Supremo Tribunal de justiça promete Justiça Imparcial em 2011

Num comunicado por ocasião do novo ano, o Supremo Tribunal de justiça de São Tomé e Príncipe promete julgar em 2011 casos pendentes de colarinho branco, que segundo o comunicado envolvem algumas personalidades. O escândalo do GGA e o caso STP-Trading são citados no comunicado.

«O Exercício pleno do Supremo Tribunal de Justiça, irá contrariar a injustiça instalada segundo a qual existem duas justiças: uma para os pobres e outra para os privilegiados», refere o comunicado do Supremo Tribunal de justiça, que viu no final do ano, o número de juízes conselheiros saltar de 3 para 5.

A alteração da composição do Supremo Tribunal de Justiça, tem a ver com a implementação da nova lei base do sistema judiciário, que impõem 8 juízes para o órgão supremo do poder judicial são-tomense.

No comunicado o Supremo Tribunal de Justiça, diz que em 2011 «pautará por uma justiça imparcial e primará para que casos “badalados” da nossa esfera social, que envolvem algumas personalidades possam finalmente ser resolvidos», sublinha o comunicado.

Dentre os casos badalados, o comunicado dá exemplo do escândalo financeiro no Gabinete de Gestão das Ajudas, e o processo relativo a utilização da linha de crédito de 5 milhões de dólares cedida pelo Brasil para aquisição de produtos alimentares no mercado brasileiro.

Outros casos também estão na agenda do Supremo Tribunal de justiça, uma vez que ao enumerar os casos o comunicado acrescenta, etc. «Perante o desafio nacional de combate a corrupção, os tribunais não ficarão impassíveis, deixando apenas claro que não servirão interesses outros que não sejam a protecção do interesse geral, o bem comum, a imparcialidade, baluartes de um verdadeiro Estado de Direito», reforça o comunicado.

O órgão de poder judicial, diz também que recebeu uma lufada de oxigénio, como resultado da entrada de quadros jovens licenciados em direito nos diferentes juízos.

Segundo o comunicado outra prioridade do Supremo Tribunal em 2011, tem a ver com a garantia do acesso a Justiça, sobretudo dos mais desfavorecidos. «Para este desiderato, gostaríamos de contar com o inequívoco apoio do poder executivo», conclui o Supremo Tribunal de Justiça.

Abel Veiga

  1. img
    Dlima Responder

    Penso que para haver um combate sério a corrupção e uma justiça imparcial, igual para todos é preciso que acabem antes com a estúpida prerrogativa de que gozam os membros da casa parlamentar e que protege os maiores corruptos desta terra, a dita imunidade parlamentar.
    Pois, a nossa casa parlamentar, de ha muito tempo a esta parte, que tem vindo a se transformar numa espécie de ninho dos corruptos… É contra estes nossos supostos deputados que o combate a corrupção deve dar os primeiros passos.

    • img
      Nguê téla Responder

      Dilma! Tira o seu cavalinho da chuva! Aguma vês as imunidades que esses senhores da máfia possuem serão retiradas? Se eles forem presos quem dá de comer aos verdadeiros politicos? Aquilo é um dado adiquirido. Cada vês mais lá no ninho como tu bem dizes, estão aparecendo novos depotados, quem não consegue lugar no niho vai assessorar ao comandante da polícia. Dai o esquema está montado.Todos os candongueiros, traficantes, burlões, gentes de capital duvidoso se refugiam nesses lugares(parlamento ou na polícia)para quando forem denunciados exibirem o cartão mágico.E ainda há mais, o passaporte deplomático! Sabes qual é o esquema? Dilma! bamo nhé fala cu ópé pá na fla un flá êêê.Esse discurso, oficialmente tinha que ser feito, para lavar a cara do cavalo. Porque quem o fêz, é o amigo dos amigos.Daí chapeu!O número de juizes saltou de 3 para 5!Pura ironia!Será que têm sentido de estado? o povo ainda não se esqueceu da droga que desapareceu na PIC!Novos licenciados en direito!Será direito ou torto? Estou a falar até por dimais.um dêcê êêê.

      • img
        Nguê téla Responder

        Desculpa pelos erros ortográficos cometidos. Sei comer com garfo, mas asvezes esqueço.Fui

  2. img
    lesado Responder

    Justiça Imparcial em 2011 ISSO NUNCA ENQUANTO HOUVER NAQUELE TRIBUNAL JUIZES E JUIZES CONSELHEIROS MEDRIOQUES.

    Porque em São Tomé e Príncipe o presidente do Supremo Tribunal de Justiça cahama-se Alice
    Que vive no País das Maravilhas
    Mesmo ao teu lado.

    Com juizes e juizes conselheiros Robin dos Bosques que tiram dos pobres que nada tem para dar aos que tudo tem.

  3. img
    Estou Preocupado com a fragilidade do nossos governantes!!! Responder

    Maravailha…

  4. img
    desgraçado Responder

    Espero que este sonho torne realidade.Mais na verdade a criação do tribunal de especialidade é um bom passo para o desenvolvimento do nosso País. Como por exemplo: Tribunal de comércio, Tribunal de Trabalho, Tribunal de menor e da família.

