Opinião

Leis econômicas sendo revogadas.Alguma novidade para você? Não?

Alias, varias outras leis económicas estão sendo revogadas nestes tempos de grandes transformações.

O que está acontecendo? Porque?

É que o bem econômico mais valioso hoje em dia, o bem mais importante, não se comporta como os outros de antigamente. Ele é rebelde, ele não, ela. É a senhorita Informação, o bem econômico a commoditie dos últimos tempos. Pois ela é expansiva, isso quer dizer, quanto mais você usa, mais ela cresce.

Já pensou se o carro fosse assim? Você compraria um carro de duas portas e oito válvulas e conforme você fosse usando ele iria melhorando para quatro portas, 16 válvulas. Informação é assim, vai melhorando com o uso igual a panela velha. A danada da informação ela é defusiva,  sabe o que é? Não da para guardar em cofre porque ela vaza, e quanto mais sofisticada, mas ela vaza igual fofoca. Quanto maior fofoca, mais rápido todo mundo fica sabendo, não é?

Assim, pois é. Você já percebeu que o ouro não substitui a prata? Que a soja não substitui o petróleo? Mas a informação substitui até gente.

Você consegue ver a mala de dinheiro que chega à bolsa de valores de Nova York? Pois é, não chega dinheiro e sim informação substituindo dinheiro. Será que esse dinheiro existe? Ou é só informação? Ela não precisa de porto, nem de estrada, nem de avião porque são transporte muito lento para ela. Desconhece as fronteiras físicas e transitam a uma velocidade parecida com a da luz. Não tem passaporte e nem reconhece os murros. Porque você acha que aquele murro foi derrubado? Porque não barrava o que tem importância hoje, ele ficou inútil e para desespero de todas as leis econômicas  essa bendita da informação não admite ser trocada por nada, só aceita ser partilha.

Quando eu compro seu carro, você fica sem ele, mas quando eu compro uma informação de você, nos dois ficamos com ela e você ainda por cima com o meu dinheiro.

Entendeu porque aquele Cara é o homem mais rico do mundo?

Enquanto a demanda é pequena por uma informação, ela é muito cara, mas quando todo mundo resolve compra, fica barato igual peixe voador na safra. Mas é que ai quando todo mundo quer essa informação, ela já é sucata porque já surgiu outra mais importante do que essa e que poucos querem.

Chris Allen Barroso

Analista de Sistemas

barroso_chris@hotmail.com

@Chravent

    21 comentários

21 comentários

  1. vava sovietico

    27 de Novembro de 2012 as 13:01

    fala para as pessoas entenderem,não estas na escola numa aula de sei la o quê?

    • Barão de Água Ize

      22 de Dezembro de 2012 as 10:47

      Allen, não se preocupe, quem mal critica deve pensar que a Economia não existe, só a Politica.

  2. Tiberio

    27 de Novembro de 2012 as 13:09

    Eu também nao entendi nada!
    De que leis económicas se trata?
    Qual é o tema principal do artigo?
    Qual é a conclusao?

  3. Edi Viegas

    27 de Novembro de 2012 as 13:14

    Muito bom meu caro amigo, é nesse universo cujo nos encontramos sepultados, vulneráveis à essas mutações constantes que nos fazem muitas vezes nos sentir na penúria em função dos gigantes passos dados pela tecnologia da informação, cabendo a nós de forma urgente, segui-la de forma equiparada e absorver o conteúdo que nos é proporcionado pela mesma de forma propícia.

  4. pena de li!!!

    27 de Novembro de 2012 as 14:35

    lógica pensante boa, mas expressa num portugues brasileiro pobre e que merecia melhor cuidado do texto antes da publicacao.

    mas como o conteúdo é o que mais interessa, dou-te os meus parabens, meu recém chegado colega e amigo Crhis, e que tenhas sorte neste pais das cunhas e influencias.

    abracos!

  5. Até quando nosso São Tomé e Príncipe

    27 de Novembro de 2012 as 15:16

    Quando se trata de opinião, o texto é tratado livremente. O grande objetivo aqui é falar de uma forma geral e não especifica. Não sou nenhum especialista em escritas mas no entanto escrevo para contribuir e alertar as pessoas de coisas que acontecem no mundo. Leia o texto mais de uma vez que entenderas o proposito.
    Conselho: Faça o mesmo para bem do seu povo.

  6. Augusta

    27 de Novembro de 2012 as 15:31

    Oh Zé Mané, vê se falas para gente (pessoas)e não isso que ninguém entende.Estás a publicar as suas alucinações?O que eu tenho a ver com isso?
    Pelo amor de Deus há coisas mais importantes a acontecer neste momento para ser notícia:monção de censura,Evaristo Carvalho,Adelino Izidro.Ok, não notei que era so para desanuviar. Tá-se bem.

  7. Chris Allen

    27 de Novembro de 2012 as 15:42

    O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao âmbito jornalístico e tem por finalidade a exposição do ponto de vista acerca de um determinado assunto.
    Antes de Criticar, entenda o que esta lendo.

