado degradante algumas aeronaves estrangeiras ainda aterram ai.

  3. img
    Celsio Junqueira Responder

    Temos um país desorganizado a todos os niveis.
    E onde fica a imagem do país com essa publicidade negativa que é feita anualmente “lista negra da União Europeia”???
    Depois os nossos governantes atiram “palavras” sem sentido para o ar, querem apostar no turismo, incentivar o investimento estrangeiro e muito mais coisas,etc.
    Pergunto qual investidor nacional ou estrangeiro que faça bem o trabalho de casa e encontre esta publicidade que arrisque?
    Estes politicos não precisam de esforçar mais com discursos, já não seremos mais Enganados e Burlados. Sabemos o que a casa gasta….

    Bem haja,

    • img
      Rei Amador Responder

      Voando com uma aeronave extrangeira e a empresa ser completamente controlada por portugueses, pq como os portugueses dizem estes matumbos so servem para comes e bebes..
      Ouviu-se falar de um projecto de recrutamento de Jovens para ingressarem na futura aviação Santomense,mas como tudo em S.tome…faz -se tempestade depois vem o bom tempo…
      A INAC e ENASA Tenham orgulho…
      Lutem pela LUz e sabedoria….deixem de ser medriocres

  4. img
    Abel Martins Responder

    Mas ate quando que os sucessivos governo de STP irao apreender.Tanto milhao de dolares do orcamento que apresentam mas sem dinheiro na mao para implementar lo, Por que que nao se pode tomar um ano sem gastar nada mas apenas para comprar pelo menos um aviao para estas duas ilhas, mas digo vos sinceramente a vergonha nao para de aumentar em cada dia que passa.

  5. img
    DLima Responder

    Sr Kedaleo, gostaria de saber uk o seu comentário tem a ver com a notícia em questão.

  6. img
    Manga safú Responder

    Dei uma olhada no OGE de 2011 não consta verbas para modernização do nosso aeroporto, que vergonha? Mais a verba para senhores da agencia de petróleo, 102 mil euros para pagar estudo ouviram bem para pagar estudo para construção de um liceu no Príncipe, uns tantos mil euros para senhor Orlando da AGER, rios de dinheiros para senhores da ordem dos advogados como recompensam pelo ataque serrado que têm feito ao tribunal de conta e dentre outras palhaçadas.

    Patrice o teu OGE é péssimo, não estava áspera, se eu soube-se não votava no ADI.

  7. img
    lingapô Responder

    Perguntem a estes senhores do INAC,o que andaram lá a fazer todo este tempo.Fizeram do Inac sua empresa.Cada um tinha aviões com matricula santomense a voar no estrangeiro,em vez de controlarem se estavam dentro dos padrões minimos exigidos(tecnicase de navegabilidade)apenas preocupavam em emitir certificados e receberem a massa.E mais não falo porque…Façam uma auditoria séria e verão.Fui…….

  8. img
    Lilaschoo Responder

    Deve-se trabalhar muito para que o pais saia desta lista negra.Mas com este governo que nem sequer incluiu este assunto no orçamento!!!!!!Como ficam as coisas?

  9. img
    Silvia Carvalho Responder

    Por favor maltas, quando fizerem um comentário lêem antes de as publicar. Os erros tiram significados das frases, ou seja, das vossas criticas.

Deixe um comentario

*