Sociedade

População da capital da ilha do Príncipe há mais de 3 meses sem água potável

O responsável do sistema de abastecimento de água no Príncipe acusa o Delegado da EMAE na Região de ser o responsável pela situação. A população de Santo António, foi submetida ao consumo de água imprópria durante mais de 3 meses.

Em entrevista a rádio Regional Tomy Lima afirma que “Não tem como deslocar para Estação de Tratamento por falta de combustível ” e acrescentou que “não perceber porquê que dos 15 milhões de dobras que a delegação dispõe mensalmente como fundo de maneio, não se prioriza o sector da água uma vez que é vida das pessoas” .

O tratamento fisiológico, a semelhança do que tem acontecido o bacteriológico, devia ser feito com a mesma regularidade. Mas, não é o que tem estado a acontecer o no sistema de tratamento do Príncipe. “ O Delegado é o único culpado de tudo isso” sublinhou Tomy.

O facto põe em perigo a saúde dos consumidores que, nem sequer, são informados da situação. Tomy Lima diz que o caso é do conhecimento do responsável técnico, mas o delegado insiste em não resolver o assunto, alegando “ não ter como”. Concluiu.

Um assunto que o Téla Nón promete acompanhar de perto.

Teobaldo Cabral – Correspondente do Téla Nón no Príncipe

    36 comentários

36 comentários

  1. Bloco operatório do principe

    27 de Fevereiro de 2012 as 13:36

    Ó Tomy ,não grana porque o tipo esta a papar tudo ,quando entrou na EMAE disse montes de barrafulha contra o Digo e agora esta fazendo pior e muito mesmo.. Não viste a casa dele, o gajo só importa mobilias. Ha um mês o tipo recebeu sofa, cadeiras ,mesa, guardafatos ,colchões etc etc … tudo importado sei la donde da movilux ou RZ quando ,veio nem um passo tinha agora ja esta erguendo palacio, lamentavel isso …

    • Suásuá Pires

      29 de Fevereiro de 2012 as 9:49

      Eles que se cuidem,ao não ser que a memoria é tão curta para não lembrarem da “queimadura da bandeira Nacional”, o homem é mais facil.

    • FORRÔ

      1 de Março de 2012 as 9:43

      Muitos pensam q. o actual delegado da emea no príncipe é melhor q. o anterior, nada disso energia as horas é pq. foi aumentado o gasoleo, por isso o gajo pode dar sua energia e devia dar mas mais n. esta a dar, arma-se em bom mas esta fazendo mesmas asneiras q. infelizmente o outro fez.Por isso ña minha opinião ele esta fazendo isso por causa do combústivel que dizeram q. ele estava a roubar, ele é rancoroso ,n. da p. ser chefe quer se vingar dos funcionarios e mtos estãoa aacreditar nele q. pena. tenho pena dos funcionarios desta delegação pq. ele n. vai descansar enquanto n. prejudeicar tdos, pq. ele como jurista q. diz sabe escrever, pq. ele qd foi aomradio devia ter respondido a questão n. passar a culpa p. o Tecnico de água, e ainda concordou qd disseram q. os funcinários atendem mal n. balção, proprio ele é mal educado…tenho mta pena de voces funcionarios desta delegação ..pq. o vosso chefe esta a acreditar na palavra desse sr. esquecendo q. ele esta vos prejudicando….bem hja p. os funcinarios da Emae no Príncipe q. deus vos ajude.

    • FORRÔ

      1 de Março de 2012 as 10:40

      Deixem o Tommy em páz ele n. tem culpa de nada o culpado de td é esse Daniel…com carra de santo mas é um diabo em pessoa…coitado daqueles q. acreditam dele…houve dizer q. ele só anda a fazer queixinhas dos funcionarios quem faz dele…ninguem….qd ele anda com carro da empresa avariado dó estranhos p. correm, carrega pedra p. sua obra..e outros…nenhum funcinário fez queixinhas dele…pq. eles n. sáo maldosos..por favor sr. Derector da emae..toma muita atenção p. jogos sujo deste delegado…os teus funcinários no príncipe sem arma q. n. merece têm mto meritos…..bjs a funcinarios de Príncipe(emae).. o delegado n. esta incluido.