  8. Helves Santola

    27 de Novembro de 2012 as 16:14

    Não sei se entendi bem, mas tbem acredito que a informação é o bem mais preciso nos tempos de hoje e, em STP, ela não é partilhada da forma adequada… a transparência é inexistente e as pessoas nem fazem nada…. por falta de informação!
    Isso precisa de acabar….

  9. desideriodatrindade

    27 de Novembro de 2012 as 16:58

    caros amigos “vava sovietico” e “Tiberio” não entendeu nada? Não se preocupe, é muita areia pra vossa camioneta. Basta ver os comentarios que fazem, porquê se preocuparem. Fiquem calados.

  10. Preto

    27 de Novembro de 2012 as 18:24

    Mais um a usar o “Tela Nón” para “tentar” mostrar que é BOM. Para a próxima escreva em dialeto porque a língua que usou, não existe!

  11. ARibeiro

    27 de Novembro de 2012 as 19:05

    É isso aí Chris, excelente iniciativa. Deu a conhecer á muita gente o poder da informação. Achei o artigo interessante, embora o português brasileiro dificultasse um pouco o entendimento. Boa Sorte em São Tomé.

  12. vava sovietico

    27 de Novembro de 2012 as 19:06

    desideriodatrindade tu és tão estupido que te tornaste burro,quando se fala para o povo deve se usar linguagem para o povo,ou a tua estupides não te ensinou isso,este forum é só para pessoas como tu que se dizem inteligentes? ou por seres tão estupido ainda não percebeste que este forum é para todos os filhos e amigos de STP,gostaria de ver o teu fucinho estupido e debater contigo qualquer tema que fosse,quando entrares nos foruns debate ou fala dos temas em questão sem insultar pessoas que não conheçes de lado nenhum,por mentalidades como a tua é por isso que hoje nos estamos onde estamos,chico-esperto…

  13. Manelinho Castro

    27 de Novembro de 2012 as 20:24

    Que brincadeira é esta? Ve ganha juizo.
    Assim o tela non via-se tranformar em casa da joana….Senhor escreveu,mas é só para si e os seus amigos de infancia…

  14. Sum mé chinhô

    27 de Novembro de 2012 as 21:48

    Cris, excelente intenção. Dê dicas sobre informação, mas com cadência. Usa linguagem cuidada, mas clarifique a ideia sempre que o fizer.

  15. Non molé

    28 de Novembro de 2012 as 1:09

    Esse Cris tem que tomar Juizo , como é que ele quer passar informação se ele mesmo não entende o artigo que fez? Antes de escreveres um artigo , farias melhor se procurasses algum escritor da nossa praça para te dar uma mãozinha.Porque se quisestes falar da procura e da oferta e da inflação fique vc sabendo que a messagem não chegou a todos.. pk com o teu bla bla bla entende-se é patavina.

  16. Chris Allen

    28 de Novembro de 2012 as 8:20

    As criticas são construtivas e servirão para melhorar trabalhos futuros.
    Quero alertar a todos que não estou aqui para mostrar nada a ninguém e que a minha influencia a pt-brasileiro deve-se ao facto de ter passado os meus últimos 6 anos naquela terra a quem agradeço por tudo.
    A intensão de escrever algo sempre foi de contribuir com o jornal que na minha opinião tem feito um bom trabalho e que conta com todos que poderem apoiar.
    Texto de reflexão (opinião) não segue normais (Pelo menos no Brasil) e por isso um tom de brincadeira dentro do texto é sempre valido. Nunca foi fácil agradar a todos e as pessoas que veem aqui faltar respeito por de traz de nomes fictícios e se poder falar comigo pessoalmente eu agradeço. Podemos discutir sobre o que ele diz que não entendeu. São Tomé e Príncipe é pequeno.

    “A humildade é a realeza sem coroa”

  17. Comentarista

    28 de Novembro de 2012 as 8:51

    Realmente meu caro, escrever artigo em brasileiro, cheio de girias brasileiras, não é um bom começo. Mas o importante é se aprender com as expriências…

  18. Xico Dendê

    28 de Novembro de 2012 as 9:01

    Viva Cris,

    Os meus parabéns pela escolha do tema. Vivemos hoje na era da informação/conhecimento.
    Infelizmente, o veículo de comunicação que utilizaste (linguagem/modo de abordagem), não foi o mais adequado.
    Fico feliz por já teres terminado a tua formação e teres regressado a nossa Santa Terra.
    Fico a aguardar pelos teus próximos artigos e espero que a publicação deste, não tenha sido um mero exercício de vaidade, sem intenção de contribuir positivamente para o esclarecimento dos leitores.

    Grande abraço e boa sorte

  19. Manelinho Castro

    28 de Novembro de 2012 as 9:30

    Vai mais dormir na lama,aprenda a escrever como deve ser. Tambem a culpa não é tua,a culpa é do tela-non que aceita este artigo feito por alguem com baixo nivel na escrita. Voces têm mania que são espertos mas não são,porque o grande mal é não pedir orientação de alguem com mais experiencia. Vê se toma juizo….

  20. Barão de Água Ize

    22 de Dezembro de 2012 as 10:43

    Bravo. Boa análise. Karl Marx não estará já fora de jogo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo