Governo de Gabriel Costa caminha para 6 meses de vida

O décimo quinto governo constitucional, tomou posse em finais de Dezembro do ano 2012. Liderado pelo jurista Gabriel Costa, tem sustentação parlamentar do MLSTP/PSD, PCD e MDFM-PL. Já quase 6 meses de governação é altura do público do Jornal Téla Nón se pronunciar.

o

  1. img
    malebobo Responder

    qualquer comentador deste jornal, sabe que este sr.não tem dom para ser, chefe de um governo, temos a experiencia no momento do seu amigo pr.fradiquinho

    • img
      João Carlos Responder

      6 MESES DE POUCA VERGONHA!

      1. Constante falha de energia (Patrice levou gerador também?)
      2. Só pagam salarios??? E as empresas, verbas do investimento, as autarquias não falam, não choram?
      3. Arroz de Delfim para homem comer ou animal?
      4. Senhor Osvaldo Abreu não para de passear, visitar obras e prometer?
      5. Inaugurar obras do Patrice Trovoada, é lindo não é?
      6. Aumenta a delinquência todos os dias, mais de 40 casos semanais.
      7. Vários anúncios de greve.
      8. Alcino Pinto não para de viajar, casa em obras, família feliz, funcionários para pagar nada.
      9. Casa do Gab Moy, em obras…
      10. Pinto da Costa não quer viver na sua casa, terá que ser remodelada e assim vai a obra, enquanto espera no mouro da Trindade;
      11. Ministro de Agricultura, primeioooo, ministério da Agriculta bom, nós fazer sondagens, primeiro; Mostra-me uma obra que senhor fez da sua iniciativa propiá a não ser inaugurar as obras do Agostinho..
      12. Bobo dos Ministros: Juventude e Desporto, Comercio entre outros..
      Enfim, volto mais tarde.

    • img
      João Carlos Responder

      Esta sondagem está mesmo certo???

      No comentário, vem a dizer uma coisa, mas na votação parece estar ela por ela…

      Lol….

    • img
      Lévé-Léngué Responder

      Já houve quem dissesse que cada nação tem os dirigentes que merece, mas não encontrei na nossa história o que os santomenses fizeram pra merecer essa vergonha de dirigentes. O regresso de meia dúzia de “costas” xtá custando o sofrimento, pobreza e fome de milhares de filhos da terra, humildes, trabalhadores e honestos.

      A avaliação desses 6 meses é triste pra quem foi empossado com tantas lábias e no início só usava microfones pra dizer mal de seus antecessores. E AGORA?

  2. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Gabriel Costa pede a sua demissão, senhor é muito nervoso e atrapalhado, rancoroso, não expressa bem meu irmão de 10 anos tem a qualidade de fala melhor que você, mequetrefe.

    • img
      Mandjuandadi Responder

      ………lamentàvel! você que critica o Gabriel de nao se exprimir bem…é curiosissimo, porque você nem préto-guês sabe escrever.
      Và aprender e depois apareça!!!!!!!

  3. img
    inteligência Responder

    Gostaria que o próximo governo constitucional conseguisse fazer aquilo que este tem feito. Este governo tem estado a inaugura os frutos de trabalho árduo e organizado do outro governo liderado por Dr. Patricie Trovoada. Para muitos o Governo de Patrice Trovoava foi único até agora, pela a sua dinâmica, a sua determinação a sua vontade de fazer coisas em beneficio do povo e o resultado é variadíssimas inaugurações que este governo de Gabriel Costa tem estado a fazer.

    • img
      Ké, di Vá plegá cú pávu. Responder

      Se o pai do Patrice não fosse rancoroso, este País estaria mais firme. E agora, depois de destruir quase tudo, de deixar certos governos em seu proveito próprio, apareceu como Chefe de Zona (Golfo da Guiné contra a pirataria e outros). Até aqui mantém silêncio na apreensão dos navios Pirateiros e de contrabandos em São Tomé. Nem uma palavra só foi dita por ele. Só para não entrar em contradição com o filho. será este o melhor caminho que o povo deve seguir?

