Motorista que transportou bandidos armados conta toda história

Ventura Afonso motorista da viatura de marca HIACE que transportou os 4 assaltantes da cidade capital até a zona de Monte Forte, e os foi buscar a meia noite numa outra viatura de marca Toyota conta a história macabra e cómica que viveu da manhã de  2 de Novembro até a madrugada de 3 de Novembro.

INTRODUÇÃO

No dia 2 de Novembro de manhã, estive a tomar café na praça detáxis na cidade capital, e fui chamado por um colega motorista que se chama Orféu, que me disse que tinha um frete para mim. Acetei, e assim que aqueci o carro os 4 indivíduos vieram e entraram no carro… por volta das 7 horas da manhã, …arranquei o carro e apareceu uma senhora que parou o carro e disse que queria ir até o cruzamento de oque-del-rei.

Em Guadalupe mais uma senhora parou o carro, entrou e desceu em Neves. Quando a senhora desce em Neves, tive necessidade de trocar o dinheiro. Antes de eu virar para eles, eles me deram o dinheiro. Então dei a senhora que desceu em Neves o troco e segui com eles. ……Já na descida de Monte Forte, perguntaram-me se eu tinha telefone….disse que sim. Um deles me disse que estava a tomar o meu número para depois me ligar por volta das 16 horas, a fim de ir busca-los……Lá ficaram.

Por volta das 13 horas, tive a informação de que houve roubo de dinheiro na carrinha da CECAB. No entanto por volta das 20:30 já na cama a descansar recebi uma chamada telefónica… A pessoa disse que tinha fretado o carro de manhã. Disse que ia desligar e depois voltariam a ligar. Contei a história a minha mulher, e disse a ela que suspeitava que essas pessoas estavam envolvidas no caso de roubo da Cecab.

POLÍCIA ENTRA EM CENA

Então a minha mulher me disse olha, é melhor ligares para Miller. Miller é o comandante de trânsito da polícia nacional, e é uma pessoa próxima da família da minha mulher.  Liguei e disse ao Miller que tinha uma suspeita, uma vez que levei 4 homens para a zona de Monte forte de manhã, e que tinham ligado para mim aquela hora 20 horas, para eu ir busca-los. Não será que eles estão envolvidos neste caso que aconteceu em Monte Forte?  Perguntei……Miller me diz para desligar e que ele iria ligar dentro de momentos. Ele foi para o comando da polícia e ligou para mim.

Falamos e de seguida os homens voltaram a ligar para mim pedindo que eu os fosse buscar na zona de ENCO na cidade de Neves, eram 23 horas e 30 minutos. Pedi a eles 30 minutos. ….

kolme ao Miller. ….Miller ligou para mim e eu disse-lhe que os homens pediram-me para ir busca-los já. …..Então Miller me disse para dizer que o pneu do Hiace furou, e que eu ia buscar outro carro na cidade de Guadalupe que pertence o meu cunhado.

Notei que ao mesmo tempo que Miller me dava essas instruções, ele falava também com o comandante geral da polícia. …..

Miller saiu da cidade e foi buscar-me com o carro dele, uma Toyota Corrola  até a vila de Micoló….. Ao sairmos de Micoló na vila de Conde, apanhamos um polícia chamado Amadô, e a seguir paramos em Guadalupe. …..Em Guadalupe Miller e o polícia Amadô, desceram. Miller tirou as coisas dele do carro, e me disse vai com Deus.

Segui em direcção a Neves, quando cheguei na zona de Lagoa Azul, os senhores ligaram. Perguntaram-me onde é que eu estava. …..Respondi que estava na zona de lagoa azul. Eles me disseram para voltar porque  estavam no estaleiro da Praia das Conchas.

Já era 1 e tal da madrugada, do dia 3 de Novembro. Quando faço manobra com o carro para voltar em direcção a Praia das Conchas, eles ligam e perguntam-me com quem eu estava no carro. Disse que estava sozinho……

Liguei para o Miller e disse que eles tinham- me perguntado se estava sozinho. Ao chegar a praia das conchas, eles estavam um pouco mais acima. Eles acenderam uma lanterna fazendo-me sinal. Quando eu aproximei  com o carro, eles entraram no mato, de forma a que eu não os visse…

Assim que parei saíram do mato e entraram no carro. 3 entraram atrás e 1 entrou ao meu lado. No andamento do carro, eu lhes disse…. Vocês não ouviram o que aconteceu em Monte Forte? Roubaram dinheiro da Cecab… Um deles perguntou . Ninguém morreu? Eu respondi ninguém morreu.

Eu lhes disse, olha meu cunhado avisa que vocês vão ter que pagar um bom dinheiro por este frete a esta hora… custa …… O que estava ao meu lado respondeu….Quanto a dinheiro não se preocupe…..

Com Miller e a polícia ficou combinado que quando eu estivesse próximo da cidade de Guadalupe, deveria enviar um kolme. Fi-lo. Depois liguei para a minha esposa e disse ela que eu estava na estrada e que tudo estava bem.

