“QUE DA LÊ / SOCORRRO”

O grito vem de Cuba.Os estudantes são-tomenses clamam por socorro. “Já mandamos mil (1000) cartas, mil recados e de mil formas; Já ouvimos e vivemos mil promesas falsas; Já a muito que não podemos falar de saudável, asseado, bom rendimento académico, éxitos, alimentação, vida”.

Poder ler o SOS lançado pelos estudantes são-tomenses em Cuba – QUE DA LE

  1. img
    supresa Responder

    este é o mesmo grito de clemência vêem dos estudantes em Cabo Verde, pedindo ao governo a resolução do problema que ja esta a ter consequência graves no desenvolvimento dos mesmo quer psicológico quer nutricional, quer físicas, não estamos a pedir a resolução imediata porque temos a dupla consciência que o estado esta em dificuldades mais estamos a pedir que minimiza a situação que precária para o desenvolvimento académico dos estudantes. não ter o que comer não pagar renda de casa estar em dividas com escola, é estar vulnerável a problemas graves de saúde. peço as nossas autoridades para compreenderem este este desabafo dos estudantes e resolverem ou minimizar as suas situações dando-lhes aquilo que os estado tiver. pelo amor que vocês também tem com Deus porque acredito que de la em cima ele esta a ver e acompanha a vossa trajectória na governação, e vós sabem muito bem quando Deus fica chateado com os humanos que não comportam bem na terra, e que não tem boas praticas em ajudar os outros, ele tira os mesmo do mundo e manda para o inferno. pensam nisto.

  2. img
    Mamadou Trindade Responder

    E um autentico abuso de poder e falta de respeito os estudantes estarem a rogar o governo para que cumpram com o seu dever,quando na verdae num passado recente o governo desbloqueou 3 milhoes de dolares para custiar a passagem da Senhora Ministra dos Negocios Estrangeiros – Meus senhores eu pergunto -Qual sera o contributo para o desenvolvimento de um pais por parte dos estudantes que sao”abandonados”pelo seu governo?
    Eles nao terao a moral para dar contributo nenhum antes pelo contarario a fome que eles sao obrigados a passar criara neles um esperito de vinganca e maldade eis a razao de que temos tanto quadros,que infelizmente em nada contribui para o desenvolvimento do nosso pais.

    • img
      Estevão Responder

      Três Milhões de dólares???? Você sabe quanto é que isto significa???? Quanto??? Três Mi~lhões de Dobras???? Você está maluco…

      • img
        Mamadou Trindade Responder

        Devias te informar melhor antes de tomar partido,camarada”Estevão”.

        • img
          haha Responder

          Não é tomar partido. Volte a pensar em o que significa 3 milhões de dólares. Sabe o que são 3 mil dólares? 3 MILHÕES são MIL vezes mais que 3 mil.

  3. img
    verdade Responder

    Realmente, está mal.
    Não entendi uma coisa. Se a ultima vez que receberam foi em Dezembro de 2011, onde entra o governo do Rafael Branco? Fé kwá pá nancê tê lazón!

    • img
      edy Responder

      a carta dos estudantes de cuba nao tem logica

  4. img
    cosset varjam Responder

    Estou convosco nesta miséria,fome, fraco aproveitamento escolar,mísero rendimento económico,tornando-nos aos poucos pessoas psicológicamente densa e angustiante. meu pedido de socorro vem de Portugal o país onde Governo tem travado vidas aos emigrantes nos últimos tempos. Promessa de pagamento das bolsas depois de aprovado o OGE datava 27/03/2013 ( Jornal Téla Nón)

  5. img
    ola bila Responder

    quem vos mandou e mesmo governo ou pela vossa iniciativa.se por governo todo bem, eles tera que dar deligencia sobre isso so for vosso pai que nandou sem bolsa eles tera q enviar dinheiro obrigado

  6. img
    Antonio machado Responder

    Triste, triste a Nacão esquecer que tem filhos e como tal lhes dar sustento e educação mesmo que o resto fique para tarde

  7. img
    FDJ Responder

    Em portugues, diz-se “O que del Rei”. tem de facto mais piada “QUI da leooo!!!
    Penso que as autoridades do meu pais STP, possa ver o Trauma destas gentes. Associam-se aos Angolanos e Caboverdianos, resolvam o vosso problema.

  8. img
    rapaz de riboque Responder

    pobres estudantes por todos os lugares onde passam choram por socorro uma coisa é certa sabendo a situação em que o pais se encontra e o que os outros nas mesmas situações passaram porque que metem-se a sair do pais sem uma garantia concreta sabendo que o nosso pais esta falido e não podemos confiar nos nossos governantes

  9. img
    Barão de Água Ize Responder

    E quando os estudantes regressarem (os que regressarem!)a STP onde vão ter emprego?
    Ou o Estado continuará a crescer, criando empregos “vazios” e consumindo o dinheiro que devia apoiar a economia?