      • img
        Ké, di Vá plegá cú pávu. Responder

        Onde digo deixar, queria só acrescentar deixar cair governos em seu proveito próprio. Este é que é improvisador da Terra.

    • img
      Non Molê Responder

      Meu caro,concordo que a situação não é a melhor,nunca foi,agora querer tirar dividendos,com o argumento de que o Gov.de Patrice era bom por favor,eu não sou partidocrata,sou saotomense quero apenas o bem da minha terra e consequentemente o meu bem estar pessoal,mas exorto-lhe a citar exemplos de atos de boa governação com efeito útil para o cidadào comum praticados pelo aludido Gov. eu fico perplexo com os devedores de obediência do Patrice,é que nem têm amor próprio,um dito cujo,que só consegue estar nesta terra se for para exercer poder,ou seja “sê bê di vida dê”.bom, apelidavam o homem de milionário,faça-me uma única alusão a empreendimentos geradores de emprego,repare a minha intenção não é promover os outros eis que embora permaneçam na terra,não passam de iguais oportunistas,eu acho que é chegado,o tempo de cada um de nós perceber que o futuro passa por mudar de mentalidade e de subserviência,porque Estado somos todos nós,exigimos dos outros, se mudássemos de paradigma,impondo metas a todos funcionários públicos e fiscalizássemos o cumprimento da lei por parte dos privados,ficava- nos bem…emanicipe-se…Perdoe- me o desabafo

      • img
        Telavive Responder

        Pessoalmente falando já não me preocupa o que os anteriores governos fizeram ou deixaram de fazer. Porque se recuarmos no tempo até independência seria uma calamidade. O governo que está no poder hoje é que me interessa. Quero saber o que de bom este governo já fez para este pais passados seis meses! O senhor parece ser uma pessoa lucida. Diga-me por favor!

        • img
          Non Molê Responder

          Meu concidadão,sejamos coerente,estas a partirvde uma premissa errada,a questão que nos conduz ao estado atual não deve se cingir,a 6 meses de governação do xv gov. porque ela é demasiado profunda,o que pretendo é que cada um de nós numa atitude introspectiva,pergunte o que fiz em proll desta terra,os políticos que me representam,como assacar deles responsabilidades,.Coloco-te a seguinte questão,?Porquê que no país o único direito que a democracia nos ofereceu é o dto de voto,?Nós cidadãos comum lúcidos temos um instrumento que chama referendo,e que preenchido os requisitos ,obriga a A.R a legislar,quando foi que a soc civil organizou para o seu uso,nunca…Eu acho que devemos com urgência mudar de narrativa,senão seremos escravo da nossa propria inércia…Leis que Responsabilizam os Maus Gestores Públicos precisa-se,revoltemos contra a Corrupção,o que tenho visto no meu Povo,digo,É bajular e privilegiar sempre os infractores,a corrida ao enriquecimento fácil,sem olhar a meios nem fim.Exorto-lhe a conferir o disparar do numero de usuários de estupefacientes na terra,nos últimos 2 anos,conheces algum fornecedor destes produtos ilegais preso?Non Molêëeeeee

  4. img
    cabo verde Responder

    Este é o governo de flá sóooooooooooooo. verdadeiro flá sóoooooooooooooooooo. governo improvisado srsrsrsr. governar um país não pode ser a base de improvisos!! até parece um governo fantasma, só para não dizer k pais esta sem governo. este governo esta a ter mais custo do que beneícios.

  5. img
    Jose antoino Responder

    o tela non nem devia pedir que se avaliasse a prestacao de GC e o seu governo. Ficaria melhor que publicassem um artigo que flzesse um balanco do que tem sido a prestacao de GC e o seu governo nestes 6 meses de governacao.

  6. img
    Deus Mafoma Responder

    Um governo fraco e desorientado à imagem do seu mentor, Pinto da Costa!

    Lamento que o Gabriel Costa tenha caído nessa armadilha!

    Estou altamente decepcionado! Agora entendo o porquê do descrédito da classe politica em S.Tomé e Príncipe.

    Os milagres do “Pai grande” não passou de utopia infundadas.

  7. img
    Budo dáuá Responder

    Caros leitores.