Alguns minutos depois eles pediram-me o telefone. Disseram que queriam ligar para alguém mas no fundo estavam a investigar o telefone. ……

Logo a seguir e antes de chegar a cidade de Guadalupe, eles mandaram-me parar. Um desceu e fez um tiro. Com esse tiro é que percebi que esses gajos são perigosos….eu fiquei fora de mim…..

Depois do tiro, o outro que estava a frente do carro ao meu lado, disse – êpá entra cedo para gente ir embora… Acho que eles me queriam matar para levar o carro.

O Miller combinou comigo que quando chegasse a porta da Igreja de Guadalupe, deveria fazer um sinal, através do corte das  luzes. Fiz isso….

FIASCO TOTAL

Ao chegar a porta do comando da polícia de Guadalupe, vejo um carro da polícia na estrada. Então disse ….. olha vê policia, vê polícia…. Nesse instante a polícia de Guadalupe começou a fazer tiros para o ar.

Um dos bandidos me pediu para sair do carro. Não saí. Pela insistência dele tirei a chave do carro e depois saí com as mãos no ar……

É incrível o que se passou aí …. A polícia deixou dois bandidos que estavam com o saco de dinheiro saírem do carro e fugir para o mato, outro bandido que estava atrás do carro, saiu entrou no meu lugar, tomou o volante ….deu o carro arranque, tudo isso a frente dos polícias,  fechou a porta do carro e foi-se embora….

Eu próprio peguei o carro da polícia junto com outros agentes, descemos a procura da Toyota Corrola do Miller que o bandido levou. Só encontramos o carro na Vila de Conde….

Logo depois por volta das 4 da madrugada, o ministro da defesa e ordem interna, chegou ao comando da polícia de Guadalupe… O ministro me cumprimentou, e disse que eu deveria ser protegido. ….

No entanto dias depois acabei sendo preso durante 10 dias na cela da polícia de ordem pública. Fui espancado e tudo. Com esta declaração quero provar a minha inocência em relação ao roubo do dinheiro da CECAB….

Não tenho nada a ver com o grupo de bandidos, apenas como motorista fui contactado para fazer um trabalho, mas acabei arriscando a minha própria vida….

FIM DA NARRAÇÃO DO MOTORISTA VENTURA AFONSO RESIDENTE EM MICOLÓ

  1. img
    Incrédulo Responder

    Isto é “sui generis”. Motorista ingenuo, polícia incompetente, assaltantes “espertos”…

    • img
      S.Tomé Poderoso Responder

      incompetência total, mais ja era de se esperar, o Miller frequentou uma academia de educação física, de policia ele não sabe nada, devia-se mandar instaurar um inquérito para apurar a veracidade. porque a policia de ordem publica ocultou toda a informação e tentou fazer a operação sozinha sem informar outras forças de segurança. Porquê???

    • img
      Sergio Responder

      Meu caro, achas que isso é incompentencia da policia? Pois eu acho que esse caldo tem osso.
      Si tivessemos magistrados sérios no nosso país, ahi verias de quem é a incompetecia.

  2. img
    bem ní wê mali ni tlachi Responder

    Isso aconteceu assim devido falta de formação de polícia não tem, si motorista
    falou com representante da policia devia prevê coisa douta forma não assim…podia pedia pedir cooperação de outras força tendo em conta que todo pais sabia que ouvi roubo…

  3. img
    Estanislau Afonso Responder

    Se fosse bandido não teria solicitado a colaboração dos polícias. Mas contudo, gostaria de ouvir a versão do polícia, mas com base na prova.

  4. img
    ze miranda Responder

    Então o Miller é ……e também o tal Amadô, pk se tu só lhes informaste como é que eles deixam partir os bandidos os tirros que fizeram era só pr dramatizar a cena toda.

  5. img
    Eu quero Tcha Responder

    Ventura não toma café!
    Obviamente Polícia do Comando de Guadalupe está metido nisso!

  6. img
    nenho Responder

    A história me absorverá

  7. img
    Miguel Responder

    O miller sabe bem da historia ,muita ambicaoo

  8. img
    Miguel Responder

    Muita vbrincadeira junta ,policia tem arma para gastar bala,ou para matar no ultimo caso

  9. img
    torresdias Responder

    Não consigo comentar… Sendo verdade o condutor é vítima do sistema, bem não ter morrido… Incompetência total por parte de autoridades policiais. Mas o condutor deve ser um bom maluco, arriscar sua vida para fazer trabalho da policia que não cansa de exigir subsídios riscos!!!