    • FORRÔ

      1 de Março de 2012 as 11:07

      é verdade, o Digo n. é aque chamado, isso de escrever bem ou n. tds falhamos ninguem é sabio se és sabio então tá sossegado tu, se comes a custa do outro Tá sossegado Tú…estamos a falar dos problemas de agora n. do passado , quem vive no passado n. vai ao lado nenhum,se tens boa opinião desse novo delegado só tenho pena de ti…coitados daqueles q. acreditam nele…só na edeucação, na assenbleia tds os conhecem , se n. fosse o seu amigo a lhe dar cargos ele n. estaria aque…por qd se entra a ganhar mas do q. outro acha-se mto superior a outro esquecemos q. td temos rabo….p. quem só compra coisa importada munca comprou agora q. entrou na Emae é q. tem dinheiro p. comprar…abrem olho isso sim.

  2. Querida Ilha

    27 de Fevereiro de 2012 as 15:33

    Infelizmente é realidade de Príncipe,não fazem investigação nenhuma para saber de onde vem todo esse bem estar dos supostos Donos de Prìncipe porque um depende do outro e a coisa vai mantendo ou ficando cada vez pior.

  3. Querida Ilha

    27 de Fevereiro de 2012 as 15:36

    E nem dão conta que com os seus atos pode vir a trazer conseqências gravisssimas para a população.É nessas horas que surge a pergunta para que serve os governos os representantes do povo?

  4. Guy de Borgonha

    27 de Fevereiro de 2012 as 17:39

    Eu acho que o actual Delegado da Emae é de longe melhor do que anterior.hoje o horário de fornecimento de energia eléctrica, ainda longe de ser o melhor, é respeitado. hoje já se pode planificar, ao contrario do que acontecia no tempo do Sr. Digo. Se calhar o homem tem estado a cortar alguns vícios do passado, por isso é mal amado.
    Calmem-se porque a terra é nossa!
    viva o Príncipe.

    • Leve-Levê

      27 de Fevereiro de 2012 as 22:42

      Uma pessoa lê cada coisa neste fórum. O senhor Guy de Borgonha (que nome meu Deus?) acha que a população do Príncipe pode ser envenenada? Calma como se a população tem estado a beber água não potável. Isto é brincadeira!A dev população do Príncipe poee ser envenenada com água não potável? Como é que o senhor pode dizer que há planificação se a população está a beber água não potável? Vocês é que sabem a vossa coisa. Eu estou em S.Tomé e embora tenhamos os mesmos problemas ainda não se chegou ao ponto de beber água envenenada. Isto é perigoso. Xiê, a terra é nossa e assim sendo pode-se matar a população? Olha aonde nós já chegamos. Estamos lixados. Uma pessoa lê cada coisa.

    • Lamina

      28 de Fevereiro de 2012 as 11:30

      Meus senhores responsaveis da Emae, por favor tenham muito cuidado com a saude da populacao.]
      Sera que sabem o que significa agua POTAVEL?
      Se nao sabem posso adiantar, que significa, agua pronta para BEBER, livre de substancias poluentes que possam causar contaminacoes.
      Penso que isto nao e um favor que a populacao tem que pedir, mas sim o direito inegavel.
      Pensem em vos e nos outros tambem.

    • Suásuá Pires

      29 de Fevereiro de 2012 as 9:58

      És primo do homem pá, vais sempre a casa dele acenta-te no sôfa que ele comprou com a grana dos pequenos para veres o filme no plasma que nunca viste na vida e agora vem cá mandar bocas, estou a espera no dia que tu vais me pedir sal para cuzinhar… te dou cubo de água quente… Desgraçado.