    O balanço desse desgoverno é negativo. Concordo com o JOse antonio. Tela NOn faça um artigo balanço e reporta tudo que esse Governo já fez e tem dito.

    Por outro lado, meus caros vejam só a última:
    Está na forja o surgimento de mais um partido político em S.Tomé e Príncipe. Fazem parte: Filinto Costa Alegre, Secretário Particular de Gabriel Costa (wando), Tozé Cassandra, Antigo Assessor de Pinto da Costa (Aldo-filho de Natália Umbelina) e outras figuras oriundas da UDD, do PT de Anacleto Rolin, etc. (Esses senhores dizem não acreditar nem no MLSTP nem no PCD como alternativa e a única saída de fazer face ao ADI seria a criação de um novo partido que surge em forma de Movimento).

    Outra.Pinto da Costa envia Gabriel Costa à EMAE para evitar escândalo. Existe uma revolta dos funcionários porque a nova direcção decidiu perdoar todas as dívidas que os funcionários/militantes do MLSTP têm para com a EMAE.

    • img
      Barão de Água Izé Responder

      Se é verdade o perdão das dividas, é mais uma vergonha para quem diz governar ou representar STP! O Povo continua a ser expoliado!

    • img
      carlos gomes Responder

      O tribunal constitucional devia extinguir da lista dos partidos politicos santomenses aqueles partidos politicos que nas ultimas eleiçoes nao atingiram a percentagem minima exigida por lei. E antes de aceitar qualquer partido averiguar muito bem os requisitos exigidos por lei.

  8. img
    Augerio Amado vaz Responder

    Pior a emenda que o soneto.

  9. img
    Cova Agua 2 Responder

    Esse governo é fraco e desnorteado. Demitam o Pimêro.

  10. img
    José Catembe Responder

    Credo, esse Jornal não muda mesmo. De todos os disparates e atropelos desse DESGOVERNO, ainda têm a lata de vir nos propor votar? Votamos sim, mas para que eles saiam do poder enquanto é tempo, caso contrario estamos “FRITOS”.

  11. img
    Barão de Água Izé Responder

    Senhor 1º Ministro: E a energia para trabalho? E o investimento na Agricultura, Pescas e Turismo? E a STP trading? E o Clube Naútico? E a Direção de Pescas? E o “Hospital” central? E a qualidade no ensino? E os assaltos e deliquência? E……………..

  12. img
    zeme Almeida Responder

    Esta noticia do Jornal Tela-Non, nao está de maneira alguma, bem clara!Eu acho que voces jornalistas do jornal Tela-Non, nao devereriam atirar esta bola aos que fazem comentários neste jornal!Voces os jornalistas,sabem é muito e nao querem estas analises.Hoje,com o Pinto e Gabriel ninguem está ninguém esta desposto a falar deste governo!Porque tém medo.Está provado que o Patrice Trovoada soube conviver com as criticas e insultos de forma direta ou indireta de muitos da nossa praca.Na Democracia os politicos tem que ser assim, aceitar todas as criticas e nao com ameaca como este governo tem estado a fazer?O que custa a voces do Jornal Tela-Non,fazerem uma analize minuciosa da governacao desde governo?Muitos ainda tém saudades do Patrice Trovoada e o seu governo porque nunca ameacaram ninguém e estiveram em bom caminho.A MINHA ANALIZE:ESTEVE MAL,AGORA ESTA PIOR.

  13. img
    zeme Almeida Responder

    O Jornal Tela-Non, tanto criticou o governo do ADI e do Patrice Trovoada,por favor,falem um pouco do governo do Pinto da Costa e Gabriel Costa.

  14. img
    zeme Almeida Responder

    Hoje voces do Jornal Tela-Non,Tém que dar as maos a palmatórias.O Patrice Trovoada esteve no caminho certo.