  10. img
    sorriso stp Responder

    ele deve ser protegido,Deus protege este homem se os homens não o fizer. nem nos policiais podemos confiar???????????. São Tomé poderoso mostre-nos a verdade, eu sei que o Senhor é poderoso por isso a justiça divina será certa, esses agricultores trabalharam muito por isso, é muita má fé roubarem-lhs assim, são muitos apertos feitos para conseguirem chegar a este objectivo, e ninguem n pode apossar-se indevidadamente do bem do outrem, por isso eu rezo e rogoa Deus que tome providência, e mostre-nos a verdade,esses criminosos todos (incluindo os policias) tem que pagar. pronto falei.

  11. img
    Zé Kitumba Responder

    Esta polícia de STP é brincadeira.
    Deixa fugir os bandidos e espanca o inocente. :D

  12. img
    malebobo Responder

    de todas essa versões, resumindo e concluindo, se houvesse uma investigação seria já se teria chegado a uma conclusão como é que tal assalto foi perpetuado, obrigado fui

  13. img
    du Responder

    A nossa Policia esta a precisar de uma reforma geral. Como podem espancar um cidadão sem prova, isso é muito grave.

  14. img
    Filipo Responder

    Esquisito policia saber que é o caso de roubo comentado o dia todo e mesmo assim oferecer o seu carro para um civil ir ter aos bandidos sem nehuma proteccão!!!
    Esquisito ainda a morosidade que anda o processo. Mais esquisito ainda o silencio do pais quanto ao salario de varias familias trabalhadoras nas mão de bandidos. Sera que nem militares conseguem pagar estes dois senhores? Sumu êêê,humm auôô!!

  15. img
    marompe Responder

    este é um crime organizado, que até os que investigam são suspeito. tomamos cuidado com um ponto de muita versão?
    complicado se não tivermos sabedoria e capacidade para tal.

  16. img
    maria silva Responder

    sem comentario!!!!
    Realmente um fiasco.
    Numa terra de gentes serias (governantes)deveriam fazer uma investigacao mais apurada,mas pronto este e nosso stp.

  17. img
    Germias Responder

    Pior esta para vir,muitos saotomenses estão metidos no crime organizado na Europa e estão a ser apanhados e enviado para terra,claro que chegando ao pais de origem ja tem as técnicas que nem a pic consegue desvendar,onde é que já se viu uma polícia de investigação criminal sem um laboratório forense vão investigar o que?????

  18. img
    clandestino Responder

    Eu não gostaria de especular muito sobre esta comédia, mais pela natureza do acontecimento eu sou forçado a fazer. O único cornudo nesta comédia é o ingénuo do Motorista mas como nós os cornudos somos sempre último a saber. S. Tomé Poderoso esta sempre de nosso lado.

  19. img
    el Responder

    uma coisa que nao entendi,o condutor disse que Pela insistência ele tirou a chave do carro e depois saiu com as mãos no ar…… e de em seguida voltou a dizer que outro bandido que estava atrás do carro, saiu entrou no meu lugar, tomou o volante ….deu o carro arranque, tudo isso a frente dos polícias, fechou a porta do carro e foi-se embora….mas se o condutor disse que havia tirado a chave do carro e saido com as mãos no ar como é que o outro bandido tomou o carro deu arranque e foi embora se a chave do carro estava na posse do condutor?será que o bandido robou a chave ao condutor ou ele tinha a segunda chave do carro?

    • img
      STP desconfiado Responder

      Vc tocou num ponto crucial. Não e preciso ser perito para fazer tal juiso, e chegar a conclusão que este caso tem gato gordo.

  20. img
    el Responder

    se foi combinado para ir buscar los as 16h,pk sr foi as 23,30h?e se vc desconfiu que eles eram suspeito pk que vc abordou eles do assalto ocorrido?foi esta a razao que eles queriam ti matar, pk eles desconfiaram k vc sabia ou tb desconfiou deles,agora o senhor condutor precisa aprender com alguns erros cometido,

  21. img
    feijoada Responder

    Porque o comandante de transito para dirigir tal operação sabendo que a Policia Nacional tem valores preparados para tal? Porquê da viatura particular do policia para operação?
    O comandante Geral da Policia deve ser demitido.
    Porquê que justamente neste episódio a PIC entrou em greve?
    Porquê que não se criou uma equipa misto(policia/PIC/militar) para pelo menos ainda recuperarem parte do dinheiro? A ministra de Justiça e A.P deve demitir-se.
    Porque o Governo não interviu mais duramente sobre o caso?
    Porque o governo não chamou antepadamente a direcção da Associação (CECAB) para encontrar a viabilidade para solução do problema?
    O primeiro ministro deve por cargo a disposição. São sabe lidar com diversas situações ocorrentes no País. Fui

  22. img
    filho da terra Responder

    aonde estão os ditos que dizem que são os nossos criminologos, e sociologicos?

    Santa Catarina.

  23. img
    António Menezes Responder

    Bom, esse motorista não está não é um ladrão, como ele descreve os factos, francamente. Aí vai o nosso Pais, depois estamos aí a dizer que estamos a governar…

  24. img
    LERT Responder

    certamente,este condoctor é inocente e este chefe de policia está metido nisto

Deixe um comentario

*