  5. img
    mulembú Responder

    Eu vou guardar esta noticia … podes esperar… o senhor presidente do supremo tribunal não sabe que o principal problema de STP é a justiça. o que tem feito na pratica para sarar este mal..? que vergonha são essas palavras promissórias!!? Um dos países mais corruptos do mundo, mas não tem nenhum politico corrupto na prisão!! Nada até então! Óóóó senhor!!! Deixa de nhé nhé nhé. Homens de varias mulheres e mulheres de vários homens… isso vai melhorar em 2011? Utopia, quimera!!!
    temos que dar oportunidades aos jovens que têm “mãos limpas e o coração puro” para ver si isso muda ou não.. estou farto de discursos bonitos como estes…miséria.. mas seja como for, força… estamos aqui apara ajudar. O povo clama tela justiça .. justiça…justiça sa kua cu nón mecê..

  6. img
    Nelson Capela Responder

    ja vi esse filme antes.palavra e palavras oxala se transforma em actos

  7. img
    Artur Gomes da Silva Responder

    De vez em quando, Silvestre Leite vem com essa lenga-lenga. Atira poeira para o ar. Há quantos anos, Leite está a trabalhar na área da Justiça? Ele sabe, melhor do que ninguém, o que se passa na Justiça, sabe dos esquemas que existem, sabe da corrupção, sabe do nepotismo, sabe da partidarização na justiça, sabe das interferências políticas e governamentais. Silvestre Leite faz parte de tudo isto e nada vai fazer para mudar porque, tal como fez Alice Vera Cruz, ocupa este cargo apenas para defesa dos seus interesses pessoais. É mais um que vai ficar no cargo mais 10 anos, como aconteceu com Alice Vera Cruz.

  8. img
    Engenheiro Responder

    Eu espero que aqueles que distruiram e distroem o nosso pais sejam punidos sem misericórdia de modo que os presentes e os vindouros se acautelem, porque o país é de todos nós.

    É preciso investir os inúmeros casos de enriquecimento ilícito,branqueamento de capital. Eu tenho a idade que tenho e ainda estou a lutar pra terminar uma licenciatura no exterior de modo a servir com meu exemplo de sacrifício de formar lícita São. Tomé e Príncipe. Eu sou daqueles que sempre anseiei pela justiça e espero que as declarações do representante do orgão justiciário seja para valer.

  9. img
    antonia montifer Responder

    antes mesmo de falarmos em jsutiça imparcial para 2011,acho que temos que dar outras prioridades para que possamos chegar a uma justiça justa.como falar em um pais aonde nao tem um codigo civil proprio,um codigo penal proprio…isso n existe…eh muito triste e lamentavel…cade doutorados e mestres em direito pra verem isso,pra poder escrever doutrinas,para poderem ser aproveitadas_…na minha opiniao muita coisa precisa ser mudada para que possamos chegar a esta objetivo,ao objetivo de ter um justiça imparcial e justa….

  10. img
    xaroco Responder

    Tudo isso é fantasia! nada muda de dia pra noite!(2010-2011).os figurantes são os mesmos,a justiça tornou-se escravo dos politicos.não há coragem para punir os de colarinho-branco,juizes com comportamentos deploraveis,deixam o trabalho para ir atráz dos políticos…,eles que deverião ser o espelho da sociedade,para enfrentarem os coruptos.sera que esses juizes meressem os jeeps topo de gama que andam a izibir nas ruas noite e dia em stp?e quem fiscaliza as finanças dos tribunais?a justiça tem contribuido mt negativamente para o nosso dezenvolvimeto.não acredito na justiça em stp!!!!!!.um bem haja

  11. img
    un fulano Responder

    Nivalda,
    Acho que queres mais vingança que mudança. Temos que passar a etape superior. E para tal, o espirito de vingança, mesmo sendo humano, precisa também ser banido. Sinceramente, eu acredito que se pode mudar o nosso STP. Ha indicadores favoraveis. Tralho na Europa ha mais de 20 anos e sou quadro superior e nao vivo em portugal e acrescento que é a primeira vez que tenho o sentimento que as coisas vão realmente mudar nesta terra. A minha logica, vem du facto que os politicos com cicatrizes do colonialismo estao se afastando pouco a pouco do poder. A juventude, apesar da inexperiencia de governação tem ideias novas que se adaptam mais as conjoncturas actuas do desenvolvimento.

  12. img
    un fulano Responder

    Para ilustrar o que estou tentando te dizer Nivalda, precisas so vêr a differença de comportamento enter a antiga juiz Supremo “Alice de Carvalho” e uma cabeça nova e fresca como a do “Silvestre Leite”.

  13. img
    justiça Responder

    Acredito que estas palavras reflectem alguma emoção do reiveillon, não mais do que isso.

  14. img
    azzarado Responder

    Em partes estou de acordo contigo, mas vai ser preciso muito mais, mudança geral de todos eles, caras novas e gente capaz.

  15. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    Hoje o Sr.Eugenio Tiny é um jurista recem formado da nossa praça com as maos manchadas de desgrça de muitas jovens com as mãos e alma manchadas com futuros destruidos de muitas jovens é uma CARICATURA DO QUE É SER JURIDICO num país asserio o seu registo criminal estaria lindissimo mas assim é SAO TOMÉ ,EU QUERO MUDANÇAS ELE E OUTROS QUE PAGUEM

Deixe um comentario

*