  15. img
    Frank Responder

    Não importa o tempo em que o Governo está a dirigir o País; importa sim, que a sua ação seja a de fazer com que a auto-estima do homem São Tomense seja elevada ao mais alto degrau.
    A Elevação que refiro, tem a ver com a criação do emprego, de modo que pequenas empresas possam dar trabalho aos muitos jovens que se encontrar a deambular pela rua da cidade sem o que fazer.
    A construção civil é um do sector que sustenta financeiramente famílias com fraco recurso, acabando todos por envolverem-se de modo o adquirir mais algum para o sustento. Há bem pouco tempo, a agricultura desempenhou de forma categórica esse papel. Sabe-se lá como tem sido hoje.
    Temos que acreditar em nós. O nosso País até o presente momento é cobiçado por outros pela sua característica, que é peculiar.
    Felicito os São-Tomenses, pelo Belíssimo País que tem.

  16. img
    desta terra Responder

    Governo de FLASÓOOOOOOOO!

    Péssimo desempenho!

    Maus e imaturos Ministros!

    Hora certa para ser demitido.

  17. img
    toresdias Responder

    O certo é que o povo não viu a diferença que se esperava deste governo , a não ser os lideres do então governo que estão na expectativa da situação dos barcos apreendidos , denúncia ou precipitação do eventual branqueamento de capitais e demais negócios suspensos de interesse pessoal. No entanto ao inquérito era necessário mais uma opção: TANTO FAZ/NEM POR ISSO/
    O povo estava a espera que este GOVERNO/DELFIN-PCD metesse o ARROZ que dignasse o povo santomense. Não tem sentido meter tanto dinheiro do povo na mão de alguém(Político) para comprar um ARROZ que mais parece ração para animais. Convenhamos meus senhores. Nanssê cá pagá dêcû êlê.

  18. img
    malebobo Responder

    sr.pr da não tenha medo, demita este senhor para bem de stp, e convoca a eleição antecipada, o caminho mais certo

  19. img
    malebobo Responder

    sr.presidente gc, foi a pior aposta que o sr. fez, este vai fazer com que as popularidade de vai baixando cada dia que passa

  20. img
    mina di Célivi Responder

    sem palavras…Oh Gabriel, cai fora man!

  21. img
    zeme Almeida Responder

    Antes do publico do Jornal se pronunciarem, voces os jornalistas do Jornal Tela-Non deveriam ser os primeiros a pronunciarem os feitos desta governacao,do Pinto e do Anjo salvador Gabriel.

  22. img
    malebobo Responder

    ó, abandona o barco, quanto antes que não seja tarde, tem coragem homem, isto não vergonha nenhuma, para bem do sr. conselho de amigo

  23. img
    Só com Cristo Responder

    Lamentavelmente perdemos 6 meses, com consequências imprevisíveis para o país e a todo o futuro coletivo. Tempo precioso para fazer avançar o país, foi simplesmente roubado para servir um bando de oportunistas já identificados sobejamente conhecidos como principais culpados da situação em que encontra o país. O Gabriel Costa é um deles, tendo assumido como o subchefe da quadrilha! Seis meses de desnorte, de tristeza, de flá sóóóóóóóóóóó!Goveninho fraquiiinho!!Resultado supernegativo:

  24. img
    pais não vai com esses gorverno Responder

    onde esta o meu comentário tela non?

  25. img
    verdadeiro Responder

    Não sei se sou o único REPARAR que até para fazer uma estatística sobre este governo o Abel Veiga Peca.
    1- Governo de Gabriel Costa caminha para 6 meses de vida =
    2- Positivo ou Negativo
    Se uma pessoa não intende bem responde logo Positivo, porque esta é a melhor forma de terem este estatística equilibrada.
    O título deveria ser O que opiniões têm sobre este Governo nesses 6 meses
    Positivo ou Negativo

  26. img
    zeme Almeida Responder

    {Enfim…}gostei da vossa justificacao Tela-Non o{Enfim…}Já deram maos as palmatórias.Obrigado

  27. img
    Filho da Terra Responder

    Agora, conseguem entender a expressão.CAOS,CAOS CAOS, era sim afirmação de um homem com visão pro-futuro, infelismente todos aqueles que estavam na luta pelos seus reias interreses, conseguiram assaltar o poder pondo em o futuro, ” o Pais não pode parar,! agora estamos a andar a velocidade da luz a miséria e criminalidade. A todos que votaram no PAi Grande ja viram!