  5. maria do carmo

    28 de Fevereiro de 2012 as 1:31

    É uma vergonha um País desse tamainho, pequeno não ter um bom saneamento pra população, é uma falta de respeito para com cidadãos.Pergunto para esses que governam são -Tomé e Principe se em suas casas também falta agua potavel.Povo de São Tomé, não se acomodam com essa situação, luta pelo que é de direito, reivindicam.

    • Suásuá Pires

      29 de Fevereiro de 2012 as 10:07

      Reivindicar, não basta,temos que agir com sangue, isto é dimais,já estamos cansados de tantas explorações.Que Mer…

  6. Teobaldo Cabral

    28 de Fevereiro de 2012 as 9:00

    olha espero que isso se resolva mas rapido possivel e que os q mandam não vão punir o coitado do tomi porque falou verdade como é o abito deles—

    • Teobaldo Cabral

      28 de Fevereiro de 2012 as 9:33

      Em momento nenhum tive reacções do tipo da que escreveram em meu nome.
      Não procurem atingir-me, escrevendo coisas para confundir as pessoas.
      Sou suficientemente homem para assumir as minhas responsabilidades.

      A mim ninguém me cala!

      Teobaldo José de Jesus Ferreira Rodrigues Cabral
      BI- 68035

    • Minu yéé

      28 de Fevereiro de 2012 as 9:45

      Teobaldo Cabral, conheço-te de perto como de longe, é muito bom que vocês da comunicação social de Príncipe, tenham beliscado mais a sarna desses senhores que se entendem como dono da nossa ilha.

      Você e o Alexander têm feito um trabalho espectacular em nos informar sobre as situações da ilha. Uma vez que somos filho da ilha temos de dar a nossa contribuição, não para ficarmos bem , mais sim para garantir um futuro melhor aos nossos filhos netos amigos entre outros, isto porque a mudança faz-se com tempo.

      Não devem ter medo desses senhores, se alguns deles tentar manipular-vos por vosso trabalho de divulgação dessas lacunas, o Príncipe é tão pequeno, revelem a verdade e comunica ao povo, manifestam, como é o vosso, nosso direito.

  7. Dinthi Peto

    28 de Fevereiro de 2012 as 10:44

    É verdade que as coisa não andam bem como deviam andar em termos energetico na região mas a que se dizer a verdadeira os culpados se cunhecem tendo em conta que está visivel a má colocação da pedra Daniel um jurista para ser delegado da EMAE. Sobre questão de água a que se ver que a falta de comunicação entre o delegado e responsável da ETA sobre questões internas tem estado a afetar este povo sofredor….Creio que a população do Príncipe tem de deixar de ser conservadores e esclarecer mais as coisa tendo em conta que acho que a Noticia publicada no jornal digital tela non não corresponde a realidade o que podera culminar com outros factores….há que se ter cuidado com o se publica como informação.

  8. Ilha dos Papagaios

    28 de Fevereiro de 2012 as 11:01

    A culpa ñ tem sido dele, foi e encontrou tacho e agora esta abusar, porque quando ele venho a TVS dizer que a população do Principe não gosta de pagar energia,e que devia ñ sei quantos bilhões de dobras a EMAE, colocando na praça de S.Tome o bom nome das pessoas do Principe,se fosse chamado atenção, hj ele ñ estaria a colocar em risco a saude publica na ilha do Principe…

    • Ribeira Formiga

      28 de Fevereiro de 2012 as 11:42

      Mas quem é este senhor Daniel para dizer que a população do Príncipe não gosta de pagar energia? Uma falta de respeito. A culpa não é dele. Este é um problema, se´e que existe, é transversal a toda a sociedade. Não é um problema da população do Príncipe, de Angolares ou de Neves. É um problema da pobreza e miséria que existe neste nosso país. Este senhor é muito atrevido e mal agradecido. A culpa não é dele.
      Fui

      Ribeira Formiga

      • Suásuá Pires

        29 de Fevereiro de 2012 as 10:23

        Ele não é culpado nós é que somos culpados,porque quando ele foi a Televisão falar que nós,povo da ilha do Príncipea não paga energia não teriamos nada mais nem amenos de esperar para dia de Votos, derigiamaos todos automaticamente à honde este gajo trabralha e tirar-lhe pra fora dar-lhe uma boa surra e esperar que o governo ponha la gentes que respeite direito e adignidade de cada cidadão que contituim povo da Ilha do Príncipe.