  10. img
    Boyo Responder

    Esses dirigentes na verdade nao preocupa em nada com os filhos de pobre. STP tem estado a receber muitos apoios de muitas comunidades e paises , porque que o governo nao trata de por fim de uma vez por todas a essa situacao. Meus senhores em vez de estarem a dizer barbaridades e coisas sem sentido , tratem de por no lugar de esses estudantes ou se fosse um dos membros da vossa familia em essa situacao, vamos tratar de ser unidos em esses momentos criticos de cada um e tratar de apoiar , porque hoje sao eles e amanha poderas estar na mesma situacao ou pior. Ninguem come e bebe e cai escrevendo cartas para os jornal reclamando sobre uma situacao que todos mas ou menos sabem que vem sendo desde faz tempo. Somos todos santomenses e acho que esses sao momento para mostrar a nossa solidariedade e apoiar no que for necessario e nao estar fazendo comentario mediocre que nao ajuda esses que tambem sao filhos da terra em nada. Por favor cooperemos porque amanha pode ser a tua vez ou de um dos teus familiares .

    • img
      Carga Responder

      Os diigentes e corruptos da nossa triste nacao agora ja nem fazem caso aos estudantes em situacao critica e que desde de tempo vem chorando como mendigos para o nosso governo. Ate que ponto chegamos , e ate onde vamos chegar com tudo isso. Isso ate da vergonha de ser da raca que sou. Isso é uma grande falta de repeito, abuzo , humilhacao, precaridade e vergonha o que esta a fazer os nossos dirigentes com esses que tambem sao filhos da terra. Aonde estava os outros governos quando estava passando isso e que faziam no poder, aonde esta o senhor Pinto da Costa e o senhor Gabriel Costa enquanto os estudantes estao a passar por essa triste situacao e o que fazem para resolverlo ? Meus senhores isso é triste e muito triste e tendo em conta que somos todos humanos e filhos da mesma terra. Que os senhores dirigentes nao se esquecam que estao no poder porque o povo escolheu e achou que podem resolver os problemas e a situacao do pais , nao para abuzar do poder e do povo, porque isso tambem se pode dizer que é um abuzo de poder. Estao no poder para resolver o problema do povo e nao problema propio e os estudantes so para lembrar aos senhores dirigentes que eles tambem fazem parte de esse povo e lutam para ser os homens de amanha e para vos substituir no poder.

  11. img
    enjenheiro mecânico. Cuba Responder

    O governo santomense esta a dever-nos nós estudantes cá em Cuba quase dois anos de atrasos. Só Deús sabe a nossa situaçao.

  12. img
    semfogos Responder

    E asim mesmo Jovens
    Forca nessa luta que estou convencido que que um dia vcs seram os vencedores, por isso seguem….. nao e facil
    para jovens estudando longe da terra e dos seus familiares e mas sem condicao finaceira… isso afeta muito sabem os governates? fassan algo para esses jovens futuro da manha

  13. img
    Bom Samaritano Responder

    É muito triste ver os nossos familiares e amigos nessa situação.espero que o governo toma uma posição para combater essa situação. O país esta num momento dificil, mais tem que priorizar os projeto e os problemas mais importante para atacar. meus amigos força tenha esperança, tenha fé, Jesus está convosco ele vai suprir as suas necessidades, ele nunca deixa os seus filho desamparado.
    Continuam a estudar com força e vontade de vencer, não desiste dos vosso planos pedi ajuda de Deus cada dia, até um dia que o governo vai cumprir com os seus objectivos. fui…

  14. img
    GR Responder

    Entendo perfeitamente o estado alarmante em que vive os nossos estudantes nos países estrangeiros….. Passei momentos triste como este. É preciso muita força e coragem e acredito que o governo td fará para minimizar a tal situação como fez no passado. A situação do país está complicado, visto ser um país com poucos recursos financeiros, temos um país onde não se produz receita nenhuma…. Darei a voz deste lado a fim de ver este e outros problemas resolvidos…. Para reflexão… Estando difícil a situação ou não nunca se esqueçam dos vossos objectivos, que é estudar, estudar e estudar….. Espero tb que a vossa próxima carta esteja mais organizada, com ideias claras, sem erros,,,, até entendo a influencia do espanhol, mas vós sois estudantes universitários, futuros doutores e engenheiros…… muita força e dedicação…. Aquel abraço…. hasta siempre…………. GR…..

    • img
      edy Responder

      “que a vossa próxima carta esteja mais organizada, com ideias claras, sem erros,,,, até entendo “

  15. img
    laranja Responder

    Por favor, resolvam o problema dos estudantes em terras alheias. Passar fome em missão não é certo.
    Sr. PM, faça tudo o que estiver ao seu alcance para que os nossos estudantes cumpram com êxito a missão que lhes foi confiada e dignifiquem o País que lhes viu nascer. Viva STP

Deixe um comentario

*