  28. img
    Antónia Quintas Responder

    Os factos só por si falam . Se antes ouvia-se vozes gritando na casa parlamentar de que o povo estava mergulhando na miséria, o que dizer volvido 06 meses de governo salva vidas.Esta demonstrado a ganancia pelo puder sem qualquer solução para o País. Sr. PR, esperava mais de si, por isso dei-te o meu voto. Mas me arrependo.

  29. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Gostaria de perguntar ao Senhor Primeiro Ministro o que ele te feito junto a ministro de A dimistracao interna ou Ministro do interior e da Justiça para fazer face a onda de assalto ,Roubo criminalidade que tende aumentar de uma forma assustadora em S.Tome e Príncipe .coisas que no passado não se verificava,, Não consigo entender como e que uma Directora da PIC faz Semelhante comentário demonstrando a PIC como uma policia inoperante ,desprovida de qualquer meios de accao policial?

  30. img
    esses gorverno Responder

    sem vergonha na cara ..

  31. img
    arlindo fernandes Responder

    Isto vai de mal ao pior

  32. img
    São Tomé Poderoso Responder

    Falou, bem “Verdadeiro” acredita que Abel esta sabotar essa votação!

  33. img
    portugal Responder

    depôs de ler todo o comentário dos meus com cidadão quero aqui deixar um apelo se concordarem dessem alguma coisa depois eu mando o meu endereço (vamos fazer uma campanha para por este governo na rua)

  34. img
    portugal Responder

    ra re ri ro

    rua

  35. img
    santa catarina Responder

    Creio que o melhor que este governo pode fazer a este marterizado povo é pedir a sua dimissão.
    Meus caros amigos e santomenses não perca mais tempo sejam corajosos e pedem a dimissão.É Urgente!
    Este governo só tem 3 obras em curso sendo:
    -Casa do sr.pinto da costa (pantufo casa do Beirão)
    -Casa do senhor Gabriel Costa
    -Casa do senhor Alcino Pinto
    Meu Deus tenham um pouco de vergonha vão ver como vivem em Abade, Santa Adelaide, Lemba,Porto Alegre, S.Januario etc..
    Sobem ao poder e já tem dinheiro para reparar as suas casas.
    Sao Tomé Poderoso,Santo Antonio,Santissima Trindade ajude-nos a sair deste inferno dos Costas e Pinto.
    Peço a todos que rezemos e porque não fazer uma marcha silenciosa pedindo a libertação destes sangue sugas.
    Espero comentario da proposta.
    Concentração poderá ser no Cinema Marcelo da Viegas até sede da Nações Unidas.
    Já é tempo, temos que acordar.
    Começa a ficar tarde!

  36. img
    Felisberto Responder

    STP tem solução, o que deve ser feito é acabar com ignorância da sociedade civil e incompetência dos governantes. Não se pode exigir desenvolvimento sem produtividade.

  37. img
    mé pó feladu Responder

    meus caros este é o fim da macacada e ai é q a porca vai torcer viva stp lindo e belo pais

    • img
      caimanero Responder

      e nacessario um engajamento total,mas nao e dificil tendo em conta a sua superficie devemos tirar proveito disto muito embora de momento actua como um factor negativo

  38. img
    VIOGO Responder

    Gabriwl gosta é do poder. E o Pinto como não tem visão, como ele é fanfarão impo-lo a chama triste interpatridária .. Pais de faz de conta com competentes a todos os niveis, num desmando total, com o Pinto a fazer discurso que nunca faria por recalque do monolitismo, mas vai fingindo que pensa como discursa.

    “Já dia uma canção portuguesa “O Povo é que paga”

  39. img
    Coisa Séria Responder

    Meus caros,

    O Gabriel é apenas um “bode expiatório”, não pode fazer nada. Disse no programa “Carta na Mesa” que cada Ministro é responsável pelo seu ministério.Ele apenas está a segurar o cargo para o “Pai Grande”

    Força Gabriel boa encenação.