  9. Agressandr leal

    28 de Fevereiro de 2012 as 12:56

    Bom dia a toda população do Príncipe!

    Tomando conhecimento desta situação e caso se, confirme a verde, é muito grave o que poderá acontecer a saúde publica e surgimento de doenças inesperadas. E como técnico de ambiente só aconselho o seguinte:

    “As consequências de beber água contaminada são priocupações a saude pulica o desenvolvimento de doenças como:

    •Diarreia; Febre tifóide; Hepatite A; Parasitose; E. coli; Cólera; Rotavírus e Noravirus.

    E estas doenças podem matar caso o indivíduo não for devidamente tratado.
    Para evitar o risco de ser contaminado com estas doenças recomendo o consumo de água potável, vindas engarrafadas (água mineral), canalizada (por uma fonte de água natutal) ou devidamente desinfetada. A desinfecção pode ser feita pela Sabesp ou de modo caseiro, com as gotinhas de hipoclorito de sódio. Ferver a água durante 1 minuto também ajuda a purificar a água, mas não resolve o problema e portanto não exclui o uso do hipoclorito.
    Pode-se suspeitar que a água está contaminada quando:

    •não se sabe de onde ela veio;
    •quando ela parece turva,
    •quando nota-se pequenas partículas em suspensão;
    •não está devidamente transparente, tendo uma coloração amarelada ou amaronzada.

    Contudo, a água pode parecer limpa e na verdade estar contaminada. Em águas suspeitas o ministério da saúde recomenda usar o hipoclorito de sódio, que pode ser encontrado facilmente nos mercados, sacolão ou farmácias, de todo o país.

    Basta pingar 2 gotas de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água e esperar 30 minutos para consumí-la.”
    Cumpre esta minha ideia até que os prolemas sejam resolvidos.

    Agressandro leal.

  10. G. C.

    28 de Fevereiro de 2012 as 16:35

    Sou um leitor assíduo do jornal Telanon, embora raramente deixe algum comentário, mas desta vez, por mero descargo de consciência, sou obrigado a deixar essas breves linhas, sobre a questão de não tratamento da água na nossa querida ilha do Príncipe.

    Água é um bem de todos, O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública.

    Qualquer ser humano, escolado ou não escolado têm a noção de que a água é um composto (de uma forma mais simples, algo formado por diversas partes) mais importante existente na superfície terrestre…todos nós sabemos que ter água potável é um bem precioso nos dias que correm principalmente no nosso continente. A Região Autonoma do Príncipe teve a sorte (graças a sua dimensão e situação climática, claro e com apoio internacional, que escusava frisar porque também é de conhecimento de todos que quando existe algo na nossa terra (S.Tomé e Príncipe) é porque houve alguma ajuda externa) de ter uma ETAR (Estação de Tratamento de Água Residual), bem essencial que não existe para as todas as comunidades de S.Tomé e Príncipe. Será que a parte supostamente mais fácil que é a manutenção, claro que sem a crise já é para o nosso meio complicado, com ela então imagino, também será necessário haver apoio externo para que a mesma seja efetivada? Será que as pessoas responsáveis já pensaram que por falta de manutenção da Estação, a água poluída levará a propagação e aumentos de novos casos de doenças como a cólera, febre tifoide ou as hepatites…? Será que já pensaram, no agravamento da situação das populações que já sofrem doutros males de difíceis resoluções como falta de emprego que acarreta a falta da sua capacidade económica, com mais esse problema de falta de manutenção da estação da água por falta de combustível para o deslocamento do técnico para o local? Será mais fácil solucionar com os fracos recursos financeiros, que é o grande problema, a diminuição da taxa de doenças que aumentarão por causa da falta de manutenção da água e em simultâneo continuar fazer a manutenção da ETAR e resolver outros problemas de base da população?

    Por amor de Deus não compliquem o que complicado está…

  11. Fijaltao

    28 de Fevereiro de 2012 as 23:13

    De tudo quanto foi aí focado por todos participantes do forum, faltou dizer alguma coisa de verdade: A população do Príncipe bebe água imprópria por culpa do seu presidente regional e do primeiro ministro da república. Ora vejamos: Se o primeiro ministro e outros tantos políticos de S.Tomé e do Príncipe em vez de se estarem a preocupar com investimentos e projectos megalómanos para o país, se preocupasse em fazer um levantamento sério da saúde pública e saneamento básico, 2 vertentes fundamentais, 2 pilares de sustentação para o bem estar do povo de S.Tomé e do Príncipe como prioritários, fazer um estudo de recursos hídricos existentes nas duas ilhas e como canalizá-las a população seria uma mais valia para todos os santomenses e as bases de sustentação salutar para os projectos vindouros. Qualquer individuo ou entidade que estiver projectando uma casa ou um empreendimento, a 1ª coisa que se levanta quer em projecto quer em planeamento é a infraestrutura para o saneamento básico! Há já 37 anos, não se admite a pouca vergonha que se passa no famigerado campo de milho, no famigerado Kilombo, as margens de água grande, enfim uma desorganização total no que diz respeito a Urbanismo, saneamento base e saúde pública! O senhor primeiro ministro em vez de estar a passear em viagens de charme e de Marketing para ver o inglês, estas são as devidas preocupações que devia priorizar para o seu país.Enfim, está a vista no Príncipe um projecto que engloba toda essa infraestrutura e que o próprio primeiro ministro a faz atrasar e adiar por orgulho, falta de amor e ignorância está levando todo um povo a marginalidade e a doença! Faça algo que se veja e que se possa o aplaudir.

    • Casô téma

      29 de Fevereiro de 2012 as 10:55

      Quê colô quâ cu Lentla tela de moda cé ê,otlô ca pósenta cu chincuenta tal milhom de budo cu doçu carro antawhó cu choféro,otlo caça quage dá otlo flocado ne cadela pê pôge taçon.E nom cé povô tchoco quêcua cu nom esca cuadaê? nom ca ba refeoma cu duzento milé carro cu a cada nom sá giba chofero nom sa carro dagencia funeraria,quacé ca pô sá?
      Chi nom na bili uê fá nom ca sá lumado mó moiô tátá. Sósósó sela nom sela nom zunta mó de feço de baçola pia chi nóm ca tútu pê iném malá da fogo mó fluta mancluto cu ca custa biê pa sum cumé.

  12. eula carvalho

    29 de Fevereiro de 2012 as 9:28

    a momentos q é melhor diser seja feita……….pq com a saude n se brinca,,teobaldo força aí pq esse é nosso papel informar com verdade

  13. falar não pode

    29 de Fevereiro de 2012 as 9:32

    ola a todos isso é que eu chamo uma bomba

    • falar não pode

      29 de Fevereiro de 2012 as 9:39

      olha senhor fijaltao,, discordo do q disse os governantes n tem culpa da falta de capacidade-dos seus colaboradores portanto os governantes n trabalham sozinhos e nem poderiam..

      • alice ananias

        29 de Fevereiro de 2012 as 11:28

        olha, nós que somos de principe estamos mal.