    Obrigado

  40. img
    Téla Bila BôBô Responder

    Xegou o senhor tela bila bobo no kua tela

  41. img
    francesca Responder

    e’ difficile trovare persone competenti su questo argomento, ma sembra che voi sappiate di cosa state parlando! Grazie

  42. img
    Cassuma-Sofredor Responder

    Será que na localidade de Cassuma irá continuar na escuridão sem a luz eléctrica Osvaldo Abreu? Mesmo com os 6 meses de governação de Gabriel Costa, se o ministro de Recuso e Energia está espera por “directores de gabinete” ir ao local saber da distancia de ligar luz eléctrica para Cassuma que dista apenas 200 metros de onde foi posto luz por anterior governo de Rafael Branco nada vai fazer faço apelo que mesmo sua exª Ministro Osvaldo Abreu para ir inteirar desta necessidade básica que em pleno séc XXI ainda vivemos de cafuca e candieiro.

  43. img
    Cassuma-sofredor Responder

    Tanto é que um tecnico de EMAE residente em Batepá vulgo Caplé vem dizer ao publico que em zona de Cassuma não precisa de Luz eléctrica. Será que o actual Director da EMAE deu algum parecer ao Caplé residente em Batepá que em Cassuma os moradores daquela localidade não são eleitores que precisão de suprir as necessidades basicas em pleno sec XXI? Quem é o rapitador ainda tecnico da EMAE insulta em dizer que a localidade de Cassuma não pode existir energia eu quer dizer ao Director da EMAE que é GRITANTE a situação dos moradores de CASSUMA que ainda vive sem a luz electrica que constitui uma alegria básica. cuidado caplé residente em Batépa.

  44. img
    mandjuandadi Responder

    Cadê o meu comentàrio, cara?
    Gariel estàmos contigo, “anôs guintis di Guiné Bissau” téra ku si mantenha…fazemos frente contigo, amàmos-te , sempre, amigo!

  45. img
    3 macucu Responder

    Uma coisa é certa vou ser mais claro no meu comentario, Voces sabém que (thiloli)tragedia marqués de Mantua tém ,corte de baixo e corte de cima ,enquanto ,(RENADO)nao pegar mosso de carta niguém conciguirà de saber o que està là escrito na carta isto quer dizer que enquanto exite no nosso STP corte de cima e corte de baixo nada vai vai mudar nesse piquenoparaiso, isto porque tudo que um faz nao agrada dois e serà assim até que fim do mundo por favor ,um pais sem instabilidade politica ,niguém é capaz de trabalhar coretamente porque (LOGOZO) està de baixo da casa do senhor rei e (RENADO) està a espera de mosso de carta Keeeeeeeee

  46. img
    armando Responder

    A politica no nosso país está uma penúria gritante. A gente para e olha e nāo sabe por onde ou como começar. Mas, o Dr Gabriel Costa tem um perfil e com os conhecimentos abrangentes que tem, poderá fazer a diferença. Bem haja.

  47. img
    Miguel de Barros Responder

    Olha meus caros camaradas,Uma avaliação que faço deste governo,caros jornalista de tela non ,e os meus com cidadãos, fraca prestação a nação,gastos desordenado, interesse a cima de tudo,uma vergonha no procedimento que ja esperávamos deste governo e da sua liderança, meus caros amigos sabem que STP,passou mais uma vergonha no Reino Unido?senhores fomos barrados por nao cumprirmos com o pagamento do espaços reservado para STP,fazer exposição resumindo o pais teve que pagar muito carro uma multa de 4.000 Libras de multa, muito dinheiro para dar muitas famílias de comer,este governo esta a mandar para lixo,quando receber mais informações dos meus amigos colegas que estiveram no local ,ao convite de outros países ,voltarei a informar com melhor clareza .
    Este Governo nao merece consideração, vivo ca, estou sofrendo psicologicamente com todas estas atrocidades,Meus senhores Vendem este Pais por favorrrrrrrr.

  48. img
    Felisberto B. Responder

    Ele precisa ser mas dinâmico mas interveniente nas suas ações .

  49. img
    Balança cuxença Responder

    6 meses de nada feito, 6 meses de corte e mais corte de energia, 6 meses que a população viveu e vive na mesma, mas com certeza para vocês os políticos e simpatizante de primeiro ministro foram os melhores e bem proveitoso,,,,este governo não passa de um governo de fla soooooooooo ilimitado

Deixe um comentario

*