  14. Rodrigo cassandra

    29 de Fevereiro de 2012 as 15:34

    Acho que se tem metido mãos pelos pés numa questão que se houvesse defacto interesse dos envolventes já de a muito estaria resolvido não percebo francamente porque que o meu nome aparece a ser comparado com o actual Delegado da EMAE por um lado eu enquanto Delegado tinha condições totalmente opostas das que hoje existem gerador era só um e com fraca potência , combustivél era inferir em vinte mil litros em relação a actualmente as condições de algumas redes hoje são de longe melhores daquelas ue eu deixei ,os projectos actualmente em curso de extensão energética para Abade Azeitona são projectos elaborados quando eu era ainda Delegado e mas mesmo a eventual mini hidrica a ser erguida no rio bacharel são projectos concedidos e elaborados com a minha participação por isso acho muito caricato ver meu nomo envolvido numa polemica que nada tem a ver comigo, e mas mesmo para este ano o governo Regional vai investir na Delegação da EMAE na melhoria do sistema de distribuição de energia e não só fruto de alguma demarcha que eu faço nas funções que eu ocupo porque a EMAE é um sector que eu conheço bastante bem por isso quero pedir as pessoas para valorizarem a imprenssa e os seus actores e assumirem as responsabilidades quando querem emitir opiniões e não se escudarem em nomes destorcidos com receio de qualquer confronto a todos continuação de muito bom dia

    • Taa-Sossegado

      29 de Fevereiro de 2012 as 18:54

      Que pena!Um assessor do Governo Regional escrever tão mal o Português.
      Acho que devias é, recrutar o teu Exclo para ti dar aulas de escrita.
      De resto, taassegado! As atrocidades que andaste a fazer,a Emae e tua própria família, todos nós sabemos.
      Que o diga o teu falecido pai!
      bye!…

      • DIABO

        1 de Março de 2012 as 11:14

        Td bem é o papel do jornalista falar a verdade…mas qd foi a vez do delegado n. fizeram nada…cuidado aque é mundo.

      • Feira de Ponto

        1 de Março de 2012 as 16:23

        Há limites para escrever e discutir assuntos do nosso país. Não é preciso as coisas atingirem esta confrontação pessoal. Trazer problemas pessoais, familiares, etc. para cá parece-me mau ou muito mau. O senhor de quem se fala, Rodrido Cassandra, que eu tive a oportunidade de conhecer não merecia isto nem a sua família. Para quê canalizar ódios e posturas tão radicais e desnecessárias? Isto já não é politica. Agradeço que o senhor “Ta-Sossegado” aprenda a ter postura e dignidade neste espaço que nos pertence a todos. Quem utiliza estes argumentos é sinal de que não tem capacidade intelectual nem moral nem ética para discutir os assuntos do nosso país. Por isso o melhor seria talvez ficar mesmo sossegado. Espero não o ter ofendido.
        Não sou do Príncipe mas tenho lá grandes amigos.
        F.P

  15. falar não pode

    1 de Março de 2012 as 8:35

    olha acho q n a necessidade para se atacar ninguém pessoalmente nem meter questões familiares numa questão meramente profissional é por pessoas como vc q a nossa terra continua como esta,,enves desses bobinhos diz coisas de jeito para de atacar o digo,,ele foi delegado e hoje é daniel castigaram ele quando era agora o daniel se assume pq quem da o pedi é que treme o rabo…….quanto ao poetugês ta sossegado você proprio

  16. beny sacramento

    19 de Abril de 2012 as 17:30

    pomba brancas,sou da regiào atonima da ilha do principe com isto asmaioria das pessoas do nprincipe esta com problemas da culuna e mas coisas teen que fazer muita atençào com agua da nossa ilha por tudo as crianças e os nossos mais velhos que tristesa

  17. beny sacramento

    19 de Abril de 2012 as 17:37

    pomba branca quem nasceu com seu tapete afrente da camahummmmmmmmmmmaté escada jà viu a sua ennergia atè asua porta hoje anda a gozar com os pequenos, mas deus provera passouoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  18. Laurinha Sacramento (pomba branca)

    11 de Dezembro de 2014 as 16:05

    deus que nos difende as nossas crianca e santo Antonio limpa as emporiesa que vem a nossa agua com vassoura,,quem benbe agua filtrada morre de varias doençàsect e quem bebe é protegida em nome do senhor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo